sexta-feira, 20 de março de 2020

Passeata contra o coronavírus? Sim, aconteceu em Pernambuco, veja o vídeo






Por Rafael Campos – Portal Metrópoles

A principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a disseminação do coronavírus é o isolamento social. Mas parece que alunos de três escolas estaduais de Pernambuco não entenderam bem o conceito.

A principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a disseminação do coronavírus é o isolamento social. Mas parece que alunos de três escolas estaduais de Pernambuco não entenderam bem o conceito.

Beba na Fonte>

Coronavírus: ‘Patrões, liberem nossas mães. Mas continuem pagando’


Este texto foi publicado originalmente em edição extra da newsletter do Intercept Brasil. Ela é enviada aos sábados, mas durante a cobertura do coronavírus teremos edições extraordinárias.( Foto: David Turnley/Getty Images)


ESTE TEXTO É UM PEDIDO: deixe sua empregada em casa durante a crise de coronavírus e siga pagando seu salário ou diária. Essas mulheres, em sua maioria, são mães, chefes de família e financeiramente vulneráveis.

Como netos, filhos e sobrinhos de mulheres que encontraram no trabalho doméstico a solução para não morrer de fome – as mulheres de nossa família são migrantes do interior e chegaram à cidade grande apenas com a roupa do corpo —, afirmamos: sua empregada dificilmente pedirá quarentena. O motivo? Ela precisa do salário.

Temos 20 e poucos anos, fazemos faculdade e estágio, e agora estamos de home office por tempo indeterminado por conta do coronavírus. O nosso trabalho nos permite isso. Mas nossas avós, mães e tias não têm essa opção.
Nos últimos dias, o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus chamou atenção dos leitores da coluna do Lauro Jardim. Os patrões, moradores de um bairro de classe alta do Rio de Janeiro, foram testados positivo para a covid-19 e se colocaram em quarentena — com a empregada não infectada junto.

Outro caso aconteceu em Feira de Santana, na Bahia: uma mulher que voltou de viagem da Itália, contaminou sua empregada que, por sua vez, contaminou seus pais idosos. O mais recente, ocorrido em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, foi fatal: uma idosa de 63 anos faleceu com sintomas de coronavírus. A vítima teve contato com sua empregadora, que veio da Itália e testou positivo para a covid-19. A morte foi confirmada na estatística do coronavírus.

Quem cresceu sentindo os efeitos da falta de direitos básicos trabalhar em condições de risco não assustam. Pelo contrário: fazem parte da história das mulheres de nossas famílias que relatam situações de desmandos e prepotência na casa dos patrões.

É sobre opressão social que falamos. Para manter seus privilégios, empregadores têm colocado em risco a vida da empregada, da família da empregada, a sua própria vida e a vida de sua família — sem contar o trajeto que a empregada faz na ida e na volta, porque o rastro de pessoas infectadas pode ser enorme. A cada espirro ou tosse de alguém dentro do ônibus, elas nos relatam ter um ataque de pânico com medo de contrair o vírus.

Já mostramos que o coronavírus não é democrático. O contágio pode afetar gente de diferentes classes sociais, mas nem todos terão o mesmo acesso a tratamento médico. Enquanto empregados morrem, seus patrões infectados seguem vivos. E não é difícil adivinhar o porquê: muitas mal têm acesso à água potável para consumo, que dirá para lavar as mãos regularmente. Além disso, as condições exigentes de trabalho e de vida as deixam com a saúde mais frágil.

Mas, afinal, qual é a saída?....


No rastro autoritário de Bolsonaro, ASEPI DETERMINA ilegalmente causa pública privativos dos órgãos dos governos

A função de uma associação é opinar, recomendar e sugerir em assembleia causas de interesse objetivo dos associados nunca determinar causas pública que são privativos dos órgãos dos governos.

Usando de forma deturpada o decreto de situação de emergência baixado pelo Governo do Estado de Santa Catarina a ASEPI – Associação de Surf e Ecologia da Praia de Itapirubá, "DETERMINA" em nota causas públicas que são privativos dos órgãos dos governos.

A função de uma associação é opinar, recomendar e sugerir em assembleia causas de interesse objetivo dos associados nunca determinar causas pública que são privativos dos órgãos dos governos.

A literatura jurídica é vasta sobre o assunto como, por exemplo, o art. 78 do Código Tributário Nacional (CTN) disciplina o tema no seguinte sentido:

“Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.” O seu parágrafo único complementa que “considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder”.

Portanto neste momento de comoção nacional epidêmica a melhor prática para dirigentes comunitários é tranquilidade e contribuir orientando turista, moradores, praticante do surf e esportes náuticos a importância de respeitar as orientações das autoridades sanitárias e em caso de insistência em infringir a lei denunciar a Policia para tomar as devidas providências,mas nunca exercer poder de polícia.

A unidade de ação contra o COVID-19 e fundamental, mas dentro da legalidade.

Veja na íntegra a "DETERMINAÇÃO" da ASEPI


quinta-feira, 19 de março de 2020

O SUS é para 85% da população outros 15% devem ser atendidos pelos planos de saúde, diz Mandetta


A pandemia vai atingir principalmente os menos favorecidos, que não tem acesso à água e nem condições de comprar álcool - gel. 
Conhecendo Bolsonaro e Guedes que defendem aprivatização do SUS, o Ministro da Saude não vai aguentar muito no cargo. Acabou de dizer em entrevista coletiva que 15% da população tem plano de saúde e não devem procurar os postos do SUS. Em outras palavras: os planos de saúde tem que se virar construindo alternativas. O SUS é para os outros 85% da população. Ele está correto.






Brasil tem 621 casos e seis mortes confirmadas por novo coronavírus

6 Estados já apresentam transmissão comunitária( RJ –SP – SE -  PE – RS).
Por ESTADÃO

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira, 19, que o Brasil já contabiliza 621 casos confirmados de novo coronavírus, com seis mortes causadas pela doença. Até ontem eram 428 infectados com três óbitos.

Segundo o ministério, são pelo menos oito estados com transmissão sustentada de novo coronavírus.


Melhor arma contra o coronavírus – Se puder fique em casa.

Depende também de nós a vitória contra a contaminação.
Vamos cortar a corrente do vírus. 
Todos em casa!!!

Integrante bolsonarista do Pânico, da Jovem Pan, dá tiro para o alto durante panelaço

A pena é de reclusão, de dois a 4 quatro anos, e multa. Inafiançável.

Por Davi Nogueira

O humorista Alba Expider, do programa Pânico, da rádio Jovem Pan, compartilhou em sua conta do Twitter um vídeo em que dá um tiro para o alto durante o panelaço contra o governo Bolsonaro.

Alba apagou o vídeo momentos depois, mas a internet recuperou.
O que ele fez precisa chegar às autoridades.

O Estatuto do Desarmamento, artigo 15, fala sobre “disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime”.

A pena é de reclusão, de dois a 4 quatro anos, e multa. Inafiançável.

Assista:

@albaexpider Vi que postou um vídeo e apagou logo em seguida, não se preocupe, salvei aqui caso queira vê-lo mais vezes

— Everton (@XnotEver) March 19, 2020

Beba na Fonte> Diário do Centro do Mundo.

Ao atacar a China, Eduardo Bolsonaro imitou Trump, e é preciso perguntar: O que ele ganha com isso?

Eduardo Bolsonaro é recebido pelo presidente dos EUA, Donald Trump  Imagem: Joyce N. Boghosian/Casa Branca

Por Joaquim de Carvalho

Tudo o que o Brasil não precisa agora é comprar uma briga com a China, que é o maior parceiro comercial do Brasil. E por que Eduardo Bolsonaro atacou a China com um argumento de teoria da conspiração, sem base alguma?

A resposta é o alinhamento automático com os Estados Unidos, que a Embaixada da China no Brasil identificou na sua postagem mais recente.

“As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”, afirmou a Embaixada.

A pergunta que se deve fazer é por que o filho do presidente decidiu colocar em risco a relação do país com a China. O Brasil não ganha, mas...


Para enfrentar o coronavírus é vital proteger idosos e doentes crônicos; o que fazer

Isso significa que cada idoso ou portador de doença crônica protegido do contágio será um paciente grave a menos na fila dos hospitais.


Há um ponto vulnerável na dinâmica da epidemia de Covid 19 que é a distribuição de casos graves concentrados em faixa etárias mais idosas e em portadores de doença crônica.

A doença se mostra relativamente benigna em faixas etárias mais jovens na imensa maioria dos casos.

Os gráficos abaixo dão a noção exata desse fenômeno...

Beba na Fonte> Vi o Mundo.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Bolsonaro vai permitir que empresas cortem 50% do salário de trabalhadores

Sempre nas costas dos trabalhadores  
“Medidas do governo Bolsonaro fazem parte de um pacote para atenuar a crise gerada pela pandemia do novo coronavíru”.

O governo Jair Bolsonaro vai permitir que empresas cortem pela metade jornada e salários de trabalhadores para tentar atenuar a crise gerada pela epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

As medidas fazem parte de um pacote que a equipe econômica pretende enviar ao Congresso para evitar demissões por conta da queda na atividade econômica no país. As informações são da Folha.

Segundo o governo, a proposta não altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas fará uma flexibilização dela, que seria temporária e valeria apenas durante a crise do coronavírus.

Pelas regras anunciadas pelo Ministério da Economia, as empresas devem continuar pagando pelo menos o salário mínimo. Também não pode ser reduzido o salário hora do trabalhador.

Professor da UFSC especialista em pandemias indica medidas de proteção para a ida ao mercado


Por Notícias da UFSC

O professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Oscar Bruña-Romero estabeleceu algumas medidas de prevenção fundamentais no combate à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). 

Ele traz orientações a serem utilizadas no cotidiano da população, como ao usar um veículo ou na ida ao mercado. Bruña-Romero é doutor pela Universidad de Navarra, na Espanha, e tem experiência em imunologia, biologia molecular, virologia/parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vírus recombinantes, desenvolvimento de vacinas e diagnóstico imunológico e molecular de doenças infecciosas.

“Esta semana ainda poderemos ir ao mercado sem máscara. Quando os casos começarem a aumentar, pode ser que tenhamos que escolher horários do dia em que o mercado esteja mais vazio”, alertou o professor. Ele esclareceu que a máscara cirúrgica comum não protege e só serve para evitar que uma pessoa doente espalhe ainda mais a infecção.

Veja as medidas de precaução definidas pelo professor:

1. Nunca fique a menos de um metro de outro ser humano;

2. Considere sempre a sua mão suja. Nunca leve a mão à boca, ao olho ou nariz enquanto estiver no mercado, nem para coçar, nem para tocar nos cabelos;

3. Pague suas compras no cartão. Não aceite moedas e muito menos notas de papel até depois da pandemia;

4. Guarde álcool gel e álcool 70 com um rolo de papel toalha no carro. Coloque as compras no porta-malas e, em seguida, abra a porta do carro e passe álcool gel na mão (ainda fora do veículo). Molhe uma folha de papel toalha com álcool 70 e passe no volante, no freio de mão e na alavanca das marchas. Passe também na maçaneta (alavanca) da porta de dentro do carro, nos controles dos vidros e nos controles do rádio. Não faça desinfecção do carro por fora, é necessário sempre considerar que o veículo possa estar contaminado. Feche a porta, sente-se e desfrute a viagem;

5. Higienize os alimentos ao chegar em casa, principalmente aqueles que serão consumidos crus. Lave em água corrente e mergulhe as verduras e frutas em uma solução contendo água sanitária diluída em água. Observe no rótulo da água sanitária a diluição ideal e o tempo necessário para deixar o alimento em imersão. Se não tiver essa informação no rótulo, busque outra marca, pois alguns produtos não devem ser utilizados em alimentos. Depois disso, enxágue com bastante água. Passe álcool 70 em embalagens de alimentos que serão armazenadas.;

6. Caso tenha comprado itens que não são comestíveis, passe um álcool 70 neles ou deixe ao sol direto por duas horas, no mínimo;

7. Sempre que chegar em casa da rua, tire os sapados e troque a roupa. Lave os braços até o cotovelo. É fundamental ter uma ‘roupa de casa’, e a ‘roupa de rua’ que não quiser lavar diariamente, deixe sempre no mesmo lugar. Volte a vesti-la apenas imediatamente antes de necessitar sair para a rua novamente. Não transite em casa com ‘roupa de rua’.

8. Passe álcool 70 em todas as torneiras das pias de casa uma vez por dia, nas maçanetas das portas e nas chaves de casa e do carro;

9. Passe álcool 70 no seu celular, tablet, notebook, teclados e mouse uma vez por dia. Considere-os sempre sujos (lave as mãos ou passe álcool gel depois de usar);

10. E, claro, sempre em caso de dúvida: lave as mãos.

Boas compras!


terça-feira, 17 de março de 2020

EMERGÊNCIA - Santa Catarina já tem transmissão comunitária em franca expansão na região Sul

 Estão suspensos todos os eventos, independentemente do número de pessoas, celebrações religiosas e até festas de aniversário. O transporte urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros também, pelo período de sete dias. Comércio, shoppings e restaurantes devem fechar. Novas entradas na rede hoteleira serão suspensas.

O governador do Estado, Carlos Moises da Silva, concedeu uma entrevista coletiva na noite desta terça-feira (17) e anunciou que Santa Catarina está em situação de emergência. Medidas severas foram anunciadas, para impedir o avanço do novo coronavírus.

Santa Catarina já tem a chamada transmissão comunitária na região Sul.

Estão suspensos todos os eventos, independentemente do número de pessoas, celebrações religiosas e até festas de aniversário. O transporte urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros também, pelo período de sete dias. Comércio, shoppings e restaurantes devem fechar. Novas entradas na rede hoteleira serão suspensas.

As restrições não atingem serviços considerados essenciais, como revendas de gás e água, farmácias, supermercados, postos de combustíveis, telecomunicações e serviços funerários. Tais medidas valem a partir de quarta-feira (18).

Também foi anunciado o repasse de recursos do Ministério Público, do Tribunal de Contas e a devolução de valores do Poder Legislativo, além da liberação de recursos do Estado.

Veja o Decreto na Integra:

DECRETO

Art. 1º Fica declarada situação de emergência em todo o território estadual para fins de prevenção e combate à epidemia do COVID-19.

Art. 2º Para enfrentamento da emergência de saúde pública declarada no art. 1º deste Decreto, ficam suspensas, em todo o território estadual, sob regime de quarentena, nos termos do inciso II do art. 2º da Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, pelo período de 7 (sete) dias:

I – a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros;

II – as atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral;

III – as atividades e os serviços públicos não essenciais, no âmbito municipal, estadual e federal, que não puderem ser realizados por meio digital ou mediante trabalho remoto; e

IV – a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro.
§ 1º Para fins do inciso II do caput deste artigo, consideram-se serviços privados essenciais:
I – tratamento e abastecimento de água;
II – geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
III – assistência médica e hospitalar;
IV – distribuição e comercialização de medicamentos e gêneros alimentícios, tais como farmácias, supermercados e mercados;

V – funerários;

VI – captação e tratamento de esgoto e lixo;

VII – telecomunicações;

VIII – processamento de dados ligados a serviços essenciais; e IX – segurança privada.

§ 2º Para fins do inciso III do caput deste artigo, no âmbito do Poder Executivo Estadual, consideram-se serviços públicos essenciais, as atividades finalísticas da:

I – Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP);
II – Secretaria de Estado da Saúde (SES);
III – Defesa Civil (DC); e
IV – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).

§ 3º Resolução do Grupo Gestor de Governo poderá considerar outros órgãos ou outras entidades do Poder Executivo Estadual como prestadores de serviços públicos essenciais.

Art. 3º Ficam suspensos, em todo território catarinense, pelo período de 30 (trinta) dias, eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.

Art. 4º Além de todas as determinações até aqui registradas, nas regiões em que já tiver sido identificado o contágio comunitário da COVID-19, as indústrias deverão operar somente com sua capacidade mínima necessária.

Art. 5º O disposto neste Decreto não invalida as providências determinadas no Decretos nº 509, de 17 de março de 2020.

Art. 6º Os casos omissos e as situações especiais serão analisados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com prazo de vigência limitado ao disposto nos §§ 2º e 3º do art. 1º e no art. 8º da Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.


Comissão aprova MP do contrato Verde e Amarelo, que vai à Câmara

“Com uma crise mundial acontecendo e com uma recomendação do Senado para que a gente busque evitar o risco de contágio, reúne-se para votar a retirada de direitos do trabalhador brasileiro”. Protestou o Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A comissão mista destinada a analisar a medida provisória que cria o contrato Verde e Amarelo aprovou nesta 3ª feira (17.mar.2020), por votos 14 a 1, o parecer sobre o texto. O projeto foi ampliado em relação ao que chegou do Executivo. Agora precisa passar pela Câmara e pelo Senado. Foi a única comissão que funcionou no Senado devido à crise do novo coronavírus. Eis a íntegra do relatório (712 KB).

O governo lançou o pacote de medidas em novembro para impulsionar a contratação de jovens de 18 a 29 anos no mercado de trabalho. O conjunto de ações foi apelidado de “Programa Verde Amarelo” e promete reduzir o custo de contratação dessa faixa etária em 30%.

Inicialmente, estava previsto também que o plano impulsionasse a contratação de pessoas com 55 anos ou mais, mas esse grupo acabou excluído da versão final do...

Beba na Fonte> Poder 360.

“Cuidem dos idosos. É hora de filho cuidar de pai”, diz Mandetta

O ministro da Saúde reforçou a recomendação de que os idosos recebam atenção especial das famílias durante o enfrentamento ao coronavírus

Por Érica  Montenegro – Portal Metróples

Oministro Luiz Henrique Mandetta reforçou a recomendação de que os idosos recebam atenção especial das famílias durante o enfrentamento do coronavírus no país. “Cuidem dos idosos. É hora de filho e filha cuidarem dos pais”, afirmou Mandetta, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (17/03), que atualizou os números de casos confirmados do novo coronavírus no país.

O ministro também pediu que os pais evitem levar crianças para a casa dos avós. “Muitas vezes, as crianças são portadores assintomáticos. É muito difícil evitar o contato de um avô, uma avó com um neto. Não podemos deixar nossos idosos em risco”, afirmou.

De acordo com Mandetta, a saúde dos idosos é prioritária para evitar o estrangulamento das unidades de terapia intensiva do país, pois o grupo tende a apresentar quadros mais graves da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem atualmente 291 casos confirmados de coronavírus, há ainda 8.819 pacientes suspeitos e 1.890 casos descartados para a infecção pelo novo vírus

Comissão para ações contra o coronavírus analisa propostas da relatora

Deputada Catarinense Carmen Zanotto é coordenadora da Frente Parlamentar da Saúde

Por Congresso Em Foco

A comissão externa que analisa propostas de ações preventivas ao coronavírus no Brasil está reunida para analisar propostas da relatora, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), e analisar requerimentos. Tendo em vista orientação da Câmara quanto ao acesso aos plenários de reuniões de comissão, como medida de prevenção à propagação do coronavírus, a reunião é restrita aos parlamentares, consultores e secretaria da comissão.

Urgente!!!!!! Pedido de impeachment de Bolsonaro é apresentado na Câmara; veja a íntegra

O autor cita cinco crimes de responsabilidade cometidos por Jair Messias Bolsonaro. O último foi incentivar e comparecer nas manifestações - em plena pandemia do coronavírus - com mensagens contra os poderes.

Por Erick Mota -  Congresso em Foco

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é alvo de um pedido de impeachment apresentado na Câmara dos Deputados. O pedido foi feito pelo deputado distrital, Leandro Grass (Rede-DF). 

Dentre os motivos apresentados, estão os constantes ataque do chefe do Executivo contra a imprensa, aos poderes e o recente endosso do presidente para que acontecessem, a despeito das orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), as manifestações do último domingo (15).

Bolsonaro, que deveria estar de quarentena por ainda ter a possibilidade de estar com coronavírus, compareceu a uma delas, e, ao lado de cartazes contra o Legislativo e o Judiciário, tirou fotos com os manifestantes e pegou nas mãos deles, contrariando orientações do Ministério da Saúde.


Coronavírus: da primeira leva de leitos de UTI, 20 são para SC

Santa Catarina de 843 Leitos de UTI adulto passamos para 863 (mais 20). Foto NSC.

Por Correio Brasiliense

Os dois mil leitos de UTI que o governo federal vai instalar nos estados representam 6,9% da quantidade de UTIs adultas que existem registradas no Ministério da Saúde. No total, conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), são 28.885 leitos de UTI em todo o país com a participação da União, ou seja, são aquelas em que o governo federal contribui com repasses para a manutenção.

Distribuição estadual


Veja a quantidade de leitos de UTI adulta que cada estado tem e a distribuição de 540 leitos ofertados pelo governo federal de forma imediata

UF    Leitos de UTI adulto    Leitos a mais
Acre    48                                    10
Alagoas    299                             10
Amazonas    271                         10
Amapá    46                                10
Bahia    1.478                             40
Ceará    802                                20
DF    929                                    10
Espírito Santo    716                  10
Goiás    1.053                             20
Maranhão    572                         20
Minas Gerais    3.096                 50
Mato Grosso do Sul    352          10
Mato Grosso    592                     10
Pará    613                                   20
Paraíba    454                             10
Pernambuco    1.348                  20
Piauí    227                                 10
Paraná    2.016                            30
Rio de Janeiro    3.968                40
Rio Grande do Norte    458        10
Rondônia    231                          10
Roraima    25                             10
Rio Grande do Sul    1.630        30
Santa Catarina    843               20
Sergipe    241                            10
São Paulo    6.452                     80
Tocantins    125                        10
Total    28.885                       540