sábado, 30 de outubro de 2021

A PRIVATIZAÇÃO DOS RIOS E O LUCRO ACIMA DA VIDA

Às vésperas da realização da Cúpula do Clima, no próximo domingo, é preciso refletir sobre que Estado queremos.

por Anderson Pereira

Atualmente, está em curso no Brasil uma política que prevê a entrega dos seus recursos hídricos para a iniciativa privada. Às vésperas da realização da Conferência Internacional do Clima (COP26), no próximo domingo (31), na Escócia, este é um assunto que precisa ser discutido por todos os brasileiros.

Beba na fonte> https://vermelho.org.br/2021/10/30/a-privatizacao-dos-rios-e-o-lucro-acima-da-vida/


 

“CALOTE”: PEC DOS PRECATÓRIOS AFETA PAGAMENTO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Medida pode atrasar valores relacionados ao antigo Fundef; economista defende revogação do teto de gastos como solução. Foto - Justin Tallis/AFP

Cristiane Sampaio - Brasil de Fato

Duramente criticada por especialistas, parlamentares de oposição e até do campo da direita liberal, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 23/2021 – apelidada de “PEC dos Precatórios” – coleciona polêmicas também entre professores da rede pública de estados e municípios.

Isso porque, ao propor o parcelamento das dívidas obtidas pela União em condenações na Justiça, a medida tende a afetar o cronograma de recebimentos dos docentes de estados que venceram causas judiciais relacionadas ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006.  

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2021/10/30/calote-pec-dos-precatorios-afeta-pagamento-de-professores-da-rede-publica


 

Vítimas de danos causados por algoritmos de Inteligências Artificiais buscam garantia de reparação de danos no Brasil


 Uma Carta Aberta [abaixo, leia a íntegra] de 25 pesos-pesados do Direito aplicado à tecnologia alerta o Senado Federal para a necessidade de mudança no projeto de lei que estabelece um marco legal para a inteligência artificial no Brasil. 

O documento, associado a um abaixo assinado, foca no problema com o regime de responsabilidade subjetiva previsto no texto do PL 21/20, já aprovado na Câmara...

Beba na fonte> https://www.esmaelmorais.com.br/2021/10/vitimas-de-danos-causados-por-algoritmos-de-inteligencias-artificiais-buscam-garantia-de-reparacao-de-danos-no-brasil/

BRASIL CONSCIENTE E GRITA!: Conheça a turma que começou a turbinar a candidatura de Moro

Ilustração: Rodrigo Bento/The Intercept Brasil, Agência Brasil

Por Joao Filho – Intercept

A candidatura de Sérgio Moro é o novo balão de ensaio da terceira via para as próximas eleições presidenciais. A turma do “nem Lula, nem Bolsonaro” agora tenta emplacar um candidato que perseguiu Lula enquanto juiz para tirá-lo da disputa presidencial, ostentou o status de super ministro do governo de extrema direita e depois foi trabalhar em uma consultoria que atua para ajudar a recuperar financeiramente a Odebrecht, a construtora que ele ajudou a falir quando usava toga. Essas são as credenciais éticas e morais daquele que é incensado como um herói moderado e anticorrupção.

Nesta semana, o movimento pela candidatura do ex-juiz tomou corpo. Entre as iniciativas para bombar a candidatura está o lançamento de um livro escrito por Moro chamado “Contra o sistema de corrupção”. Sim, o homem que “sempre violou

Beba na fonte> The Intercept

 

VÍDEO: RAYSSA LEAL SUPERA CAMPEÃ OLÍMPICA E CONQUISTA ETAPA DO MUNDIAL DE SKATE

A brasileira precisou e conseguiu superar uma nota 8 da campeã olímpica Momiji Nishiya. – Foto: Reprodução

 Neste sábado (30), a “fadinha” Rayssa Leal conquistou mais um troféu. Dessa vez, na etapa de Lake Hanasu, no Arizona (EUA), a decisão foi mais difícil. A brasileira precisou e conseguiu superar uma nota 8 da campeã olímpica Momiji Nishiya.

Na última manobra, a nota 6.3 garantiu o lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial de skate street. Em agosto, Rayssa já havia ficado em primeiro lugar na etapa de Salt LakeN City.

Beba na fonte> Diário do Centro do Mundo

“BOLSONARO O MERCADOR DA DESGRAÇA” VETA NOVOS MEDICAMENTOS CONTRA COVID NO SUS

Em plena pandemia com mais de 600 mil mortos e outros milhares de sequelados, governo Bolsonaro continua disseminando maldades...

Tinham-se dúvidas! Elas foram dissipadas com a atitude de Bolsonaro vetar novos remédios contra a covid - 19 dentro do sistema único de saúde (SUS). Para ele o povo que se "exploda", que “vá se virar”, como disse Guedes em Live.

Beba na fonte> https://br.financas.yahoo.com/noticias/governo-deixa-novos-medicamentos-para-160000575.html

EM PALCO DO G20, MOVIMENTOS PLANEJAM PROTESTOS INSPIRADOS NAS LUTAS DE GÊNOVA DE 2001

Militantes antiglobalização são atacados pelas forças de segurança durante o encontro do G8, em julho de 2001 - GABRIEL BOUYS / AFP

Janaina Cesar - Brasil de Fato | Roma (Itália)

Neste final de semana, dias 30 e 31 de outubro, acontece em Roma a cúpula dos líderes do G20. Na agenda, temas como mudança climática, pandemia e economia estarão no centro das discussões das autoridades de governo.

Vale destacar que as contradições relacionadas a essas pautas não são novas, já que se repetem em diferentes fóruns internacionais. Um marco da oposição a políticas surgidas no bojo do neoliberalismo ocorreu 20 anos atrás, em julho de 2001. Ali, a globalização adquiria força e se apresentava como um processo centrado no interesse econômico, não nas necessidades das pessoas.

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2021/10/29/em-palco-do-g20-movimentos-planejam-protestos-inspirados-nas-lutas-de-genova-de-2001
 

LIDERES DO G20 JÁ ESTÃO REUNIDOS NA CAPITAL ITALIANA


Por euronews

Os líderes das maiores potencias mundiais estão na capital italiana para o primeiro encontro presencial do G20 pós-pandemia. Foram recebidos este sábado por Mario Draghi. O primeiro-ministro italiano deu as boas vindas aos chefes de Estado e líderes políticos.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder chinês Xi Jinping também participam neste encontro mas à distância, por vídeo-chamada.

Covid-19, mudanças climáticas, recuperação económica e os impostos às grandes empresas foram os temas na agenda. Este sábado haverá também uma reunião paralela para se discutirem os próximos passos do programa nuclear iraniano.

Na rua, segurança apertada e manifestações contra o poder político. Depois do encontro do G20, a maioria dos chefes de governo viaja de Roma para Glasgow, na Escócia, para participar na conferência climática da ONU, a qual começa este domingo.


sexta-feira, 29 de outubro de 2021

MANIFESTANTES VANDALIZAM PREFEITURA ITALIANA QUE HOMENAGEARÁ BOLSONARO, VÍDEO

Cenas da manifestação contra Bolsonaro em Anguillara Veneta, na Italia. Foto: RiseUp4ClimateChange via Instagram

Guilherme Mendes – Congresso em Foco

Um grupo de manifestantes vandalizou nesta sexta-feira (29) a prefeitura de Anguillara Veneta, cidade de 4.700 habitantes no norte da Itália onde o presidente brasileiro Jair Bolsonaro será homenageado. Bolsonaro, que chegou na Itália para a reunião do G20 em Roma, deve passar pela cidade na região do Vêneto para conhecer a cidade, terra de seu bisavô.

A ação foi realizada pelo grupo “Riseup4ClimateChange” (“Se erga contra pelas mudanças climáticas”, em tradução livre), que se define como um “espaço político autônomo pela justiça climática”...

Beba na fonte> https://congressoemfoco.uol.com.br/area/governo

ESTADOS CONGELAM ICMS SOBRE COMBUSTÍVEL POR 90 DIAS

Ricardo Moraes/Reuters

 Por Rosana Hessel – Correio Brasiliense

O Confaz (formado pelos secretários de Fazenda, Finanças, Economia, Receita ou Tributação dos estados e do Distrito Federal) aprovou, por unanimidade, o congelamento do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias a fim de manter os preços do produto.

 “É preciso ficar claro que o ICMS é apenas um componente dos preços, e, como não houve alteração da alíquota nos últimos anos, não há como associar os reajustes dos combustíveis ao imposto estadual. Esses aumentos se devem à política da Petrobras que atrela seus preços ao mercado internacional do petróleo e ao câmbio. Como essa política da Petrobras está sujeita à volatilidade do mercado internacional, é bastante provável que, havendo aumento do barril de petróleo lá fora, esses reajustes sejam repassados aqui”, disse o presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles, em nota divulgada pela entidade logo após a nota do Ministério da Economia.

Beba na fonte>https://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/estados-congelam-icms-sobre-combustiveis-por-90-dias/

GOVERNADOR MOISES NOMEIA O EX-GOVERNADOR EDUARDO PINHO MOREIRA (MDB) PARA UMA DIRETORIA DO BRDE

MDB entra de cabeça e alma no projeto de reeleição do governador Moises.( foto sc.gov.br)

No fim da tarde de quinta feira, o gov. Moises confirmou Moreira como novo diretor do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), na capital. A posse deverá ser nos próximos dias e encerra uma novela que se arrastava já há algum tempo.

Moreira entra jurando lealdade ao governador e com ele provavelmente o MDB.


 

MPSC RECOMENDA QUE MUNICÍPIO DE LAGUNA FAÇA LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE BALSA PARA TRAVESSIA DE CANAL

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou ao Município de Laguna a realização de licitação para contratação de empresa para prestação de serviço de transporte aquaviário. A empresa que presta o serviço de travessia do Canal da Barra é contratada de forma precária pelo menos desde 2013, sem que haja licitação da concessão pública. 

Beba na fonte>https://mpsc.mp.br/noticias/mpsc-recomenda-que-municipio-de-laguna-faca-licitacao-para-contratacao-de-balsa-para-travessia-de-canal


SANTA CATARINA É PIONEIRA NO BRASIL EM RESTRIÇÃO DE AGROTÓXICO QUE CAUSA MORTALIDADE DE ABELHAS

O FRBL, fundo presidido pelo MPSC, financiou as análises do programa POA, que subsidiaram a CIDASC para a emissão de portaria restringindo o uso de fipronil no estado

Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a restringir o uso de fipronil, agrotóxico identificado como causador de mortandade extensiva de abelhas. A proibição foi determinada em portaria da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), sustentada por análises laboratoriais custeadas pelo Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A norma entrou em vigor no mês de setembro e proíbe a aplicação do agrotóxico sobre as folhas em cultivos catarinenses. Os estudos custeados pelo FRBL apontaram o fipronil, utilizado em plantações de soja, como o agente responsável pela morte de 50 milhões de abelhas no Planalto Norte catarinense, em 2019, nas áreas vizinhas a essas lavouras.

O custeio das análises laboratoriais das abelhas mortas foi parte de um projeto apresentado ao FRBL pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do MPSC, como uma das ações do Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA). O Coordenador do CCO, Promotor de Justiça Eduardo Paladino, explica que o Programa Alimento Sem Risco (PASR) já promovia a análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal com recursos do FRBL, desde 2010. Posteriormente, passou a analisar também resíduos presentes na água distribuída à população (Programa Qualidade da Água) e em alimentos de origem animal (POA).

Com informações MPSC

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

CINEMA: VISÕES DO REAL E O PASSADO ESMIUÇADO


Mostra Internacional de SP: uma seleção de filmes que atesta a vitalidade da produção documental de hoje no mundo. Num deles, um projeto alemão de educação popular para jovens imigrantes e o passado de uma cidade que os explorou sob o nazismo

Se há um gênero que se destaca, nítido, no cipoal de títulos da 45ª Mostra de Cinema de São Paulo, é o documentário. Basta um punhado de filmes para atestar a vitalidade e a variedade da produção documental de hoje no mundo. Vamos a alguns deles, sem mais delongas (lembrando que já falamos na semana passada de dois outros: O garoto mais bonito do mundo Transversais.)

Por José Geraldo Couto no Blog do Cinema do Instituto Moreira Salles



 


 

‘DINHEIRO A DEPUTADOS SUSTENTA BOLSONARO’

 O que sustenta Bolsonaro no cargo? Dinheiro na mão de deputados. É simples. Ele coloca dinheiro. Sabe dinheiro? Bufunfa? Grana? Ele coloca dinheiro na mão dos deputados. É por isso que a Câmara dos Deputados não avança nem para instalar a CPI. No Senado, conseguimos a CPI. Na Câmara, nem instalar a CPI se consegue. É por isso que ele se mantém no cargo”.

A afirmação é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ao TUTAMÉIA. Ele e explica:

Beba na fonte>https://tutameia.jor.br/dinheiro-a-deputados-sustenta-bolsonaro/

 

ROBERTO JEFERSON DIZ QUE BOLSONARO ESTÁ VICIADO EM DINHEIRO E DETONA CIRO NOGUEIRA

Preso e com a saúde debilitada, ex-presidente do PTB ameaça, mais uma vez, chacoalhar a República

Por Pensar Piauí

O ex-deputado federal Roberto Jefferson enviou carta do complexo penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio, em que faz duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). Entre outras coisas, Jefferson diz que os dois se viciaram em dinheiro público, ao se aproximarem de figuras do Centrão, como Ciro Nogueira e Valdemar da Costa Neto.

“O presidente tentou uma convivência impossível entre o bem e o mal. Acreditou nas facilidades do dinheiro público. Esse vício é pior que o vício em êxtase. Quem faz sexo com êxtase tem o maior orgasmo ou ejaculação que o corpo humano de Deus pode proporcionar. Gozou com êxtase, para sempre dependente dele. Desfrutou do prazer decorrente do dinheiro público, ganho com facilidade, nunca mais se abdica desse gozo paroxístico que ele proporpciona. Bolsonaro cercou-se com viciados em êxtase com dinheiro público; Farias, Valdemar, Ciro Nogueira, não voltará aos trilhos da austeridade de comportamento. Quem anda com lobo, lobo vira, lobo é. Vide Flávio”, escreveu.

Jefferson diz também que o seu partido, o PTB, deve ter candidatura própria no ano que vem, que poderá ser o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

“Vamos convidar o Mourão. O PTB terá candidatura própria, quem sabe apoiamos o Bolsonaro no segundo turno”, escreveu.

Beba na fonte na integra: https://pensarpiaui.com/noticia/roberto-jefferson-diz-que-bolsonaro-esta-viciado-em-dinheiro-e-detona-ciro-nogueira.html


 

TSE CASSA DEPUTADO BOLSONARISTA QUE ESPALHOU FAKE NEWS SOBRE URNAS ELETRÔNICAS EM 2018

A íntegra do vídeo que cassou Francischini por fake news; assista

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu o julgamento de ação contra o deputado estadual Fernando Francischini (PSL), eleito à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em 2018, que perdeu o mandato por, segundo o Ministério Público, incitar a população a desprestigiar a Justiça Eleitoral, incutindo em seus ânimos a clara noção de que as eleições brasileiras estavam sendo fraudadas a favor de algum candidato e contra o candidato Jair Bolsonaro, por meio de vídeo postado nas redes sociais.

Devido a pedido de vista, a votação foi interrompida na noite de terça (19/10) quando o placar era de 3 votos a zero pela cassação do mandato de Francischini. Na conclusão do julgamento, nesta quinta-feira (28/10), o resultado ficou em 6 votos a 1 pela cassação do parlamentar do PSL.

“URGENTE: Conseguimos identificar 2 Urnas eletrônicas fraudadas/adulteradas no Paraná. Nosso Advogado do PSL com Promotor e Juiz Eleitoral apreenderam as Urnas e mandaram para Perícia. O BICHO VAI PEGAR AGORA!!!”, diz a chamada do vídeo, publicado no dia da eleição de 1º turno quando as urnas ainda estavam abertas.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, houve abuso do poder de autoridade e utilização indevida de veículos ou meios de comunicação. O órgão destacou os pontos que considerou mais graves na “fake news” de Francischini:

Beba na fonte>https://www.esmaelmorais.com.br/2021/10/a-integra-do-video-que-pode-cassar-francischini-por-fake-news-assista/
 

RELATÓRIO DA CPI REPERCUTE NA MÍDIA MUNDIAL


Por Altamiro Borges

A aprovação no Senado do relatório da CPI do Genocídio repercutiu com força na imprensa mundial. O jornal britânico The Guardian, por exemplo, destacou que a "comissão vota para apoiar a pressão e manter o presidente como responsável por muitas das mais de 600.000 mortes de Covid no Brasil". O também britânico The Times foi ainda mais incisivo: “Comissão conclui que o presidente de extrema-direita expôs deliberadamente o Brasil ao coronavírus”.

Beba na fonte>Leia mais>>>

COTIDIANO DIGITAL


 Pois é… A Apple e a Samsung foram notificadas novamente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por não justificarem a venda de celulares sem carregador na caixa. As marcas foram notificadas ontem e têm até 15 dias para responderem. As empresas já haviam sido acionadas pelo órgão no ano passado. Na ocasião, elas alegaram a falta dos carregadores nas embalagens para uma maior durabilidade dos smartphones. Outra justificativa seria que a iniciativa poderia estimular o consumo consciente. (g1)

A Apple também foi processada na China por conta desta prática. E a Comissão Europeia quer exigir carregador universal para eletrônicos. (TecMundo)

E a figurinha para compartilhamento de links no Stories do Instagram, que substituiu o famoso “arrasta para cima”, não é mais exclusividade de quem tem milhares de seguidores. A rede social anunciou ontem que vai disponibilizar o recurso para todos os usuários. Veja passo a passo para usar a nova função. (g1)

“Facebook Papers”. Com o lançamento das reações para usuários em publicações do Facebook há cinco anos, a companhia passou a programar o algoritmo de seus feeds de notícias para empurrar conteúdos mais provocadores, incluindo publicações que poderiam deixar as pessoas irritadas. Desde 2017, o algoritmo de classificação do Facebook trata a reação de “grr” como cinco vezes mais relevante do que “curtidas”. Ou seja: quanto mais reações, mais engajamento na publicação – e mais dinheiro para a plataforma. Desde então, postagens que provocam raiva viraram terreno fértil para propagação de informações falsas, toxicidade e informações duvidosas. Entenda. (NBC News)

Com informações Canal Meio


VIVER


VIVER – Por canal Meio

A Pfizer anunciou ontem que vai pedir à Anvisa no próximo mês a liberação de sua vacina para aplicação em crianças de cinco a 11 anos. No momento, esse imunizante já é o único autorizado no país para adolescentes entre 12 e 17 anos. (UOL)

O laboratório alemão Merck anunciou ontem que vai compartilhar com 105 países pobres ou emergentes, por intermédio da ONU, a fórmula de seu medicamento molnupiravir, apontado como grande esperança no tratamento da covid-19. Isso permitirá a fabricação de genéricos que chegarão mais rapidamente a menor custo aos habitantes desses países. O Brasil não está na lista. (New York Times)

Enquanto isso... O governador do Rio, Cláudio Castro, sancionou a lei que permite a prefeitos flexibilizarem o uso de máscaras. Na capital, o uso em locais abertos já está suspenso a partir de hoje. (Extra)

Nesta quarta-feira o Brasil registrou 433 mortes por covid-19, perfazendo 606.726 vítimas desde o início da pandemia. Com 346 óbitos, a média móvel em sete dias teve seu 16º dia abaixo de 400 e o terceiro com tendência de estabilidade. (g1)

O Minas Tênis Clube anunciou ontem a demissão do capitão de sua equipe de vôlei, Maurício Souza, em decorrência de uma publicação homofóbica em redes sociais. Ele já havia sido suspenso da equipe e multado por pressão de patrocinadores. Ele se retratou, mas, marotamente, publicou as desculpas para 100 pessoas no Twitter, enquanto a postagem original no Instagram atingiu quase 300 mil seguidores. E ontem Maurício publicou um vídeo se desculpando “por defender aquilo em que acredita”. Foi a gota d’água. (Globo Esporte)

Não foi só isso. Renan Dal Zotto, técnico da seleção masculina de vôlei, cortou Maurício da equipe, dizendo que no grupo não há “espaço para profissionais homofóbicos”. (Globo)

A Copa do Brasil 2021 vai, com certeza, para um Atlético. O Mineiro garantiu a vaga na final ao vencer o Fortaleza por 2 x 1. Já o Paranaense atropelou o Flamengo e fez 3 x 0 em pleno Maracanã. (Globo Esporte)

Panelinha no Meio. Tudo o que não queremos nesse momento é que as coisas acabem em pizza. Por isso a receita hoje o calzone, uma pizza ao contrário, em que cobertura vira recheio. Nesse caso, o calzone de queijo com tomate, mas massa é mesma para o que sua criatividade sugerir para rechear.

 

TECH NO PRÓXIMO NÍVEL


 Por Canal Meio

A conectividade do 5G pode afetar não somente as empresas, mas também toda a sociedade. Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, a tecnologia pode gerar 22,8 milhões de empregos até 2035. Entre os aspectos positivos estão a contribuição para a boa saúde e bem-estar com a melhora da infraestrutura, a promoção de indústrias sustentáveis e o fomento à inovação. No setor produtivo, o agronegócio é uma das áreas mais promissoras com o progresso da tecnologia. Entenda os impactos do 5G na transformação digital das indústrias.

Marcado para 4 de novembro, o leilão do 5G no Brasil pode levantar até R$ 3 bilhões para o Tesouro Nacional, disse ontem superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino. Quinze empresas apresentaram documentação de credenciamento para participar. Considerando os valores dos lotes de frequência definidos no edital, o governo pode arrecadar até US$ 10 bilhões no total, nos quais US$ 7 bi serão destinados à implantação de internet em escolas públicas no Brasil. O restante iria para o Tesouro, segundo o superintendente. (Forbes Brasil)

Meio em vídeo. A nuvem hoje não está mais só atrelada ao armazenamento de dados. Para o comércio, a nuvem pode criar todo um sistema que permite facilitar os negócios. Você sabia da possibilidade de você usar o rosto das pessoas no lugar das senhas? Mas será que o seu serviço de nuvem permite isso? Confira no Meio Digital. (YouTube)

CPI DA COVID ENTREGA RELATÓRIO AO TCU E REBATE “INDIGNAÇÃO” DE LIRA


 Por Poder360 -  Nicholas Shores

A cúpula da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado rebateu nesta 5ª feira (28.out.2021) as críticas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que afirmou ser “inaceitável” que o colegiado peça o indiciamento de deputados em seu relatório final. O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que a defesa, por Lira, de congressistas que recomendaram a pacientes de covid o uso de hidroxicloroquina é “inacreditável“.

Não tínhamos como deixar de sugerir o indiciamento dos parlamentares, uma vez que há provas sobejas da conduta criminal deles“, declarou Renan a jornalistas na sede do TCU (Tribunal de Contas da União). Os senadores entregaram nesta 5ª feira (28.out.2021) uma cópia do relatório final da CPI à presidente da Corte de contas, Ana Arraes, e ao ministro Bruno Dantas.

O relator do colegiado disse ainda que Lira tem “muita preocupação” com uma possível investigação do TCU sobre as emendas de relator ao...

Beba na fonte>Poder 360.

LABORATÓRIO DE DIDIER RAOULT, GURU DA CLOROQUINA, É DENUNCIADOÀ PROCURADORIA FRANCESA POR TESTES ILEGAIS


Por Willy Delvalle

Didier Raoult é o diretor do Institut Hospitalo-Universitaire Mediterranée Infection, localizado em Marselha, no sul da França. Foto: YouTube/IHU Méditerranée Infection

A Agência Francesa de Segurança do Medicamento (ANSM) denunciou o professor Didier Raoult à Procuradoria da República após descobrir que ele realizou testes com antibióticos para tuberculose sem autorização dos órgãos competentes.

Um dos pacientes usados como cobaia, um homem romeno, de 39 anos, sem teto, teria precisado de cirurgia depois de desenvolver problemas renais. Depois da intervenção, ele teria precisado usar uma sonda por 9 meses. Outro paciente, de mesma nacionalidade, também foi hospitalizado em urgência.

Uma investigação conduzida pela rede pública dos hospitais de Marselha (AP-HM) concluiu nesta quarta-feira que o Institut Hospitalo-Universitaire dirigido por Raoult continuou prescrevendo tratamentos “experimentais” contra a tuberculose apesar de ter recebido reservas da agência francesa do medicamento.

Uma reportagem do site Mediapart publicada no último dia 22 revelou que um menor de

Beba na fonte> Diário do Centro do Mundo


terça-feira, 26 de outubro de 2021

DISCURSO HISTÓRICO DO SENADOR RENAN CALHEIROS NA VOTAÇÃO FINAL DO RELATÓRIO DA CPI DA COVID

"Passamos aqui mais de 400 horas de reunião defendendo vidas. Essa CPI é histórica e jamais será esquecida", disse Renan.

 Renan com dureza e precisão:

"O caos do governo Jair Bolsonaro entrará para a história como o mais baixo degrau da indigência humana e civilizatória. Reúne o que há de mais rudimentar, infame e sombrio da humanidade";

"Este relator está sobejamente convencido de que há um homicida homiziado no Palácio do Planalto. Sua trajetória é marcada pela pulsão da morte, pelo desejo de exterminar adversários, de armar a população e cultuar carniceiros assassinos como Brilhante Ustra, Augusto Pinochet, Strossner, Alfredo Strossner, Adolf Hitler e outros infames que completam a galeria tenebrosa de facínoras da humanidade. Bolsonaro está ao lado deles";

"Nós não esqueceremos. O Brasil é o sétimo país na relação habitantes-percentual de mortes, com 2,819 óbitos por milhão de habitantes";

"Eliminamos a agenda da morte repondo a verdade. O maior mérito dessa CPI foi existir, funcionar e iluminar as catacumbas da inoperância, da má-fé, da desonestidade e da morte. Os responsáveis estão apontados, seus crimes fartamente descritos e tipificados. É preciso a responsabilização penal".

Com informações uol, g1


ZÉ TROVÃO: MAIS UM GÂNGSTER É PRESO. CHEGARÁ A VEZ DE BOLSONARO E DEMAIS

“Um a um, dos que ameaçaram a democracia e auxiliaram o vírus a matar, estão sendo devidamente detidos pela Justiça”, diz Ricardo Kertzman. Zé Trovão é preso  - (crédito: Redes sociais/Reprodução).

 Por Ricardo Kertzman

Roberto Jefferson, criminoso contumaz, está em cana.

Daniel Silveira, criminoso novo, idiota útil, está em cana. Sara Winter — criminosa de baixa expressão —, a noiva do Chucky, o boneco assassino, já foi em cana. Allan dos Santos, criminoso de altíssima periculosidade, sedizente jornalista, encontra-se (ilegalmente) foragido nos EUA e será preso. Zé Trovão, caminhoneiro nas vagas e arruaceiro profissional, se entregou à polícia.

Todos conspiraram contra a democracia...

 Beba na fonte>https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/10/4958


 

MPSC INGRESSA COM AÇÃO CONTRA DECRETO DE CRICIÚMA QUE DISPENSA USO DE MÁSCARAS

Órgão argumenta que decreto é ilegal por contrariar Lei Federal e Decreto Estadual (Foto: Rafaela Custódio/Arquivo/Portal Engeplus)

Por Engeplus

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou com ação civil pública com pedido liminar urgente para suspender os efeitos de decreto municipal de Criciúma que dispensa o uso de máscaras nos ambientes externos da cidade. A norma municipal, sustenta o MPSC, é ilegal por contrariar a Lei Federal e o Decreto Estadual que fixam regras para o combate à pandemia. A ação ainda pende de decisão judicial.

A ação foi ajuizada pela 5ª Promotoria de Justiça de Criciúma na manhã desta terça-feira, dia 26, e ação visa o resguardo dos direitos da população não só da cidade, mas de toda a região, que será impactada com a flexibilização do uso da máscara sem que houvesse por parte do município de Criciúma um planejamento e um estudo regionalizado que indicasse inclusive o impacto negativo que a medida causaria aos municípios vizinhos.

De acordo com o promotor de Justiça Fred Anderson Vicente, o decreto n. 1.532/2021, do município de Criciúma afronta expressamente a determinação contida no artigo 3º-A, da Lei Federal n. 13.979/2020 e o  Decreto Estadual n. 1.371/2021, quanto à obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual.

A Lei Federal traz a seguinte disposição: É obrigatório manter boca e nariz cobertos por máscara de proteção individual, conforme a legislação sanitária e na forma de regulamentação estabelecida pelo Poder Executivo federal, para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos coletivos.

Já o Decreto Estadual estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em todo o território estadual, em espaços públicos e privados, com exceção dos espaços domiciliares.

Segundo o Ppromotor de Justiça, a competência de cada um dos entes para adotar medidas restritivas no respectivo território fica preservada, cabendo ao Estado impor medidas restritivas necessárias ao seu âmbito territorial ou quando extrapolar o âmbito do interesse local dos municípios. Uma vez adotada medidas pelo Estado de âmbito estadual ou regional, sua observância é obrigatória pelos municípios.

"Assim, os municípios podem editar normas em assuntos de interesse local, desde que visem dar mais proteção à saúde, ou seja, desde que sejam mais restritivas do que as do Estado e sempre baseadas em evidências científicas e fundamentações técnicas que justificassem uma peculiaridade local ensejadora da normativa municipal", completa o promotor de Justiça.

Além da ilegalidade, o promotor de justiça ressalta que a iniciativa isolada do município de Criciúma faz uma ruptura com o plano estadual de combate a pandemia do coronavírus. "É preciso que haja o planejamento e adoção de medidas restritivas, de maneira uniforme, por todos os Municípios de cada região de saúde, sob pena de inefetividade das restrições adotadas isoladamente por apenas alguns municípios, tendo em vista a ampla mobilidade das pessoas no território regional", explica.

Assim, diante dos riscos a que expões a população de toda a região, foi requerida a medida liminar a fim de que seja imediatamente suspenso os efeitos do Decreto Municipal n. 1.532/2021 até que haja uma normativa estadual ou federal dispensando o uso de máscaras. "O Ministério Público não é contrário a flexibilização do uso de máscara, ele é contrário a uma decisão isolada sem parâmetro técnico e desrespeitando a legalidade", finaliza Anderson Vicente.


 

BRENO ALTMAN: ATUAL MODELO DE MINISTÉRIO PÚBLICO CORROMPE A DEMOCRACIA


 Por Opera Mundi

No programa 20 MINUTOS HISTÓRIA desta terça-feira (26/10), o jornalista e fundador de Opera Mundi, Breno Altman, discorreu sobre como o Ministério Público chegou a ter tanto poder e as consequências disso para a vida política brasileira.

Beba na fonte>https://operamundi.uol.com.br/20-minutos/71856/breno-altman-atual-modelo-de-ministerio-publico-corrompe-democracia

LEIA A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO FINAL DA CPI DA COVID E A LISTA DOS INDICIADOS PELO SENADOR RENAN CALHEIROS


 Blog do Esmael disponibiliza a íntegra do relatório final da CPI da Covid. O texto de Renan Calheiros (MDB-AL) traz 81 pessoas e empresas com pedidos de indiciamento sugeridos pela comissão de investigação.

Beba na fonte>Ler Mais...


AMIN ALUGOU TÁXI AÉREO POR R$ 16,5 MIL COM COTA DO SENADO

Esperidião Amin não quis comentar motivo do aluguel da aeronave. Foto: Ag. Senado

 Por Luca Neiva – Congresso em foco

O senador Esperidião Amin (PP-SC) alugou um avião particular, pago pelo Senado,  no valor de R$ 16,5mil. A viagem foi realizada em junho pela companhia Santafé Táxi Aéreo Ltda. A aeronave partiu do município de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, e seguiu para São José, cidade vizinha a Florianópolis, no leste do estado. O pagamento foi registrado no Portal da Transparência do Senado.

O recurso faz parte da cota para o exercício da atividade parlamentar, que cobre despesas com transporte aéreo, combustíveis, aluguel de escritório e hospedagem, entre outros gastos dos senadores. Não há restrição à contratação de avião particular com a verba pública. Cotação feita pelo Congresso em Foco indica que o gasto do senador está dentro da média para a locação de uma aeronave para deslocamento do trecho.]

A opção pelo táxi aéreo difere do padrão adotado pelo parlamentar para...

Beba na fonte>https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/amin-alugou-taxi

 

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

VIVER

Ricardo Bufolin/CBG

*O Brasil saiu do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, encerrado ontem em Kitakyushu, no Japão, com a melhor campanha em medalhas de sua história. E esse marco tem um nome: Rebeca Andrade. Ela conquistou ouro no salto e prata nas barras assimétricas, colocando o país em sexto na classificação geral. Em 2007, embora tenha terminado em quinto, o país teve uma medalha de ouro com Diego Hypolito no solo, mas um bronze com Jade Barbosa no individual geral — o que já foi por si só uma conquista histórica. (Globo Esporte);

*Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a cobrar uma distribuição igualitária de vacinas, hoje concentradas nos países ricos. Segundo ele, a pandemia terminará quando “todo o mundo decidir”, uma vez que os recursos para isso já estão disponíveis. (UOL);

*Para ler com calma. A despeito da falta de vacinas nos países mais pobres, a Pfizer e a Moderna se recusam a transferir a tecnologia de seus imunizantes de RNA mensageiro sob o argumento de não haver nessas nações instalações e profissionais qualificados para produzir esses medicamentos. Não é bem assim. Países emergentes têm laboratórios com essa capacidade. No Brasil são dois: a Fiocruz e o Butantan, ambos públicos, aliás. (New York Times)

*Neste domingo, o Brasil teve 113 mortes por covid-19, elevando o total a 605.682 e resultando em média móvel de óbitos em sete dias de 337, abaixo de 400 pelo 13º dia seguido. (G1);

O ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, prepara um projeto que desmembra universidades federais em cinco estados: Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Espírito Santo e Piauí. Todas as novas unidades ficam em redutos de políticos do Centrão. Nenhuma vaga em sala de aula vai ser aberta, mas serão criados mais 2.912 cargos, com uma despesa que pode chegar a R$ 500 milhões por ano. (Folha).

Com informações Canal Meio