domingo, 28 de junho de 2026

SEDEJ realiza 16ª chamada para contratação temporária de professores da rede municipal

 

Nesta etapa, estão sendo ofertadas vagas para as áreas de Anos Iniciais, Educação Infantil, Educação Especial, Arte e Língua Inglesa.

A Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude (SEDEJ), publicou o Edital de Escolha de Vagas/CERSP/SEDEJ nº 16/2026, que convoca os candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado (Edital PMI/CERSP/PSS nº 08/2025) para a 16ª chamada de contratação temporária de professores da rede municipal de ensino. 

A escolha das vagas será realizada na terça-feira, 30 de junho, na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude, localizada na Avenida Dr. João Rimsa, nº 340, Centro, no período das 17h às 18h, conforme cronograma estabelecido no edital. 

O cronograma de atendimento será o seguinte: 

  • 17h – Arte; 

  • 17h10 – Língua Inglesa; 

  • 17h20 – Educação Especial; 

  • 17h30 – Anos Iniciais; 

  • 18h – Educação Infantil. 

Nesta etapa, estão sendo ofertadas vagas para as áreas de Anos Iniciais, Educação Infantil, Educação Especial, Arte e Língua Inglesa, distribuídas em diferentes unidades da rede municipal de ensino, para atender demandas excepcionais e substituições temporárias decorrentes de afastamentos legais. 

Confira o edital completo AQUI 

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência 

sábado, 27 de junho de 2026

ITÁLIA CAPTURA NEONAZISTA BRASILEIRO

 

A polícia italiana prendeu hoje o neonazista brasileiro João Guilherme Correa, condenado a 35 anos de prisão. Ele é o assassino do casal Bernardo Pedroso e Renata Pereira, mortos a tiros em Curitiba, no ano de 2009.  

Por Daniela Abade e Andrea Palladino, revista Piauí 

Recurso de quase R$ 1,3 milhão para asfalto em Itapirubá é confirmado pelo Estado

 

Proposta prevê fresagem (remoção do asfalto atual), recapeamento e sinalização viária na avenida Juscelino Kubitscheck e rua Emílio Battistella. (Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna/29.nov.25)

A verba de R$ 1,29 milhão para asfaltamento do acesso a Itapirubá Sul foi confirmada pelo governo do Estado. A portaria de autorização do repasse por transferência especial foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial, na noite desta sexta-feira, 26. 

O repasse será em duas parcelas. O recurso é parte de emenda impositiva inserida no Orçamento pelo deputado Sérgio Guimarães (União) e já havia sido antecipada pelo prefeito Peterson Crippa (Republicanos) em março. 

A proposta prevê fresagem (remoção do asfalto atual), recapeamento e sinalização viária na avenida Juscelino Kubitscheck e rua Emílio Battistella. 

Carregadeira 

O Diário Oficial também informa a liberação de mais R$ 310 mil para a aquisição de uma carregadeira compacta e implementos para a Secretaria de Obras em parcela única. O deputado autor da indicação não é mencionado na liberação. 

Por https://agoralaguna.com.br/2026/06/recurso-de-quase-r-13-milhao-para-asfalto-em-itapiruba-e-confirmado-pelo-estado/ 

O século dos imbecis

 

A partir da obra de Valter Hugo Mãe, uma reflexão sobre o avanço da ignorância, a erosão democrática e os desafios do nosso tempo. 

Por Núbia Silveira no 3 RED (Rede Estação Democrática) 

 O título deste texto é o do último romance do angolano Valter Hugo Lemos, internacionalmente conhecido como Valter Hugo Mãe. O livro comemora os 30 anos de sua carreira literária. E revela o “processo de desilusão” que o escritor vive em consequência das “decisões coletivas” tomadas pelo “mundo afora”. Desilusão que vem afetando a muitos de nós, que acompanhamos os desdobramentos políticos, aqui e acolá. 

Ao repórter Luís Ricardo Duarte, do suplemento de cultura do diário português Público, Mãe se disse, em entrevista publicada no dia 19 de junho de 2026, “perplexo e frustrado” por ver que “ao invés de estarmos interessados na sofisticação da consciência humana, andamos fascinados com o regresso a uma certa infantilidade”. Me sinto representada tanto na perplexidade e na frustração quanto na sua percepção de que a humanidade deixou de caminhar “no sentido de se afastar do ‘bicho’ que foi”. “Ora, neste instante, parece que estamos a desistir desta caminhada, perdendo capacidades, como se fizéssemos o percurso inverso, e estivéssemos a regressar ao tal ‘bicho’ que já fomos”, disse ele ao repórter Filipe Luís, da revista portuguesa Visão, de 18 a 24 de junho de 2026.  

A realidade que nos assusta e ameaça com tantas voltas atrás, com perdas de direitos pelos quais lutamos por décadas, se explica pela “glorificação dos estúpidos”. Atualmente, vivemos o que o escritor qualifica de “um tempo de ignorância feliz”, em que a ignorância e a imbecilidade, antes mal-assumidas, são agora, desavergonhadamente, aceitas e defendidas. Eis aí, me parece, algo a ser cada vez mais denunciado e debatido. É inadmissível aceitar a exaltação do desconhecimento, da mentira e da violência. 

Nas entrevistas, Mãe revela que o título dado ao livro “não anda longe de uma certa vingança, da vontade de dar nome a alguns bois”. Imaginamos alguns (ou muitos?) deles, não é mesmo? 

Interessantes são os alertas dados pelo entrevistado sobre os perigos que vivenciamos e que devemos combater. Um deles: “Não se vislumbra qualquer transformação positiva e isso faz de nós uma geração suicida”. Outro: “Aproximamo-nos de uma cidadania demissionária”. De uma cidadania “cada vez menos participativa, cada vez menos capaz e cada vez mais interessada no lúdico, interessada numa satisfação imediata e, eventualmente, improdutiva, em que substituímos o ‘saber fazer’ por uma espécie de passividade, uma passividade de ‘observador’”. Como aumentar a participação? Este me parece ser o grande desafio, principalmente, neste momento em que nos preparamos para definir o nosso futuro como nação independente e soberana. 

Para mim, o maior recado do angolano trata do que pode resultar da ignorância vivida neste século da informação: 

– Que dramático será concluirmos que a democracia é uma desvantagem, porque não investimos na instrução básica e ética da população. O grande desafio que enfrentamos é confrontarmo-nos com uma humanidade despreparada para decidir sobre si própria. 

E aqui mais um grande alerta de Mãe: “Não faltam por aí formas de enfraquecer as democracias, numa aposta deliberada na estupidificação das pessoas e na afirmação de regimes autoritários. Como se apenas uma elite pudesse continuar a qualificar-se, como se a humanidade fosse novamente dividida pela ideia de castas. A desumanização das multidões em prole de elites torpes e maldosas, tão elementares e assumidas, tão indecorosas, é uma caricatura da própria tirania, com toda a sua burrice, infantilidade e violência”. 

Sim, há muitas formas de enfraquecer as democracias. No entanto, em tempos de internet, controlada por quem mostra ter “uma enorme miséria ética e humana”, é impossível conhecer e dominar todas as formas que serão utilizadas contra as democracias em favor das tiranias e de seus asseclas. Portanto, precisamos nos manter vigilantes, sempre atentos às narrativas que não passam de mentiras e acobertam ações contra a democracia e que pintam o autoritarismo como o melhor regime sob o qual se viver.  

PS: Valter Hugo Mãe lançará O Século dos Imbecis durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorrerá de 22 e 26 de julho. 

 

Foto de capa: Divulgação | IA