quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mergulho de aves no mar rende 1º lugar em concurso de fotos de vida selvagem

Os vencedores da edição deste ano de um dos principais prêmios de fotografia de natureza da Grã-Bretanha - o British Wildlife Photography Awards - foram anunciados esta semana.
O vencedor do principal prêmio foi Matt Doggett com a imagem "Jacuzzi de Ganso-Patola"
São doze categorias de imagens - desde fotos de vida marinha à retratos tirados em paisagens urbanas. O objetivo da competição é registrar a beleza da vida selvagem na Grã-Bretanha.
Mais de 90 imagens - entre vencedoras e finalistas - serão exibidas a partir da próxima semana na Mall Galleries, em Londres, até o dia 22.
Os interessados em participar de futuras edições do prêmio podem se inscrever no site

Vejam as categorias vencedoras
O especialista em fotografia de alta velocidade Dale Sutton ganhou na categoria de "Grã-Bretanha escondida" com a foto intitulada "Salto para Liberdade". "Todos vemos gafanhotos e grilos sentados na grama, mas nunca registramos os seus saltos"

Uma gaivota-prateada tirando um filhote do chão venceu na categoria de comportamento animal. Ela foi retratada por Amanda Hayes no condado de Northumberland, no extremo norte da Inglaterra. "Eu não sei qual coração estava batendo mais rápido – o meu ou o dela", disse Hayes, que passou dias tentando fazer essa foto
A foto "Estorninhos vendo estorninhos" foi a vencedora na categoria de natureza selvagem, retratada por Phil Jones na cidade de Aberystwyth, no País de Gales

Alexander Mustard tirou esta foto vencedora na categoria habitat enquanto mergulhava nas ilhas Lundy, no Canal de Bristol. "Eu vi uma foca nadando nesta caverna colorida e esperei... e esperei", disse o paciente fotógrafo
Este veado-vermelho se destacando na paisagem da floresta de pinheiros ganhou na categoria de retrato animal. O fotógrafo Neil McIntyre disse que depois de chegar perto do resultado desejado, ele finalmente conseguiu a imagem perfeita

Oito municípios de SC podem ter novas eleições para prefeito, diz TRE


Foto: Cínthia Barbosa/ RBS TV

Em Santa Catarina, oito municípios têm chance de passarem por novas eleições ainda estes anos. É o que divulgou o Tribunal Regional Eleitoral do estado na tarde desta quarta-feira (10). Segundo o TRE-SC, as cidades que podem ter novo pleito em 2012 são: Balneário Rincão, Benedito Novo, Campo Erê, Criciúma, Ponte Serrada, Presidente Nereu, Tangará e Videira.
O motivo para essa possibilidade é o fato de que, nesses municípios, os vencedores estão com os seus registros de candidatura indeferido e, ao mesmo tempo, receberam mais de 50% dos votos válidos. Eles concorreram sub judice, ou seja, aguardam decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre suas candidaturas.
Entenda o que pode ocorrer nesses municípios
Durante a apuração de votos do pleito de 7 de outubro, os votos recebidos por esses candidatos foram computados a parte pelo TSE e não foram divulgados no sistema da Justiça Eleitoral. Na divulgação oficial, eles apareceram como se não tivessem nenhum voto, porque é assim que determinam as normas eleitorais.
Caso esses candidatos que estão sub judice e tiveram mais de 50% dos votos obtenham decisão favorável a eles e tenham seus registros de candidatura deferidos, seus votos serão validados. Do contrário - se obtiverem indeferimento - seus votos recebidos serão invalidados e deve ser realizada nova eleição.
Já se na data da posse dos prefeitos e vices (1º de janeiro de 2013) o TSE ainda não tiver terminado de julgar o registro de candidatura de um desses políticos, assume o cargo o presidente da Câmara Municipal, que deve exercê-lo até que se tenha uma decisão favorável ao candidato ou, se a decisão for desfavorável, até serem realizadas novas eleições e os eleitos sejam empossados.
Segundo o TRE-SC, atualmente, há 6,7 mil recursos estão pendentes de análise no TSE, dos quais 2,9 mil são sobre a Lei da Ficha Limpa.
Fonte: G1 eleições

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Institutos de pesquisa são alvos de críticas após resultado das urnas


Datafolha e Ibope tornaram-se alvo de críticas desde domingo em razão de resultados eleitorais que destoaram de pesquisas concluídas na véspera da votação, sobretudo em São Paulo e Curitiba.

Na capital paulista, o levantamento que o Datafolha concluíra no sábado dava empate técnico entre os três candidatos.
Já o resultado das urnas mostrou José Serra (PSDB) com 31% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), três acima do verificado um dia antes pelo Datafolha, que tinha margem de erro de dois pontos percentuais. Fernando Haddad (PT) ficou em segundo, com 29%, cinco a mais do apontado na pesquisa. Celso Russomanno (PRB), com 22% (cinco a menos).

Também no sábado o Ibope colocava os três empatados, com 26% dos votos válidos (margem de erro de três pontos). Nesse caso, o resultado de Serra e Russomanno ficou fora da margem de erro do instituto. O de Haddad, no limite da margem.

"Os dois institutos erraram. Previram resultados diferentes da margem de erro que eles próprios definiram", diz Jairo Nicolau, professor da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), que estuda dados eleitorais.
Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, diz que é um equívoco comparar a pesquisa da véspera com o resultado das urnas numa eleição marcada por mudanças bruscas nas intenções de voto.
"Não houve erro. Fomos o primeiro instituto a mostrar a queda de Russomanno e a subida de Serra e Haddad. O instituto não tem como dizer na véspera o que não ocorreu."
Ele diz que pesquisa se parece mais com o trabalho de um fotógrafo do que o de um meteorologista.

PERDA E SUBIDAS
De 19 de setembro à véspera da eleição, em 6 de outubro, Russomanno perdeu cerca de um terço de suas intenções de voto de acordo com o Datafolha. Já as subidas de Serra (três pontos percentuais no mesmo período) e Haddad (cinco pontos) registradas pelo instituto do Grupo Folha foram menos intensas.

O Ibope começou a apontar a queda acentuada de Russomanno na pesquisa divulgada em 2 de outubro. Entre 25 de setembro e o dia anterior à eleição, o instituto registrou queda de 12 pontos percentuais na intenção de voto do candidato do PRB (de 34% para 22%). Em igual período, Serra e Haddad cresceram cinco e quatro pontos, respectivamente.
Márcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope Inteligência, também diz não ter havido erro. "Tanto o Ibope quanto o Datafolha captaram as mudanças repentinas do eleitorado e mostraram que a disputa seria acirrada".
O que acontece cada vez mais, na opinião dela, é que o eleitor decide na última hora. Foi por essa razão, diz Cavallari, que o Ibope não conseguiu captar que Gustavo Fruet (PDT) iria para o segundo turno em Curitiba.

A pesquisa do Datafolha concluída no sábado mostrava empate técnico, no limite da margem de erro, entre Fruet e o prefeito Luciano Ducci (PSB).
O Ibope também teve problemas com o resultado em Manaus e Salvador .
Já a pesquisa do Datafolha em Recife previa segundo turno. Geraldo Júlio (PSB) venceu Daniel Coelho (PSDB) no primeiro turno. "Pesquisa não é infalível", comenta Paulino.
Nicolau afirma que o argumento de mudança brusca do eleitorado pode ser verdadeiro. O problema, segundo ele, é que os institutos podem usar esse argumento para justificar qualquer erro.
"Acho que os institutos deveriam fazer um inventário de seus erros e buscar novos métodos." Uma de suas sugestões é criar métodos para captar as mudanças bruscas.
Paulino vê a sugestão com ceticismo: "Não há método que consiga medir o que ainda não aconteceu".

Fonte: Folha de São Paulo

Juíza manda Maluf devolver R$ 21 mi aos cofres públicos

Isadora Brant/Folhapress

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) terá de devolver R$ 21,315 milhões aos cofres municipais até este mês, por decisão da Justiça, após perder todos os recursos numa ação movida pelo Ministério Público Estadual, com base numa representação apresentada pelo PT em 1996.
Prefeito paulistano de 1993 a 1996, Maluf é hoje aliado dos petistas na coligação que tenta levar Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.
O deputado foi intimado a devolver à prefeitura o valor de prejuízos de operações financeiras com papéis do Tesouro Municipal no caso conhecido como "escândalo dos precatórios", em razão de uma condenação ocorrida em dezembro de 1998.
Como ele não conseguiu derrubar a sentença em instâncias superiores, em 20 de setembro deste ano a juíza Liliane Keyko Hioki, da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, atendeu pedido do Ministério Público e deu prazo até este mês para Maluf restituir o valor à prefeitura.
A ação, por improbidade administrativa, foi motivada por petistas como o atual ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), Devanir Ribeiro e José Mentor, ambos do diretório nacional, o vereador José Américo e os deputados Carlos Zarattini e Adriano Diogo, na época opositores à gestão de Paulo Maluf.
O valor da restituição foi atualizado em agosto e, caso Maluf não o devolva, deve pagar mais juros e multa de 10%, determinou a juíza.
Antes, o deputado tentara suspender o processo com apelações ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Em março de 2009, em recurso relatado pelo ministro Ayres Britto, o STF negou o pedido de Maluf, que já havia perdido também no Tribunal de Justiça paulista.
PITTA
As operações consideradas irregulares pela Justiça neste processo ocorreram entre janeiro de 1994 e novembro do ano seguinte com a operadora Contrato, que faliu, e a Banespa Corretora de Títulos Mobiliários.
O esquema que resultou na condenação, segundo a Justiça, foi coordenado pelo então secretário municipal Celso Pitta, que sucedeu Maluf na Prefeitura de São Paulo.
Pitta também chegou a ser réu na ação, mas o ex-prefeito morreu no final de 2009.
Durante o governo Maluf, foram lançadas LFTMs (Letras Financeiras do Tesouro Municipal) para supostamente pagar precatórios, mas o dinheiro das operações foi usado para outros fins.
Segundo a denúncia, os papéis foram vendidos pela prefeitura a corretoras e depois recomprados a preços maiores, com prejuízo aos cofres públicos da cidade.
Parte dos recursos, após passar por operadoras e doleiros, teria ido parar no exterior e parcelas podem ter sido usadas em campanhas eleitorais, diz a denúncia.
Em 2009, a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de São Paulo começou a ingressar com uma série de ações na Justiça pedindo a restituição de cerca de R$ 40 milhões, em valores da época, aos cofres da prefeitura.
OUTRO LADO
O deputado federal Paulo Maluf afirmou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tem nenhuma responsabilidade pelas operações elencadas no processo que originou a condenação em dinheiro.
Em nota, a assessoria do deputado afirmou somente que Maluf "nunca assinou nenhum documento nos quais esse processo está baseado. Isso está ainda em discussão com a Justiça".
Em manifestações anteriores da defesa de Maluf à Justiça, o deputado sempre negou ter cometido irregularidades nas transações realizadas pela Prefeitura de São Paulo com as chamadas LFTMs (Letras Financeiras do Tesouro Municipal).
Quando houve a primeira condenação no processo que deu origem à atual execução milionária contra Maluf, a defesa do parlamentar alegou ainda que o ex-prefeito de São Paulo "não poderia ser responsabilizado por todos os atos da prefeitura".
Os advogados de Maluf disseram ainda na época que não houve "ilegalidade" nem prejuízo aos cofres públicos nas operações com os papéis do Tesouro. Afirmaram que, se fossem analisadas em conjunto, as operações haviam sido benéficas ao município.
Na defesa no processo, os advogados sustentaram ainda que as operações foram realizadas com taxas compatíveis com o mercado de papéis públicos.

Fonte: Folha de São Paulo
José Ernesto Credencio
São Paulo

Americanos Robert Lefkowitz e Brian Kobilka vencem o Nobel de Química


Os americanos Robert Lefkowitz e Brian Kobilka foram anunciados nesta quarta-feira (10) como os vencedores do Prêmio Nobel de Química 2012 por seus estudos inovadores sobre os receptores acoplados às proteínas G.
Segundo comunicado da Real Academia Sueca de Ciências, os dois pesquisadores fizeram descobertas revolucionárias sobre os funcionamentos internos de uma importante família de receptores, os acoplados às proteínas G, que permitem às células "adaptar-se a situações novas".
Em nota, a entidade que concede a premiação disse que "cerca da metade de todos os remédios fazem efeito através dos receptores acoplados a proteínas G", por isso a descrição de seu "funcionamento interno" levará a grandes avanços neste âmbito.
Lefkowitz trabalha no Instituto Médico Howard Hughes e no Centro Médico Universitário Duke, de Durham (EUA), e Kobilka é pesquisador da Escola Universitária de Medicina de Stanford (EUA).
Os ganhadores deste prêmio, dotado de oito milhões de coroas suecas (R$ 2,4 milhões), 20% a menos que no ano passado, sucedem na lista do Nobel de Química o cientista israelense Daniel Shechtman, que recebeu a honraria no ano passado.

Fonte: Agências Internacionais

Nobel de Medicina vai para japonês e britânico


O japonês Shinya Yamanaka e o britânico John B. Gurdon foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2012 graças a um importante trabalho de pesquisa sobre as células-tronco.
Os dois cientistas foram premiados por descobrir como se pode "reprogramar" células maduras para que se "transformem em células imaturas capazes de se transformar em qualquer tipo de tecido".
"As descobertas revolucionaram nossa compreensão sobre a maneira como as células e os organismos se desenvolvem", destacou o comitê do Nobel.
John Gurdon foi esponsável pelo pontapé inicial nas pesquisas com reprogramação celular ao clonar rãs em 1962. Gurdon mostrou que o DNA de células adultas tinha o potencial de produzir um novo organismo ao colocar o núcleo de células intestinais do batráquio em óvulos cujo núcleo tinha sido retirado. A técnica acabaria sendo usada para criar a ovelha Dolly em 1996. Já Yamanaka, em 2006, descobriu a "receita" de genes necessária para que células adultas voltassem ao estado embrionário sem precisar passar pela clonagem.
Yamanaka foi o responsável por criar o padrão usado por cientistas no mundo todo para trabalhar com as células iPS (sigla inglesa de "células-tronco pluripotentes induzidas"). Tais células são aparentemente tão versáteis quanto as células-tronco obtidas de embriões, ou seja, podem dar origem a qualquer um dos tecidos do organismo adulto. Têm, além disso, outras vantagens.
Não é preciso destruir embriões para obtê-las, o que evita os debates éticos em torno da prática; e dá para obter versões delas geneticamente compatíveis com pessoas portadoras de doenças, bastando, para isso, reprogramar amostras de células da pele dessas pessoas, por exemplo. Isso ajuda a simular tais doenças com precisão em laboratório. E espera-se que, quando for viável o uso terapêutico das células iPS, elas não causem rejeição nos pacientes por causa dessa compatibilidade genética, o que facilitaria a reconstrução de órgãos e tecidos.

Fonte: Agências Internacionais

Físicos que conseguiram controlar partículas individuais ganham o Nobel


O cientista francês Serge Haroche e o americano David Wineland são os ganhadores do Prêmio Nobel em Física de 2012 por terem conseguido observar o bizarro comportamento de partículas isoladas, em experimentos feitos na década de 1990.
Seus trabalhos ganharam aplicações na construção dos relógios atômicos mais precisos do mundo.
E    Eles também lançaram as bases técnicas para o desenvolvimento da computação quântica --tecnologia ainda experimental que busca processar informação a uma velocidade muito superior à dos computadores atuais. E as informações codificadas pelos computadores quânticos seriam à prova de hackers.
Wineland, 68, do Nist (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA), conseguiu aprisionar íons individuais (átomos com carga elétrica) pela primeira vez em armadilhas eletromagnéticas sem destruí-las.
Serge Haroche, 68, do College de France, foi pioneiro no estudo de fótons (partículas de luz), que ele analisava dentro de armadilhas de espelhos (veja quadro à dir.).
Os dois foram pioneiros no campo de estudos hoje conhecido como óptica quântica. Wineland foi acordado ontem às 3h30 da madrugada em Denver (EUA) para atender ao telefonema da organização do Nobel. Disse que não esperava a notícia agora.
"Várias pessoas trabalham em computadores avançados e em relógios atômicos já há muito tempo", disse.
"É um pouco embaraçoso se concentrar em apenas dois indivíduos." A demonstração de modéstia, porém, não escondeu a felicidade: "Sinto-me como se tivesse ficado mais inteligente de repente!".
Em entrevista coletiva, Wineland reservou palavras de otimismo para a computação quântica, uma área de pesquisa que têm esbarrado em desafios para superar sua etapa mais rudimentar.
"No estágio atual, eu não recomendaria a ninguém comprar ações de empresas de computação quântica. Mas, à medida que a tecnologia se aprimorar, o computador quântico vai realmente exibir uma capacidade única", disse. "Talvez lá pela próxima década consigamos passar a usá-lo para resolver problemas que não são tratáveis num computador clássico."
Haroche recebeu a notícia do prêmio durante uma caminhada matinal com sua mulher. Sentou-se num banco de praça para atender à ligação depois de notar que o código de área era 46 --da Suécia, o país do Nobel.

CHAMPANHE
Questionado sobre como iria comemorar, disse apenas: "Vou beber champanhe, é claro". O cientista francês afirmou que espera aproveitar a notoriedade do prêmio para "comunicar ideias, não apenas no nosso campo, mas na pesquisa básica em geral".
Para os físicos que trabalham com questões fundamentais da ciência, a importância dos trabalhos de Haroche e Wineland vai além do potencial de aplicação que eles exibem.
A física quântica previa fenômenos bizarros na escala microscópica, e alguns deles só puderam ser investigados diretamente após os trabalhos da dupla.
Uma das propriedades estranhas é o emaranhamento quântico, uma ligação-fantasma entre as propriedades de duas partículas distantes.
Paulo Nussenzveig, físico que trabalha com óptica quântica na USP, resumiu a importância dos dois: "O trabalho deles permitiu que colocássemos os pés na fronteira entre o mundo quântico e o mundo clássico."

Veja abaixo os vencedores dos últimos nove anos do Nobel de Física:
2011: Saul Perlmutter (Estados Unidos), Adam Riess (Estados Unidos) e Brian Schmidt (Estados Unidos/Austrália)
2010: Andre Geim (Holanda) e Konstantin Novoselov (Rússia/Grã-Bretanha)
2009: Charles Kao (Estados Unidos/Grã-Bretanha), Willard Boyle (Estados Unidos/Canadá) e George Smith (Estados Unidos)
2008: Yoichiro Nambu (Estados Unidos), Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa (Japão)
2007: Albert Fert (França) e Peter Grunberg (Alemanha)
2006: John C. Mather (Estados Unidos) e George F. Smoot (Estados Unidos)
2005: Roy J. Glauber (Estados Unidos), John L. Hall (Estados Unidos) e Theodor W. Hansch (Alemanha)
2004: David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczek (Estados Unidos)
2003: Alexei A. Abrikosov (Rússia/Estados Unidis), Vitaly Ginzburg (Rússia) e Antony J. Leggett (Grã-Bretanha/Estados Unidos)

Fonte: Folha de São Paulo
Rafael Garcia

terça-feira, 9 de outubro de 2012

'Não me calarei', diz Dirceu após maioria do STF condená-lo por mensalão

Condenado pela maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) por corrupção ativa no processo do mensalão, o ex-ministro José Dirceu divulgou nota logo após o fim da sessão do julgamento.

No comunicado, dirigido "ao povo brasileiro", o ex "homem forte" do início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva relembra sua trajetória de militância política durante a ditadura militar (1964-1985), seu exílio e sua atuação no PT

"AO POVO BRASILEIRO
No dia 12 de outubro de 1968, durante a realização do XXX Congresso da UNE, em Ibiúna, fui preso, juntamente com centenas de estudantes que representavam todos os estados brasileiros naquele evento. Tomamos, naquele momento, lideranças e delegados, a decisão firme, caso a oportunidade se nos apresentasse, de não fugir.
Em 1969 fui banido do país e tive a minha nacionalidade cassada, uma ignomínia do regime de exceção que se instalara cinco anos antes.
Voltei clandestinamente ao país, enfrentando o risco de ser assassinado, para lutar pela liberdade do povo brasileiro.
Por 10 anos fui considerado, pelos que usurparam o poder legalmente constituído, um pária da sociedade, inimigo do Brasil.
Após a anistia, lutei, ao lado de tantos, pela conquista da democracia. Dediquei a minha vida ao PT e ao Brasil.
Na madrugada de dezembro de 2005, a Câmara dos Deputados cassou o mandato que o povo de São Paulo generosamente me concedeu.
A partir de então, em ação orquestrada e dirigida pelos que se opõem ao PT e seu governo, fui transformado em inimigo público numero 1 e, há sete anos, me acusam diariamente pela mídia, de corrupto e chefe de quadrilha.
Fui prejulgado e linchado. Não tive, em meu benefício, a presunção de inocência.
Hoje, a Suprema Corte do meu país, sob forte pressão da imprensa, me condena como corruptor, contrário ao que dizem os autos, que clamam por justiça e registram, para sempre, a ausência de provas e a minha inocência. O Estado de Direito Democrático e os princípios constitucionais não aceitam um juízo político e de exceção.
Lutei pela democracia e fiz dela minha razão de viver. Vou acatar a decisão, mas não me calarei. Continuarei a lutar até provar minha inocência. Não abandonarei a luta. Não me deixarei abater.
Minha sede de justiça, que não se confunde com o ódio, a vingança, a covardia moral e a hipocrisia que meus inimigos lançaram contra mim nestes últimos anos, será minha razão de viver.
Vinhedo, 09 de outubro de 2012

“José Dirceu"

Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Resultado final eleições 2012 - Pescaria Brava



Fonte: Jornal Notisul

Resultado final eleições 2012 - Garopaba


Foto: Jornal notisul
Foram apurados 12.702 votos válidos, o que corresponde a 96,37%.
Foram 287 votos nulos (2,18%) e 192 em branco (1,46%). 

Fonte: Jornal Notisul

Diretas Já


Os conselheiros palmeirenses decidiram na noite desta segunda-feira, por aclamação, pelas eleições diretas para a presidência do clube. Após serem instruídos para que quem fosse favorável ao voto direto se levantasse e os contrários se mantivessem sentados, por unanimidade os 190 conselheiros que compareceram ao CT do clube decidiram pelas diretas.
Mas a decisão terá de ser ratificada pelos próprios sócios no mês que vem.
Dirigentes próximos ao atual presidente, Arnaldo Tirone, defendiam que, definidas as eleições diretas, os demais detalhes fossem estudados só em 2013.
Nesse cenário, a eleição, no início do próximo ano, na qual Tirone tentará sua reeleição, aconteceria ainda pelo sistema indireto.
O voto direto tem um aliado no ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que várias vezes se manifestou favorável à sua implantação no clube pelo qual torce.
Enquanto o conselheiros realizavam a votação, torcedores do clubes realizam um protesto em frente ao Centro de Treinamento pedindo eleições diretas no clube.

Fonte:Folha on line

Resultado final eleições 2012 - Imaruí

Imaruí sc 9.887 eleitores
100,00% urnas apuradas
Nas urnas apuradas: 10,46% ausentes 89,54% votantes
Prefeito
E EleitoRe Reeleito2ºT 2º Turno
  • Manoel Viana PT E 57,65% 4.874 votos
  • Amarildo PSD 42,35% 3.581 votos
·         Brancos 1,40% (124)
·         Nulos 3,09% (274)
·         Votos válidos 95,50% (8.455)
Vereadores
vereadores favoritos para o topo da listaNúmero de votos

Pablo PT E
510
(5,91%)

Gilson PSDE
378
(4,38%)
Vando Alemao PMDBE
361
(4,18%)
Rui José PSDE
356
(4,12%)
Vando PMDBE
340
(3,94%)
Luiz PPE
304
(3,52%)
Rafael PTE
289
(3,35%)
Noca PMDB
281
(3,26%)
Xereco PPSE
267
(3,09%)
Vandinho PPE
254
(2,94%)
Amarildinho PSDB
227
(2,63%)
Karen PDT
213
(2,47%)
Marcos Leonardo PSD
207
(2,40%)
Pedro Raimundo PSD
205
(2,38%)
Mizinho PP
203
(2,35%)
Henrique da Luz PSD
190
(2,20%)
Tono do Bar DEM
189
(2,19%)
Enedino PSD
188
(2,18%)
Professor Jair Paulo PT
173
(2,00%)
Anselmo PMDB
168
(1,95%)
Carol PSD
157
(1,82%)
Toninho PT
131
(1,52%)
Mayara Faust PSD
130
(1,51%)
Denise PT
123
(1,43%)
Mano do Rio Duna PP
121
(1,40%)
Denner Barreto PP
113
(1,31%)
Zé Márcio PSDB
112
(1,30%)
Caduro PC do B
109
(1,26%)
Patricia do Marciano PT
108
(1,25%)
Leandro PSC
105
(1,22%)
Clesio Luiz da Silva PMDB
104
(1,20%)
Jero Espindola PSDB
100
(1,16%)
Regina PC do B
100
(1,16%)
Valdete PSC
97
(1,12%)
Bito PC do B
88
(1,02%)
Nésio da Figueira Grande PSDB
77
(0,89%)
Tita Serafim PSD
71
(0,82%)
Professora Maria do Carmo PT
71
(0,82%)
Rony da Pizzaria PSDB
67
(0,78%)
Márcia PSD
66
(0,76%)

·         Brancos 96 (1,08%)
·         Nulos 126 (1,42%)
·         Votos válidos (nominais + legenda) 8.631 (97,49%