sábado, 12 de agosto de 2017

Maré seca: em vez da ressaca prevista, mar recua cerca de 50 metros

Fenômeno causado pelo vento foi observado por quem esteve na praia neste sábado

Quem esteve em alguma praia do Litoral Sul catarinense neste sábado, dia 12, viu um cenário diferente. Em Balneário Rincão, por exemplo, o mar recuou cerca de 50 metros, diferente do que apontava a previsão para o fim de semana, de que haveria ressaca na costa do estado. O que se confirmou foi o mar agitado e as ondas grandes, com poucas pessoas se aventurando a entrar na água, como alguns surfistas na Praia do Cardoso, em Laguna. 

O fenômeno de "maré seca" ocorre por conta do vento Nordeste que está soprando no Litoral catarinense. Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, este vento carrega as águas do oceano e, como a Terra gira em torno de si, essas águas são desviadas para a esquerda do vento no Hemisfério Sul, fazendo com que o mar recue, causando maré seca nas praias, principalmente nos horários de maré astronômica baixa.


De acordo com o climatologista Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga, trata-se de um fenômeno natural, mas bastante curioso. "Na plataforma Norte do Rincão, a Epagri tem um marégrafo, que mede a maré no balneário, e, hoje, o aparelho registrou marcas abaixo do que estamos acostumados mesmo. A ressaca virou vazante, com mar agitado, mas recuado", destaca Sônego.

Além disso, foram registrados ventos de até 60 quilômetros por hora. Também conforme a Defesa Civil, com o avanço da frente fria pelo Sul do Brasil, este padrão deve mudar completamente. A virada no tempo no Planalto Sul e Litoral Sul catarinense está prevista para a madrugada e manhã deste domingo, dia 13, com a chegada de chuva, risco de temporais, rajadas de vento e granizo isolado.

Com Engeplus - Vanessa Amando

TENDA DO TERMINAL DE IMBITUBA.VIRA COM FORTES VENTOS!


Além do mar agitado, o forte vento nordeste também vai fazendo seu estrago. Hoje pela manhã, dia 12, a tenda do terminal de ônibus provisório de Imbituba virou e por pouco não causou um desastre!

Do portalclicksul

BALSA ENCALHA NO CANAL DA BARRA EM LAGUNA


Do portalclicksul

Os serviços de travessia estiveram paralisados por várias horas hoje no canal da barra em Laguna. Mais uma vez a força dos ventos e a situação da maré, a balsa ficou encalhada por volta das 10:00 horas no canal. Passageiros tiveram que ser resgatados pelos rebocadores e levados aos atracadouros. Somente após as 14:00 horas a balsa foi retirada do local.

Ondas grandes, estragos e 7 tripulantes desaparecidos


Buscas no litoral Sul do Rio Grande do Sul estão sendo realizadas por equipes da Marinha após o aviso sobre o desaparecimento de uma embarcação no mar de Rio Grande, na manhã desta sexta-feira.

Conforme a assessoria de imprensa do órgão, o aviso foi feito por tripulantes de outro barco que navegava próximo e perdeu a embarcação de vista ainda na madrugada. No barco que sumiu, que seria de pesca, havia sete tripulantes.

Ainda de acordo com a Marinha, a embarcação tem inscrição em Laguna. A embarcação desaparecida teria sido vista pela última vez a 15 quilômetros da costa. O aviso foi espalhado via rádio na região.

Em nota, a Marinha explicou que mobilizou um navio, um helicóptero e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) nas buscas. Até o fechamento desta edição, ainda não havia informações sobre o barco de pesca ou sobre os sete tripulantes desaparecidos.


Rebocador de balsa vira

O rebocador da balsa, em Laguna, tombou por volta das 13h de sexta-feira. O Corpo de Bombeiros da foi acionado para atender a ocorrência.

A Laguna Navegação, que administra a balsa, confirmou o fato, no entanto, a informação de funcionários era de que não poderiam repassar mais detalhes.

De acordo com os bombeiros, o condutor da balsa passa bem. Portos de Imbituba e Laguna foram fechados por conta das condições da maré.

Ondas gigantes

Até este domingo segue o alerta para o mar. Há previsão de ondas gigantes, na casa de três a quatro metros. A navegação de embarcações de pequeno e médio porte não é aconselhada. O que mais chama atenção de meteorologistas é a quantidade de dias com ondas muito grandes. A intensidade dessa ressaca não chega ser fora dos padrões. O fato de ter dois sistemas meteorológicos atuando no mar, o ciclone e a alta pressão, ajuda a explicar a maior quantidade de dias em que o fenômeno ocorre. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco de alagamentos até domingo devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense, devido à influência da maré viva (maré de sizígia).

Com Notisul

12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude


Em 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude. Celebrado anualmente em todo o mundo, a data conscientiza e educa os jovens sobre a sua responsabilidade como representantes do futuro de seus países. 

Originalmente, a data foi criada por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, realizada em Lisboa, em Portugal.

No Brasil, desde 2002, a data entrou para o calendário. Vale lembrar que, de acordo com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Juventude, é considerado jovem todo indivíduo entre os 15 e 29 anos. Atualmente, existem programas da ONU que incentivam ações que ajudam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em todo o mundo.

No Dia Internacional da Juventude conheça os planos de jovens moçambicanos e os sonhos que têm para o seu país


O correspondente da ONU News em Maputo, Ouri Pota, foi às ruas conversar com jovens e perguntar a opinião deles sobre os temas

Atualmente, existem cerca de 1.8 mil milhões de jovens entre os 10 e os 24 anos de idade, cerca de um quarto da população mundial.

A maior geração de jovens de sempre na história da humanidade, está nas nossas mãos ajudá-la a tornar-se a geração que mudou o mundo!
ONU define como jovens os cidadãos na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, estes representam cerca de um quarto da população global, 1.8 mil milhões de jovens. A maior geração de jovens na história da humanidade.

Mais de 600 milhões de jovens vivem em ambientes frágeis e afetados por conflitos armados. Muitos outros são forçados a fugir, a separar-se das suas famílias, tornando-se refugiados ou deslocados.

No entanto, há um crescente reconhecimento do papel dos jovens na agenda para a paz e segurança, de forma a prevenir e combater o extremismo violento, especialmente nas zonas de conflito e mais afetas pela violência.

Conscientes desta situação, em 2017 a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema “Jovens construindo a paz”  (“Youth Building Peace”) para assinalar o Dia Internacional da Juventude.

Desta forma, a ONU sublinha a importância dos jovens na consolidação da paz e da segurança, incentivando a sua participação ativa na manutenção da paz e da segurança internacional.

Acresce que a Agenda 2030 coloca a paz, justiça e a eficácia das instituições (Objetivo 16) na nova agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Um reconhecimento do papel positivo e construtivo dos jovens na manutenção da paz e na preservação da segurança internacional, como fator decisivo na construção de sociedade justas, pacíficas e inclusivas.





sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Escola sem partido tem partido e impõe a mordaça e ditadura nas salas de aula


A lei da mordaça como é chamado à escola sem partido defendido pela extrema direita em SC e no Brasil é inconstitucional porque determina princípios para a Educação, contrários aos estabelecidos pela Constituição Federal, ou seja, a Constituição  assegura que o ensino deve ser ministrado de acordo com alguns princípios, entre eles a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, e o pluralismo de ideias.

A Escola Sem partido é uma falácia por que na realidade é partidária da ignorância, que impõe a mordaça e a ditadura nas salas de aula.

O interessante artigo do Professor Maurício da Silva debate essa questão.

Leia na integra.

ESCOLA COM PARTIDO OU ESCOLAS SEM PROFESSORES?
(Prof. Maurício da Silva, Jornal Diário do Sul,11/08/2017)

O Projeto ‘Escola sem Partido’, que tramita na Câmara de Vereadores de Tubarão, é inconstitucional porque determina princípios para a Educação, contrários aos estabelecidos pela Constituição Federal. ...

10 mil pescadores catarinenses: Secretaria de pesca publica norma que regulariza situação

A permissão, no entanto, é apenas para o registro da atividade e não dá direito aos pescadores requererem o seguro defeso

No último dia 27, a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) publicou a Portaria 1.275, que permite o registro de pescadores profissionais em todo o Brasil. A norma torna válidos os registros suspensos ou ainda não analisados existentes no Sistema de Registro Geral da Atividade Pesqueira (SISRGP). A medida deve beneficiar aproximadamente 10 mil pescadores catarinenses e 400 mil pescadores de todo país.

Para isso, a Portaria reconhece como documentos válidos para o exercício da atividade de pesca os protocolos de solicitação de registro ou comprovantes de entrega de relatório para a manutenção de cadastro devidamente atestados pelos órgãos competentes. A medida vale até o início do processo de recadastramento dos pescadores que será realizado pela Secretaria até o final do ano.

A emissão de registros para a pesca profissional estava suspensa desde 2015 por recomendação dos órgãos de controle. A Secretaria de Aquicultura e Pesca estima que cerca de 500 mil pessoas tenham o registro de pesca profissional em todo o Brasil, sendo que quase 400 mil aguardam a análise dos pedidos feitos de 2015 para cá ou estão com os registros suspensos. Ou seja, exercem a atividade da pesca de forma irregular e estão sujeitos a autuações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) caso sejam pegos em fiscalizações do órgão, que vão desde a apreensão dos produtos e instrumentos, aplicação de multas até ações penais.

Em Santa Catarina são 42 mil pescadores artesanais e profissionais e cerca de 20% estavam com problemas no registro. “Santa Catarina é o principal pólo pesqueiro do país, o maior produtor de moluscos cultivados e pescados. A pesca é uma atividade muito importante e o sustento de milhares de famílias no estado. O setor produtivo estava desamparado por isso essa notícia veio em boa hora e traz a segurança necessária para que os pescadores catarinenses continuem suas atividades”, ressalta o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

Com a Portaria, o país passa a ter quase um milhão de pescadores regularizados. “Essa medida traz dignidade a essa classe trabalhadora de extrema importância para o país. A simplificação dos processos administrativos e a desburocratização são uma prioridade na gestão do Mdic. Não vamos medir esforços para a implantação de um Sistema de Registro da Pesca consolidado e seguro”, afirma o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Dayvson Franklin de Souza.

“As dificuldades do Governo Federal em atualizar os registros de pescadores não podem prejudicar o exercício da profissão. Com essa nova medida, as autoridades terão o tempo necessário para emitir os novos registros enquanto os pescadores mantêm a sua atividade com segurança”, ressalta o secretário adjunto da Agricultura, Airton Spies.


A permissão, no entanto, é apenas para o registro da atividade e não dá direito aos pescadores requererem o seguro defeso. Para isso, os pescadores precisam atender aos requisitos estabelecidos na Lei nº 10.779/2003 e Decreto nº 8.424/2015, como não dispor de outra fonte de renda e exercer a pesca como profissão durante os 12 meses imediatamente anteriores ao do defeso em curso.

Do JL

BARRA DE IBIRAQUERA REALIZA 3º FESTIVAL DE INVERNO

Dias 12 e 13 de agosto Festival de Inverno da Barra de Ibiraquera - foto Noticias Infoco

Fonte: FACISC

O Núcleo de Turismo da Barra de Ibiraquera e Região da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Barra realiza neste final de semana, dias 12 e 13 de agosto a 3ª Edição do Festival de Inverno da Barra de Ibiraquera. Para envolver visitantes e moradores os empresários preparam atrações culturais e descontos de 20% em hospedagens das pousadas nucleadas e pratos especiais. No Restaurante Tartaruga o prato promocional será “Pescada à Milanesa ao Molho de Camarão” e no Restaurante Zequinha será “Tainha Grelhada”.

As atividades serão concentradas na tenda que será instalada na rua da lagoa, em frente à pracinha. Durante todo o final de semana estarão presentes produtores locais de artesanato e também a Kombi de cerveja artesanal da Terra Nova. Além disso brinquedos para crianças poderão ser aproveitados gratuitamente. O Projeto Baleia-Franca estará durante todo o dia com atividades interativas.

Nos últimos anos o evento tem sido importante para incrementar o movimento na temporada de inverno. “Quem vier passar o final de semana na Barra terá atividades para toda a família, boas opões de gastronomia e hospedagem, além de poder observar as baleias-francas que estão dando show por aqui. A previsão é de tempo bom e estamos com a expectativa de aumentar em pelo menos 30% o movimento”, espera o coordenador do ACIM Barra, Kléber Marques.

Mais informações no site www.barradeibiraquera.imb.br

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Divirta-se com as imagens do “Parque do Pênis”, na Coreia do Sul

Do cafezinho ao mirante, área de lazer é toda decorada com essa temática e tem dezenas de estátuas que homenageiam o órgão sexual masculino

LER MAIS

População se mobiliza contra aumento de 10% no preço na passagem de ônibus

Serviço ruim da concessionária, ônibus sucateados, linhas e horários reduzidos, abrigos vergonhosos, fora de padrão e muitas vezes  inexistentes 

A possibilidade de reajuste da tarifa dos ônibus de Imbituba, foco de uma reunião realizada nessa terça-feira na prefeitura com representantes da empresa Santo Anjo, concessionária do serviço na cidade, o poder executivo e legislativo, tem gerado polêmica entre os usuários do transporte público.

Os passageiros reclamam que o valor pago não compensa o serviço ruim prestado pela empresa Santo Anjo.  Segundo usuários as tarifas são absurdas, os ônibus sucateados, linhas reduzidas, poucos horários, abrigos vergonhosos muitas vezes  inexistentes e fora de padrão e  ainda possuem a cara de pau de querer aumentar o preço das passagens.

A intenção da Empresa Santo Anjo é aumentar o valor da tarifa em torno de 10% e ainda solicita a isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS), com o intuito de amenizar o impacto no novo preço. As passagens consideradas de linhas curtas passariam a custar R$ 4,00 e as de linha longas R$ 4,40.

O presidente da comissão especial de transportes da Câmara, vereador Gilberto Pereira, o Beto do Zé Neide, questionou o levantamento apresentado e pediu um prazo ao prefeito de 90 dias, para a comissão realizar estudo paralelo e também ouvir a comunidade e outras empresas relacionadas ao transporte...

O prefeito Rosenvaldo Junior, disse que um estudo de impacto financeiro será realizado pela comissão de transportes da Câmara de Vereadores.

Reuniões estranhas

No mês de maio a Prefeitura fez uma série de reuniões nos bairros discutindo o com a comunidade o transporte coletivo da cidade. Nessas reuniões participavam a prefeitura através das sdrs, a empresa Santo Anjo e comunidade.

O absurdo acontecia em algumas destas reuniões onde muitas vezes era o representante da Empresa Santo Anjo que falava pela prefeitura em fragrante inversão de valores, apesar do alerta de moradores que questionaram a mistura do público com o privado.

A bagunça foi tanta nestas reuniões que agora a prefeitura e câmara  pretendem fazer novos estudos, dizem eles com a participação da comunidade e dentro de 90 dias apresentar relatório.

Cabe à população se mobilizar e só aceitar aumentos se houver melhorias na qualidade dos serviços.


Com Notisul

CÂMARA DE VEREADORES DE IMBITUBA É CAMPEÃ EM GASTOS NA AMUREL

Segundo o portal da transparecia a Câmara Municipal de Imbituba está no topo do ranking, com gasto de R$ 71.277,45 de 1º de janeiro deste ano até hoje

Segundo dados divulgados no Portal da Transparência, atualizados de 1º de janeiro deste ano até hoje, a Câmara Municipal Imbituba está no topo do ranking, com gasto de R$ 71.277,45, com R$ 10.251,78 pagos a um motorista por 38 viagens, a maioria para transportar vereadores e servidores.

O município de Tubarão o maior da região registrou a menor despesa dos municípios analisados, R$ 4.816,68. Capivari vem depois, com R$ 8.242,50. Já em Laguna, Braço do Norte e Imbituba, o desembolso foi mais significativo.

Em Laguna, foram R$ 30.746,00 nestes sete meses e poucos dias. O vereador Rodrigo Luz de Moraes (PR) foi o que mais gastou, R$ 6.900,00. Em Braço do Norte, R$ 34.110,29 foram usados para custear viagens e diárias, R$ 5.019,44 do vereador Celso Oneu da Silva Martins (PTB).


Com Priscila Lochi - Notisul

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Chocolate contém pedaços de barata

(peepo/iStock)

Por Thiago Perin - Super Interessante

A ideia não é estragar a sua Páscoa, mas achamos que você deveria saber: uma barra de chocolate comum contém, em média, 8 pedaços de baratas, segundo a Food and Drugs Administration (FDA), o órgão que faz o controle dos alimentos e remédios lá nos EUA.

Elas não fazem parte da receita, é claro — a contaminação acontece durante o armazenamento e o transporte do chocolate. Pescamos essa informação saborosa em uma reportagem da ABCNews, que conta como cientistas acham que esse ingrediente extra, os tais pedacinhos de baratas, pode ser o responsável por causar coceira, irritação e cãimbras em pessoas que, aparentemente, são alérgicas a chocolate — e não o doce em si.

Mas calma. Para a FDA, até então, desde que não haja mais do que 60 pedaços de baratas em cada 100 g de chocolate, está tudo bem e a gente pode se esbaldar. E nem adianta fazer o radical e querer abolir o chocolate da sua vida: vários outros alimentos estão sujeitos à mesma contaminação, como frutas e queijos. “Evitar [insetos na comida] é quase impossível. Você provavelmente teria que parar de comer”, disse o alergista Morton M. Teich ao portal.

Ivone Gebara: “O povo não está apático. Está na luta contínua pela sua sobrevivência"

Teóloga rejeita ideia de que o povo está insensível diante dos retrocessos recentes

Rute Pina - Brasil de Fato

Freira, filósofa e feminista, Ivone Gebara rejeita a tese de que o povo brasileiro está apático e insensível diante dos retrocessos dos direitos sociais que estão ocorrendo no Brasil.

Em entrevista ao Brasil de Fato, ela afirma que vê o período como um “respiro” para se repensar a democracia no país:

“O povo está em uma luta contínua pela sua sobrevivência. E os momentos de manifestação de rua são especiais, mas quando eles não acontecem, isso não significa que o povo não está consciente do que ele precisa.”

Ela refuta também a ideia de que não existe formação política de base no país. Para ela, a formação popular ganhou novos contornos, e a esquerda necessita captar esta diversidade. Ela cita, por exemplo, grupos de teatro populares e o rap. “Os meios de consciência política não são só os partidos.”

Importante nome do feminismo e defensora de uma teologia libertária, Gebara comemora a diversidade dentro dos movimentos de mulheres.

Doutora em Filosofia pela PUC-SP e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovaine, na Bélgica, ela já escreveu mais de 30 livros, entre eles o “Teologia ecofeminista: ensaio para repensar o conhecimento e a religião”, publicado em 1997.

Confira na íntegra a entrevista:

Brasil de Fato: Durante a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer no Congresso Nacional, não vimos manifestações massivas. Ainda assim, você disse que não acredita na apatia do povo. Por que?

Ivone Gebara: Eu acho que apatia é talvez uma palavra que as pessoas do governo e da situação adoram usar pelo sentido que um povo apático é um povo que está aprovando a ação deles ou que não vai se manifestar de outra forma. Mas eu acho que não. Não estamos apáticos, mas no momento de buscar uma nova saída.

Nós estamos em uma luta contínua. O povo está em uma luta contínua pela sua sobrevivência. E os momentos de manifestação de rua são especiais, mas quando eles não acontecem, isso não significa que o povo não está consciente do que ele precisa. São momentos de respiro.

A gente tem que respirar para ver qual é o caminho. Qual é a democracia que defendemos? A democracia participava, a democracia branca ou uma democracia política sem a democracia econômica? Quais são as cores e os valores desta democracia?

Eu levanto a questão até mesmo se a palavra democracia é a que vamos usar daqui para frente. Talvez tenhamos que encontrar uma outra palavra que expresse aquilo que nós estamos querendo neste momento. Não saber não é defeito nem doença: é uma condição para que a gente possa saber coisas novas e diferentes.

Você teve ligação com a Teologia da Libertação, movimento marcado pelo trabalho de formação políticas por meio das comunidades eclesiais de base. Como você avalia o trabalho de base hoje?

O trabalho de base não é uma coisa separada do estado geral da política, da economia, da cultura. Eu acho que nos anos 1970 e 1980, com a ditadura militar, a gente sabia o que era o trabalho de base porque a gente tinha alguns objetivos a atingir. E agora a gente sente o mal-estar, mas a gente ainda não conseguiu detectar por onde vamos caminhar para superar esse mal-estar, a fome, a falta de moradia… Não sabemos mais.

O que sabemos é que só os meios legais não são suficientes. Há leis, por exemplo, que dizem que não pode ter preconceito racial, lei para dizer que todo mundo tem que ter moradia, para que todo mundo tenho direito à saúde, mas elas não funcionam. A questão não é reivindicar essas leis, mas repensar concretamente os meios para obter aquilo que é fundamental para a vida das pessoas. E, talvez, tenhamos que formar “a Igreja Tal”, “o Partido tal”, mas grupos pequenos.

Eu tenho ficado encantada com os grupos de teatro popular. Eu já colaborei com dois grupos na zona leste [de São Paulo] e estes grupos estão levando uma consciência política para estes participantes porque eles estudam — eu tenho ajudado, inclusive, no nível da reflexão — teatro, música…

Eu acho que tem uma mensagem que vem do rap que é interessantíssima. Ou seja, os meios de consciência política não são mais só os partidos. Tem os grupos de mulheres… Vi um grupo de jovens que dizia: “Somos feministas mas não como as velhas feministas”. E eu digo: “Maravilha! É assim que tem que ser”. Temos que tentar captar a diversidade da formação popular hoje.

Essa diversidade a gente deveria se articular. A gente deveria ter uma articulação maior com grupos de teatro, de intelectuais, de professores que pensam a história, a filosofia, política, grupo de médicos… A nova forma não tem que se estanque. A ideia de classe social tem que ser revista, temos que falar não apenas de classe, mas de grupos que são solidários a uma causa comum.

Tem muita coisa em ebulição e em transformação.

Você tem uma trajetória como teóloga e feminista. Como enxerga esse movimento atual das jovens, que até foi cunhado de “primavera feminista”?

Eu não gosto muito do termo “primavera feminista”. Por que a gente tem que se apropriar de coisas que são de outras pessoas? Eu acho que o movimento feminista está marcado pela diversidade, e isso é uma coisa maravilhosa.

É uma ilusão a gente imaginar que o feminismo começa com as mulheres brancas. O nome feminismo, talvez; mas as atitudes feministas não começaram com as mulheres brancas. Eu acho que começaram com as mulheres negras. Lembro das negras dos EUA, especialmente, mas as negras aqui no Brasil, e a literatura de tantas mulheres negras que agora estão de manifestando. Isso é feminismo. Só que não há mais, digamos, uma ordem estabelecida feminista, uma regra. Há muitas bandeiras e eu não sou obrigada a abraçar todas, mas a respeitar as bandeiras e o diálogo entre elas. E acho que é essa a situação que estamos vivendo hoje.

Os movimentos populares defendem as eleições diretas como um pontapé para um resgate do processo democrático. Qual sua avaliação do cenário para 2018?

Claro que eu sou pelas eleições diretas. Não tenho a menor dúvida. Mas agora eu vivo um problema: com todo o carinho que tenho pelo [ex-presidente] Lula, eu tenho algumas perguntas. Será que não estamos conseguindo abrir para outras lideranças, e da mesma linha política e ética? Me parece, na realidade, que não. Isso me preocupa e é uma questão que a gente vai ter resolver e discutir. Mas, sem a menor dúvida, “Diretas, já!”.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Senado aprova projeto que pune juízes por violação a direitos de advogados

Câmara vai analisar projeto de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB)

Do Jornal do Brasil

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (9), em votação final, parecer a favor de um projeto de lei de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que altera o Estatuto da Advocacia para criminalizar juízes pela prática de violação de direitos e prerrogativas dos advogados.

Se comprovada a violação, o juiz pode perder o cargo e ficar proibido de exercer qualquer função pública por até três anos, diferente da legislação atual, que prevê apenaQuinze parlamentares apoiaram o relatório da senadora Simone Tebet (PMDB-MS), que comemorou a aprovação do texto: "Estamos fazendo o dever de casa. A Justiça no Brasil só vai ser justa quando os dois lados da balança tiverem o equilíbrio de força: advogado e Estado. Espero que o projeto seja aprovado em breve pela Câmara", afirmou a parlamentar.

Exercício ilegal

O projeto também criminaliza o exercício ilegal da profissão de advogado, estabelecendo pena de um a três anos de detenção. A relatora julgou “demasiadamente severa” a punição e reformulou a pena para seis meses a dois anos de detenção, mesmo patamar já aplicado pelo Código Penal para a prática ilegal da medicina e odontologia.

"Não vemos razão para que se repreenda com mais vigor o delito contra a advocacia, considerando o maior potencial de dano que o exercício ilegal da medicina pode acarretar para a vida e saúde das pessoas", justificou Tebet.

Com Agência Senado

Temer prepara ataque ao Comitê Gestor da Internet no Brasil

Atenção usuários da Internet vem  bomba aí!

Do Jornal GGN

Em mais uma ação contra os direitos da população, o governo Temer mira em seu mais recente alvo: o Conselho Gestor da Internet (CGI) no Brasil. Ontem, o governo lançou uma consulta pública para alterar o modelo do CGI. Seu objetivo principal é reduzir a participação do terceiro setor – os usuários de serviços.

Ontem, a Coalizão Direitos na Rede soltou uma nota de denúncia e repúdio ante este ataque. O grupo critica a forma sorrateira como a consulta pretende ser feita bem como o ataque direto aos usuários da rede no país, já que o CGI está na berlinda, cobiçado pelo setor privado.

Leia a nota a seguir.


segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Dinheiro público saindo pelo ralo

A retirada do excesso de areia, em Itapirubá, sem projeto de impacto ambiental e contenção de DUNAS é enxugar gelo

Em Imbituba a gestão do meio ambiente é uma vergonha. São esgotos clandestinos nas praias, construções irregulares, aterramentos e descarte de entulhos em área de preservação ambiental e o absurdo remanejamento de areias das dunas do Itapirubá autorizado pela prefeitura de Imbituba sem estudo sério de impacto ambiental.


A majestosa beleza das DUNAS do Itapirubá, localizada em área de preservação permanente (APP) no acesso Sul do balneário, cortada pela rodovia SC – 457 guarda um enorme veio dágua captada por 20 ponteiras artesianas da CASAN que abastece milhares de consumidores da região.


As Dunas do Itapirubá é um ambiente frágil que se locomove em função dos fortes ventos sul ou norte que sopram na região obstruindo com frequência a via, dificultando a passagem de pedestres, bicicletas e o tráfego de veículos.

A retirada do excesso de areia é realizada pela prefeitura de Imbituba através de empresa contratada, mas o serviço embora amenize a situação é um paliativo, como que enxugar gelo. A gestão petista faz o que sempre foi feito por governos anteriores, não inova, não zela pelo dinheiro público já que a limpeza da via sem contenção das Dunas é jogar dinheiro público pelo ralo. Quem lucra com isso? O povo que não é.


Busca de solução
A Associação de Moradores e veranistas de Itapirubá e região (AMOITAPIRUBÁ) encomendou junto a geólogos projeto para contenção das DUNAS do Itapirubá, mas a prefeitura de Imbituba não tem a preocupação com o meio ambiente e muito menos com o dinheiro público, preferem fazer serviços paliativos que provavelmente rende mais. Para quem! não se sabe.

domingo, 6 de agosto de 2017

Fiscalização de emendas da Contas Abertas é destaque na imprensa internacional


Nas últimas semanas a Contas Abertas realizou análise minuciosa na liberação bilionária de emendas parlamentares realizada pelo presidente Michel Temer. O trabalho foi destaque na imprensa americana.

No último dia 27 de julho, o The New York Times destacou levantamento em que a Contas Abertas apontou a “liberação para emendas de parlamentares sem precedentes para garantir o apoio para enterrar a denúncia de corrupção”.

O jornal americano destacou que os empenhos para emendas chegaram ao patamar de R$ 4,2 bilhões no ano. A publicação lembrou que o maior volume aconteceu em junho e julho, já que apenas R$ 100 milhões haviam sido desembolsados nos cinco primeiros meses do ano.

Confira reportagem completa aqui!

Ontem (2) o The Wall Street Journal apontou que a vitória do presidente da República mostra que ele tem capital político suficiente para defender-se de eventuais novas denúncias que poderão ser feitas contra ele nas próximas semanas pela procuradoria-geral da República.

A reportagem levada ao ar na internet destaca que Michel Temer dedicou energia e recursos para ter o apoio necessário de deputados "aprovando US$ 1,3 bilhão em financiamento de projetos para seus Estados", de acordo com a ONG Contas Abertas.

"Isso mostra o relacionamento comercial entre os poderes legislativo e executivo", disse o diretor da instituição Gil Castelo Branco, aos jornalistas Samantha Pearson e Paulo Trevisani.

Confira a reportagem completa aqui!

As emendas faziam parte do plano do Planalto para barrar a denúncia contra o presidente na Câmara dos Deputados, o que acabou aconteceu com votos de sobra ontem (2). Temer obteve 263 votos favoráveis, quando precisava de apenas 172.


O jornal britânico destacou que o congressista Wladimir Costa, que ficou conhecido pela tatuagem com nome de Temer feita recentemente, recebeu R$ 7 milhões em emendas do governo federal somente em junho e julho.

Sr. Cidadão é um aplicativo para você monitorar políticos



Do contas abertas

A busca dos cidadãos por informações de políticos ganhou um novo reforço. O aplicativo Sr. Cidadão busca oferecer aos brasileiros ferramentas para acompanhar a atividade de políticos selecionados. O app que reúne em um só lugar, de maneira resumida e acessível, dados de políticos, o trabalho nas casas legislativas e informações de campanhas.

De acordo com o tutor do projeto, professor Wagner Gonçalves, a ideia surgiu após o julgamento do mensalão, mas só se concretizou efetivamente com as denúncias da Operação Lava Jato. “A nossa preocupação é com a memória curta do eleitor em relação aos políticos que ajuda a eleger”, explica.

“O que o político mais tem medo é de ser fiscalizado. No caso do Sr. Cidadão essa fiscalização vibra no bolso do brasileiro. A ideia converge com o momento em que a população está mais preocupada com o cenário político. Esse aplicativo nasceu da indignação com a corrupção”, explica Gonçalves.

Por enquanto, o app está disponível apenas para Android, mas também será desenvolvido para IOs. Atualmente, mais de 1.500 pessoas já realizaram o download do aplicativo. “As informações são coletadas em tempo real, por isso, a nossa ideia é que o cidadão sempre volte ao aplicativo. 

Como funciona

O Sr.Cidadão colhe informações espalhadas em várias fontes oficiais e disponibiliza para o eleitor para que ele possa interagir (gostar ou não gostar) com o trabalho do político.

Depois de baixar o aplicativo, o cidadão pode escolher quais casas legislativas, quais estados e quais políticos deseja monitorar. A partir daí, vai receber alertas periódicos do trabalho do político, como presença ao trabalho, votação em matérias em plenário e dados eleitorais (evolução dos bens, gastos e doações recebidas).

Ao interagir com os alertas recebidos, o Sr.Cidadão cria o que os desenvolvedores chamam de “Conselheiro do Voto” para o eleitor, apresentando então aquele político mais e menos curtido pelo cidadão. “Cria-se então de forma simples uma visualização materializada do alinhamento (ou não) entre o político e o cidadão”, afirma Gonçalves.

De acordo com Gonçalves, o aplicativo foca na figura do político e seus atos enquanto representante do povo, apresenta e resume o seu trabalho e dados financeiros. Com o resumo dos atos do político e a interação com o aplicativo, o cidadão cria então massa crítica para saber se está ou não bem representado.

Onde encontrar
Site official: www.srcidadao.com.br 

E-mail de contato: contato@srcidadao.com.br