sábado, 4 de dezembro de 2021

MEDALHISTAS PRESTIGIAM FESTIVAL PARALÍMPICO, QUE OCORRE NESTE SÁBADO

Campeões em Tóquio, como Gabriel Geraldo, estarão presentes em sedes espalhadas pelo país. Evento apresenta esportes paralímpicos a jovens com e sem deficiência.

 Marcado para este sábado (4), das 8h30 às 12h (horário de Brasília), em 70 cidades de 25 estados do país e do Distrito Federal, o Festival Paralímpico terá a participação de atletas medalhistas nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e de Tóquio (Japão), entre agosto e setembro deste ano. O evento propicia a experimentação de esportes paralímpicos a crianças e adolescentes de oito a 17 anos, com ou sem deficiência.Descrição: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1430221&o=nodeDescrição: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1430221&o=node

Beba na fonte> https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/

 

CHILE: Gabriel Boric, da esquerda, lidera pesquisa para o 2º turno


 Por  Fernanda Bass 

A duas semanas do 2º turno das eleição do Chile, o candidato da esquerda, Gabriel Boric, mantém vantagem sobre o seu rival da direita, José Antonio Kast. Apenas 5 pontos separam os candidatos, segundo pesquisa de intenções de voto. O pleito será realizado no dia 19 de dezembro.

Levantamento feito pelo instituto Cadem, divulgado na noite de 6ª feira (3.nov.2021), confirma a inversão do placar em relação ao 1º turno do pleito, liderado por Kast. Eis a íntegra da pesquisa (2 MB).

Beba na fonte> Poder 360

VÍDEO: VEJA O ESTRAGO DE DOIS ANOS DE GARIMPO ILEGAL EM TERRA INDÍGENA NA AMAZÔNIA


Por Hyury Potter

Imagens gravadas na primeira semana de dezembro em uma operação do Ibama na terra indígena Sai-Cinza, em Jacareacanga, sudoeste do Pará, mostram como a mineração ilegal avança rapidamente sobre áreas protegidas da Amazônia. O barranco — como é chamada a área desmatada para exploração de ouro — soma quase quatro quilômetros quadrados, mais de duas vezes a área do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O vídeo foi entregue ao Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center por uma fonte anônima, e compartilhado com o Intercept para publicação. O imenso garimpo ilegal registrado no vídeo demorou apenas dois anos para corroer a imensa área encravada no meio da floresta.

Imagens de satélite cedidas pela Earthrise Media, uma agência não-governamental dos Estados Unidos, mostram que os primeiros sinais desse garimpo começaram a surgir em julho de 2019. A área do garimpo ilegal foi calculada a partir dos dados de desmatamento anual levantamentos

Beba na fonte>The Intercept


PT ACIONA MPF CONTRA DIREÇÃO DA PETROBRÁS POR ALTO PREÇO DO COMBUSTÍVEL E PROPAGANDA ENGANOSA: “Não existe ‘Lei da Paridade’; o PPI é escolha de governo”; íntegra

Ao contrário do que Bolsonaro e o alto escalão da Petrobras constumam dizer, não existe "Lei da Paridade". O Preço da Paridade de Importação (PPI) é uma escolha dos presidentes da República e da Petrobrás, general Joaquim Silva e Luna. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Por Conceicao Lemes

Brasileiro paga em dólar petróleo daqui..

Beba na fonte> Vi o Mundo


 

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

ENTREVISTA DE LULA AO PodPah QUEBRA A INTERNET E “LULINHA” VIRALIZA NAS REDES


 Por Pedro Zambarda de Araujo - DCM

A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “quebrou” a internet de quinta para essa sexta-feira (3). Conduzida pelos podcasters Mítico e Igão, do PodPah, maior fenômeno na categoria junto com o Flow, a conversa bateu 300 mil pessoas vendo ao vivo. E mais de dois milhões após a exibição.

Beba na fonte> https://www.diariodocentrodomundo.com.br/lula-podpah-quebra-internet/

“BOLSONARO NUNCA MAIS”!: mulheres tomam as ruas do país neste sábado (4)

Ato é convocado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e pela Campanha Fora Bolsonaro...

 Por Brasil de Fato

 Movimentos e coletivos feministas, centrais sindicais e partidos de esquerda realizam, neste sábado (4), mobilizações em todo o Brasil pelo impeachment de Jair Bolsonaro, contra a fome, a miséria, o machismo, o desemprego e a violência.

A palavra de ordem é “Bolsonaro Nunca Mais!”

Beba na fonte>https://www.brasildefato.com.br/2021/12/03/bolsonaro-nunca-mais-mulheres-tomam-as-ruas-do-pais-neste-sabado-4


 

CLIPPING MUNDO - Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

 

Por Carlos Eduardo Silveira – Carta Maior

1.   NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

*RECESSÃO ECONÔMICA/O país entrou em ‘recessão técnica’ devido a 2 trimestres consecutivos de crescimento negativo....

*ANDRÉ MENDONÇA/ O Senado brasileiro aprovou André Mendonça, candidato de Jair Bolsonaro ao STF...

 Beba na fonte>https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Clipping-Internacional/Clipping-Mundo-03-12-2021/44/52211


CULTURA


 Se em 2019 a Bienal Livro deu o que falar pela homofobia do então prefeito Marcelo Crivella e pela resistência do público e dos autores, a 20ª edição da festa, que começa hoje e vai até o dia 12, traz as marcas da diversidade e do reencontro. Mas a ideia não é colocar os autores em caixinhas temáticas. Uma mesa apenas com autores negros não tem como tema o racismo, e escritores LGBTQIAP+ estão presentes em 80% das mesas, embora só duas tratem do tema. Por conta da pandemia, o evento está menor, ocupando dois galpões do Rio Centro e tendo parte dos debates feita remotamente. Os ingressos são vendidos apenas pela internet e é necessário usar máscaras e apresentar comprovante de vacinação para entrar. Confira a programação. (Globo)

A comunidade geek vai à loucura! Será aberta amanhã, em São Paulo, a Comic Con Experience (CCXP) 2021, parada obrigatória para os amantes de ficção científica, fantasia, quadrinhos, animes, cosplay e muito mais. Nesta edição, a homenagem principal vai para a cartunista Laerte, que completou 70 anos. Entre os convidados estão Álvaro Morte, o Professor de La Casa de Papel, e Jim Davis, criador do Garfield, que vai bater um papo sobre quadrinhos com Maurício do Souza. Mas a cereja do sundae vai ser o painel da Warner no domingo, com a presença de alguns dos astros de Matrix Resurrections (trailer), encabeçados pelo próprio Neo, Keanu Reeves. Veja a programação. (Folha)

Confira os destaques da agenda cultural.

·         Sob a direção de William Coelho, o Coro da Osesp canta hoje obras dos franceses Francis Poulenc e Lili Boulanger. Amanhã, Fabio Mechetti e a Filarmônica de Minas Gerais vão de Villa-Lobos a John Adams. No domingo, a Sinfônica Heliópolis recebe a pianista Sylvia Thereza em programa com peças de Rachmaninoff e Dvorák.

·         Para ver a agenda completa, clique aqui, e para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!

BRASIL ENTRA EM RECESSÃO TÉCNICA COM INFLAÇÃO ALTA E DESEMPREGO

Por Canal Meio                                                                                   

O Brasil entrou em recessão técnica. O Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 0,1% no terceiro trimestre deste ano na comparação com trimestre anterior, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. No 2º trimestre, o PIB recuou 0,4% ante os três primeiros meses do ano. Com isso, o Brasil entra em uma nova recessão técnica, que é quando o PIB tem retração por dois trimestres seguidos. A última foi registrada nos dois primeiros trimestres de 2020, quando o PIB ‘encolheu’ 2,3% e, em seguida, 8,9%. (g1)

No 3º tri, a economia brasileira foi puxada pelo setor de serviços, que avançou 1,1% por conta da normalização parcial das atividades presenciais e o avanço da vacinação. Entretanto, a queda de 8% na agropecuária e de 9,8% nas exportações de bens de serviços pressionaram o resultado do 3º tri para baixo. Já o PIB industrial ficou estagnado, afetado pelos gargalos nas cadeias globais de produção, os entraves no transporte marítimo, a escassez de peças e componentes e a crise hídrica, que encareceu a geração de energia. (Estadão)

Enquanto isso... O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil está "condenado a crescer", mas afirmou que o esforço para combater a inflação vai diminuir o ritmo de expansão. Segundo ele, os preços têm subido por fatores como a desorganização das cadeias produtivas globais e sugeriu que o BC vai controlar os preços por meio dos juros. “O Brasil está condenado a crescer, a pergunta é se vai ter um pouco mais ou menos de inflação. E isso vai depender justamente de como é que a gente vai combater essa inflação”, disse. (Folha)

Míriam Leitão: Com a recessão técnica do país no terceiro trimestre, o mercado financeiro começa a se perguntar se o Banco Central vai fazer um ciclo tão forte de alta dos juros. Em outras palavras, o BC está em um dilema. Tem, por um lado, inflação de dois dígitos, por outro, uma economia no vermelho. Levar a Selic a dois dígitos será um choque monetário sobre uma economia já combalida. (O Globo)

Apesar da divulgação do PIB, o Ibovespa ontem foi influenciado pela aprovação da PEC dos Precatórios no Senado e fechou em alta de +3,66% aos 104.466 pontos. Foi a maior alta diária do índice no ano. O dólar fechou em baixa de -0,19%, cotado a R$ 5,66. (InfoMoney)




ALIADO DE BOLSONARO NO PL É FLAGRADO PELA PF COM DINHEIRO DE PROPINA DO ORÇAMENTO SECRETO

Josimar do Maranhãozinho com Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto (Montagem/Reprodução/Revista Fórum)

Por Pedro Zambarda de Araujo – DCM       

Homem do PL no esquema...

Esse orçamento é o esquema de compra de votos que o governo Bolsonaro implantou juntamente com Arthur Lira (PP-AL) no Congresso.

Uma reportagem de Paulo Cappelli e Rodrigo Rangel na revista Crusoé, do site de extrema direita O Antagonista, mostra as...

Beba na fonte> Diário do Centro do Mundo

Veja também> https://crusoe.com.br/edicoes/188/escracho-na-base/

 


quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

O QUE ESPERAR DO JULGAMENTO DOS ACUSADOS PELA TRAGÉDIA DA BOATE KISS

Quase nove anos depois ocorre julgamento dos acusados de provocarem a tragédia que matou mais de 200 jovens e comoveu o país

Por René Ruschel

Um calhamaço com mais de 20 mil páginas adormece nos arquivos do Poder Judiciário, em Porto Alegre. É o que restou da tragédia provocada pelo incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. O que era para ser uma madrugada de festa entre universitários terminou em 242 vidas ceifadas e 680 feridos que carregam as marcas e dores daquele 27 de janeiro de 2013.

Beba na fonte> https://vermelho.org.br/2021/12/01/o-que-esperar-do-julgamento-dos-ac


 

DEPUTADOS APROVAM INCLUSÃO DE MARIGHELLA NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA


 Carlos Marighella foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista em 1945, passando a compor, ao lado de nomes como Jorge Amado, a Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a avançada Constituição de 1946..

Beba na fonte> https://vermelho.org.br/2021/12/01/deputados-aprovam-inclusao-de-marighella-no-livro-dos-herois-da-patria/

MARCHA PELA PÁTRIA CHEGA A LA PAZ PARA EXPRESSAR APOIO A LUIZ ARCE


 POR MICHELE DE MELLO - Brasil de Fato Brasil de Fato

Movimentos sociais convocaram a caminhada que saiu de Oruro, no interior do país, com o objetivo de rechaçar atividades de desestabilização promovidas pela direita...

Beba na fonte> https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/72339/marcha-pela-patria-chega-a-la-paz-para-expressar-apoio-a-luis-arce


LEONARDO SAKAMOTO: Mendonça lamenta mortes por covid, mas serviu ao negacionismo de Bolsonaro

Mendonça lutou no STF contra o direito de Estados e municípios de impor restrições à circulação de pessoas na pandemia

Por Leonardo Sakamoto UOL

Apesar de ter lamentado as mortes por covid-19 no início de sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, nesta quarta (1), André Mendonça foi peça fundamental na guerra que o presidente Jair Bolsonaro travou pelo direito de contaminar a população em nome da busca por uma inviável imunidade de rebanho.

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2021/12/01/leonardo-sakamoto-mendonca-lamenta-mortes-por-covid-mas-serviu-ao-negacionismo-de-bolsonaro


DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS: 40 anos de uma pandemia que não acabou

Teste rápido de HIV: o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento - Vinícius Marinho/Fiocruz

Por Cátia Guimarães EPSJV/Fiocruz

Contaminação pelo HIV ainda é um problema de saúde pública, mas causa menos medo nas gerações mais jovens...

Beba na fonte>https://www.brasildefato.com.br/2021/12/01/dia-

 


GABARITOS ENEM 2021 - resultado oficial do Inep; confira agora

Por Esmael Morais

Os gabaritos oficiais de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital — estão disponíveis (veja abaixo). Os dados foram disponibilizados nesta quarta-feira (01/12)…

Beba na Fonte>Ler Mais


QEM É XIOMARA CASTRO, A LÍDER DE HONDURAS?


 

terça-feira, 30 de novembro de 2021

VEJA AS MENTIRAS DE BOLSONARO CONTOU NO ATO DE FILIAÇÃO AO PL

Diz a lenda que o presidente Jair Bolsonaro ao acordar no Palácio da Alvorada, todo santo dia, olha para o espelho e pergunta: ‘Espelho, espelho meu. Existe alguém mais mentiroso do que eu?’ E o espelho não frustra o mandatário: ‘Não, Jair Messias Bolsonaro. Você é o maior mentiroso do mundo!’

Beba na fonte> https://www.esmaelmorais.com.br/2021/11/veja-as-mentiras-de-bolsonaro-contou-no-ato-de-filiacao-ao-pl/


CONFIRA OS ONZE PRÉ-CANDIDATOS A PRESIDENTE DO BRASIL


 Por Esmael Morais 

Blog do Esmael organizou por ordem alfabética uma lista com os onze pré-candidatos a presidente do Brasil nas eleições de outubro de 2022. A maioria das pré-candidaturas luta para sobreviver até 1º de abril, quando as janelas da infidelidade serão fechadas e prazo fatal para a constituição da federação partidária.

Confira os 11 pré-candidatos a presidente da República em 2022, por ordem alfabética:

Beba na fonte> https://www.esmaelmorais.com.br/2021/11/confira-os-onze-pre-candidatos-a-presidente-do-brasil/

LIVRO-FRAUDE DE MORO 1: Sem bomba anti-Bolsonaro; só rififi de fascistoides

Sergio Moro busca capturar parte do eleitorado de Jair Bolsonaro se apresentando como, vamos dizer, a direita raiz. Para os mais maduros, que têm memória, e para os estudiosos, maduros ou não, a irrupção da sua candidatura remete a Fernando Collor em 1988. Aquele caçava marajás. O ex-juiz caça corruptos. Soube-se só depois quem financiava aquele. Não se sabe quem financia este. Admita-se: Moro pode ser amador ao discursar sobre economia e política. As mãos que balançam o berço de sua candidatura, no entanto, não são

Beba na fonte> Reinaldo Azevedo.


BOLSONARO ASSINA COM PL EM PIOR MOMENTO DE POPULARIDADE


 Por Canal Meio

O presidente Jair Bolsonaro pretendia transformar seu ato de filiação ao PL, hoje, num evento de impacto político. Não vai dar. Pela primeira vez, uma pesquisa revelou que menos de 20% dos eleitores consideram sua administração como ótima ou boa. São os resultados do levantamento da Atlas Inteligência — o número caiu de 24% em setembro para 19% neste levantamento. A avaliação regular saltou de 14% para 20%, enquanto ruim ou péssimo recuou de 61% para 60%, dentro da margem de erro. Não bastasse, o ex-juiz Sérgio Moro escolheu justamente hoje para lançar seu livro com ataques contra o presidente. (UOL)

“Se não vai ajudar, não atrapalhe.” A frase de Bolsonaro para seu ex-ministro da Justiça já era conhecida, agora Moro deixa claro que foi ele próprio a fonte que a vazou para imprensa. A ordem lhe foi dada quando ele, Moro, questionou uma decisão do STF de paralisar as investigações contra o filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). E o ex-juiz obedeceu. O Zero Um é acusado de se apropriar de parte dos salários de funcionário de seu gabinete na Alerj. Em seu livro de memórias Contra o Sistema da Corrupção, lançado hoje (leia trechos), Moro expõe relatos de como Bolsonaro usou o governo para proteger os filhos da Justiça, tenta explicar por que continuou no cargo mesmo diante dessas situações e faz uma defesa enfática de sua ação na Lava Jato. Moro conta que considerou plausíveis as primeiras explicações de Bolsonaro sobre o caso das rachadinhas na Alerj, e que, mesmo com as sucessivas humilhações que sofreu, ficou no governo para tentar conter a ingerência política na PF. “Se não conseguisse conter a interferência, não haveria mais razão para continuar”, escreve. Hoje candidato, acena forte aos militares, louvando seu papel “na consolidação da independência e da unidade do Brasil”. Não viu nada demais quando o comandante do Exército, o então general Eduardo Villas-Bôas, publicou um tuíte parecendo ameaçar o Supremo caso fosse derrubada a prisão do ex-presidente Lula. E claro, critica a decisão do STF que considerou parcial sua condução da Lava-Jato. “Nunca houve qualquer fraude cometida contra o ex-presidente no processo que resultou em sua condenação e jamais se atuou com parcialidade com ele”, afirma. (Folha)

Aliás... A Segunda Turma do STF julga à tarde o foro privilegiado do Zero Um no caso das rachadinhas. (Globo)

Meio em vídeo. Segunda-feira, 29 de novembro de 2021. Começou o fim do pesadelo. Pela primeira vez desde o início do mandato, uma pesquisa séria registou que o ótimo e bom de como é visto o governo de Jair Bolsonaro está abaixo de 20%. E isso, gente, pode mudar a história da eleição. Confira no Ponto de Partida. (YouTube)