sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ligações perigosas


A Justiça Eleitoral de Imbituba vetou pesquisa realizada pela Empresa Central de Pesquisa e Marketing – CPM, contratada pela COOPERFIL PROD. E SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO LTDA EPP, por entender ser a pesquisa totalmente irregular e comprometedora e ainda por cima estabeleceu uma multa de 100 mil reais, caso a empresa contratada (CPM) publicasse os dados coletados.

A COOPERFIL é parceira e fornecedora de serviços permanentes à Prefeitura e coincidentemente proprietária da CENTRAL DE PESQUISAS E MARKETING - CPM, a mesma da PESQUISA TENDENCIOSA barrada pela Justiça Eleitoral de Imbituba.
A PREFEITURA e COOPERFIL realizaram contrato de prestação de serviços através da Secretaria de Saúde e prorrogado coincidentemente até o dia 31 de setembro de 2012, semana final das eleições (veja imagem abaixo).
A Secretaria de Saúde do município novamente no centro das atenções.



ODORICO DO SUL


O ribombar de fogos e o falatório em badalado ato “inauguratício” me fez lembrar que O Bem Amado - obra-prima de Dias Gomes - está mais atual que nunca. Sucupira é aqui!!!
Pra quem não sabe, Odorico Paraguaçu era um prefeito obstinado pela inauguração de um cemitério. Mas também inaugurava qual quer obra até bica de banho.
Não perdia ocasião. Tocava trombeta em palanque onde juntava bajuladores de toda ordem. Dirceu Borboleta, Irmãs Cajazeiras, senadora, vigário, Zeca Diabo, Juiz de Pelada, Nezinho do Jegue... etc, etc.
Nos discursos, a demagogia, a mentira, a obsessão contra os que ousam fazer oposição. Estamos nos passos de Sucupira... só que o coronel Odorico era mais modesto e menos arrogante!
Entre suas frases, destaco:
... - "Este ato inauguratício entrará para os anais e menstruais de Sucupira e do país".
- "Eu também sou meio socialista. Não da ponta esquerda... do meio de campo, caindo pra direita!"
- "Vamos botar de lado os entre tantos e partir para os finalmente!"
Fonte:Jornal do Nezinho

terça-feira, 4 de setembro de 2012

MORTE POR SUPERBACTÉRIA FECHA MAIOR EMERGÊNCIA HOSPITALAR DE SC



A emergência do Hospital Regional de São José, que a maior de Santa Catarina, ficará fechada por três dias, a partir desta terça-feira (4), após a confirmação de uma morte causada por complicações decorrentes da superbactéria KPC.
O paciente estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital para tratamento de uma pneumonia e morreu no último final de semana.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a emergência passará por uma desinfecção para evitar que a superbactéria se prolifere. "Foi uma decisão rápida, mas é melhor fecharmos agora do que no feriado", afirma Walter Gomes Filho, superintendente dos Hospitais Públicos de Santa Catarina.
A preocupação com o feriado de 7 de Setembro é porque o hospital é referência no atendimento a vítimas de trânsito na Grande Florianópolis, principalmente das rodovias BR-101 e BR-282.
O Hospital Regional atende por mês cerca de 46 mil pessoas somente na emergência.
"Estamos orientando a população e os serviços de resgate, como Samu, a levar os pacientes para hospitais de Florianópolis. Mesmo assim, uma equipe ficará de plantão no hospital em casos muito graves, em que a vítima pode não suportar um deslocamento maior", explica Gomes Filho.
Os outros setores do hospital estão funcionando normalmente. Segundo a Secretaria de Saúde, a última desinfecção na emergência ocorreu em 2009.
A superbactéria surge em razão de uma enzima que torna uma bactéria comum resistente à boa parte dos antibióticos, dificultando o tratamento de pacientes com infecções, principalmente respiratórias.
O primeiro surto da KPC no país ocorreu em 2010 e, desde então, avançou pelos hospitais. Um dos principais focos foi registrado no Distrito Federal, onde, em 2011, foram registrados 715 casos de contaminação --68% a mais do que no ano anterior.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FLORIANÓPOLIS
(GIOVANA PERINE)

O ESTRANHO MUNDO DE FERNANDO HENRIQUE (FHC)

O artigo do ex-presidente  (de ilimitado tartufismo – PHA) Fernando Henrique Cardoso sobre a herança do governo Lula à presidenta Dilma Rousseff não é só uma pérola do ressentimento , embora seja possível reduzi-lo quase a isso. Na verdade, antes fosse somente isso. O texto, amargo e transbordado de inveja, revela no todo um traço comum à oposição no Brasil, desde a posse do ex-metalúrgico, em 2003, e a eleição de sua sucessora, em 2010: o absoluto descolamento da realidade.

Há muitas nuances nesse fenômeno, mas a causa central se encontra no círculo fechado no qual políticos e intelectuais oposicionistas, sobretudo do PSDB, buscam informações e trocam impressões sobre a política e a vida em geral. Esse círculo, formado pelos setores mais conservadores da mídia e seus batalhões de colunistas, há muito se mostrou incapaz de retratar a diversidade  social brasileira, por incapaz de enxergá-la, compreendê-la e, por isso mesmo,reproduzi-la.

FHC é um produto direto dessa relação. Desde sua primeira candidatura, em 1994, pongado no sucesso do Plano Real, acostumou-se ao palanque seguro montado pelo baronato da imprensa brasileira, que o apoiou como um bloco inexpugnável, num movimento mais fechado até do que o apoio dado, 30 anos antes, aos militares que desfecharam o golpe de Estado de 31 de marco de1964. Os donos da mídia, claro, não se perfilaram incondicionalmente. Assim o fizeram em troca de favores e negócios, em um alinhamento ideológico de defesa do grande capital e das diretrizes de então, pautadas pelo chamado Consenso de Washington, carro-chefe da locomotiva neoliberal que iria atropelar o Brasil e a América Latina, transformando essa parte do mundo em um laboratório de produção de miséria humana, corrupção e ataque ambiental predatório.

O ex-presidente aproveitou dois momentos de fragilidade política, um do PT, outro do PSDB, para exercer sua conhecida veia oportunista que tanto o levou à Presidência, em 1994, como quase transformou o barco tucano em Titanic, em 1992, quando se tornou comandante do grupo que pretendia se agregar ao governo Fernando Collor às vésperas do impeachment. Não fosse pela sabedoria e visão política de Mário Covas, FHC teria enfiado todos pelo cano.

A fragilidade do PT, obviamente, é o julgamento do mensalãoe sua escandalização diária pela mídia. Certo de que ainda conta com a blindagem do baronato que o ajudou a se eleger duas vezes, FHC é capaz de falar sobre o tema nesse tom de falso moralismo que também dá chancela aos discursos do senador Álvaro Dias, do PSDB, e permite a outro senador, Agripino Maia, do DEM, servir de fonte para jornalistas que fingem se indignar com esquemas de corrupção.

Fernando Henrique, como se sabe, foi reeleito, em 1998, graças a um esquema de compra de votos no Congresso Nacional. Esquema denunciado pela Folha de S.Paulo (mas para sempre esquecido por ela) que resultou na cassação de dois deputados, mas não trouxe consequência alguma. Na Procuradoria Geral da República estava Geraldo Brindeiro, o “engavetador-geral”, figura de proa do udenismo tucano ali mantido por oito anos, a fazer o serviço do entourage que lhe garantia o soldo.

A fragilidade do PSDB é o derretimento político-eleitoral de José Serra, a quem FHC nitidamente não suporta. Sentimento, aliás, que compartilha com o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais. Transformado, desde as baixarias da campanha de 2010, em uma caricatura de si mesmo, Serra perdeu o resto de respeito e apoio que tinha dentro do partido, embora, curiosamente, continue encarado como tábua de salvação pela mídia nacional movida ora pela nostalgia dos tempos pré-internet, ora por um sentimento antipetista similar a uma catapora infantil. Assim, tucano travestido de fênix, FHC apoia-se nas cinzas de Serra para tentar renascer politicamente.

Faz enorme sucesso na Praça Vilaboim, em Higienópolis, e nos editoriais dos velhos jornalões de papel.

No mundo real, soa como uma piada antiga, roteiro de uma chanchada ultrapassada.


Sarrafo  Atômico  posta publicação de “O Conversa Afiada” que reproduz texto de Leandro Fortes, publicado na Carta Capital:

Diga não a candidato brigão!


Muito trabalho, união e dedicação é a marca da comunidade de Ibiraquera interior do município de Imbituba. 
A Associação Juventus de Ibiraquera promoveu no último final de semana torneio de futebol, durante a competição um morador da comunidade que é candidato a vereador provocou uma briga e prejudicou a competição, todos os presentes ficaram revoltados com a atitude do candidato a Vereador Jarléx, que ao invés de ajudar a sua comunidade e dar exemplo fez baderna e estragou competição.
Esporte é união, lazer e congraçamento, portanto a atitude de Jarléx colocando sua comunidade nas páginas policiais mostra a qualidade de suas pretenções política. Que representante do povo, Hem!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Concurso do magistério sai dia 5

A Secretaria da Educação abrirá quarta-feira, dia 5, o prazo de inscrições ao Concurso Público de Ingresso ao Magistério da rede Estadual. Os candidatos deverão se inscrever pelo site www.acafe.org.br somente para vagas disponíveis na Gerência Regional de Educação (Gered) de sua preferência. Para efetuar a inscrição é preciso imprimir o Requerimento de Inscrição e a Guia DARE-SC e pagar a taxa de R$ 50,00.
O concurso será realizado em duas fases de caráter eliminatório e/ou classificatório. A primeira com uma prova objetiva, que será realizada no dia 30 de setembro, e uma segunda de títulos, na qual o candidato tem o período de 30 de outubro a 5 de novembro para enviara a documentação.
O resultado final com a relação dos aprovados será divulgado no dia 29 de novembro, nas 36 Gereds, no endereço eletrônico da SED (www.sed.sc.gov.br) e no da Acafe. A escolha de vagas, oferecidas na primeira chamada, ocorrerá nos dia 3 e 4 de dezembro, conforme quadro do edital.
Segundo a diretora de Gestão de Pessoas, Lúcia Steinheuser Gorges, terminadas as fases do concurso, os professores aprovados serão chamados, ainda este ano, para iniciarem suas atividades no início do ano letivo de 2013. “Desta forma, queremos garantir maior tranquilidade às escolas”, destaca.
Disciplinas: Biologia, Química, Ciências, Física, Alemão, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Espanhol, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Língua Portuguesa e Literatura, Sociologia, Matemática, Italiano e Séries Iniciais.
Constam no edital os programas das disciplinas, quadro de vagas por regional, documentação exigida, cronograma além de mais detalhes sobre o concurso. O edital está disponível no Portal da Secretaria de Estado da Educação.
Cidades que realizarão a prova objetiva:
Araranguá, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça, Porto União, Rio do Sul, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

 

Projeto do Senado cria polêmica ao regulamentar aborto e eutanásia

Ortotanásia deixa de ser crime e a eutanásia pode ser absolvida em alguns casos.
 
Ao renovar a legislação, com a proposta de um novo Código Penal (Decreto-lei 2.848/40), o texto da comissão de juristas do Senado reabriu a discussão sobre temas polêmicos, como a proteção penal do usuário de drogas, a regulamentação da eutanásia e a ampliação dos casos de aborto legal. Esses pontos acabaram sofrendo grande resistência dos parlamentares de bancadas religiosas.

A proposta legaliza o aborto realizado até a 12ª semana de gravidez, desde que fique comprovada, por médico ou psicólogo, a incapacidade da mulher de arcar com a maternidade. O aborto permanece legal em caso de risco de morte para a mulher causado pela gravidez; se a gravidez for resultado de estupro ou se o bebê for anencéfalo.

O deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF), integrante da
Frente Parlamentar Envagélica, critica. “Isso é um atentado contra a vida. Até porque [a redação] está muito genérica. O médico ou o psicólogo vai atestar que a mulher não pode arcar com a maternidade? É uma brincadeira o que fazendo com todos nós.”

O conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Getúlio Humberto reconhece que o texto do Senado neste ponto talvez precise ser melhorado. “Talvez a metodologia deva ser mais apurada, mas, veja, hoje o índice de aborto no Brasil é altíssimo.”


O texto em análise no Senado também regulamenta a eutanásia (matar a pedido um paciente terminal) e legaliza a ortotanásia (interrupção dos tratamentos que apenas mantenham a vida do paciente terminal). A eutanásia é criminalizada, com pena de dois a quatro anos de prisão, mas o texto permite que o juiz deixe de aplicar a pena dependendo das circunstâncias do caso. Já a ortotanásia deixa de ser crime, desde que a irreversibilidade de doença seja previamente atestada por dois médicos.

Esses temas concentram as maiores críticas ao texto, especialmente dos parlamentares religiosos. Para o coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), esses pontos precisarão ser revistos pela comissão especial que discute o tema.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, presidente da comissão de juristas que elaborou o texto, explica que os temas foram incluídos na proposta porque a comissão não se deixou influenciar por tabus. “Nossa obrigação foi oferecer ao Parlamento informações para que ele possa ouvir a sociedade e o povo. Essas matérias foram trazidas para o projeto de forma consciente, para que os temas fossem discutidos.”

Crimes virtuais
Entre as inovações do novo Código Penal, destaca-se a inclusão de um capítulo específico para os crimes cibernéticos. O ministro explica que, hoje em dia, a internet é considerada apenas o meio pelo qual criminosos cometem furtos ou estelionato. Essa interpretação, no entanto, não abrange a complexidade das quadrilhas. “O crime praticado hoje pela internet tem tal sofisticação que algumas condutas não existem como, por exemplo, retirar páginas de governo do ar.”

O texto cria vários crimes cibernéticos, entre outros:


·       apagar, danificar ou inutilizar dados sem autorização: pena de seis meses a três anos;
·       fraudar o funcionamento de sistema informático: pena de um a cinco anos;
·       acessar dados sem autorização, expondo as informações ao risco: pena de seis meses a um ano;
·       sabotar sistema informático ou de comunicação causando interrupção ou impedimento dos serviços:pena de um a dois anos.

Arquivo/ Ivaldo Cavalcante

 
Drogas e terrorismo
Em relação às drogas, a proposta acaba com a punição de usuário que portar, guardar ou cultivar drogas para consumo pessoal. A posse de substância para o consumo médio de até cinco dias será considerada evidência de que a droga é para consumo do usuário, salvo prova em contrário.

De olho nas competições internacionais que o Brasil vai sediar até 2016 - Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas - o projeto criminaliza o terrorismo, que até hoje não tem definição legal.

Causar terror na população, sabotar meios de comunicação e de transporte, e outras condutas motivadas por preconceito ou para a manutenção de organizações políticas ou grupos armados será punido com prisão de 8 a 15 anos, sem prejuízo dos outros crimes.
“Se houver ato tido como terrorista, sequer temos o tipo penal para proibi-los. Precisamos ter a realidade como presente, o Brasil não pode ser acusado de omissão”, alerta Gilson Dipp.

O jurista acredita que o novo código será o instrumento para combater a impunidade, mas ressalta que só uma nova lei não vai resolver os problemas da Justiça. “A sensação de insegurança e de impunidade existente hoje no País não será mudada apenas por uma lei bem feita. É preciso que outros órgãos institucionais envolvidos tenham condições de aplicar mais adequadamente o código”, avalia Dipp.

A proposta está sendo analisada por uma comissão especial no Senado. O texto ainda precisa ser aprovado pelo Plenário das duas casas para poder entrar em vigor.
A proposta também regulamenta os crimes virtuais e criminaliza o terrorismo, o bullying os jogos de azar e a homofobia.


 
Fonte: Agência Câmara





“Lei de Drogas - É preciso discutir". "Como está não dá".




Desde que foi divulgado no portal e-Democracia, o anteprojeto de lei que, entre outras medidas, descriminaliza o porte e o plantio de drogas para uso próprio provocou uma “onda” de consultas ao site por parte de pessoas interessadas em participar da discussão. O pico de acesso depois da divulgação chegou a 2 mil acessos por dia, um patamar considerado “muito elevado” pela gerente do Programa e-Democracia da Câmara, Alessandra Müller Guerra.

Há, até o momento, 119 tópicos de discussão no portal com centenas de comentários e milhares de visualizações. “A quantidade de visualizações é um dado importante porque as pessoas, às vezes, não interagem, mas estão acompanhando a discussão”, destacou a gerente. “Damos muito valor a esse indicativo”, acrescentou.


O anteprojeto foi divulgado depois que o presidente da Câmara, Marco Maia, recebeu, no último dia 22, representantes do movimento “Lei de Drogas - É preciso mudar!" que apresentaram o texto, elaborado por juristas, com mais de cem mil assinaturas de apoio. A proposta descriminaliza o porte e o plantio de drogas para uso próprio.

O grupo é formado por integrantes da igreja católica e evangélica, representantes da segurança pública e políticos. O coordenador do grupo é o presidente da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, Paulo Gadelha.

“A proposta é interessante, mas polêmica. Por isso, eu sugeri a iniciativa de colocar no [site] e-Democracia”, disse à época o presidente Marco Maia. “Vamos deixar a proposta no portal por 2 ou 3 meses. Depois as entidades devem encaminhar o projeto ao Congresso.” Maia disse ainda que a proposta pode ser encampada por um deputado e virar um projeto de lei de autoria desse parlamentar, ou chegar à Câmara como um projeto de lei de iniciativa popular.

“Esse debate é muito importante para o Brasil”, disse Maia, que descartou a possibilidade de atrelá-lo à discussão sobre reformas no Código Penal (Decreto-lei 2.848/40).

O Senado analisa um anteprojeto de reforma do Código Penal, elaborado por uma comissão especial de juristas, que permite a descriminalização do plantio e do porte de maconha para consumo próprio.

Segundo Alessandra Müller Guerra, o maior exemplo de participação popular vivenciado pelo portal e-Democracia foi a discussão em torno do marco civil da internet (PL 2126/11). Após diversos debates presenciais e virtuais entre cidadãos e a Câmara dos Deputados, o novo relatório do deputado Alessandro Molon (PT-RJ) foi elaborado com diversas contribuições provenientes desses debates, inclusive de internautas por meio do portal.

Fonte: "Agência Câmara de Notícias"

PREOCUPANTE JEITO DE GOVERNAR



O modo Tucano de governar Imbituba não é nada ortodoxo.
Vendem bens públicos à iniciativa privada (campo da aviação, prédio da prefeitura, etc), que poderia ser usado como espaços culturais e de lazer de que a cidade tanto precisa, impedem a transparência pública quando vetaram a CPI dos fantasmas, utilizam de recursos públicos ( Fundo Municipal de Saúde) sem critérios convincentes, etc.
São muitos problemas de gestão, inclusive o Prefeito Beto Martins foi tornado inelegível  pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) porque as contas de seu governo em 2005 e 2006 foram reprovadas. Mas o Prefeito se considera um “gigante” e disse recentemente que fará seu sucessor nas eleições que se aproximam e que o jeito 45 de governar é o melhor para a cidade. Será?

JUSTIÇA ELEITORAL CONDENA POR MÁ FÉ COLIGAÇÃO COMANDADA POR JAISON E ELÍSIO

No último dia do mês de agosto (31), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) por  decisão unânime, nega recurso interposto pela Coligação “A GRANDE ALIANÇA” de Imbituba. Na sentença ficou explícito que a Coligação impugnante usou de má fé, tentando prolongar deliberadamente  o andamento de processo mesmo sabendo que ser difícil ou impossível vencer. Pelo ato maldoso a justiça eleitoral aplicou multa de Mil Reais à coligação comandada por de Jaison e Elísio.

Conheça os fatos

A Coligação “A Grande Aliança” entra com recurso à Justiça Eleitoral solicitando exclusão do PMDB da Coligação “PRÀ FRENTE IMBITUBA”, alegando ausência de Ata da convenção do PMDB.
“O relator Senhor Juiz Júlio Schattschneider em seu voto diz que” restou satisfatoriamente demonstrado que ...o PMDB decidiu, de forma soberana e seguindo as regras estatutárias, que coligar-se-ia ao Partido Social Democrático - PSD para o pleito eleitoral vindouro".
No voto do relator consta que a coligação “A GRANDE ALIANÇA” está mais preocupada em tentar impedir com que pessoas da coligação contrária se candidatem do que com sua própria campanha.

Leia a decisão na integra