sábado, 22 de janeiro de 2022

VÍDEO: Lula homenageia Brizola em seus 100 anos


 Por Flavia Barros – DCM

Lula usou seu perfil do Instagram para homenagear Leonel de Moura Brizola, que completaria 100 anos. O ex-presidente falou da importância e do legado do ex-governador do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Ele escreveu na legenda do vídeo: “Hoje, Brizola faria 100 anos. Tive o prazer de conviver, concordar e divergir dele. Brizola fez muito pela democracia e educação dos brasileiros. E hoje faz falta ao Brasil. Mas pessoas como ele não morrem. Suas ideias seguem vivas nos nossos corações e mentes. #Brizola100Anos”.

Beba na fonte> Diário do Centro do Mundo

ALOYSIO NUNES DIZ QUE CHAPA LULA-ALCKMIN É POSITIVA PARA O BRASIL


 O ex-ministro das Relações Exteriores do Governo Michel Temer, Aloysio Nunes (PSDB), fez uma avaliação sobre a possibilidade do ex-presidente Lula (PT) compor uma chapa com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nas eleições presidenciais deste ano.

De acordo com o tucano, a união entre os dois direciona uma resposta positiva ao Brasil, mas que e necessário ir além. Nunes também falou sobre a necessidade de unir forças para superar o desastre promovido pelo Governo Bolsonaro.

“É uma das respostas, acho que vai nessa direção é uma resposta positiva, mas tem que ir além. Eu não gosto de dar palpite na família dos outros, mas acho que é uma atitude política positiva tanto do Lula quanto do Alckmin, sinaliza exatamente a necessidade de uma união de forças para tirar o Brasil da crise, para reconstruir o Brasil em outros moldes”, disse em entrevista ao Correio Braziliense.

Beba na fonte> O Cafezinho

CULTURA / COTIDIANO DIGITAL

Crédito: Getty Images

“De que planeta você veio”, indagou Ary Barroso em 1953, ironizando a aparência de uma cantora negra e pobre em seu programa Calouros em Desfile. “Do Planeta Fome”, respondeu Elza Soares (Spotify), então com 23 anos. Essa irreverência, somada ao talento incomum, marcou uma longa carreira que se encerrou ontem, com a morte da cantora, aos 91 anos. Elza não estava brincando na resposta a Ary. Àquela altura já era viúva, perdera para a desnutrição dois filhos recém-nascidos e tivera outra sequestrada — só a reencontraria 30 anos depois. Mas o sonho de cantar era maior. O sucesso viria em 1959, com o samba Se Acaso Você Chegasse (Spotify). Graças à experiência como crooner nos anos 1950, Elza também dominava o jazz e a Bossa Nova, e logo era uma artista reconhecida internacionalmente. Ao longo dos anos 1970, emplacou sambas tradicionais de sucesso, como Salve a Mocidade (Spotify), mas entrou na década seguinte no ostracismo. Voltou aos holofotes graças a Caetano Veloso, com quem cantou Língua (Spotify), do álbum Velô, de 1984. Em 1999, a BBC inglesa a escolheu A Voz Brasileira do Milênio. Era suficiente? Não, Elza manteve intensa produção, interagindo com artistas de todos os estilos e gerações. “Eu sempre quis fazer coisa diferente, não suporto rótulo, não sou refrigerante”, brincava. Lançou seu último trabalho em 2019, chamado exatamente Planeta Fome (Spotify). “O negócio é caminhar. Eu caminho sempre junto com o tempo”, dizia. Segundo a família, ela morreu em casa, de causas naturais. (g1)

Elza produziu até o fim. Literalmente. Dois dias antes de morrer gravou um DVD de memórias e ainda deixou prontos dois documentários e um álbum de canções inéditas falando da crise política brasileira, previsto para agosto. “Elza queria lançar este álbum antes da eleição presidencial, e a vontade dela será cumprida”, diz Pedro Loureiro, empresário da cantora. (Folha)

“Deusa”, “guerreira, “gigantesca”. Com palavras assim, todas justas, fãs e colegas usaram as redes sociais para lamentar a morte da estrela. (UOL)

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou luto oficial de três dias pela morte da cantora, e o governador Cláudio Castro ofereceu o Theatro Municipal - que, apesar do nome, é do estado - para o velório. (Metrópoles)

Ponto final. Elza morreu no mesmo dia, exatos 39 anos depois, de Mané Garrincha, craque das copas de 1958 e 1962, com quem foi casada entre 1966 e 1982 e que sempre considerou seu grande amor. (g1)

Outra perda foi a morte na noite de ontem do cantor e ator americano Meat Loaf (Spotify), aos 74 anos. Em seis décadas de carreira, o artista, que nasceu Marvin Lee Aday, vendeu mais de cem milhões de discos, a maioria de sua opus magna Bat Out Of Hell (Spotify), de 1977 – até hoje são vendidas 200 mil cópias do álbum por ano. Foi um sucesso improvável, um disco cuja faixa título tinha quase dez minutos (Spotify e YouTube ao vivo) e foi tocada em todas as rádios. Mas ele era um rock star improvável, obeso a ponto de adotar como nome artístico o cruel apelido “Bolo de Carne”. Começou como ator de teatro, fazendo The Rocky Horror Picture Show tanto nos palcos quanto na versão cinematográfica de 1975, e atuou também em Clube da Luta, de 1999. Foram 12 álbuns e mais de 50 participações em filmes e programas de TV, além da inspiração para todos os meninos gordinhos que algum dia sonharam com o estrelato. (New York Times)

Para viver a protagonista de seu curta Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui (trailer), a cineasta e militante LGBTQIA+ Érica Sarmet queria uma atriz lésbica ou bissexual assumida na faixa dos 50 anos. “A gente tinha até feito piada. Estava superdifícil encontrar atriz assim, mas cantora tinha um monte, né?”, conta Sarmet. E foi a solução. Zélia Duncan ficou com o papel e contracena com Bruna Linzmeyer no filme, selecionado para o Festival Sundance, que começou ontem. Um dos desafios da diretora foi filmar uma cena de sexo entre (várias) mulheres que fosse excitante, “mas sem recorrer a esses enquadramentos machistas e a certos códigos da pornografia”. (Folha)

Além de apelido de um personagem de Aldir Blanc e (por isso) nome de um bloco carioca, “simpatia é quase amor” foi o passaporte dos Beatles (Spotify) para o sucesso. Viralizou no Twitter um vídeo no qual George Martin (1926-2016), produtor dos Fab Four, conta para a netinha seu primeiro encontro com a banda. “Quando ouvi o que eles estavam fazendo, me parecia bom, mas não brilhante”, diz ele. “Mas a magia veio quando eu comecei a conhecê-los, porque eles eram pessoas extraordinariamente boas. Se eu sentia isso, os outros também sentiriam, e isso os tornaria bastante populares”. Encantado com os rapazes, Martin produziu o single Love Me Do (Spotify), e, bem, o resto é História. O vídeo foi publicado pelo também produtor Giles Martin, filho do “quinto Beatle”. (Estadão)

COTIDIANO DIGITAL

A tecnologia 5G já está aí para revolucionar a forma como a internet se integra a nossas vidas. Mas não para todos. No Brasil, somente 1% dos municípios já têm leis que viabilizem a implementação da tecnologia. Um dos principais problemas é a legislação de instalação de antenas. “Como a nova tecnologia precisa de cinco vezes mais antenas que o 4G, a infraestrutura existente pode não ser suficiente para todas as fases futuras”, explica Luciano Stutz, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel). Entre as capitais, somente Rio, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Palmas e Porto Alegre já adequaram a legislação. (CNN Brasil)

 

DALMARES, BOLSONARO, QUEIROGA E O CIRCO DA MORTE

Ministros voaram para São Paulo em busca do primeiro cadáver infantil da vacina no Brasil.

Por Rafael Moro Martins - The Intercept

POUCAS VEZES (talvez nenhuma) desde o início da pandemia de covid-19 autoridades federais se mobilizaram com tamanha rapidez por causa da doença como nessa semana.

Na quinta-feira, uma menina de 10 anos teve uma parada cardíaca horas depois de tomar a primeira dose da vacina da Pfizer no interior de São Paulo.

Quem não frequenta as redes sociais e sites da esgotosfera bolsonarista pode nem saber, mas um dos principais argumentos da extrema direita (inclusive do presidente Jair Bolsonaro) para se opor à vacinação de crianças é um alegado relevante risco de miocardite e problemas cardíacos. Na lógica de Bolsonaro, esse risco é tão potencialmente grande quando pegar covid-19 e se dar mal com a doença.

É lorota. “Nas crianças de cinco a 11 anos, a ocorrência da miocardite associada à vacina da Pfizer/BioNTech foi 16 vezes menor do que a causada pela própria covid-19. Foram casos raros e não teve nenhuma morte associada, ou seja, todos foram de boa evolução clínica e sem sequelas”, esclareceu Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Beba na fonte> The Intercept 

"UMA MENTE BRILHANTE”...

No pacote de serviços que a secretaria de turismo de Imbituba implantou na praia da vila foi embutido o “projeto ARAR A PRAIA”. O elefante branco consiste em fofar a faixa de areia com um trator puxando uma espécie de arado. 

Copiado de balneário Camboriú (veja foto) onde a faixa de areia foi alargada artificialmente talvez a ação tenha sentido, mas transportar mecanicamente para um ambiente natural das praias da Zimba só pode ser fruto de uma “mente brilhante”.

"Cá pra nós”, esse tipo de prestação de serviço demanda licenciamento ambiental e autorização do ICMbio apa da baleia franca.

A execução sem os devidos estudos ambientais pode gerar impacto ambiental significativo à fauna que se utiliza da faixa de areia como praça de alimentação.

A alteração ambiental com uso deste equipamento sem sonbra de duvida é uma atividade desnecessária, irresponsável e gananciosa, possivelmente com o objetivo único de justificar despesas, pois a medição/pagamento é gerada através de hora/máquina.

A ação virou chacota na cidade:

- para alguns frequentadores das praias o correto é cangar o “mente brilhante” assim o trabalho de arar a areia, fofando e descaracterizando o ambiente não onera os cofres públicos;

- outros surpresos perguntam sarcasticamente o que o “mente  brilhante” pretende “plantar”...

Em tempos de pandemia, com milhares contaminados com o covid, desemprego, dificuldades de empreender aparece uma ação inócua dessa, burocrática, e deslocada da realidade da cidade.

Prefeitura de Imbituba é uma concha de retalhos, onde sensatos e insensatos se misturam e quem paga somos nós.

Eduardo Rosa colunista do portalAhora retratou o imbróglio, veja...

Beba na fonte> https://www.portalahora.com.br/noticia/9634/na-coluna-surfemais-eduardo-rosa-faz-questionamento-sobre-acao-da-prefeitura-de-imbituba-arar-a-praia-e-modernidade-ou-desperdicio?fbclid=IwAR3xWkVIv0v5S5X46lZAvcwanr_xKCHY5kdvKs_6WPZxbmvGrmfOhMNL6Uw

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

TWITTER ESTREIA FUNÇÃO QUE PERMITE FOTOS DE PERFIL NFTT


 Os usuários que colocarem NFTs como foto de perfil ganharão o formato de um hexágono. Isso torna mais fácil reconhecer quem é adepto à ...

Beba na fonte> https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/01/twitter-estreia-funcao-que-permite-fotos-de-perfil-nft.html

CIRO GOMES LANÇA PRÉ - CANDIDATURA COM FOCO NA ECONOMIA

Pedetista promete abolir teto de gastos, turbinar investimentos e revisar reforma trabalhista...                    

Por Nicholas Shores - Poder360

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes lançou oficialmente sua pré-candidatura à presidência da República pelo PDT com um discurso centrado em propostas econômicas nesta 6ª feira (21.jan.2022). Sob o lema “a rebeldia da esperança”, idealizado pelo marqueteiro João Santana, ele prometeu abolir o teto de gastos para destravar investimentos públicos e revisar a reforma trabalhista.

Beba na fonte> https://www.poder360.com.br/eleicoes/ciro-gomes-lanca-pre-candidatura-com-foco-na-economia/
 

BC COMUNICA VAZAMENTO DE DADOS PESSOAIS DE 160 MIL CHAVES DE PIX

Segundo nota do órgão, não foram expostas informações sensíveis.

Por Reuters

O Banco Central comunicou hoje (21) a ocorrência de um incidente de segurança com vazamento de dados pessoais vinculado a chaves Pix que estavam sob a guarda e a responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento.

De acordo com o BC, entre os dados potencialmente expostos estão nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de agência e conta de 160.147 chaves Pix. A ocorrência foi observada entre 3 e 5 de dezembro de 2021.

Segundo a nota, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas ou outras informações sob sigilo bancário.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, disse.

 Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Conforme o Bacen, as pessoas que tiveram dados cadastrais expostos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição. Não é feito contato por outros meios, como telefone, mensagem de texto ou e-mail.

A autoridade monetária disse ainda que adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as sanções previstas nas regras em vigor.

“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, afirmou.

Procurada pela Reuters, a Acesso informou que identificou consultas indevidas a dados relacionados às chaves Pix e que não foram expostos dados sensíveis.

 “Tomamos, de forma tempestiva, todas as providências necessárias para garantir a segurança das informações mantidas pela companhia e o nosso compromisso em manter o mercado e nossos parceiros informados”, disse.

Este não é o primeiro caso do tipo. Em setembro do ano passado, o BC informou vazamento de dados de chaves Pix sob a responsabilidade do Banese (Banco do Estado de Sergipe).

Beba na fonte> https://forbes.com.br/forbes-money/2022/01/bc-comunica-vazamento-de-dados-pessoais-de-160-mil-chaves-pix/

 


 

VEJA OS VALORES RECEBIDOS PELA ALVAREZ & MARSAL: 75% dos pagamentos são de empresas quebradas pela Lava Jato

Só a Odebrecht, que entrou em recuperação judicial pelas decisões de Moro, paga mensalmente à consultoria cerca de R$ 1,2 milhão. E já são 30 meses de contrato

Por Brasil247

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), retirou nessa quinta-feira (20) o sigilo de todos os documentos referentes ao processo sobre os valores recebidos pelo ex-juiz Sergio Moro, declarado parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos processos contra o ex-presidente Lula na Lava Jato, quando foi contratado pela consultoria norte-americana Alvarez & Marsal, administradora judicial da construtora Odebrecht.

Beba na fonte> https://www.brasil247.com/brasil/veja-os-valores-recebidos-pela-alvarez-marsal-75-dos-pagamentos-sao-de-empresas-quebradas-pela-lava-jato
 

GABRIEL BORIC APRESENTA GABINETE MINISTERIAL COM 14 MULHERES E 10 HOMENS PARA COMANDAR O CHILE



Presidente chileno reconfigurou coalizão do governo para incluir partidos de centro-esquerda

Por Michele de Mello - Brasil de Fato

Nesta sexta-feira (21), Gabriel Boric, presidente eleito do Chile em dezembro do ano passado com 55,7% de votos, anunciou seu gabinete de ministros, a ser composto por 14 mulheres e 10 homens. A coalizão de governo inclui independentes e representantes do Partido Socialista, Partido pela Democracia, Partido Radical, Revolução Democrática, Convergência Social e Partido Comunista. A posse do novo governo está marcada para 11 de março. 

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2022/01/21/gabriel-boric-apresenta-gabinete-ministerial-com-14-mulheres-e-10-homens-para-comandar-o-chile


 

“FLORESCE A ESPERANÇA”: PCdoB lança lema e marca do Festival Vermelho

 

“É um sonho que nosso partido vem gestando há algum tempo”, afirma Luciana Santos

Por André Cintra

O PCdoB lançou, nesta sexta-feira (21), o lema e a logomarca do Festival Vermelho – a principal atividade da programação do Partido para celebrar seu centenário. Uma margarida estilizada e colorida, entrelaçada com a foice e o martelo, será o símbolo desse grande evento cultural e político – que está previsto para os dias 25, 26 e 27 de março, em Niterói (RJ). O slogan do festival será “Floresce a Esperança”.

“Que floresça a esperança no Brasil em 2022 – eis a mensagem do Festival e do PCdoB”, diz a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que integra a Comissão Organizadora. Num ano em que os brasileiros podem superar a pandemia de Covid-19 e derrotar o governo Jair Bolsonaro, as expectativas se elevam. “Tivemos muitas perdas com esse governo, que só sequestrou direitos e jogou o Brasil na falta de perspectiva. A simples chegada de 2022 já mobiliza as pessoas, porque podemos vencer esse momento difícil.”

Beba na fonte> https://vermelho.org.br/2022/01/21/floresce-a-esperanca-pcdob-lanca-lema-e-marca-do-festival-vermelho/


FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA: PT e PSB avançam em acordo por federação; São Paulo ainda é impasse

“Não foi uma reunião de definição, mas de entendimentos”, disse Gleisi Hoffmann

Por Rede Brasil Atual

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e Carlos Siqueira, presidentes respectivamente do PT e do PSB, se reuniram nesta quinta-feira (20) em Brasília. Eles conversaram sobre as eleições deste ano e a aliança entre as legendas, ainda não fechada. Até o momento, a principal dificuldade para um acordo é a disputa pelo governo de São Paulo. O PT não quer abrir mão de lançar o ex-prefeito Fernando Haddad, enquanto o PSB pretende ter o ex-governador Márcio França na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes

Beba na fonte>https://www.brasildefato.com.br/2022/01/21/pt-e-psb-avancam-em-acordo-por-federacao-sao-paulo-ainda-e-impasse


‘JACARÉ” DIZ QUE “EX CHANTAGEIA BOLSONARO COM ‘RACHADINHA’

Por Fernando Brito

A Veja dá capa para mais denúncias sobre o caso das rachadinhas, agora com a incrível versão de que Jair Bolsonaro é vítima de chantagem pela ex-mulher, Ana Cristina Valle, que ameaça “contar tudo” (embora grande parte seja sabida) sobre os achaques praticados contra os funcionários dos gabinetes do então deputado federal e os dos […]

Beba na fonte> Tijolaço.


O SALÁRIO DE MORO: TCU revela fortuna que Alvarez & Marsal ganha de empresas enroladas na Lava Jato

Por Kiko Nogueira – dcm

A Veja teve acesso ao caso de Sergio Moro no TCU, que quer informações sobre os ganhos do ex-juiz na consultoria americana Alvarez & Marsal.

O texto cita que o maringaense estaria sob “ataque”. Por que ataque? A sociedade precisa conhecer o patrimônio de um candidato a presidente da República.

Por que apenas com Moro isso é “ataque”? E por que o medo do sujeito em mostrar o número?

Beba na fonte>Diário do Centro do Mundo.


PASSAPORTE DA VACINA PARA VOTAR: Barroso nega que TSE exigirá passaporte da vacina nas eleições deste ano

No texto divulgado pelo TSE, Barroso explica que o colegiado ainda não se reuniu para definir o protocolo sanitário a ser adotado nas eleições deste ano

Por Correio Braziliense

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, se manifestou, ontem, a respeito de notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre a exigência de apresentação do chamado "passaporte da vacina" por parte dos eleitores para que seja possível votar no pleito deste ano. Em nota, o ministro disse que o boato "simplesmente não tem qualquer fundamento".

No texto divulgado pelo TSE, Barroso explica que o colegiado ainda não se reuniu para definir o protocolo sanitário a ser adotado nas eleições deste ano.

Beba na fonte> https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/01/4979142-barroso-nega-que-tse-exigira-passaporte-da-vacina-nas-eleicoes-deste-ano.html


 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

WSL ANUNCIA CALENDÁRIO DO CIRCUITO

Competição volta a ter etapa no Brasil, em Saquarema, entre 23 e 30 de junho. WSL Finals (etapa que define os campeões mundiais) continua na praia de Lower Trestles...

Beba na fonte> Agência Brasil ( WSL anuncia calendário do Circuito Mundial de Surfe

LAGUNA REGISTRA MAIS DE 160 CASOS, O SEGUNDO MAIOR ÍNDICE DESDE 2020

Já o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos não atualizou as informações pelo segundo dia consecutivo.

Por Agora Laguna

O mais recente boletim epidemiológico de Laguna, atualizado nesta quarta-feira, 19, mostra que a cidade teve o registro de mais 166 casos positivos da Covid-19. Além disso, 111 pessoas estão curadas, após cumprirem o período de quarentena. É o segundo maior índice de positivação em um único dia, desde 2020.

De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, são três pessoas que estão aguardando o resultado do exame encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis. Atualmente, Laguna tem 740 pessoas com o vírus ativo e já foram registrados 152 óbitos em decorrência de complicações da doença.

Já o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos não atualizou as informações pelo segundo dia consecutivo.

Casos divulgados

PACIENTES COM DIAGNÓSTICO POSITIVO: BARBACENA (3), BARRANCEIRA (5), CABEÇUDA (13), CAMPO DE FORA (6), CAMPOS VERDES (3), CAPUTERA (6), CENTRO (6), CIGANA (1), ESPERANÇA (9), FIGUEIRA (1), JARDIM JULIANA (1), MAGALHÃES (22), MAR GROSSO (32), MATO ALTO (5), PORTINHO (25), PRAIA DO SOL (1), PROGRESSO (20) E VILA VITÓRIA (7).

PACIENTES COM ALTA: CABEÇUDA (56), CAMPO DE FORA (1), CAPUTERA (9), FIGUEIRA (1), MADRE (1), MAGALHÃES (13), MAR GROSSO (4), MATO ALTO (18), PASASGEM DA BARRA (2), PORTINHO (2), PROGRESSO (2) E VILA VITÓRIA (2).

Números de Laguna                   

Casos notificados – 21.597
Casos descartados – 14.110
Casos suspeitos – 3
Confirmados – 7.484
Curados – 6.592
Casos em tratamento – 740
Mortes – 152

Amurel

Casos confirmados: 75.658 (20.192 por 100 mil hab.)
Casos ativos: 3.274 (874 por 100 mil hab.)
Óbitos: 1.286 (343 por 100 mil hab.)
Recuperados: 71.098

SC

Santa Catarina já registrou 1.327.487 casos confirmados de Covid-19. Desses, 1.251.652 são considerados recuperados e 55.527 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta quarta-feira, 19. O coronavírus causou 20.308 mortes no estado até agora. A taxa de letalidade atual é de 1,53%. Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 19.

O Governo do Estado estima que haja 287 municípios com casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Grande Florianópolis, que tem 1.367 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Oeste (1.159) e Laguna (874). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (262), Alto Vale do Itajaí (393) e Planalto Norte (433).

Atualmente, há 1.089 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 771 estão ocupados, sendo 172 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 70,8%.

Brasil

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. São 621.578 mortes confirmadas 23.215.551 casos confirmados.


 

TSE PODE PROIBIR TELEGRAM NO BRASIL

Por canal meio

Escaldada pelos disparos em massa de mensagens e pela disseminação de notícias falsas nas eleições de 2018, a Justiça Eleitoral estuda para este ano uma medida drástica: suspender o funcionamento no Brasil do aplicativo russo Telegram. A plataforma, presente em 53% dos smartphones no país, foi abraçada entusiasticamente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e por seus seguidores, diante das restrições impostas por aplicativos como WhatsApp e Twitter. O banimento do Telegram valeria até que a empresa instalasse uma representação no Brasil. Sem isso, por exemplo, a Justiça não tem como notificá-la em caso de abusos. O Telegram permite grupos de até 200.000 participantes e não limita o disparo de mensagens. Em dezembro, o presidente do TSE tentou contato com o CEO da empresa russa, Pavel Durov, para discutir estratégias contra a desinformação. Ainda não obteve resposta. (Veja)

Fora do mundo virtual, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, marcou para o dia 29 de janeiro uma convenção nacional para oficializar o lançamento de Bolsonaro à reeleição, embora o calendário eleitoral do TSE preveja esse tipo de decisão somente entre 20 de julho e 5 de agosto. Um grupo de trabalho que inclui Costa Neto, os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira (também presidente do PP), e das Comunicações, Fábio Faria, e o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) se reuniu esta semana no Planalto para discutir estratégias de campanha. (Poder360)

Criticada por setores do PT, a aliança com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi defendida ontem pelo próprio ex-presidente Lula. “Espero que o Alckmin esteja junto, sendo vice ou não sendo vice”, disse ele, em entrevista a sites de esquerda. O petista minimizou as divergências com Alckmin e ressaltou que o governador já se posicionou contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador João Doria (PSDB). Lula chegou mesmo a fazer um elogio aos tucanos antigos, seus adversários em cinco eleições, dizendo que o partido de Doria não era “o PSDB social-democrata” de Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso e José Serra. (UOL)

Na mesma entrevista, Lula partiu para o ataque contra o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), que o condenou quando era juiz da Lava-Jato e depois foi declarado suspeito pelo STF. “Eu, graças a Deus, consegui desmontar o canalha que foi o Moro no julgamento dos meus processos”, disse. O ex-ministro reagiu no Twitter: “Canalha é quem roubou o povo brasileiro durante anos e quem usou nosso dinheiro para financiar ditaduras. Você será derrotado.” (Metrópoles)

A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu, em resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF), a constitucionalidade do fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões para o pleito deste ano, previsto no Orçamento da União. O valor é contestado pelo Partido Novo, que defende um fundo de R$ 2,1 bilhões, proposta original do governo. No sentido oposto, parlamentares querem levar o fundo de volta aos R$ 5,7 bilhões aprovados na Lei de Diretrizes Orçamentárias. (g1)

DEJARRANJO PARTIDÁRIO: a elite brasileira terceirizou o serviço sujo

Nada melhor para entender o resultado da ação suicida dos grupos políticos de centro – e mesmo os de direita não extremada – do que a composição atual da Câmara - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por Maria Inês Nassif -  Brasil de Fato:

Uma década de conspiração produziu efeitos irreparáveis no quadro político-partidário do país.

Ironicamente, os efeitos mais devastadores foram sentidos nas estruturas políticas de centro e de direita que, envolvidas na trama para desqualificar a política – que teve como centro a Operação Lava Jato – não entenderam que renunciavam à própria organicidade e terceirizavam poder (e hegemonia) a políticos de ocasião, levados à ribalta pela onda extremista de direita ceivada desde as manifestações de 2013.

Não sobrou pedra sobre pedra das organizações político-partidárias nas quais as classes dominantes “modernas” operavam antes.

E os partidos de aluguel e de extrema-direita, estimulados por elas para aumentar a onda antipetista, fogem totalmente ao seu controle: essas legendas são mais facilmente manipuláveis por lideranças militares e extremistas e mais facilmente corrompíveis por governos do momento. Não são cooptáveis por ideologia.

Beba na fonte>Brasil de Fato


 

ANVISA LIBERA VACINA CORONAVAC PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ENTRE 6 A 17 ANOS


 Por Esmael Morais 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (20/01) a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos – exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.

Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Por meio das redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou a aprovação do uso emergencial da CoronaVac para a faixa etária de 6 a 17 anos. “Todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a PNO [Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19]. Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no DOU”, disse, em sua conta no Twitter.

Butantan         

Por meio de nota, o Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, informou que a autorização ocorreu após avaliação de pedido enviado à Anvisa no dia 15 de dezembro, embasado em estudos de segurança e resposta imunológica vindos de países como Chile, China, África do Sul, Tailândia e também do Brasil.

“A CoronaVac é cientificamente comprovada como a vacina mais segura e com menos efeitos adversos, além de ser a vacina mais utilizada em todo o mundo, com mais de 211 milhões de doses administradas no público infantil e juvenil (de 3 a 17 anos) somente na China”, destacou o comunicado. “O Instituto Butantan, que há 120 anos trabalha a serviço da vida, está preparado para fazer parte de mais esta batalha para derrotar o vírus da covid-19 no país”, concluiu a nota.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse haverá uso imediato de 8 milhões de doses da Coronavac nos 645 municípios paulistas. Outras 7 milhões de vacinas serão oferecidas a Estados e Prefeituras que tiverem interesse no imunizante do Instituto Butantan.

“É mais um momento histórico em defesa da ciência e da vida este início da vacinação com a Coronavac, a vacina do Butantan, de crianças de seis a 11 anos”, afirmou Doria. “Quero cumprimentar e agradecer à Anvisa pela postura em defesa da vida, da existência e do direito dos brasileiros de optarem pela vacina para sua proteção e de seus filhos”, acrescentou.

Fornecimento de doses para o Brasil

São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a iniciar a vacinação infantil contra o coronavírus, no último dia 14, horas após receber doses pediátricas do imunizante da Pfizer via Ministério da Saúde. Até então, a vacina era a única liberada pela Anvisa.

O Governo do Estado já informou o Ministério da Saúde que o Instituto Butantan pode firmar um novo contrato de fornecimento de doses ao PNI (Plano Nacional de Imunizações). Em 2021, 100 milhões de doses da Coronavac abasteceram o país desde o dia 17 de janeiro, quando São Paulo iniciou a vacinação em todo o Brasil.

ELZA SOARES MORRE AOS 91 ANOS NO RIO DE JANEIRO

A cantora Elza Soares foi uma das mais importantes vozes femininas da música brasileira (Elza Soares (Foto: Reprodução/Facebook)

Morreu nesta quinta-feira, 20, a cantora Elza Soares, no Rio de Janeiro, aos 91 anos, informou o G1. Ela foi uma das mais importantes artistas brasileiras do século XX, sendo, junto com Elis Regina, Nara Leão e outras mulheres, uma importante voz feminina na música brasileira

Beba na fonte>https://www.brasil247.com/cultura/elza-soares-morre-aos-91-anos-no-rio-de-janeiro

 

CUBA INICIA CONSULTA POPULAR PARA O NOVO CÓDIGO DA FAMÍLIA EM FEVEREIRO

 

Por Opera Mundi

Segundo Gutiérrez, a ideia da consulta é que os eleitores possam opinar sobre as questões que envolvem o projeto do código, podendo apresentar propostas, sugerir modificações e tirar dúvidas sobre os artigos do documento.

Beba na fonte>https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/72827/cuba-inicia-consulta-popular-para-o-novo-codigo-da-familia-em-fevereiro


CONTAG ALERTA TRABALHADORES RURAIS: “a pandemia não acabou!”

Em nota, entidade “reafirma a importância de mantermos a luta pela vacinação em massa da população, inclusive das nossas crianças”

Por André Cintra

A diretoria da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares) lançou uma nota pública, nesta quinta-feira (20), para alertar a categoria sobre os riscos da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Nas últimas semanas, devido à expansão da variante ômicron, o País vive um repique acelerado de casos de Covid-19.

Beba na fonte>https://vermelho.org.br/2022/01/20/contag-alerta-trabalhadores-rurais-a-pandemia-nao-acabou/


 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

"O PREÇO DO NEGACIONISMO É PAGO COM VIDAS"

Foto: Secretario Henrique Mello/ Prefeito Rosenvaldo Silva

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR) confirmou na tarde de quarta-feira, dia 19, o cancelamento da festa do camarão, que pretendia fazer em pleno aumento assustador de casos de covid no município. Os shows dos cantores sertanejos Maiara/Maraisa e Guilherme e Benuto previstos para acontecer em fevereiro, no pavilhão Municipal de eventos serão realizados em uma nova data ainda a ser definida.

Somente  a pressão da sociedade organizada foi capaz de quebrar a macabra aliança entre a prefeitura e a hipócrita especulação comercial que não importa se o preço do negacionismo seja pago com vidas.

A reação dos “sem noção” contra o cancelamento da festa ficou registrado para a história politica e sanitária da cidade com a postagem, nas redes sociais, da gerente comercial de uma rádio local chamando de “hipócritas” o povo Imbitubense contrário à realização da festa do camarão por causa do crescente aumento da pandemia.

A vontade é de fazer uma campanha nas redes sociais para que o povo não anuncie nessa rádio enquanto durar a pandemia que matou mais de 600 mil brasileiros e sequelou outros milhares entre eles muitos Imbitubenses.

Mas não somos revanchistas...

Deus no comando é o que importa,

Xô ganância!!!    

UBIRATAN SANTOS DENUNCIA: “Faltam testes porque os governos e toda a rede privada apostaram precocemente no fim da pandemia. Um escândalo”; vídeo

Cederam às pressões econômicas

Por Conceicao Lemes – viomundo

De algumas semanas para cá, reportagens na mídia têm mostrado pessoas de todas as idades enfrentando filas e mais  filas em unidades públicas de saúde, laboratórios e hospitais privados e até em farmácias, a fim de agendar teste de diagnóstico para covid-19.

A dificuldade é geral no País.

Afinal, faltam testes, faltam profissionais, o que está acontecendo?

Beba na fonte>Vi o Mundo.