sábado, 16 de outubro de 2021

NOVA PESQUISA É DESTRUIDORA PARA BOLSONARO, ATÉ ENTRE EVANGÉLICOS

A reprovação do presidente aumentou em quase todas as regiões brasileiras.  No Sul, reduto dele nas últimas eleições, a reprovação subiu 10 pontos. No Norte, subiu 18 pontos e no Centro-oeste, 13 pontos.

Por Matheus Leitão - Veja

A quarta rodada da pesquisa Genial/Quaest é uma marretada em Jair Bolsonaro. A reprovação do presidente aumentou em quase todas as regiões brasileiras. Quando não cresceu, se manteve.

No Sul, reduto dele nas últimas eleições, a reprovação subiu 10 pontos. No Norte, subiu 18 pontos e no Centro-oeste, 13 pontos. By the way, esse também era um reduto bolsonarista. 

No Nordeste, ficou estável em 61% a reprovação. Mas, no Sudeste, a reprovação subiu 4 pontos, indo para 51%...

Beba na fonte> https://veja.abril.com.br/blog/matheus-leitao/nova-pesquisa-e-destruidora


 

VAI COMEÇAR!


Por Mostra Cine Infantil

É neste sábado, 16 out, às 16h, a abertura da 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, com o show Zoró Zureta, de Zeca Baleiro e Banda.

O evento online e gratuito segue até 31 de outubro, com 140 filmes, shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, oficinas, masterclass Tarsilinha, Encontros de Cinema Infantil e Encontros de Mercado.

Toda a programação e filmes podem ser acessados a partir do site da Mostra.

Beba na fonte>https://www.mostradecinemainfantil.com.br/programacao/

Beba na fonte: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/filmes2021/



SC É O ESTADO ONDE MAIS FORAM ENCONTRADOS PINGUIS-DE- MAGALHÃES EM 2021, DIZ PROJETO

.Pinguim resgatado em julho deste ano na praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC).

Por Jornal garopaba

Dados do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) mostram que 2.421 animais da espécie foram achados no litoral catarinense.

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341; mantenha distância e ajude a isolar a área..

Beba na fonte > https://jornalgaropaba.com.br/2021/09/sc-e-estado-onde-mais-foram-encontrados-pinguins-de-magalhaes-em-2021-diz-projeto/


 

VEM AÍ A 2ª MACARRONADA DA REDE FEMININA DE COMBATE AO CANCER DE LAGUNA


 A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Laguna promove no dia 23 de outubro, um sábado, a segunda edição da sua macarronada.

Todo valor arrecadado será revertido para as ações promovidas pelas voluntárias ao longo do ano na cidade. No cardápio, deliciosas massas com molhos incríveis e embalado por música de ótima qualidade com a Banda The BeerS.

Além disso, haverá o sorteio de um sofá para os participantes. Os ingressos no valor de R$ 50 já estão sendo vendidos pelas integrantes da rede. A macarronada será realizada no Ravena Cassino Hotel, Mar Grosso, com início às 20h.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 99618-0650.

Conteúdo rádio difusora Laguna

FEIRA DO LIVRO DE CRICIÚMA É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO POR PREFEITURAS

Edital para participação na Feira está aberto.  Comerciantes têm até o dia 26 para se inscreverem para exposição que ocorrerá em novembro(foto fcc.cricium)

Livreiros, distribuidoras e editoras já podem se inscrever para a 15ª Feira do Livro de Criciúma, marcada para iniciar no dia 8 de novembro, na Praça Nereu Ramos. Os interessados em reservar um espaço para comercializar livros têm até o dia 26 deste mês para se inscreverem e entregarem os documentos exigidos no edital, lançado na última quinta-feira (14), e acessível na íntegra no link.

Beba na fonte> https://www.sulinfoco.com.br/prefeitura-de-criciuma-abre-edital
 

INQUÉRITO NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVI-19 NO BRASIL

...gestão Bolsonaro não é apenas incapaz de enfrentar a crise econômica, social e política. O bolsonarismo é, hoje, o centro da crise. (Vermelho)

Por pesquisassan

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mostra o legado social do governo Bolsonaro. Os “aglomerados subnormais”, como as favelas, eram 3,2 milhões em 2010 e passaram a 5,1 milhões em 2019. Além disso, 55% dos brasileiros enfrentavam algum tipo de insegurança alimentar (grave, moderada ou leve) em dezembro de 2020.

A gestão Bolsonaro não é apenas incapaz de enfrentar a crise econômica, social e política. O bolsonarismo é, hoje, o centro da crise.

Beba na fonte>Acesse: olheparaafome.com.br e veja o resultados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede PENSSAN, com apoio do Instituto Ibirapitanga e parceria de ActionAid Brasil, FES-Brasil e Oxfam Brasil. 

 As versões em inglês e em espanhol estão disponíveis nos links abaixo:

National Survey of Food Insecurity in the Context of the Covid-19 Pandemic in Brazil

Encuesta Nacional sobre Inseguridad Alimentaria en el Contexto de la Pandemia de la Covid-19 en Brasil


 

MORO QUER ‘COLO’ DA MÍDIA PARA SER CANDIDATO


 Por Fernando Brito, em seu blog:

Depende da mídia a decisão de Sergio Moro para ser ou não candidato a presidente ou contentar-se com uma cadeira de senador – oito anos, que ele acha garantido – pelo Paraná.

O ex-juiz está cheio de pesquisas a mostrarem-lhe que não parte de um patamar senão de 8 a 10%, o que, nas condições de hoje, estaria muito longe de levá-lo ao segundo turno.

Nem mesmo aos eleitores dos “nanicos” da chamada “Terceira Via” sua candidatura absorve, embora prejudique os já baixos reservatórios de voto.

Ciro seguiria sua marcha; Doria, idem. Restaria capturar parte dos votos da desistência de Datena e de Eduardo Leite, se este vier a ser mesmo o derrotado nas prévias tucanas.

Moro dependeria de um imenso esvaziamento político de Jair Bolsonaro, algo absolutamente impensável a esta altura, tamanha a capacidade do atual presidente de manter consigo o núcleo duro da parte mais obtusa do eleitorado.

Beba na fonte> Leia>

Postado por Blog do Miro 

 

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

SENADO APROVA NOVA REGRA PARA CONSTRUÇÕES EM MARGENS DE RIOS

Margens do rio Tubarão - foto defensoria.sc 

Por Congresso Em Foco

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (14), o Projeto de Lei (PL) 1.869/2021, que permite aos municípios definir a área de preservação ambiental em áreas de margens de rios. A votação, simbólica, contou com os votos contra de quatro deputados: Mara Gabrilli e José Aníbal (ambos do PSDB-SP), Reguffe (Podemos-DF) e Jorge Kajuru (Podemos-GO). Por ter sido alterado, o texto volta à Câmara.

A discussão foi emperrada ontem, após parte da oposição cobrar um texto menos permissivo às construções em áreas próximas de rios. O relator da proposta, Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou uma complementação na sessão de hoje revisando estes pontos, e mantendo em 15 metros a margem mínima obrigatória a ser mantida pelos municípios.

Outra emenda garante que áreas marginais que ainda não foram ocupadas tenham de seguir as regras antigas e mais restritas do Código Florestal. "O objetivo dessa inserção é...

Beba na fonte> https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso/

 


OAB APRESENTA À CPI INDÍCIOS DE CRIMES DE BOLSONARO CONTRA INDÍGENAS


 O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou à CPI da Covid, nesta quarta-feira (13), um parecer onde indica que o governo do presidente Jair Bolsonaro cometeu crime contra a humanidade por sua estratégia de combate à pandemia em terras indígenas.

O entendimento da OAB é que....

FLÁVIO BOLSONARO TENTA ACORDO NA JUSTIÇA APÓS VIOLAR DIREITO DE FUNCIONÁRIA GRÁVIDA EM LOJA DE CHOCOLATE

Senador se comprometeu a pagar 30 mil reais e regularizar a situação da funcionária, mantida sem registro e demitida enquanto estava grávida...

As informações constam em documentos de uma ação trabalhista movida pela jovem no início deste ano. Os detalhes foram revelados pelo jornal Folha de S. Paulo...

Beba na fonte> https://www.cartacapital.com.br/politica/flavio-bolsonaro-tenta-acordo-na-justica


 

AMAZÔNIA: A DEFESA COVARDE DA “SOBERANIA”


Militares enrascaram-se, ao contestar a ideia do direito ao ambiente sustentável. Seu pseudo-nacionalismo coloca-os ao lado dos bandos criminosos, e dificulta políticas que combinem a jurisdição do Brasil com a proteção da natureza...

Beba na fonte> https://outraspalavras.net/crise-brasileira/amazonia-a-defesa-covarde-da-soberania/

CÂMARA APROVA NOVO ICMS PARA COMBUSTÍVEIS, ENTENDA A PROPOSTA

 

 Segundo o texto, o imposto sobre o óleo diesel, o etanol hidratado e a gasolina terá um valor fixo...


quinta-feira, 14 de outubro de 2021

BLOGUEIRO ARTICULOU COM PLANALTO DEMISSÕES NAS COMUNICAÇÕES MOSTRAM MENSAGENS

 Por Caio Junqueira CNN Brasil

Troca de mensagens entre Allan dos Santos e o Coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente Bolsonaro (sem partido), mostram que o youtuber estimulava demissões de funcionários do Palácio do Planalto suspostamente ligados à “esquerda”. As conversas foram apreendidas pela Polícia Federal no celular de Allan e obtidas pela CNN Brasil.

As conversas foram apreendidas pela Polícia Federal no celular de Allan e obtidas pela...

Beba na fonte> CNN Brasil

INSEGURANÇA CONTRA O CÂNCER

Falta de verba reduz produção de substâncias radioativas usadas em exames e tratamentos; atendimento cai, e fila de pacientes aumenta

Amanda Gorziza e Lianne Ceará - Revista Piauí

Todo dia, a médica Cristina Matushita realiza, em média, setenta procedimentos que envolvem algum tipo de material radioativo. Matushita é médica nuclear, especialidade da medicina que usa os chamados radiofármacos (substâncias com radioatividade) para exames de diagnóstico ou tratamentos de pacientes com câncer. Na segunda quinzena de setembro, a médica, como muitos de seus colegas, viu minguar o movimento naquele setor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer): foram apenas dez pacientes diários. Não por falta de interesse ou de pacientes, mas por falta de insumos. Não havia radiofármacos para os procedimentos. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e responsável por 85% da produção brasileira de radiofármacos, reduziu a fabricação dos compostos até parar totalmente a produção no dia 20 de setembro, por falta de dinheiro.

Beba na fonte> Revista Piauí

POR MAIORIA, STF DERRUBA LEI QUE AUTORIZAVA VENDA DE REMÉDIOS PARA EMAGRECER


 Por Poder360 - Paulo Roberto Netto

STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou nesta 5ª feira (14.out.2021) lei que autorizava a produção, comercialização e consumo de 4 anorexígenos, os populares “remédios para emagrecer”: sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. Por 7 votos a 3, os ministros consideraram que o texto feria o direito à saúde ao liberar a venda das substâncias.

A ação foi movida pela CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde) em 2017 e questionava o aval dado à venda e consumo dos anorexígenos. A lei foi sancionada pelo então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quando assumiu interinamente a Presidência da República.

Beba na fonte> Poder 360

NICOLELIS: A DISCURSÃO DE QUE PODEMOS NOS LIVRAR DAS MÁSCARAS É TODA IRRESPONSÁVEL. O VÍRUS ESTÁ AO SEU REDOR. USE MÁSCARA!; VÍDEO

“O VÍRUS ESTÁ AO SEU REDOR: USE MÁSCARA”

É o alerta que faz o neurocientista Miguel Nicolelis, um dos mais importantes do planeta – entre outros prêmios e galardões, ele acaba de receber o título de professor emérito da Universidade de Duke, na Carolina do Norte...

Beba na fonte>  Vi o Mundo


TECH NO PRÓXIMO NÍVEL


 Por canal meio

*Memória, na computação, é um termo usado para descrever o armazenamento das informações. No caso da memória cache, o recurso é usado para agilizar a execução de aplicações, sistemas e outras plataformas. Ou seja, carregar as informações da aplicação o mais rapidamente possível, não impactando a experiência do usuário. Além do e-commerce varejista, a memória cache é muito utilizada em outros tipos de tecnologias, tais como as plataformas de Business Intelligence (BI). Confira como o cache pode agilizar suas plataformas para oferecer a melhor experiência.

*Imagine um mundo onde um táxi percorre os céus e pousa no topo de um prédio para recarregar. Parece ficção científica, mas esta ideia pode se tornar realidade ainda nesta década, segundo Stephen Fitzpatrick, fundador da Vertical Aerospace. A companhia deve iniciar em 2022 os voos de teste da VA-X4, aeronave com zero emissão de carbono e capaz de transportar quase que silenciosamente quatro passageiros por até 200 quilômetros. Fitzpatrick teve a ideia em 2015, quando ficou horas preso no trânsito de São Paulo. (Época Negócios)

A QUEM INTERESSA DESENTEDIMENTO NO MEIO PROGRESSISTA?

 


PT e PDT prestam um desserviço na luta democrática pelo impedimento do genocida Bolsonaro e tudo que seu governo representa na vida dos brasileiros.

O povo está sofrendo com fata de trabalho e renda, a ciência é assaltada, a roubalheira é generalizada, mas Ciro ataca sem razão lógica o PT que embarca na provocação.

Vão tomar vergonha na cara!

Não aprendem com as experiências acumuladas nas lutas democráticas... e  o  Povo, ó!

Só a consolidação da frente ampla derruba a extrema direita e sua política antinacional e recessiva.

Leia a repercussão no Canal Meio>

*O tempo fechou ontem no campo da esquerda. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse em entrevista que o ex-presidente Lula (PT) “conspirou” pelo impeachment de Dilma Rousseff. A prova seria o petista estar buscando alianças com Renan Calheiros (MDB-AL), que presidia o Senado na deposição de Dilma. “Quem presidiu o Senado? Renan Calheiros. Hoje estou seguro que o Lula conspirou pelo impeachment da Dilma, estou seguro”. (UOL)

*A ex-presidente não achou graça e respondeu via Twitter, acusando Ciro de tentar reagir a sua “baixa aprovação popular”. “Mais uma vez mente de maneira descarada e continua há quase uma década com apenas um dígito nas pesquisas.” E houve tréplica, no tradicional estilo Ciro: “Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma.” (Twitter)


ALUGAR EQUIPAMENTO HOSPITALAR PELO DOBRO DO PREÇO DE COMPRA? O EXÉRCITO ACHOU UM BOM NEGÓCIO


 Se você estivesse pesquisando preços para comprar uma televisão que custa por volta de R$ 2 mil, diria o quê a quem te propusesse alugar o mesmo aparelho por seis meses por mais de R$ 4 mil? O atual comandante do 6º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, o 6º BEC, em Roraima, coronel Carlos Evando dos Santos, provavelmente acharia um ótimo negócio – se pago com dinheiro público, claro.

Ele e o tenente-coronel Júlio André Damasceno dos Santos são os responsáveis por um contrato pelo qual o Exército alugou cerca de 5 mil itens...

 quem detectou o mau negócio foi...

Beba na fonte> The Intercept

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

BOLSONARO/ ‘O planeta contra Bolsonaro’. Bolsonaro denunciado por crimes contra a humanidade


Batizada de "O planeta x Bolsonaro", a denúncia apresentada ao tribunal de Haia busca criar jurisprudência ao considerar que as ações do presidente brasileiro, e de sua gestão, não representam apenas um atentado contra a Amazônia, mas contra toda a humanidade, relataram responsáveis pela ONG. Jair Bolsonaro está sendo processado por seu papel no desmatamento da Amazônia e seus impactos. 


Beba na fonte>((Página 12, Argentina, L’Humanité, França; El Diário, Espanha) | bit.ly/3oW2aUn | bit.ly/3DzMUAM bit.ly/3DDLmWk


 

QUEM PRODUZ CIÊNCIA NO BRASIL

A grande produção de pesquisa científica brasileira está concentrada em poucas universidades. Mais de 90% dos artigos publicados foram gerados em universidades públicas. Ou seja, as universidades particulares têm pouca participação na produção efetiva de pesquisa


ASSISTA AO TRAILER DE “GET BACK”, DOCUMENTÁRIO INÉDITO DOS BEATLES


 Por Poder360 Beatriz Roscoe

O músico Paul McCartney divulgou em suas redes sociais, nesta 4ª (13.out.2021), o trailer da série documental inédita dos Beatles que será lançada no dia 25 de novembro deste ano na plataforma de streaming do Walt Disney Studios, Disney+.

Batizada com o nome da música composta por Paul McCartney e creditada com a célebre assinatura Lennon/McCartney, a série de 3 partes “The Beatles: Get Back” exibirá cenas inéditas da banda britânica que ganhou o mundo.

Dirigida pelo vencedor do Oscar Peter Jackson, a produção revela o processo criativo do grupo e a relação entre os beatles John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr durante a criação.

Beba na fonte> Poder 360

terça-feira, 12 de outubro de 2021

“PARA SER PÁTRIA AMADA NÃO PODE SER PÁTRIA ARMADA”, DIZ ARCEBISPO DE APARECIDA

Durante sermão por ocasião do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dom Orlando Brandes ainda afirmou que é preciso cultivar o amor, acabar com o ódio, fake news e corrupção...

Por Marcelo Euler na da Revista Fórum

Durante o sermão por ocasião do Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta terça-feira (12), o arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes, de forma indireta, fez críticas a Bolsonaro e usou o slogan do governo – “Pátria Amada” – para afirmar que para ser “pátria amada não pode ser pátria armada”.

“Para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma república sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção. E pátria amada com fraternidade. Todos os irmãos construindo a grande família brasileira”, disse Dom Orlando Brandes.

O arcebispo também falou sobre os povos indígenas e negros durante o sermão. “Vou pedir que cada um de nós abrace o Brasil, abrace o nosso povo, a começar pelo povo mais marginal, vamos abraçar nossos índios, primeiro povo dessa Terra de Santa Cruz, vamos abraçar os negros que logo vieram fazer parte desta terra, vamos abraçar os europeus que aqui chegaram.”

Além disso, o religioso também prestou solidariedade às mortes da pandemia. “Nestes dias o Brasil está enlutado pelas 600 mil mortes”, lamentou.

Os ministros da Cidadania, João Roma, e da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, acompanharam a cerimônia.


 

POLUIÇÃO DO OCEANO TEM VILÕES POUCO COMBATIDOS

Imagem: William Schepis/Instituto EcoFaxina

Por Patricia Bellas – COMCIENCIA

Esgoto, drogas e plásticos inundam o ambiente marinho gerando graves problemas para a saúde e uma preocupação mundial com o futuro

Beba na fonte> Poluição do oceano tem vilões pouco combatidos

TEMOS O DIA E A DÉCADA DO OCEANO; SERÁ QUE PRECISAREMOS DE UM SÉCULO PARA SALVÁ-LO?


 Por Alexander Turra - COMCIENCIA

E já não era sem tempo… Chegou a vez do oceano. Resultado de seis décadas de estudos, manifestações e negociações, o oceano ganhou uma posição de destaque em nível internacional. O oceano é importante para toda a humanidade, embora poucos compreendam seu papel no nosso dia a dia. O entendimento de que as atividades humanas dependem fortemente do oceano, mesmo que realizadas distantes dele, como a agricultura, catapultou a atenção dos tomados de decisão ao redor do planeta. E isso aconteceu, em especial, porque o ambiente marinho tem sido palco de uma degradação sem precedentes. Poluição, pesca excessiva e mudanças climáticas são algumas das causas do seu adoecimento. Algo urgente precisava ser feito. 

Beba na fonte>Temos o dia e a década do oceano; será que precisaremos de um século para salvá-lo?

DALMARES, A MINISTRA DA FAMÍLIA QUE NÃO CUIDA DAS MENINAS

 

José Casado: “Com a equipe que tem, Jair Bolsonaro não precisa de mais adversários. O caso dos absorventes femininos é exemplar. Damares Alves, ministra da Mulher e da Família, tentou justificar e piorou a situação: ‘A gente tem que decidir, a prioridade é a vacina ou é o absorvente?’ Ela administra um ministério virtual, mas com orçamento anual de R$ 514 milhões — valor dez vezes superior ao custo estimado para distribuição de absorventes femininos no SUS.” (Veja)

Com informações Canal Meio

CPI QUER INDICIAMENTO DE ZERO ZERO, ZERO DOIS E ZERO TRÊS


Dois dos filhos do presidente, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), devem ter o indiciamento pedido no relatório final da CPI da Pandemia, segundo informação do Painel. Com base em depoimentos encaminhados pela Polícia Federal, o Zero Dois deve ser apontado como articulador da rede de notícias falsas, o chamado “gabinete do ódio”, que também espalhou desinformação sobre a covid-19, enquanto o Zero Três seria a ponte entre a rede e supostos financiadores. Autoridades que espalharam notícias falsas sobre a pandemia, mas apagaram as postagens no início das investigações, como as deputadas Bia Kicis (PSL-DF) e Karla Zambelli (PSL-SP), também devem entrar como passíveis de indiciamento no relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Além do próprio Jair Bolsonaro, como já foi anunciado pelo relator. (Folha)

Aliás... O comando da CPI já tem uma estratégia para o caso de o procurador-geral Augusto Aras ignorar as denúncias contra Bolsonaro e outros no relatório. Como conta Malu Gaspar, a ideia é que a OAB, representando associações de famílias de vítimas da covid-19 entre diretamente com ações no Supremo Tribunal Federal (STF).

Conteúdo Canal Meio

PESQUISADORES ESTUDAM USO DA CANNABIS MEDICINAL PARA ALÍVIO DA DOR CRÔNICA

Dores crônicas são terrivelmente debilitantes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica. Imagem: Manuel Alvarez/Pixabay

Por Eliane Comoli

Dores crônicas são terrivelmente debilitantes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica. Um dos tratamentos promissores é o uso de cannabis medicinal. Neste mês o plenário da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que libera o cultivo da cannabis para fins medicinais e industriais.

A Organização das Nações Unidas (ONU) retirou a Cannabis sativa da lista de drogas mais perigosas em dezembro de 2020, reconhecendo seus efeitos terapêuticos. Atualmente a substância é usada como tratamento em várias patologias neurodegenerativas e dor crônica, com aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A mudança de classificação foi um importante passo para novas possibilidades de pesquisas controladas em universidades e grupos multicêntricos para que a cannabis seja mais utilizada e beneficie pacientes”, diz Maria Teresa Jacob, médica anestesiologista, especialista em cannabis medicinal para dor crônica pela Universidade do Colorado e membro da International Association for Cannabinoid Medicines (IACM) e da Sociedade Internacional para Estudo da Dor (IASP).

Os mecanismos moleculares e os efeitos analgésicos do canabidiol – um dos componentes da cannabis – em dores crônicas e aplicações clínicas estão descritos em publicação recente da revista International Journal of Molecular Science. Além disso, os efeitos da cannabis na dor de cabeça e enxaqueca foram publicados na revista The Journal of Pain também há pouco tempo.

“Cerca de 5% da população mundial sofre de dor crônica. Além de ser uma questão de saúde pública, é uma questão econômica porque tira a pessoa do trabalho”, comenta Guilherme de Araújo Lucas, neurofisiologista da dor do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP). Outra doença crônica muito frequente na população, afetando cerca de 20-25% das mulheres, é a enxaqueca. “Sem dúvida a enxaqueca é bem debilitante e incapacitante, perde-se muito a qualidade de vida, compromete a atividade profissional, o lazer, os estudos, e os relacionamentos social e familiar”, comenta José Geraldo Speciali, neurologista especialista em cefaleia e enxaqueca, professor aposentado do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP-USP.

Dor é uma sensação que surge quando há ameaça de dano aos tecidos. Senti-la é fundamental para manter a integridade do organismo. É, portanto, algo bom, embora a sensação seja desagradável. “A dor aguda é um sistema construído para avisar que algo está errado e que alguma providência deve ser tomada para não danificar o organismo naquele momento. É um sistema que se liga e desliga, para não sentir dor o tempo inteiro”, explica Guilherme. Quando esse sistema se mantém ligado por horas, dias ou meses nas doenças inflamatórias, provoca dor crônica. “Doenças que lesionam direta e exclusivamente o sistema nervoso fazem com que o sistema de dor fique continuamente ativo – o que chamamos de dor neuropática. A doença inicial é curada e a dor crônica passa a ser uma doença”, diz.

A dor não é apenas uma experiência sensorial. É também emocional e social, dependente de contexto e de natureza multidimensional. Pode ser influenciada por idade, gênero, cultura, etnia, condição socioeconômica, aprendizado e memória, função cognitiva e estados emocionais. “A sensação da dor é um componente sensorial que permite ao cérebro identificar a qualidade, localização e duração dela. A percepção é um componente afetivo emocional que permite a interpretação que cada um dá para aquele estímulo doloroso, o quão desagradável é – e que pode ser diferente para cada um”, comenta o pesquisador. Áreas cerebrais responsáveis pelo componente afetivo emocional interagem com circuitos de memória e de avaliação emocional e isso faz com que a dor seja reconhecida como mais ou menos intensa.

Cannabis medicinal no tratamento de dor crônica

A dor crônica prejudica a qualidade de vida e é muito difícil de ser tratada. Mesmo com o uso de antidepressivos e anticonvulsivantes, o tratamento não oferece uma resposta adequada. “A cannabis medicinal ajuda muito no tratamento porque controla melhor os estímulos neuropáticos, já que os receptores canabinóides estão amplamente distribuídos no corpo – por isso gera uma resposta muito boa na dor crônica”, explica Maria Teresa. 

Estudos mostram a presença de receptores canabinóides no sistema límbico (regulador das emoções), no hipocampo (relacionado às memórias) e na medula espinhal. A cannabis tem ação direta no mecanismo central de dor, bem como ação na parte emocional – o que ajuda muito. “A cannabis tira a parte emocional do sofrimento relacionado à dor”, esclarece Maria Teresa. 

O enorme preconceito e tabu em relação à substância está associado à maconha fumada em uso recreativo. Porém, na versão medicinal, a própria cepa da planta é diferente. As dosagens dos componentes são bem mais baixas, dentro de limites seguros, principalmente do THC, que é o composto psicoativo. A cannabis tem cerca de 500 substâncias ativas, como os canabinóides, terpenos e flavonoides, que funcionam como potencializadores do canabidiol e THC, o tetrahidrocanabinol, que foi o primeiro princípio ativo descoberto, na década de 1950.

A cannabis medicinal oferece menos efeitos adversos e pode ser usada com outros medicamentos para tratamento de dor crônica, aumentando a eficácia e, em alguns casos, diminuindo as doses desses outros fármacos, com consequente melhoria da qualidade de vida do paciente. “Não existe nenhuma contraindicação, nenhum caso de adição descrito e nenhuma complicação fatal. É uma medicação segura para usar em idosos com mais de 90 anos e crianças, inclusive”, argumenta Maria Teresa. Entretanto, é imprescindível que o médico conheça a interação da cannabis com outros remédios, pois ela pode potencializar ou inibir a ação deles quando em associação.

Dosagens específicas são recomendadas conforme a necessidade, os antecedentes e o perfil de cada paciente. As opções disponíveis no Brasil são via oral, tópica e íntima, adquiridas por importação com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mediante prescrição médica. “Os produtos importados apresentam análises bem detalhadas da concentração às substâncias presentes. É uma segurança muito grande para a prescrição”, finaliza Maria Teresa. 

Eliane Comoli é bióloga, mestre e doutora em neurociência pela USP, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e cursou especialização em jornalismo científico no Labjor/Unicamp.

OS FALSOS PROTOCOLOS DOS ESPERTOS DE PLANTÃO

A prática de notícias falsas quando não existia a internet, muito menos as redes sociais, é iluminada por dois exemplos que nem sempre são lembrados como deveriam: o tabloide alemão anticomunista Bild Zeitung, criado em 1952, e o tristemente famoso Os protocolos dos sábios do Sião.

Por Peter Schulz

É quase impossível passar um dia sem ouvir ou ler a expressão “fake news”, o que, provavelmente, leva a uma circulação de diferentes definições dela por aí, algumas certamente “fakes” também. É e para isso que servem: além de disseminar embustes e falsidades, criam um caldo de falsas designações para que sobrevivam aos seus desmentidos. A prática de notícias falsas de autor muitas vezes incógnito, mas de intenções sempre explícitas, é antiga. No entanto...

Beba na fonte> https://www.comciencia.br/os-falsos-protocolos-dos-espertos-de-plantao
 

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

VEJA AQUI DE ONDE BOLSONARO PODE TIRAR DINHEIRO PARA COMPRAR ABSORVENTES


Por Blog de Ricardo Kotscho - UOL

...De parte dos R$ 15 bilhões do orçamento destinados a emendas parlamentares secretas (aliás, por que são secretas?).

* Da venda de refinarias e blocos de pré-sal da Petrobras.

* Dos salários dobrados dos milhares de militares que Bolsonaro levou para ocupar cargos civis no governo. Basta demiti-los todos e mandar de volta aos quartéis. Não farão falta.

 * Deixar de usar o avião presidencial por pelo menos uma semana para economizar combustível e dinheiro das diárias da comitiva.

* Toda a verba que será economizada com a organização de motociatas pelo país, temporariamente suspensas. * Dos impostos que deveriam ser cobrados sobre o dinheiro depositado nas offshores de Paulo Gued... - Veja mais em

* Pedir um empréstimo ao Queiroz, que está solto, ou ao sorridente presidente da Caixa, que encaminha pedidos aos amigos de Michelle.

 * Dos gastos com a organização de comícios pela reeleição em turnês pelo país.

* Cortar sumariamente todas as mordomias, penduricalhos e auxílios dos superfuncionários federais dos Três Poderes e das Forças Armadas, que ganham acima do teto constitucional.

* Da compra de leite condensado, picanha, cerveja e outros regalos da dispensa do Ministério da Defesa.

* Do dinheiro que será economizado com a proibição da distribuição do "kit covid", que não cura ninguém e ainda pode matar.

* Da venda de todos os carros oficiais, para depois empregar os mo...

Beba na fonte>https://noticias.uol.com.br/colunas/balaio-do-kotscho/2021/10/11/veja-aqui

NOS EUA, REDE DE SAÚDE DE DIREITA GANHA MILHÕES COM KIT COVID DE HIDROXICLOROQUINA E IVERMECTINA


 Uma rede de profissionais de saúde embolsou milhões de dólares com consultas online e vendas de hidroxicloroquina e ivermectina, de acordo com dados vazados enviados ao Intercept. Os dados mostram que vultosas somas estão sendo extraídas de pessoas preocupadas ou infectadas com a covid-19, mas que resistem às vacinas ou às demais recomendações das autoridades de saúde pública.

O grupo de direita America’s Frontline Doctors (“Médicos na Linha de Frente da América”) foi criado no ano passado para promover médicos pró-Trump durante a pandemia do coronavírus. Eles estão atuando em conjunto com uma pequena rede de empresas de saúde para semear a desconfiança em relação à vacina contra a covid-19, ludibriar milhares de pessoas com tratamentos ineficazes para a doença, e então vender consultas e milhões de dólares desses remédios. Os dados mostram que os pacientes gastaram pelo menos 15 milhões de dólares – e possivelmente muito mais – entre consultas...

Beba na fonte>  The Intercept

DIA 11 DE OUTUBRO DE 1908 NASCIA O INESQUECÍVEL CARTOLA

 

Cartola nasceu em 11 de Outubro de 1908 no Rio de Janeiro, em um bairro chamado Catete. Teve uma vida de altos e baixos, trabalhou como pedreiro, contínuo e lavador de carros. Gravou seu primeiro disco aos 65 anos. Conheceu um pouco de popularidade (mas não dinheiro). Suas melodias e versos são simplesmente incríveis. Compositor de "As Rosas Não Falam", música e letra de sua autoria, um clássico do samba. Cartola costumava comparar sua vida a um filme de faroeste, no qual era o mocinho e só vencia no final. Apesar do grande sucesso de seus sambas, Cartola morre pobre, morando numa casa doada pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Cartola - Preciso Me Encontrar (Deixe-me Ir)


BOLSONARO DÁ UM PRESENTE DE GREGO E TERMINAL DE TANQUES DE COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS EXPLOSIVOS PODE SE INSTALAR EM IMBITUBA


Cidade que deu 80% dos votos ao presidente amanheceu assustada com as últimas notícias postadas no Twitter de Bolsonaro anunciando lançamento de licitação de uma estrutura no porto de Imbituba que pode abrir as portas da instalação da cattalini...

PRIVATIZAÇÃO DO PORTO DE IMBITUBA É A SOLUÇÃO?

* O deputado Volnei Weber (MDB) foi eleito presidente da comissão mista da Assembleia Legislativa que vai analisar a desestatização dos portos de Imbituba e São Francisco do Sul. Durante a reunião de instalação do colegiado, na tarde desta segunda-feira, dia 4. Já o deputado Marcos Vieira (PSDB) foi escolhido para a vice-presidência, enquanto a relatoria ficará sob responsabilidade da deputada Ada Faraco de Luca (MDB).

Weber é o autor do requerimento que resultou na instalação da comissão mista, que terá 60 dias para concluir seus trabalhos, prorrogáveis por mais 60 dias. Integram o grupo, além dos deputados citados acima, Romildo Titon (MDB), Sargento Lima (PL), Moacir Sopelsa (MDB) e Ivan Naatz (PL).

*Prefeito Rosenvaldo Junior (PSB) dá como certa a extinção do SCPAR, concessionária dos portos catarinenses e comentou em  recente visita do Presidente da (SCPAR-SC), Ricardo Moritz, que o município deseja um processo de privatização do porto de imbituba  o mais transparente possível . Rosenvaldo comentou sobre “o caso das famílias de Imbituba que estão com problemas (judiciais) relacionados à Companhia Docas. Se isso já aconteceu no passado, como poderemos evitar no futuro? E propôs ainda,  “esses pontos podem ser explorados dentro do contrato de concessão que será firmado com o agente privado vencedor do processo licitatório”.

*Com a formação da comissão Mista da alesc para analisar a desestatização dos portos de Imbituba e São Francisco do Sul é imperativo que a Câmara de vereadores de Imbituba volte a colocar na agenda o impacto da privatização do porto, mobilize e de voz aos interesses da cidade com propostas concretas que subsidie os trabalhos da Dep. Ada de Lucca(MDB)  relatora da recém formada comissão mista da Assembleia Legislativa