sábado, 2 de outubro de 2021

VIVA O REI!


“E uma boa notícia. Após um mês internado em São Paulo, Pelé teve alta ontem. O Atleta do Século 20, de 80 anos, internou-se para exames de rotina e foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon. Ele seguirá fazendo quimioterapia”. (g1) - foto: @pele/Facebook



A TRUCULÊNCIA DE ESTADO CAIU 62%


 Desde que os policiais militares de Santa Catarina passaram a ter câmeras acopladas nos uniformes, o uso de força em operações caiu 61,2%. Esse é o resultado de um estudo feito por pesquisadores de três universidades britânicas e da PUC do Rio. “Os resultados mostraram que câmeras corporais são efetivas em melhorar a natureza da interação polícia-cidadão”, dizem os pesquisadores. A tecnologia também é usada em São Paulo e está em testes ou implantação em outros estados. (Estadão) – Foto g1 - no canalmeio

COTIDIANO DIGITAL


Por Canal Meio

Após reportagens do Wall Street Journal sobre escândalos envolvendo o Facebook, uma executiva da companhia foi questionada nesta quinta-feira por senadores no Congresso americano sobre o impacto dos aplicativos do grupo — especialmente o Instagram — em jovens. Antigone Davis, diretora global de segurança do Facebook, rejeitou a ideia de que o relatório caiu como uma “bomba” e não se comprometeu a mostrar uma das pesquisas feitas pela empresa indicando que o Facebook estava ciente sobre os efeitos “tóxicos” em meninas e jovens adolescentes. A audiência foi a primeira de duas que o Comitê de Comércio do Senado marcou sobre a rede social. (Tilt UOL)




E a rede social por áudio Clubhouse lançou novos recursos. As novidades no aplicativo incluem gravação e replay de conversas e também o download de clips de 30 segundos para compartilhamento em mídias sociais ou outros sites. (Til UOL)




 

CÂMARA APROVA O MARCO LEGAL PARA USOS DA INTELIGENCIA ARTIFIAL NO BRASIL (IA)


 Por 413 votos favoráveis e 15 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira o marco legal para o uso da inteligência artificial (IA) no Brasil. O projeto de lei (PL 21/20) define fundamentos e princípios para desenvolvimento e aplicação da IA no país, incluindo diretrizes de fomento e a atuação do poder público no tema. Entenda. O autor é o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE). Ele afirma que o uso da inteligência artificial deve ter como fundamento o respeito aos direitos humanos e aos valores democráticos.

Alguns especialistas, no entanto, divergem sobre o teor do Projeto de Lei (PL) que define os princípios a serem seguidos por entidades privadas e públicas que usam tecnologias como o machine learning. Eles argumentam que a proposta não passou por consulta pública e que a PL pode gerar insegurança jurídica. (Tecnoblog)

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

CHEGOU A HORA DA FRENTE AMPLA PELO FORA BOLSONARO!!!

“O impeachment é urgente. Não é possível domar o bolsonarismo, ele é antidemocrático por natureza. É hora de construir um grande levante com todos e todas, independentemente dos posicionamentos políticos, na defesa do Estado Democrático de Direitos”, Bruna Brelaz (  presidente da UNE)

Em cinco anos, peso dos impostos federais no preço da gasolina aumentou — e o dos estaduais diminuiu

Por Amanda Gorziza

OImposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é uma tarifa estadual aplicada sobre o valor final de vários produtos – entre eles, o da gasolina. O presidente Jair Bolsonaro culpa os governadores pela alta no preço do combustível, afirmando que eles teriam aumentado a taxação do ICMS, mas isso não é verdade. De 2016 a 2021, o peso dos impostos estaduais sobre o preço do litro de gasolina na bomba caiu de 28% para 27,5%. No mesmo período, o peso dos impostos federais (PIS/PASEP, COFINS e CIDE) subiu de 9% para 11,3%.

Beba na Fonte>https://piaui.folha.uol.com.br/em-cinco-anos-peso-dos-impostos-federais-no-preco-da-gasolina-aumentou-e-o-dos-estaduais-diminuiu/

AGENDA CULTURAL

 Por canalmeio

MÚSICA

Se Maria Bethânia só cantasse, ela já faria do mundo um lugar melhor. Mas não. Ela acha pouco. Em 4 de novembro a cantora esteia Tabuleirosum podcast que mistura música, poesia e literatura, em parceria com o poeta Eucanaã Ferraz. A primeira homenageada será Clarice Lispector, uma paixão de Bethânia, que lerá textos da escritora intercalados por músicas de gigantes como Billie Holiday e Mahalia Jackson. Na fila estão Vinícius, Drummond, Caetano etc. etc. Serão seis episódios semanais na Rádio Batuta. E o acesso, claro, é gratuito. (Folha)

Como é sexta-feira e nós merecemos, Maria Bethânia cantando Reconvexo. (YouTube)

CINEMA

Sai Ian Flemming, entra William Shakespeare, mas o sangue e a violência continuam. Após encerrar seu ciclo como James Bond em 007 – Sem Tempo Para Morrer (trailer no YouTube), Daniel Craig vai estrelar em março do ano que vem uma curta temporada na Broadway de MacBeth. A peça, para quem não sabe, fala de um nobre na Escócia medieval que, movido por uma profecia e pela ambição da esposa, comete regicídio, assume o trono e governa com brutalidade até um fim trágico. Aliás, Lady MacBeth, um dos personagens mais intensos de Shakespeare, será vivida nessa montagem pela brilhante Ruth Negga, indicada ao Oscar de melhor atriz em 2017 por Loving: Uma História de Amor (YouTube). (Estadão).

DICAS CULTURAIS

Confira as principais dicas da agenda cultural

De hoje a 10 de outubro, a Mostra de Cinemas Africanos ocupa o Sesc Digital com uma curadoria que lança luz sobre o cinema de gênero do continente, como o filme de terror e fantasia Juju Stories, do coletivo nigeriano Surreal 16, e o road movie feminista Flatland, dirigido pela sul-africana Jenna Bass.

As homenagens ao centenário de Astor Piazzolla continuam na temporada da Osesp com duas apresentações hoje: do quarteto de tango e jazz Escualo Ensemble e da pianista francesa Lise de la Salle. Também nesta sexta, o CelloSam3aTrio, de Jaques Morelenbaum, interpreta obras de Dorival Caymmi e Edu Lobo, entre outros, na Sala Cecília Meireles.

De terça a quarta, o canal Curadoria Hilst no YouTube exibe a peça As Aves da Noite, escrita por Hilda Hilst em 1968 e ambientada em Auschwitz, em montagem dirigida por Hugo Coelho.

Para ver a agenda completa, clique aqui.