sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Aplicativo Pardal recebe mais de 2 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em Santa Catarina

App possibilita informar as irregularidades em tempo real

Por Assessoria de Comunicação Social do TRE -SC

O aplicativo Pardal registrou até o momento 2.788 denúncias de propaganda eleitoral irregular ou ilegal em Santa Catarina, relativas ao período eleitoral de 2020. As três principais irregularidades acusadas pelos cidadãos catarinenses envolvem a utilização de placas, carros plotados e carros de som.

O objetivo do Pardal, criado pelo TSE, é incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular e ilegal. O aplicativo possibilita informar as irregularidades em tempo real. Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral.

ntre as situações que podem ser denunciadas estão o registro de uma propaganda irregular, como a existência de um outdoor de candidato – o que é proibido pela legislação –, e propagandas em bens públicos ou de acesso ao público como escolas, igrejas, parques, lojas, restaurantes, bares, etc.

Além do app, a ferramenta tem uma interface web, que está disponibilizada no site do TRE-SC, para acompanhamento das notícias de irregularidades feitas por cidadãos do estado. Para isso, é necessário utilizar o protocolo gerado pelo sistema.

No caso de denúncias mais graves, que envolvam crime eleitoral, abuso de poder político, econômico, condutas vedadas e uso da máquina pública, o cidadão deverá encaminhá-la ao Ministério Público, nesta página.

Além disso, as denúncias sobre aglomerações, falta de uso de máscara e desobediência às normas sanitárias devem ser dirigidas à Vigilância Sanitária do município, pois a Justiça Eleitoral não tem competência para coibir esses tipos de irregularidades.

O TRE-SC recomenda que, antes de realizar a denúncia no aplicativo Pardal, o cidadão consulte a Cartilha de Propaganda Eleitoral para checar se a propaganda é permitida ou proibida.

Baixe o aplicativo nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e acesse a página do Pardal no site do TRE-SC.


 

AO VIVO: acompanhe a votação do impeachment de Moisés

Tribunal Especial discute o primeiro pedido de impeachment contra governador e vice. Caso aprovado ambos poderão ser afastados dos cargo

As equipes do portal ND+ e da NDTV acompanham um dia histórico para a política catarinense. A Comissão Mista vota nesta sexta-feira (23) pelo afastamento ou não do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice Daniela Reinehr (sem partido).

Beba na fonte>https://ndmais.com.br/politica-sc/ao-vivo-acompanhe-a-cobertura-do-grupo-nd-do-julgamento-do-impeachment-de-moises/

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Ministro do STJ aparece sem as calças em sessão online, e Corte apaga cena

Por Poder 360

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Nefi Cordeiro apareceu em uma sessão na 3ª feira (20.out.2020) sem as calças. Ele participava de 1 julgamento da 6ª Turma do STJ, a qual preside.

O Tribunal apagou a cena da íntegra da sessão, que foi publicada no perfil de YouTube do STJ.

 Assista ao momento da sessão em que o ministro aparece sem as calças (25s):


 


Estupro não é sobre desejo, é sobre poder

Em 70% das ocorrências de violência sexual no Brasil em 2019, vítimas eram crianças ou pessoas incapazes de consentir ou resistir - como na acusação contra Robinho na Itália

Por Samira Bueno – Revista Piauí

Um estupro a cada oito minutos. É assim que o anuário divulgado esta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresenta os números da violência sexual no país em 2019, quando foram registrados 66.123 boletins de ocorrência de estupro e estupro de vulnerável. Em 2015 era um estupro a cada 11 minutos – o que evidencia o  agravamento do problema. 

Para que o leitor compreenda o que esses números representam, basta pensar na metáfora da “ponta do iceberg”.

O grande bloco de gelo que flutua no oceano em geral tem apenas 10% de sua formação visível na superfície. A maior parte da massa de gelo fica submersa, invisível aos olhos de quem vê.

Com os estupros também é assim. Estima-se que apenas 10% dos casos cheguem até as autoridades policiais, sendo um dos crimes com maior índice de subnotificação. Medo de...

Beba na Fonte>Revista Piauí

 

Mais de 280 servidores públicos municipais da AMUREL aparecem na lista de beneficiados pelo auxílio emergencial, veja as cidades...

Prefeituras de Imbituba, Armazém e Laguna, não atenderam a solicitação do MPC-SC e da CGU-SC de enviar os dados dos seus servidores para a checagem, somente as câmaras de vereadores

Levantamento realizado de forma conjunta pelo Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC) e Controladoria-Geral da União em Santa Catarina (CGU-SC) revelou que pelo menos 288 servidores públicos de municípios que integram a Amurel receberam o auxílio emergencial, programa criado para as famílias mais afetadas economicamente pela pandemia do novo coronavírus.

A listagem é resultado de um cruzamento de dados realizado pelos dois órgãos com base nas folhas de pagamento do mês de maio deste ano. O balanço inclui tanto profissionais das prefeituras quanto das câmaras de vereadores a partir de uma relação encaminhada pelas administrações municipais.

Algumas prefeituras, como ImbitubaArmazém e Laguna, não atenderam a solicitação do MPC-SC e da CGU-SC de enviar os dados dos seus servidores para a checagem, somente as câmaras de vereadores.

Na região, a cidade que, proporcionalmente ao número de funcionários, mais teve casos foi Pescaria Brava. De acordo com o levantamento, 20% dos servidores do município aparecem na lista de beneficiários. Braço do Norte, com 90 pessoas, é o que possui o maior número de trabalhadores públicos que constam como receberam o auxilio emergencial.

Beba na fonte>https://portalinfosul.com.br/mais-de-280-servidores-publicos-municipais-da-amurel-aparecem-na-lista-de-beneficiados-pelo-auxilio-emergencial/

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Deyvisonn de Souza tem candidatura à reeleição indeferida em Pescaria Brava

Deyvisonn de Souza teve pedido de impugnação apresentado pela coligação Juntos por Pescaria Brava (PDT/PSDB/PSD/PSL). A coligação usou a rejeição das contas de 2017 do prefeito como motivo para a petição. Deyvisonn  e Honorato (Foto: Reprodução/RBS TV)

 Candidato à reeleição em Pescaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza (MDB) teve o registro eleitoral indeferido pela Justiça Eleitoral de Laguna na noite desta segunda-feira, 19, e pode ficar de fora da disputa pela cadeira do Executivo. Candidato pode recorrer.

Deyvisonn teve pedido de impugnação apresentado pela coligação Juntos por Pescaria Brava (PDT/PSDB/PSD/PSL), que foi acompanhado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

MOTIVO DA IMPUGNAÇÃO

A coligação adversária Juntos por Pescaria Brava (PDT/PSDB/PSD/PSL) usou como base da petição a rejeição das contas de 2017 do Prefeito Deyvisonn da Silva e foi aceito pelo MPE.

Clik >Rejeição das contas de 2017 como motivo para a petição.

 Veja também>Câmara rejeita as contas do Prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza (MDB) - Ano 2017 https://sarafoatomico.blogspot.com/2020/06/camara-rejeita-as-contas-do-prefeito-de.html




segunda-feira, 19 de outubro de 2020

MP cobra explicações da prefeitura de Imbituba sobre aglomerações na Praia do Rosa

Reunião marcada para tarde desta segunda-feira discute as ações de fiscalização das medidas sanitárias contra a disseminação da Covid-19

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) cobra explicações da prefeitura de Imbituba sobre os flagras de descumprimento das medidas sanitárias durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro.

Uma reunião marcada para às 14h desta segunda-feira (19) entre o órgão e a prefeitura do município vai discutir a fiscalização das medidas nas praias do município.

Devem participar da reunião a promotora Sandra Goulart Giesta da Silva e o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior (PT). O MP pede que a prefeitura apresente informações sobre as aglomerações do feriado, esclarecendo de que forma foi planejada a fiscalização sanitária e o número de equipes envolvidas.

Na última segunda-feira (12), a prefeitura, por meio de nota, reconheceu que o número de agentes envolvidos na fiscalização durante o feriado foi insuficiente. A operação contou com 25 fiscais municipais e 30 policiais militares.

O MPSC pede ainda que a prefeitura apresente as ações de fiscalização planejadas para coibir novas aglomerações no Dia de Finados, comemorado no dia 2 de novembro. O plano deve dar atenção especial para a Praia do Rosa.

Veja também> Quando a prefeitura de Imbituba definirá as regras para o feriado de Finados 

https://sarafoatomico.blogspot.com/2020/10/quando-prefeitura-de-imbituba-definira.html


Pedágio na região deve ser liberado a partir de março

Foto: Agoralaguna

Por Diário do Sul

A partir de março do ano que vem, as praças de pedágio no trecho sul da BR-101 devem entrar em operação. Esta é a previsão do diretor-presidente da CCR ViaCosteira - responsável pela concessão -, Fausto Camilotti. “Mas a Agência Nacional de Transportes Terrestres precisa autorizar os trabalhos operacionais”, explica.

Segundo Fausto, as praças de pedágios estão sendo construídas, mas neste ano não terão cobranças. “A próxima temporada de verão inicia em dezembro, mas não há possibilidade de liberarmos nesse período”, pontua.
O preço da tarifa inicia, com data-base de agosto de 2019, em R$ 1,97. O valor ainda passará por reajuste de inflação. “A tarifa deve ser lançada por volta de R$ 2. O cidadão catarinense tem que comemorar, pois terá uma rodovia com muita qualidade”, avalia.

A empresa CCR ViaCosteira assumiu a concessão da BR-101 Sul em agosto deste ano, quando as obras das praças tiveram início. A princípio, a previsão de  conclusão das obras era de um ano, mas, de acordo com o diretor-presidente da CCR, a concessionária está antecipando todos os trabalhos, pois o objetivo é entregar todos os elementos do contrato até janeiro de 2021. “Todas as atividades de pavimentação, drenagem, pintura, construção das praças vêm sendo executadas e, a partir de janeiro, teremos a implantação do socorro médico e mecânico e temos o interesse de antecipar todos os trabalhos”, completa.

“Estes primeiros meses são de trabalho intensivo, de limpeza de bueiros, roçada, manutenção e tapa-buracos de estradas. Mas são trabalhos que vão durar os 30 anos. A partir destes trabalhos iniciais, começam a recuperação e ampliações das estradas. A intenção é deixar a BR mais moderna e adaptada ao crescimento dos municípios da região”, ressalta.

A concessionária ficará responsável por 30 anos pela administração, conservação, manutenção e operação do trecho. O investimento total é de R$ 7,4 bilhões. Na região, as praças estarão concentradas em Laguna e Tubarão. As demais estão previstas para Araranguá e São João do Sul.


domingo, 18 de outubro de 2020

Sem câmeras... Sem controle... Sem resultados... O ROMBO na secretaria de saúde do governo Rosenvaldo Jr. pode ser imensurável




Por falta de gerencia eficiente, controle interno a secretaria de saúde do município de Imbituba tornou possível roubo de material de combate ao covid-19 armazenado em suas dependências.

É o que demonstra o extrato de contratação de uma empresa para instalar câmeras de vigilância realizada pela secretária Graziele Wilmes Ribeiro somente após o roubo das luvas.

Isso é uma desmoralização...

O ROMBO na secretaria de saúde do governo Rosenvaldo Jr. poderá ser imensurável.

A auditoria propagandeada pelo prefeito Rosenvaldo no armazenamento de insumos da secretaria se for divulgada  demostrará qual o tamanho do descaso.

Quem é Luis Arce, favorito para as eleições presidenciais na Bolívia?

Luis Arce, candidato do Movimento ao Socialismo, lidera todas as pesquisas de opinião com índices entre 32 e 42% das intenções de voto.
Por Michele de Mello - Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Neste domingo (18), cerca de 7,3 milhões de bolivianos estão convocados a eleger um novo presidente para o país. Segundo as últimas pesquisas de opinião, o candidato a presidente Luis Arce e seu vice, David Choquehuanca, do Movimento Ao Socialismo (MAS), são favoritos com 42,2% das intenções de voto.

Na sequência, está o ex-presidente Carlos Mesa, quem concorre pelo partido de direita Comunidade Cidadãe possui 33,1% da preferência.

As eleições presidenciais acontecem um ano após o golpe de Estado que levou à renúncia do ex-presidente Evo Morales Ayma e seu vice, Alvaro García Linera. 

As previsões apontam um resultado similar ao do pleito de outubro de 2019, com o MAS podendo vencer ainda no primeiro turno, já que a legislação boliviana dá vitória a quem acumular 50% + 1 ou 40% dos votos e uma diferença de 10 pontos percentuais do segundo colocado...

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2020/10/17/quem-e-luis-arce-favorito-para-as-eleicoes-presidenciais-na-bolivia

 

Crimes de ''lesa-humanidade'' de Sacaba e Senkata serão julgados neste domingo

“Todas as pessoas em Senkata, absolutamente todas, morreram por ferida de bala com disparos entre o coração e a cabeça. Créditos da foto: (Leonardo Wexell Severo)

Por Leonardo Wexell Severo – Carta Maior

O informe Crise de Estado, Violação dos Direitos Humanos na Bolívia, Outubro-Dezembro de 2019, divulgado recentemente pela Defensoria Pública expõe o grau de covardia praticado pelas forças de repressão do governo de Jeanine Áñez.

O documento com mais de 300 páginas não deixa margem a dúvidas. pela barbárie com que foram executados os assassinatos contra partidários de Evo Morales – ou quem acreditavam ser – nos dias 15 e 18 de novembro do ano passado em Sacaba e Senkata...

Beba na fonte> https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Crimes-de-lesa-humanidade-de-Sacaba-e-Senkata-serao-julgados-neste-domingo/6/49033

 

As eleições na Bolívia: o desafio da democracia

Créditos da foto: (J. Karita/AP Photo)

Desde a renúncia forçada de Evo Morales em 10 de novembro de 2019, após uma eleição polêmica, a Bolívia tem sido governada por um governo não eleito, que chegou ao poder com o apoio dos principais partidos políticos da oposição, em circunstâncias no mínimo confusas. A ruptura resultante da sucessão constitucional levou ao poder uma presidente interina, Jeanine Añez, cuja missão era convocar novas eleições dentro de um prazo de três meses. Elas finalmente acontecerão em 18 de outubro de 2020...

Beba na fonte>https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/As-eleicoes-na-Bolivia-o-desafio-da-democracia/6/49028