sábado, 25 de abril de 2020

A maior fake news de Bolsonaro


Por Manuela Dorea

Uma das maiores fake news da história republicana é que Jair Bolsonaro sempre foi um honrado combatente da corrupção. Esta semana, essa mentira começou a desmoronar, primeiro com a entrevista do ex-deputado Roberto Jefferson — um dos mais notórios corruptos do país — apoiando Bolsonaro e, principalmente, com a saída de Sérgio Moro.

Bolsonaro é político desde 1988, e sempre à moda antiga. Já passou por nove partidos, é oligarca já que elegeu a ex-esposa e três filhos. O clã, sempre próximo de policiais — inclusive milicianos, como se sabe — já empregou com o meu, o seu, o nosso dinheiro 102 parentes. Certa vez, Bolsonaro disse ao tentar justificar o nepotismo: “Se quiser botar uma prostituta no meu gabinete, eu boto. Se quiser botar a minha mãe, eu boto. É problema meu”. Como outros deputados, ele não abriu mão do auxilio-moradia mesmo tendo apartamento próprio em...

Beba na Fonte> Blog da Cidadania.

STF barra lei contra “ideologia de gênero” nas escolas


Por Manuela Dorea

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionou contra uma lei municipal que veta a discussão de gênero em escolas.

Os ministros declararam inconstitucional uma lei de Nova Gama (GO) sobre a chamada “ideologia de gênero”.

O Supremo julga desde sexta-feira (17), em sessão virtual, uma ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental) proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a lei de 2015.

Pela lei questionada, é proibido “material com informações de ideologia de gênero” nas escolas de Nova Gama.

A expressão “ideologia de gênero” não é reconhecida no universo educacional. É usada por grupos conservadores e religiosos contrários ao debate sobre diversidade sexual e identidade de gênero.

O combate a abordagens de gênero ganhou força no Brasil com o movimento chamado Escola Sem Partido e também por iniciativas legislativas ligadas a grupos bolsonaristas.

O relator da ação no Supremo, ministro Alexandre de Moraes,

Beba na Fonte> Blog da Cidadania.

Moro recebeu dinheiro para apoiar Bolsonaro

Seria interessante que a imprensa amiga de Moro levantasse mais dados sobre essa pensão. Seria uma maneira de comprovar (ou não) que ele não vendeu seu apoio a Bolsonaro.

Por Luis Nassif - GGN

Em sua declaração, de ontem, Sérgio Moro disse que a única exigência a Bolsonaro, para aceitar o Ministério da Justiça, seria uma garantia de pensão para sua família, caso alguma coisa acontecesse com ele, já que abriu mão de sua carreira de juiz.

O que seria esse “alguma coisa”? Atentado, morte, ou demissão do cargo?

Garota de recados, Zambelli se enrola e mostra na CNN que cobrava Moro por investigações da PF contra Maia

Zambelli entre Bolsonaro e Moro

Por Kiko Nogueira – DCM

A CNN chamou a deputada Carla Zambelli para explicar a troca de mensagens com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Moro expôs sua afilhada de casamento no Jornal Nacional num diálogo em que ele lhe diz que “não está à venda” após ela lhe prometer uma vaga no STF para “setembro” se Valeixo fosse chutado, como Bolsonaro queria.

Sem noção, deslumbrada, Carla acabou mostrando na emissora uma relação promíscua com Moro, garota de recados tentando faturar com uma suposta influência.

Ela tentou marcar um jantar entre os casais para aproximar os dois homens que, de acordo com Zambelli, não se conheciam. Sim, você leu direito.

Carla cobrou Moro sobre uma investigação da PF contra o desafeto Rodrigo Maia, presidente da Câmara e inimigo do bolsonarismo em seu projeto de reeleição.

Segundo ela, é sua atribuição “fiscalizar”. Trata-se de um eufemismo para alguém

Beba na Fonte> no Diário do Centro do Mundo.

Covid-19: Brasil tem mais de 58 mil casos confirmados da doença


Por Heloisa Cristaldo Reporter da Agencia Brasil

O Brasil chegou a 58.509 casos confirmados de contaminação por coronavírus, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada neste sábado (25). Nas últimas 24 horas foram acrescentadas às estatísticas mais 5.514 pessoas infectadas, um aumento de 7,1% e relação a ontem, quando foram registrados 52.995 casos confirmados. Até o momento, são 29.160 recuperados, o que equivale a 50%, e outros 25.333 estão em acompanhamento, o equivalente a 43%.

Já o número de mortes subiu para 4.016, com 346 novos falecimentos de ontem para hoje, um incremento de 9,4%. Segundo o Ministério da Saúde, 1.312 óbitos estão em investigação.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (1.667). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (615), Pernambuco (381), Ceará (310) e Amazonas (287).

Além disso, foram registradas mortes no Maranhão (100), Pará (86), Bahia (70), Paraná (69), Minas Gerais (58), Paraíba (46), Espírito Santo (47), Santa Catarina (42), Rio Grande do Norte (38), Rio Grande do Sul (31), Alagoas (29), Distrito Federal (26), Goiás (25), Amapá (19), Piauí (17), Acre (11), Sergipe (9), Mato Grosso (9), Mato Grosso do Sul (7), Rondônia (7), Roraima (3) e Tocantins (2).

Um 25 de Abril de verdade (em Portugal…)

“Que então aconteça aqui o que aconteceu em Portugal naquele distante 1974: eleições verdadeiramente livres, sem nenhum juizeco pulha e manipulador para distorcer resultados e virar ministro como prêmio”, escreve o jornalista Eric Nepomuceno

Há exatamente um ano a Revolução dos Cravos cumpria um quarto de século, e eu estava lá, em Lisboa.

Fui a convide de minha amiga Inês de Medeiros, a bela e excelente atriz, a documentarista afiadíssima, que é prefeita de Almada. Para quem não sabe, Almada está para Lisboa como Niterói está para o Rio: em frente, do outro lado não do mar, mas do rio Tejo...

Beba na Fonte> Por Eric Nepomuceno, para o Jornalistas pela Democracia 

Problemas em aplicativos da Caixa barram saque de benefícios

Desde pelo menos o dia 15, os aplicativos dos bancos que permitem pedir os benefícios apresentam problemas (foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil)

Por Agência Estado

Enquanto a economia continua parada e milhões de brasileiros ficam sem renda, grande parte deles não consegue ter acesso aos auxílios prometidos pelo governo de Jair Bolsonaro por causa de falhas nos sistemas da Caixa Econômica Federal.

Desde pelo menos o dia 15, os aplicativos dos bancos que permitem pedir os benefícios apresentam problemas. No site Reclame Aqui, as queixas contra a Caixa passaram de 1.217, entre 1º e 22 de abril do ano passado, para 6.822, no mesmo período deste ano - um salto de 460%.

Na quarta-feira, 22, críticas ao aplicativo Caixa Tem, que dá acesso ao auxílio emergencial de R$ 600, apareceram entre os assuntos mais citados no País na rede social Twitter.

Nas lojas de aplicativos, as reclamações também se acumulam. Na Google Play Store, do sistema operativo Android, o aplicativo tem nota 1,8 (em escala que vai de um a cinco), em avaliação feita por 410 mil usuários. No sistema da Apple, a nota é 1,6 e foram 44,2 mil avaliações até a manhã desta sexta-feira, 24.


quinta-feira, 23 de abril de 2020

PF está próxima de pegar Carlos Bolsonaro por ataques ao Supremo e ao Congresso e pela defesa do AI5, revela o Correio Braziliense


Por Noeli e Brito

O Correio Braziloense revelou há pouco que policiais que trabalham no inquérito que, no STF investiga as fake news e ataques contra o STF e contra o Congresso garantem que o filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro, é o mentor de todos os ataques que foram disparados contra as instituições.

Por não ter controle sobre a Polícia Federal, Bolsonaro sabe que quando todas as provas contra Carlos forem reunidas, muita coisa vazará para a imprensa, abrindo uma crise monumental que ficará difícil de ser administrada, diz o Correio.

O Correio ainda diz que a mesma equipe que trabalha na investigação aberta pelo Supremo para apurar Fake News tocará o inquérito que apurará os responsáveis pelas manifestações pró-ditadura, nas quais Bolsonaro foi a grande estrela.  Delegados federais ouvidos pela Globonews atribuem a investiga contra Valeixo, atual diretor geral da PF e que Bolsonaro já avisou que irá demitir ã abertura desse segundo inquérito.

Suspeita-se que Carlos Bolsonaro também esteja por trás do movimento que defende o fechamento do STF e do Congresso e a volta do AI-5. Os policiais federais dizem que não vão economizar nas investigações, destaca o Correio

Se conseguir demitir Valeixo, Bolsonaro terá que aceitar a demissão de Sérgio Moro do Ministério da Justiça. Entre escolher ficar com um ministro pelo qual já não tem tanto apreço e proteger o filho, o presidente optará pela segunda opção.


Segundo o Correio, de qualquer forma, com ou sem Valeixo no comando da Polícia Federal, os agentes estão amontoados de provas contra os ataques ao Supremo e à democracia. E isso poderá se tornar público rapidamente, sobretudo dependendo do nome que o presidente da República escolher para o comando da corporação.


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Coronavírus: Serviços de saúde cortam contraceptivos quando mulheres mais precisam evitar gravidez


Por Vitoria Regia da Silva

“No auge do desespero, pensei em arrancar o DIU sozinha”. Desde 2016, Lorena* usa o Dispositivo Intrauterino como principal método contraceptivo. Mas, em março deste ano, soube que ele havia se deslocado e precisava ser retirado. Marcou então uma consulta com a única médica de seu plano de saúde que faz o procedimento em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O atendimento, porém, acabou desmarcado devido à pandemia do novo coronavírus.

Desde 8 de abril, todas as grávidas e mulheres no puerpério, período de 42 dias após o parto, são consideradas pelo Ministério da Saúde como um grupo de risco para a covid-19. Mas, embora evitar uma gestação tenha se tornado sinônimo de proteger a saúde das mulheres durante a pandemia, elas vêm enfrentando um obstáculo: a dificuldade de acesso a métodos e procedimentos contraceptivos no SUS durante a crise.

Repórteres da Gênero e

Beba na Fonte>The Intercept


PDT anuncia pedido de impeachment de Bolsonaro


Por Brasil247

“Diante da irresponsabilidade do presidente em meio à pandemia, estimulando indiretamente a contaminação de milhares de pessoas, e dos seus ataques constantes ao Congresso, Judiciário e à imprensa livre, o PDT entrará ainda hoje com um pedido de impeachment na Câmara”, escreveu o presidente da sigla, Carlos Lupi...


Beba na Fonte> Brasil 247


Ao vivo: Senado vota projeto que amplia benefício emergencial

Central de controle da votação remota do Senado Federal, em Brasília

Por Poder36

22.abr.2020 (quarta-feira) - 16h20

O Senado Federal se reúne em plenário virtual nesta 4ª feira (22.abr.2020) para analisar o PL nº 873/2020, que promove alterações nas regras para acesso ao auxílio emergencial. O texto veta a suspensão de benefícios previdenciários e assistenciais para idosos, pessoas com deficiência ou portadores de enfermidade grave enquanto durar a pandemia de covid-19.

Assista ao vivo...

domingo, 19 de abril de 2020

PCdoB defende frente de salvação nacional contra o mensageiro da morte

Unir amplas forças em defesa da vida e da democracia para salvar o Brasil. 

Documento aponta como caminho uma ampla frente de salvação nacional contra Bolsonaro, o mensageiro da morte.

Defende:

..."persistir na articulação de uma ampla frente de salvação nacional, em defesa da vida, da democracia, do emprego e do Brasil. Uma frente capaz de impedir que Bolsonaro promova o caos e crie condições para o país livrar-se da crise e vencer a pandemia. Com esse propósito, o Partido deve intensificar o seu diálogo com amplas forças da sociedade, partidos, entidades, personalidades e lideranças. Nessa frente de salvação nacional, têm protagonismo o Congresso Nacional, os governadores, o  STF, entidades e instituições da sociedade civil, como CNBB, Comissão Arns, OAB-Federal, SPBC, ABC, ABI, hoje conjugadas no Pacto pela Vida e pelo Brasil. Devem participar os partidos e parlamentares de um largo espectro político, personalidades do mundo da cultura e da ciência, as centrais sindicais, a UNE, a UBES, a Conam, a UBM, a CMB e um elenco de movimentos sociais e frentes desse setor”...


Contra ataques de Bolsonaro, Moises e mais 19 governadores assinam carta aberta em defesa do Congresso e da democracia

No sul Paraná e Rio Grande do Sul não assinam a carta.
Aos manifestantes, Bolsonaro discursou dizendo não querer “negociar nada”. “Estou aqui porque acredito em vocês”, afirmou, dizendo ainda que “acabou a época da patifaria” e que “é agora o povo no poder”.

Documento declara apoio aos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, por ataques de Bolsonaro e foi divulgado no dia em que o chefe do Planalto participou de um ato que pedia intervenção militar.


Aos manifestantes, Bolsonaro discursou dizendo não querer “negociar nada”. “Estou aqui porque acredito em vocês”, afirmou, dizendo ainda que “acabou a época da patifaria” e que “é agora o povo no poder”.

O documento foi assinado pelos governadores:

 Renan Filho (AL), Waldez Goés (AP), Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Renato Casagrande (ES), Ronaldo Caiado (GO), Flávio Dino (MA), Mauro Mendes (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Helder Barbalho (PA), João Azevêdo (PB), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Wilson Witzel (RJ), Fátima Bezerra (RN), Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), João Doria (SP), Belivaldo Chagas (SE) e Mauro Carlesse (TO).

Governadores que não assinaram:

AM - Wilson Lima (PSC)
PR - Ratinho Jr. (PSD)
MG - Romeu Zema (NOVO)
DF - Ibaneis Rocha (MDB)
RR - Antônio Denarium (PSL)
AC - Gladson Camelo (PP)
RO - Marcos Rocha (PSL)