sábado, 12 de agosto de 2017

Maré seca: em vez da ressaca prevista, mar recua cerca de 50 metros

Fenômeno causado pelo vento foi observado por quem esteve na praia neste sábado

Quem esteve em alguma praia do Litoral Sul catarinense neste sábado, dia 12, viu um cenário diferente. Em Balneário Rincão, por exemplo, o mar recuou cerca de 50 metros, diferente do que apontava a previsão para o fim de semana, de que haveria ressaca na costa do estado. O que se confirmou foi o mar agitado e as ondas grandes, com poucas pessoas se aventurando a entrar na água, como alguns surfistas na Praia do Cardoso, em Laguna. 

O fenômeno de "maré seca" ocorre por conta do vento Nordeste que está soprando no Litoral catarinense. Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, este vento carrega as águas do oceano e, como a Terra gira em torno de si, essas águas são desviadas para a esquerda do vento no Hemisfério Sul, fazendo com que o mar recue, causando maré seca nas praias, principalmente nos horários de maré astronômica baixa.


De acordo com o climatologista Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga, trata-se de um fenômeno natural, mas bastante curioso. "Na plataforma Norte do Rincão, a Epagri tem um marégrafo, que mede a maré no balneário, e, hoje, o aparelho registrou marcas abaixo do que estamos acostumados mesmo. A ressaca virou vazante, com mar agitado, mas recuado", destaca Sônego.

Além disso, foram registrados ventos de até 60 quilômetros por hora. Também conforme a Defesa Civil, com o avanço da frente fria pelo Sul do Brasil, este padrão deve mudar completamente. A virada no tempo no Planalto Sul e Litoral Sul catarinense está prevista para a madrugada e manhã deste domingo, dia 13, com a chegada de chuva, risco de temporais, rajadas de vento e granizo isolado.

Com Engeplus - Vanessa Amando

Nenhum comentário: