quinta-feira, 10 de setembro de 2020

O mapa interativo que permite viajar no tempo e ver 'sua cidade' há 600 milhões de anos

Um mapa feito por paleontólogos que perceberam que essa curiosidade é bem comum foi disponibilizado online e permite ver o desenvolvimento do planeta ao longo de diversas eras geológicas.

Há 600 milhões de anos, todos os continentes do planeta formavam uma massa única de terra, que depois começou a se separar.

 Você já imaginou como era o pedaço de terra onde hoje fica o Brasil antes dos continentes se separarem? E onde ficava sua cidade?

Beba na fonte>https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53979085?at_campaign=64&at_medium=custom7&at_

A crise do arroz e a cegueira generalizada do ultraliberalismo

Agora, cria-se esse círculo de prejuízos. Numa ponta, permite-se a continuidade das exportações de arroz, sem estoques reguladores. Na outra, garante a compra de arroz menos competitivo que o brasileiro.

 Por Luis Nassif

As altas do arroz têm uma explicação óbvia. Mas tão óbvia que é inacreditável a maneira como a mídia cobriu o episódio, aceitando acriticamente os argumentos do Secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, e da Ministra da Agricultura Tereza Cristina. O mantra do livre mercado tornou-se uma praga que obscurece qualquer raciocínio.  

Do lado de Sachsida a explicação simplista de que o governo colocou muito dinheiro nas mãos do pobre, que passou a comer mais. Do lado de Tereza Cristina, a explicação de que o produtor de arroz sofreu muito nos últimos anos e, agora, está tendo a oportunidade de se recuperar. 

E os analistas se mostram solidários com os agricultores, enaltecem o livre mercado, dizendo que é assim mesmo. Não há o menor conhecimento sobre instrumentos clássicos de política de abastecimento.

O que ocorreu é simples...          

Beba na fonte>https://jornalggn.com.br/coluna-economica/a-crise-do-arroz-e-a-cegueira-generalizada-do-ultraliberalismo/

domingo, 6 de setembro de 2020

Demolido deck ilegal no Canto da Lagoa

Equipes da Floram e da Polícia Ambiental iniciaram, nesta manhã (4/09), a demolição do deck da "casa de eventos" que esta sendo construída no Canto da Lagoa.

 A empresa, INDE02 EVENTOS LTDA, de Camboriú cometeu crime ambiental ao invadir área de Preservação Permanente às margens da Lagoa da Conceição.

 Mesmo apóse receber uma advertência e uma autuação da Polícia Ambiental, a empresa continuou com as obras de maneira célere, desta vez avançando sobre a área de preservação.

 A mobilização dos moradores (Associação) do Canto da Lagoa e a denúncia sobre do crime ambiental feita pelo Cangablog acabaram "mobilizando" as autoridades no sentido de reparar o crime ambiental que culminou com a demolição do deck irregular, nesta manhã.

Beba na fonte> https://cangarubim.blogspot.com/2020/09/demolido-deck-ilegal-no-canto-da-lagoa.html


Setembro Roxo: palestras conscientizam população sobre o Alzheimer

Confira a reportagem do BG.

Por NDmais

O mês de setembro é marcado pela conscientização sobre a doença de alzheimer. Para esclarecer o assunto, em Florianópolis vão ser realizadas uma série de palestras gratuitas com especialistas da área médica para debater o assunto.

A equipe do Balanço Geral conversou com a neurologista, Ylmar Correa Neto, e com a diretora da escola que irá realizar as palestras, Débora Pinto Schirmer.

 





Santuário Santa Paulina tenta retomar atividades

As atividades serão reiniciadas dentro dos limites possíveis estabelecidos pelas autoridades sem prazos pré-determinados – Foto: Divulgação

Por Raul Sartori – ndmais

Com cerca de 10% dos visitantes que costumava receber em tempos normais (uma média de 90 mil por mês e agora cerca de 4 mil, no máximo), o Santuário Santa Paulina está sendo estimulado a retomar suas atividades para que, direta ou indiretamente, também ajude na recuperação da economia de Nova Trento, principalmente do comércio e do turismo.

A iniciativa pela reativação gradativa das atividades foi tomada pelo prefeito Gian Voltolini, que destacou seu chefe de gabinete e secretário de Turismo e Cultura, Sálvio Tonini,  e o secretário de Administração e Finanças, Valdemir Quaiatto, para coordenarem uma reunião com as Irmãzinhas da Imaculada Conceição e com os administradores do Santuário Santa Paulina, realizada ontem, 1º, em Vígolo.

Esse primeiro encontro, diz o secretário de Turismo e Cultura, Sálvio Tonini, foi para estabelecer as bases da retomada, já que as atividades do complexo religioso estão praticamente paradas desde 17 de março, quando foi editado o decreto estadual estabelecendo várias restrições à locomoção de pessoas devido à pandemia de covid-19.

Outro motivo que motivou a reunião foi a portaria 583, de 24 de agosto, do governo estadual, liberando o transporte por fretamento (excursões) em território catarinense. O santuário neotrentino e a Secretaria de  Turismo  tem respondido muitos contatos, de todo país, de pessoas e empresas, principalmente as ligadas ao turismo religioso, pedindo informações sobre as atuais condições, em Nova Trento e Santa Catarina, para que possam, elas também, empreender deslocamentos para Nova Trento e assim reiniciar ou dar mais dinâmica às suas atividades.

A decisão da reunião é que as atividades serão reiniciadas, dentro dos limites possíveis estabelecidos pelas autoridades, sem prazos pré-determinados. Porém, a preocupação  – e as ações nesse sentido visam isso – é que os destinos turísticos, como é o caso do santuário neotrentino, estejam preparados. Fala-se, inclusive, numa grande avalanche de visitantes, principalmente daqueles que visitavam o santuário de forma frequente (pagadores de promessas, em especial) e que, devido à pandemia, estão ausentes há mais de seis meses.

Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 8, com a presença do chefe do Destacamento da Policia Militar de Nova Trento, subtenente Charles Rodrigues, para analisar a possibilidade da corporação dar uma cobertura no santuário, pelo menos nos finais de semana, para que os visitantes atentem às normas de segurança sanitária, como evitar aglomerações. Uma das estratégias é agendar mais missas durante o dia. Depois desta nova reunião novos encaminhamentos serão tomados para que, da forma mais segura possível, os visitantes possam voltar ao santuário neotrentino

Juíza que blindou Bolsonaro ataca Globo


Foto: Cristiano Mariz


Por Manuela Dorea

No cerne do escândalo das rachadinhas quando era deputado estadual, a juíza Cristina Serra Feijó, que acatou o pedido do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) de proibir a TV Globo de veicular documentos envolvendo o caso, baseou sua decisão de barrar o acesso da emissora aos autos pelos documentos terem origem em “condutas criminosas praticadas por agentes públicos ou privados”.

“Em razão da determinação de tramitação em segredo de Justiça, o acesso aos autos e informações nele contidas ficou restrito aos advogados e partes”, argumenta ela.

A argumentação do pedido de censura à emissora de televisão carioca baseia-se no fato de, por ter ampla penetração perante a sociedade, a Globo violaria “direitos personalíssimos” de Flávio, causando danos à honra do filho do presidente Jair Bolsonaro e o “comprometimento de sua imagem no cenário político”.

Segundo a juíza, Flávio Bolsonaro a coibição da veiculação de documentos envolvendo o suposto...

Beba na fonte> Blog da Cidadania

Na eleição indireta dos EUA, 13 estados pesam mais na escolha do presidente


Por Kennedy Alencar

Nos Estados Unidos, não basta ganhar no voto popular para ser eleito presidente da República. É preciso formar maioria no Colégio Eleitoral, que escolhe o presidente de modo indireto.

Nesse sistema, um candidato que seja menos votado pode ser eleito presidente se vencer nos estados decisivos e ter maioria de delegados no Colégio Eleitoral.

Isso aconteceu em duas das cinco eleições presidenciais realizadas do ano 2000 para cá....


O obscurantismo está entre nós


Por Fernando Brito

Numa das cenas mais delirantes do filme Doutor Fantástico, um general americano ‘explica’ ao coronel inglês vivido por Peter Sellers que nunca bebe água, exceto destilada ou da chuva porque a fluoretação da água é uma conspiração comunista para esterilizar os norte-americanos e que os russos “só bebem’ vodca para continuarem se reproduzindo e dominar o mundo.

A extraordinária e irônica imaginação de Stanley Kubrick parece ter se transplantado para o mundo (e o Brasil) de hoje...

Beba na fonte> Tijolaço

Poupados pela reforma, militares respondem pela 2ª maior folha da Esplanada

Militares, que já tinham sido agraciados com mudanças mais leves na Previdência, ficaram de fora da reforma administrativa de Bolsonaro

Por Lucas Marchesini – Portal Metrópoles

O Ministério da Defesa tem a segunda maior folha de pagamento da Esplanada dos Ministérios, com R$ 18,6 bilhões entre janeiro e agosto deste ano. A pasta fica atrás apenas do Ministério da Educação, que gastou R$ 28,4 bilhões para seus funcionários em 2020.

Enquanto os militares não estão incluídos na reforma administrativa que acaba de ser entregue pelo governo federal ao Congresso, a proposta estabelece mudanças expressivas nas regras para funcionários civis.

Os números estão no Portal da Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da União, e no Painel Estatístico de Pessoal (PEP) do Ministério da Economia. Eles foram compilados e analisados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

Beba na fonte> https://www.metropoles.com/brasil/poupados-pela-reforma-militares-respondem-pela-2a-maior-folha-da-esplanada