sábado, 12 de agosto de 2017

12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude


Em 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude. Celebrado anualmente em todo o mundo, a data conscientiza e educa os jovens sobre a sua responsabilidade como representantes do futuro de seus países. 

Originalmente, a data foi criada por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, realizada em Lisboa, em Portugal.

No Brasil, desde 2002, a data entrou para o calendário. Vale lembrar que, de acordo com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Juventude, é considerado jovem todo indivíduo entre os 15 e 29 anos. Atualmente, existem programas da ONU que incentivam ações que ajudam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas em todo o mundo.

No Dia Internacional da Juventude conheça os planos de jovens moçambicanos e os sonhos que têm para o seu país


O correspondente da ONU News em Maputo, Ouri Pota, foi às ruas conversar com jovens e perguntar a opinião deles sobre os temas

Atualmente, existem cerca de 1.8 mil milhões de jovens entre os 10 e os 24 anos de idade, cerca de um quarto da população mundial.

A maior geração de jovens de sempre na história da humanidade, está nas nossas mãos ajudá-la a tornar-se a geração que mudou o mundo!
ONU define como jovens os cidadãos na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, estes representam cerca de um quarto da população global, 1.8 mil milhões de jovens. A maior geração de jovens na história da humanidade.

Mais de 600 milhões de jovens vivem em ambientes frágeis e afetados por conflitos armados. Muitos outros são forçados a fugir, a separar-se das suas famílias, tornando-se refugiados ou deslocados.

No entanto, há um crescente reconhecimento do papel dos jovens na agenda para a paz e segurança, de forma a prevenir e combater o extremismo violento, especialmente nas zonas de conflito e mais afetas pela violência.

Conscientes desta situação, em 2017 a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema “Jovens construindo a paz”  (“Youth Building Peace”) para assinalar o Dia Internacional da Juventude.

Desta forma, a ONU sublinha a importância dos jovens na consolidação da paz e da segurança, incentivando a sua participação ativa na manutenção da paz e da segurança internacional.

Acresce que a Agenda 2030 coloca a paz, justiça e a eficácia das instituições (Objetivo 16) na nova agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Um reconhecimento do papel positivo e construtivo dos jovens na manutenção da paz e na preservação da segurança internacional, como fator decisivo na construção de sociedade justas, pacíficas e inclusivas.





Nenhum comentário: