sábado, 19 de setembro de 2020

Ruth Bader Ginsburg: as imagens e citações mais inspiradoras da juíza americana

Ginsburg: "Lute pelas coisas de que gosta, mas faça isso de uma forma que leve outras pessoas a se juntarem a você"

A juíza da Suprema Corte dos EUA morreu nesta sexta-feira (18/9) aos 87 anos, vítima de câncer, deixando um legado de pautas e decisões progressistas e frases inspiradoras.

A BBC relembra algumas das citações mais memoráveis de Ginsburg sobre igualdade de gênero, direito e memória.

Beba na fonte>BBC Brasil

“Fome tem que ser combatida com renda básica e imposto sobre riqueza”, diz economista

O economista Francisco Menezes é pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e da ActionAid Brasil. | Foto: Divulgação

“O presidente declarou que quem falava que havia fome no Brasil estava mentindo. Hoje se comprova o quanto eles estão distantes da realidade do país”, diz o economista Francisco Menezes, com a menção de uma declaração de Jair Bolsonaro feita em julho do ano passado.

Francisco Menezes afirma que dados do IBGE divulgados ontem revelam que a prorrogação do auxílio emergencial é indispensável para conter o crescimento da fome no país

Beba na fonte> Luis Nassif

As propostas do Padre Julio Lancellotti para a população de rua

Chamado de "cafetão da miséria" por extremistas de direita, Lancellotti reafirma que prefere estar ao lado dos mais fracos, e propõe ações que poderiam virar políticas públicas.

Por Jornal GGN

“A população de rua não é um fenômeno em si mesmo”, diz o padre Julio Lancellotti. Ela existe – e em São Paulo capital, beira o contingente dos 30 mil desabrigados – em função das desigualdades sociais. Não existe “luz no fim do túnel” que não passe por uma reforma urbana, pelo acesso ao emprego e a emancipação dessas pessoas. Foi o que Lancellotti defendeu durante a live [assista ao final] que o grupo Prerrogativas fez na manhã deste sábado (19).

“Outro dia um assessor de candidato me perguntou o que eu sugeriria de imediato” para enfrentar a questão da população de rua, comentou o padre. “Eu sugeriria uma renda mínima municipal.”

Beba na fonte> Luis Nassif

Lei de Proteção de Dados entra em vigor sem órgão de fiscalização estruturado


 Por Poder 360

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na 5ª feira (17.set.2020) a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Começou a vigorar nesta 6ª feira (18.set.2020).

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) define direitos de indivíduos em relação às suas informações pessoais e regras para quem coleta e trata esses registros, como obrigações de obtenção de consentimento em parte dos casos, publicidade dos usos feitos com os dados e garantia da segurança para evitar vazamentos.

Apesar de a vigência ter iniciado, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), órgão criado para fiscalizar a aplicação da lei e editar normas sobre o tratamento de dados pessoais por pessoas físicas e jurídicas, não tem estrutura regimental estabelecida.

Beba na fonte> Poder 360

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

DEPUTADOS VOTAM HOJE PROCESSO QUE PODE AFASTAR GOVERNADOR MOISÉS

Parlamentares votam nesta quinta relatório que pede impedimento do governador e da vice. Aprovação pode levar a afastamento na próxima etapa do processo. (Foto: Rodolfo Espínola, Agência AL)

O impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, será votado em plenário pelos deputados estaduais na tarde desta quinta-feira (17). A votação deve ocorrer em uma sessão extraordinária a ser marcada para as 15h, na Assembleia Legislativa (Alesc).

Os deputados decidem se aprovam ou não o impeachment do governador e também da vice Daniela Reinehr (sem partido). A comissão especial, que foi a primeira a analisar o pedido, aprovou por unanimidade um relatório contra o governador e a vice e que pede o impedimento dos dois por suposto crime de responsabilidade. Agora, esse relatório será analisado em plenário.

Como será a votação

A votação deve ocorrer de forma nominal, com cada deputado indo até o microfone para declarar seu voto. Primeiro os deputados vão decidir sobre o processo contra a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido). Em seguida, eles votam a denúncia contra Carlos Moisés (PSL). 

São necessários 27 votos, o equivalente a 2/3 do total de deputados estaduais, para que o impeachment seja levado adiante pela Alesc.

Caso contrário, o processo é arquivado.

Os próximos passos

Uma possível aprovação do pedido de impeachment pelos deputados ainda não significa que Moisés e Daniela vão precisar deixar os cargos. Pelo novo rito de tramitação aprovado pela Assembleia após questionamento do governo, o eventual afastamento só ocorre na próxima etapa do processo, que é a análise do caso por uma comissão mista, com cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de justiça (TJ-SC).

Essa comissão terá o prazo de cinco dias para ser formada caso os deputados aprovem o processo de impeachment nesta quinta-feira e avancem para os próximos passos.

Governo Moisés recorre ao STF

As próximas etapas previstas para o processo de impeachment na Assembleia podem sofrer mudanças. A defesa do governador Moisés recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a corte defina quais devem ser os ritos de processos de impedimentos de governadores nos Estados.

Uma decisão da ministra Rosa Weber, que está com o caso, é esperada para os próximos dias. Na semana passada, ela pediu manifestação ao presidente Jair Bolsonaro, ao Congresso Nacional e à Alesc. Uma possível decisão da ministra poderia consolidar ou alterar o rito definido pela Assembleia Legislativa, que já sofreu alteração após uma contestação de Moisés em Brasília.

Os motivos do pedido de impeachment

O pedido de impeachment foi apresentado pelo defensor público Ralf Zimmer Junior e acusa o governador e a vice de crime de responsabilidade por fazer uma equiparação salarial de procuradores do Estado à mesma faixa salarial dos procuradores da Alesc.

Segundo o autor do pedido, esse reajuste seria ilegal e também não poderia ter sido feito por decisão administrativa, como ocorreu, mas somente por projeto de lei. A alegação do defensor público é de que isso teria representado prejuízo mensal de cerca de R$ 700 mil ao Estado nos meses em que ficou em vigor, entre outubro de 2019 e maio de 2020.

O assunto motivou a apresentação de um pedido de impeachment em janeiro, que foi rejeitado pelo presdiente da Alesc. O deputado Júlio Garcia. Em maio, o autor reapresentou o pedido, com novos documentos. Desta vez, o pedido foi aceito.

O pedido envolve também a vice-governadora Daniela Reinehr, por ter exercido o cargo de governadora no início do ano, quando o reajuste estava em vigor, e incluía o ex-secretário Jorge Eduardo Tasca, que pediu exoneração do cargo esta semana e, com isso, deixou de ser alvo do processo.

O que diz o governo

O governador Moisés já se manifestou quando o pedido foi aceito alegando que não haveria fundamento jurídico no pedido de impeachment e que não houve participação dele e nem da vice-governadora no ato administrativo. Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) também já afirmou que estaria havendo uma “indevida politização” do caso e que o ato administrativo que equiparou os salários apenas teria cumprido uma decisão judicial.

Fator político em cena

Apesar de o pedido envolver possível crime de responsabilidade pelo reajuste aos procuradores, o impeachment também é avaliado por especialistas como um julgamento político.

Nesse contexto, o distanciamento que o governo Moisés manteve com parte dos deputados estaduais no início do governo e o desgaste por outras questões, como a crise dos respiradores, que chegou a motivar uma CPI na Alesc e é alvo de um segundo pedido de impeachment, mais recente, também podem entrar em cena na avaliação dos deputados que vão votar o afastamento do governador.

Com informações NSC


domingo, 13 de setembro de 2020

Parte de plataforma de pesca interditada desaba e cinco são resgatados em Balneário Rincão

Acesso à estrutura está proibido desde maio de 2015, mas os pescadores continuam utilizando o local

Por Lariane Cagnini - NSC

Parte da Plataforma de Pesca Entremares, mais conhecida como a Plataforma Sul de Balneário Rincão, desabou na manhã deste domingo (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco homens precisaram ser resgatados com o uso de uma escada, pois não conseguiam descer do local. A construção está interditada desde maio de 2015, por apresentar risco aos usuários. 

Mesmo com a proibição, pescadores ignoram o alerta e utilizam o local. A passarela de acesso foi removida, mas os usuários improvisam maneiras de subir. Os Bombeiros de Içara foram chamados por volta das 6h para retirar os pescadores, e ninguém se feriu.

A plataforma foi inaugurada na década de 1990 e possui 500 metros de extensão. Durante anos, foi mantida por uma associação de pescadores, porém sem os devidos investimentos na manutenção, o local passou a apresentar rachaduras nos pilares e outros problemas estruturais. 

Em 2016, a Justiça determinou a transferência de posse do local para a União, já que a estrutura foi edificada sobre área federal e de preservação permanente, sem autorização ou concessão de licença ambiental para implantação ou operação da associação. 

Beba na fonte> https://www.nsctotal.com.br/noticias/parte-de-plataforma-de-pesca-interditada-desaba-e-cinco-sao-resgatados-em-balneario-rincao?

Câmara de Vereadores de Tubarão aprova redução no numero de vereadores a partir de 2021


 Por 13 votos favoráveis e 3 contra a câmara de vereadores de tubarão aprova projeto de emenda à Lei Orgânica que diminui o número de cadeiras no legislativo a partir de 2021. A próxima legislatura terá 15 vereadores, contra os 17 atuais.

Beba na fonte> https://extra.sc/2020/09/10/camara-diminui-numero-de-vereadores-a-partir-de-2021/

Conselho de Transparência e Combate à Corrupção é criado em Florianópolis

Grupo formado por várias entidades tem como foco apontar melhores práticas do executivo municipal

Por Felipe Alves - NDMAIS

Florianópolis tem agora um Conselho de Transparência e Combate à Corrupção. Com objetivo de apontar melhores práticas do executivo municipal, o grupo formado por oito pessoas definiu regimento interno esta semana e no próximo mês deve começar a propor pautas e discussão de melhorias dentro do município.

Segundo o servidor da secretaria da Fazenda, Leandro Domingues, presidente do conselho, o trabalho vai proporcionar o aprimoramento e as melhores práticas dentro da prefeitura.

Fazem parte do grupo representantes da OAB/SC, Acif, Observatório Social, e de secretarias da prefeitura, como da Casa Civil, Procuradoria-Geral, Transparência e Controle, Administração e Fazenda.

Matemática: o que falta descobrir e outras questões sobre essa fascinante ciência

A natureza está repleta de padrões matemáticos

 Irene Hernández Velasco - BBC News Mundo

Diretor do Centro de Física Avançada e Tecnologia Aplicada da Universidade Nacional Autônoma do México, José Luis Aragón Vera fala também sobre o protagonismo da matemática nos dias de hoje, em que a internet gera um grande volume de dados que podem ser processados para entender eleitores e consumidores.

Beba na fonte> BBC Brasil.

Base de apoio de Bolsonaro é suspeita de corrupção


Por eduguim

Os principais líderes da nova bancada de apoio a Jair Bolsonaro no Congresso carregam um ponto em comum além do recente entusiasmo pelo governo. Eles figuram em uma robusta lista de investigação e denúncias relativas a casos de desvio de dinheiro público, como os escândalos da Lava Jato e da JBS.

Além de serem protagonistas de relatos de delatores desses casos, alguns já foram alvos de busca de gabinetes e tiveram bens e salários bloqueados.

Beba na fonte> Blog da Cidadania

Como a máquina de propaganda nazista criou uma imagem caseira de Hitler e enganou o mundo

Anos antes da Segunda Guerra, ele era frequentemente fotografado brincando com seus cachorros em sua casa nos alpes alemães ou interagindo com crianças - e não por acaso.

Por Despina Stratigakos* - The Conversation - na BBC

Ainda assim, foi através da arquitetura, do design e das representações midiáticas de suas residências que o regime nazista fomentou o mito de um Hitler que, em privado, era caseiro e um bom vizinho.

Beba na fonte>https://www.bbc.com/portuguese/geral-54090740?at_custom4=51299A3A-F5AB-11EA-8FF6-85D3923C408C&at