sábado, 5 de outubro de 2019

Há 31 anos, em discurso histórico, Ulysses Guimarães promulgava a nossa Constituição Cidadã

Relembre aqui o histórico discurso de Ulisses Guimarães, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte promulgando a Constituição em 5 de Outubro de 1988: “Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”, disse Ulysses Guimarães ao discursar no encerramento dos trabalhos (Arquivo Agência Brasil)

Por revista Forum

No dia 05 de outubro de 1988, há exatos trinta e um anos, o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, em um discurso histórico, promulgava a atual Constituição Brasileira, conhecida como a Constituição Cidadã.

“A Constituição mudou na sua elaboração, mudou na definição dos poderes, mudou restaurando a Federação, mudou quando quer mudar o homem em cidadão. E só é cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa. Num país de 30 milhões 401 analfabetos, afrontosos 25% da população, cabe advertir: a cidadania começa com o alfabeto”.

As chocantes gravações que retratam os últimos momentos de Jamal Khashoggi, morto em consulado saudita na Turquia

Alerta: O conteúdo desta reportagem pode ser considerado forte por alguns leitores.

Órgão diplomático estava grampeado pela inteligência turca – e o planejamento e a execução do crime foram gravados. “Referiam-se a ele como ‘o animal do sacrifício'”, diz advogada britânica que ouviu as gravações.

Beba na Fonte> BBC Brasil

O valor do Sínodo da Amazônia


Por Dom Vital Corbellini  - Bispo de Marabá - 


Está se aproximando o Sínodo da Amazônia que se realizará de 06 a 27 de Outubro, em Roma, cujo tema é: “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. É um tempo de graça de Deus, um Kairós, onde teremos um sínodo que debaterá a região da Amazônia para a Igreja e para o mundo. Devemos aproveitar o momento e colocar as coisas para todos os cristãos e para toda a Igreja que devemos ter uma igreja com rosto amazônico, em unidade com toda a Igreja para o louvor de Deus e de seu povo.


Beba na Fonte> http://cnbbn2.com.br/o-valor-do-sinodo-da-amazonia/

Quem lidera o Grupo de Agricultores Indígenas citado no discurso de Bolsonaro na ONU


O Grupo de Agricultores Indígenas teve espaço privilegiado no discurso presidencial de abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no fim de setembro. Jair Bolsonaro leu parte de uma carta elaborada pelo grupo em apoio a Ysani Kalapalo, defensora do atual governo e alçada pelo presidente a representante dos povos indígenas do Brasil diante da comunidade internacional. Em seu discurso, Bolsonaro também criticou o cacique Raoni Metuktire, que se pronunciou sobre o episódio no último dia 25.


Beba na Fonte> EL PAÍS Brasil

O obsessão do fuzil

Já são oito decretos tratando de posse de arma e não pode ser mero erro técnico na sua confecção. É obsessão macabra, mesmo. (Fotos públicas)

Por Fernando Brito 

Leandro Prazeres e Marlen Couto, n’O Globo, chamam a atenção para o novo e escandaloso capítulo da novela de horrores da novela “Minha Arma, Meu Amor”, milicianamente estrelada por Jair Bolsonaro. E, de novo,…

Beba na Fonte> Tijolaço

ESCÁRNIO !!! Coronel Zingle, diretor - presidente porto de Imbituba esbanja diárias de quase R$ 10.000,00 mil em agosto

Tudo isso na cara de pau! E ninguém faz nada, nem o governador Moises que em jogada de marketing amplamente divulgado pela mídia proibiu até cafezinho em órgãos do estado.

Funcionários do Porto e até o Ministério (MPSC) questionam a capacidade administrativa de Jamazi Ziegler  Diretor – Presidente da SCPAR Porto de Imbituba ( Empresa pública do estado de Santa) pela perda de contrato de cabotagem importante, autoritarismo, assédio moral e agora uso exorbitantes de diárias.

Tudo isso na cara de pau...

Já não basta uma prefeitura que não ajuda?

PT e MDB vivem em conflitos políticos, com cabide de empregos, paralisada, arrocho contra a população: taxa de lixo exorbitante e bairros desassistidos pela falta de pavimentação e segurança, falta de projetos para habitação.

No caos geral, o Porto poderia fazer a diferença trazendo novos investimentos, empregos, mas não... se metem numa aventura política partidária (PSL) e administrativa que trará consequências por décadas. 

Chega de incompetência!!!!

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Pesquisadora desmonta a farsa da Lava Jato na aplicação de penalidades

Imagine a seguinte situação: uma das maiores empreiteiras do País se envolve em um escândalo de corrupção que por décadas rendeu propinas a ex-gerentes da Petrobras. Em vez de limitar as penalidades aos empresários que tomaram as más decisões, as autoridades optam por um acordo que quebra a empresa, acaba com milhares de empregos, gera prejuízo para bancos públicos que emprestaram dinheiro para a empreiteira e, ainda por cima, faz a própria Petrobras – que era a vítima – pagar uma multa muito superior ao valor recuperado com este acordo.

.
Por Jornal GGN

Procuradores adotaram estratégia errada em acordos de leniência, resultando em prejuízo às empresas e impacto negativo na economia nacional. Tudo para privilegiar a família Odebrecht...

Beba na Fonte> Blog do Nassif.

Operação Peixe Fraco apreende 66 toneladas de pescados em condições impróprias para consumo


Por MPSC

operação aconteceu nesta quarta-feira, (2/10) em Navegantes e faz parte do Programa de Proteção Jurídico Sanitária de Produtos de Origem Animal (POA) do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do Ministério Público de Santa Catarina.

Uma operação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), a Secretaria Estadual da Fazenda e a Polícia Militar de Santa Catarina teve como alvo empresas de Navegantes que atuavam de forma irregular na manipulação de pescados.

A operação teve como objetivo tirar das mesas dos consumidores alimentos manipulados em desacordo com as condições sanitárias e resultou na apreensão de aproximadamente 66 toneladas de pescados e na prisão de três pessoas em flagrante por fraude na fiscalização sanitária e tributária.

Entenda o caso....


Leia a íntegra da delação de Palocci: ex-ministro fala de propina para Lula


Por Poder 360


A delação premiada do ex-ministro petista Antonio Palocci tem 86 páginas e 39 anexos. O documento foi assinado pela Polícia Federal e homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin.


Eis o documento completo, publicado na íntegra nesta 6ª feira (4.out.2019) pelo blog do jornalista Fausto Macedo, do Estado de S. Paulo

Beba na Fonte> Poder 360

Cadê o Letreiro?

O gato comeu!

Nem começou a obra de construção de um Letreiro com o logotipo do município, no Canto da Vila, orçado pela prefeitura de Imbituba a peso de ouro por R$ 34.431,96 e programado para entrega amanhã, dia 05 de outubro de 2019.


O que está acontecendo na Prefeitura é um absurdo. Tratam os munícipes como cidadãos de segunda categoria e tudo isso com a complacência dos vereadores.


Etááá!!!!! Tiveram a cara de pau de colocar até uma placa no local.


Hipocrisia e demagogia não faltam no poder público municipal

Ora! Se o “camaleão” se demitiu da prefeitura, não trabalha deveria devolver tudo, inclusive o FGTS que é recolhido mensalmente.

O vice-prefeito de Imbituba Zaga (MDB) se demitiu extraoficialmente da prefeitura alegando que o Prefeito Rosenvaldo Junior (PT) rompeu o acordo de governar Imbituba a quatro mãos. Mas o pano de fundo do imbróglio é briga por espaço político e como Zaga foi com demasiada sede por cargos o prefeito deu um corte. Vale lembrar que o camaleão mantém os cargos de seus aliados intactos na prefeitura e os vereadores de seu partido servem de base de apoio ao prefeito na Câmara.

Zaga é de um cinismo “sem vergonha”, ontem, aproveitou que a prefeitura ilegalmente demoliu várias moradias já consolidadas no bairro AGUADA (fato ainda não bem esclarecido) colocando vários moradores na rua, se comprometeu nas redes sociais dar três meses de seu salário na prefeitura para ajudar os “desalojados".

Para os moradores que ficaram no meio da briga política e estão em situação de fragilidade, por um lado toda ajuda é bem vinda e por outro o desconforto de ser usados para fins eleitorais por um político sem escrúpulos.

Ora! Se Zaga se demitiu da prefeitura, não trabalha deveria devolver tudo, inclusive o FGTS que é recolhido mensalmente.

Como diz Lincoln: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.”

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

As 38 marcas de azeite de oliva impróprias para consumo no Brasil

38 marcas de azeite reprovadas em teste de qualidade são consideradas impróprias para consumo. Maioria das fraudes foi feita com a mistura da oliva com óleos de origem desconhecida (Imagem: Marcos Vicentti).

32 marcas de azeite de oliva impróprias para consumo foram retiradas de circulação nesta quarta-feira (2). O anúncio é do Ministério da Agricultura. As novas marcas fraudadas se somam a outras 6 que já haviam sido suspensas em julho deste ano.

Para comprovar a fraude, foi utilizado um equipamento que emite raios infravermelhos, capazes de fazer a leitura dos ácidos graxos que compõem o produto instantaneamente. Amostras também passaram por um aparelho que detecta óleos refinados e misturas, mesmo que em níveis muito baixos.

Beba na Fonte> https://www.pragmatismopolitico.com.br/2019/10/marcas-de-azeite-oliva-



As desumanas ‘fábricas de bebês’ na Nigéria, que engravida mulheres sequestradas para vender seus filhos

Na operação policial mais recente, quatro crianças e 19 mulheres foram resgatadas de uma 'fábrica de bebês'.


Elas foram em busca de um emprego, mas acabaram escravizadas e estupradas — com seus filhos colocados à venda. 

Beba na Fonte> BBC Brasil


Dois anos sem Cancellier: de lá para cá, o cerco à Universidade só cresceu

Luiz Carlos Cancellier se matou em outubro de 2017. – Reprodução TV UFSC

Do Facebook de Luis Felipe Miguel:


Há dois anos, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, se suicidou.

Preso e humilhado pela Polícia Federal, numa operação descabida que é a perfeita ilustração do abuso de autoridade, depois proibido arbitrariamente de entrar da universidade que dirigia, Cau – como era conhecido – fez do sacrifício da própria vida a maneira de chamar a atenção para a violência que estava sofrendo.

O inquérito policial seguiu e, como sabemos, produziu um documento ridículo, que apenas prova a arbitrariedade cometida contra Cau e contra a universidade.

De lá para cá, o cerco à universidade por agentes de dentro do próprio Estado só se intensificou. Que o aniversário da morte do reitor Cancellier sirva para honrar sua memória e também reforçar a luta pela educação, pela ciência, pelo pensamento...


Beba na Fonte> Diário do Centro do Mundo.

Os militares, do Iluminismo ao terraplanismo

General de Exército da reserva Augusto Heleno (Antônio Cruz/Agência Brasil) 

Por Pedro Pligher


PUBLICADO NO GGN


POR LUIS NASSIF


Reparem no raciocínio do vice-presidente Hamilton Mourão.

1. A Escola de Sagres, criada por Dom Henrique, Infante, foi um movimento de alta tecnologia, que projetou Portugal pelos séculos seguintes. Permitiu dominar a técnica da navegação, a construção de navios, a contabilidade das viagens. Empreendedorismo nato.

2. As capitanias hereditárias estão na raiz do patrimonialismo brasileiro. Enquanto os Estados Unidos abriam a possibilidade de propriedade da terra para os pioneiros, e a Argentina conquistava os pampas com os terratenientes, as capitanias estratificaram a propriedade da terra, foram responsáveis pelos latifúndios improdutivos, impediram o desenvolvimento de várias regiões do país, especialmente o Nordeste. Ou seja, antiempreendorismo nato.
Como Mourão está fazendo o mesmo curso intensivo de história do Eduardo Bolsonaro, confundiu as bolas e transformou as capitanias hereditárias em exemplo de empreendedorismo.

Some-se a visão rasa...


Beba na Fonte>  Diário do Centro do Mundo.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Veja, em 2o minutos, como Gilma abre guerra total à Lava Jato



Por Fernando Brito


Já foi para as redes a fala (quase na íntegra) de Gilmar Mendes, o mais duro discurso que se fez, até hoje, contra Sérgio Moro, Deltan Dallagno e a Operação Lava Jato.


Gilma falou sob um silêncio absoluto de constrangedor de seus pares, mas não o teria feito se não soubessse que já nenhum deles quer botar o pescoço na corda pela Lava Jato.


Gilmar nem se pejou de repetir as chacotas entre Moro e Dallagnol e entre este e seus colegas, como os famosos “In Fux We Trust” e o “Aha, uhu, o Gachin é nosso”, alem de terem chamado de “frouxa” a Ministra Cármem Lúcia.

Diz que Moro era o verdadeiro chefe da Força Tarefa.


A votação sobre a suspeição de Sergio Moro está por dias, já não é possível adiar mais.



Tese de advogado que venceu no STF veio de um embate com Moro

Por Diario do Centro do Mundo


Beba na Fonte> ConJur


Caricatura do criminalista Alberto Toron


POR EMERSON VOLTARE


O Código de Processo Penal estabelece que as alegações finais do processo devem ser apresentadas de maneira oral por até 20 minutos pelas partes. Mas há um parágrafo que prevê a possibilidade de que, em casos complexos, a elaboração dos argumentos seja escrita, o que acabou se tornando padrão nos processos oriundos da operação “lava jato”.


Para os acusados que não são colaboradores, essa etapa do processo serve para rebater todos os pontos da acusação do Ministério Público, que apresenta seus argumentos finais em primeiro lugar.


Mas uma tese apresentada pelo advogado criminalista e professor Alberto Zacharias Toron ameaça derrubar muitas ou todas as decisões proferidas pelo consórcio formado a partir da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba.


Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal formou maioria a favor do entendimento de que réus que não são delatores devem apresentar por último...


Continue lendo no Diário do Centro do Mundo.

Dossiê Coronel Ziegler, SCPar Porto de Imbituba vira caso do Ministério Público

Governador Moises e seu amigo Coronel Ziegler, presidente SCPar Porto de Imbituba

O Relatório de Violações de Direitos, especialmente a “imposição de regras autoritárias, ameaças constantes, intimidações repugnantes, atos que beiram a ilegalidade e irresponsabilidade administrativas "denunciado por funcionários contra o Diretor Presidente JAMAZI ALFREDO ZIEGLER, SCPar Porto de Imbituba ganha contornos jurídicos.

O Ministério Público da Comarca de Imbituba cobra esclarecimentos de Ziegler sobre algumas denuncias contidas no dossiê.

Beba na Fonte>

Leia na íntegra o DOSSIÊ ZIEGLER clicando abaixo:

Imbituba uma cidade sem comando. Prefeito virou uma rainha Inglaterra.

Rosenvaldo delegou poderes a pessoas que não distinguem o público do privado, penalizando sobremaneira os menos favorecidos e tenta se justificar junto aos moradores da Aguada.

Dois fatos caracterizam fortemente a falta de comando do prefeito Rosenvaldo Junior junto aos órgãos públicos municipais.

O primeiro foi à atitude de seu vice, na sua ausência por cinco dias para uma viajem particular, demitir três Brothers do alcaide e de quebra autorizar o alvará a Lumma construtora (que estava engavetada por órgãos ambientais a mando de Rosenvaldo) levar adiante seu projeto de construção de 300 apartamentos em área dita de preservação, e

No segundo, a demolição de várias casas de moradias já consolidadas no bairro da Vila Alvorada (Aguada). Veja: https://www.facebook.com/janaina.b.santos.12/videos/10216968246333069/

Nas duas situações foi colocado em xeque o comando do prefeito. Rosenvaldo afirma não ter autorizado a atitude do vice – prefeito Zaga, bem como passar o trator na esperança de dezenas de pessoas com demolição de suas casas.

Para analistas esses casos pipocam na gestão PT/MDB pela  ausência de Rosenvaldo e o vice Zaga (se demitiu) na gestão do município. Rosenvaldo delegou poderes a pessoas que não distinguem o público do privado, penalizando sobremaneira os menos favorecidos.

A repercussão negativa com a demolição de casas de pessoas humildes na Aguada fez com que o prefeito se justificasse por nota, colocando a culpa em assessores e se eximindo do erro, caracterizando, assim, que se tornou uma verdadeira rainha da Inglaterra “nas terras de *Embetuba”. 

Tem gente que engole!


Veja a nota do Prefeito:



*Embetuba - Nome indígena de Imbituba que significa região com imensa quantidade de imbé, uma espécie de cipó escuro-roxo, muito resistente


terça-feira, 1 de outubro de 2019

Aplicativo criado em Florianópolis aproxima familiares de cuidadores de idosos

Desenvolvido por estudante da Udesc, Nonno já pode ser baixado gratuitamente para android. Tela inicial do app Nonno (Foto: Reprodução)

Por Luciano Almeida – NSC Total

Nesta terça-feira, 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, ocorre o lançamento de um aplicativo para aproximar famílias de pessoas idosas com cuidadores capacitados. É o aplicativo Nonno, avô em italiano. O app pode ser baixado gratuitamente, inicialmente apenas no sistema android, e vale inicialmente para Florianópolis.

Autor da ideia, o estudante de administração da Esag/Udesc, Matheus Alban, conta que 20 cuidadores de idosos já estão disponíveis no aplicativo. O total cadastrado é de 200 pessoas interessadas no trabalho, mas dependem ainda de aprovação.

— Colocar alguém dentro de casa para cuidar de um idoso é uma questão muito delicada. Cada um dos cuidadores cadastrados no aplicativo passa por um rigoroso processo de seleção. São verificados os antecedentes da pessoa e ela passa por entrevista com psicólogo. Com o aplicativo, o cuidador passa a ter mais oportunidade de trabalho, e a família terá a facilidade e a segurança ao contratar — explica Alban.

Cada contrato firmado entre um cuidador e um idoso tem 20% do valor destinado ao gerenciamento do aplicativo. O serviço deve ser levado a outras regiões do Estado a partir do ano que vem.


Navio colide com estrutura do Porto de Imbituba, veja o vídeo

Acidente ocorreu na manhã dessa terça-feira e os ventos atingiam rajadas de até 42km/hr

Por RSC Portal

Um incidente durante a manobra de atracação do navio Bunun Ace ocorreu nessa manhã no berço 2 do Porto de Imbituba. A embarcação transportava sal importado do Chile e estava previsto para desembarcar 35 mil toneladas no berço 3. O acontecimento e suas causas serão apurados pela Marinha do Brasil. Não houve nenhum acidente ambiental ou com tripulantes e trabalhadores portuários. Quanto ao berço 2, ocorreu alguns danos pontuais, mas nada que comprometa a integridade estrutural.


A Autoridade Portuária está prestando todo o suporte necessário à tripulação do navio, e a equipe de engenharia já esteve no local e inicia avaliações mais detalhadas para que possam ser feitos os trabalhos de reparo. O cais continua operando normalmente, bem como o fluxo marítimo está liberado para receber as demais embarcações que já estavam previstas.

Veja Vídeo>


Veja também>Dossiê Coronel ZIEGLER Porto de Imbituba
https://sarafoatomico.blogspot.com/2019/09/dossie-coronel-ziegler-porto-de.html

MDB-SC anuncia independência a Carlos Moises e apoia Chiodini como 2º vice - Nacional


Em reunião do Diretório Estadual realizada nesta segunda-feira (30), em Florianópolis, o MDB Catarinense decidiu que terá uma postura de independência em relação ao governo de Moisés da Silva, frisando que não ocupa nem ocupará cargos por indicação política na gestão do atual governador.

Também definiu apoio ao deputado federal catarinense Carlos Chiodini para ocupar a 2ª vice presidência nacional na chapa do Deputado Federal Baleia Rossi (SP), que  será eleito presidente do MDB na convenção do próximo dia 6, em Brasília, e lançará candidaturas próprias às prefeituras dos municípios catarinenses que terão propaganda eleitoral na TV em 2020, reafirmando o protagonismo que o partido sempre desempenhou nas eleições no Estado, diz a nota.


Vaza Jato muda ares no STF; novo diapasão freia abusos da Lava Jato

Corte vai modular decisão sobre réus delatores e delatados

Por Kennedy Alencar


A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) considera que é necessária uma modulação dos impactos da decisão de que réus delatores falem após réus delados nas alegações finais _última etapa de um processo antes da sentença do magistrado.

Na quinta-feira da semana passada, formou-se maioria a favor da tese contra alegações finais simultâneas de réus delatores e delatados. É uma grande derrota para o ministro da Justiça, Sergio Moro, que foi juiz da Lava Jato, e também para os procuradores da República da força-tarefa em Curitiba. A decisão do STF, mesmo com redução de impacto, impõe necessários freios e controles à Lava Jato.

Dois ministros do STF disseram ao blog que o tribunal endossou muitas medidas da Lava Jato que hoje, no entender deles, configurariam crimes e abusos de poder de Moro, do procurador da República Deltan Dallagnol e de outros integrantes do Ministério Público Federal. A Vaza

Beba na Fonte> Blog do Kennedy

A batalha entre católicos e evangélicos pelo domínio dos Conselhos Tutelares

Entre os temas que mobilizam as entidades está o controle da abordagem de questões de gênero e sexualidade nas escolas.

Dezenas de igrejas tentarão eleger representantes na votação que renovará os Conselhos Tutelares de todos os municípios brasileiros, no dia 6 de outubro; entidades de defesa de direitos humanos temem transformação de órgãos em instâncias religiosas.

Beba na Fonte> BBC Brasil

 


                                                                                                                     

Carne Fraca: operação apura R$ 19 mi de propinas da BRF a auditores fiscais

Operação apura irregularidades na inspeção e na produção da carne brasileira (fotos públicas)


Por Poder360 -  Douglas Rodrigues


A Polícia Federal deflagrou nesta 3ª feira (1ª.out.2019) a 4ª fase da operação Carne Fraca, batizada de Romanos. A ação apura supostos crimes de corrupção passiva praticados por auditores fiscais agropecuários federais em benefício de grupo empresarial BRF, dona da Sadia e da Perdigão. A informação é do G1.

A empresa afirmou à PF que ao menos 60 auditores fiscais teriam sido favorecidos com as vantagens indevidas. Há indicativos de que foram destinados R$ 19 milhões para os pagamentos de propinas. Os valores eram pagos em espécie, por meio do custeio de planos de saúde e até mesmo por contratos fictícios firmados com empresas que representavam o interesse dos fiscais.

De acordo com o inquérito, a prática teria sido interrompida em 2017, quando a BRF “passou por uma reestruturação interna”. Segundo a PF, o grupo atuou em “colaboração espontânea” com as autoridades.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail



Ao todo,

Beba na Fonte> Poder 360.

Os motivos por trás da auto expiação de Janot


Por Luis Nassif - no GGN


Há muitas explicações para a franqueza quase suicida de Janot no livro. Tenho por mim, que é uma auto expiação. No decorrer da Lava Jato, Janot foi literalmente desprezado por três figuras referenciais do MPF, que ele apresenta no livro como seus amigos e gurus: Cláudio Fontelles, Wagner Gonçalves e Álvaro Augusto Ribeiro Costa.


Nos momentos decisivos, era a seus conselhos que recorria, três referências morais do Ministério Público, não Brindeiro, Fernando de Souza e Gurgel. Sem contar seu melhor amigo, e padrinho da sua indicação, Eugênio Aragão, que traçou um perfil destruidor de suas fraquezas, assim que Janot se revelou.

Esses episódios não são relatados no livro. Janot não ousa, nem teria talento literário para tal, expor o peso do olhar de condenação de seus mestres, seus dramas de consciência – e suas fraquezas – enquanto colegas se regozijavam com as manifestações de um populacho babando sangue.


É por isso que o livro se preocupa em responder às críticas mais ostensivas contra o seu caráter: a acusação de ter traído José Genoíno, a quem tratava como amigo pessoal; o cartaz auto-laudatório “Janot, você é a esperança do Brasil”; na blindagem a Aécio Neves na primeira leva de denúncias.


Um interlocutor de Janot, advogado de São Paulo, me contou certa vez que a delação da JBS foi uma maneira de Janot expiar a culpa pelo impeachment, que colocou no poder o grupo mais barra-pesada da política nacional, antes do advento da geração Bolsonaro.


Enfim, Janot parece dominado por um sentimento ao qual o grupo de Curitiba se mostrou infenso: o remorso, os ataques de consciência, a preocupação sobre que imagem ficaria para a história. E, aí, recorreu a essa auto expiação algo desajeitada.


De outros procuradores inquisidores, a história registrará apenas o processo gradativo de desumanização, de transformação de cidadãos aparentemente normais em monstros de insensibilidade, capazes de celebrar até dramas pessoais dos alvos, transformandos em “inimigos” a serem destruídos, como as mortes do irmão, da esposa e do neto de Lula, o suicídio do reitor e, no plano político, terem sido responsáveis pela destruição da economia e das instituições brasileiras e do advento da lei da selva no país. A história será cruel e não destacará nem o contexto da época, que os caracterizaria apenas como provincianos deslumbrados, instrumentalizados por um sistema de poder implacável.


A aposentadoria fez Janot perceber a dureza do julgamento da história. O grupo de Curitiba só irá se dar conta mais adiante, quando seus nomes estiverem definitivamente incrustrados na história e eles forem apontados, pelos seus sucessores no Ministério Público Federal, como os colegas que ajudaram a jogar fora todas as conquistas proporcionadas pela Constituição de 1988.