sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

FIOCRUZ: subtipo mais transmissível da Ômicron está presente no Brasil

Relatório da Rede Genômica encontrou um caso da linhagem BA.2 da nova variante entre amostras do vírus recolhidas entre 14 e 27 de janeiro

Jonatas Martins – Portal Metrópoles

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou pela primeira vez a presença da subvariante BA.2 da Ômicron no Brasil. Estudos realizados em outros países indicam que o subtipo BA.2 é até 33% mais transmissível do que a versão original da variante Ômicron (BA.1) e tem maior capacidade de infectar pessoas já vacinadas.

A informação sobre o reconhecimento da BA.2 foi divulgada, nesta sexta-feira (4/2), no último relatório da Rede Genômica, que congrega os laboratórios da Fiocruz que fazem sequenciamento genético. A BA.2 foi encontrada entre 3.739 amostras do vírus recolhidas no período entre 14 e 27 de janeiro.

De acordo com o mesmo relatório, a variante Ômicron correspondeu a 95,9% dos genomas sequenciados em janeiro de 2022 no Brasil, sendo encontrada em todas as regiões do país. Em dezembro, o índice era de 39,4%.

A análise da Rede Genômica está baseada em amostras do vírus obtidas em testes RT-PCR positivos realizados em todas as unidades federativas do país.


 



 


'EXCEPCIONAL' SELEÇÃO DE MAGAFAUNA DA ERA DO GELO DE 60.000 ANOS É ACGADA EM CAVERNA INGLESA (FOTOS)

Uma seleção excepcional de restos da megafauna da Era do Gelo, incluindo um mamute e um rinoceronte, que datam de 60.000 anos, foi descoberta recentemente em uma caverna de Devon. (© Sputnik / Aleksei Kudenko / Abrir o banco de imagens)

Megafauna é o termo utilizado para designar um conjunto de animais de grandes proporções. Alguns deles existem até hoje, como os elefantes, mas o termo habitualmente é associado aos que viviam no Tarentiano – uma idade do período Pleistoceno entre 126.000 e 11.500 anos atrás – como os mamutes.

Os restos foram encontrados durante inspeções para uma pré-construção na cidade inglesa de Sherford, no condado de Devon, informa o Daily Mail.

Beba na fonte> https://br.sputniknews.com/20220204/excepcional-selecao-de-megafauna-da-era-de-gelo-de-60000-anos-e-achada-em-caverna-inglesa-fotos-21273127.html


 

SE ELEITO E EMPOSSADO, LULA TERÁ DE GOVERNAR, O QUE A DIREITA NÃO PERMITIU A VARGAS, JANGO E DILMA...


Por Roberto Amaral* no blog do Esmael Moarais

Excluída a hipótese do imprevisível – embora no Brasil o improvável sempre encontre formas de alterar o andamento dos fatos, a lógica dos números de hoje e, a partir dela, as especulações dos “especialistas” (na verdade escafandristas do óbvio), indicam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assumir a presidência da República no dia 1º de janeiro de 2023. Mas, talvez, para o comum dos mortais, os militantes, seja desaconselhável considerar o pleito como “favas contadas”, quando quase um ano de justificadas apreensões ainda nos separa da posse previsível e desejada. Até lá, o candidato terá de enfrentar uma longa campanha eleitoral que já se sabe juncada de ataques pessoais, fake news e, assim, violenta e suja, pois nada a não ser o crime e a incivilidade podemos esperar de um processo que terá entre seus polos uma súcia que já nos mostrou do que é capaz. O bolsonarismo vem desde sempre expondo as mais claras provas de inaptidão para o processo democrático, ausência de limites morais e cívicos; é aconselhável, pois, que petistas e democratas de um modo geral tenham sempre presente a tentativa de golpe no 7 de setembro do ano passado. Desmontado por uma correlação de forças naquele momento desfavorável, não deve ser dado, porém, como descartado pelas maquinações do capitão e seus generais do terceiro andar do planalto. A sabedoria popular ensina que “gato escaldado teme água fria”.

Na disputa eleitoral deste ano, mais do que em 2018 – pois a díade de hoje é reeleição ou cadeia –, o capitão lançará mão sem meias medidas tanto do poder econômico quanto do aparelhamento do Estado, de que agora dispõe para manipular o processo eleitoral; perdido este, como se prevê, não hesitará a extrema-direita, sob seu comando, em procurar mascarar o resultado desfavorável para assim empestear de ilegitimidade o pleito (como intentou Aécio Neves em 2014; como intentou Trump, ícone do capitão, em janeiro do ano passado) e provocar o caos, no qual nada tem por temer, senão tudo ganhar, pois dando-lhe retaguarda está o “braço forte” dos engalanados que fazem sua coorte e se refestelam em um vasto número de sinecuras, como essa que ocupa o general Fernando Azevedo, ex-ministro da defesa de Bolsonaro, nomeado diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral.

O que não deu certo nos EUA não está necessariamente condenado a não dar certo no Brasil. Cautela e caldo de galinha nunca fazem mal.

Em seu programa da última quarta-feira na TV GGN, o jornalista Luiz Nassif trouxe a discussão sobre o golpismo renitente, e denuncia o ministério da defesa, chefiado pelo general Braga Neto (candidato a candidato a vice do capitão) como o centro difusor das conspirações da extrema-direita (à qual está vinculado) quando procura desacreditar o sistema eletrônico de votação, com o claro objetivo de conturbar o jogo eleitoral, a boia de salvação do bolsonarismo em seu naufrágio político. A propósito, o ministério da defesa, extrapolando suas atribuições, chegou mesmo a elaborar e divulgar um “relatório” no qual estariam indicadas “50 dúvidas sobre a segurança das eleições”. O que tem a ver esse ministério com o processo político, para dedicar-se a especulações sobre as urnas eletrônicas?

A Polícia Federal, em inquérito instaurado por determinação do STF, conclui pela grave acusação de o presidente Jair Messias Bolsonaro, o capitão indesejado, com o auxílio de cúmplices, haver cometido o crime de violação de dever funcional ao expor em declarações à imprensa e em redes sociais dados reservados sobre o sistema de segurança das urnas eletrônicas, “abrindo informações sigilosas para a ação de criminosos em todo o mundo”.

O tom subiu quando o ministro Luiz Roberto Barroso, falando na condição de presidente da mais alta corte eleitoral, na inauguração das atividades do poder judiciário deste ano (dia 1º deste fevereiro), denunciou o crime do presidente (os termos são seus) ao vazar dados que “auxiliam milícias digitais e hackers” a invadir os equipamentos brasileiros. O TSE identifica o crime e o criminoso, e tem comprovada sua culpabilidade; não pode, amanhã, a pretexto de quaisquer conveniências, deixar impune o meliante.

Eleito, a Lula caberá consolidar a posse, a grande preocupação que dominou Tancredo Neves a partir da consagração pelo colégio eleitoral, o pesadelo de Juscelino Kubitscheck em 1955, salvo na undécima hora pelo contragolpe do general Teixeira Lott.

Empossado, precisará governar, o que direita e extrema-direita brasileiras não permitiram a Vargas, Jango e Dilma Rousseff. Porque, no Brasil, o processo eleitoral não se encerra com o pronunciamento irrevogável da soberania popular. Quando se trata da emergência de uma coalizão que se inclina para um projeto de centro-esquerda (mais do que isso não nos é permitido), a nova ordem política, para governar (ademais de dispor-se a rever seu programa de campanha) precisa ter presente os condicionantes de “outros poderes” da República não previstos pela tríade de Montesquieu: o capital financeiro nacional e internacional, os grandes produtores, os interesses do grande império, que atuam por todos os meios, seja mediante o boicote e as pressões, seja através os meios de comunicação de massa (seu aparelho ideológico de luta), seja mediante o controle do Congresso, produto direto da traficância do poder econômico. Daí a formação reacionária e corrupta de nossas casas legislativas — com uma maioria sempre a serviço do atraso, da preeminência da casa-grande sobre as classes subalternizadas e do golpismo –, cujo perfil político e moral é traçado pelo que representam grupos de interesses como Centrão, base de poder de figuras do naipe de Eduardo Cunha e Arthur Lira, base do impeachment de Dilma, base de sustentação do bolsonarismo, e seu esteio na campanha eleitoral deste ano.

Lula não esconde que, candidato, sua preocupação é com a governabilidade, daí os acenos a Geraldo Alckmin e a paciência com que negocia com partidos como o PSB, além de velhos e novos caciques políticos, como Renan e Kassab. Para falar aos empresários não precisa mais de uma carta aos brasileiros, pois a fiança é dada pelo certificado de seus dois governos. Desta feita não se trata de trazer para o presente o país do futuro – a expectativa de 2002 –, mas de impedir que o passado continue nos governando. Seu projeto político é a conciliação nacional, a ser perseguida por um governo centrado no pragmatismo político, a um tempo tática e estratégia da governabilidade.

O leitmotiv do pacto é a conciliação de classes, o antigo programa do varguismo, frustrado. É um risco, principalmente quando assim negociado pelo alto, mas é o que temos para hoje. Estamos na fronteira da transição da extrema-direita ao centro subsumido pelo PT (daí a impraticabilidade da “terceira via” sonhada pela direita); é a promessa de, mais à frente, nos candidatarmos a uma socialdemocracia progressista, de onde possa, até, e ainda mais adiante, surgir um projeto socialista. Mas isso está em disputa: a história recente mostra que é muito difícil avançar em aliança com as forças do atraso.

Em sua honra, porém, digamos que o “novo petismo” conserva distância regulamentar da socialdemocracia atrasada, o que é a garantia de que a conciliação não se fará às custas das grandes massas, que, como nos governos Lula e Dilma, voltarão a estar presentes nas planilhas da tecnoburocracia. A biografia de Lula é o penhor desta expectativa, a base de seu programa de salvação nacional, no qual cabem todas as forças políticas (e com todas o ex-presidente procura o diálogo), menos a extrema-direita, cujo destino é o corner no espectro político brasileiro, para onde caminha o bolsonarismo, do qual a Faria Lima, pelo menos momentaneamente, já dá sinais de enfado, depois de havê-lo cevado.

Muito do que poderá ser o esperado novo governo de Lula está a depender, tanto quanto de sua notória competência como negociador, de uma batalha até aqui negligenciada pelas organizações populares e por ele próprio, a composição do futuro congresso. Hoje, por exemplo, os diversos segmentos de esquerda representam um pouco mais de cem votos na Câmara Federal, um colégio de 513 parlamentares. Foi este placar que instrumentalizou Eduardo Cunha em 2016.

Quanto mais tiver de negociar, tanto mais terá de ceder o governo.

O PT conhece, por haver pago, o alto preço cobrado pela governabilidade a um presidente em minoria no Congresso, e sabe muito bem quanto custa a sustentação de um governo quando as graças do apoio popular se tornam arredias. Em todas as crises vivenciadas, nada obstante sua invejável inserção popular, privilegiou as negociações pelo alto e selou compromissos, os quais, todavia, não resistiram ao primeiro movimento da casa-grande. É possível que, agora, aprendida a lição, venha a confiar mais nas organizações populares, promovendo as alianças que se firmam na base social, e que se podem concretizar, como já indicou João Pedro Stédile, mediante a criação de círculos ou movimentos populares autônomos, comités pró-Lula que se espalhariam, desde agora, por todo o país, com o objetivo de, vencidas as eleições, dar sustentação política ao governo. Ademais, poderá garantir que as concessões, sendo necessárias, sejam as menores possíveis.

***
Isis Dias de Oliveira – Completaram-se neste janeiro 50 anos do assassinato de Isis Dias de Oliveira, vítima da ditadura militar, aos 29 anos. Está na lista dos “desaparecidos”. Era presidente da República o general Emílio Garrastazu Médici e comandante do I exército o general Sylvio Frota. Todos enterrados com honras militares. O corpo de Isis foi negado à sua família.

*Roberto Amaral, escritor e ex-ministro de Ciência e Tecnologia.


GOVERNO ADIA PELA 2ª VEZ APURAÇÃO DE CONTRATO FEITO POR BRAGA NETO, COTADO A VICE DE BOLSONARO

Investigação interna por acordo de mais de R$ 40 milhões assinado por general corre há mais de um ano na Presidência

Paulo Motoryn - Brasil de Fato

Em julho do ano passado, o Brasil de Fato revelou o caso com exclusividade e apontou que o dono da empresa CTU Security, contratada por Braga Netto, é o empresário Antonio Emmanuel Intriago Valera, conhecido como Tony Intriago. Ele é investigado na Flórida, nos Estados Unidos, por participação no assassinato do presidente do Haiti, Jovenel Moïse, dentro do palácio do governo, em 7 de julho.

:: Contrato assinado por Braga Netto com suspeito de matar presidente do Haiti é investigado ::

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2022/02/04/governo-adia-pela-2-vez-apuracao-de-contrato-feito-por-braga-netto-cotado-a-vice-de-bolsonaro


 

NÃO É HORA DE RELAXAR


 Por João Guilherme Vargas Netto no Blog do Miro (Charge Bira Dantas)           

A sociedade brasileira vive um momento estranho. O avanço das novas variantes do coronavírus, combinado com outras doenças, causou neste fim-começo de ano uma intensificação dos adoecimentos, felizmente não acompanhada (até agora) de mortalidade alta devido à vacinação em massa, até mesmo nas crianças.

Ao mesmo tempo, o próprio período de festas incentivou de maneira generalizada um exagero de encontros, confraternizações, visitas familiares que facilitaram o contágio, aumentaram os doentes e atulharam o sistema de saúde cujos profissionais estão sendo exigidos além de suas forças.

A vida dos trabalhadores também sofre esses fenômenos contraditórios em meio à “normalização” dos 629 mil mortos pela Covid.

Há, contraditoriamente, uma sensação de relaxamento e estabilização (como acontece com a volta às aulas presenciais e a retomada de atividades), mas crescem as ameaças à saúde e à vida normal com uma verdadeira epidemia de afastamentos do trabalho pelas doenças.

O próprio movimento sindical organizado é tentado a agir presencialmente, com as direções dispondo-se a tomar iniciativas que não seriam as mais prudentes, por ora.

Aperfeiçoando sua capacidade de intervir por meio das redes sociais, da internet e da comunicação digital, a ação sindical pode resolver o dilema entre agir e aglomerar, mantendo a mobilização e evitando o ajuntamento e a proximidade pessoal.

Nas empresas torna-se imperioso o controle estrito dos protocolos sanitários e das orientações técnicas, respeitando-se os prazos de afastamento dos trabalhadores adoecidos e de seus próximos.

Garantindo o avanço da vacinação, a obediência aos protocolos sanitários e desmascarando o intento governista de criar confusão, não é hora de relaxar.

KAKAY É CONTRA PEDIDO DO MP, MAS DIZ QUE MORO É OBRIGADO A PRESTAR CONTAS


 Por Diário do Centro do Mundo

O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, comentou, em nota exclusiva enviada ao DCM, o pedido do MP ao TCU para que bloqueie os bens do ex-juiz Sergio Moro. Nesta sexta-feira (04), foi solicitada uma medida cautelar pela suposta sonegação de impostos sobre os pagamentos que ele recebeu da consultoria Alvarez & Marsal.

Kakay afirmou ser contra o pedido, mas disse que Moro é obrigado a prestar contas. “Eu tenho dúvida sobre esse pedido de bloqueio de bens a esta altura. Eu sempre fui contrário as medidas invasivas (…) Eu entendo que ele tem a obrigação de apresentar todos os contratos. Ele tem. E a empresa americana que o contratou, a obrigação de prestar contas ao fisco e ao TCU neste momento”, defendeu.

Advogado ainda chamou de “indigno” o argumento usado pelo ex-juiz para atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O ex-ministro de Bolsonaro...

Beba na fonte> Diário do Centro do Mundo.

"PORTARIA NÃO TEM BASE LEGAL"!, DIZ CNM SOBRE AUMENTO DO PISO A PROFESSORES

Confederação Nacional de Municípios destacou ainda que "o anúncio reforça a falta de planejamento e comunicação dentro do próprio governo, bem como demonstra que a União não respeita a gestão pública no país" (crédito: ?? ?/Pixabay)

Por Ingrid Soares – CB

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) afirmou, em nota nesta sexta-feira (4/2), que a portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que concede reajuste do piso salarial de 33,24% para professores da educação básica, "não tem base legal". O documento é assinado pelo presidente, Paulo Ziulkoski, que destaca que "o anúncio reforça a falta de planejamento e comunicação dentro do próprio governo, bem como demonstra que a União não respeita a gestão pública no país".

Beba na fonte> https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/02/4982675-portaria-nao-tem-base-legal-diz-cnm-sobre-aumento-do-piso-a-professores.html


 

SC ALTERA REGRAS DE ISOLAMENTO E QUARENTENA PARA PESSOAS COM COVID-19

Novas regras definem tempo de isolamento para cada caso de pacientes com suspeita ou confirmadas com Covid-19; medidas de precaução também são definidas (Foto: Leo Munhoz/ND)

Por Marcos Jordão – ndmais


 

MP PEDE AO TCU A INDISPONIBILIDADE DE BENS DE SERGIO MORO

Subprocurador-geral Lucas Furtado solicita medida cautelar por suposta sonegação de impostos sobre os pagamentos que o ex-juiz recebeu da consultoria Alvarez & Marsal (foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por Basília Rodrigues - CNN

O subprocurador-geral Lucas Furtado pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que declare a indisponibilidade de bens do ex-ministro da Justiça Sergio Moro como medida cautelar por suposta sonegação de impostos sobre os pagamentos que Moro recebeu da consultoria Alvarez & Marsal, responsável pela administração judicial de empresas condenadas pela Lava Jato.

Com isso, o subprocurador mudou o próprio entendimento e voltou a defender que o TCU investigue os ganhos de Moro, de R$ 3,6 milhões, pagos pela consultoria.

Para Furtado, Moro foi contratado fora do regime CLT e houve a chamada “pejotização” a fim de reduzir a tributação incidente sobre o trabalho assalariado. “Ao aplicar a teoria da desconsideração da pessoa jurídica, o TCU é competente porque há dinheiro público”, explicou o subprocurador à CNN.

Furtado pede que seja averiguado se Moro, ao viajar para morar nos Estados Unidos, apresentou declaração de saída definitiva do Brasil ou deixou de pagar imposto de renda sobre seus tributos.

Beba na fonte>https://www.cnnbrasil.com.br/politica/mp-pede-ao-tcu-a-indisponibilidade-de-bens-de-sergio-moro/
 

ALERTA: Mais sinais de buraco negro no mercado imobiliário

Se o IPTU já tem um efeito gigantesco, qual seria o efeito dos financiamentos inadimplentes?

MAIS SINAIS DE BURACO NEGRO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Por Luis Nassif

Primeiro, uma fase de juros baixos, fazendo disparar os financiamentos imobiliários.

Depois, a pandemia, com dois efeitos fulminantes. O primeiro, a queda de renda de parte relevante da população. O segundo, a explosão dos home offices mudando o cenário dos imóveis de escritório. Some-se a a explosão dos juros, afetando a rentabilidade dos fundos imobiliários e afastando os poupadores da caderneta de poupança.

Evidentemente, o mercado financeiro não poderia passar incólume...

Beba na fonte> https://jornalggn.com.br/editoria/economia/coluna-economica-economia/mais-sinais-de-buraco-negro-no-mercado-imobiliario-por-luis-nassif/
 

QUER SE PLANEJAR? Confira listas dos feriados e pontos facultativos de 2022 em SC

Estado terá oito feriados e nove pontos facultativos de fevereiro a dezembro...

O Governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial do Estado, na terça-feira, 1º, o calendário de feriados e pontos facultativos do ano de 2022 para os órgãos e entidades da administração do Poder Executivo estadual. Segundo o decreto do governador Carlos Moisés serão oito feriados e nove pontos facultativos de fevereiro a dezembro.

Por cumprimento da Lei 17.335/2017, tanto o feriado de 11 de agosto, Dia do Estado de Santa Catarina (Data Magna), como os eventos alusivos à data ficam transferidos para o domingo subsequente. Os pontos facultativos estabelecidos pelos municípios ou pelo Governo Federal não se aplicam aos órgãos estaduais. Os feriados municipais serão observados pelos servidores de órgãos estaduais nas cidades em que estejam localizados.

Confira os feriados e pontos facultativos: 

  • 28 de fevereiro, segunda-feira, Carnaval (ponto facultativo)
  • 1º de março, terça-feira, Carnaval (ponto facultativo)
  • 02 de março, quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)
  • 14 de abril, quinta-feira Santa (ponto facultativo)
  • 15 de abril, sexta-feira, Paixão de Cristo (feriado nacional)
  • 21 de abril, quinta-feira, Tiradentes (feriado nacional)
  • 1º de maio, domingo, Dia do Trabalho (feriado nacional)
  • 16 de junho, quinta-feira, Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 17 de junho, sexta-feira (ponto facultativo)
  • 7 de setembro, quarta-feira, Independência do Brasil (feriado nacional)
  • 12 de outubro, quarta-feira, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  • 28 de outubro, sexta-feira, Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 02 de novembro, quarta-feira, Finados (feriado nacional)
  • 15 de novembro, terça-feira, Proclamação da República (feriado nacional)
  • 24 de dezembro, sábado, Véspera de Natal (ponto facultativo)
  • 25 de dezembro, domingo, Natal (feriado nacional)
  • 31 de dezembro, sábado, Véspera de Ano-Novo (ponto facultativo)

Serviços essenciais

O Decreto estadual 1701/2022 estabelece ainda que os feriados e os pontos facultativos não se aplicam aos serviços considerados essenciais, que deverão funcionar com escala de plantão ou ato publicado por autoridade competente.

São considerados serviços públicos essenciais o tratamento e abastecimento de água; a produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; a assistência à saúde; a distribuição e comercialização de medicamentos; a captação e tratamento de esgoto; e as atividades finalísticas das secretarias da Segurança Pública (SSP), Saúde (SES), Defesa Civil (DC), Educação (SED), Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).

 


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

ARGENTINA: Cocaína adulterada mata 20, e polícia pede para usuários jogarem droga no lixo

Primeiros relatórios oficiais indicam que vítimas sofreram convulsões e parada cardíaca fulminante após uso de cocaína comprada na Grande Buenos Aires

Por Opera Mundi

As autoridades argentinas aguardam os exames toxocológicos para saber qual a substância que foi acrescentada à cocaína consumida pelas dezenas de intoxicados nesta região da periferia de Buenos Aires. De acordo com fontes policiais, publicadas pelo diário La Nación, ao menos 16 pessoas morreram e há ainda dezenas de internados.

Beba na fonte> https://operamundi.uol.com.br/sociedade/73040/argentina-cocaina-adulterada-mata-20-e-policia-pede-para-usuarios-jogarem-droga-no-lixo

 

DESINFORMAÇÃO: Médicos que integram conselhos de Medicina administram grupo antivacina no Facebook

Comunidade para profissionais de saúde em rede social propaga fake news e piadas sobre vacinação contra coronavírus

Por Vinicius Konchinski - Brasil de Fato

Médicos ligados a conselhos de Medicina atuam como administradores e moderadores de um grupo de Facebook no qual circulam mensagens antivacina. Esses profissionais, que ocupam cargos nas autarquias que fiscalizam o trabalho de colegas, são autores de piadas postadas nesse mesmo grupo zombando da imunização contra a covid-19, estratégia cientificamente comprovada como a mais eficaz para controlar a pandemia.

O grupo controlado pelos médicos e no qual circulam as piadas é o "Dignidade Médica". Foi criado em 2011 e originalmente servia...

Beba na fonte>https://www.brasildefato.com.br/2022/02/03/medicos-que-integram-conselhos-de-medicina-administram-grupo-antivacina-no-facebook


 

A FORÇA DA ALIANÇA ENTRE CHINA E RÚSSIA, VÍDEO


 

COVID-19 ATACA DNA, DANIFICA CÉREBRO E PODE CAUSAR PERDA DE OLFATO PERSISTENTE

Estudo revela como a perda de olfato ocorre e quais são as consequências no tecido cerebral...

Talita de Souza – CB

A perda de olfato ocasionada pela covid-19 é mais do que um sintoma simples: ela revela um dano no tecido cerebral causada pela doença, além de estar relacionada com outros efeitos neurológicos consequentes da infecção, como o chamado “nevoeiro cerebral”, dores de cabeça e até depressão. A descoberta foi feita em um estudo liderado por pesquisadores da Universidade da Columbia e da escola de medicina da NYU Grossman e publicado nesta quarta-feira (2/2) na revista Cell.

Beba na fonte> https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2022/02/4982187-covid-19-ataca-dna-danifica-cerebro-e-pode-causar-perda-de-olfato-persistente.html


 

3º VAZAMENTO: Dados cadastrais de 2,1 mil chaves Pix foram expostos

Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas...

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (3/2) que foi identificado um vazamento de dados relacionados ao Pix (sistema de pagamento instantâneo) de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A. Segundo a autarquia, o vazamento foi de “natureza cadastral”...

Beba na fonte> https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2022/02/4982436-dados-cadastrais-de-21-mil-chaves-pix-foram-vazados-informa-bc.html

 

PUNIÇÃO A QUEM DIVULGA INFRAÇÕES DE TRÂNSITO VAI A SANÇÃO PRESIDENCIAL


 Por Agência Senado

Será encaminhado à sanção presidencial o projeto de lei que proíbe a divulgação, por parte do infrator, de fotos ou vídeos — em redes sociais ou qualquer meio digital — que promovam a prática de infrações de trânsito de natureza gravíssima. Entre as infrações classificadas como crime pela proposta estão a prática de competições em vias públicas (os chamados "rachas") e a exibição de manobras. A exceção será para as publicações de terceiros que pretendem denunciar esses atos como forma de utilidade pública. A proposta também altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997).

Beba na fonte> https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/02/03/punicao-a-quem-divulga-infracoes-de-transito-vai-a-sancao-presidencial

 

CONGRESSO FICA AZUL E ROXO PELO DIA MUNDIAL DO CÂNCER


 Por Agência Senado

O Dia Mundial do Câncer foi instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) — organização mundial não-governamental com sede na Suíça —, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem como principal objetivo fazer com que o maior número de pessoas ao redor do planeta fale sobre a doença. No Brasil, a iniciativa é protagonizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), instituição parceira da UICC, para influenciar a mobilização de governos e indivíduos para o controle do câncer.

Beba na fonte> https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/02/03/congresso-fica-azul-e-roxo-pelo-dia-mundial-do-cancer utm_campaign=noticias&utm_medium=WebPush&utm_source=senado-noticias

MALDANER DEFINE AS REGRAS DAS PRÉVIAS DO MDB

...Maldaner também anuncia que uma Comissão Eleitoral composta por cinco filiados integrantes do diretório estadual, será nomeada dentro de cinco dias.

Marcelo Lula – scempauta

Resolução assinada pelo presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner, publicada hoje, apresenta as regras para as prévias do partido que acontecerá no próximo dia 19. A votação será em todos os municípios, das 09h às 15h, para definir o nome que disputará ao Governo do Estado.

Segundo o edital, quem quiser participar da eleição interna terá que se inscrever até...

Beba na fonte>https://scempauta.com.br/2022/02/02/maldaner-define-as-regras-das-previas-do-mdb/


 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

CRIME: Moraes envia notícia-crime à PGR contra Bolsonaro por ausência em depoimento

Caberá à PGR analisar o caso e decidir se abre ou não um inquérito contra Bolsonaro por desobediência

Por 247

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia-crime sobre eventual crime de desobediência de Jair Bolsonaro por faltar ao depoimento na Polícia Federal (PF) na última sexta-feira (28),  informa o UOL.  

Beba na fonte> https://www.brasil247.com/poder/moraes-envia-noticia-crime-a-pgr-contra-bolsonaro-por-ausencia-em-depoimento


 

BRAGA NETO É A MAIOR AMEAÇA À DEMOCRACIA

A maior ameaça não é Bolsonaro: é o Ministro da Defesa Braga Neto.

Luis Nassif

Nos últimos dias, no entanto, afloraram episódios mostrando uma tensão gradativa das instituições. De um lado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, proferiu duro discurso garantindo o combate à violência nas eleições e a defesa da democracia.

Do outro lado, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, fez dura crítica a Bolsonaro, pelo vazamento de dados sobre tentativas de hackers de invadir os sistemas eleitorais...

Beba na fonte> https://jornalggn.com.br/editoria/economia/coluna-economica-economia/braga-neto-e-a-maior-ameaca-a-democracia-por-luis-nassif/
 

FAKE NEWS VERSÃO 2.0.22

Para não repetir 2018, TSE terá de ser mais eficiente ao enfrentar milícias digitais

Por Pedro Abramovay, João Brant e Daniela da Silva – Revista Piauí

Nós podemos absolver por falta de provas, mas sabemos o que ocorreu. Sabemos o que vem ocorrendo e não vamos permitir que isso ocorra.” A frase de Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi dita no final de outubro do ano passado no julgamento da ação que pedia a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão por disseminação em massa de fake news nas eleições de 2018. O pedido foi rejeitado por unanimidade, mas a declaração do ministro, que presidirá o TSE a partir deste ano, sintetiza o imbróglio em que o Tribunal está metido na tentativa de fazer frente às milícias digitais que praticaram e seguem praticando estratégias de desinformação. Olhando para 2022, o elemento mais desafiador é fazer com que o “não vamos permitir que isso ocorra” seja uma declaração de força real sobre as eleições, e não uma profecia irrealizável. 

Não se pode dizer que seja um sinal de saúde para uma democracia que o processo eleitoral tenha que se iniciar com afirmações de força da Justiça Eleitoral.

Beba na fonte> https://piaui.folha.uol.com.br/fake-news-versao-2-0-22/


 

COTIDIANO DIGITAL

A Tesla, montadora do bilionário Elon Musk, fará o recall de 53.822 veículos nos Estados Unidos para desativar um recurso que faz alguns modelos não pararem completamente em cruzamentos. A ação abrange veículos equipados com software Full Self-Driving e inclui modelos S, X, 3 e Y, produzidos entre os anos 2016 e 2022. Segundo a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA), órgão de segurança no trânsito dos EUA, o software de direção automatizada da Tesla tem uma funcionalidade que pode fazer os veículos passarem por um cruzamento sem pararem completamente, o que viola leis estaduais de trânsito. (g1)

E por falar em Tesla... A fabricante de veículos elétricos está vendendo um novo acessório: um microfone sem fio para karaokê no carro. O TeslaMic conecta automaticamente ao sistema do veículo e conta com diversos modos de som. Por enquanto, o aparelho está disponível apenas na China e esgotou em uma hora após o lançamento. A ação faz parte da recente atualização de software promovida pela montadora para celebrar o Ano Novo Chinês. (The Verge)

E o Discord iniciou a integração com o PlayStation, parceria anunciada em maio do ano passado. Com isso, a partir de agora já é possível sincronizar as contas das duas plataformas, permitindo que amigos visualizem as atividades no PS5 e PS4 e o perfil Discord. Lançado em 2015, o Discord é uma das plataformas de conversa mais populares do mercado mundial de jogos. (Olhar Digital)
Com informações Canal meio (foto: TV Brasil)

BARROSO ACUSA BOLSONARO DE AUXILIAR HACKERS QUE ATACAM TSE

O ministro Luís Roberto Barroso, que deixa a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 28, mostrou que vai sair atirando. Na cerimônia virtual ontem para a reabertura dos trabalhos da Corte, ele acusou o presidente Jair Bolsonaro de auxiliar “milícias digitais e hackers” ao vazar a íntegra de uma investigação sigilosa da Polícia Federal sobre um suposto ataque cibernético à corte. Bolsonaro é alvo de uma investigação no STF por conta do vazamento, feito em agosto do ano passado. Segundo o ministro, “faltam adjetivos para a atitude deliberada de facilitar ataques criminosos”. “O presidente da República vazou a estrutura interna da TI do TSE. Tivemos que tomar uma série de providências de reforço da segurança cibernética dos nossos sistemas para nos protegermos”, disse Barroso. (g1)

No mesmo discurso, Barroso reforçou a ideia de bloquear o Telegram, sem citar o aplicativo de mensagens russo. “Plataformas que queiram operar no Brasil têm que estar sujeitas à legislação brasileira e às autoridades judiciais do país”, afirmou. (Poder360)

Comparado ao ataque de Barroso, o discurso duro do ministro Luiz Fux na abertura dos trabalhos do STF foi visto pelos colegas como uma tentativa de baixar a temperatura, como conta o Painel. Fux disse que “não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas” e que a democracia não comporta “nós contra eles”. (Folha)

Bem longe da bronca de Barroso, uma notícia alegrou o clã Bolsonaro. O ministro da Economia, Paulo Guedes, nomeou para a corregedoria da Receita Federal o auditor João José Tafner, bolsonarista de vestir camisa na campanha de 2018. O cargo é de particular interesse para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), suspeito da prática de rachadinha na Alerj, e estava vago desde julho ano passado. Lauro Jardim revelou que o presidente chegou a barrar uma indicação de Guedes por querer alguém de sua confiança. Segundo Bela Megale, a nomeação foi mal recebida na Receita, com o temor de ingerência política. (Globo)
Descobriu-se finalmente o culpado pela gravidez na infância e adolescência: o TikTok — sim, o aplicativo de vídeos. Pelo menos essa foi a explicação da ministra da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, na abertura da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, em Brasília. “Não vem papai e mamãe jogar no colo do Ministério da Saúde: ‘resolva, minha filha engravidou’, depois que deixou sua filha ir pro TikTok vender seu corpo. Uma coisa está muito atrelada com a outra”, afirmou a ministra. (Poder360)

Em tempo, Damares tem pretensões políticas e vem radicalizando o discurso ultraconservador. (Último Segundo)

De olho no mesmo segmento, o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) prepara uma carta “de princípios cristãos” a líderes evangélicos na qual atacará a “erotização precoce das crianças”, ampliação de hipóteses de aborto legal e aprovação de jogos de azar, além de defender a isenção tributária das igrejas. (Globo)

Bem planejada no papel, a fusão de PSL e DEM no União Brasil está esbarrando em disputas regionais. No Rio e no Distrito Federal, a briga é pelo controle dos diretórios locais, enquanto no Ceará a divisão se estende às eleições. A ala DEM tem uma aliança com o PT e o PDT, enquanto a ala PSL quer filiar o deputado Capitão Wagner (PROS) e lançá-lo ao governo, dando um palanque para o presidente Jair Bolsonaro. A eleição presidencial é outro problema. O DEM quer investir nas coligações regionais e eleições legislativas, enquanto o PSL sonha com o apoio a Sérgio Moro. (Estadão)

Enquanto isso... O PT fez um aceno ao PSB ao declarar apoio no Maranhão à candidatura do vice-governador Carlos Brandão, que deve deixar o PSDB e seguir o governador Flávio Dino na migração para os socialistas. Segundo o Painel, o movimento pode facilitar a formação de uma federação entre PT e PSB, mas desagradou aliados de Dino. O senador Weverton Rocha (PDT) rompeu com o governador, a quem acusa de ter escolhido um sucessor de direita, e promete concorrer ele mesmo ao governo maranhense. (Folha)

Com informações Canal Meio

SOPELSA ASSUME A ALESC; Café com deputados do MDB deve acelerar a decisão de Moisés


Por Marcelo Lula – scempauta

O café da manhã que os deputados estaduais do MDB tomarão com Carlos Moisés da Silva (sem partido), nesta quinta-feira (03) na Casa D’Agronômica, deve acelerar o processo de tomada de decisão do governador sobre o seu futuro partido.

Perguntei para alguns deputados sobre a pauta do encontro. Eles se limitaram a dizer que se reunirão para analisar o cenário e, para passar a Moisés o que estão sentindo sobre o atual momento do MDB. Porém, um dos parlamentares admitiu que uma possível filiação do governador será um assunto obrigatório. “Acredito que estar conosco é o melhor caminho. A fórmula caberá ao tempo”, afirmou.

O fato é que os deputados estão prontos para dizer a Moisés que, apoiá-lo estando em qualquer partido de menor porte, está fora de cogitação e, tentarão convencê-lo a assinar a ficha de filiação no MDB. Alguns admitem que a demora para tomar uma decisão, já começa a incomodar.

Fontes do governo tentam dar um tom de calmaria, afirmando que o governador tem o tempo dele para tomar as decisões. Por outro lado, uma liderança entende que o café com a bancada emedebista deverá acelerar o processo e, adianta que até a próxima semana, poderá haver uma definição.

Um personagem que poderá entrar em cena nos próximos dias, para ajudar a pacificar o partido,  é o ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, atual diretor do BRDE. Hoje o também ex-governador, Paulo Afonso Vieira, irá à Assembleia Legislativa prestigiar a eleição e posse do deputado, Moacir Sopelsa, que assumirá a presidência do parlamento. Vieira aproveitará para conversar com alguns deputados e até mesmo com Pinho Moreira, para convencê-lo a assumir a coordenação do projeto eleitoral do MDB.

Beba na fonte> https://scempauta.com.br/2022/02/02/sopelsa-assume-a-alesc-cafe-com-deputados-do-mdb-deve-acelerar-a-decisao-de-moises-progressistas-com-colombo-entre-outros-destaques/

CPI EM URUSSANGA: Câmara de vereadores aprova investigação contra prefeito e três vereadores afastados

As comissões funcionarão pelo período máximo de 90 dias foto (CMU)

Por Engeplus

Câmara de Urussanga aprova investigação contra prefeito e vereadores afastados

Foram aprovadas na sessão ordinária dessa terça-feira, dia 1º, a instauração de duas Comissões Processantes (CP) para investigar o prefeito Gustavo Cancelier (PP) e os vereadores Odivaldo Bonetti (PP), Rozemar Sebastião, o Taliano, (PDT), e Fabiano Murialdo de Bona (PSDB) afastados. As Comissões foram aprovadas com seis votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.

As comissões funcionarão pelo período máximo de 90 dias com o objetivo de analisar denúncias de possíveis infrações político-administrativas praticadas pelo prefeito e quebra de decoro parlamentar pelos vereadores afastados. 

A representação para abertura das Comissões Processantes foi protocolada no Legislativo pelo presidente do MDB de Urussanga Vanderlei Olívio Rosso e pelo ex-vereador Júlio César Bonetti. Com a aprovação das duas representações apresentadas pelo presidente do MDB a protocolada pelo ex-vereador Júlio Bonetti foi considerada de teor semelhante e arquivada por unanimidade.

O presidente da Câmara Municipal, Elson Roberto Ramos, que de acordo com o regimento da Casa não pode fazer parte da comissão, ressaltou em seu pronunciamento que foi aprovado somente o pedido de investigação e não a cassação do prefeito afastado Luis Gustavo Cancellier.

“Claro que contra fatos não existem argumentos, e a investigação vai permitir que vereadores e população saibam o que realmente aconteceu. Não falo de cores partidárias e não estou defendendo questões políticas, mas o cidadão tem o direito de saber a verdade” declarou Elson.

Na reunião foi definido ainda o nome dos membros de cada Comissão Processante (CP). A Comissão que vai analisar o caso do prefeito afastado Luis Gustavo Cancellier com base em denúncias da Operação Benedetta conduzida pela Polícia Federal foi composta pelos vereadores Braz Ciseski (PSDB) como presidente, Luan Francisco Varnier (MDB) relator e Thiago Mutini (PP) como membro.

A comissão que vai tratar das denúncias de possíveis práticas de condutas incompatíveis com o decoro parlamentar de três vereadores com base em informações reunidas pela Polícia Civil na operação Hera tem como presidente Daniel Rejes Pereira Moraes (PSD), relator Ademir Bonomi (MDB) e membro José Carlos José (PP).

Os vereadores Ademir Bonomi (MDB), Luan Francisco Varnier (MDB), Erotides Borges Filho (PDT), Daniel Rejes Pereira Moraes (PSD) e Braz Ciseski (PSDB) votaram pela instalação das duas Comissões Processantes. Foram contrários os vereadores José Carlos José (PP) e Thiago Mutini (PP) e houve a abstenção da vereadora Izolete Duarte Vieira (PP).

O presidente do Legislativo, Elson Roberto Ramos (MDB) somente votaria em caso de empate, o que não foi necessário. Durante a reunião os vereadores tiveram o embasamento para as decisões amparadas em pareceres apresentados pelo assessor jurídico da Câmara Pierre Augusto Fernandes Vanderlinde. Os vereadores do Partido Progressista José Carlos José e Thiago Mutini participaram de forma on-line da reunião porque testaram positivo para a Covid-19.