sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Imbituba - Gestão Robertinho Rodrigues (PSD) manteve o inchaço vergonhoso dos comissionados na câmara de vereadores


Recentemente o vereador e presidente da câmara, Roberto Rodrigues, o Robertinho (psd) anunciou a assinatura de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta com representantes do Ministério Público para moralização da Câmara de vereadores de Imbituba.

Entre os pontos destacados estavam casos de nomeações em desobediência à legislação, o número excessivo de cargos em comissão e a falta de um ponto eletrônico para o controle de frequência do funcionalismo.

Desde que assumiu a presidência da câmara a propaganda disseminada pelo marketing político de Roberto Rodrigues o coloca como implacável na moralização da Casa do Povo.

Em uma análise atenta no portal de transparência da Câmara verificamos que a dita gestão moralizante de Roberto Rodrigues em 2019 é uma falácia.

No último dia 10 de outubro o diário oficial do município publica a contratação de mais três (3) servidores comissionados pela gestão Robertinho, colocando por terra toda a propaganda oficial (veja o quadro abaixo:)

Marlon Testoni Batisti para ocupar o cargo em comissão de Assessor Jurídico da Presidência”;

Vanessa Cyrillo Custódio para ocupar o cargo em comissão de Assessora Parlamentar”;

Claudileia Leal para ocupar o cargo em comissão de Diretora de Relações Institucionais”.

E mais ainda! Verificamos que no mês de outubro de 2017, 2018 e 2019 as contratações de comissionados mantiveram o mesmo padrão de inchaço da máquina pública:

2017 – Renato Ladiada – 32 comissionados;
2018 – Cláudio Raio X – 28 Comissionados;
2019 – Roberto Rodrigues – 28 comissionados.

É lamentável!

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Perguntas com e ainda sem resposta sobre a menção de Bolsonaro no caso Marielle

MP do Rio diz que gravações contradizem depoimento do porteiro. Por que Aras diz ter arquivado o caso apenas "provavelmente" nesta quarta? Por que Witzel sabia do fala de funcionário? (FOTO MARCOS CORRÊA (PR)

Por FELIPE BETIM

A simples menção do presidente Jair Bolsonaro (PSL) nas investigações do Caso Marielle, reveladas pela TV Globo nesta terça-feira, abriu um novo capítulo de incertezas políticas e jurídicas na investigação. Nesta quarta-feira, o Ministério Público do Rio afirmou que o depoimento do porteiro, que contou à Polícia Civil que um dos suspeitos de executar a vereadora havia buscado a casa do presidente Jair Bolsonaro no dia do crime, em 2018, não condiz com as gravações do sistema de comunicação em poder das autoridades. Segundo a edição do Jornal Nacional desta quarta, a perícia nos áudios da guarita de segurança só foram encerradas na própria quarta.

Veja as perguntas respondidas e as ainda sem esclarecimento no caso...

Beba na Fonte>


Xadrez da contagem regressiva para a ditadura


Por Luis Nassif

Está nas mãos do STF impedir o salto final no abismo do estado de exceção. Ou segura Bolsonaro agora, ou será muito tarde.

Beba na Fonte> https://jornalggn.com.br/recado-do-nassif/xadrez-da-contagem-regressiva-para-a-ditadura-por-luis-nassif/

Quase 800 mil candidatos ainda não sabem onde farão o Enem


Por Mariana Tokarnia Reporter da Agencia Brasil

Mais de 4,3 milhões de candidatos visualizaram o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou hoje (31) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será aplicado nos dois próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro, em mais de 1,7 mil municípios.

Ao todo, cerca de 5,1 milhões de candidatos estão inscritos, mas, às vésperas da aplicação das provas, 778 mil participantes ainda não sabem onde farão o exame.

O local de prova está disponível no Cartão de Confirmação da Inscrição, na página do participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.

Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado, entre outras informações.

Uma vez sabendo o local de aplicação, a dica é que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova. Isso para que os estudantes conheçam o percurso e saibam o tempo que vão gastar de casa até o local da prova.

No dia do Enem, a recomendação é chegar ao local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

Devido a diferenças de fuso horário no país, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a hora local de aplicação do Enem em diferentes regiões.

Declaração de comparecimento

Quem precisa comprovar presença no dia de prova do Enem deve imprimir a declaração de comparecimento personalizada, também disponível na página do participante. De acordo com o Inep, para esses casos, é indispensável que a declaração seja impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.

O Inep esclarece que não fornece comprovante de participação após o dia da prova. Para o primeiro dia do Enem, a declaração já está disponível. No dia 4 de novembro, dia seguinte ao primeiro domingo de aplicação do exame, o Inep disponibilizará a declaração de comparecimento do segundo domingo de provas, em 10 de novembro.

O Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame.

Glifosato deixa de ser considerado “extremamente tóxico” após mudança da Anvisa


Por Pedro Grigori - Agência Pública/Repórter Brasil

O cenário mundial não está favorável aos fabricantes de glifosato. O herbicida enfrenta vetos em países europeus e mais de 18 mil ações nos tribunais nos Estados Unidos que relacionam o seu uso a doenças como o câncer.

Mas, no Brasil, o agrotóxico mais vendido no mundo não só teve a licença de comercialização renovada como também, oficialmente, tornou-se menos perigoso aos olhos do governo brasileiro.

Isso porque, após a reclassificação de toxicidade aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 93 produtos formulados à base de glifosato tiveram a classificação de toxicidade reduzida, segundo um levantamento inédito realizado pela Agência Pública e Repórter Brasil com base na publicação no Diário Oficial.

Antes, 24 produtos à base do herbicida eram considerados “Extremamente Tóxico”. Agora não há nenhum produto enquadrado na categoria máxima de toxicidade.

O levantamento mostrou ainda que três produtos se mantiveram na mesma classe toxicológica.

“Esse alerta vai sair da embalagem do glifosato, um produto que pode corroer a córnea. A embalagem agora será igual a de qualquer produto de uso doméstico. Estamos seguindo contra todos os alertas que o mundo está abrindo para o glifosato”, afirma Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador da Fiocruz.

A portaria que diminuiu a classificação de risco dos produtos à base de glifosato foi publicada em julho deste ano. Agora, só receberá o alerta máximo os pesticidas que causarem morte ao serem ingeridos ou entrarem em contato com os olhos ou pele. Especialistas acreditam que as mudanças vão afetar mais aqueles que manuseiam os produtos, porque o símbolo de perigo, a caveira, passará a ser usado apenas no rótulo de produtos que causem a morte ao serem ingeridos ou entrar em contato com olhos e pele. Os demais agrotóxicos terão apenas um símbolo de atenção.

Beba na Fonte>  Agência Pública.


Urgente: a promotora do caso Marielle precisa ser afastada

Essa na foto é Carmen Eliza Bastos de Carvalho, uma das promotoras do Ministério Público do Rio de Janeiro responsáveis pelo caso Marielle Franco.  promotora não esconde suas preferências políticas nas redes sociais.

As promotoras de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio, Letícia Emili Alqueres Petriz, Simone Sibílio e Carmen Eliza Bastos de Carvalho dão informações sobre a investigação do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.

A perícia de um apenas dia, que veio à público depois da menção a Bolsonaro, foi suficiente para três promotoras do Ministério Público do Rio se apressarem em inocentar o presidente da República.

Beba na Fonte> The Intercept

Óleo No Litoral Do Nordeste: Governo Impõe Censura A Pesquisadores, “Se Alguém Abrir A Boca É Exonerado”

Pesquisadores envolvidos no tema teriam sido instruídos a não comentarem a catástrofe porque o governo não pode posar de malvado na história, segundo fonte ouvida pela Fórum. Entre os principais órgãos censurados estão o INPE e a Fundação Joaquim Nabuco. (Foto Instituto Socioambiental)


 Pesquisadores envolvidos no tema teriam sido instruídos a não comentarem a catástrofe porque o governo não pode posar de malvado na história, segundo fonte ouvida pela Fórum. Entre os principais órgãos censurados estão o INPE e a Fundação Joaquim Nabuco.

Nos corredores das fundações federais de pesquisa o silêncio impera quando o assunto é o óleo que há quase dois meses polui o litoral nordestino, especialmente a faixa litorânea que vai do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte. A Fórum ouviu pesquisadores e pessoas que mantém relação dentro de órgãos federais que admitem que as informações e o debate sobre o tema sofrem censura por parte do governo Jair Bolsonaro.

“Se alguém abrir a boca é exonerado, pois não se pode contestar o governo”, disse uma pesquisadora, que preferiu não se identificar. Entre os principais órgãos censurados estão o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que tem dificultado o acesso às imagens de satélite para detecção da origem do óleo, e a Fundação Joaquim Nabuco, que desenvolve um trabalho de pesquisa junto às comunidades afetadas pelo petróleo que chega às praias.

Pesquisadores envolvidos no tema teriam sido instruídos a não comentarem a catástrofe porque o governo não pode posar de malvado na história, segundo uma das fontes.

Mesmo nas universidades federais, onde há certa autonomia, o clima de caça às bruxas tem feito com que muitos professores e pesquisadores se neguem a dar entrevistas ou falar publicamente sobre o assunto. Quando isso acontece, medem as palavras para não sofrer represálias.

Censura

As informações das fontes corroboram a tese lançada pela diretora do Sindicatos dos Petroleiros do Norte Fluminense, Rosangela Buzanelli Torres – Engenheira Geóloga, Geofísica e mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE –, que em artigo na Fórum disse que só censura explica Petrobras não ter identificado origem do óleo nas praias do Nordeste.

Pesquisadores dizem que não há ainda um consenso sobre a tragédia que atinge a região, mas que além de afetar a vida de milhares de comunidades de pescadores e pessoas que vivem do mar e do mangue – somente em Várzea do Una, um pequeno povoado de Pernambuco, a estimativa é que 2.500 famílias passam por dificuldades – o petróleo causou um dano ainda maior no fundo do oceano, com a morte de corais e um colapso ambiental na vida marinha que deve causar consequências pelos próximos 20 anos, caso o volume de óleo não seja maior.

Algumas das fontes ouvidas pela Fórum atribuem a inação do governo Bolsonaro em relação às manchas de óleo como uma resposta à derrota eleitoral sofrida na região. “É muito estranho que isso aconteça em um momento em que o Nordeste se levanta contra esse homem. É uma resposta do tipo: se lasquem, já que não votaram em mim”.

Que foi o Ato Institucional Número 5 (AI-5) que Eduardo Bolsonaro quer ressuscitar

Ministro da Justiça Luís Antônio Gama e Silva (esquerda) anunciando o AI-5

O AI-5 (Ato Institucional número 5) foi o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. Redigido pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva, o AI-5 entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do então presidente Artur da Costa e Silva.

O AI-5 foi uma represália ao discurso do deputado Márcio Moreira Alves, que pediu ao povo brasileiro que boicotasse as festividades de 7 de setembro de 1968, protestando assim contra o governo militar. A Câmara dos Deputados negou a licença para que o deputado fosse processado por este ato.

Determinações mais importantes do Ato Institucional Número 5:

- Concedia poder ao Presidente da República para dar recesso a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas (estaduais) e Câmara de vereadores (Municipais). No período de recesso, o poder executivo federal assumiria as funções destes poderes legislativos;
- Concedia poder ao Presidente da República para intervir nos estados e municípios, sem respeitar as limitações constitucionais;
- Concedia poder ao Presidente da República para suspender os direitos políticos, pelo período de 10 anos, de qualquer cidadão brasileiro;
- Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores;
- Proibia manifestações populares de caráter político;
- Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra a ordem econômica, segurança nacional e economia popular).
- Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.

Fim do AI-5 

No ano de 1978, no governo Ernesto Geisel, o AI-5 foi extinto e o habeas corpus restaurado.

Com informações: suapesquisa

Veja o que falou o filho do presidente>

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Pedágio no sul e muito jogo de cena!

...o pedágio está vindo para o sul do estado, com duas praças a mais do que tem no lado norte, e tarifa quase o dobro”.

Por Adelor Lessa no 4oito

O sul do estado não está reagindo como deveria à decisão do Governo Federal de implantar mais quatro praças de pedágio na região, e cobrar tarifa em torno de R$ 5,00.

A impressão é que os poucos movimentos feitos foram apenas para dar uma satisfação à torcida. Mas, efeito prático, nenhum.

Ontem, a Câmara de Criciuma aprovou requerimento do vereador Paulo Ferrarezi, MDB, para envio de moção de repúdio à ANTT. Fez bem o vereador. Cumpriu o seu papel. Mas, como todo o respeito, não terá nenhum efeito lá em Brasilia, na ANTT e no governo federal.

Enquanto isso, quem poderia fazer barulho para repercutir em Brasília, se encolhe, e se omite.

O Governo do Estado não disse até agora uma palavra sequer a respeito.

Mesmo que a rodovia seja federal, onde o governo catarinense não tem poder de decisão, o governador Moisés e os seus secretários deveriam se posicionar na defesa dos interesses do cidadão contribuinte. Poderiam pelo menos gestionar, e pressionar.

Os deputados federais da mesma forma. Foram cordatos demais. Simplesmente aceitaram o que foi decidido pelos técnicos e burocratas de Brasília. No inicio, até fizeram certa movimentação, mas quando o ministro de Infraestrutura bateu na mesa e disse que seria assim, ou não teria nada, eles baixaram as orelhas, e engoliram o pacote.

Quanto aos prefeitos, parece que o assunto não é aqui.

Os deputados estaduais até se movimentaram, fizeram discursos. Mas, sem efeito pratico.

E o pedágio está vindo para o sul do estado, com duas praças a mais do que tem no lado norte, e tarifa quase o dobro.

Veja também>
https://sarafoatomico.blogspot.com/2019/10/lobby-poderoso-em-prol-da-instalacao-de.html

Atualizado o Mapa do Turismo em Santa Catarina

Criação do Vale dos Imigrantes foi a mais recente atualização.

Por 4oito

O Mapa do Turismo de Santa Catarina foi atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur). O arquivo, validado pelas Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs), pode ser acessado em três idiomas, em diferentes formatos. O documento conta ainda com ícones que destacam os principais segmentos de cada região, facilitando assim a identificação do público pelas atividades de interesse, como ecoturismo, enoturismo e turismo religioso.  
              
A atualização do Mapa ocorre após a aprovação, pelo Ministério do Turismo (MTur), da criação do Vale dos Imigrantes, no Meio-Oeste catarinense. Com isso, Santa Catarina passa a ter 13 regiões turísticas. O estado ainda conta com 177 municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro 2019.

Criado a partir de um desmembramento, o Vale dos Imigrantes reúne 25 municípios. Para isso, o Vale do Contestado teve seu nome alterado para Caminhos do Contestado, que agora reúne Itaiópolis, Mafra, Major Vieira e Porto União - quatro cidades com histórias ligadas à guerra homônima, entre 1912 e 1916, envolvendo Santa Catarina e Paraná. 

“Com essa ação, a Santur busca fomentar o processo de fortalecimento das políticas públicas de turismo no Estado”, afirma a presidente da Santur, Flavia Didomenico.


O processo de atualização do Mapa do Turismo em Santa Catarina é de responsabilidade da Gerência de Políticas Públicas (Gepot) da Santur, com apoio da Gerência de Marketing Digital (Gemad). Os municípios que compõem o Mapa são indicados pelos órgãos estaduais em conjunto com as instâncias de governança regional e categorizados a partir de critérios do MTur.

O Mapa está vinculado ao Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. Ele é atualizado a cada dois anos. Para integrar o Mapa, as cidades tiveram que atender alguns critérios e compromissos, entre eles a participação em instância de governança regional (IGR) e possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante.

Veja também>
https://sarafoatomico.blogspot.com/2019/09/cattalini-nao-desiste-de-terminal-em.html

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

“Não temos pretensão de ser governo”, diz Baleia Rossi, presidente do PMDB


Com o MDB mais próximo do governo Jair Bolsonaro, o presidente nacional do partido, Baleia Rossi (SP), afirmou que a legenda não vai medir esforços para que a pauta econômica de Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes tenha sucesso no Congresso, mas ressaltou que o partido não tem a “pretensão de ser governo”. Mesmo tendo um emedebista como […]

Beba na Fonte> Reinaldo Azevedo

5 partes do nosso corpo que até pouco tempo não sabíamos que existiam

Ainda não sabemos tudo sobre a anatomia humana

Você pode supor que os médicos conhecem a anatomia humana por completo — no entanto, ainda há descobertas a serem feitas.

Continue... 

Beba na Fonte>BBC Brasil

Documento revela pressão da Embratur sobre a Funai para transformar terra indígena em hotel de luxo na Bahia


Por Amanda Audi

A Funai recebeu um pedido inusitado em julho. A Embratur quer que o órgão, responsável pela proteção dos direitos indígenas no país, acabe com o processo de demarcação de uma reserva para permitir a construção de um hotel de luxo no local. A solicitação chegou à Funai assinada pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e o Intercept teve acesso ao documento com exclusividade.

A área fica no sul da Bahia, tem 470 quilômetros quadrados e pertence ao povo Tupinambá de Olivença, que luta há pelo menos 15 anos pela demarcação da terra. A primeira fase do processo foi concluída em 2009.

Trata-se, segundo servidores da Funai e especialistas com quem conversei, de um caso inédito. É a primeira vez, ao menos desde a Constituição de 1988, que um órgão federal faz lobby sobre...

Beba na Fonte>The Intercept

Messianismo levou Lava Jato a agir “por cima da lei”, diz Tasso


Por Kennedy Alencar

Ex-presidente do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE) elogiou a Lava Jato, mas disse que “houve um deslumbramento em determinado momento” que levou integrantes da operação a agir “por cima da lei” devido a uma “sensação messiânica”.

“Cresceu neles uma sensação messiânica, como se fossem os únicos salvadores da pátria que poderiam, a partir daí, agir por cima da lei e sem nenhum tipo de controle legal. E isso fez com que haja um ajuste agora. Você não acaba com o espírito da Lava Jato, mas dá um ajuste no momento certo a desvio e abuso de autoridade”, afirmou Tasso em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição”.

O senador avaliou que a operação teve “papel histórico”, pois tirou “de baixo do tapete um sistema de corrupção que estava no país inteiro, impregnado em todas áreas do governo e empresarial”.

Crítico do governo Bolsonaro, ele disse que o Congresso...

Beba na Fonte>Blog do Kennedy


Delegado que chefia investigação do laranjal do PSL-MG pede pra deixar caso


O delegado que coordena as investigações sobre candidaturas laranjas do PSL em Minas informou à PF que deseja deixar todas as apurações derivadas da denúncia inicial, inclusive a que trata da suspeita de caixa dois na campanha do hoje ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo). Script O policial teria solicitado transferência para a área administrativa da PF. Durante as investigações, […]

Beba na Fonte>Reinaldo Azevedo

Após postar vídeo que chama PSL e STF de inimigos, Bolsonaro apaga conteúdo

O vídeo foi postado na conta pessoal do presidente Jair Bolsonaro no Twitter e pede o apoio de ''conservadores patriotas''. O conteúdo ficou cerca de duas horas no ar até ser apagado

Por CB

O perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro exibiu durante cerca de duas horas, na tarde desta segunda-feira (28/10), um vídeo que retrata o chefe do Executivo como um leão sendo atacado por hienas na savana.


Cada hiena que cerca o leão ganha o logotipo de alguma empresa, movimento social ou instituição que, segundo os autores do vídeo (não identificados), estão contra Bolsonaro.

Entre esses inimigos, aparecem partidos políticos como o PT, o PCdoB e o próprio PSL, do qual Bolsonaro faz parte. Também aparecem sobre as hienas os logotipos do STF, da OAB e da ONU; de movimentos de espectro político bem variados, como MST e MBL; veículos de comunicação; e causas sociais, como o feminismo.

O vídeo, então, mostra um segundo leão, identificado como "conservador patriota", chegando para ajudar o leão alvo das hienas, que, nesse momento fogem. Surge, então a mensagem: "Vamos apoiar o presidente até o fim! E não atacá-lo. Já tem a oposição para fazer isso!"

O vídeo foi deletado por volta das 17h. Abaixo você vê um printscreen da postagem:


América do Sul

O vídeo foi postado com a seguinte mensagem:

"- Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador..... 
- Mais que a vida, a nossa LIBERDADE. 
- Brasil acima de tudo! 
- Deus acima de todos!"

Nos países mencionados, ou a esquerda tem assumido ou se mantido no poder, ou governos à direita enfrentam sérias crises.


Veja Vídeo> Por Tijolaço

domingo, 27 de outubro de 2019

Alberto Fernández vence eleições na Argentina; veja discurso na íntegra






Por Ópera Mundi

Peronista Fernández é eleito presidente da Argentina no primeiro turno

O candidato peronista à Presidência argentina Alberto Fernández (D) faz o sinal da vitória ao deixar sua seção eleitoral após votar em Buenos Aires, 27 de outubro de 2019 (AFP / ALEJANDRO PAGNI0).

Por AFP

O peronista de centro-esquerda Alberto Fernández se elegeu presidente da Argentina com 47,36% dos votos contra 41,22% para o presidente Maurício Macri, após 75,46% das urnas apuradas.

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa ter 45% dos votos ou 40% mais dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Com o resultado, Fernández, um advogado de 60 anos, assumirá em 10 de dezembro a Presidência de um país mergulhado em uma grave crise econômica.