sábado, 2 de junho de 2018

Grupo de caminhoneiros marca ato no DF e Abcam teme confronto com PM


Sem indicar uma liderança, motoristas de todo país se concentram no estacionamento do Mané Garrincha e prometem manifestação nesta segunda

Bruno Medeiros – Portal Metrópoles - Brasília

A movimentação de caminhoneiros de todo o país no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha deve engrossar durante o fim de semana. Segundo pessoas participando da mobilização, a expectativa é que cerca de 30 mil motoristas se juntem ao ato até este domingo (3/6). A intenção seria cobrar do governo uma maior redução no preço do diesel, entre outras pautas. Também está prevista uma manifestação para segunda-feira (4).

No entanto, o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, gravou um áudio – já circulando por grupos de WhatsApp – no qual pede que os filiados não participem do protesto, sob pena de prejudicar o acordo firmado com o governo federal. A entidade representa cerca de 700 mil condutores de caminhão.

“Peço aos caminhoneiros de bem que não se envolvam em manifestações que coloquem em risco o que conseguimos. O governo cumpriu a parte dele, e o movimento acabou. Nossas reivindicações foram atendidas”.
Ele também chamou atenção para a possibilidade de um confronto com a polícia. “Seria catastrófico nesse momento. Não sabemos quem organiza e quais são os verdadeiros interesses. Exercite seu direito de voto e não faça nada que coloque em risco sua segurança, de nossas famílias e de nossa democracia”, finalizou o presidente da Abcam.

Manifestação
Um homem que se declarou como um dos organizadores da mobilização desta segunda-feira (4/6) estimou em 30 mil o número de caminhoneiros confirmados para o ato na Esplanada dos Ministérios. “Caminhões vão chegar neste sábado [2], vindos de Formosa e Catalão. O comando do movimento está vindo de lá e, a partir da chegada deles, vamos definir o cronograma das ações. O certo é que será um protesto pacífico e queremos apenas melhorias para a nossa categoria”, afirmou ele, que preferiu não se identificar.

Nessa sexta-feira (1º), a categoria dos motociclistas resolveu se unir ao movimento. A expectativa é que, até este domingo (3), pelo menos 1 mil se juntem aos caminhoneiros.

Prefeitura de Imbituba não fiscaliza a conservação de alimentos transportados no período de greve dos caminhoneiros

Com uma secretaria de vigilância sanitária sucateada e sem apoio do Prefeito o município de Imbituba não seguiu a nota técnica emitida pela vigilância sanitária do Estado de Santa Catarina com orientações na fiscalização de possível existência de cargas mantidas com alimentos refrigerados e congelados fora dos limites de temperatura preconizados pelos estabelecimentos produtores.

Não encontramos em Imbituba nenhuma orientação da vigilância municipal nas mídias sociais e muito menos trabalho de campo dos fiscais, portanto resta aos consumidores agir por conta própria observando as mercadorias até que o abastecimento seja regularizado.

Fiscalize:

Florianópolis recebe posto de recarga de veículos elétricos

Carros, motos ou bicicletas poderão recarregar gratuitamente

Santa Catarina é o primeiro estado do Sul do país, a ter um corredor elétrico. Os proprietários de veículos elétricos poderão recarregar a bateria em eletropostos. A segunda estação de carregamento começou a funcionar gratuitamente em Florianópolis.

Ciência se aproxima da descoberta de vida fora da Terra

Foto: NASA
Da ABr


A ciência está cada vez mais próxima de fazer uma descoberta que desperta a curiosidade humana há décadas: a existência de vida fora do planeta Terra. De acordo com o astrônomo Gustavo Porto de Mello, são grandes as possibilidades de essa notícia ser dada nos próximos dez anos.

Segundo ele, alguns corpos celestes têm surpreendido os cientistas por apresentarem possibilidades de abrigar vida, ainda que microscópica. Se até pouco tempo Marte era o favorito para dar essa boa nova, após a descoberta de água em seu subterrâneo, agora, com as recentes confirmações da presença de água em duas luas do Sistema Solar (Europa, do planeta Júpiter; e Encélado, de Saturno), os indícios de vida extraterrena ficaram ainda maiores.
Quem mais tem instigado os cientistas sobre a possibilidade de abrigar vida é a lua Europa.

“Essa lua desperta interesses desde as primeiras visitas das sondas Voyager, da Nasa [agência espacial norte-americana], que, no final dos anos 70, mostraram o satélite completamente coberto de gelo, com uma superfície lisa e sem crateras, o que indica estar sendo renovada”, disse o astrônomo Gustavo Porto de Mello, professor no Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Arma com dardos tranquilizante será usada para capturar leão em Itapirubá

Segundo um antigo morador da região do Marisol, praia norte, o Leão Baio entrou em uma casa próximo ao Marisol comeu uma galinha, um gato e um cachorro

Leão Baio avistado na região, dia 31, foi localizado pela Polícia Ambiental próximo a região campeira de Itapirubá.

O animal, cujo nome científico é Puma Concolor é nativo da região da Serra Catarinense, mas com frequência é visto à procura de alimentos  fora de seu habitante no litoral .

Segundo Robson Vieira Policial Militar de Laguna e morador da região, o animal foi encontrado numa área que tem cães e galinhas, alimento suficiente para que fique a espreita na noite de hoje.

Através de redes sociais Robson confidenciou a amigos que uma equipe especializada se deslocou de Florianópolis para deflagrar operação de captura do Leão com arma tranquilizante por meio de dardos.

A orientação é para que não haja pânico e que as pessoas cuidem de seus animais caseiros.  Qualquer informação ligar para a polícia ambiental de laguna. Fone: (48) 3229-6262.

Capturado o animal será levado e recolocado em seu habitat principal.


quinta-feira, 31 de maio de 2018

Presos por incitação a violência na manifestação em apoio aos caminhoneiros são soltos


A Polícia Militar (PM) conseguiu identificar e posteriormente prendeu 11 suspeitos de atirar pedras e foguetes em veículos que cruzavam próximo a manifestação de apoio à greve dos caminhoneiros, no último dia 30, no bairro Brasília proximidades da Ferju, em Imbituba.

As 11 pessoas detidas pela prática de crimes de dano, desacato e resistência à prisão conseguiram a liberdade, hoje, 31, através da ação do advogado do grupo, o Vereador Eduardo Faustina.

Muitas pessoas estão questionando a falta de transparência das autoridades policiais nas informações sobre o caso, bem como  recriminando os atos criminosos que ocorreram no trevo.

O crime de vandalismo está previsto no código penal e os 11 detidos que vão responder formalmente podem ser acusados por danos, desacato e resistência à prisão. Eles podem ser punidos com até três anos de prisão, além do pagamento de multa.

Leão Baio foi avistado na região de Itapirubá



ANIMAL SILVESTRE É VISTO EM ITAPIRUBÁ

Leão Baio foi avistado na região de Itapirubá. Em contato com a Polícia Ambiental, foi confirmada a informação. Esses animais são provenientes da serra e descem para o litoral em busca de comida. Não há motivo para pânico, porém a orientação e que as pessoas cuidem de seus animais domésticos. A Polícia Ambiental já está de plantão para captura do animal.

"Bolsonaro representa uma ameaça ao País", diz Ciro Gomes


Presidenciável criticou proposta de equipe ministerial composta por generais apresentada pelo parlamentar

Pré-candidato à Presidência pelo PDT, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes qualificou o seu adversário, o deputado Jair Bolsonaro (PSL), de "uma ameaça ao País e chamou de "boçal" a promessa do parlamentar de fazer uma equipe ministerial composta, em sua metade, por generais. "Tem um concorrente meu aí prometendo que vai botar metade de seu governo de generais, na suposição imbecil - boçal que é - de que general é capaz de entender de tudo melhor que a gente", criticou o presidenciável.

Ciro, que participou nesta quarta-feira de um encontro com a Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), respondia a uma pergunta sobre como pretende montar sua equipe ministerial caso eleito. Ele disse que precisará ser "contemporizador das contradições brasileiras" e que essa modulação depende do patamar de votos com que chegaria à Presidência. Na "improbabilíssima" possibilidade de vencer no primeiro turno, sua equipe ministerial teria "excelência técnica muito maior que política", disse. Já uma vitória no segundo turno significaria uma composição maior, notou, salientando que negociação "não é loteamento de cargos".
  
Para jornalistas, após a apresentação, Ciro disse ainda que Bolsonaro representa uma "ameaça" ao País por representar uma chance "aprofundamento terminal da crise brasileira". "Para dar um exemplo: nos últimos dias, Bolsonaro - que já apresentou projeto para punir obstrução de vias -, apoiou a manifestação dos caminhoneiros. Três dias depois, quando o governo anunciou punições aos grevistas, disse que revogaria elas caso eleito, e três dias depois está retirando o apoio aos caminhoneiros. É esse o tipo de presidente que queremos?", questionou. A reportagem está tentando entrar em contato com a assessoria de Bolsonaro.

Fonte: Correio do Povo

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Catarinenses ficam órfãos de representação no Senado da República


Mais um Senador SC acusado pela PF

Senadores Catarinenses entram na mira da Justiça e a representação no Senado Federal perdeu a credibilidade construída há muito tempo.

O jornalista Prisco Paraíso escreve em seu Blogue que o Senador Dalirio Beber (PSDB) foi à bola da vez. Leia:

Por blog do Prisco

DALIRIO CITADO EM OPERAÇÃO DA PF

Nova operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 30. Batizada de Registro Espúrio, ela levou ao cumprimento de 64 mandatos de busca e apreensão, 8 mandados de prisão preventiva (sem prazo determinado) e 15 mandados de prisão temporária (de até cinco dias). 
A PF investiga uma organização criminosa que agiria para fraudar concessões de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. 

Um dos citados pelo PF como suposto envolvido no esquema é o senador catarinense Dalirio Beber (PSDB – ele nega as acusações. Leia nota abaixo). Também entraram na mira da Federal o ex-deputado Roberto Jefferson, os deputados Paulinho da Força, Wilson Filho e Ademir Camilo Rodrigues, o senador Cidinho Santos (além de Dalirio) e dois sobrinhos do deputado federal Jovair Arantes. O esquema fraudulento teria começado a funcionar há um ano.

Os crimes investigados são organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

NOTA OFICIAL
“Em relação a ter meu nome citado na operação da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira, 30, esclareço aos catarinenses e brasileiros, que estou absolutamente tranquilo e ciente da minha inocência, por não ter cometido nenhum ato ilícito.
Não há nenhuma ação minha, que possa ter sido instrumento de loteamento de cargos estratégicos no Ministério do Trabalho, muito menos, fraude na concessão de registros de sindicatos junto a qualquer órgão federal.
Espero que rapidamente a verdade seja restabelecida.
Neste momento, coloco-me inteiramente à disposição da Justiça.


Dalirio Beber  – Senador da República”

Conheça as acusações que pesam sob outros dois Senadores de SC:

Dário Berger - MDB
AP-938 – Crimes de responsabilidade e contra a Lei de Licitações
Réu por dispensa irregular de licitação quando era prefeito de Florianópolis.
Inq-3927 – Crimes contra a Lei de Licitações
Suspeito de ter burlado a legislação ao contratar sem concorrência pública empresa para instalação, operação e manutenção de radares quando era prefeito da capital catarinense.

Paulo Bauer – PSDB
O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou investigação contra o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) com base em delação premiada que aponta recebimento de R$ 11,5 milhões não-declarados para a campanha eleitoral de 2014, quando disputou vaga para governador em Santa Catarina.


GOVERNADOR CUMPRE ULTIMATO DADO AOS CAMINHONEIROS GREVISTAS E INFILTRADOS DE EXTREMA DIREITA

Hoje, quarta feira (30), no trevo de Nova Brasília, em Imbituba SC, tropa de choque estadual se posiciona para garantir o direito de ir e vir de caminhoneiros e a desobstrução da via pública que foram usadas, ontem, por infiltrados de extrema direita que apedrejaram carros, caminhões e pediam a intervenção militar destoando da ampla maioria de populares que apoiam o movimento dos caminhoneiros.


Leia pronunciamento do governador na reunião com o seu Comitê de Crise:

GOVERNADOR DÁ ULTIMATO AOS CAMINHONEIROS GREVISTAS

Por Marcelo Lula - SCempauta

Em reunião com o seu Comitê de Crise, o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) afirmou que a situação da greve dos caminhoneiros em Santa Catarina, chegou ao limite. Diante dos prejuízos e das dificuldades enfrentadas pela população, ele enfatizou que mesmo o Estado conseguindo manter os serviços essenciais, o momento é de recuperar a normalidade e a ordem pública. “A partir de hoje a normalidade deverá começar a voltar em Santa Catarina, fruto das nossas decisões. O limite é hoje”, reforçou.

O pronunciamento do governador foi na sala de imprensa do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cigerd. Ainda pela manhã, Pinho Moreira esteve na sala de operações e agradeceu às equipes, as quais, segundo ele, trabalham 24 horas há nove dias. “Santa Catarina se organizou desde o primeiro momento, para manter os serviços básicos e essenciais a todos os catarinenses”, observou.

O governador também reconheceu que as reivindicações dos caminhoneiros são legítimas, repetindo a crítica de que está sendo aplicada uma política equivocada de preços dos combustíveis pela Petrobrás. Por outro lado, pediu a compreensão e bom senso do movimento grevista para que o Estado retorne à situação de normalidade e possa começar o trabalho de recuperação dos prejuízos causados pela paralisação.

Fotos redes sociais - Liliane costa

Sabugo de milho volta à cena com falta do papel higiênico na era Michel Temer


Na era Michel Temer o velho sabugo de milho está de volta em substituição ao papel higiênico. Coisa do Brasil rural, da década de 50. A greve dos caminhoneiros desabasteceu os supermercados em Curitiba, por exemplo.

Há quem veja vantagem no resgate do sabugo, pois “limpa, coça e penteia” ao mesmo tempo.

Portanto, os marqueteiros de Temer estavam certos quanto ao slogan: ‘O Brasil voltou 70 anos em 2’.

Sabugo nele!

A equação Bolsonaro


O jornalista Ricardo Cappelli decifra a equação Jair Bolsonaro, faz uma leitura sobre seu eleitorado, afirma que a centro-direita ainda não tem candidato, e volta a insistir na unidade da esquerda sob pena de um desastre civilizacional no Brasil.

 A equação Bolsonaro

Ricardo Cappelli*

Na suposta falência do estado, armar todas as pessoas pode ser uma “boa” solução para a violência. Na desordem, uma mão forte com saídas fáceis (e equivocadas) parece ser ótima.

A democracia, ou o receio do arbítrio, é um valor distante e relativo. Se eu só conheço a esquerda, talvez o “diferente” seja melhor.

A análise de alguns dados do TSE nos dá algumas pistas do que está acontecendo no Brasil.

Tomemos um jovem de 16 anos como parâmetro. Com esta idade em 1974 já era possível compreender minimamente as consequências sociais e políticas da ditadura.

Em 2018 este adolescente da década de 70 está com 60 anos. A campanha das Diretas é de 1983/84. Quem tinha 16 anos hoje é um cinquentão.

Segundo o TSE, temos 42% do eleitorado com mais de 45 anos (seria mais preciso se tivéssemos dados apenas dos eleitores com mais de 50 anos). Esta é a parcela que vivenciou a ditadura e/ou a campanha pelas diretas.

Pelo menos 60% do eleitorado não possui memória afetiva que os ligue à luta democrática. O arbítrio é um fantasma muito distante.

Lula chegou ao poder em 2003. Quem tinha 16 anos quando Luiz Inácio subiu a rampa tem hoje 31 anos.

Os eleitores com até 34 anos representam 37% do eleitorado. Quase 40% dos eleitores só sabe o que é ser governado pela esquerda. Lula e Dilma são o “piso”.

Os jovens estão atrás do teto, que lhes é vendido todos os dias pela grande mídia como um oásis fascinante. Buscam o futuro e não o passado.

Não espanta que Bolsonaro tenha na juventude seu melhor desempenho. Segundo o último Datafolha, 23% dos eleitores entre 16 e 24 anos escolhem o Capitão.

A internet e as mídias sociais inauguraram uma nova temporalidade. O relógio não é mais o mesmo. Vivemos na sociedade líquida dos estímulos permanentes em direção ao próximo segundo. A ansiedade é a principal chaga do século XXI. Olhar para trás é “proibido”.

Estímulos sucessivos esmagam nossa capacidade de reflexão.

Ratos adotam padrões a partir de choque elétricos. O impeachment e a Lava Jato inauguraram um processo de choques sucessivos. Temos uma sociedade assustada, com o desemprego e a violência batendo à porta.

Vivemos uma brutal crise de representatividade. O desespero entope os ouvidos.

Se o coletivo faliu, menos Estado, menos impostos e cada um por si. O mercado “equalizará as oportunidades e garantirá um lugar ao sol” para quem é honesto e trabalhador.

Se a esquerda foi o padrão recente, a contestação, o “rebelde” é ser de direita. Se os políticos são todos corruptos, que tal um “não político” forte para resolver?

E se o escolhido for a novidade, bater na Globo e rejeitar o “padrão marqueteiro”, uma espécie de anti-establishment?

A centro direita continua sem candidato. A medida que o ventos sopram e os caminhões empurram, a possibilidade da extrema direita galvanizar o mercado e polarizar parcelas do centro aumenta.

A esquerda brasileira deveria refletir e se unir enquanto ainda há tempo. Um desastre civilizacional pode estar a caminho.

*Ricardo Cappelli é jornalista e secretário de estado do Maranhão, cujo governo representa em Brasília. Foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) na gestão 1997-1999.


Manifestantes entram em confronto com a polícia em Imbituba


Caminhoneiros e manifestantes exacerbados apedrejaram caminhões e automóveis que passaram pela BR-101 sul, altura de Nova Brasilia, trevo de Imbituba.

A confusão ocorreu quando a Policia Rodoviária Federal negociava com os caminhoneiros a liberação do local e de motorista que queriam seguir viajem, mas estavam pressionados para permanecer.

Participaram da operação a Policia Rodoviária Federal, tropas do Exército, que assumiu também a desobstrução das rodovias federais em Santa Catarina.
Já era noite quando alguns caminhões liberados da Grande Florianópolis passavam pelo trevo e foram apedrejados, inclusive uma pedra atingiu um dos caminhões do Exército. A força tarefa suspendeu a operação para avaliação já que o clima é de muita tensão na enorme manifestação nunca antes vista na cidade de Imbituba.

Ontem, da sala de imprensa do Cigerd (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) governador Eduardo Moreira disse que a situação da greve dos caminhoneiros em Santa Catarina chegou ao limite. "A partir de hoje (terça-feira), a normalidade deverá começar a voltar em Santa Catarina, fruto das nossas decisões. O limite é hoje", disse.

Veja o vídeo: apedrejamento de carro
https://www.facebook.com/fpfaustino/videos/1746384108730744/


Câmara aprova Lei de proteção de dados pessoais


Relatada pelo deputado Orlando Silva (PC do B), a proposta aprovada na Câmara cria uma classificação de dados, estabelece regras para acesso de empresas às informações e determina punição para infrações. Leia projeto (íntegra)

do Portal Vermelho

PL 4060/12, de relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), foi apreciado pelo Plenário e aprovado por unanimidade nesta terça-feira (29). O objetivo é defender a privacidade, mas também assegurar um ambiente propício para atrair investimentos.

Por Ana Luiza Bitencourt

A privacidade dos brasileiros ganhou importante aliada na noite desta terça-feira (29). O Projeto de Lei (PL) 4060/12, que cria uma lei geral de tratamento e proteção de dados pessoais no Brasil, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Câmara dos Deputados. A proposta teve relatoria do líder dos comunistas, deputado Orlando Silva (SP). A matéria agora segue para o Senado.



Em carta, blogueiros exigem eleições livres e pedem demissão de Pedro Parente




do Barão de Itararé

Cerca de 175 Comunicadores e ativistas digitais de 17 estados do Brasil se reuniram nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo, para o 6º Encontro Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais. Como resultante dos debates e rodas de conversa sobre a luta pela democratização da comunicação e a resistência ao golpe em curso no país, os blogueir@s publicam, nesta segunda-feira (28), a Carta de São Paulo.

O documento prega a resistência à "máquina midiática da mentira", que sustenta o desmonte do Estado, do trabalho e da nação. Além de exigir #LulaLivre e esclarecimentos sobre o assassinato de Marielle Franco, no Rio, a Carta de São Paulo também pede a cabeça de Pedro Parente, presidente da Petrobras, o fim de sua política destrutiva de reajuste de preços e o rechaço aos movimentos que clamam por intervenção militar.


terça-feira, 29 de maio de 2018

Greve dos petroleiros não causará desabastecimento


Os trabalhadores do Sistema Petrobrás entram em greve por 72 horas, a partir do primeiro minuto desta quarta-feira, 30. O movimento prossegue até a meia noite de sexta-feira, 01/06, nas bases operacionais e administrativas dos 13 sindicatos que integram a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Os petroleiros exigem redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis, através de mudanças imediatas na política de reajuste de derivados da Petrobrás, com retomada da produção das refinarias a plena carga e o fim das importações de derivados.

A escalada dos preços dos combustíveis a níveis jamais vistos no país é consequência do desmonte feito pelo atual presidente da Petrobrás, Pedro Parente, ao administrar a empresa para atender aos interesses do mercado, sem qualquer compromisso com a população e o Estado brasileiro. Por isso, os petroleiros exigem sua saída imediata do comando da petrolífera.

Não há riscos de desabastecimento

A greve de 72 horas que os petroleiros iniciam nesta quarta não traz riscos de desabastecimento ao país. O coordenador geral da FUP, José Maria Range, ressalta que os petroleiros sempre tiveram a responsabilidade de atender as necessidades básicas da população e tranquiliza a sociedade para os objetivos da greve.

“Os tanques das refinarias estão abarrotados de derivados de petróleo, em função dos protestos dos caminhoneiros. Os responsáveis pelo caos que tomou conta do país têm nome e sobrenome: Michel Temer e Pedro Parente. A nossa greve é para defender o Brasil, é para que os brasileiros paguem um preço justo pelo gás de cozinha e pelos combustíveis”, afirma, explicando que o movimento é de advertência, rumo à construção da greve por tempo indeterminado, que já foi aprovada nacionalmente pela categoria, para barrar a privatização do Sistema Petrobrás.

O que querem os petroleiros:

Redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis

Manutenção dos empregos e retomada da produção das refinarias a plena carga
Fim das importações de derivados de petróleo

Não às privatizações e ao desmonte do Sistema Petrobrás

Saída de Pedro Parente do comando da Petrobrás


Acompanhe minuto a minuto a greve dos petroleiros, acessando o Radar FUP:  http://www.radarfup.com.br/minuto-a-minuto/

Leia também:
A poucas horas da greve, gerência da Replan tenta intimidar petroleiros com tropa da PM

O que faz dois ônibus da prefeitura de Imbituba na manifestação que pede a intervenção militar, veja o vídeo


Caminhoneiros realizam protesto na BR-101, em Imbituba. 
A manifestação acontece sob o viaduto de acesso norte da cidade em Nova Brasília, principal rota ao Porto de Imbituba. 

A Paralisação que atinge vários Estados pelo país é motivada pela alta dos combustíveis. Em Imbituba o protesto ganhou corpo com a adesão da população que durante toda semana serviu os caminhoneiros com comida e água.

Também se misturaram a esse ato democrático e cidadão grupos de pessoas portando faixas e cartazes, que por analfabetismo político ou astúcia pedem a intervenção militar, em fragrante desrespeito a constituição federal e ao estado de direito democrático.

No meio disso tudo é lamentável a omissão política da gestão PT/PMDB e sua base com a manifestação que pede a Intervenção Militar. Faltou coragem e clareza política aos governantes municipais que foram ao local fazer politicalha, mas não orientaram a população que intervenção militar solapa o estado democrático e o direito de escolher através do voto direto e secreto nossos representantes a todos os níveis de poder.

Mais grave ainda é o fato absurdo divulgado por um vídeo postado nas redes sociais que flagra dois ônibus da prefeitura de Imbituba no trevo de Nova Brasília, local do protesto dos caminhoneiros por melhores condições de trabalho e o contra o aumento do Diesel.

Fica a pergunta: o que dois ônibus da prefeitura de Imbituba estavam fazendo lá?

Veja o vídeo

Greve dos caminhoneiros requer diálogo e respeito à democracia


O país não aceita nenhuma aventura, nenhuma ruptura da ordem legal e institucional. Exige o respeito à legalidade, aos direitos sociais e políticos, o respeito ao direito de manifestação e, neste caso, ao direito de greve.

O governo do desgastado e impopular Michel Temer só existe para os muito ricos beneficiados pela política econômica imposta ao país desde o golpe de 2016.

A demonstração prática mais visível, nesta semana, da incúria desse governo que não cuida dos interesses do povo e do país, é a greve dos caminhoneiros que, desde a segunda-feira (21), afeta a todos os setores da vida nacional, as grandes cidades, os aeroportos e a vida dos brasileiros de maneira geral.

A greve é uma reação contra a política de preços adotada pela Petrobras desde 2017, cujos aumentos diários penalizam os caminhoneiros – e os brasileiros de forma geral. E só favorece as multinacionais do petróleo. A greve é uma reação legítima contra a espoliação imposta ao país e aos trabalhadores.

É uma crise com nome e sobrenome: o presidente postiço Michel Temer e Pedro Parente, o mais sabujo, descarado e submisso serviçal das multinacionais do petróleo.

A insuportável política de aumentos no preço diários dos combustíveis, acompanhando os preços internacionais e a variação do dólar no Brasil, gerou esta que é tida como uma crise anunciada. Primeiro foram os aumentos do preço do gás de cozinha, tão acentuados que um milhão e duzentas mil famílias deixaram de usá-lo, voltando em muitos lugares a usar lenha para cozinhar.

Os aumentos nos preços da gasolina e diesel foram mais explosivos – e os generalizados protestos e denúncias desembocaram na atual greve de caminhoneiros, que é o retrato do governo que privilegia os interesses financeiros e favorece as multinacionais. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) informa que, sob Parente, o Brasil reduziu em muito sua capacidade de refino do petróleo, passando a exportar petróleo bruto e a importar gasolina. O refino caiu para apenas 70% da capacidade, e o país se tornou comprador de 20% da gasolina exportada pelos EUA. Para o bem do Brasil e da própria Petrobras, é necessário que Pedro Parente saia da presidência da estatal.

Incapaz de construir uma saída para a crise que criou, apela para o uso das Forças Armadas, que têm seu papel distorcido e vulgarizado. O país não aceita nenhuma aventura, nenhuma ruptura da ordem legal e institucional. Exige o respeito à legalidade, aos direitos sociais e políticos, o respeito ao direito de manifestação e, neste caso, ao direito de greve.

A saída da crise está na substituição do governo golpista e seu programa elitista e antipopular por outro que, aprovado e legitimado pelas urnas, atenda aos interesses do povo brasileiro, fortaleça a democracia e a economia do país e respeite a soberania nacional. Os brasileiros precisam se livrar de toda a quadrilha golpista, que tomando de assalto o poder da República, governa para os ricos e o mercado financeiro e despreza os interesses do povo, dos trabalhadores e da nação em seu conjunto.



Portal Vermelho - Editorial

A “intervenção militar” começou, enfim; assista ao vídeo


A pedido de “coxinhas”, ocorreu ontem (28) à noite, em São Luís, no Maranhão, a “intervenção militar” contra a greve dos caminhoneiros.


Segundo o site Imirante.com, Exército, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal desobstruíram por três vezes um trecho do quilômetro 44 da BR-135, na localidade Peris de Baixo, no município de Bacabeira.

Em outras localidades do país, a exemplo do município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, até caminhoneiros pedem “intervenção militar” — segundo registro do blogueiro Wilson Vieira.

Michel Temer determinou que as forças federais desçam a “borracha” nos manifestantes para acabar com a greve que hoje entrou no nono dia.

Assista ao vídeo da “intervenção militar” no Maranhão:




Do blog do Esmael

segunda-feira, 28 de maio de 2018

PARA ÍCONE DA DIREITA, OLAVO DE CARVALHO, QUEM PEDE INTERVENÇÃO MILITAR COMETE PEIDO VERBAL


Um dos principais representantes do novo conservadorismo na mídia, o escritor Olavo de Carvalho reconheceu que os que pedem a intervenção militar cometem um peido verbal, já que a tese não se sustenta na atual realidade brasileira e mundial.

Veja vídeo na íntegra:

Imbituba - Prisão é pedida por morte de modelo


Está concluído o inquérito que investiga a morte da modelo gaúcha Isadora Viana Costa, de 22 anos. A jovem foi encontrada sem vida em um prédio residencial de Imbituba, no dia 8 deste mês. Após as investigações, a Polícia Civil da cidade pediu pela prisão preventiva do namorado da jovem e o indiciou como suspeito do crime. 

De acordo com a polícia, a jovem foi encontrada no apartamento do rapaz, situado na área central da cidade. Naquele dia, Isadora foi levada ao Hospital São Camilo, e o diagnóstico inicial apontava parada cardiorrespiratória, mas sem revelar detalhes da morte. A polícia foi acionada, e o exame do Instituto Médico Legal concluiu que a modelo foi vítima de um trauma abdominal.

Conforme o laudo, a lesão não estaria relacionada ao consumo de alguma substância, pequena queda ou eventuais manobras de reanimação cardíaca. Com isso, a polícia apurou que, no momento em que Isadora sofreu o trauma, estavam apenas ela e o suspeito no apartamento, e pelo cenário da moradia, a lesão só poderia ser causada por ação de outra pessoa.

Assim, diante das evidências colhidas e dos relatos prestados pelas inúmeras testemunhas, a Delegacia de Polícia da Comarca de Imbituba concluiu o inquérito com o indiciamento do suspeito, um homem de 35 anos, pela prática do crime de homicídio qualificado por feminicídio e pediu sua prisão preventiva.

Com informações Notisul
Foto Radio Tempo FM

A rendição de Temer e a não-solução para a greve


Por Luis Nassif

O tic de fechar a boca, como quem está engolindo a saliva que escorre do beiço; as mãos magras, desossadas, melífluas, espelhos da alma; a dissimulação de disfarçar a leitura do teleprompter com observações vazias, e, principalmente, o tom impositivo, ridículo para cenas de rendição, como que estivesse batendo em retirada de costas, para não levar projéteis no traseiro. Todo esse conjunto ajuda a compor a mais execrável personalidade política da história da República.


Depois de ameaçar os caminhoneiros com processo e prisão, depois de anunciar o fim dos bloqueios várias vezes, o presidente Michel Temer encerra o dia pedindo peloamordeDeus para os caminhoneiros voltarem ao trabalho. E paga a conta com recursos fiscais, sangrando ainda mais um quadro fiscal desastroso. Aliás, em todos esses movimentos, não foi notada a presença do Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia.

A subordinação da política energética à lógica de mercado atropela o próprio documento legal que dispõe sobre o tema, a Lei 9478/97, como informa a economista Ceci Juruna. Aliás, a posição de parte majoritária da velha mídia, não aceitando qualquer decisão que possa impor algum custo aos acionistas da Petrobras, ainda que à custa do bolso do contribuinte e do consumidor, é significativa desses tempos de profunda ignorância jurídica, de desconhecimento sobre o chamado interesse nacional e de adesão cega ao mercadismo mais irresponsável.

É um tratamento escandaloso, a começar do mega-acordo da Petrobras, nas ações propostas por minoritários norte-americanos.

Diz a lei:
CAPÍTULO I

Dos Princípios e Objetivos da Política Energética Nacional

Art. 1º As políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia visarão aos seguintes objetivos:

I - preservar o interesse nacional;

II - promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energéticos;

III - proteger os interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos; (...)

Sendo privada ou pública, como empresa quase monopolista, a Petrobras tem responsabilidades impostas por qualquer princípio de direito econômico. Às vantagens do monopólio deve corresponder a responsabilidade pela política de preços. Em nenhuma sociedade minimamente civilizada, admite-se o poder absoluto de um monopólio em fixar preços. Ainda mais em um preço chave da economia, como o dos combustíveis.

O encontro de contas

Aliás, se houvesse governo, seria o momento de experimentar o encontro de contas, especialmente com estados e municípios. Há um enorme passivo acumulado pela Lei Kandir – que obriga a União a ressarcir os estados de isenções tributárias para produtos exportados. E, na outra ponta, dívidas consolidadas de 1995, que impõem custo alto aos estados devedores. Aliás, dívidas profundamente infladas pelas taxas de juros praticadas pelo Banco Central no período.

Muitos dos estados credores – na ponta da Lei Kandir – estão se inviabilizando na questão previdenciária ou na quitação das dívidas com a União. O encontro de contas ajudaria a normalizar o quadro fiscal, dando um fôlego aos estados e quitando passivos históricos da União.