sábado, 17 de março de 2018

Governo cancela resolução que exigia curso para renovar CNH



O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou a revogação da resolução do Contran que obrigava a realização de curso de aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) .

A mudança que passaria a valer a partir do dia 6 de junho, obrigava todos os motoristas a fazerem  um curso e uma prova teórica, assim como o já obrigatório exame médico.

Em nota, o Ministério das Cidades informou que “a diretriz da atual gestão da pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população”, mas com o propósito de “reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro”.

Por Catraca Livre

Atenção motorista: resolução do Denatran muda renovações de CNH


Polêmica resolução do Denatran tem deixado motoristas preocupados. Segundo ela, daqui a 90 dias, os motoristas que forem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverão passar por curso teórico de 10 horas/aula. A nova exigência se soma aos exames médicos já exigidos para manter o documento obrigatório para condutores. A nova exigência poderá ser feita pessoalmente ou à distância.

A Resolução 726/18 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 8 de março, mas os anexos foram publicados pelo Denatran na quarta-feira (14). O novo texto, segundo o departamento, “regulamenta o processo de formação e habilitação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, os cursos de formação, atualização, aperfeiçoamento, especializados, preventivo e de reciclagem, a expedição de documentos de habilitação e dá outras providências”. Passarão a ser considerados o estilo de vida dos condutores, as características individuais, além de aptidões, decisões e comportamentos.

*Com informações do jornal Estado de Minas

sexta-feira, 16 de março de 2018

JUSTIÇA FEDERAL FIXA PRAZO PARA PROCESSAR PEDIDOS DE CARTEIRA DE PESCADOR ARTESANAL

Veja o vídeo

A Justiça Federal atendeu o pedido do Ministério Público Federal que determina 60 dias para a união apreciar a emissão de carteiras de pescador profissional no estado. A ação civil pública garante o direito dos prejudicados com a demora excessiva na obtenção do documento.


Leia resumo decisão da Justiça Federal:

"Ante o exposto, julgo parcialmente procedente o pedido, inclusive antecipando a tutela de urgência, para, com efeitos no Estado de Santa Catarina, determinar à União Federal o exame documental e demais atos necessários ao registro, licenciamento e emissão de carteira de pescador profissional no prazo máximo de 60 (sessenta) dias a contar do protocolo do requerimento. Caso ultrapassado o prazo, seja determinada a expedição imediata da carteira de pescador, com registro e licença de pesca, até a realização do exame definitivo da documentação e situação pessoal do requerente. Deve a ré promover a ampla divulgação da decisão de deferimento do pedido de tutela de urgência, ao menos duas vezes em jornal de ampla circulação estadual (SC), bem como no seu sítio na internet por tempo mínimo de 90 (noventa) dias, além de cartaz disposto em local visível em todas as sedes do Ministério da Agricultura e demais postos de atendimento similares."

Operação Seival cumpre novos mandados no Sul do Estado

Ação investiga corrupção, fraudes em licitações e outros crimes contra a administração

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio Público da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DCCPP/DEIC) e Delegacia da Comarca de Laguna, com apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deu continuidade nessa quinta-feira, dia 15, à operação Seival.

A partir de indícios da ocorrência de outros crimes, além dos já apurados, a Polícia Civil cumpriu novos mandados judiciais, expedidos a pedido da DEIC. O desdobramento da Seival tem como alvo dois vereadores, por obstrução a investigação que envolve organização criminosa desmantelada pela operação. Eles foram ouvidos pela Polícia e permaneceram em silêncio.

Durante a Operação Seival, deflagrada em novembro de 2017, cinco pessoas foram presas preventivamente - prisões estas ainda mantidas pela Justiça, como requerido pelo Ministério Público. A ação investiga corrupção, fraudes em licitações e outros crimes contra a administração pública em Laguna. Da operação, já resultaram três denúncias criminais apresentadas ainda em dezembro no ano passado pela 2ª promotoria de Justiça de Laguna, com apoio do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do MPSC.

Por Engeplus - Colaboração: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Fórum Ético da Água, um documento inspirador



Por Franklin Jr. no GGN

O texto abaixo, integra um documento atualíssimo e referencial para orientar a governança pública, socialmente justa, democrática e sustentável da água no mundo.

Preparado para o I Fórum Ético da Água, foi construído de forma colaborativa e organizado por Pedro Arrojo Agudo, atualmente deputado pelo "Unidos Podemos", da Espanha. Ganhador do prêmio "Goldman" de Meio Ambiente, Pedro Arrojo é Professor Emérito da Universidade de Zaragoza e referência mundial na luta pelo acesso à água e ao saneamento como um direito humano universal e pela gestão pública e comunitária da água, tendo organizado, dentre diversas conferências e encontros, a exposição "Água, rios e povos", a qual expressa o perfil humano dos conflitos e de lutas da água nos quatro cantos do mundo, por meio de fotografias e testemunhos diretos dos afetados por grandes obras(confira em: https://www.aguariosypueblos.org/).

LEIA MAIS »

quinta-feira, 15 de março de 2018

STF derruba teto para financiamento de candidatura de mulheres

Por 8 votos contra 2, os ministros negaram a lei que determinou o teto máximo de 15% dos valores recebidos pelo Fundo Partidário às campanhas de suas candidatas mulheres, e estabeleceu que 30% dos recursos do fundo deve ser dedicado às candidaturas femininas. Foto: Divulgação STF


Jornal GGN - No dia em que o Brasil foi paralisado pela notícia do assassinato da ativista e vereadora do PSOL, Marielle Franco, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou trecho da minirreforma eleitoral que restringiu e prejudicava as candidaturas de mulheres nas eleições brasileiras.

Por 8 votos contra 2, os ministros negaram a lei que determinou o teto máximo de 15% dos valores recebidos pelo Fundo Partidário às campanhas de suas candidatas mulheres, e estabeleceu que 30% dos recursos do fundo deve ser dedicado às candidaturas femininas.

"Os obstáculos para efetivar participação das mulheres são ainda mais graves caso se tenha em conta de que é por meio da participação política que as próprias medidas de desequiparação são definidas, o que não deixa de ser paradoxal. Qualquer razão que seja utilizada para impedir que as mulheres participem da elaboração das leis inviabiliza o principal instrumento pelo qual se reduz as desigualdades", disse o relator Edson Fachin, em seu voto.

Da ABr
Por André Richter

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (15) julgar inconstitucional a regra da Lei 13.165/2015, conhecida como minirreforma eleitoral, que limitou a transferência de recursos do Fundo Partidário para financiar as campanhas de mulheres filiadas.

Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que os recursos devem ser distribuídos pelos partidos igualitariamente entre candidaturas de homens e mulheres, ficando 30% dos recursos do fundo financiamento para as campanhas para as mulheres.

A norma considerada inconstitucional pelo STF determinou que os partidos devem reservar mínimo de 5% e máximo de 15% dos valores recebidos do Fundo Partidário para financiar as campanhas eleitorais de suas candidatas. Os percentuais deveriam ser aplicados nas três eleições seguidas após a sanção da lei, que ocorreu em novembro de 2015.

No julgamento, o ministro Edson Fachin, relator da ação direta de inconstitucionalidade protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), votou a favor da anulação da limitação da distribuição dos recursos, por entender que a medida é discriminatória e cria distinção entre as candidaturas de homens e de mulheres.

“Inexistem justificativas razoáveis, nem racionais, e muito menos constitucionais para essa discriminação. A autonomia partidária esculpida na Constituição não consagra regra que exima o partido do respeito constitucional aos direitos fundamentais”, disse.

O voto do relator foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e a presidente, Cármen Lúcia. Gilmar Mendes e Marco Aurélio votaram pela improcedência da ação por entenderem que não pode haver limitação, mas sem fixar o percentual de 30%.

A ação foi protocolada no STF pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em outubro de 2016. Durante o julgamento, o vice-procurador Geral da República, Luciano Mariz Maia, lembrou que as mulheres formam mais de 50% da população, mas não estão representadas nos espaços públicos. Além disso, para o procurador, a lei viola a Constituição ao estabelecer, injustificadamente, limite de verbas entre candidatos homens e mulheres.

“Para o MPF, é necessário declarar a inconstitucionalidade desse limite mínimo e desse limite máximo. Também é necessário interpretar, conforme a Constituição, de modo a equiparar o patamar mínimo de candidaturas femininas ao mínimo de recursos”, argumentou Maia.

Titanic encalhado

O jornalista Moacir Pereira afirmou ontem, em seu blog que o ex-deputado Júlio Garcia tem posição contrária a esta estratégia político-eleitoral traçada pelo Deputado Gerson Merisio e completou, "O PSD errou ao se fixar em uma única opção para o governo. A candidatura de Merisio assemelha-se a um Titanic encalhado num banco de areia. Não navega e não afunda. A estratégia está equivocada”.

Raiz Brizolista

Foto Alesc

O Desembargador Lédio Rosa de Andrade está prestes a decidir filiação entre o PT e PDT dos quais recebeu convites. Sua filiação ao PT soa estranha já que o Desembargador tem sua raiz no Brizolismo e militância de centro.

Para analistas uma possível filiação ao PDT daria a Lédio maior espaço para conquistar apoios políticos pelo estado.
Já uma possível candidatura pelo PT fecharia portas importantes para quem almeje governar SC.

Esses mesmos analistas dizem que uma dobradinha Lédio (PDT) e PT na vice é uma chapa consistente e com viabilidade eleitoral.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Gene ligado a doença de Stephen Hawking é descoberto graças a desafio do balde de gelo

Em apenas dois meses o desafio do balde de gelo arrecadou US$ 115 milhões para pesquisas nos Estados Unidos

Fonte: BBC

O desafio do balde de gelo que viralizou em 2014 conseguiu arrecadar fundos para uma descoberta científica importante: a identificação de um novo gene que contribui para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), o NEK1, segundo a ALS Association - que representa pessoas com ELA e outros tipos de doenças do neurônio motor.


A campanha, que estimulava pessoas a compartilharem vídeos do momento em que jogavam baldes de água gelada em si mesmas, tinha o objetivo de conseguir doações para a instituições de caridade ligadas a doenças do neurônio motor, como a ELA.

O desafio foi criticado, mas arrecadou US$ 115 milhões (mais de R$ 377 milhões) e financiou seis projetos de pesquisa.

A pesquisa desenvolvida pelo MinE, um projeto internacional para analisar o genoma de 15 mil pessoas com doenças do neurônio motor, foi publicada na revista especializada Nature Genetics. Trata-se do maior estudo a respeito da ELA hereditária.

Mais de 80 pesquisadores em 11 países procuraram pelo gene da doença em famílias afetadas.

"A análise genética sofisticada que levou a esta descoberta só foi possível por causa do grande número de amostras de ELA disponíveis", disse Lucie Bruijn, da ALS Association.

Direito de imagemGETTY IMAGESImage captionMuitos criticaram a campanha afirmando que poucos dos que participavam realmente sabiam o motivo do desafio

A identificação do gene NEK1 abre caminho para que os cientistas desenvolvam uma terapia genética para o tratamento da doença.

Apesar de a forma hereditária da ELA afetar apenas 10% dos pacientes com a doença, os pesquisadores acreditam que a genética contribui com uma porcentagem muito maior dos casos.

Redes sociais

No meio de 2014, as redes sociais e o YouTube foram invadidos por vídeos de pessoas - inclusive celebridades globais - despejando baldes de água gelada sobre as próprias cabeças. Os vídeos foram compartilhados mais de 17 milhões de vezes.

Na época, a campanha foi criticada - dizia-se que poucos participantes sabiam realmente o que estava por trás do desafio.
Os vídeos foram assistidos mais de 440 milhões de vezes.

Direito de imagemMND ASSOCIATIONImage captionRedes sociais e o YouTube foram invadidos por vídeos de atores, atrizes despejando água gelada na cabeça, como o britânico Benedict Cumberbatch

A ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig, é um mal neurodegenerativo progressivo e fatal que afeta uma em 400 ou 500 pessoas ao longo de sua vida, segundo os representantes do Projeto MinE. Ao mesmo tempo, estima-se que 2 ou 3 novos casos a cada 100 mil pessoas de ELA sejam diagnosticados por ano. "Sua causa ainda é desconhecida, portanto não há uma cura.


A doença afeta o cérebro e a coluna, ataca os nervos que controlam o movimento e impede o funcionamento dos músculos.


A ELA pode deixar o paciente preso em um corpo que não funciona, sem conseguir se mover, falar e, com o avanço da doença, respirar.

O cientista Stephen Hawking é a pessoa mais conhecida que sofre da doença.

MPSC abre novo processo de credenciamento de estágio

Estudantes ensino médio, técnico e de diversos cursos de graduação e pós-graduação poderão inscrever-se até o dia 13 de abril.

Estão abertas as inscrições para processo seletivo de estagiários do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O período para as inscrições se encerra no dia 13 de abril (sexta-feira) e deverão ser realizadas pelos interessados, exclusivamente, no portal do Ministério Público de Santa Catarina.

As vagas de graduação destinam-se a estudantes de museologia, engenharia elétrica, direito, administração, pedagogia, arquitetura, geografia, história, informática, jornalismo, letras-português, mídia eletrônica, psicologia, publicidade, arquivologia, engenharia civil, design, contábeis, biblioteconomia, engenharia ambiental e serviço social.

Para estudantes de Pós-graduação há vagas nas áreas de geoprocessamento, engenharia civil, engenharia sanitária e ambiental, administração, ciências contábeis e arquitetura. Para participar, é necessário que o estudante quando contratado esteja regularmente matriculado em curso de pós-graduação com carga horária mínima de 360 horas-aula. A jornada de trabalho para o estágio de Pós-Graduação é de 30 (trinta) horas semanais e tem duração máxima de 2 anos.

As inscrições para o processo seletivo de estágio para estudantes de Ensino Médio e Técnico também estão abertas. As vagas para Ensino Médio são destinadas para todas as Comarcas. Já as vagas para o Ensino Técnico são voltadas às áreas de Informática, Edificações e Eletrotécnica.

O credenciamento será realizado em duas etapas: uma classificatória e outra eliminatória. A primeira consiste na etapa de habilitação por meio de nota de desempenho acadêmico. De acordo com a abertura de vagas, o candidato de melhor índice acadêmico da lista da Comarca é chamado para a realização de prova eliminatória.

Confira o cronograma:

Inscrições: 12/03 a 13/04/2018
Validação dos índices de desempenho acadêmico apresentados: 16/04/2018 a 20/04/2018
Publicação das inscrições habilitadas: 24/04/2018
Publicação das inscrições habilitadas - Pessoas com Deficiência: 24/04/2018
Prazo para interposição de recurso à lista de inscrições habilitadas: 25/04/2018

Para realizar sua inscriçãoclique aqui.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

terça-feira, 13 de março de 2018

Criticado por todos os lados, Prefeito de Imbituba Rosenvaldo (PT) volta atrás e retira projeto enviado à Câmara

Um governo dissociado das demandas sociais (Foto redes sociais)

Depois de protestos de professores, comunidade escolar e sociedade, Prefeito Rosenvaldo Junior (PT) volta atrás e retira projeto que acabava com gratuidade na passagem de transporte público a professores e serventes da rede municipal e estadual de ensino.

Hoje, a cúpula do PT e o secretário municipal de educação Filipe Dias Antônio se reuniram e vendo o tiro dado no pé recuam e mantém a gratuidade no transporte público, direito adquirido pelos trabalhadores na educação desde 2016.

Governo petista não tem projeto de desenvolvimento para o município, sendo assim age como uma sanfona que vai e volta conforme a música, mostrando a falta de sensibilidade e pouco caso com os direitos consolidados da classe trabalhadora.

Veja a nota na íntegra do secretário Municipal de Eduacação Filipe Dias Antônio:

Estivemos agora com o Prefeito, o Sindicato dos Servidores representado pelo Presidente Luiz Paulo Dos Passos e o advogado Ledeir (Coca), o assessor jurídico Orlando Goncalves Pacheco Junior e o Diretor Anselmo para debater as possíveis alterações no sistema de transporte coletivo de Imbituba.

Hoje pela manhã debatemos com o vereador Eduardo Faustina da Rosa, com outros companheiros e defendemos que há a necessidade de se rever o projeto para melhorar o sistema sem afetar as gratuidades.


O Prefeito decidiu retirar o projeto de lei recentemente enviado para a Câmara de Vereadores.


A luta pela melhoria do transporte público exige um esforço de toda a sociedade e um amplo debate.


Todos nós concordamos que as gratuidades do atual sistema de transporte são direitos consolidados da classe trabalhadora.

Seguimos a luta para fazer a diferença na vida das pessoas.


Quem chegará vivo ao dia 5 de agosto, último prazo das convenções partidárias?

Acusados pela justiça por crimes embaralham o quadro sucessório ao Governo do Estado de SC (foto redes sociais)

Acusados de receber milhões não contabilizados da Odebrecht, empresa envolvida até a medula na lava jato e por fraudes em licitações, importantes lideranças políticas de SC estão num verdadeiro inferno astral.

Governador licenciado Raimundo Colombo (PSD) - denunciado pela justiça pelo crime de caixa 2 por ter recebido 10 milhões da Odebrecht. Colombo pretende ser laçar ao Senado da República;

Senador Paulo Bauer (PSDB) - denunciado pela justiça por crime de caixa 2 – por embolsar 11 milhões da Odebrecht. Senador pretende ser candidato ao Governo de SC; 

Já o Deputado Federal João Rodrigues (PSD) foi preso no dia 8 de fevereiro por fraude em licitação quando era prefeito.

As três lideranças se enfraqueceram moral e politicamente e embaralham a sucessão ao governo em SC.

MPSC move nove ações contra o Estado

Dívida do estado chega a mais de R$ 1 bilhão, segundo o Tribunal de Contas do Estado

Nove ações civis públicas e uma de inconstitucionalidade foram movidas pelo Ministério Público de Santa Catarina contra o governo do Estado. As medidas são resultado de meses de trabalho de uma força-tarefa formada por cinco promotores e coordenada pelo procurador-geral Sandro Neis.

O pacote de ações tem o objetivo de garantir a continuidade dos serviços, disse o promotor de Justiça Thiago Carriço.

Para a Saúde dos municípios, o Estado está deixando de dar dinheiro desde maio do ano passado. Há um atraso de três anos, uma dívida de R$ 172 milhões. O Estado tem participação em serviços importantes, de responsabilidade das prefeituras.

Deveria contribuir com os 18 Centros de Atendimento Psicossocial (R$ 965 mil), 49 Centros de Odontologia (R$ 2 milhões), 274 Núcleos de Apoio à Saude da Família (R$ 6,4 milhões), Estratégia de Saúde da Família (R$ 74,8 milhões), Assistência Farmacêutica (R$ 18,5 milhões), Atendimento aos presos (R$ 492 mil) e também o “0,30”: o incentivo de R$ 0,30 por habitante, para que os pacientes tenham acesso a alguns serviços de média e alta complexidade, totalizando R$ 69 milhões.

A lei exige a participação do Estado e de um grupo, a comissão intergestora bipartite, com seis representantes do governo e seis dos municípios, que definem quanto e onde investir. São decisões e, como tal, têm que ser cumpridas.

“Muitos serviços foram suspensos e o fornecimento de muitos medicamentos e instrumentos também foram prejudicados”, disse Thiago.

A aposentada Alice Oliveira Schaeffer, de Joinville, no Norte catarinense, sabe bem dos
prejuízos nos serviços. São seis comprimidos por dia para hipertensão pulmonar. “Quando eu vou, às vezes tem, às vezes não tem. Às vezes eles dizem que não tem previsão”, disse.

Além das medidas para garantir mais dinheiro aos municípios, o Ministério Público de Santa Catarina também ajuizou outra ação, pedindo que o governo repasse o mínimo para a Saúde do Estado, mês a mês, e não só no fim do ano, como tem acontecido.

Com informações do G1 e DS

Prefeito de Imbituba encaminha Projeto de Lei para Câmara de Vereadores extinguindo passe gratuito para Professores


Publicado originalmente por Imbituba Vinte Quatro Horas

O Projeto de Lei nº 417 foi encaminhado pelo Prefeito Rosenvaldo Jr (PT) no dia 14/02/2018 e pegou os Professores de surpresa, causando revolta entre os profissionais.

Desde o ano de 2006 é assegurado aos Professores, Serventes e Merendeiras da Rede Municipal e da Rede Estadual de Imbituba a gratuidade no Transporte Público Urbano.

Se aprovado pelos Vereadores, os Professores da Rede Estadual de Ensino terão de pagar 50% do valor da passagem, já Professores da Rede Municipal terão o passe escolar descontados em folha de pagamento.

Pior situação viverão as Merendeiras e Serventes que não terão qualquer benefício.

“Na época de eleição os Políticos falam que a Educação é prioridade, depois de eleitos é só pancada nos Professores”, desabafou uma Professora nas redes sociais.

Os Profissionais prejudicados prometem mobilização para que os Vereadores sejam convencidos a não aprovar esta Lei.

segunda-feira, 12 de março de 2018

SENADO ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA VENDA DO AQUÍFERO GUARANI


Uma das maiores reservas de água potável do mundo, o Aquífero Guarani está a venda pelo governo ilegítimo de Michel de Temer. Os protagonistas dessa operação é a Nestle e a Coca-cola, que se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Ao que parece, é preciso garantir que Lula não seja eleito, de forma nenhuma, já que a operação de privatização das águas brasileiras é uma das maiores operações econômicas e estratégicas do mundo. 


O aquífero guarani afeta não só o Brasil, mas países vizinhos e a sua exploração indiscriminada por empresas privadas configura o um verdadeiro crime contra o povo brasileiro, já que essas águas subterrâneas são uma reserva estratégica para o futuro da humanidade. Privatizar as águas brasileiras é acabar com a soberania

 Abrangência estimada do Aquífero Guarani 


Com informações de Apostagem

Determinado bloqueio de R$ 48 milhões de ex-prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB)

Licitação para merenda escolar foi direcionada e superfaturada mediante o pagamento de propina a agentes públicos para beneficiar empresa envolvida com a "Máfia da Merenda", aponta o MPSC em ação por improbidade administrativa

Por MPSC

Determinado bloqueio de R$ 48 milhões de ex-prefeito de Palhoça, de mais nove pessoas e de duas empresas

Foi determinado judicialmente, conforme requerido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) o bloqueio de R$ 48 milhões do ex-Prefeito de Palhoça Ronério Heiderscheidt (PMDB) e de outras nove pessoas - agentes públicos e representantes das empresas SP Alimentação e Serviços Ltda e Geraldo J Coan & Cia Ltda - por fraude à licitação. As empresas integravam um cartel que fraudava licitações em vários estados, assim como em Palhoça, e ficou conhecido nacionalmente como Máfia da Merenda.

O bloqueio de bens foi requerido em ação civil pública ajuizada pela 2ª promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça e o montante a ser bloqueado R$ 48.174.145, corresponde ao valor atualizado dos pagamentos realizados pelo Município à empresa (R$ 15.927.133), a serem restituídos, mais pagamento de multa e de indenização por danos morais, que poderão ser arbitrados caso a ação seja julgada procedente.

Na ação, a Promotora de Justiça Andréa Machado Speck relata que investigava irregularidades na licitação para terceirização dos serviços de preparo e distribuição merenda escolar do Município de Palhoça, quando obteve a informação que a empresa vencedora integrava a chamada "Máfia da Merenda", desbaratada pelo Ministério Público de São Paulo, que fraudava licitações em municípios de diversos estados.

Foi possível verificar, então, com auxílio do Centro de Apoio Operacional Técnico do MPSC (CAT), que o modus operandi da Máfia da Merenda foi aplicado também em Palhoça. Planilhas encontradas pelo MPSP trouxeram, inclusive, registros de propina pagos a agentes públicos do município catarinense.

Conforme apurou a Promotora de Justiça, desde o início tudo foi dirigido para beneficiar a SP Alimentação e Serviços, desde a decisão pela terceirização, tomada após uma visita do Prefeito Ronério Heiderscheidt à sede da empresa, em São Paulo e embasada por estudo técnico produzido por funcionários da própria empresa. Também foi a empresa que produziu a minuta do edital da licitação, com exigências que afastaram qualquer outra concorrente, à exceção da Geraldo J Coan & Cia, integrante do cartel, que participou apenas para dar ar de legalidade ao processo.

De acordo com a Promotora de Justiça, o valor apresentado pela SP Alimentação e Serviços na licitação foi superfaturado, mas não foi esta a única forma de a empresa auferir lucros ilegais: na prestação do serviço, ofereceu merenda de má qualidade e com porções diminuídas. As porções reduzidas forçavam as crianças a repetirem os pratos, e o que seria uma refeição era cobrada duas vezes, mesmo que a repetição fosse de apenas um dos itens, como uma fruta ou um pouco de feijão.

Além disso, também ocorria o superfaturamento decorrente da inserção de merendas não fornecidas, nas planilhas de medição da empresa, medições estas que divergiam das planilhas encaminhadas pelos Diretores das Escolas (com o número real de refeições servidas), mas eram aceitas pela Secretária de Educação, que referendava a medição a maior para fins de liquidação da despesa e pagamento.

Parte do valor pago a mais era distribuído como propina aos agentes públicos: em posse de representantes da empresa, foram encontradas planilhas que detalhavam a destinação do dinheiro, como comissões que variavam de 1 a 10%. As planilhas identificavam o valor e a entrega em dinheiro a um representante, que se encarregava de levar ao destinatário.

Apesar dos destinatários finais das propinas não estarem identificados nas planilhas - apenas os emissários da empresa-, um recebimento foi explicitado: a empresa pagou diretamente uma viagem à Europa do então Prefeito - que foi acompanhado da esposa e de duas filhas - da então Secretária de Educação Jocelete Isaltina Silveira dos Santos e do então Diretor de Administração Lucas de Souza Braga Pedroso.

Diante dos fatos e contundência das provas apresentadas pela 2ª Promotoria de Justiça de Palhoça, o bloqueio dos bens foi deferido pelo Juízo da Vara da Fazenda da Comarca, a fim de garantir o ressarcimento do erário e possíveis multa e indenização por danos morais coletivos que poderão ser arbitrados em caso de condenação.

O bloqueio atinge os bens do ex-Prefeito Ronério Heiderscheidt; da ex-Secretária de Educação Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos; do ex-Diretor de Administração Lucas de Souza Braga Pedroso; do ex- Secretário de Educação e ex-Secretário de Finanças Carlos Alberto Fernandes Júnior; e das empresas e pessoas a elas ligadas: Eloizo Gomes Afonso Durães, Antônio Santos Sarahan, Genivaldo Marques dos Santos, Silvio Marques, Ernani Toscani, José Augusto Fonseca Netto e Olavo Egidio Ozzetti.

Também foi deferido o pedido para proibir as duas empresas envolvidas de celebrar contrato com o Poder Público, em qualquer esfera. A decisão é passível de recurso. (ACP n. 0919337-73.2017.8.24.0045).