terça-feira, 29 de março de 2022

YouTube ganha dinheiro e desobedece às próprias regras com negacionismo climático


Por Laura Scofield Matheus Santino

Quem busca por “aquecimento global” na barra de pesquisa do YouTube recebe como retorno vídeos negacionistas e desinformativos sobre a mudança climática, mesmo que o tema já seja consenso entre cientistas da área e a própria plataforma já reconheça que as atividades humanas contribuem para o fenômeno. Dentre os responsáveis pelas fake news climáticas, destacam-se bolsonaristas e ruralistas, como revela uma investigação inédita da Agência Pública.

Beba na fonte>Agência Pública

 

Quem é Volodymyr Zelensky, o falso herói da grande mídia na guerra da Ucrânia. Assista

 O jornalista Luis Nassif explica em vídeo como surgiu a presidência de Volodymyr Zelensky na Ucrânia e seus interesses na guerra


 

Elifas Andreato (1946-2022), o artista de cores, brasilidade e combate

 
Artista gráfico, morreu nesta terça-feira (29), vítima de infarto, aos 76 anos 
  
Ele assinou cartazes para filmes, peças, exposições e shows. Ilustrou páginas da grande mídia, da imprensa alternativa e de livros. Mas foi na criação de capas de discos de vinis que a genialidade de sua marca autoral se tornou conhecida. Foram mais de 350 álbuns que contaram com sua colaboração – a começar com A Dança da Solidão (1972), de Paulinho da Viola.

Graças a seu traço único, repleto de cores e brasilidade, Elifas Andreato – que morreu nesta terça-feira (29), vítima de infarto, aos 76 anos – já entraria para a posteridade como um dos maiores artistas gráficos do Brasil. Mas Andreato foi mais do que um esteta, um criador, um artista.

Avesso ao diletantismo, contrário à pregação da ars gratia artis – a arte pela arte –, injetava mensagens e significados em suas composições. Era um homem da resistência, de esquerda. “Toda a minha vida profissional foi dedicada ao combate”, declarou em 2012, numa entrevista a Joanne Mota para o Vermelho. “Sempre atendi ao que a história me convidou a fazer, sempre estive ao lado das causas que representaram a sociedade.”

Beba na fonte> https://vermelho.org.br/2022/03/29/elifas-andreato-1946-2022-o-artista-de-cores-brasilidade-e-combate/

Alagoas adota aplicativo piauiense Salve Maria

Aplicativo de denúncia de violência contra mulher,  pode ser baixado gratuitamente em celulares com tecnologia iOS e Android

Por Pensar Piauí,

Já está disponível para download, no estado de Alagoas, o aplicativo de denúncia de violência contra mulher, Salve Maria, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI). O lançamento do App é considerado um marco na prevenção e no enfrentamento à violência praticada contra a mulher em Alagoas.

O app pode ser baixado gratuitamente em celulares com tecnologia iOS e Android e não só a vítima que sofre a violência pode denunciar de forma sigilosa, como também as pessoas que a percebem.

O App móvel Salve Maria que também é utilizado no Maranhão, é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica realizado entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-PI) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI) e a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Beba na fonte> https://pensarpiaui.com/noticia/alagoas-adota-aplicativo-piauiense-salve-maria.html


 

México sedia conferência do Clacso que discute desigualdades na América Latina

Inscrições gerais para a 9ª Conferência Latino-americana e Caribenha de Ciências Sociais começam dia 1º de maio

Por Opera Mundi

O Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) organiza a  9ª Conferência Latino-americana e Caribenha de Ciências Sociais do dia 7 a 10 de junho de 2022 na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na capital mexicana, com transmissão online para todo o mundo.

O maior evento no âmbito acadêmico e político das ciências sociais e humanidades tem como tema principal as desigualdades na América Latina e Caribe, passando por debates sobre acesso à cidade, saúde e educação, conflitos urbanos, feminismos e dissidências, migrações, natureza e ambiente.

Beba na fonte> https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/73813/mexico-sedia-conferencia-do-clacso-que-discute-desigualdades-na-america-latina