sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Em plena crise Câmara aprova Projeto do Prefeito Jaison Cardoso (PSDB) criando mais dois Cargos Comissionados.




Na sessão plenária da última segunda-feira (3) a Câmara Municipal de Imbituba aprovou Projeto de Lei criando mais dois cargos comissionado. Agora o município conta com o número inédito de 164 cargos em comissão.
Votaram a favor 9 (nove) vereadores da base governista (maioria): Claudio Raio x, Luiz Dutra,Guilherme Santos Souza, Rog da Estiva, Walfredo Amorim, Jesiel Antulino e Rosália Sgrott, Dorlin Nunes Junior e Zeli Pires.

Quatro vereadores de oposição (PSD) votaram contra.
Segundo analistas a criação desses cargos às vésperas do pleito de 2016, portanto a menos de hum ano das eleições municipais, ajuda a desequilibrar o jogo político em favor das forças que apoiam Jaison e Beto, mas também traz desgastes já que a comunidade está de olho e cobra dos governantes ética e probidade.

Veja abaixo o número de cargos de provimento em comissão suas denominações, os órgãos onde estão lotados, o nº de vagas e a respectiva remuneração





 

Dilma indicar Rodrigo Janot à Procuradoria-Geral da República

Rodrigo Janot também tem o apoio da sociedade

A presidente Dilma Rousseff indicou Rodrigo Janot para mais um mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República e já enviou a indicação para a apreciação do Senado.
O presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), José Robalinho Cavalcanti entregou a Presidenta Dilma lista tríplice onde Janot obteve 799 votos, seguido de Mário Bonsaglia, com 462 votos e Raquel Dodge, em terceiro, recebeu 402 votos. Ao todo, votaram 983 procuradores, sendo que cada um pode escolher três nomes.
O resultado folgado da eleição mostrou que a categoria apoia o trabalho de Janot à frente da Procuradoria.

Dorrit Harazim ganha prêmio García Márquez de Excelência Jornalística

Em meio a uma crise ética surge no Jornalismo Brasileiro uma luz no fim do túnel com a premiação da jornalista do GLOBO Dorrit Harazim na 3ª edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo na categoria Excelência. O prêmio, organizado pela Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), será entregue na cidade de Medellín, na Colômbia, em 30 de setembro. Ela é a primeira jornalista brasileira a receber esta premiação.




Bogotá, 22 jul (EFE).- A jornalista brasileira Dorrit Harazim, com quase meio século de carreira em todo tipo de coberturas internacionais, foi nomeada nesta quarta-feira com o "Reconhecimento à Excelência" do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo.

Harazim, de 72 anos, nascida na Croácia, escreve atualmente uma coluna para o jornal "O Globo" e é editora da revista "Piauí", e se dedica a outros projetos jornalísticos e documentários, destacou a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), que concede o prêmio.

A jornalista tem uma "brilhante e inspiradora carreira jornalística", que começou em 1966 em Paris, como investigadora da revista francesa "L'Express", e foi convidada em 1968 por Mino Carta a participar da criação da revista "Veja", "uma referência do jornalismo narrativo brasileiro e continental", destacou o comunicado do Conselho Reitor da FNPI.

Ao longo de sua carreira, Harazim participou de grandes coberturas internacionais, como as guerras do Vietnã e do Camboja, o golpe contra Salvador Allende no Chile, os atentados contra as Torres Gêmeas em Nova York, a primeira Guerra do Petróleo nos Emirados Árabes, quatro eleições presidenciais nos Estados Unidos e nove Jogos Olímpicos.

Por essas coberturas recebeu 11 prêmios jornalísticos, acrescentou a fundação.

"Apesar de seu lugar de nascimento e de sua primeira experiência como jornalista ter sido em francês, muitos dos que têm o gosto de lê-la não hesitam em afirmar que Dorrit escreve o melhor português do Brasil", escreveu o Conselho.

O júri acrescentou que outra das virtudes de Harazim como jornalista "é sua grande versatilidade" já que "escreve com a mesma destreza sobre esportes olímpicos, sobre política internacional ou sobre prisões femininas".

"Seus textos, armados com grande seriedade e precisão de dados, estão impregnados de um humor sempre mordaz. Por isso ela foi durante anos a pessoa encarregada por responder, sempre em um tom risonho e irônico, as cartas enviadas à redação da revista 'Piauí'", ressaltou o júri.

Harazim trabalhou no Brasil e no exterior como correspondente da Editora Abril e do Jornal do Brasil, entre outros meios.

Segundo o júri, Harazim "sempre procura e encontra ângulos, detalhes, aspectos que outros jornalistas deixam passar", e por essas qualidades a definiu como "uma glória do jornalismo brasileiro, mas uma glória discreta".

"Exatamente o tipo de jornalista e de jornalismo que aspiramos exaltar e propor como exemplo com o prêmio de excelência adotado à memória do fundador da FNPI, Gabriel García Márquez", acrescentou o Conselho Reitor.

Em 2016, quando completará meio século de carreira, Harazim estará mais uma vez na linha de frente jornalística, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sua 10ª cobertura ininterrupta desta competição, histórico que começou em Moscou em 1980.

A jornalista brasileira receberá o prêmio no próximo dia 30 de setembro em uma cerimônia que será realizada na cidade colombiana de Medellín, onde se conhecerá também o nome dos ganhadores das quatro categorias que compõem o Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo: texto, imagem, cobertura e inovação, que teve este ano 1.645 trabalhos inscritos.

Os ganhadores das duas primeiras edições do "Reconhecimento à Excelência" foram Giannina Segnini, da Costa Rica, (2013) e Javier Darío Restrepo (Colômbia) e Marcela Turati (México), ano passado.



EFE joc/cd
 

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Hiroshima lembra 70º aniversário do ataque nuclear


A cerimonia se realizou no Parque Memorial da Paz, a poucos metros do lugar onde caiu a primeira bomba atômica lançada a sete décadas por EE.UU.

Com hum minuto de silêncio Hiroshima lembrou esta semana 70º aniversário do lançamento da bomba atômica por parte de Estados Unidos (EE.UU.) contra essa cidade Japonesa, que aniquilou mais de 166 mil pessoas.

A cerimônia se realizou no Parque Memorial da Paz às 08H15 hora local, hora exata a poucos metros onde caiu a primeira bomba nuclear da história lançada por um avião Americano.

CONTEXTO

Exatos 6 de agosto de 1945, cai a bomba “Little Boy” em Hiroshima, matando mais de 166 mil pessoas.
Apenas três dias depois, os Estados Unidos voltou a atacar o Japão, lançando uma segunda bomba com o nome “Fatman”, que matou mais de 80 mil seres humanos em Nagasaki.
Segundo informação publicada no Effects of the Atomic Bombings of Hiroshima and Nagasaki, entre 15 à 20 por cento da população sofreu morte por envenenamento causado pela radiação das bombas.
As consequências foram terríveis nos seres vivos causando leucemia, câncer, desfigurações e mutações.

Hiroshima e Nagasaki, nunca mais!