sábado, 7 de abril de 2018

Leia a íntegra do discurso histórico de Lula em São Bernardo

Lula é carregado pelo povo após discurso em São Bernardo / Francisco Proner l Farpa Foto Coletivo

Do Brasil de Fato no GGN

Ex-presidente falou a milhares de apoiadores em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Na tarde deste sábado (7), em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou seu último discurso antes de entregar-se à Policia Federal para cumprir o mandado de prisão emitido pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro nesta semana. A milhares de pessoas que o acompanhavam desde sexta-feira em vigília, Lula, emocionado, relembrou o início de sua vida política no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e enviou uma mensagem de motivação para os que acreditam em seu projeto político.

LEIA MAIS »


Ao Vivo, via TVT, Missa por Dona Marisa





sexta-feira, 6 de abril de 2018

Lula não se entrega e celebra missa amanhã por aniversário de dona Marisa


Por Blog do Rovai

A presidenta do PT Gleise Hoffmann disse em coletiva que o ex-presidente Lula não exerceu a possibilidade que lhe foi dada de se entregar até as 17h de hoje em Curitiba. Que ele está aguardando as decisões do recursos que impetrou inclusive em órgãos internacionais e que seus advogados entendem que por ele estar em lugar sabido pelo mundo não há descumprimento de sentença.

Ele marcou uma missa pra amanhã às 9h30 para celebrar o aniversário da dona Marisa, 7 de abril, e convida a toda militância do PT para estar com ele e a família.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Sérgio Moro determina prisão do ex-presidente Lula

Leia a decisão de Moro aqui.

O juiz federal Sérgio Moro determinou há pouco a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme a decisão, Lula terá até as 17h de amanhã (6) para se apresentar à Polícia Federal.

A medida foi tomada após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou ontem (4) um habeas corpus protocolado pela defesa para mudar o entendimento firmado pela Corte em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância. Lula foi condenado a 12 anos e um mês na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.


Leia a decisão de Moro aqui.

Agencia Brasil

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Eleições 2018: partidos têm até o dia 7 de abril para obter registro

Partidos em formação que quiserem disputar as eleições de 2018 devem registrar seus estatutos no TSE seis meses antes do pleito José Cruz/Agência Brasil

Da Agência Brasil*

Partidos em formação têm até o dia 7 de abril para obterem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro do estatuto e disputar as eleições de outubro. Ao todo, 35 legendas já têm registro na Corte Eleitoral e estão aptas a lançar candidatos a cargos eletivos este ano.

Em 2018, os eleitores brasileiros vão eleger o presidente da República, governadores de estado, dois terços do Senado Federal, deputados federais, deputados estaduais e distritais. O primeiro turno do pleito está marcado para 7 de outubro, e o segundo turno, para 28 de outubro.

Com as modificações feitas pela reforma eleitoral do ano passado (Lei nº 13.488/2017), todos os partidos políticos em formação que quiserem disputar as eleições de 2018 devem ter obtido registro de seus estatutos no TSE seis meses antes do pleito. Além disso, o partido precisa ter, até a data da convenção, órgão de direção instituído na circunscrição, segundo o respectivo estatuto.

Para estarem aptas a apresentar o pedido de registro ao TSE, as legendas em formação têm de cumprir os requisitos previstos na Resolução TSE nº 23.465/2015 e na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), com as alterações promovidas pela reforma eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015).

*Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

O tuíte do General Villas Boas e a defesa da democracia



por Eugênio José Guilherme de Aragão no GGN

Mais do que o tuíte do Comandante do Exército em si, a publicidade que a Rede Globo lhe deu no Jornal Nacional é que constitui nova criminosa tentativa de exercer pressão sobre o STF, para que atenda ao “clamor da sociedade”, dessa parte envenenada da sociedade que sucumbiu à guerra psicológica midiática destinada a cultivar entre nós o anti-petismo. O objetivo é só um: tirar do páreo o candidato a presidente que não agrada à “famiglia” Marinho, ainda que, segundo todas as pesquisas eleitorais até aqui, seja o com maior popularidade e com maiores chances de vencer.

Dane-se a sociedade, danem-se os eleitores! O sistema Marinho está, em verdade, pouco se lixando por que ela pensa ou por quais suas aspirações. O plano é incutir-lhe por todos os meios, lícitos e ilícitos, sua visão de perniciosidade do candidato que escolheu ser seu inimigo. E ainda faz isso com uso de um serviço público concedido, na cara limpa, como se pertencesse à “famiglia”. Se isso não for corrupção e improbidade, o que será?


terça-feira, 3 de abril de 2018

Atenção: Moda de "cheirar" camisinha deixa pais de jovens em alerta

Veja vídeo abaixo

Há poucas situações em que se recomenda não usar camisinha. Uma delas se aplica ao que jovens andam atualmente fazendo com o preservativo: cheirando.
O #CondomSnortingChallenge, ou Desafio de Cheirar Camisinha, em tradução livre, é a última “tendência” que tomou a internet. Não à toa, a prática preocupou pais de adolescentes e alertou especialistas do mundo todo.

O desafio consiste em enfiar a camisinha por uma narina e inalar com força tapando a outra, até que ela seja sugada e saia pela boca. Sim, você não leu errado.

Vale o aviso: não tente fazer isso em casa. Por quê? Para começar, porque você pode engasgar e, ao invés de a camisinha sair pela boca, entrar pelas vias respiratórias e obstruí-las. Além disso, pode danificar o revestimento interno da narina, causar uma reação alérgica e até resultar numa infecção, de acordo com Bruce Y. Lee, professor da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em entrevista à “Forbes“.

O desafio não é novidade. É mais uma dessas modas da internet que vêm e vão. Desde que ressurgiu, nas últimas semanas, têm alertado pais de adolescentes — que se filmam completando o desafio para postar na redes — e autoridades: educadores do governo estão fazendo visitas e promovendo palestras para pais de alunos da cidade de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, onde uma garota postou um vídeo “ensinando” a técnica.

O objetivo é conscientizar os pais sobre os perigos do álcool, das drogas e dos desafios virais da internet. “Nos dias de hoje, nossos adolescentes estão fazendo de tudo em troca de likes, views e inscritos. Nós temos que mostrar aos pais o que seus filhos estão buscando online”, explicou o especialista de educação do governo, Stephen Enriquez à “FOX“.


Fonte: Pragmatismo Político

Udesc abre inscrições para mais de mil vagas em 37 cursos pelo Vestibular de Inverno

Cursos oferecidos em Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Biologia Marinha)

Segunda-feira (2), Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc abriu as inscrições do Vestibular de Inverno 2018 em www.vestibular.udesc.br. As provas ocorrerão em 10 de junho, de manhã e de tarde.

São oferecidas 1.048 vagas em 37 cursos presenciais de graduação, todos gratuitos (sem mensalidade), em nove municípios catarinenses: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Os candidatos poderão se inscrever até 4 de maio e pagar a taxa de inscrição, de R$ 110, até 7 de maio. Na semana passada, foram anunciadas as listas de isentos de pagar a taxa de inscrição pelo critério socioeconômico e por doação de sangue/medula. Confira os resultados.

Na página oficial, também estão disponíveis dois requerimentos que podem ser apresentados durante o período de inscrições: de condição especial de prova e de tratamento por nome social.

Além disso, os candidatos já podem conferir o programa das disciplinas e as obras literárias no site oficial.

Diversas áreas

Os cursos presenciais do Vestibular de Inverno 2018 estão distribuídos nos seguintes municípios:


Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia do Petróleo;

Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;

Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia;

Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;

Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;

Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;

Joinville (CCT): Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica);

Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;

Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Biologia Marinha)
Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química;

São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação.


As 1.048 vagas oferecidas representam 75% do total dos cursos presenciais para o segundo semestre de 2018, pois as 25% restantes serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu, com notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

De acordo com o edital do vestibular, a Udesc manterá o sistema de cotas para cursos presenciais pelo Programa de Ações Afirmativas. Do total de vagas por curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc – Covest pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br. Acompanhe as notícias do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

Colaboração: Comunicação Udesc

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Falando Sério - Uma administração de faz de conta


Imbituba fica na região sul de SC, aqui têm o Porto de Imbituba, Unidade da Votorantim, Balneários e lagoas maravilhosas aptas ao incremento Turístico, têm uma população de pouco mais de 43.000 habitantes, a imensa maioria reside na zona urbana, nossa arrecadação é uma das melhores da região da Amurel.

Imbituba é administrada por Rosenvaldo da Silva Junior (PT) que está em seu primeiro mandato, eleito por uma coligação com um grupo do MDB que está mamando nas administrações deste Município há muitos anos.

Rosenvaldo é um Prefeito de sorte, além de contar com uma excelente arrecadação mensal, conta com o apoio do governo Estadual.

Apesar desta situação privilegiada, Imbituba esta sem nenhuma grande obra custeada com recursos públicos, o Prefeito só reforma, paga em dia os servidores efetivos, as noticias de atrasos são para fornecedores e empresas prestadoras de serviço, que também silenciam diante dos atrasos, para não perder os contratos.

Apesar de tanto dinheiro, as reformas já realizadas por esta administração dá pra contar nos dedos.

É uma administração do faz de conta: são projetos que não se concretizam como a Revitalização da Lagoa da Bomba ou se arrastam, como CAIC que deixou centenas de alunos desamparados por um bom tempo pela indecisão do que fazer com a escola.

Agora mais um projeto mirabolante é anunciado como possível de ser realizado por essa administração: proposta de uma usina de energia solar municipal no CAIC.

Ora! Faz um ano que o CAIC está em reforma e a promessa de entrega é 2019, mas Rosenvaldo viajando na maionese divulga que é possível fazer essa Usina e ainda por cima municipal!

Esclarecendo digo que é importante a energia solar e sua propagação, mas esse governo vai entregar o CAIC praticamente em seu último ano de gestão e a Usina?

Aqui o Prefeito finge que faz e o povo finge que acredita que ele esta fazendo, mas na realidade pelo que Imbituba arrecada, a gestão Rosenvaldo é uma vergonha.

Infelizmente para a população a Câmara é omissa e o poder Judiciário não age, resultando: licitações questionadas, reformas que nunca terminam no prazo, promessas não cumpridas.

O Prefeito apresentou um plano de governo durante a campanha, mas até agora não saiu do papel.

Para piorar existe parcela da população que ainda acha que esta administração é uma das melhores, estes só se darão conta do tamanho do prejuízo que esse modelo político e administrativo tem trazido para Imbituba depois que estes saírem do poder, lamentavelmente.

Enquanto isso vamos convivendo com uma cidade suja, escura, sem obras e sem emprego, comandados por uma administração de faz de conta.


Saiba como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a página do Participante do Enem e inserir seu CPF e data de nascimento.


Começa hoje (2) às 10h o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera que cerca de 4 milhões de pessoas peçam a isenção da taxa neste ano. O prazo termina no dia 11 de abril.

Em 2018, o Enem completa 20 anos e pela primeira vez o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição. Até o ano passado, os dois atos eram feitos simultaneamente. Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente.

Segundo a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, o objetivo é garantir mais oportunidade para os jovens que necessitam da isenção, mas também garantir maior cuidado do dinheiro público e o desenvolvimento de uma consciência mais ética no cidadão. "Vamos fazer isso com mais critério e mais responsabilidade”, disse ela.

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame. Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril.

A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem.

Quem tem direito à isenção

- Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública

- Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio

- Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

- Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame

Como pedir a isenção

Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a página do Participante do Enem e inserir seu CPF e data de nascimento. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se ele se enquadra em alguma delas.


domingo, 1 de abril de 2018

História da Páscoa

A Páscoa para os cristãos relembra a morte e crucificação de Cristo e celebra a sua ressurreição após três dias

A Páscoa é uma das mais importantes festividades do calendário cristão. Essa data comemorativa originou-se com os judeus e teve seu sentido ressignificado após a crucificação de Cristo. Algumas características da Páscoa moderna também possuem elementos herdados de povos pagãos. A Páscoa é uma celebração de data móvel, e o seu significado mais conhecido – o cristão – relembra a crucificação e ressurreição de Cristo. A palavra “páscoa” no idioma português deriva dos termos em três idiomas “Pessach”, no hebraico, “Pascha”, no latim, e “Paskha”, no grego.

Páscoa Judaica

A Páscoa comemorada pelos judeus possui um sentido completamente distinto daquele assumido na comemoração cristã. A Páscoa judaica é chamada de “Pessach” (significa “passagem” no hebraico) e comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Essa festa judaica era comemorada tradicionalmente próximo ao período em que se inicia a primavera no hemisfério norte.

A realização dessa festa na tradição judaica aconteceu por uma ordem expressa de Javé a Moisés, que a repassou para o povo hebreu. A descrição da forma como a comemoração deveria ser realizada e todo o seu contexto estão no trecho bíblico de Êxodo 12 |1|. De qualquer forma, essa festa faz menção à passagem do anjo da morte pelo Egito durante a execução da décima praga, que foi responsável pela dizimação de todos os primogênitos daquela terra.

Páscoa Cristã

Apesar de sua derivação da comemoração judaica, o sentido da Páscoa cristã é diferente, pois relembra os atos da crucificação, morte e ressurreição de Cristo. A ressurreição de Cristo é, inclusive, um dos pilares da fé cristã e, por isso, a Páscoa é uma festividade tão importante assim para os cristãos.

Dentro da tradição cristã, Cristo é enxergado como o Cordeiro de Deus que foi enviado com a missão de se oferecer em sacrifício para salvar a humanidade dos pecados. Após ter sido crucificado e morto, Cristo ressuscitou após três dias. Todos esses eventos teriam supostamente ocorrido durante a realização da Páscoa Judaica (comemorada durante sete dias), o que criou um paralelo entre as duas comemorações.

Na comemoração da Igreja Católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma, que é marcado por jejuns e no qual muitos fazem promessas. A última semana desse período é conhecida como Semana Santa e inicia-se com o Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.

Os dias finais da Semana Santa são a última ceia, que aconteceu na Quinta-feira Santa; a crucificação e morte de Cristo acontece na Sexta-feira Santa, e a ressurreição de Cristo aconteceu no Domingo de Páscoa.

A data de comemoração da Páscoa, como todos sabem, é uma data móvel e pode acontecer entre o período de 22 de março e 25 de abril. A determinação da Páscoa como comemoração em data móvel foi estipulada pela própria Igreja durante o Concílio de Niceia, organizado em 325 d.C. Ali se estabeleceu que a Páscoa aconteceria no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio da primavera (baseado no hemisfério norte).

Outras influências na Páscoa moderna

O coelho e os ovos foram símbolos agregados à Páscoa a partir da influência de outras culturas

Além da tradição judaica e cristã, a Páscoa moderna agregou elementos de outras culturas não cristãs, isto é, pagãs. Esse processo aconteceu, sobretudo, a partir da cristianização dos povos germânicos na Europa. Os historiadores afirmam que, durante esse processo, uma série de elementos das culturas desses povos foi sendo apropriada pelo cristianismo.


No caso da Páscoa, existem historiadores que estabelecem uma conexão entre essa festividade no norte da Europa e o culto a uma deusa germânica chamada Eostern, mas também chamada de Ostara. Os termos em alemão e inglês para Páscoa muito provavelmente têm origem nesse culto. Em alemão, o termo para Páscoa é Ostern (possui semelhança com Ostara); em inglês, o termo para Páscoa é Easter (possui semelhança com o termo Eostern).

Alguns historiadores relatam que durante o equinócio da primavera, ou seja, próximo da época em que os cristãos comemoravam a Páscoa, povos germânicos realizavam festividades em homenagem à deusa Eostern, o que criou um paralelo entre as comemorações nessas localidades do hemisfério norte.

Outros símbolos tradicionais da Páscoa moderna – o coelho e os ovos – também são atribuídos a influências pagãs. Acredita-se que coelhos e ovos eram tradicionais símbolos que representavam a fertilidade para diferentes povos e, à medida que esses povos foram sendo cristianizados, esses símbolos foram sendo agregados à comemoração cristã.

|1| Clique aqui para acessar esse trecho na Bíblia Online.

Fonte: Mundo Educação