sábado, 28 de outubro de 2017

Saúde da mulher - Pepino pode ser usado para limpar a vagina e se masturbar?


Cenouras, canetas, embalagens de esmalte, babyliss… A lista de objetos estranhos usados pelas mulheres para se masturbar parece não ter fim. Pior: há uma tendência na internet de usar pepino descascado para limpar a vagina. Por mais tentador que seja utilizar itens baratos nos momentos de prazer, especialistas apontam os perigos da prática.

Os motivos incluem grande risco de infecção e lesões. “Esses objetos não devem ser usados porque podem causar inflamações e lacerações vaginais devido a traumas mecânicos, levando até a sangramentos por ruptura de algum vaso. Eles podem conter bactérias e fungos causadores de doenças nas mulher”, explica a ginecologista Janaína Sturari.

O mercado oferece diversas (e variadas) opções de brinquedos sexuais, desenvolvidos especificamente para a masturbação. “Esses produtos diminuem as chances de lesões. Além disso, como são feitos de materiais emborrachados e silicone, permitem higienização após o uso”, explica a médica. Na hora de limpar o aparelho, é importante ler as instruções. A ginecologista recomenda que o produto seja lavado antes e depois do uso para diminuir as chances de infecção.

“Se for usar na região anal e vaginal, é necessário tomar mais cuidado e utilizar um preservativo para cada área. Assim, as bactérias do ânus não contaminam a vagina”, ressalta. Outros cuidados incluem não guardar o brinquedo úmido e retirar as pilhas antes de lavar.


Para limpar a vagina, a médica garante que não é necessário ou indicado o uso de nenhum pepino. Sabonete é a única recomendação. “Indico usar produtos que mantêm o PH vaginal, podem ser os íntimos ou os hipoalergênicos com pouca detergência. Não se deve lavar a parte interna porque você retira a proteção natural e causa proliferação de bactérias e fungos prejudiciais à saúde”, aconselha a especialista.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário: