sábado, 2 de dezembro de 2017

Qual a diferença dos discursos de Temer e Rosenvaldo?

Mentem no presente e vendem um futuro incerto

O prefeito de Imbituba Rosenvaldo Junior (PT) em sua página na Internet disse que reuniu na tarde deste sábado, os secretários municipais para avaliar o trabalho deste primeiro ano de governo, e discutir o ano de 2018.

E "temeristicamente" saiu com essa pérola “O objetivo é trabalhar em ações que possam maximizar os resultados em 2018, certos de que os frutos que foram plantados neste ano, serão colhidos com ainda mais sucesso”.

Digo "temeristicamente", porque o discurso de Rosenvaldo guardando as devidas proporções se assemelha ao do presidente golpista Michel Temer (PMDB), que diz: ” A Criação das condições para crescimento sustentado e a geração de emprego em 2018 é prioridade do meu governo”.

Aí me pergunto! Qual a diferença dos discursos de Temer e Rosenvaldo?

Nenhuma!

Os dois fantasiam, mentem no presente, e vendem um futuro incerto quando afirmam que criaram as bases ou plantaram os frutos para colher em 2018.

É só olhar a cidade e ver que nada e em nenhuma área foi criado mecanismos para o crescimento sustentável e melhorias das políticas públicas. A cidade está sem vice-prefeito, com uma câmara de vereadores do toma lá dá cá, desemprego galopante etc.

É só ver o país onde seu povo anda de cabeça baixa pelas perdas dos direitos trabalhistas, do congresso nacional corrupto, de uma justiça de joelhos, da perda da soberania e falta da esperança.

Triste fechar 2017 e projetar esse quadro 2018.

Chega de blá!blá!blá! Prefeito.

Laguna sedia Mostra de Cinema Nacional no Cine Mussi

Começa neste sábado, dia 2 e segue até 6 de dezembro, no Cine Mussi a 1ª Mostra Sesc de Cinema, com entrada gratuita. A programação apresenta um recorte de 17 curtas-metragens premiados no projeto nacional do Sesc. 

Os filmes estão reunidos em cinco programas de aproximadamente 60 minutos, que se dividem pelos temas: “Sensitivos”, “Id, Ego, Superego”, “Sonoridades”, “Heróis da infância” e “Imaginário da criança”.

A Mostra Sesc de Cinema é um projeto de apoio a produção audiovisual brasileira recente. Nesta primeira edição, o projeto recebeu a inscrição de 1.250 filmes oriundos dos 27 estados brasileiros, e selecionou 34 obras, entre longas e curtas-metragens.

Programação

02/12, às 20h: Programa “Sensitivos”

04/12, às 20h: Programa “Id, Ego, Superego”

05/12, às 20h: Programa “Sonoridades”

06/12, às 14h: Programa “Heróis da infância” e às 20h: Programa “Imaginário da criança”


Fonte: Com informações Comunicação Sesc

Laguna escolhe a rainha do carnaval neste sábado


A Secretaria de Turismo, Lazer e Comunicação e Fundação Lagunense de Cultura, realizará a escolha da Rainha e princesas do Carnaval Laguna 2018.

O concurso acontecerá neste sábado, dia 2, data dedicada ao samba. O evento ocorrerá na Praça Republica Juliana, a partir das 21h. As ganhadoras irão receber o troféu José Carlos Sabino (homenagem ao Telo – presidente da Escola de Samba Vila Isabel).

Premiações
As premiações serão oferecidas  para 1º, 2º e 3º lugares sendo: 1º lugar – Rainha, 2º lugar – 1ª princesa do Carnaval  e 3º lugar – 2ª princesa.

Escolas participantes
O evento vai contar com a participação da Mocidade Independente do Bairro Progresso, Xavantes, Vila Isabel, Os Democratas e Brinca Quem Pode.

Inicio oficial do Carnaval
O carnaval em 2018 em Laguna começa dia 8 de fevereiro com o tradicional Baile das Bonecas e encerra na terça-feira, dia 13.


Fonte: Com informações da  Prefeitura de Laguna

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Delegada da operação “Ouvido Moucos”, que penalizou o Reitor UFSC vai embora


Delegada Erika Mialik Marena é confirmada como a nova superintendente da Polícia Federal em Sergipe. A decisão foi tomada pelo diretor-geral da PF, Fernando Segovia.

Erika atuou na Operação Lava Jato até o final de 2016, quando deixou a força-tarefa para chefiar a área de combate à corrupção e desvios de verbas públicas da superintendência da PF em Santa Catarina.

Ficou mais conhecida por comandar a prisão do Reitor da UFSC Luís Carlos Cancellier de Olivo, na operação ouvidos moucos.

A delegada é questionada  pela prisão humilhante, arbitraria e sem provas que levou ao suicídio de Cancellier.

Para muitos Érika fez a cagada, vira as costas e vai embora sem nada  acontecer.

O Brasil não é para amadores!

Dezembro é mês de conscientização da AIDS


O último mês do ano chegou. Mesmo em clima de festas, dezembro nos convida para a conscientização também. Neste mês acontece a campanha “Dezembro Vermelho” que consiste na prevenção e combate do vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e na conscientização da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O laço vermelho é o símbolo do movimento que remete a solidariedade e o comprometimento na luta contra o HIV.

Segundo o Ministério da Saúde cerca de 827 mil habitantes vivem com HIV/AIDS no Brasil. Destes 112 mil não sabem que estão infectados pelo vírus, 372 mil não encontram-se em tratamento e 260 mil sabem que estão infectados. Atualmente Santa Catarina é segundo Estado com maior número de pessoas portadoras do vírus HIV no Brasil.

Você sabe qual é a diferença entre HIV e AIDS?

O HIV é o vírus causador da AIDS, ou seja, ter o HIV não é o mesmo que ter a AIDS. Isto significa que uma pessoa infectada pelo vírus pode não apresentar sintomas e nem desenvolver a doença durante anos. A AIDS é a doença que debilita o sistema imunológico de indivíduos infectados pelo HIV.
As formas de transmissão são através de relações sexuais não protegidas, transfusões de sangue, compartilhamento de seringas e agulhas. Para evitar a infecção pelo vírus deve-se usar preservativos e evitar o compartilhamento de perfuro cortantes.


Diário Oficial publica lei que institui o Dezembro Vermelho, de prevenção à aids

A lei que institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho, está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8).

De acordo com a lei, sancionada pelo presidente Michel Temer, a campanha terá foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/aids e será constituída de um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento da doença.

As atividades e mobilizações da campanha serão desenvolvidas de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde(SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Entre outras ações, estão previstas a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, promoção de palestras e atividades educativas, realização de eventos que tratem do tema e veiculação de campanhas na mídia.

FONTES: Com informações da Agencia Brasil e Ministério da Saúde e Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais



quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Preparem os coletes: Rio, Recife e Belém estão na rota de inundação das grandes geleiras

Estudo divulgado pela Agência Espacial Americana (NASA) aponta que o derretimento de geleiras nos polos Norte e Sul e da Groenlândia, provocado pelo aumento do aquecimento global, ameaça com inundações 293 cidades litorâneas no mundo, entre elas três em especial no Brasil: Rio de Janeiro, Recife e Belém.

Por Sputnik news

As simulações, realizadas com avançados recursos de computação reversa e mapeamento geotérmico pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JetLab), mostram que o aumento dos oceanos, porém, não se daria de maneira uniforme. Pela simulação dos cálculos, se derretesse por completo, a Groelândia aumentaria o nível dos oceanos em seis metros, com consequências catastróficas para todo o planeta. No caso do Rio, o estudo mostrou que desde 2015 o nível do mar já cresceu 3,03 milímetros por ano. Desse total, 30% se devem ao derretimento da neve da Groenlândia.

Em entrevista à Sputnik Brasil, o oceanógrafo, engenheiro ambiental e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) David Zee diz que o estudo da NASA revela bem a gravidade do risco e do aumento da temperatura do planeta. Segundo ele, mesmo uma pequena variação de dois graus Celsius já seria o suficiente para a destruição de ecossistemas importantes, como as barreiras de corais e manguezais, fontes primordiais para o equilíbrio de toda a vida marinha. O especialista explica.

"O laboratório considerou as forças dinâmicas, o movimento da Terra. Imagine que temos uma bacia cheia d´água e que numa parte há gelo. Você vai aquecendo essa água e o gelo vai derretendo e o nível vai subir. Sobe por dois motivos: primeiro pelo aumento do volume da água e depois há também a dilatação térmica. Isso numa bacia de água parada, mas a Terra está em movimento, além da atração de Sol e Lua que atrai a água, o que provoca a maré."

Zee observa que esse fenômeno não seria igual em todas as partes. Em alguns pontos, segundo ele, a água subiria mais e em outros, baixaria. O oceanógrafo explica que na Linha do Equador existe uma força centrífuga que atua sobre todas as regiões do Atlântico, limitado a leste por Europa e África e a oeste pelas Américas. O derretimento da Groenlândia e da Antártida faz o volume excedente de água se confinar entre esses dois extremos.

"Em Recife e Belém, o desnível de maré nessa região é em torno de sete, oito metros e de um a um metro e meio no Rio de Janeiro. É como o efeito do carrossel. Se você está no centro com ele girando, praticamente não vê força nenhuma atuando. Ao contrário. Quanto mais se estiver nas extremidades mais se sente o efeito", diz o professor, acrescentando que, no caso do Rio de Janeiro, há ainda a questão do relevo, com a cidade espremida entre o mar e a montanha, fazendo com que possa ser maior o número de pessoas atingidas.

O oceanógrafo ratifica a precisão dos números do estudo pelos grandes avanços ocorridos nos últimos anos na parte de cálculos e projeções graças ao progresso da computação, permitindo a criação de máquinas cada vez mais velozes, propiciando a elaboração de muito mais cálculos em menor espaço de tempo e modelos matemáticos mais minuciosos, o que acontece também na meteorologia.

"Com a elevação do nível do mar, da temperatura, da capacidade de dilatação da água do mar e a geografia litorânea, ele (o modelo matemático) consegue prever como avançam determinadas ondas, sejam de maré, correnteza, pressão atmosférica e estimar os riscos dessa invasão das águas principalmente em áreas densamente ocupadas", diz o especialista, que alerta ainda para outra ameaça: a evasão de manguezais, desestruturando toda a cadeia ambiental de reprodução costeira.

Supremo mantém validade do Programa Mais Médicos


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (30) pela constitucionalidade do Programa Mais Médicos, criado em 2013 para melhorar o atendimento na saúde pública. Por 6 votos a 2, a Corte considerou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade protocolada pela Associação Médica do Brasil para questionar a validade do programa.

A Corte entendeu que a Medida Provisória (MP) 621/2013 é constitucional, inclusive nos artigos que permitiram a contratação de médicos estrangeiros sem revalidação do diploma e alterações nos cursos de medicina para enfatizar o atendimento na saúde básica.

Durante o julgamento, a ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Gracie Mendonça, defendeu a validade da norma e afirmou que a criação dos Mais Médicos foi baseada no entendimento de que os estudantes de medicina também devem ter formação para atuar na atenção básica e no serviço de urgência. A ministra também citou que 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica ao cidadão.


"O que se buscou foi construir um grande programa que viesse trazer um olhar diferenciado, em especial para aquelas comunidades mais carentes, e em especial para aquela população presente em municípios que viviam praticamente em estado de extrema pobreza", disse Gracie.

Fonte: André Richter - da Agência Brasil

ANS suspende venda de 31 planos de saúde de 10 operadoras



Maiana Diniz
Da Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta quinta-feira (30) a lista dos 31 planos de saúde de 10 operadoras que terão a comercialização suspensa devido a reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2017 relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento. A medida entra vigor no dia 8 de dezembro e garante que os 167,7 mil beneficiários dos planos suspensos neste ciclo continuem a ter assistência regular. A lista de planos com comercialização suspensa pode ser acessada aqui.

A ANS recebeu 15.912 reclamações de natureza assistencial entre o dia 1° de julho e 30 de setembro e considerou 14.138 queixas para análise. No período, 92% das reclamações foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), que busca uma solução mais rápida do problema. Os casos não resolvidos viram processos contra as operadoras e também são contabilizados para a suspensão da comercialização.

A suspensão está prevista pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, com o objetivo de garantir atendimento de qualidade aos beneficiários. A ANS monitora as reclamações feitas pelos usuários e a cada três meses identifica as operadoras e planos com maior número de reclamações assistenciais, levando em conta também o número de beneficiários e a segmentação assistencial. Após suspensos, os planos afetados só podem voltar a ser comercializados para novos clientes se comprovarem a melhoria no atendimento.

Neste ciclo, 27 planos de saúde de sete operadoras que comprovaram melhoria nos serviços prestados foram reativados ou parcialmente reativados. A lista dos planos totalmente liberados para comercialização pode ser acessada aqui.

Transparência

As informações sobre o programa de monitoramento por operadora são públicas. O consumidor pode conferir o histórico das empresas antes da compra e saber se ela teve planos suspensos ou reativados. Além disso, é disponibilizado um panorama geral com a classificação de todas as operadoras

Quem busca informações sobre planos ou precisa entrar em contato com a ANS pode acessar os canais de atendimento da agência na internet ou ligar para 0800 7019656.

Editoria: GeralPalavras-chave: ANSplanos de saúdeSaúde PúblicaSUS


Foto: imirante.com

Operação Seival precipita exonerações e suspensão de processo seletivo em Laguna


Com a prisão do Secretário da Pesca e Agricultura na operação Seival, o prefeito Mauro Candemil faz uma limpa na pasta exonerando seis: o gerente, supervisor de Cadastro, Integrador e gerente Administrativo e Financeiro.

Mas não ficou por aí! A operação Seival também flagrou “vícios graves nos procedimentos do processo seletivo para Provimento do Cargo de Operador de Máquinas do Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal, iniciado pelo Edital n. 002/2017 – SEPAGRI”, fazendo com que o Prefeito assinasse edital suspendendo a homologação.

Edital de suspensão

No edital de suspensão Candemil, diz que “Recomendou-se a suspensão do ato de homologação pelo fato de que não houve a constituição de equipe de avaliação capacitada, inclusive conforme determinado no ato de autorização por mim assinado. A avaliação foi realizada por um motorista da Secretaria de Obras, considerado inapto à avaliação dos candidatos do processo seletivo”.

Intrigante é que a data do edital de suspensão é 05 de setembro de 2017, portanto há quase 90 dias, e publicada hoje, após uma semana da operação.

Coincidência?




quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Com desemprego galopante Rosenvaldo Junior (PT) faz balanço do 1º ano de Governo


Para marcar um ano de gestão, o Prefeito de Imbituba Rosenvado Junior (PT) faz uma turnê na imprensa local e lamentavelmente  sem nada a apresentar fica no blá! blá” blá!

É chocante!  

Na região da Amurel, Imbituba é umas das cidades que mais arrecada e tem o maior desemprego, o vice pediu demissão e às portas do verão a única ação para incrementar o turismo e consequentemente o emprego foi pedir 270 mil a câmara para fazer o enfeite de natal e a festa de réveillon. 

É decepcionante!

Rosenvaldo só não está recebendo críticas mais contundentes por ser um médico conceituado na cidade, mas o namoro não aguentará mais um ano de gestão medíocre.

Em breve o Blog Sarrafo Atômico levará a seus leitores um especial sobre o primeiro ano do Governo Rosenvaldo Junior (PT).

Aguarde!

Supremo proíbe uso do amianto em todo o país

Com a decisão, tomada por 7 votos a 2,  não poderá ocorrer a extração, a industrialização e a comercialização do produto em nenhum estado do país.

Por Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (29) proibir uso do amianto do tipo crisotila, material usado na fabricação de telhas e caixas d’água. A decisão dos ministros foi tomada pararesolver problemas que surgiram após a decisão da Corte que declarou a inconstitucionalidade de um artigo da Lei Federal 9.055/1995, que permitiu o uso controlado do material.

Com a decisão, tomada por 7 votos a 2,  não poderá ocorrer a extração, a industrialização e a comercialização do produto em nenhum estado do país. Durante o  julgamento não foi discutido como a decisão será cumprida pelas 
mineradoras, apesar do pedido feito por um dos advogados do caso, que solicitou a concessão de prazo para efetivar a demissão de trabalhadores do setor e suspensão da comercialização.

Em agosto, ao começar a julgar o caso, cinco ministros votaram pela derrubada da lei nacional, porém, seriam necessários seis votos para que a norma fosse considerada inconstitucional. Dessa forma, o resultado do julgamento provocou um vácuo jurídico e o uso do amianto ficaria proibido nos estados onde a substância já foi vetada, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mas permitida onde não há lei específica sobre o caso, como em Goiás, por exemplo, onde está localizada uma das principais minas de amianto, em Minaçu.

As ações julgadas pela Corte foram propostas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) há dez anos ao Supremo e pedem a manutenção do uso do material. A confederação sustenta que o município de São Paulo não poderia legislar sobre a proibição do amianto por tratar-se de matéria de competência privativa da União. Segundo a defesa da entidade, os trabalhadores não têm contato com o pó do amianto.


De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras entidades que defendem o banimento do amianto, apesar dos benefícios da substância para a economia nacional – geração de empregos, exportação, barateamento de materiais de construção -, estudos comprovam que a substância é cancerígena e causa danos ao meio ambiente.

IBGE: 10% da população mais rica concentra quase metade da renda

Estudo mostra que o 1% dos trabalhadores do Brasil com os maiores rendimentos recebeu 36,3 vezes mais do que a metade com menores salários

Por Nocaute

Dados divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 10% da população mais rica do país concentra 43,4% do rendimento mensal real domiciliar per capita, enquanto os 10% mais pobres detém 0,8% dessa quantia.

O levantamento foi feito ao longo de 2016 por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). O estudo mostra que o 1% dos trabalhadores com os maiores rendimentos recebia R$ 27.085, em média, ou 36,3 vezes mais do que a metade com os menores rendimentos de trabalho (R$ 747).

A pesquisa revela também que 50% dos trabalhadores brasileiros recebiam por mês, em média, 15% menos que o salário mínimo, equivalente a R$ 880 em 2016 . Dos 88,9 milhões de trabalhadores ocupados no ano, 44,4 milhões recebiam, em média, R$ 747 por mês.

O índice de Gini, que varia de zero (perfeita igualdade) até um (desigualdade máxima), do rendimento mensal real domiciliar per capita foi de 0,549. Entre as grandes regiões, o menor índice foi no Sul (0,473) e o maior, no Nordeste (0,555) – região que também apresentou a maior parcela de pessoas com renda distinta do trabalho, como aposentadoria, pensão e aluguel.

Segundo o levantamento, os homens recebiam, em média, por mês, R$ 2.380, enquanto as mulheres recebiam R$ 1.836, o que representa 77,1% do rendimento masculino.

O rendimento médio mensal das pessoas brancas (R$ 2.810) era maior que o das pessoas pardas (R$ 1.524) e pretas (R$ 1.547), e 30,8% superior à média nacional de R$ 2.149, enquanto as pardas e pretas receberam rendimentos 29,1% e 28%, respectivamente, inferiores a essa média.

*Com informações da Agência Brasil
  Foto EBC

terça-feira, 28 de novembro de 2017

No Brasil, um continente de monoculturas banhado em agrotóxicos

Atlas da Contaminação 2017, de Larissa Bombardi, da USP, descortina toda a violência silenciosa no campo brasileiro, que intoxica bebês e crianças, causa câncer e outras doenças, malformações e morte. (Pulverização aérea de agrotóxicos, entre as modalidades que mais provocam danos colaterais ao entorno das monoculturas) 

por Cida de Oliveira, da RBA

Os 33,2 milhões de hectares de lavouras de soja que se espalham pela região Centro-Oeste, Sul e parte do Sudeste do Brasil poderiam preencher quase que toda uma Alemanha (35,7 milhões de hectares). Ou ocupar 11 vezes a da área da Bélgica, país que abriga a sede da Comunidade Europeia. A comparação ajuda a dar uma ideia da dimensão territorial dessa monocultura que consome sozinha 52% de todo o agrotóxico vendido no país que é campeão no uso desses produtos.

A cana de açúcar, por sua vez, embora responda por 10% dos venenos utilizados e ocupe menos de um terço da área da soja, açúcar tende a aumentar suas lavouras, que avançam por diversas regiões. Em todo o território de Portugal (9,2 milhões de hectares) já não caberiam os 10,5 milhões de hectares de cana hoje espalhados pelo Brasil.


E com novas plantas geneticamente modificadas em fase de avaliação para liberação, a tendência é que nos próximos anos os agroquímicos sejam ainda mais usados, multiplicando a incidência de casos de câncer, malformações, intoxicações e mortes.

Os dados alarmantes constam do atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia (clique aqui para acessar), lançado nesta segunda-feira (27) pela professora Larissa Mies Bombardi, pesquisadora do Laboratório de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP).

No lançamento, uma mesa de debate com o defensor público Marcelo Carneiro Novaes, da 1ª Defensoria Pública de Santo André – Regional do Grande ABC, coordenador adjunto do Fórum Paulista contra os Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, a médica Telma Nery, que coordena grupo de trabalho no mesmo fórum, a professora Marta Inês Marques, do Departamento de Geografia da USP, e o assessor de Meio Ambiente da CUT São Paulo Marco Antonio Dalama.

O Brasil permite a presença de 5 mil vezes mais glifosato na água do que os países da União Europeia


Em 290 páginas, Larissa escancara a miséria socioambiental que toma conta do Brasil. No atlas propriamente dito há mapas por regiões, estados e municípios relacionados a intoxicações conforme diversas variáveis, como sexo, circunstância da contaminação, faixa etária, grupos étnico-raciais e locais de exposição.

O estudo demonstra com a realidade de comunidades indígenas contaminadas pelo agronegócio que avança sobre seus territórios, de mulheres que adoecem por trabalhar na colheita de frutas às margens irrigadas do São Francisco, na Região Nordeste. Ou mesmo de bebês intoxicados bem antes de completar 1 ano de vida.

Por meio de infográficos, é possível, por exemplo, ter uma noção do tamanho do problema ao comparar áreas ocupadas por culturas banhadas em agroquímicos, muitos banidos e proibidos no exterior, com as dimensões de  países da União Europeia, onde a população cada vez mais rejeita esses produtos – e governos, como o da França, pretendem adotar medidas cada vez mais restritivas e reduzir a quantidade de venenos permitidos.

Enquanto os países da União Europeia permitem até 0,1 micrograma de glifosato por litro de água, o Brasil permite 500 microgramas – 5 mil vezes mais.

"O alimento perdeu o sentido de alimento e a terra está sendo violentada para a produção de commodities para exportação, até ser exaurida, perdendo sua fertilidade", disse Larissa, durante apresentação do atlas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

De acordo com a professora, que já havia lançado uma versão preliminar dos mapas, em 2016, a obra tem como pano de fundo a questão agrária, intocada mesmo nos governos de Lula e Dilma Rousseff.

"Dos trabalhadores em situação de trabalho análogo ao de escravo, 70% estão na agricultura, o mesmo setor que consome 70% da água, envenena o meio ambiente e que deixa 1 milhão de pessoas intoxicadas, matando uma a cada dois dias. Trata-se de uma forma silenciosa de violência no campo."


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Veja essa: No trabalho intermitente é o empregado que paga para trabalhar

O trabalho intermitente é a precarização em estado bruto da mão de obra, pois é um contrato sem garantias e sem obrigações

Até o Estadão ficou condoído com a situação dos trabalhadores intermitentes, que, pelas regras de recolhimento da contribuição previdenciária, poderão ganhar menos que um salário mínimo vigente no país. Ou pior: terão de pagar para trabalhar.

O trabalho intermitente é a precarização em estado bruto da mão de obra, pois é um contrato sem garantias e sem obrigações. Não há garantia alguma para o emprego contratado nessa modalidade e ele fica à mercê do empregador, que o contrata ou não, com previsão no Artigo 452-A da Lei 13.467/2017 — a reforma trabalhista.

“Artigo 452-A § 1º O empregador convocará, por qualquer meio de comunicação eficaz, para a prestação de serviços, informando qual será a jornada, com, pelo menos, três dias corridos de antecedência” e “Artigo 452-A § 5º O período de inatividade não será considerado tempo à disposição do empregador, podendo o trabalhador prestar serviços a outros contratantes”.
A Receita Federal confirmou ao jornalão que a situação que tem gerado reações no mundo sindical e político porque, no limite, é possível que o empregado tenha de tirar dinheiro do próprio bolso para trabalhar. Como exemplo de situação extrema, pode ser citada uma das vagas anunciadas recentemente: operador de caixa intermitente de uma rede de supermercados em Fortaleza, no Ceará.

“Para quatro horas por dia, seis vezes por mês, a empresa oferece salário de R$ 4,81 por hora. Com essa carga horária, o salário mensal chegaria a R$ 115,44. Com este valor no contracheque, a contribuição à Previdência paga diretamente pela empresa à Receita seria de R$ 23,09. A contribuição mínima exigida pelo INSS, porém, é de R$ 187,40. Para se adequar à regra da Receita, portanto, o empregado precisaria desembolsar R$ 164,31. Ou seja, mais que o próprio salário, de R$ 115,44. Nesse caso, o trabalhador terminaria o mês devendo R$ 65,03”, explica a Receita.

Não foi por falta de denúncia aqui e noutros veículos progressistas. A reforma trabalhista veio para escravizar os trabalhadores com o falso discurso de resolver os problemas dos patrões decorrentes da falta de desenvolvimento no país. Não é retirando direitos que se prospera. Pelo contrário.

Fonte:Blog do Esmael

Somente Urgência e Emergência no Hospital da Laguna, a partir de 1º de dezembro

Diretor Clínico André Moraes e Diretora Técnica Letícia Fernandes Monteiro, do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos da Laguna, enviaram ontem (23), correspondência a vários órgãos do município, comunicando que a partir do próximo dia 1º de dezembro o atendimento médico no citado Hospital se dará apenas nos casos de “URGÊNCIA E EMERGÊNCIA – classificados como vermelho”, assim como os tratamentos em andamento de pacientes internados. Não haverá novas internações a partir dessa data, frisa o documento.

O documento também comunica que os serviços de atendimento médico, incluindo cirurgias eletivas, maternidade, ortopedia, cardiologia, psiquiatria, clínica médica, exames de imagem e emergência estão no momento com movimento de paralisação visando o pagamento dos honorários de todos esses serviços que encontram-se em atraso, chegando alguns há mais de 10 meses. A paralisação se manterá até o quitamento das dívidas ou plano de pagamento.

Os dois diretores reforçam que não sejam encaminhados ao Hospital, “pacientes de baixa prioridade, cabendo redirecionar o paciente para a Rede Pública mais próxima, seja hospitalar, pronto-atendimento ou ambulatorial, conforme os fluxos dos municípios da região e necessidade do paciente”.

O documento foi enviado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –SAMU, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Ministério Público de nossa cidade.

Fonte: Blog Valmir Guedes 
Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos. Foto: Elvis Palma
                                                                

Castrar, mas deixar os animais abandonados nas ruas é enxugar gelo


Enquanto isso em Imbituba o último censo realizado em 2012, contabilizou cerca de 20 mil animais, sem estimativa certa de qual percentual estaria em situação de abandono, mas já é visivelmente epidêmico.

Não se vê nenhuma ação por parte do poder público visando retirada dessa população de milhares de animais nas ruas. A alegação de sempre é que não há recursos. Quem sabe o ano que vem...

E a vida segue...

Ex-prefeito é condenado a pagar R$ 8 mi ao município

Foto DS

O ex-prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, foi condenado a pagar ao município quase R$ 8 milhões. A dívida se refere à ação proposta pelo próprio município, no ano de 2006, pela omissão no ajuizamento dos executivos fiscais no período entre março de 1992 ao ano de 1996.

Em suma, a Justiça acolheu o pedido feito pelo município, através de ação civil pública, e entendeu que, ao omitir-se de ajuizar a cobrança de débitos de IPTU, o ex-prefeito renunciou receita municipal, o que configura ato de improbidade administrativa, o que lesiona o erário.

No processo, para que se entenda de forma mais simples o que houve, consta que Brunel, durante seu mandato, deixou de executar a cobrança de IPTUs que estavam em atraso. Com isso, segundo a ação, deixou de arrecadar imposto para a cidade.

Ao montante foram adicionados os devidos acréscimos legais, além da aplicação de multa civil, equivalente a uma vez ao valor do dano. Em valores atualizados no início deste ano, a dívida alcança a quantia de R$ 7.847.642,00. Este valor deve ser devolvido aos cofres públicos no prazo de 15 dias úteis.

Neste tempo, o ex-prefeito pode apresentar impugnação do valor, ou seja, pedir que a quantia seja revista, caso apresente provas para tal. Se não houver pagamento ou, caso Brunel não apresente a impugnação, a Justiça pode penhorar seus bens como forma de pagamento do valor a ser pago.

Segundo os autos, o prefeito foi intimado há uma semana. A reportagem do Diário do Sul tentou contato, insistentemente, com o ex-prefeito, mas as ligações não foram atendidas.

Reú em outras ações

Em 2016, Brunel desistiu de concorrer às eleições para prefeito. O estopim para a desistência da coligação foi devido à decisão da Justiça Eleitoral, que acolheu o pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público Eleitoral e indeferiu o requerimento de registro da candidatura de Brunel à prefeitura de Capivari de Baixo.

O pedido de impugnação da candidatura, segundo a promotoria na época, foi porque Brunel possuía condenação em uma ação civil pública, por prática de ato de improbidade administrativa, o que o deixou em situação de inelegibilidade.

A ação cita que, em 2013, Luiz Carlos foi condenado a ressarcir danos causados aos cofres públicos por adquirir lixeiras de forma direta, sem licitação. Réu em outras ações, Brunel, ainda em 2016, teve ajuizado pelo Ministério Público de Santa Catarina outra ação de improbidade administrativa, com o pedido liminar de indisponibilidade de bens, acusado de, enquanto prefeito, perseguir servidor público.

Sul sedia a oficialização da disputa no PSD

Foto: Divulgação/Notisul

Por Matheus Madeira em seu blog - No Notisul

O racha interno no PSD de Santa Catarina já era muito evidente, mas ganhou ares de disputa oficialmente aberta neste final de semana, justamente em dois eventos ocorridos no Sul do Estado. O deputado federal João Rodrigues participou do programa Frente a Frente, da Rádio Bandeirantes, e depois foi a um grande encontro partidário em Braço do Norte. Em ambos os compromissos, sem meias palavras, o anúncio de pré-candidatura ao governo, restringindo alianças apenas aos partidos de esquerda. 

Em Criciúma, o deputado estadual Gelson Merisio participava de evento do PSB com a presença de Paulinho Bornhausen e reafirmava sua disposição de concorrer ao governo, rechaçando qualquer possibilidade de aliança com o PMDB. Merisio tem a presidência estadual do partido e um plano de ser candidato a governador com PP e PSB como aliados iniciais; 

Rodrigues tem em Julio Garcia o principal aliado e busca mais aproximação com o PMDB – de quem, de maneira reservada, aceita ser vice. Ambos contam com o PSDB, que precisa buscar apoio para sua candidatura presidencial e, acredita-se, pode abrir mão da cabeça de chapa em nome da candidatura à reeleição ao senado de Paulo Bauer. A sorte está lançada.
                              
O fator PSB e o DEM
O comando estadual do PSB naturalmente observa a guinada à esquerda que o partido está dando no âmbito nacional, numa volta às raízes. Para não estar numa composição de apoio a Ciro Gomes ou até mesmo a Lula, os Bornhausen podem decidir trocar de sigla até abril do ano que vem, e o destino mais natural seria o DEM, para onde também pretende migrar o deputado federal João Paulo Kleinübing, que planeja concorrer ao senado. Paulinho Bornhausen, no evento de Criciúma, disse que não será candidato a deputado federal. Ou concorre à majoritária, ou fica de fora da eleição.