sábado, 22 de junho de 2019

Bactéria que provoca meningite e circula em SC é a mais letal

Após dois casos de meningite confirmados na mesma escola, Prefeitura de Imbituba realizou ação de higienização nas escolas municipais – Prefeitura de Imbituba/Divulgação/ND. Dive-SC já confirmou 19 casos e três mortes por meningite meningocócica no Estado.


Com informações Redação ND Florianópolis

Além de confirmar a existência de 19 casos de meningite meningocócica no Estado, a Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) informou que as situações registradas até então foram provocadas pela bactéria Neisseria Meningitides. Esta, por sua vez, é a forma mais grave da doença, e já provocou três mortes em Santa Catarina.

Após dois casos de meningite confirmados na mesma escola, Prefeitura de Imbituba realizou ação de higienização nas escolas municipais – Prefeitura de Imbituba/Divulgação/ND

À reportagem do ND+, a Dive-SC afirmou que irá encaminhar um relatório completo sobre meningite no Estado na segunda-feira (24). O documento deve apresentar informações e números sobre as demais bactérias.

Em relação aos casos mais graves da doença, a meningococcemia pode ser transmitida pelas vias respiratórias e por gotículas e secreções do paciente, contato íntimo (residente da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento). A propagação também é facilitada  em ambientes fechados e/ou sem ventilação.

Casos no Estado:

  • Blumenau (2)
  • Turvo (1)
  • Itapema (1)
  • Navegantes (1)
  • São Francisco do Sul (1)
  • Balneário Camboriú (1)
  • Garopaba (1)
  • Itajaí (1)
  • Lages (1)
  • Itapema (1)
  • Porto União (1)
  • Jaraguá do Sul (1)
  • Fraiburgo (1)
  • Criciúma (1)
  • Itajaí (1)
  • Bombinhas (1)
  • Palhoça (1)
  • Imbituba (1) 
Mortes por meningite bacteriana, causada pela bactéria Neisseria meningitidis:

  • Mulher, 18 anos, residente em Lages
  • Bebê, 9 meses, residente em Jaraguá do Sul
  • Mulher, 12 anos, residente em Imbituba

Caso mais recente

O caso mais recente de morte causado pela bactéria aconteceu no domingo (16). Uma estudante de 12 anos que contraiu a doença em Imbituba foi internada em Florianópolis, onde morreu.


A meningococcemia foi diagnosticada na menina após exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina), que confirmaram que a meningite foi causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), do sorogrupo C.

Além do caso fatal de domingo, outra menina, também de 12 anos, teve o quadro de meningite confirmado. Ela estuda na mesma escola de Imbituba da outra vítima, e está internada em Florianópolis, em estado estável.

A Dive-SC divulgou, entretanto, que o caso desta segunda adolescente se trata de contaminação por outra bactéria. O diagnóstico liberado pelo Lacen foi de meningite bacteriana por Streptococcus pneumoniae. Esta bactéria é diferente, portanto não há relação entre os dois casos de acordo com a Dive.


sexta-feira, 21 de junho de 2019

Plano clandestino? Porto de Imbituba usado para impulsionar desenvolvimento da região carbonífera

Plano de Desenvolvimento Regional para o Sul parece um plano clandestino, ninguém sabe seu teor, quais as prefeituras contempladas e onde será aplicado os R$2 milhões. E Imbituba caras pálidas!!

Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino, o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin o secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande, o presidente da SC Parcerias, Gustavo Pereira, e os deputados Jessé Lopes (PSL) e Rodrigo Minotto (PDT) querem viabilizar R$ 2 milhões de reais via porto de Imbituba para realização do Plano de Desenvolvimento Regional para o Sul do Estado de Santa Catarina, mais precisamente a região Carbonífera.

A documentação solicitando a liberação já está pronta e será entregue em reunião já agendada com a Secretaria Nacional dos Portos já que é necessária autorização Federal para captar o recurso.

Tudo isso com apoio da direção da SCPAR indicada pelo Governador Moises que apontou a possibilidade de captar o volumoso recurso via porto de Imbituba.

Parece um plano clandestino, pois, o conteúdo não se conhece, não é divulgado, não é colocado para debate com a sociedade do sul do estado. Somente uns iluminados se dão o direito de decidir.

Alguém sabe seu teor? Onde será aplicado os 2 milhões? Quais prefeituras contempladas? E Imbituba caras pálidas!!

Cadê a prefeitura, câmara de vereadores e entidades empresariais de Imbituba que engolem esse pacote sem  dar um piu? 

Uma sonora vaia a esses que não lutam pela cidade e os investimentos que precisamos na infraestrutura turística, na melhoraria do hospital São Camilo, na recuperação da degradação ambiental da Lagoa da Bomba, na complementação do acesso norte ao porto, na saúde, na criação de empregos e qualificação profissional.

Hummmmm!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 18 de junho de 2019

Toda a reserva do Pré-sal equivale a 7 vezes o PIB. Só 1% foi extraído e boa parte está sendo entregue

Há muitas pessoas que ainda não têm uma dimensão do tamanho da reserva de petróleo e gás do Brasil

Todo o Pré-sal equivale a cerca de 7 vezes o atual PIB do Brasil.

Isso mesmo! 

Para ser mais exato 6,9 vezes toda a riqueza material atual do país. 

O que foi explorado até agora equivale a pouco mais de 1% do total de petróleo e gás natural, mesmo considerando que o pré-sal, hoje já produz cerca de 2 milhões de barris por dia (boe), ou 60% do total da produção no país.

Infelizmente, grande parte disso está sendo entregue a preço vil para as petroleiras privadas estrangeiras (IOCs), depois de ter sido descoberto pela Petrobras. 

Assim, a renda petroleira extraída dessa riqueza passa para o controle externo. 

Como os novos donos desse petróleo e gás extraídos, as petroleiras estrangeiras decidem o que fazer de sua produção e certamente levarão a maior parte para ser beneficiada fora do país, onde suas receitas se multiplicarão, na medida em que o produto processado ganha mais valor.

Da mesma forma, serão eles que decidirão onde e com quem comprar (ou fretar) plataformas, equipamentos, serviços e tecnologia que deixarão de empregar até 8 milhões de pessoas no Brasil (em funções de altas qualificações) na próxima década.

Assim, o golpe institucional de 2016, inverteu a lógica e começou a entregar, a preço de xepa, a joia da coroa, descoberta pelos geólogos do Brasil.

Com informações - Blog do *Roberto Moraes.

*60 anos, engenheiro e professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ). Pesquisador atuante nos temas: Petróleo-Porto; Espaço-Economia e Geopolítica da Energia.

Amazônia: garimpos jogam ‘uma Brumadinho’ a cada 20 meses no Tapajós


Já faz alguns anos que a Amazônia passa por mais uma corrida do ouro, só que desta vez “moderna”, como dizem os locais pró-garimpo. Não pelas preocupações socioambientais crescentes, mas pelo uso de máquinas que substituem parte daquele formigueiro de gente que víamos no passado por um formigueiro mecanizado. São os chamados “PCs”, retroescavadeiras hidráulicas que avançam de forma insana e avassaladora abrindo crateras sobre a floresta.

O artigo é de Caetano Scannavino, Empreendedor social, morador da Amazônia e coordenador do Projeto Saúde e Alegria, publicado por CartaCapital, 05-06-2019.

No mais, os garimpos continuam como nos tempos do Velho Oeste, mercuriais e febris por ouro, com governos coniventes, leis próprias, sempre em nome do desenvolvimento como única alternativa para sobrevivência econômica, pouco importando se estão em áreas proibidas como terras indígenas (TIs) ou unidades de conservação (UCs).

Só no território Yanomami são mais de 10 mil garimpeiros cavando a floresta, assoreando rios, contaminando águas, corrompendo indígenas, chamando violência, prostituição, armas e drogas.



Já na bacia do Tapajós, vindos dos garimpos ilegais dentro das Flonas (Florestas Nacionais) e Terras Munduruku, são despejados por ano mais de 7 milhões de toneladas de sedimentos – o equivalente a um Brumadinho a cada 20 meses.

mercúrio é um desses rejeitos. Ele é metilado no fundo dos rios, quando então pode ser dissolvido nas células dos peixes que vão alimentar as pessoas. Segundo o Dr. Erik Jennings, médico neurologista que atua no Tapajós, existem vários estudos que apontam níveis mercuriais bastante altos nos índios Munduruku (medidos através do cabelo).

“Disso não temos mais dúvidas. O que falta agora são os estudos clínicos, examinando bem a parte neurológica das pessoas, para se ver a consequência que eles já estão tendo. A intoxicação mercurial atinge o sistema nervoso deixando as pessoas sem concentração, reduz a memória, a coordenação, causa déficit de inteligência e tremores incontroláveis. E as crianças geradas por mães contaminadas também terão consequências devastadoras em seus cérebros. Então, temos um grave problema social aí. Sem plena capacidade cognitiva, o mercúrio tira das pessoas a capacidade de competir e sobreviver numa sociedade de forma justa.”

Se já estava ruim nos governos anteriores, tende a piorar ainda mais com um presidente que quer liberar o garimpo em terras indígenas. A tática é deixar os índios à mercê dos garimpeiros ilegais, sem as devidas medidas protetivas ao mesmo tempo que fecham as torneiras dos serviços assistenciais, colapsando a atenção básica, a segurança alimentar… Sem opções, alguns indígenas acabam induzidos a buscar apoio junto aos próprios garimpeiros, estabelecendo acordos e/ou se envolvendo diretamente nas atividades extrativas. Com isso, pressionam para dividi-los, abrindo as portas para a entrada de novos invasores. 

É perverso.

Até agora, pouco se ouviu sobre políticas que diversifiquem as cadeias produtivas, reduzam a dependência do ouro e incentivem a transição para economia da floresta em pé. Ao invés de premiar a garimpagem legal coibindo as ilegalidades para que as boas práticas predominem, o governo quer acabar com elas legalizando-as. O discurso presidencial é pelo alívio da fiscalização e multas por crimes ambientais – isso no país onde já reina a impunidade com menos de 5% delas quitadas.

E assim será enquanto continuarmos com a visão estreita de progresso e desenvolvimento, literalmente entregando o ouro, se contentando com pouco quando se poderia ganhar muito mais, em todos os sentidos.

cultura econômica que se criou é de país vira-lata, com alguns poucos se apropriando da riqueza que é de todos, cometendo crimes ambientais em cascata, lucrando sem pagar impostos, inclusive quebrando quem quer fazer a coisa certa, sufocados pela concorrência desleal. E ainda deixam a conta do estrago para o Estado, ou seja, para você pagar.


O panorama da contaminação por mercúrio no Tapajós (Fonte: CartaCapital)

Toda essa ilegalidade acontece a vista de todos, Ibama, ICMBio, Funai, PF… E até de quem aqui me lê, se assim desejar, bastando uma visita ao Google Maps.
ouro continua falando mais alto do que a fiscalização e a punição. Anos e anos de exploração tornaram os municípios dourados reféns de uma economia movida por práticas predatórias e pela “livre negociação armada”, onde o garimpo elege e governa, em todas as esferas.

Projetos de mineração estão sendo liberados dentro de UCs pela ANM (Agência Nacional de Mineração) em conluio com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente. Além de proibidos, não contam com estudos sérios de impacto e os devidos processos de licenciamento ambiental. Só nas Flonas de Itaituba 1 e 2, região do Tapajós que se sobrepõe às terras Munduruku, há 11 lavras já para exploração (mais 166 requerimentos) e 20 autorizações para pesquisa (mais 30 pedidos) – apenas em 2015, para Itaituba 2, a ANM concedeu 6 autorizações para garimpos de diamante e ouro.

“Para cada quilo legal, 10 saem ilegais”, disse Eugenio Viana, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia de Itaituba/PA, em reportagem para a Agência Pública.

Questionar isso não é ser contra o desenvolvimento, mas contra esse modelo que compromete tudo e todos para favorecer só alguns. Se fosse bom, depois de tanto ouro extraído, municípios áureos como Itaituba ou Jacareacanga já deveriam ter asfalto 100%, rede de esgotos, água tratada, energia estável, internet banda larga, escolas e hospitais de primeira.

Só que não, por exemplo, dentre os nossos 5,5 mil municípios, Itaituba está no andar de baixo, ocupando o 4377º lugar no ranking IFDM, enquanto Jacareacanga é o 7º pior e menos desenvolvido do país (IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal).

Isso não é legal…

Leia mais

Justiça afasta Gean Loureiro da Prefeitura de Florianópolis por 30 dias


O desembargador federal Leandro Paulsen, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), determinou o afastamento de Gean Loureiro (ex-MDB) das funções de Prefeito de Florianópolis por 30 dias. Além disso, a Justiça o proibiu de sair do Estado de Santa Catarina e determinou sua prisão preventiva por 5 dias. O afastamento começa a contar a partir desta terça-feira (18/6).

A decisão ainda proíbe o prefeito de fazer contato com outros oito investigados na operação. São eles José Augusto Alves, o delegado da Polícia Federal Fernando Caieron, Luciano da Cunha Teixeira, Cláudio Roberto Bocorny Salgado, Hélio Sant’Anna e Silva Júnior, Marcelo Roberto Paiva, Luciano Veloso Lima e Romanna Remor.

Gean Loureiro e outros agentes públicos são investigados por suposta participação numa organização criminosa, que tinha como objetivo blindar agentes políticos de investigações policiais. O grupo teria, inclusive, contrabandeado equipamentos eletrônicos para evitar escutas e rastreamentos telefônicos.

Pela sucessão natural, quem assumirá o cargo interinamente é o vice-prefeito João Batista Nunes (PSDB), mas a posse temporária ainda não foi confirmada.
Até o momento, a Polícia Federal tem divulgado poucas informações sobre a investigação. Como a operação envolve agentes da própria Polícia Federal, a instituição preferiu não se manifestar publicamente, nem promover uma coletiva de imprensa sobre a Operação Chabu.

Oposição

A bancada de oposição na Câmara de Vereadores, composta por PSOL, PT e PDT, lançou uma nota sobre as investigações e também se pronunciaram em plenário na tarde desta terça-feira sobre o assunto. “Sem juízo definitivo, sua prisão indica que temos à frente da administração municipal um agente político que construiu sua trajetória por meios duvidosos e com provável quebra de princípio basilar da ética e da honestidade, agindo de modo incompatível com a dignidade e o decoro dos cargos”.

Veja o vídeo abaixo.


Com informações Afrânio Boppré

Chabu: Prefeito de Florianópolis é preso por chefiar ORCRIM que vazava operações policiais para políticos e empresários

Ironia: Prefeito de Florianópolis, preso por organização criminosa e outros crimes, saiu do MDB para se afastar de escândalos.

Florianópolis/SC - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18/06) a Operação “Chabu”, que visa desarticular organização que violava sigilo de operações policiais no Estado de Santa Catarina.

Policiais Federais cumpriram 30 mandados, sendo 23 de busca e apreensão e 07 de prisão temporária em Santa Catarina, expedidos pelo TRF 4 em Porto Alegre/RS. A PF prendeu o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que deixou recentemente o MDB. Um delegado e o ex-secretário da Casa Civil de Santa Catarina, Luciano Veloso, do MDB,também são alvos da ‘Chabu’.

Após análises dos materiais apreendidos durante a Operação Eclipse, deflagrada em agosto de 2018, foi apurado que a organização criminosa construiu uma rede composta por um núcleo político, empresários, e servidores da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal lotados em órgão de inteligência e investigação, com o objetivo de embaraçar investigações policiais em curso e proteger o núcleo político em troca de benesses financeiras e políticas.

Durante as investigações foram apuradas várias práticas ilícitas, dentre as quais destacam-se o vazamento sistemático de informações a respeito de operações policiais a serem deflagradas até o contrabando de equipamentos de contra inteligência para montar “salas seguras” a prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas.

A investigação apurou ainda que a quadrilha vazava sistematicamente informações sobre operações policiais que ainda seriam deflagradas e também contrabandeava equipamentos de contra inteligência para montar "salas seguras", à prova de monitoramento, em órgãos públicos e empresas.

Os elementos probatórios obtidos durante as investigações apontam a prática de crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa.

Em Nota, a Policia Federal destacou que a repressão contra atos ilegais de servidores do órgão policial é extremamente sensível e é essencial para a manutenção da lisura e do compromisso que a Polícia Federal tem de servir à sociedade brasileira.

O nome CHABU significa dar problema, dar errado, falha no sistema; usado comumente em festas juninas quando falham fogos de artifício. Termo empregado por alguns dos investigados para avisar da existência de operações policiais que viriam a acontecer.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da PF/SC

Empresas brasileiras contrataram envio de mensagens pró-Bolsonaro na Espanha durante eleições, diz jornal

Folha' teve acesso a gravação em que empresário espanhol admite que fez disparos em massa por whatsapp. (O WhatsApp pede que usuários atualizem o aplicativo para corrigir vulnerabilidade recém-descoberta Foto: JUSTIN SULLIVAN / AFP).
Por o Globo

SÃO PAULO - Empresas brasileiras contrataram uma agência espanhola para enviar mensagens de whatsapp em massa a favor de Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018, segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo".
A reportagem da "Folha" teve acesso a um áudio em que o empresário espanhol Luis Novoa, dono da agência Enviawhatsapps, conta a um interlocutor que foi contratado por "empresas, açougues, lavadoras de carros e fábricas" para fazer envios em massa a favor de Bolsonaro no ano passado.

A gravação teria sido realizada durante um encontro de Novoa com outros empresários.

Durante esse áudio, Novoa diz que só descobriu que a contratação tinha o objetivo de fazer campanha política quando o Whastsapp começou a cortar linhas telefônicas de sua empresa. Em outubro do ano passado, a plataforma informou que o envio de mensagens em massa para influenciar eleitores viola seus termos de uso.

Questionado sobre a reportagem na manhã desta terça-feira, Bolsonaro respondeu que houve "milhões de mensagens a favor de sua campanha":

— Teve milhões de mensagens a favor da minha campanha, e talvez alguns milhões contra também — disse o presidente.

A legislação eleitoral brasileira proíbe doações de empresas para campanhas políticas. A contratação de impulsionamento de redes sociais só podem ser feitas pelas campanhas, segundo as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso de softwares de disparo em massa é proibido nas eleições pela lei brasileira.
Segundo a "Folha", não há indícios de que a equipe de Bolsonaro soubesse da contratação do serviço prestado por Novoa.

Procurado pela reportagem, o empresário espanhol negou que tenha trabalhado para campanhas eleitorais:

— É mentira, não trabalhamos com empresas que tenham enviado campanhas políticas no Brasil —, afirmou Novoa à "Folha".

Ainda de acordo com o jornal, na eleição espanhola deste ano, a Enviawhatsapps foi responsável pelas campanhas de disparos em massa pelo aplicativo para os partidos Podemos e PSOE.

Em outubro do ano passado, a "Folha de São Paulo" publicou reportagem que dizia que empresas que apoiavam a candidatura de Bolsonaro pagaram até R$ 12 milhões com serviços especializados em disparar mensagens por meio do whatsapp.

Morte de criança com suspeita de Meningite Bacteriana não é caso para pânico, diz prefeito de Imbituba

A meningite bacteriana é uma infecção grave que pode ter como sequelas surdez e alterações cerebrais, como epilepsia. Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva ao falar, comer ou beijar, por exemplo.

Uma criança de 12 anos faleceu e outros casos não confirmados com meningite  estão internados no Hospital São Camilo, município de Imbituba.

De acordo com a Secretaria de Saúde municipal, a prefeitura suspendeu os Jogos Estudantis de Imbituba (JEIMB) que estavam sendo realizados na cidade e também as aulas nas escolas municipais e estaduais. A medida foi tomada para evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados.

Segundo as autoridades, não há motivo para pânico, já que os casos estão controlados e a vigilância atua no monitoramento e prevenção da doença no município.

A meningite bacteriana traz sintomas Febre alta e calafrios,alterações do estado mental, náusea e vômitos, áreas roxas, como machucados erupções, pontos vermelhos,sensibilidade à luz (fotofobia), dor de cabeça forte, pescoço rígido (meningismo).

Algumas medidas para evitar a meningite bacteriana são:

  • Lavar as mãos frequentemente, usando água e sabão, especialmente após comer, utilizar o banheiro ou assoar o nariz;
  • Evitar estar em contato com pacientes infectados com meningite por muito tempo, não tocando em saliva ou secreções respiratórias que possam estar em lenços, por exemplo;

  • Não compartilhar objetos e comida, evitando usar os talheres, pratos ou batons da pessoa infectada;

  • Ferver todos os alimentos, pois as bactérias responsáveis pela meningite são eliminadas a temperaturas superiores a 74ºC;

  • Colocar o antebraço na frente da boca sempre que tossir ou espirrar;

  • Utilizar máscara sempre que for necessário estar em contato com um paciente infectado;

  • Evitar frequentar locais fechados com muita gente, como shoppings, cinemas ou mercados, por exemplo.

domingo, 16 de junho de 2019

Janio: Imprensa, parte do STF e Janot ajudaram Moro e Dallagnol nos “atos delinquentes”

"Os atos delinquentes de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outros da Lava Jato só puderam multiplicar-se por contarem com o endosso de vozes e atitudes que deveriam eliminá-los", escreveu o jornalista

Por Jornal GGN

O jornalista Janio de Freitas publicou na Folha deste domingo (16) um artigo destacando o papel da imprensa, de parte do Supremo Tribunal Federal, de órgãos como o Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, além do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nos atos delinquentes” de Sergio Moro e Deltan Dallagnol.

Janio frisa que há muito alguns críticos e advogados que atuam na Lava Jato vem demonstrando os abusos cometidos no âmbito da operação. Mas esses apontamentos foram diluídos ou mesmo abafados em meio à cobertura tendenciosa.

Os atos delinquentes de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outros da Lava Jato só puderam multiplicar-se por contarem com o endosso de vozes e atitudes que deveriam eliminá-los”, escreveu Janio.
“(…) a imprensa, incluído o telejornalismo, foi contribuinte decisivo nas ilegalidades encabeçadas por Sergio Moro. Aceitou-as, incensou-o, procurou tornar o menos legíveis e menos audíveis as deformações violadoras da ordem legal e da ética judiciária”, acrescentou.

Para Janio, parte da grande mídia segue abraçada a Moro e Dallagnol, não por acaso. “(…) a conduta da imprensa tem nomes, não foi anônima nem está encerrada. Nem corrigida: as críticas de um ou outro comentarista não compensaram o rápido esvaziamento das revelações do competente The Intercept Brasil.”

AS INSTITUIÇÕES

Sobre o Supremo, Janio apontou que os ministros Teori Zavascki e Edson Fachin, relatores da Lava Jato, deveriam ter filtrado os abusos da Lava Jato. Mas Fachin, assim como Cármen Lúcia e Luiz Fux, preferiram “não o fazer, ou por demagógico medo de desagrados externos, ou por sujeição majoritária à ideologia. Poucos [no STF] ficaram ilesos.”

“É indispensável reconhecer que Gilmar Mendes esteve certo nos seus ataques a procedimentos de Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato. Sem subscrever suas pesadas palavras, o sentido do muito que disse, com desprezo de vários colegas, foi verdadeiro. Os que apontaram as condutas transgressoras da Lava Jato foram muito atacados, mas eram os que estavam certos. Está provado, com as vozes dos políticos Sergio Moro e Deltan Dallagnol.”