sábado, 3 de dezembro de 2016

INTERNET DAS AVES. ELAS AGORA RECEBERÃO CHIPS, E AJUDARÃO A PREVER O CLIMA

Cientistas querem instalar micro sensores em animais selvagens, sobretudo aves migratórias, com o objetivo de as conhecer melhor e ao seu comportamento. Os dados obtidos através desses chips servirão também para ajudar a prevenir catástrofes naturais.


Do Brasil 247 - Por: Kai Kupierschmidt – Jornal Suddeutsche Zeitung, Munique


Em 1822, o conde Von Bothmer caçou uma cegonha na sua propriedade nos arredores de Lubeck, Alemanha. Não era a primeira pessoa a tentar faze-lo: cravada no pescoço da pobre ave havia uma flecha africana com 40 cm de comprimento. A infeliz cegonha foi um achado para a ciência. Há séculos circulavam mitos sobre o que faziam as cegonhas e outras aves migratórias no inverno. Para onde iam? Onde se escondiam? Como conseguira aquela cegonha voar da África para a Europa com uma flecha atravessada no pescoço? Alguns acreditavam que, nos meses frios, as aves se enterravam na lama, outros que se transformavam em ratos. Uma teoria defendia mesmo que iam passar o inverno na Lua.
No século 19, os cientistas já eram praticamente unânimes em considerar que passavam a estação fria na África. No entanto, a cegonha com a flecha foi a primeira prova concreta disso.
Ao longo dos anos, os biólogos foram estudando estas e outras migrações. Colocaram marcadores ou emissores elétricos nos animais e os seguiram com câmaras ou pequenos aviões. Apesar disso, várias perguntas continuavam sem resposta. Duas delas diziam respeito ao itinerário seguido e as suas escalas.

O ornitólogo Wikelski em seu avião Cessna, acompanha revoada de pássaros migratórios.

Como explica Martin Wikelski, do Instituto de Ornitologia Max Planck, com sede em Radolfzell (no Sul da Alemanha, às margens do lago Constança: “Que sabemos sobre os locais onde as aves morrem? Todos os anos perdemos centenas de milhares de pequenos voadores, mas onde? Ninguém sabe.” Nem sequer sabemos onde algumas espécies hibernam, acrescenta Wikelski. “A bem da verdade, no que diz respeito às aves e suas migrações, não há nada que conheçamos realmente bem.”
Para retificar esta situação, o ornitólogo quer equipar dezenas de milhares de animais com pequenos sensores para seguir todos os seus movimentos. Uma antena especial destinada a receber os sinais deverá ser instalada em junho na Estação Espacial Internacional por cosmonautas russos. Batizado ICARUS (International Cooperation for Animal Research Using Space / Cooperação Internacional para a Investigação Animal com Recurso ao Espaço), o projeto recolherá uma grande quantidade de novas informações sobre os deslocamentos migratórios e os comportamentos de muitas espécies.

Pássaro no qual foi colocado um chip eletrônico pelos técnicos do Instituto Max Planck, da Alemanha

Wikelski apresentou a sua visão num simpósio da Academia Nacional de Ciências Leopoldina realizado em Berlim, no final de setembro, realizado no Instituto de Investigação de Zoologia e Fauna Selvagem. Explicou que os animais poderão tornar-se verdadeiras estações de medição, fornecendo informações sobre vento, temperatura ou teores de ozônio e dióxido de carbono presentes na atmosfera.
Estações meteorológicas voadoras
As aves assim equipadas poderão ajudar a melhorar os modelos climáticos ou a prever com maior antecedência as catástrofes naturais. Wikelski imagina uma rede de sensores vivos repartidos por todo o planeta: uma espécie de internet animal.
O projeto ICARUS é a variante de alta tecnologia de um domínio da biologia que remonta ao final do século 19. Foi nessa altura que os investigadores começaram a marcar aves com anilhas. Os locais onde eram encontradas permitiam tirar conclusões sobre o seu comportamento. “Os conhecimentos que adquirimos graças a essas pequenas anilhas são incríveis”, afirma Walter Jetz, investigador da Universidade de Yale, nos EUA. Agora é tempo de fazer melhor. “O seguimento por GPS será o que a anilha foi no início do século 20.”

Antigamente punham-se anilhas nas aves que se queria estudar. Agora recorre-se a sensores que emitem sinais GPS

Há anos, os investigadores começaram a equipar animais com sensores GPS. No entanto, são pesados e a sua instalação é complicada e cara. De uma maneira geral é preciso fazer o levantamento dos dados à mão, explica Jetz. Um dos objetivos dos seus estudos é o guácharo, também chamado de pássaro-das-cavernas, ave noturna da América do Sul (sobretudo do norte da Amazônia, Colômbia, Venezuela e Guianas) que desempenha um papel preponderante na disseminação das sementes. Um membro da sua equipe tem de ir de dois em dois dias à gruta onde estas aves se abrigam durante o dia para recolher dados, o que apenas é possível a uma centena de metros de distância. “O pesquisador fica lá, pendurado por uma corda, durante meia hora ou mais, até conseguir descarregar as coordenadas”, explica Jetz.
Sensores pesando cinco gramas
Para algumas espécies nem isso era possível fazer. Mesmo que os sensores tenham passado de 250 para 20 gramas nos últimos anos, continuavam demasiado pesados para animais muito pequenos. Os cientistas envolvidos no projeto ICARUS desenvolveram um novo sensor do tamanho de uma moeda de cinco centavos, pesando cinco gramas. “Vamos começar a poder, por exemplo, seguir os melros, os estorninhos e os cucos.” Até 2020, os investigadores esperam conseguir construir um sensor que pese apenas uma grama e possa ser colocado em borboletas ou grilos.
O simples estudo dos deslocamentos é muito interessante. Estes animais deslocam-se por várias razões: procurar comida ou parceiro, fugir dos predadores, disputar território com outros animais. Os pombos equipados com GPS permitiram aos investigadores constatar a existência de uma hierarquia clara no seio dos bandos, em que apenas alguns indivíduos decidem a direção a seguir para todo o bando.

O guácharo, pássaro noturno amazônico será estudado pela Icarus Initiative.

Os biólogos estudaram os conflitos territoriais dos macacos graças a sensores GPS. A longo prazo, os investigadores esperam descobrir como as espécies se adaptam às alterações climáticas e à destruição dos seus habitats.
Os sensores podem também recolher outras informações, além das relativas aos deslocamentos, como a temperatura corporal, o que permitirá detectar infeções à distância, explica Wikelski. “Posso medir a temperatura de um bando de cem patos na China e dizer em tempo real em qual lago está acontecendo alguma coisa de importante. Isso também nos pode ajudar a saber se se trata de um novo vírus da gripe suscetível de ser perigoso para o homem.”
Os animais podem recolher uma quantidade enorme de informações dificilmente acessíveis aos homens. Por exemplo, o que acontece no inverno na região do Himalaia. Os biólogos querem também explorar a inteligência das espécies. Sabe-se, por exemplo, que elefantes da Indonésia e do Sri Lanka fugiram do tsunami de 2004 antes da chegada das ondas e que as cabras mudam os seus itinerários horas antes de uma erupção vulcânica, explica Wikelski.

Os novos sensores vão permitir estudar estes fenômenos e talvez sejam úteis em matéria de prevenção de catástrofes.

Contra os caçadores furtivos
Há vários anos a tecnologia do sequenciamento genético permite o recolhimento de enormes quantidades de informação. Os especialistas em biodiversidade esperam conseguir obter um fluxo de dados semelhante a partir das aves e mamíferos que estejam ligados ao sistema. Entre outras coisas, será possível detectar as grandes tendências, afirma Thomas Müller, do Centro de Investigação de Biodiversidade e Clima. Quanto mais animais estiverem equipados com sensores, mais fácil será identificar determinados padrões.
Apesar do desejo de saber mais, os cientistas têm de levar em conta o bem-estar e a segurança dos animais. Para começar, têm de proteger os dados relativos às espécies protegidas para não facilitar o trabalho dos caçadores furtivos. Além disso, capturar um espécime para colocar nele um sensor é sempre muito difícil. “Acreditamos que vai ser necessário capturar muito menos animais do que com os métodos anteriores, como o da colocação das anilhas”, afirma Wikelski, que completa: “Graças às informações recolhidas poderemos proteger muitos outros.”
Vídeo: ICARUS Iniciative, Instituto Max Planck, Alemanha

Dados do IBGE mostram que brancos têm mais acesso a serviços e bens


Número de domicílios com eletricidade sobe para 98,2%. São 97,1% com TV e 93% com telefone. Gasto excessivo com aluguel atinge quase um terço dos inquilinos

Da RBA

De um total de 68 milhões de domicílios, 17,9% são alugados, e segundo o IBGE quase um terço dos inquilinos apontam ônus excessivo na despesa com aluguel: são 32%, ante 24,3% em 2005. Trata-se de uma situação em que o valor mensal iguala ou supera 30% da renda domiciliar. As instalações dos domicílios aparecem melhor equipadas e com mais acesso a serviços, mas também nesse item aparecem desigualdades de cor.

Segundo a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, no ano passado 71,9% dos domicílios em que a pessoa de referência era branca tinham acesso a serviços de água, esgoto e coleta de lixo. Entre pretos e pardos, eram 55,3%. Esse diferença, de 16 pontos percentuais, era de 20 pontos em 2005: 64,8% e 44,2%, respectivamente.

O total de domicílios com eletricidade passou de 83,5% em 2005, para 98,2%, sendo 99,6% para brancos e 97,7% entre pretos/pardos. Os lares com máquina de lavar roupa são 61% (35,6% em 2005), sendo 74,7% nos habitados por brancos e 49,7% por pretos/pardos.

Em dez anos, o número de domicílios com telefone (fixo ou celular) aumentou de 71,4% para 93,3% – 95,7% (brancos) e 91,4% (pretos e pardos).
Já o total de domicílios com microcomputador subiu de 18,5% para 46,2% (56,7% entre os brancos e 37,1% entre pretos/partidos). Com acesso à internet, são 40,5% (51,2% e 31,2%, respectivamente), ante 13,6% em 2005.

O número médio de moradores por domicílio diminuiu de 3,5, dez anos antes, para três, com queda também na proporção de moradias com menos de quatro cômodos, de 10,8% para 7,6%.

De acordo com o IBGE, isso tem reduzido o chamado adensamento domiciliar excessivo – onde há mais de três moradores em cada cômodo usado como dormitório.

Governo golpista ferra com aposentados e pensionistas


Pensões desvinculadas do salário mínimo é uma canalhice!

Os aposentados ‘entrando pelo cano’: Sai reforma da previdência do governo Temer-PSDB, veja as principais medidas

1) Idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, o que vale para todos os homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 (para os demais, haverá uma regra de transição).

2) Pensões desvinculadas do salário mínimo – o que significa que ficarão abaixo do piso salarial.

3) Intocabilidade das Forças Armadas e dos parlamentares, que votarão a proposta.


O que pensam os aposentados que saíram às ruas para pedir “Fora, Dilma”?

Fonte: Debate Progressista

Lista da Odebrecht volta a assombrar políticos Catarinenses e em todo o país

Nos dois últimos dias, voltou a assombrar alguns dos mais destacados expoentes de governo e oposição no país a famosa ‘Lista da Odebrecht’, divulgada inicialmente em meados de março deste ano. 

Desde do dia  25, porém, arquivos do listão, republicado pelo portal Congresso em Foco, rodam nas redes sociais e mostram cerca de 300 nomes – entre os quais seis (06) de Santa Catarina – como supostos beneficiários de propinas disfarçadas de doações a campanhas eleitorais.


Nomes dos envolvidos em SC

Jaison Cardoso PSDB         SC    Prefeito de Imbituba (SC)

Roberto Carlos de Souza      PSDB SC Prefeito de Navegantes (SC)

Antônio Ceron   PMDB        SC    Secretário da Casa Civil do governo de Santa Catarina

Cesar Souza Junior   PSD  SC    Prefeito de Florianópolis

Raimundo Colombo  PSD  SC    Governador de Santa Catarina

Carlito Merss    PT     SC    Ex-deputado federal e ex-prefeito de Joinville

Click e veja lista completa



Quando eu vinha das castanhas tu nem ias pros cajus!


por Luciano Hortencio no GGN

Você diz que não me quer,

Não vou chorar.

Eu também queria um pé,

Pra lhe deixar.


Você diz a todo mundo que me deu bilhete azul.

Quando eu vinha das castanhas, tu nem ias pros cajus.


Achei tanta graça,

Vou me divertir,

Eu que estava triste,


Vou morrer de rir.

19º MotoLaguna, maior evento de motociclistas do país na terra de Anita

“Conhecido como um evento de vibração, boa energia e com clima de alegria, o 19º MotoLaguna reúne milhares de motocicletas. Este ano não será diferente”

Maior evento de motociclistas do país na terra de Anita

Um dos maiores e mais tradicionais eventos de motociclistas do Sul do Brasil está prestes a dar partida. Amantes do motociclismo, de todas as regiões do Brasil e até fora do país, se preparam para o maior evento do Sul.

Da próxima quarta-feira (7) ao domingo (11), Laguna será a terra do motociclismo. O encontro, e todas as atividades deste megaevento, serão realizados no Mar Grosso, à beira-mar. Palco, trio elétrico e um pavilhão coberto com 200 m² comporão a paisagem praiana e festiva de Laguna.

São cerca de 30.000 m² de evento, que contará com diversos expositores como Yamaha Geração Motos, BMW Top Car, Kawasaki Casa do Motoqueiro, Protork e lojas comerciais de utensílios para motociclistas. Além disso, o 19º MotoLaguna contará com diversas apresentações, atrações musicais e praça de alimentação.

Toda essa estrutura deverá contar com segurança privada de 200 homens, guarda municipal, bombeiros, polícia militar e ambiental. A ação visa garantir a proteção dos participantes, preservação do âmbito público e da natureza, já que uma das características marcantes do evento, e que será mantida, é a realização junto a praia do Mar Grosso.

Conhecido como um evento de vibração, boa energia e com clima de alegria, o 19º MotoLaguna reúne milhares de motocicletas. Este ano não será diferente.

Devem passar pela cidade cerca de 12 mil motociclistas e um público geral de até 100 mil visitantes, os quais conciliarão o prazer de viajar, se encontrar em um ambiente aberto, em contato com a praia e natureza, além de poder desfrutar de toda a infraestrutura turística oferecida por Laguna e região. O 19º MotoLaguna é uma realização do Laguna Moto Clube.

Programação

Quarta-feira (7)
Geral
19h – Abertura oficial do 19º MotoLaguna.
20h – Abertura dos estandes.
21h – Recepção para os Moto Clubes.
22h – Show com DJ. (Camarote QG)

Quinta-feira (8)
Geral
12h – Abertura dos portões e estandes.
15h – UP Bar nas alturas.
16h – Dinamômetro.
22h – Show com DJ (Camarote QG).
4h – Encerramento.
Trio Elétrico
15h às 18h – DJ Wann
18h às 20h – Denise Bueno
20h às 22h – PH7
0h às 2h – Gabriel Zim
2h às 3h – DJ Wann

Sexta-feira (9)
Geral
12h – Abertura dos portões e estandes
13h – UP Bar nas alturas
14h – Dinamômetro
19h – Empine Machine
22h – Show Star Boys (manobras com motos)
22h – Show com DJ (Camarote QG).
4h – Encerramento.
Trio Elétrico
12h às 15h – DJ.
15h às 18h – DJ Julio.
18h às 20h – André Cowboy.
20h às 22h – Sandro Rios.
22h às 24h – Quem São Esses Caras?
0h às 2h – Kid Cengonha.
2h às 3h – DJ Julio.

Sábado (10)
Geral
9h – Abertura dos portões e estandes.
11h – UP Bar nas alturas.
13h – Dinamômetro.
14h – Empine Machine.
15h – Show Star Boys (manobras com motos).
22h – Show com DJ (Camarote QG).
4h – Encerramento.
Trio Elétrico
12h às 15h – DJ.
15h às 18h – DJ Bebeto.
18h às 20h – Rock in trio.
20h às 22h – Teto Fernandes.
22h às 24h – DJ Manu Bez.
0h às 2h – DJ Dani El Silva e Cleber Santos.
2h às 3h – DJ Bebeto.

Domingo (11)
Geral
9h – Etapa Final do Campeonato Sul Brasileiro de Wheeling 2016.
10h – UP Bar nas alturas.
14h – 1ª Etapa do Campeonato Sul Brasileiro de Wheeling 2017.
17h – Entrega dos troféus.
18h – Encerramento do 19º MotoLaguna.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ANS suspende a comercialização de 69 planos de saúde

 Atenção: Não contrate os planos de saúde listados abaixo. Se receber oferta para adquirir um desses planos, denuncie à ANS. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender por pelo menos três meses a comercialização de 69 planos de saúde de 11 operadoras a partir de sexta-feira (9).

A medida é uma punição devido a reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2016 e relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento.

Juntos, os planos de saúde suspensos têm cerca de 692 mil beneficiários. Estes clientes não são afetados pela punição, pois a intenção da ANS é que as operadoras melhorem os serviços prestados aos atuais beneficiários para só então começarem a oferecer serviço a novos clientes.

O levantamento das reclamações é feito a cada três meses. A medida levou em consideração 13.956 reclamações recebidas no período de 1° de julho a 30 de setembro.

Das 11 operadoras com planos suspensos, uma já tinha recebido a punição no período anterior, nos meses de abril, maio e junho, e 10 não constavam na última lista.


 Enquanto isso, oito operadoras poderão voltar a comercializar 22 produtos que estavam impedidas de vender.

Fonte EBC

Quem não pode ir a velório vive o próprio funeral, por Josias de Souza


Josias de Souza

Michel Temer decidiu render homenagens aos mortos de Chapecó. Bom! Acompanhado de Marcela, sua mulher, o presidente voará para a cidade catarinense neste sábado. Ótimo!! Após determinar o transporte dos mortos pela FAB, Temer deseja confortar os parentes. Extraordinário!!!

A coisa parecia caminhar bem. Até que… O setor de inteligência do governo farejou o risco de protestos. Temer foi aconselhado a evitar o velório. Com medo de vaias, concordou. Deve cumprimentar os parentes no aeroporto, em cerimônia a ser realizada após o desembarque dos corpos. Se é assim, melhor ficar em casa.

O aeroporto esvazia a morte do seu sentido dramático. Os defuntos estarão fora do seu ambiente natural. Prevê-se uma solenidade de distribuição póstuma de medalhas. Os parentes serão constrangidos a trocar a espontaneidade da dor por uma máscara cerimoniosa. Um desastre!

Pai do zagueiro Filipe, Osmar Machado declarou: “Eu não preciso do cumprimento dele no aeroporto. Se ele tem dignidade e vergonha na cara, que venha aqui [no velório a ser realizado no estádio municipal] cumprimentar as pessoas.''

Temer talvez devesse ouvir menos seus assessores. Há risco de protestos em Chapecó? Pior para os organizadores, que desrespeitam o luto alheio. No mais, resta constatar: um presidente da República que não pode frequentar um velório talvez esteja vivendo seu próprio funeral.


Em política, quando o vivo é pouco militante muitos têm vontade de lhe enviar coroas de flores.

Lava Jato deve começar a ouvir delatores da Odebrecht na próxima semana


É destaque na Coluna do Estadão, nesta sexta (2), que pessoas envolvidas com a operação Lava Jato esperam iniciar as audiências com os delatores da Odebrecht na próxima semana, ocasião em que os testemunhos devem ser gravados.

Hoje, os 77 executivos da Odebrecht que vão colaborar com o Ministério Público Federal terminam de assinar os acordos de cooperação para, em seguida, iniciar o detalhamento do que foi antecipado aos procuradores.

Segundo a coluna, "os delatores precisam confirmar a procuradores da República tudo o que prometeram contar sobre o pagamento de propina a agentes públicos. Só após a colheita dos depoimentos o material é enviado ao Supremo Tribunal Federal, onde precisa ser homologado pelo ministro Teori Zavascki."

Até agora, vazou na imprensa que estão entre os citados pela Odebrecht os ex-presidentes Lula e Dilma, entre lideranças do PSDB e PMDB, incluindo o presidente Michel Temer.


Do GGN 

Petrobras pode reajustar combustíveis com alta do petróleo

Ao contrario do prometido aumento a vistas

O aumento dos preços do petróleo causado pelo acordo da Opep nesta quarta-feira (3) e a desvalorização do real em relação ao dólar poderão fazer a Petrobras encarecer os preços da gasolina e do diesel, apontam especialistas.
Nos últimos meses, a Petrobras anunciou duas reduções dos preços dos combustíveis nas refinarias, em uma nova política que varia os valores de acordo com a paridade internacional da cotação de petróleo, segundo a estatal.

Com o acordo da Opep, no qual os países produtores concordaram em reduzir sua produção, os preços do petróleo chegaram a subir mais de 10%. Para economistas, a empresa terá de elevar os preços caso queira manter sua nova política e também sustentar sua credibilidade.

 "Se a Petrobras for manter a política de preços, vai ter que acabar aumentando a gasolina e o diesel. Se não, o mercado vai começar a duvidar das políticas", disse Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie) ao jornal Folha de S. Paulo. Ele crê que o preço do barril do petróleo deve ficar entre US$ 50 e US$ 55.
Questionado por jornalistas, Pedro Parente, presidente da Petrobras, disse: “não posso dar nenhuma indicação, porque não resolvo sozinho. O comitê tem três pessoas".

“Nós anunciamos uma política, com reunião uma vez por mês, em que nós avaliamos várias questões, como essas variáveis (câmbio e produção global). Avaliamos também o market share e aí tomamos uma decisão", afirmou Parente, após evento em São Paulo.

Do Jornal GGN 

O bombástico livro que documenta corrupção nas privatizações do governo FHC.

São mais de 100 páginas de documentos envolvendo José Serra e seu círculo íntimo

A história se repete e  as empresas públicas brasileiras foram novamente a venda por merrecas no governo interino TEMER/SERRA.

Privataria indecente  nunca mais!

UDESC coloca a disposição das cidades filiadas à AMUREL programas de Extensão Universitária

“Por um período de 10 dias seriam realizadas atividades em oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção”

Projetos de extensão Universitária como o Projeto Rondon, patrocinado pela UDESC, pode inserir atividades acadêmicas nas comunidades, auxiliando as Prefeituras a desenvolver programas em benefícios as populações nas áreas educativa, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.

Portanto é de extremo significado que as Prefeituras da AMUREL não percam a chance de desenvolver esses projetos colocados a disposição pela UDESC.

O Portal AMUREL (Associação dos municípios da região da Laguna) repercutiu esse importante debate.

Leia matéria completa do Jornalista Álvaro Dalmagro - Assessoria de Comunicação da Amurel..

Por Álvaro Dalmagro

O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann recebeu na tarde de hoje (17) uma comitiva da Udesc e o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão Nilton de Campos, que intermediou o encontro, que teve o intuito de apresentar à Amurel – e futuramente aos municípios – a proposta de implantação do projeto Rondon em cada um dos 18 municípios associados.

O projeto a ser executado pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Udesc, é tido na instituição como uma das principais ações de extensão da universidade, e vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional. Assim, a Udesc busca a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante a realidade social.

A proposta será detalhada diretamente aos prefeitos durante um encontro no dia 30 deste mês, na Amurel, que já estava marcado para tratar de outros assuntos importantes com os novos gestores. Os prefeitos que aderirem à proposta terão em seus municípios uma equipe multidisciplinar de 12 a 20 acadêmicos da Udesc, por um período de 10 dias. Neste período são realizadas atividades em oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. Nada impede que outras temáticas sejam inseridas neste rol, se houver demanda local.

O NER já promoveu 11 grandes operações, com cerca de sete mil atividades, 2,1 mil extensionistas e 225 mil pessoas atendidas em 102 municípios catarinenses, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

Os municípios que vierem a aderir ao programa deverão arcar apenas com as despesas de alimentação e dormitório das equipes, que poderão acontecer em ginásios, escolas, salões comunitários ou qualquer espaço público disponível.

Representaram a Udesc na reunião o professor Antônio Carlos dos Anjos Filho, Donizete Bittencourt e Theo Frederico, todos da coordenação do NER. Também participaram da conversa o assessor de comunicação da ADR Eduardo Zabot e o coordenador administrativo da Amurel Everson Guimarães.

Construtora Formigoni é acusada de ter recebido mais de 500 mil sem entregar obra em Jaguaruna

Fotos: João Idalêncio/Divulgação/Notisul

Segundo documentos da Prefeitura de Jaguaruna a Construtora Formigoni vencedora de licitação para construção Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro Beija-Flor recebeu mais de 500 mil reais e abandonou obra deixando centenas de crianças, seus familiares e o Município na mão.

Também são acusados o ex-prefeito Inimar Felisbino e mais quatro profissionais.

A prefeitura entrou com uma ação civil contra os acusados para que respondam pelos prejuízos aos cofres públicos.

Polícia Federal investiga o caso.

Leia matéria completa da Jornalista Lysiê Santos do Jornal Notisul

Lysiê Santos
Jaguaruna


As discussões em torno das obras do Pró-Infância - Centro de Educação Infantil - CEI do bairro Beija-Flor, em Jaguaruna, são antigas. O projeto oferecido pelo Ministério da Educação - MEC previa a construção de brinquedotecas, berçários, salas de aula, cozinha industrial, área de lazer e estacionamento.

O local onde quase três centenas de crianças poderiam ter atendimento de qualidade, neste momento é apenas uma ruína inacabada, e assim deverá ficar por muitos anos. A placa indicativa de obra pública, quase escondida pelo mato que cresce ao redor da construção, mostra que a obra foi iniciada no dia 24 de março de 2010 com previsão de término em julho de 2011, e orçada em cerca de R$ 1,2 milhão, fora aditivos.

De acordo com documentos apresentados pelo executivo municipal, diversas irregularidades foram encontradas no CEI, que surgiu (ou tentou surgir) na gestão do ex-prefeito Inimar Felisbino. Documentos comprovam que os recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, estimados em R$ 320 mil, foram recebidos pela empresa Formigoni, vencedora da licitação, que não concluiu o serviço.  Além do aditivo no valor de R$ 261 mil repassados à gestão anterior.

O prefeito Luiz Napoli afirma que o endereço da construtora é inexistente e a obra foi abandonada. “Há muitos problemas e quem mais sofre é a população. Fomos a diversos órgãos em busca de soluções. A construtora não é encontrada e esperamos que os responsáveis paguem pelos prejuízos”, denuncia.

Construção do CEI está abandonada. E assim ficará?

A obra do Centro de Educação Infantil no bairro Beija-Flor, em Jaguaruna, foi iniciada em 2010 e deveria estar concluída em 2011. A licitação foi realizada durante a gestão do ex-prefeito, Inimar Felisbino, que recebeu recursos do FNDE e repassou à empresa vencedora da licitação, a Construtora Formigoni. A prefeitura disponibilizou o terreno com uma área de cerca de 1.048 m² para a construção da creche, orçada em R$ 1.212.910,66.

O valor foi pago à construtora que não executou todo o serviço. Documentos e notas assinados pelos engenheiros responsáveis, à época, confirmavam a implantação de itens como portas, janelas, telhas de vidro, chuveiros elétricos cromados, e outros objetos que não estão instalados no local. Estrutura inacabada já apresenta rachaduras e outros problemas que se agravam com as intempéries do tempo

Polícia Federal investiga irregularidades no CEI

De acordo com o atual prefeito, em 2015 a prefeitura recebeu um ofício da Polícia Federal intimando o ex-prefeito Inimar Felisbino e mais quatro profissionais para prestar esclarecimentos sobre a obra na justiça. A prefeitura entrou com uma ação civil contra o ex-prefeito e os engenheiros responsáveis para que respondam pelos prejuízos aos cofres públicos. “Assumi em 2013 e o repasse já havia sido feito. A empresa Formigoni não é localizada. Sou a pessoa que mais gostaria de ter inaugurado esta obra, mas estamos de mãos atadas”.

Mobílias novinhas foram enviadas à obra inativa

O prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, conta que no início de sua administração, com o intuito de não perder os convênios provenientes do governo federal, assinou um termo confirmando a conclusão da obra. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE repassou todos os valores do convênio. “Para o FNDE, a obra está concluída e além do valor pago houve aditivos saldados em nossa gestão”, explica Napoli.

Ele reforça que para a conclusão são necessários investimentos de mais R$ 600 mil, porém, a prefeitura está impedida de pagar novamente por algo que, nos documentos, já está concluído. “Quando há uma paralisação e depois um reinício, a obra sai mais cara, pois já está com rachaduras e problemas na estrutura”, detalha. O FNDE já enviou diversos móveis e outros materiais para equipar o centro educacional infantil que, de acordo com documentos federais, está concluída.

Prefeito eleito de Jaguaruna tentará soluções

O prefeito eleito de Jaguaruna, Edenilson Montini, afirma que a creche do município está entre as prioridades de sua administração. No início do próximo ano, o gestor pretende realizar um levantamento da situação e o que falta para concluir a obra. “No Ministério da Educação, onde estive depois da eleição, consta que a creche está concluída desde 2014. Agora, por meio da Amurel, devemos fazer um levantamento para verificar a viabilidade de concluir a obra”, alerta.

Ele completa que atualmente as crianças são atendidas pelo Centro de Educação Infantil Maria Cândida, que não é de responsabilidade do município. “A prefeitura dá o suporte à creche, mas as vagas não são suficientes para suprir as necessidades da comunidade”, enfatiza.

Com informações do Jornal Notisul

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Maioria do STF aceita denúncia contra Renan por peculato

O  senador  é  acusado  de usar o lobista de uma empreiteira para pagar  pensão a uma filha que teve fora do casamento Arquivo/Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu aceitar denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2013 contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) pelo crime de peculato, que consiste no desvio de dinheiro público. Se os votos já proferidos forem mantidos, Renan passa à condição de réu no STF.
A sessão continua para que os ministros possam decidir sobre a prescrição dos crimes de falsificação e uso de documento falso.

A Corte debate as divergências apresentadas nos votos já proferidos. Votaram, até o momento, os ministros Edson Fachin, relator, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Marco Aurélio. Faltam os votos dos ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia.
Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela rejeição total da denúncia por entenderem que não há indícios para a abertura de ação penal.
O Supremo julga nesta tarde denúncia na qual Renan é acusado de usar o lobista de uma empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento. O peemedebista também é acusado de ter adulterado documentos para justificar os pagamentos. O caso foi revelado em 2007. Na época, após a denúncia, Renan teve de renunciar à presidência do Senado.

"Denúncia inepta"
Durante o julgamento, o advogado do presidente do Senado, Aristides Junqueira, defendeu o arquivamento de toda a denúncia. Segundo o defensor, não há provas para o recebimento da denúncia. “Quando se recebe uma denúncia inepta, o constrangimento é ilegal. Não há indícios suficientes sequer para o recebimento da denúncia”, disse Junqueira.

EBC