sábado, 13 de novembro de 2021

COP26: NOVO ACORDO CLIMÁTICO É APROVADO EM GLASGOW

Consenso foi alcançado após grandes embates entre nações ricas e em desenvolvimento (crédito: Ben Stansal/AFP)

Por Correio Braziliense

É oficial. Após duas semanas de intensas negociações, embates e tensões, o novo acordo climático, chamado de Pacto Climático para Glasgow, foi aprovado pela COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). A decisão foi anunciada há pouco, nesta tarde de sábado (13/11) pelo presidente da Conferência, Alok Sharma. 

Beba na fonte>https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2021/11/4962989-cop26-novo-acordo-climatico-e-aprovado-em-glasgow.html


sexta-feira, 12 de novembro de 2021

COP26 SE ENCAMINHA PARA AVANÇOS TÍMIDOS CONTRA CRISE CLIMÁTICA: OBJETIVO DE 1,5%C SE DISTANCIA

Novo rascunho de declaração final tem uma linguagem diluída sobre alguns dos temas mais cruciais da Conferência do Clima

Por Lúcia MÜZELL - RFI RFI no Opera Mundi

Esta sexta-feira (12/11) é oficialmente o último dia da Conferência do Clima de Glasgow, mas as negociações entre os 196 países podem acabar se estendendo pelo fim de semana, em meio a uma forte queda de braços entre os países industrializados e aqueles em desenvolvimento. O novo rascunho de declaração final divulgado nesta manhã tem uma linguagem diluída sobre alguns dos temas mais cruciais da cúpula.

documento mantém a menção inédita e histórica de que os países abandonem progressivamente o uso de combustíveis fósseis, responsáveis por nada menos do que 90% das emissões globais de CO2. Mas diante da forte resistência de grandes produtores de petróleo e gás, como Arábia Saudita e Rússia – que queriam a retirada completa desta menção –, o tom foi remodelado.

Beba na fonte> https://operamundi.uol.com.br/meio-ambiente/72089/cop26-se-encaminha-para-avancos-timidos-contra-crise-climatica-objetivo-de-1-5c-se-distancia
 

NOTÍCIAS AO VIVO: SUPREMO SUSPENDE PORTARIA QUE PROIBE DEMISSÃO POR FALTA DE VACINA


 Por Esmael Moraes

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu hoje (12/11) a vigência de dispositivos da Portaria 620 do Ministério do Trabalho, que proibiu a demissão do trabalhador que não tiver tomado vacina contra a covid-19. O ministro atendeu ao pedido liminar feito por partidos de oposição.

A decisão não alcança quem tem contraindicação médica expressa para...

Beba na fonte> https://www.esmaelmorais.com.br/2021/11/noticias-ao-vivo-da-covid-supremo-suspende-portaria-que-proibe-demissao-por-falta-de-vacina/

MORO SE LANÇA À PRESIDÊNCIA FINGINDO NÃO TER NADA A VER COM BOLSONARO

Sergio Moro discursa ao oficializar sua filiação ao Podemos em cerimônia em Brasília (Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro se lançou hoje candidato à Presidência com um discurso de falsa moderação contra "os extremos" e como se não tivesse nenhuma responsabilidade pela chegada de Jair Bolsonaro (sem partido) ao poder e a crise que isso desencadeou no país. Apesar de ter apresentado "apenas ideias de um projeto maior", falando de economia e desigualdade social, a corrupção continua a ser o seu principal mote de campanha. Moro se filiou hoje ao Podemos, em Brasília.

Beba na fonte> Kennedy Alencar
 

COTIDIANO DIGITAL

Começou ontem a 13ª edição da Campus Party, feira de tecnologia com conteúdo de inovação, empreendedorismo e criatividade, em São Paulo. Depois de uma edição extra 100% digital em 2020 por conta da pandemia, o evento deste ano terá uma programação em formato híbrido, com atrações online e presenciais. A CP deve seguir todos os protocolos sanitários estabelecidos pela prefeitura e governo do Estado de São Paulo, segundo os organizadores. O limite de pessoas é de 3 mil, sendo que mais de 700 pessoas poderão ficar acampadas. (g1)

Entre as atrações da Campus Party 2021, o evento terá o Maker Space, para produção e fabricação de produtos, a Arena de Drones com corridas e batalhas, e o Startup 360º, para capacitação de startups. Além disso, a edição terá campeonato de Free Fire para estudantes, debates e iniciativas para desenvolvimento profissional e mais. (TecMundo)

Pois é… A crise no abastecimento de componentes de tecnologia virou motivo de preocupação para as gigantes do setor. Depois da Apple ter problemas para produzir o iPhone 13, o que impactou até mesmo em seu resultado financeiro este ano, a Sony já avisou que vai reduzir sua previsão de entrega de consoles PlayStation 5. A Nintendo também cortou sua previsão de vendas do Switch. (The Verge)

Por aqui, a falta de semicondutores fez até a Volkswagen suspender a produção de automóveis em uma fábrica do Paraná. (InfoMoney)

Com informações CanalMeio

 

RESUMO DA SEMANA, POR CANAL MEIO


 LIRA MANOBRA PARA MANTER CONTROLE SOBRE VERBAS

·         Nem mesmo o placar de 8 a 2 no Supremo Tribunal Federal (STF) faz com que o Congresso desista de continuar usando o orçamento secreto e de manter em sigilo os beneficiários dos gastos já feitos. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), articula um projeto que trata exclusivamente de mais transparência de agora em diante e, na prática, mantém nas mãos do governo, de Lira e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o controle sobre a liberação de verbas, escolhendo que deputados são beneficiados com a execução de emendas em detrimento de outros. Esse foi um dos pontos criticados pela ministra Rosa Weber na liminar que suspendeu a execução do orçamento secreto. O decreto poria em prática a tese defendida pelos ministros do STF Gilmar Mendes e Nunes Marques, os únicos que votaram contra a proibição do orçamento secreto. (Folha)

·         O Supremo, por sua vez, espera os próximos movimentos do Legislativo para julgar o mérito da ação contra o orçamento secreto. Os ministros querem se livrar desse abacaxi político e esperam medidas que deem de fato transparência ao empenho de verbas para liberar a execução das emendas. (Globo)

·         Aliás... Falando em emendas, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, pediu exoneração (temporária) ontem para voltar ao Congresso, onde é deputado licenciado pelo DEM gaúcho. Onyx, que vai tentar se reeleger ano que vem, quer cuidar de perto de suas próprias emendas ao Orçamento. (Metrópoles)

·         Em cada dez servidores da União, seis já testemunharam atos antiéticos ou corrupção explícita no ambiente de trabalho, segundo pesquisa encomendada pelo Banco Mundial. Com garantia de anonimato, foram ouvidos 22.130 servidores, entre abril e maio deste ano, com apoio da Controladoria-Geral da União e do Ministério da Economia. O desvio mais comum é o uso do cargo para ajudar amigos e familiares. Metade dos ouvidos disse não ter segurança para denunciar as irregularidades. Somente 33 comunicaram os malfeitos; deles, 41% disseram que as denúncias não deram em nada, e 27,4% afirmaram terem sofrido retaliação. (Metrópoles)

·         Com ares de convenção partidária, a filiação do ex-ministro Sérgio Moro ao Podemos na quarta-feira teve um detalhe que chamou a atenção: a presença de antigos aliados do presidente Jair Bolsonaro, adversário de Moro nas eleições do ano que vem. Pelo menos dois outros ex-ministros foram prestigiar o antigo colega, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que comandou a Secretaria de Governo, e Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde. Mandetta, aliás, é filiado ao DEM, futuro União Brasil, e visto também como potencial candidato ao Planalto. Pelo menos quatro deputados federais eleitos na onda bolsonarista em 2018 também compareceram. (Estadão)

·         Bolsonaro procurou ontem não dar sinais de ter sentido a potencial entrada do próprio ex-ministro da campanha. Pelo contrário. Conversando com apoiadores, o presidente ironizou o discurso de Moro, dizendo que o antigo juiz da Lava-Jato “não aprendeu nada” no período em que ocupou o Ministério da Justiça, sem dar mais detalhes. (CNN Brasil)

·         Meio em vídeo. O Moro que se lançou pré-candidato é outro, tomou um banho de marketing profissional. Já entrou mudando a estrutura da campanha e a corrida eleitoral. A notícia é ruim para dois candidatos — o próprio Bolsonaro, e também para Ciro Gomes. Agora: é bom para o Brasil? Confira no Ponto de Partida. (YouTube)

O STF começa a julgar hoje uma ação movida pelo procurador-geral da República para impedir que as Defensorias Públicas requisitem documentos como certidões e perícias a autoridades. Aras alega que o mesmo direito não é garantido aos advogados comuns. Já os críticos da ação dizem que ela amarra a atuação das defensorias, única forma de acesso dos mais pobres à Justiça. (Estadão)

·         Para ler com calma. Com pesquisas indicando uma alta rejeição a seu governo e a perspectiva de uma derrota nas urnas, Bolsonaro trabalha para deslegitimar as eleições Brasileiras. E para isso conta com apoio dentro dos Estados Unidos. Não do governo Biden, claro, mas de antigos assessores do ex-presidente Donald Trump, ainda muito influente na política americana. (New York Times)

·         O Partido Novo anunciou ontem que suspendeu temporariamente a filiação das vereadoras paulistanas Cris Monteiro, de 60 anos, e Janaína Lima, de 37, que trocaram sopapos no banheiro da Câmara municipal. Monteiro acusa Lima de tentar estrangulá-la, e esta responde dizendo ter agido em legítima defesa. A duas, que registraram diferentes boletins de ocorrência, começaram a se estranhar ainda no Plenário por conta do tempo de fala ao microfone durante a votação da reforma da previdência do município e, já no banheiro, partiram das vias de fato para a lesão corporal. A Procuradoria da Câmara também está investigando o caso. (g1)


·         Frederik Willem de Klerk tinha 53 anos quando, em 1989, assumiu a presidência da África do Sul. Era um típico integrante do Partido Nacional, que controlava o país desde 1948 e impusera um dos mais brutais regimes de segregação racial do mundo, o Apartheid. Mas ele sabia que o sistema não era sustentável, atraindo condenação internacional, sanções econômicas e cada vez maior oposição interna. Coube a de Klerk desmontar o Apartheid, tornar legais partidos negros como o Congresso Nacional Africano, libertar os presos políticos e, em 1994, entregar a presidência ao mais famoso deles, Nelson Mandela. Laureado junto a Mandela com o Nobel da Paz em 1993, de Klerk morreu ontem, aos 85 anos, vítima de um câncer. (g1)

 

ENTREOVIDO NO CONGRESSO

Orlando Pedroso – Canal Meio



 

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

VÍDEO: PEIXE DE ESPÉCIE RARA É AVISTADO EM ITAPOÁ E LAGUNA


 VÍDEO: Peixe-lua gigante é encontrado por pescadores em Santa Catarina

Com informações socientifica

Um peixe-lua gigante foi registrado por pescadores na Ilha de Tacami, entre Imbituba e Laguna, região de Santa Catarina.

O animal é considerado um dos peixes ósseos mais difíceis de serem avistados, e também um dos mais pesados. “Foi a primeira vez que vi, mas o pescador que estava comigo, já conhecia”, diz o comerciante Anselmo Acelino, que fez as filmagens.

O peixe-lua possui uma morfologia incomum, por isso chama a atenção por onde passa

É possível observar o peixe-lua boiando na superfície da água quando os pescadores se aproximam com o barco, onde estava Acelino e o pescador e policial militar Leonardo Vieira. A dupla se impressiona com o tamanho do animal.

Outro peixe-lua foi encontrado em 2014 também em Santa Catarina, no município de Itapoá. O animal tinha cerca de 1,5 metro e pesava mais de 150 quilos e foi levado por pesquisadores para ser analisado.

“Eles vivem em mares mais profundos. O peixe-lua não chega a ser raro, mas não é frequente de se ver em águas rasas, perto da praia”, explicou o biólogo Paulo Pinheiro.


quarta-feira, 10 de novembro de 2021

TCU DETERMINA QUE PROCURADORES DA LAVA JATO DEVOLVAM DIÁRIAS MILIONÁRIAS

O Tribunal de Contas da União determinou que procuradores que atuaram na Operação Lava Jato devolvam os recursos de diárias de viagens que receberam quando trabalhavam na força-tarefa que investigou corrupção e desvios de dinheiro na Petrobras.

O ministro Bruno Dantas, relator da tomada de contas especial, concluiu que houve prejuízo aos cofres públicos e violação do princípio da impessoalidade, com a adoção de um modelo “benéfico e rentável” aos integrantes do Ministério Público envolvidos.

Os valores que devem ser devolvidos somam mais de 2,5 milhões de reais e envolvem cinco procuradores, além do ex-coordenador da força-tarefe, Deltan Dallagnol e Rodrigo Janot, que comandava o MPF à época. (Carta Capital)

terça-feira, 9 de novembro de 2021

SINTE/SC LANÇA CALCULADORA DA APOSENTADORIA

Por Sinte/SC

Em parceria com DIEESE e sindicatos que representam servidores/as estaduais, o SINTE/SC lança uma calculadora para avaliar individualmente o tempo de aposentadoria de cada trabalhador/a.

Com a aprovação da Reforma da Previdência de Moisés, que trouxe uma série de prejuízos para a categoria, os cálculos mudaram e muita gente ficou em dúvida de quanto tempo tem para se aposentar.

Acesse a calculadora e veja como ficou sua aposentadoria.

Beba na fonte>Link de acesso: https://sinte-sc.org.br/Default/Calculadora

 

PROJETO QUE GARANTE 60% DO FUNDEF PARA OS PROFESSORES É APROVADO NA CÂMARA

Medida obriga prefeitos e governadores a repassar percentual ao magistério. Pelo projeto, a remuneração terá caráter indenizatório e não será incorporada ao vencimento dos educadores. Ou seja, deverá ser paga de uma vez só.

Projeto de Lei nº 10880/18 foi aprovado hoje no Plenário da Câmara e garante, finalmente, que 60% dos recursos dos precatórios do antigo Fundef seja repassados aos professores. Foram 416 votos a favor da matéria e 11 contra.

Indenização

Pelo projeto, a remuneração terá caráter indenizatório e não será incorporada ao vencimento dos educadores. Ou seja, deverá ser paga de uma vez só. 

Medida deve passar ainda pelo Senado. A previsão é que seja aprovada com folga também naquela casa legislativa. 

Beba na fonte>https://www.deverdeclasse.org/l/projeto-garante-precatorios-para-os-professores/


 

DIA AGITADO EM BRASÍLIA

*PEC dos Precatórios é debatida em segundo turno na Câmara, com o PDT de Ciro Gomes anunciando que, desta vez, votará contra;

*STF forma maioria contra o orçamento secreto, que vem sendo chamado de "bolsolão" - o maior esquema corrupto do História;

*STJ anula as provas da rachadinha de Flávio Bolsonaro;

*Lula teria dito, segundo a jornalista Monica Bergamo, que pode "dormir tranquilo" com Geraldo Alckmin na vice-presidência;

* Amanhã (10), Sergio Moro será filiado ao Podemos.

Com informações GGN

BOLSOLÃO - O que é o orçamento secreto? Entenda o esquema usado por Bolsonaro e Lira no Congresso

Leia perguntas e respostas sobre o esquema bilionário operado pelo governo para garantir apoio entre congressistas...

Por Brasil de Fato

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido) criou um orçamento paralelo bilionário em emendas, no final de 2020, para conseguir apoio do “Centrão” no Congresso Nacional. Uma série de reportagens publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo revelou o escândalo a partir de centenas de ofícios enviados por deputados e senadores a ministérios do Executivo federal.

Os documentos, obtidos pelo jornal ao longo dos últimos meses, mostram que esse esquema atropela leis orçamentárias, já que são os ministros e não os congressistas que deveriam definir onde aplicar os recursos. Além disso, os acordos e o direcionamento do dinheiro não foram públicos, assim como a distribuição não foi igualitária entre os congressistas, evidenciando um interesse eleitoral do governo.

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2021/11/09/o-que-e-o-orcamento-secreto-entenda-o-esquema-criado-por-bolsonaro-e-lira-no-congresso


 

GASOLINA A R$ 8 FAZ A FESTA DE ESPECULADORES E ACIONISTAS DA PETROBRAS; IMAGINE SE A EMPRESA FOSSE PRIVADA…

 Por Esmael Morais 

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta que o litro da gasolina está sendo vendido por até R$ 8 no Rio Grande do Sul.

O preço médio do combustível subiu 2,25% na semana passada nos postos do País, chegando a R$ 6,710 o litro.

Beba na fonte>https://www.esmaelmorais.com.br/2021/11/gasolina

FBI FAZ BUSCA NA CASA DE UM FUNDADOR DE GRUPO DE EXTREMA DIREITA LIGADO A EDUARDO BOLSONARO

James O’Keefe, do Project Veritas, e Eduardo Bolsonaro

Por Kiko Nogueira - DCM

O FBI fez uma busca na casa de James O’Keefe, fundador do grupo de extrema direita Project Veritas no sábado, dia 6.

Essa escumalha defende espionar jornalistas por meio de câmeras ocultas e, a partir daí, distorcer fatos para espalhar notícias falsas e teorias da conspiração.

Há uma investigação sobre o roubo de um diário pertencente a Ashley Biden, filha do presidente dos EUA, relata o New York Times.

Beba na fonte>Diário do Centro do Mundo.


 

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

XADREZ DAS RAIZES DO NEGACIONISMO E A VOLTA DA REPÚBLICA VELHA

O desafio da reconstrução terá apenas duas possibilidades viáveis. O Lula de 2002. O Lula de 2022, que poderá ser o mesmo, ou mais atirado.

Por Luis Nassif no GGN

Peça 1 – as crises do capitalismo

Nos Estados Unidos, o pós-trumpismo levou a um presidente medíocre, Joe Biden, ameaçando trazer Donald Trump de volta. Mostra que não basta a visão do horror para devolver a sanidade aos países.

O momento atual repete – alguns degraus acima – a desestruturação política e econômica do final do século 19 e a perda de rumo das primeiras décadas da República. Abordo isso em meu livro “Os Cabeças de Planilha”.

Internacionalmente, viviam-se fenômenos relacionados e que se repetem agora:

1.   Revolução tecnológica, um século atrás representada pela energia elétrica, telégrafo sem fios, motor a vapor, vários serviços urbanos etc. e, agoira, pelo avanço inexorável da digitalização.

2.   Expansão do capitalismo financeiro, que enxerga nas novas invenções uma oportunidade ampla de negócios globalizados.

3.   Na outra ponta, invenções exterminadoras de emprego. No início do século, o fordismo acabou com o emprego – e o poder político – dos artesãos. Agora, a robótica e as plataformas eliminam o emprego formal e enfraquecem o sindicalismo.

4.   Em ambos os momentos, um enfraquecimento da produção, comprometendo fundamentalmente o desenvolvimento nacional, acentuando as disparidades sociais, até explodir em crises políticas...

Beba na fonte>https://jornalggn.com.br/xadrez-2/xadrez-das-raizes-do-negacionismo-e-a-volta-da-republica-velha-


ENEM 2021: 31 FUNCIONÁRIOS DO INEP PEDEM DEMISSÃO A POUCOS DIAS DA PROVA

Exoneração em massa acontece dias após dois coordenadores-gerais também terem pedido para serem desligados do órgão, que é responsável pela aplicação do exame.

Por Luiza Tenente, Emily Cruz e Letícia Carvalho, g1 e TV Globo

Trinta e um funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram exoneração nesta segunda-feira (8) dos cargos que ocupavam. A prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro, daqui a menos de duas semanas (veja mais no vídeo)

Exoneração em massa acontece dias após dois coordenadores-gerais também terem pedido para serem desligados do órgão, que é responsável pela aplicação do exame.

Beba na fonte>https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/11/08/enem-2021-coordenadores-do-inep-pedem-demissao-a-poucos-dias-da-prova.ghtml





 

PROCON POSSUI LEGITIMIDADE PARA INTERPRETAR CLÁUSULAS CONTRATUAIS, CONFIRMA STJ AO REFORMAR ACÓRDON DO TJSC

STJ: Procon pode interpretar contratos e decidir que cláusulas são abusivas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) voltou a reformar acórdão do Tribunal de Justiça do Estado (TJSC) fundamentado na premissa segundo a qual o Procon não possui legitimidade para aplicar sanções administrativas, em decorrência de suposta abusividade de cláusulas contratuais, atribuição que, entendimento da corte catarinense, seria exclusiva do poder judiciário.

Acolhendo recurso especial interposto pelo Ministério Público do Estado (MPSC), o ministro Benedito Gonçalves destacou que “a sanção administrativa, prevista no art. 57 do Código de Defesa do Consumidor, funda-se no poder de polícia que o PROCON detém para aplicar multas relacionadas à transgressão dos preceitos da Lei n. 8.078/1990, independentemente da reclamação ter sido realizada por um único consumidor”

Beba na fonte> https://www.juscatarina.com.br/2021/11/05/procon-possui-legitimidade-para-interpretar-clausulas-contratuais


OS JOVENS LATINO-AMERICANOS NA ERA DOS BICOS E DÍVIDAS


 Para internar pais com covid, irmãos bolivianos endividam-se em R$ 220 mil. Em negócio próprio, chilenas e brasileiras relatam trabalho insano – e incerto. Muitos vivem no perrengue. Sem assistência social, sobram-lhes a informalidade

Reportagem especial do consórcio Cicatrizes da Pandemia,

Beba na fonte> Ponte Jornalismo

CENTRAIS SINDICAIS BRASILEIRAS DOAM PEÇAS À VENEZUELA RETRIBUINDO OXIGÊNIO PARA MANAUS

Dirigentes da CUT, CTB, UGT e Força Sindical entregaram uma tonelada de peças industriais à empresa Sidor

Michele de Mello - Brasil de Fato 

Líderes sindicais brasileiros viajaram a Caracas para entregar mil toneladas de peças de reposição à Siderúrgica do Orinoco (Sidor), estatal venezuelana que doou 130 mil litros de oxigênio à cidade de Manaus, em janeiro deste ano. 

As peças foram compradas com dinheiro arrecadado em uma campanha lançada em junho pelas centrais sindicais. Por conta do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos desde 2015, a Venezuela tem uma série de dificuldades em conseguir manter a infraestrutura da sua indústria petroleira, siderúrgica e petroquímica. O país diminuiu em 60% sua produção de petróleo nos últimos seis anos como reflexo dos impactos do bloqueio sobre as estruturas.

Acompanhe cobertura completa,

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2021/11/08/centrais-sindicais-brasileiras-doam-pecas-a-venezuela-retribuindo-oxigenio-para-manaus


 

R$ 5.518,79 DEVERIA SER O SALÁRIO MÍNIMO EM OUTUBRO, DIZ O DIEESE


 O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) afirma que o salário mínimo nacional de outubro deveria ser de R$ 5.518,79, valor 5,35 vezes maior que o piso nacional atual (R$ 1.100). Uma indecente discrepância, aponta o órgão de pesquisa, pois esse valor não atende às necessidades básicas de uma família brasileira.

O levantamento se deu com base nos resultados da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos e levou em consideração o salário mínimo para sustentar uma família de quatro pessoas, dois adultos e duas crianças.

Beba na fonte> https://www.esmaelmorais.com.br/2021/11/r-5-51879-deveria-ser-o-salario-minimo-em-outubro-diz-o-dieese/

SETE MUNICÍPIOS BRASILEIROS ELEGEM NOVOS PREFEITOS

O maior processo eleitoral deste domingo ocorreu no município de Tomé-Açu, no Pará, em que 36.034 eleitores se mobilizaram na cidade. (Crédito: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Mais de 100 mil eleitores voltaram às urnas ontem (7) para eleger novos prefeitos em sete municípios brasileiros. As eleições suplementares foram definidas pela Justiça Eleitoral para substituir prefeitos e vices eleitos em 2020, que tiveram seus registros de candidatura indeferidos naquela eleição.Descrição: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1426834&o=rssDescrição: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1426834&o=rss

Beba na fonte>https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/11/4961388-sete-municipios-brasileiros-elegem-novos-prefeitos.html


 

LAGUNA ARRECADA MAIS DE R$ 1,5 MILHÕES EM IPTU DOS SETORES, B – C – D (LOTEAMENTO ITAPIRUBÁ), MAS NÃO REPASSA “UM TOSTÃO” EM SERVIÇOS PÚBLICOS

A Prefeitura de Laguna arrecada mais de R$ 1,5 milhões com IPTU dos setores - (B – C –D), do Loteamento Itapirubá, no balneário de mesmo nome, mas não reverte um tostão em serviços públicos: posto de saúde, escolas, eventos, segurança e infraestrutura básica. A população cobra os serviços de direito, mas esbarram no pouco caso e conhecimento mínimo dos gestores lagunenses dos reclames do bairro.

Essa semana se inicia com matéria do Jornal diário do sul, onde o secretário de Governo e Desenvolvimento de Laguna, Natanael Wisintainer anuncia que Itapirubá deverá receber complexo de condomínios na área do hotel Itapirubá, que está “abandonado” há anos, um investimento de R$ 2 milhões de reais.

À primeira vista a fala do secretário traz esperança e foi recebido com grande alegria pela comunidade, mas analisando a fundo traz também preocupação à medida que Natanael dá a entender que a melhoria do acesso à Itapirubá está condicionado ao dito investimento imobiliário.

Ora! Condicionar melhorias no balneário a investimentos futuros é um disparate, uma afronta aos moradores que pagam pelo serviço e  esperam, para ontem, a presença da prefeitura.

Beba na fonte> https://www.diariodosul.com.br/SITE2015/noticia