sábado, 25 de maio de 2019

Imbituba têm desempenho negativo na geração de empregos em abril


Segundo dados divulgados, ontem, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o mercado de trabalho formal na região da Amurel registra leve recuperação  na geração de empregos  enquanto Imbituba continua acumulando resultados negativos em abril.

A cidade está desprezada. Falta liderança, uma gestão que crie alternativas de desenvolvimento e não fique somente tapando buracos ou correndo atrás dos fatos.

O bom prefeito precisa ter compromisso com a população e não com os “políticos”. Quando o prefeito assume muitos compromissos políticos, ele não chega a lugar nenhum. Se ficar se preocupando com a próxima eleição, não sobra nada para o povo.Não dá para ser prefeito com base na barganha de cargos, compromissos danosos à administração e desleixo com a gestão.

Prefeito bom não faz negociata, faz gestão eficiente. A tal da barganha política é que dificulta traçar prioridades que realmente mude a vida das pessoas, o prefeito que barganha cargos e secretarias não têm futuro e a população é que se ferra.

Na política a gente vê prefeitos que são bons profissionais, mas também carregam o título de péssimos gestores. Deveria ser justamente o contrário, o critério decisivo deveria ser a competência de administrar e não de fazer acordos espúrios.

Prefeito que se preze precisa decidir se gasta com o inchaço da máquina pública com comissionados pagando altos salários ou se investe em melhorias para a população. Dinheiro não tem muito, mas o que chega às contas da prefeitura deveria ser aplicado com prioridades bem definidas com a população.

Estamos mês a mês perdendo postos de trabalho e a administração Rosenvaldo/Zaga não perde a barda. Invertem prioridades que não somam nada na criação de postos de trabalhos e crescimento de empresas na região.

Exemplo gritante é o aluguel da pinguela flutuante da Ibiraquera que pode chegar a 1 milhão de reais no final do contrato e beneficiou somente empresas enquanto uma reforma vigorante da ponte interditada geraria centenas de empregos e segurança para a população e turistas.

Pasmem que a própria prefeitura divulgou que abrirá licitação para reformar a ponte e pelo valor de 1 milhão e meio de reais.

Ora! O gasto de 1 milhão com a pinguela praticamente daria para pagar a reforma da ponte.

A cidade de Imbituba está repleta de inversão de prioridades que custa caro para o seu desenvolvimento e é um escracho a sangria dos cofres públicos.

Administração Rosenvaldo/Zaga atuam de forma estranha

Para mostrar que essa administração atua de forma estranha, talvez para facilitar futuras negociações fosse à aprovação pela câmara de vereadores à resolução que extinguiu a comissão especial destinada a acompanhar, sugerir, fiscalizar, vistoriar as condições físicas e toda eventual mudança, reforma que no caso venha ocorrer, na Ponte Roberto Teixeira de Souza, localizada entre os bairros de Araçatuba e Ibiraquera, e também extinguir a Comissão Especial destinada a realizar estudos e tratar dos assuntos relacionados ao Transporte para Área Portuária, Transporte Coletivo Intramunicipal e Intermunicipal; Ferrovia Litorânea e Obras Complementares da Duplicação da BR-101.

Aí tem???


Leia a resolução na íntegra:

O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE IMBITUBA, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 67, inciso IV da Lei Orgânica Municipal, e o artigo 35, inciso IV do Regimento Interno, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e fica promulgada a seguinte Resolução:A CÂMARA DE VEREADORES DE IMBITUBA, RESOLVE:

Art. 1° Fica extinta a Comissão Especial criada pela Resolução nº 007, de 04 de dezembro de 2018, e destinada a acompanhar, sugerir, fiscalizar, vistoriar as condições físicas e toda eventual mudança, reforma que no caso venha ocorrer, na Ponte Roberto Teixeira de Souza, localizada entre os bairros de Araçatuba e Ibiraquera, neste município.

Art. 2° Fica extinta a Comissão Especial criada pela Resolução nº 003, de 04 de julho de 2017, e destina a realizar estudos e tratar dos assuntos relacionados ao Transporte para Área Portuária, Transporte Coletivo Intramunicipal e Intermunicipal; Ferrovia Litorânea e Obras Complementares da Duplicação da BR-101.

Art. 3° Esta Resolução entrar em vigor na data de sua publicação. 

Sala das Sessões, 08 de abril de 2019.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

O levante agreste: documentário mostra a reação da população de Garanhuns contra os cortes na educação

O Brasil está atento, dia 30 vai ser maior. Bolsonaro não tem nenhum compromisso com a educação e a previdência pública.

Em 2011, Dilma Rousseff, já presidente, esteve em Garanhuns para inaugurar o curso de Medicina no campus local da Universidade de Pernambuco. Foi um momento marcante da história da cidade, no agreste brasileiro, não apenas porque a presidência da República se deslocava para lá, mas principalmente porque a região experimentava os benefícios do avanço do ensino superior. A Universidade de Pernambuco é estadual e participava de um programa federal de interiorização do ensino superior.

O resultado é que a cidade passou a receber professores profissionais qualificados e a formar profissionais que ajudaram no desenvolvimento da região, com ganhos de produtividade. Os professores Taciano Valério e Patrícia Lira são dois dos profissionais qualificados que foram para lá no boom no desenvolvimento do ensino superior do Brasil.

Patrícia é formada em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, tem mestrado pela Universidade Católica de Pernambuco e doutorado pela Universidade Paris Nord, na França. Já Taciano  é formado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também fez o mestrado. Depois, doutorou-se pela Católica de Pernambuco.

Por concurso, assumiram as cadeiras de professor no campus de Garanhuns. Mas não se limitam a dar aulas. Taciano é cineasta premiado e já trabalhou com Jean Claude Bernardet. Os dois, voluntariamente, tem produzido documentários sobre a região. O último deles é o Levante Agreste, que registra o ato de protesto realizado em Garanhuns contra o corte na educação. É uma iniciativa que tem o apoio do DCM e está sendo divulgado através de um dos canais do site no YouTube.

Conta Patrícia:

“Resolvemos realizar esse documentário por entendermos que se trata de um fato que demarca um ponto de inflexão importante na história da educação no país. Isso porque há pouquíssimas décadas o ensino público de qualidade, sobretudo na educação superior, era concentrado nas capitais e destinado notadamente àqueles que podiam pagar. Esse vídeo expressa o impacto que o processo macro e micro politico de descentralização universitária produziu em pequenas cidades como Garanhuns e outras tanto no agreste quanto  no sertão como é o caso de Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Arcoverde, Serra Talhada. No entanto, embora o vídeo seja emblemático por tratar de cidades que ocupam o imaginário social brasileiro como metonímias da ignorância e da despolitização por pertencerem ao nordeste, ao interior do nordeste, temos certeza que remete a uma realidade experimentada por muitas outras cidades interioranas espalhadas pelo nosso país com seus sotaques, suas lutas, seus protagonismos culturais, científicos e políticos. Nesse ato, Garanhuns viveu algo inédito: um movimento unificado em torno da pauta da educação que o governo de Jair Bolsonaro insiste em denegar de modo estúpido e inconsequente.  O ato foi organizado de forma unificada por diferentes segmentos sociais, reunindo universidades, sindicatos, associação de moradores, partidos políticos, coletivos, entidades estudantis, entre outros.”

Patrícia e Taciano estavam lá, com uma câmera na mão e muitas ideias na cabeça. Com técnica, produziram o vídeo de qualidade.



Publicado por Joaquim de Carvalho - DCM

Cavalo tá doidão!!!

Luta bolsominions - Carluxo x Peninha 

Vereador Carluxo Bolsonaro cobrou pelo twitter apoio do bolsonarista Deputado Federal catarinense Rogério Peninha Mendonça(MDB) para manter o COAF no Ministério da Justiça e teve uma resposta a altura. Segue a twittada dos bolsominions.


terça-feira, 21 de maio de 2019

Governos progressistas mudaram perfil socioeconômico dos estudantes das Federais


Ao contrário do que se insiste em dizer, as universidades federais estão longe de ser o reduto de estudantes oriundos dos grupos economicamente privilegiados.


Caiu a máscara! Governo Moises adota de vez ‘a tal velha política’

Professores e a comunidade escolar continuam tratados como de 2ª categoria. (foto NSC)

Foi o que disse a Deputada Luciane Carminatti (PT) sobre o anúncio da secretaria da educação em descontar o salário de quem participou do ato em favor da Educação, no último dia 15. A parlamentar que preside a Comissão de Educação da Alesc, ressaltou que às 800 horas letivas obrigatórias não foram alteradas pela paralisação.

Luciane reiterou que o processo não pode ser visto como uma dicotomia, em que um ganha e outro perde, lembrando que todos ganham com mais recursos na Educação.

A deputada estadual também criticou o que considera uma incoerência do Governo Moisés. “Eu esperava que na tal ‘nova política’ apregoada por este governo, os gestores tivessem um diálogo mais respeitoso com os professores. Porque todos ganham com a mobilização do último dia 15. A Secretaria de Estado da Educação também ganha se tiver mais recursos para o setor. Punir professores é da tal velha política”, disse.

Informação de Marcelo Lula SCempauta


segunda-feira, 20 de maio de 2019

Bolsonaro é um estorvo; devia renunciar!


Por Luiz Carlos Bresser Pereira no Blog do Miro

O governo Bolsonaro não chegou a começar e já acabou. Os últimos cinco meses não foram de governo, mas de desgoverno. Que chegou ao paroxismo nos últimos dias, quando o presidente decidiu colocar “os seus 58 milhões de voto” contra o poder legislativo e o poder judiciário.

Há tempo estava claro que Bolsonaro confundia o ato de governar como a emissão de twitters de extrema-direita – que sua principal tarefa como presidente era conservar o apoio de seus eleitores. Agora está claro que é mais do que isso. Que, com isso, ele quer mostrar que o Brasil é “ingovernável” – ao menos para ele que se recusa a fazer acordos políticos. Mas nós sabemos que na democracia governar é fazer compromissos para conseguir a maioria. Assim, ao recusar a fazer acordos e ao convocar seus apoiadores para uma manifestação pública contra “essa política que está aí”, ele está convocando “o povo” para um golpe de Estado.


Porto de Imbituba: Ziegler determina bloqueio do acesso à capela São Pedro e enfia pelo ralo 250 mil reais

A decisão fere de morte a aproximação do Porto/comunidade e joga 250 mil no ralo

O Porto de Imbituba investiu R$ 250 mil reais para transferir e reformar a capela São Pedro, localizada dentro da área do porto, para um local adequado que não comprometesse a segurança portuária, mas o diretor-presidente Jamazi Alfredo Ziegler vira as costas para a comunidade e fecha acesso ao publico contrariando o projeto licitado e já pago.

Segundo o projeto, a transferência da capela foi para restablecer uma via de acesso da comunidade a um pequeno trecho da área portuária sem a necessidade de credenciamento prévio, assim como requalificar o antigo Pórtico de acesso ao Porto criando um novo referencial visual e turístico.

A decisão de Jamazi Ziegler impondo condições ao acesso à capela fere de morte a aproximação do Porto e Comunidade já que impede o resgate de antigas tradições como a passagem de procissões pelo Pórtico em direção à rua de baixo como ocorreu por um século, visitas de devotos e turistas.

Essas políticas de excluir a comunidade das decisões de governo são típicas das gestões do PSL pelo Brasil e Santa Catarina não é diferente.

O governo Moises foi fruto de uma aventura que surfou na onda bolsonarista e a decisão do Porto confirma que disse o ex- Governador Jorge Bornhausen em recente entrevista à Adjori:
“O governador ganhou uma eleição que não esperava, não tinha se preparado para isso. Não conhecia bem o Estado e os seus problemas. Não tinha intimidade com a classe política. E não foi audacioso na composição das suas escolhas para o governo. Fez uma equipe de colegas e amigos. E está aprendendo no curso do mandato...”

Para complicar ainda mais a situação a prefeitura de Imbituba, câmara de vereadores, ACIM e entidades religiosas se omitiram e não intercederam junto ao Porto para manter a Capela aberta ao público e assim contribuir com o desenvolvimento turístico religioso e as tradições de nossa gente.

Estamos órfãos!

Veja na íntegra o Contrato de remanejamento da Capela São Pedro: