segunda-feira, 26 de outubro de 2020

NASA descobre mais água do que o esperado no lado iluminado da Lua

A água se encontra na Cratera Clavius, no Hemisfério Sul lunar. ( Créditos: Apod Grag)

Por Iraci Falavina

Dois estudos publicados na revista Nature Astronomy nesta segunda-feira (26) revelaram a descoberta de mais água na lua do que se acreditava, presente na superfície iluminada pelo sol. Essa água poderia ser usada como um recurso durante as próximas missões, como o retorno de humanos da NASA à superfície lunar por meio do programa Artemis.

O programa Artemis é desenvolvido pela NASA, juntamente com empresas de voo espacial comercial, cujo objetivo é enviar a primeira mulher e o segundo homem à Lua no ano de 2024.

A pesquisa sobre a água na Lua é baseada em dados coletados pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, em órbita ao redor da lua desde junho de 2009, bem como pelo telescópio aerotransportado do Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha da agência, chamado SOFIA. 

Beba na fonte> https://mundoconectado.com.br/noticias/v/16030/nasa-descobre-mais-agua-do-que-o-esperado-no-lado-iluminado-da-lua

 

Petrobras anuncia novo reajuste de combustíveis

A estatal vai aumentar o preço da gasolina, do diesel (S10 e S500) e do combustível marítimo (Dmar) em índices que variam de 4% a 5%. Novos valores entram em vigor amanhã

Por Fernanda Strickland* - CB

A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (26/10) novo reajuste no preço dos combustíveis praticado nas refinarias. A gasolina terá redução de 5%, o diesel (S10 e S500), de 4% e o combustível marítimo (Dmar), de 4,1%. Os novos valores passam a valer a partir desta terça-feira (27/10).

* Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza

 

domingo, 25 de outubro de 2020

Uso do governo para matar prova é delinquência

Por Josias de Souza

Jair Bolsonaro jogou o governo numa operação para matar provas contra o primogênito Flávio Bolsonaro. Mobilizou órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional, a Agência Brasileira de Inteligência e a Receita Federal. Por enquanto, foi malsucedido. Mas tornou-se fornecedor de matéria-prima para uma nova investigação.

Reportagem da revista Época revelou que, em 25 de agosto, Bolsonaro reuniu-se no Planalto com duas advogadas de Flávio: Luciana Pires e Juliana Bierrenbach. Convocou para a conversa o general Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI, e Alexandre Ramagem, diretor da Abin.

Beba na fonte>Josias de Souza.