sábado, 7 de dezembro de 2019

Operação Chabu: Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e mais 16 pessoas são indiciados pela PF

O relatório final foi concluído na sexta-feira. Suspeitos foram indiciados por crimes como, corrupção ativa e passiva, extorsão, contrabando e por atrapalhar investigações. Foto: NSC TV/Reprodução


O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido, ex-filiado ao MDB), foi indiciado pela Polícia Federal (PF) de Brasília no inquérito referente à Operação Chabu, realizada em junho deste ano em Santa Catarina. O relatório final foi concluído na sexta-feira (6). Outras 16 pessoas também foram indiciadas no documento.

Conforme o relatório da PF, os suspeitos estão sendo indiciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, extorsão, contrabando e falso testemunho.

Beba na Fonte> https://www.agoranoticiasbrasil.com.br/operacao-chabu-prefeito-de-florianopolis-gean-loureiro-e-mais-16-pessoas-sao-indiciados-pela-pf/

'O estuprador és tu'!, protesto de chilenas é replicado no mundo

Milhares de chilenas se reuniram sexta-feira em Santiago e em outras cidades do país para cantar 'El violador eres tú', com coreografia ensaiada. Grupos menores de ativistas aderiram ao protestos em outras cidades pelo mundo, como Paris e Barcelona.

Material apresentado por Joice na CPMI das fake news é encaminhado ao STF

Em um slide mostrado por ela é possível identificar o assessor de um parlamentar do PSL que fez ataques e convocou passeatas contra o ministro Gilmar Mendes...

Por Reinaldo Azevedo

Parte do material apresentado pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) na CPMI das fake news já foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que comanda o inquérito que investiga ataques à corte e a seus integrantes. Em um slide mostrado por ela é possível identificar o assessor de um parlamentar do […]

Beba na FonteReinaldo Azevedo

Quem disse que o ex-sem-terra não produz?


Por Fenando Brito - Tijolaço

Embora escrita com um mal disfarçado preconceito – chega a dizer que o MST tem “hostes”, que tem o significado de exército “inimigo” – a reportagem de hoje no Valor Econômico mostra uma imagem do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra muito diferente que a construída pela mídia, a de gente que invade para destruir e tornar terras improdutivas.

Mostra o resultado de anos de luta que não se encerraram com o assentamento de famílias que, afinal, conseguiram um pedaço de terra para trabalhar e produzir e, agora, estão integrados a cooperativas e associações que plantam, colhem e processam alimentos em grande escala.

Cooperativas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra produzem pelo país toneladas de grãos, além de frutas e hortaliças, leite e suco de uva, entre outros itens. Famílias assentadas são sócias de marcas próprias, têm gestão profissionalizada e vendem para governos e grandes redes varejistas, no país e no exterior.

O MST diz não ter um levantamento sobre o faturamento total das 162 cooperativas com as quais mantêm ligações. Mas informa que quatro das mais bem estruturadas desse grupo registraram entre janeiro e outubro deste ano receita conjunta de quase R$ 300 milhões.

São as que estão registrada na imagem ao fim do post, tirada do jornal.
Nenhuma novidade, exceto que alguém, finalmente, digna-se a registrar que reforma agrária não é um desastre produtivo. Eu mesmo vi, pessoalmente, o progresso e a prosperidade do Banhado do Colégio, o local no município gaúcho de Camaquã, Brizola principiou o seu ensaio de reforma agrária no Rio Grande. Gente vivendo bem, com lavoura de primeira ordem, filhos e netos criados com dignidade.

A reportagem, com certo tom demeritório, refere-se a uma “mudança de estratégia” do MST, dando este ano prioridade à consolidação produtiva de seus acampamentos e ocupações, para evitar a possível repressão por parte do governo Bolsonaro. Queriam o quê de um governo que está tão ansioso para atacar os pobres do campo que quer mudar a lei para poder atuar contra eles com as Forças Armadas e a Polícia Federal, inclusive com os “excludentes de ilicitude” para quem matar na repressão?

 

Receita joga na ilegalidade milhares de trabalhadores da arte e da cultura

Não tinha visto, ontem à noite, mas vi agora o mais novo absurdo da gestão Bolsonaro.

Por Fernando Brito - Tijolaço

O Secretário da Receita Federal, sr. José Barroso Tostes Neto, assinou uma resolução excluindo diversas categorias profissionais dos benefícios do MEI – Microempreendedor Individual – que lhes permitir emitir nota, pagar impostos em valores menores que o de empresas comuns e recolher para a Previdência de forma viável.

Vá vendo a lista: cantores, músicos independentes, DJs, VJs, humoristas ou contadores de histórias, instrutores de artes cênicas, instrutores de arte e cultura, instrutores de música, professores particulares – de idiomas ou não – e proprietários de bar com entretenimento. Ah, sim: professores para concursos, os de informática e também os de curos gerenciais, além das esteticistas.

Todos vão agora – a partir de 1° de janeiro – para a ilegalidade, porque os custos tributários e administrativos para atuarem como microempresários são proibitivos para suas atividades.

Este governo, de fato, é bíblico: é a praga de gafanhotos, a tudo destruir e corroer.

Ah, sim, a portaria que degola do direito de dezenas de milhares de pessoas que trabalham nestas atividades, uma delas tem um conteúdo indescritível de ironia: proíbe-se o registro como empreendedor individual dos astrólogos, ex-colegas de Olavo de Carvalho.

Que, como se sabe, agora é filósofo.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Projeto de lei de criminalização do funk repete história do samba, da capoeira e do rap

A proposta de criminalização do funk foi apresentada por um webdesigner paulista em janeiro deste ano. JARDIEL CARVALHO/R.U.A FOTO COLETIVOImage caption

Por Leandro Machado – BBC Brasil

Quase cem anos depois, o Senado analisa uma proposta que pode criminalizar outro ritmo musical brasileiro, o funk. A proposta foi enviada em janeiro por Marcelo Alonso, um webdesigner de 47 anos, morador de um bairro da zona norte de São Paulo. Teve 21.985 assinaturas de apoio.

As estocadas em Bolsonaro na festa do general Villas Bôas

As críticas do general Rocha Paiva e Luciano Huck explicam a ausência do presidente

Por Andrei Meireles – osdivergentes

Era o tipo de festa que até recentemente o presidente Jair Bolsonaro não faltaria de jeito nenhum. Foi o concorrido lançamento na quarta-feira (4) do Instituto General Villas Bôas, uma entidade para preservar a memória do militar e ajudar pessoas com doenças raras, crônicas e com deficiência. Estavam lá assessores do presidente, como os ministros Sérgio Moro e Augusto Heleno, o porta-voz Otávio Rêgo Barros, e uma penca de generais para prestigiar Villas Bôas, tido por eles e pelo próprio Bolsonaro como referência por sua conduta como chefe militar.

Beba na Fonte> Os Divergentes

Operação: Polícia Civil realizou buscas em empresa de serviços elétricos, em Orleans


Por Erik Behenck - 4oito

Entre os 21 mandados de busca e apreensão que foram realizados durante a Operação Zero Grau, um deles aconteceu em Orleans. A Polícia Civil, sob o comando do delegado Márcio Maciel, de Lauro Müller e com o apoio de cinco policiais civis de Orleans, realizaram buscas em uma empresa especializada em serviços elétricos.

“A gente fez mesmo uma atuação de execução, verificamos o que havia da documentação e o que interessava à DEIC”, destacou o delegado. “Tinha alguns bens que já estavam sequestrados, era só para nomear eles como depositário judicial”, comentou Maciel.

Nenhuma pessoa foi presa. “Eles solicitaram apenas o evento da busca, nós recolhemos e vamos levar para a DEIC”, disse o delegado. Segundo ele, essa empresa presta todos os tipos de instalações elétricas. 

No total, a Operação Zero Grau realizou o sequestro de 49 veículos. As atividades foram concentradas na capital do estado, Florianópolis.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Carlos e Eduardo Bolsonaro controlam 'milícias virtuais' com milhões de robôs, diz Joice

...deputada mostrou capturas de telas de internet que mostram conversas entre grupos de políticos, assessores parlamentares e influenciadores digitais que seriam ligados a Bolsonaro. Até o vice Mourão teria sido alvo. Ex-aliada, deputada afirma também que assessores do parlamentar e grupo do 'gabinete do ódio' do Planato estão envolvidos. Joice apresentou dados levantados nas redes do deputado e do presidente por uma ferramenta criada nos EUA (Geraldo Magela/Agência Senado).


Por Agência Estado/Dom Total

Ex-líder do governo no Congresso, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) presta depoimento na tarde desta quarta-feira (4) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News. Na apresentação, Joice expôs capturas de telas de internet que mostram conversas entre supostos grupos de políticos, assessores parlamentares e influenciadores digitais que seriam ligados ao presidente Jair Bolsonaro nas quais articulam ataques a ex-aliados dele.

Segundo Joice, um dos mais ativos grupos de propagadores de notícias falsas e difamações seria o chamado "Gabinete do Ódio", que seria integrado pelos assessores especiais da Presidência da República Filipe Martins, Tercio Arnaud, José Matheus e Mateus Diniz. Para ela, esses assessores são pautados por filhos de Bolsonaro, em especial o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PSC). Outro influenciador ligado ao grupo seria o escritor Olavo de Carvalho.

"Eu quero crer que o presidente não sabe disso", disse Joice, ao citar a ação das supostas redes de difamação que, de acordo com dados apresentados por ela, fazem amplo uso de perfis falsos em redes sociais. Joice disse que o próprio presidente tem publicações impulsionadas por robôs. "São quase dois milhões de robôs seguindo dois perfis, sendo 1,4 milhão no perfil de Jair Bolsonaro e 468 mil no perfil de Eduardo Bolsonaro", disse.

A deputada do PSL de São Paulo afirmou ter começado a investigar as estratégias de difamação de antigos aliados de Bolsonaro desde que foi destituída da liderança do governo e passou ela própria a ser alvo dos ataques. Em sua pesquisa, que teria gerado 174 páginas salvas e já autenticadas por um especialista, Joice contou ter encontrado o valor médio de R$ 20 mil para a contratação de campanhas impulsionadas por robôs.

Além da própria deputada do PSL, teriam sido vítimas das milícias virtuais ex-ministros, como Gustavo Bebianno e Carlos Alberto Santos Cruz, além do vice-presidente Hamilton Mourão. Também citou como alvos o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP), Dayanne Pimentel (PSL-BA), Delegado Waldir (PSL-GO) e youtubers e artistas.

Joice também afirmou não saber quem financia tal cadeia de difamação, mas sugeriu à comissão que "siga o rastro do dinheiro porque estamos falando de milhões de reais". Apesar de não apontar eventuais financiadores do esquema, a deputada declarou que boa parte da fonte das notícias falsas e campanhas difamatórias tem origem em gabinetes de políticos aliados, tocadas por assessores e pelos próprios legisladores.

Bolsonaro

Enquanto a ex-aliada denunciava o esquema na CPI, p presidente Jair Bolsonaro que "inventaram um gabinete do ódio" e que "alguns idiotas acreditaram" na informação.

Questionado se tem algum temor em relação ao trabalho da CPMI da Fake News, Bolsonaro respondeu: "Não, zero, chance zero. Inventaram gabinete do ódio e alguns idiotas acreditaram. Outros idiotas vão até prestar depoimento, como tem um idiota prestando depoimento uma hora dessas lá", disse o presidente.

Surge a teia oligárquica da operação

Estudo inédito da UFPR mapeia relações de Moro e promotores com grupos mais conservadores do Paraná. Políticos da ditadura, clãs encastalados nos tribunais e escritórios de advocacia que negociam delações.

A reportagem é de Amanda Audi, publicada por Agência Pública, 13-03-2019.
Para o professor de sociologia Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os integrantes da Lava Jato (incluindo magistrados, procuradores e advogados) operam em um circuito que chama de “fechado” e que funcionaria “em rede”.

O professor comanda um grupo de pesquisa chamado “República do Nepotismo”, que utiliza a técnica da prosopografia (biografia coletiva de determinado grupo social ou político) para demonstrar que pessoas como Sérgio MoroDeltan Dallagnol e advogados ligados às delações são herdeiros de figuras do Judiciário e da política paranaenses. O estudo será apresentado na segunda quinzena deste mês.

“Eles se conhecem muitas vezes desde a infância, porque os pais já se conheciam. Frequentaram as melhores escolas, universidades, têm sociabilidade em comum. Quer dizer, vivem na mesma bolha. Têm as mesmas opiniões e gostos políticos e ideológicos. E todos têm conexão com a indústria advocatícia, com os grandes escritórios jurídicos”, afirma.

Eis a entrevista.

Quais as principais conclusões do estudo que o sr. desenvolve na UFPR?

Em primeiro lugar, quando a gente pensa na magistratura brasileira e do Paraná, sempre se deve entendê-la como unidades de parentesco. São famílias ao mesmo tempo jurídicas e políticas, uma unidade que sempre opera em rede. Não existe aquela figura, como alguns imaginam, de pessoas que são “novas”, ou “emergentes”, ou “renovadoras”. Os resultados mostram que são todos herdeiros de uma velha elite estatal.

Isso inclui os integrantes da Lava Jato?

Sim, o juiz Sérgio Moro e todo mundo, temos todos os documentos. É uma elite estatal hereditária porque eles apresentam parentescos no sistema judicial bastante significativos. Não apenas parentesco, mas também relações matrimoniais, de amizade e de sociabilidade. Há também a dimensão do corporativismo. Se forma um grande circuito formativo ideológico, de convivência, que tem determinados padrões e valores hereditários. O próprio Sérgio Moro, uma figura central, filho de um professor universitário, tem como primo um desembargador, o Hildebrando Moro. Ter um parente no Tribunal de Justiça, para os códigos internos, faz muita diferença. Na nossa interpretação, é um sistema pré-moderno. Ele não funciona através de regras impessoais ou de aspectos técnicos, mas com muito poder pessoal. De modo que o ator, na magistratura, tem uma capacidade incrível de determinar a agenda, a temporalidade dos processos, no sentido de escolher os que quer acelerar e aqueles que serão adiados.”

Existe relação de proximidade entre magistrados, procuradores e advogados da Lava Jato?

Sim, é o mesmo circuito. Tem o caso da esposa do Moro, a Rosângela Maria Wolff Quadros, que é advogada. Ela está situada dentro do clã da família Macedo, genealogia extremamente importante no Paraná, que atinge atores nos poderes ExecutivoLegislativo e Judiciário e no empresariado. Como Rafael Greca de Macedo [prefeito de Curitiba], o Beto Richa [governador do Paraná licenciado] e um conjunto de empresários e desembargadores do Tribunal de Justiça. Até se usa o termo “Macedônia”, dada a importância da família Macedo. E a família Wolff é típica do poder local de São Mateus do Sul [interior do Paraná], é uma estrutura que vem da República Velha, do coronelismo. Ela, como advogada, tem relações profissionais com a Apae. E aí há uma conexão direta com a família ArnsFlávio Arns foi senador, vice-governador, ator de atividades assistenciais. E com o advogado Marlus Arns de Oliveira, que é sobrinho do Flávio Arns.

Qual a relação entre eles?

É uma relação profissional [da esposa de Moro] com a família Arns e com as Apaes. Eles trabalharam juntos com as Apaes. O Marlus Arns é advogado de muitos acusados da Lava Jato nas delações premiadas. Chegou até a defender Eduardo Cunha. Em matérias da imprensa sobre advogados amigos do Sérgio Moro, como o Carlos Zucolotto, e as questões sobre Rodrigo Tacla Duran, mostra a partir do casal uma indústria jurídica da Lava Jato, em que muitos dos principais advogados da Lava Jato têm relações próximas com os operadores.

Quais casos foram identificados pelo grupo de pesquisa?

O do procurador Diogo Castor de Mattos, que era filho do falecido procurador Delívar Tadeu de Mattos. Ele foi casado com Maria Cristina Jobim Castor, que era irmã de Belmiro Valverde Jobim Castor, que foi empresário, secretário de Estado, do Bamerindus, um nome muito importante na política. No escritório da família, o Delívar de Mattos & Castor, trabalha um irmão do procurador, que se chama Rodrigo Castor de Mattos. Ele foi advogado do marqueteiro João Santana. É mais uma relação direta de parentesco, que corrobora que é uma indústria advocatícia da Lava Jato muito próxima dos seus protagonistas.

Há situações parecidas com outros integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba?

Carlos Fernando dos Santos Lima é filho de Osvaldo Santos Lima, que foi procurador, deputado estadual da Arena e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná em 1973. Ele também tem dois irmãos no Ministério Público. A esposa dele teve relação com o Banestado [banco paranaense que deu origem a escândalo de corrupção nos anos 1990 e Carlos Fernando investigou]. O Deltan Dallagnol é filho do ex-procurador Agenor Dallagnol. Ele passou no concurso sem ter os dois anos de formado, o pai foi o advogado [na apelação da União, em que a Justiça deu vitória ao procurador] . Todos os operadores da Lava Jato também são extremamente conservadores e têm perfil à direita, semelhante aos seus parentes que faziam parte do sistema na ditadura. Naquela época, seus pais eram gente do establishment. E eles herdam a mesma visão de mundo. É uma elite social, política e econômica.

Os integrantes da Lava Jato vivem em um meio comum?

Sim, eles se conhecem muitas vezes desde a infância, porque os pais já se conheciam muitas vezes. Eles frequentaram as melhores escolas, universidades, têm sociabilidade em comum. Quer dizer, vivem na mesma bolha. Têm as mesmas opiniões e gostos políticos e ideológicos. E todos têm conexão com a indústria advocatícia, com os grandes escritórios jurídicos que atuam no sistema judicial.

Na pesquisa, o sr. ouviu falar sobre advogados que conseguem acordos de delação com a Lava Jato fazerem parte de um mesmo grupo?

É exatamente o que os resultados revelam, porque alguns principais advogados da indústria da delação são nomes com conexão com as famílias da Lava Jato.

O mesmo se aplica aos tribunais superiores na Lava Jato?

O circuito é o mesmo quando você analisa o Tribunal Regional Federal da 4ª Região [TRF-4]. Tem o João Pedro Gebran Neto, neto do ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná. Ele vem de uma das mais tradicionais famílias da Lapa, de onde sai boa parte das famílias que dominam a política paranaense nos anos 1970. Victor Luiz dos Santos Laus é bisneto do fundador do Tribunal de Justiça de Santa CatarinaCarlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do TRF-4, é neto do desembargador ministro Thompson Flores, que foi do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a ditadura militar, uma das principais genealogias do Rio Grande do Sul.

O ministro Felix Fischer, mesmo sendo alemão, é casado com uma procuradora de Justiça do Paraná aposentada. Ele tem três filhos no Judiciário paranaense. Depois, no STF, temos o Edson Fachin, que tem a mesma dinâmica familiar. É casado com uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. A filha dele é advogada do escritório Fachin Advogados Associados e é casada com Marcos Alberto Rocha Gonçalves, filho de Marcos Gonçalves, executivo do grupo J&F, da família dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Há um verdadeiro circuito que começa no Moro e vai até o Fachin. Todos com o mesmo perfil: família, ação política, conexões empresariais, com escritórios advocatícios, ideologia propensa à direita, de uma elite estatal muito antiga que opera em redes familiares.

Justiça suspende nomeação de presidente da Fundação Palmares

Nascimento negou o racismo no Brasil, disse que a escravidão foi benéfica para os descendentes dos escravizados e defendeu a morte de quem considera desafeto.“É inacreditável que tenham tentado ligar nosso presidente ao assassinato dessa mulher sem valor. É preciso que Marielle morra, só assim ela deixará de encher o saco!”, escreveu.    
                      
Uma decisão da 18ª Vara Federal do Ceará suspendeu o ato do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que nomeou Sérgio Camargo presidente da Fundação Palmares. O juiz Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal do Ceará, acatou a Ação Popular proposta contra a decisão do governo de Jair Bolsonaro de nomear Camargo.

O jornalista Sérgio Nascimento de Camargo, nomeada na última quarta-feira (27), já chegou a negar a existência de racismo no Brasil. De acordo com reportagem do jornal O Globo, o militante de direita também já afirmou que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" e que o movimento negro precisa ser "extinto" (leia mais aqui). A Fundação é órgão responsável pela promoção da cultura afro-brasileira.

“Em face do todo o exposto acolho, em juízo de cognição sumária, típica à espécie, os argumentos trazidos pela parte autora, razão pela qual suspendo os efeitos do Ato 2.377, de 27 de novembro de 2019, da lavra do Ministro-Chefe da Casa Civil tornando sem efeito a nomeação do senhor Sérgio Nascimento de Camargo para o cargo de Presidente da Fundação Cultural Palmares”, registra a decisão.

Com informação bahianoticias



Joice diz que Bolsonaros comandam ‘gabinete do ódio’ com 1,8 milhão de robôs

Foto enfpt.org.br

Por Poder360  - Beatriz Roscoe

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) apresentou nesta 4ª (4.dez.2019), na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News, os resultados de suas investigações sobre o chamado ‘gabinete do ódio’, grupo acusado de montar uma ‘milícia digital’ para atacar opositores políticos do governo Bolsonaro.

Joice afirmou que o gabinete do ódio tem o vereador Carlos Bolsonaro (PSC) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filhos do presidente, como ‘mentores’ ou ‘cabeças’. A deputada disse que os irmãos pautam, por meio do gabinete do ódio, a atuação de outros movimentos na internet.

Segundo Hasselmann, assessores parlamentares fazem parte do grupo e que aproximadamente R$ 500 mil (R$ 491 mil) de dinheiro público foram utilizados para ‘perseguir desafetos políticos‘ do presidente.

A congressista citou os nomes de Filipe Martins, Tercio Arnaud Tomaz, José Matheus e Mateus Diniz como integrantes do fluxograma do gabinete do ódio. De acordo

Beba na Fonte> Poder 360

TSE facilita caminho para futuro partido de Bolsonaro, onde metade da cúpula é investigada

Tribunal autoriza coleta de assinaturas digitais para criar sigla, como queriam bolsonaristas, mas não define data para implementar nova regra. Acusações por lavagem de dinheiro, corrupção e violência de gênero pesam contra dirigentes. (Flávio e Jair Bolsonaro no lançamento do Aliança pelo Brasil. EVARISTO SA / AFP)

Por Afonso Bentes

Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira que assinaturas eletrônicas podem ser usadas para formalizar a criação de partidos políticos no Brasil. A decisão apertada, por 4 votos a 3, não definiu quando a nova regra começará e se estará disponível antes das eleições muncipais de 2020. Ainda assim, o desfecho benefecia o Aliança pelo Brasil, partido que Jair Bolsonaro pretende fundar. Os partidários do presidente planejam apresentar registros biométricos via aplicativo para acelerar o processo para a obtenção das quase 500.000 assinaturas necessárias para o trâmite. Hoje, tudo tem que ser feito em papel, calhamaços entregues fisicamente nos cartórios eleitorais.

















segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Origem do samba, música "Pelo telefone" completa 100 anos

Hoje, dia nacional do samba. 
O poeta e compositor Vinícius de Moraes resumiu a gênese do samba em seus versos magistrais de "Samba da bênção" (com música de Baden Powell, 1967):

Porque o samba nasceu lá na Bahia

E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração


Samba no Brasil

O samba está presente em todas as regiões brasileiras e, em cada uma delas, são incorporados novos elementos ao ritmo, sem contudo, perder sua cadência característica. Os mais conhecidos são:

  • Samba da Bahia
  • Samba Carioca (Rio de Janeiro)
  • Samba Paulista (São Paulo)
Assim, dependendo do estado modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia.


O samba da Bahia foi influenciado pelos batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba paulista.

Beba na Fonte