sábado, 22 de setembro de 2018

A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante



Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil

candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro não poderão ser presos, a menos que seja em flagrante. A Lei Eleitoral veda prisões nos 15 dias anteriores à eleição. Após o primeiro turno, no dia 7 de outubro, a restrição valerá apenas para os candidatos que forem disputar o segundo turno.

A Lei Eleitoral também proíbe a prisão de eleitores, mas somente cinco dias antes do pletio, ou seja, a partir de 2 de outubro, os eleitores só podem ser presos em flagrante ou para cumprir sentença condenatória por crime inafiançável. A regra vale até 48 horas após a votação.

O Artigo 236 do Código Eleitoral diz que: "Nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto".

O juiz eleitoral ou até o presidente da mesa receptora de votos pode expedir a salvaguarda em favor do eleitor que sofrer qualquer tipo de violência na sua liberdade de votar, ou pelo fato de já haver votado. Quem desrespeitar essa garantia pode ser preso por até cinco dias.

Calendário

Neste sábado deve ser divulgado o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.

Hoje é o último dia para os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público e as pessoas autorizadas em resolução específica impugnarem os programas a serem utilizados nas eleições de 2018, por meio de petição fundamentada.

Veja a ficha completa dos parlamentares candidatos

Foto: Edilson Rodrigues/Ag. Senado

Por Congresso in Foco

Mais de 90% dos congressistas disputam cargos nas eleições de outubro. São 558 deputados e senadores de olho no voto do eleitor: 470 tentam a reeleição e 88 buscam novos cargos. O elevado número dos que tentarão novo mandato no Congresso sugere um baixo índice de renovação. Portanto, a hora é de ver quem tem mais serviço prestado para merecer o seu voto.

Saiba como cada deputado e senador se posicionou nas principais votações do Congresso e quais respondem a acusações criminais

Olho neles

Um Parlamento qualificado pode conter as bobagens cometidas por maus governantes. Um Congresso ruim pode inviabilizar o melhor dos governos. É crucial prestar mais atenção nos votos que damos para o Legislativo e no que os eleitos fazem quando chegam lá. Para isso, o Congresso em Foco é fonte permanente de informações.

Acesse o perfil dos parlamentares candidatos por região

Um Parlamento qualificado pode conter as bobagens cometidas por maus governantes. Um Congresso ruim pode inviabilizar o melhor dos governos. É crucial prestar mais atenção nos votos que damos para o Legislativo e no que os eleitos fazem quando chegam lá. Para isso, o Congresso em Foco é fonte permanente de informações.

Lúcio Big  , Isabella Macedo  , Thallita Essi   e Edson Sardinha  - no Congresso in Foco

Imbituba na contramão do emprego

Enquanto Santa Catarina tem saldo positivo no número de empregos formais de 3.932, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nessa sexta-feira a cidade de Imbituba passa mês entra mês demitindo trabalhadores e o pior sem uma alternativa ou projeto de desenvolvimento que mostre uma luz no fim do túnel.

Às portas da temporada de verão 2019 os problemas dos equipamentos turísticos verificados no verão passado persistem, não ouve inovação, só blá! blá! blá! continua “tudo como dantes no quartel abrantes”.

O marasmo da Prefeitura em resolver desde os problemas básicos de esgotos, animais de rua e pavimentações de ruas e avenidas reflete na abertura de novos postos de trabalho.

Com o desenvolvimento turístico capenga apesar de termos muito atrativos, o comércio e serviços não empregam e, portanto fica essa bola de neve do desemprego que assola a família Imbitubense.

O governo de Imbituba é responsável em não inovar e buscar alternativas. O que se vê é a velha politicalha comendo solto, cabide de empregos, traições, brigas e falta de competência administrativa.

Enquanto o jovem do primeiro emprego e o pai de família tem que sair da cidade para se sustentar.

Veja o quadro do saldo de emprego na região na matéria do Jornal DS de hoje:

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Confira os números da pesquisa Ibope para o Senado

Esperidião Amin tem 30%; Raimundo Colombo, 27% Paulo Bauer, 25% e Jorginho Mello, 13%.

Pesquisa Ibope, contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (21), aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Santa Catarina:

  • Esperidião Amin (PP): 30%
  • Raimundo Colombo (PSD): 27%
  • Paulo Bauer (PSDB): 25%
  • Jorginho Mello (PR): 13%
  • Ideli Salvatti (PT): 8%
  • Professor Antônio (PSOL): 4%
  • Roberto Luiz Salum (PMN): 3%
  • Lédio Rosa (PT): 3%
  • Professor Pedro Cabral (PSOL): 2%
  • Lucas Esmeraldino (PSL): 2%
  • Andreá Luciano Carvalho (PCO): 1%
  • Ricardo Lautert (PSTU): 1%
  • Miriam Prochnow (Rede): 1%
  • Diego Mezzogiorno (Rede): 0%
  • Branco/Nulo – vaga 1: 14%
  • Branco/Nulo – vaga 2: 18%
  • Não sabe/não respondeu: 48%]

Este é o primeiro levantamento do Ibope realizado depois do início da propaganda eleitoral gratuita na TV.

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos;
  • Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais;
  • Quando a pesquisa foi feita: 18 a 20 de setembro;
  • Registro no TRE: SC-05212/2018;
  • Registro no TSE: BR-06196/2018;
  • O nível de confiança utilizado é de 95%;
  • 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.
Com informações Extra SC
Arte Extra SC


Confira os números da pesquisa Ibope para o governo de SC

Mauro Mariani tem 21%; Gelson Merísio, 18%; Décio Lima, 17% e Comandante Moisés, 4%.

Pesquisa Ibope, contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (21), aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Santa Catarina:

  • Mauro Mariani (MDB): 21%
  • Gelson Merísio (PSD): 18%
  • Décio Lima (PT): 17%
  • Comandante Moisés (PSL): 4%
  • Ângelo Castro (PCO): 2%
  • Ingrid Assis (PSTU): 1%
  • Portanova (Rede): 1%
  • Jessé Pereira (Patriota): 1%
  • Camasão (PSOL): 1%
  • Brancos/nulos: 16%
  • Não sabe: 19%
Arte Extra SC

Este é o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Arte Extra SC

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos;

Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais;

Quando a pesquisa foi feita: 18 a 20 de setembro;

Registro no TRE: SC-05212/2018;

Registro no TSE: BR06196/2018;

O nível de confiança utilizado é de 95%;
0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.

Ângelo Castro teve a candidatura impugnada e foi impedido de fazer campanha pelo TRE-SC. O julgamento ocorreu depois do registro desta pesquisa. O candidato recorreu junto ao TRE com embargos declaratórios e aguarda julgamento, por isso seu nome foi mantido.

Com informações Extra SC



quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Juiz autoriza laudo de sanidade mental sobre agressor de Bolsonaro



Por Jonas Valente – Agencia Brasil

O juiz Bruno Savino, da 3ª Vara da Justiça Federal da Subseção Judiciária de Juiz de Fora (MG), autorizou a realização de um laudo de sanidade por um médico particular sobre Adélio Bispo de Oliveira, acusado por um atentado contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), no início do mês. Ele foi preso no dia do ataque e agora é objeto de investigação pela Polícia Federal. Bispo foi encaminhado a um presídio federal em Campo Grande (MS).

O laudo de sanidade mental preliminar foi solicitado pela defesa de Adélio Bispo de Oliveira. Os advogados pediram que o procedimento fosse realizado por médico da confiança deles e que houvesse suspensão do curso do processo. Também pleitearam que encontros ou conversas com o acusado tivessem a presença de algum dos advogados.

A defesa recorreu à possibilidade do laudo por médico particular depois que o juiz federal Bruno Savino negou a avaliação completa de saúde mental. O objetivo dos advogados é tentar justificar a necessidade do procedimento completo da saúde mental do acusado. Adélio Bispo assumiu o atentado. Em um dos depoimentos, afirmou que foi motivado por "Deus".

Na decisão de hoje, o juiz federal Bruno Savino argumentou não ver “indícios da alegada insanidade”, citando como exemplo a lucidez demonstrada pelo acusado na audiência de custódia. Mas autorizou o laudo técnico “para subsidiar a decisão desse juízo acerca da instauração ou não de incidente de insanidade”. O juiz federal destacou que a medida é um procedimento preliminar, não sendo ainda a avaliação de saúde mental propriamente dita. Caso o juiz assim decida, abre-se de fato uma análise da condição médica do acusado. Neste caso, acusação e defesa serão chamadas a apresentar suas posições e indicar assistentes técnicos.

Bolsonaro foi atingido no dia 6 de setembro quando fazia campanha na cidade mineira. Em seguida, foi levado à Santa Casa do município, onde passou por cirurgia. Atualmente, Bolsonaro está em recuperação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O quadro do político é estável.

FHC adere ao #EleNão e afirma que vai apoiar Fernando Haddad


Por Catraca Livre

Convencido de que dificilmente Geraldo Alckmin conseguiria ir ao segundo turno, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma a amigos que, por exclusão, terá de apoiar o petista Fernando Haddad no segundo turno, sustentando que o partido deveria seguir a mesma opção.

Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 18, o petista chegou a 19% e se isolou no segundo lugar, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), que está com 28%.

Ele ressalta que apenas dará o apoio a Haddad no segundo turno. Até lá, ficará ao lado de Alckmin, que não teve seu apoio para ser candidato presidencial.
FHC diz que não gosta da volta do PT ao Planalto, por considerar que o partido não defende o que considera as reformas necessárias para o país – especialmente a da Previdência. Considera, ainda, que o PT não tem uma visão econômica “correta” sobre como devolver o crescimento ao país, já que defende uma presença forte do Estado.

Mesmo assim, o tucano considera que Bolsonaro seria uma opção pior, uma “ameaça” à democracia. FHC suspeita que, com o deputado, haverá um risco autoritário permanente e crise institucional, devido à sua fragilidade de apoios no Congresso.

Na época da ditadura, FHC foi exilado. Existe também uma questão pessoal: o candidato do PSL chegou a dizer, em entrevista a uma emissora, que fuzilaria Fernando Henrique Cardoso, acusando-o de corrupção.

Apesar das divergências políticas, FHC tem um bom relacionamento pessoal com Haddad – ambos têm a mesma base acadêmica, a USP. Haddad já disse publicamente que pretende procurar o PSDB para obter apoio na disputa de um eventual segundo turno.

Bilhete de Lula enquadra a Rede Globo


SOMOS 11,6 MILHÕES DE MULHERES DESAJUSTADAS

Foto em destaque: Homenagem da família da colunista a sua tia-avó, dona Nunu, a única remanescente da linha de mulheres que por seis gerações criou a todos os filhos e netos sozinhas.

Por Eliana Alves Cruz no The Intercept_ Brasil

A FRASE do general Mourão – candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro – caiu quadrada nos ouvidos de uma parcela enorme da nação brasileira. Quando não pensou meia vez para dizer que famílias pobres “sem pai e avô, mas com mãe e avó” são “fábricas de desajustados” que fornecem mão de obra ao narcotráfico, o militar feriu com gravidade a verdadeira família tradicional brasileira: a de mulheres que criam filhos e netos sem a presença masculina. Para citar um exemplo pessoal, meu pai foi criado pela mãe e a avó. Ambas também foram criadas unicamente por suas mães e avós em locais muito carentes de tudo. Tenho seis gerações de familiares que, a julgar pelo critério do general, forneceriam matéria prima para o crime. Segundo dados do IBGE, na Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios (PNAD), o número de mulheres que chefiam suas famílias sozinhas saltou de nove milhões para 11,6 milhões em quinze anos. Ou seja: de 2001 a 2015, houve um aumento de 20%.

Tenho seis gerações de familiares que, a julgar pelo critério do general, forneceriam matéria prima para o crime.

A polêmica da vez, como sempre, correu em memes pelas redes sociais e um deles me chamou especialmente a atenção. Para atenuar o impacto negativo da fala do candidato a vice na chapa que lidera as pesquisas, em um cenário já difícil junto ao eleitorado feminino, associaram frase do general a uma entrevista do ex-presidente americano Barack Obama ao jornal New York Times, dez anos atrás. Durante sua campanha eleitoral de 2008, o então candidato afirmava que mais da metade de todas as crianças negras vivem em lares monoparentais e que crianças que crescem sem pai têm cinco vezes mais chances de viver na pobreza e cometer crimes, nove vezes mais chances de abandonar as escolas e vinte vezes mais chances de acabar na prisão. 
Vejamos.

Barack Obama foi um menino negro criado apenas pela mãe, desta forma, jamais poderia dar o tom determinista que o militar brasileiro deu quando Mourão afirma que “a partir do momento em que a família é dissociada, surgem os problemas sociais. Atacam eminentemente nas áreas carentes, onde não há pai e avô, mas sim mãe e avó. Por isso, é uma fábrica de elementos desajustados que tendem a ingressar nessas narcoquadrilhas”. A diferença básica está em ser ciente da sobrecarga feminina e fazer um chamamento à responsabilidade dos homens na história toda, ao invés de associar à criação das crianças exclusivamente por mulheres à suposta existência da tal “fábrica de elementos desajustados”.

Considerando que as famílias nas comunidades mais violentas da nação são negras, a crítica do candidato a vice recai em cheio no colo das mulheres negras que são a maioria da população e que muitas vezes só possuem isso mesmo para oferecer aos seus filhos: colo. Pelo que vemos, não passou por um único minuto na cabeça do oficial culpar o acesso negado (durante muito tempo por lei) desde o Brasil colônia à educação, à saúde, ao saneamento básico e aos direitos mais primários de qualquer ser humano. Não passou por sua mente culpar a ausência do Estado no cuidado aos seus cidadãos e a exclusão nas oportunidades para justificar o surgimento de bandidos em série, mas ele não hesitou em pôr nos ombros de quem já muito carrega, o fardo de ver sua prole no beco sem saída.

O exposto acima ainda não tocou em outro ponto crucial: o da jornada dupla ou tripla de trabalho, visto que, além de trabalhar, cuidar da casa e dos filhos, a mulher muitas vezes ainda estuda. Não por acaso, os maiores índices de escolaridade são dominados pelo público feminino em todos os níveis. Ainda assim, a corrida fica ainda mais desigual na remuneração, pois em pleno 2018 as mulheres ainda ganham menos do que os homens para exercer as mesmas funções. Uma situação que é apoiada, aliás, pelo parceiro de chapa do general na já famosa frase de que “mulher deve ganhar menos porque engravida”.

O racismo e a misoginia parecem ser a principal doença crônica nacional.

Minha bisavó, Damiana da Silva Santos, faleceu com 104 anos. Ela nasceu no ano da abolição da escravidão, em 1888. Na próxima semana, Damiana completaria 130 anos de nascimento. Ela foi abandonada pelo marido, assim como também foi sua filha, Celina, e como havia sido sua mãe, Martha, nascida da Lei do Ventre Livre, e sua bisavó, Anolina, que foi seguidamente abusada pelo senhor. A mãe desta… bem, esta veio de África e, portanto, sequestrada dos seus. Conto este breve histórico familiar para dizer que o racismo e a misoginia parecem ser a principal doença crônica nacional. Um mal que não tem hora para manifestar suas pústulas, no tecido roto de uma nação dilacerada por um processo eleitoral, a meu ver, entre os mais cruéis da nossa trajetória.


Uma frase proferida pela velha Damiana como mantra e que carregamos como lema familiar é: quem tem o conhecimento, tem o poder. Nossa turma de “desajustados” está estudando, trabalhando, criando e produzindo. O narcotráfico vemos apenas pelo noticiário, pelas séries televisivas e na fala dos generais candidatos a governar um país que, pelo visto, não apenas desconhecem, mas principalmente depreciam.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

'Em nome da governabilidade nanismo do PT segue a todo vapor em Imbituba’

Hoje, base petista em Imbituba cabe numa Van. 
Em ato simplório, com mobilização pífia, os petistas não conseguiram agregar para dar a Décio, o 1º colocado nas pesquisas de intenções de voto, segundo o IPC - Instituto de Pesquisa Catarinense, um ato digno de sua musculatura política. 

Com minoria na câmara e sem estatura política para programar projetos na adversidade o governo Rosenvaldo Silva recorreu à velha prática de entrar no mais nojento fisiologismo tanto combatido pela militância petista.

A ação orquestra por seus staff político penalizou brutalmente o crescimento partidário já que não empolgou a juventude que percebeu que nada mudou, continuou as velhas práticas política e mutilou as ações partidárias do reduzido numero de filiados na cidade.

As eminências pardas petistas se entregam ao MDB "malandro de guerra" que sabe como fazer a velha política e com isso engoliu o governo petista em todos os níveis, do executivo ao legislativo.

A cidade não anda, não avança, não inova só se reforma com a barriga esperando o tempo passar até as novas eleições e salve-se quem puder.

Um fato que marcou profundamente essa crise de identidade e comando foi à vinda de Décio Lima candidato petista ao Governo do estado em Imbituba na semana que passou.

Em ato simplório, com mobilização pífia, os petistas não conseguiram agregar para dar a Décio, o 1º colocado nas pesquisas de intenções de voto, segundo o IPC - Instituto de Pesquisa Catarinense, um ato digno de sua musculatura política.

Quem está ganhando com esse caos são figuras de ponta da administração que metidos a estrategistas movem as pedras de xadrez sem se importar em sacrificar os peões, sempre em nome da governabilidade enganadora.

Isso é péssimo para a cidade que votou maciçamente na renovação e na esperança.

Perdendo a esperança tudo se perde.

Isso não me cheira bem!


segunda-feira, 17 de setembro de 2018

É HORA DE REAGIR E DAR O TROCO. NÃO REELEJA GOLPISTAS!


Na semana que foi negado o impeachment de Temer, o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), publicou um vídeo expondo conversa telefônica com o presidente Temer no qual parabeniza o usurpador por ter escapado do processo de impeachment na Câmara dos Deputados. Benedet demonstrou uma estranha alegria que beira ao servilismo e falta de postura política para um deputado da República.

Veja o vídeo: Benedet: “Michel! ...lealdade, depois vou fazer uma visita”.  https://youtu.be/_Wci4qmDykc

Em Criciúma terra natal do deputado a população também protestou em frente a sua casa pelo apoio a reforma trabalhista que levou ao desemprego milhões de brasileiros.


Mas não ficou por aí a atuação de Benedet contra os trabalhadores e trabalhadoras na câmara dos deputados. Se não bastasse ajudar impedir investigação de um presidente acusado de corrupção deu sustentação a todos os projetos e medidas provisórias que Temer enviou a câmara, entre elas o apoio a reforma da  Previdência,  a reforma trabalhista que permite até mulheres grávidas trabalhar em locais insalubres, terceirizações e a entrega do Pré-Sal.

Para o conjunto da sociedade só resta uma saída para continuar não perder mais direitos a partir de 2019: dar o troco nas urnas não votando a reeleição de candidato que votou retirar direitos.

domingo, 16 de setembro de 2018

Imbituba: Morre caminhoneiro reencontrado na Bahia depois de 29 anos desaparecido


Por Jornal A Verdade

Manequinha sumiu em 1989 quando foi para Formosa e reencontrou a família em julho deste ano. Ele foi enterrado neste sábado no cemitério de Imbituba.

Faleceu na manhã desta sexta-feira (14), aos 64 anos, o imbitubense Manoel da Silveira, o Manequinha, caminhoneiro desaparecido por 29 anos e que recentemente havia sido reencontrado pela familia no povoado de Formosa, município de Macururé, no Estado da Bahia. Ele foi sepultado na manhã deste sábado (15) em Imbituba, na presença dos filhos, netos e demais familiares.

Manequinha vivia como morador de rua entre os estados de Bahia e Pernambuco, onde era conhecido pelo apelido “Saguim”, faleceu vítima de um problema crônico no fígado. Ele já havia se submetido a um exame de DNA que afastou qualquer possibilidade de não ser o caminhoneiro até então desaparecido.

Em 1989 ele foi realizar um frete no sertão nordestino, em Pernambuco, deixando para trás dois filhos (Fernando da Silveira, com 4 anos, e Rafael da Silveira, com 9 anos) e a então esposa Carmem Lúcia da Silveira, com 30 anos de idade.

Em 2016, um caminhoneiro de Imbituba entrou em contato com a família e informou que teria visto Manequinha em Água Belas-PE. O caminhoneiro ainda tentou trazê-lo de volta para Santa Catarina, mas Manequinha desapareceu novamente.

Somente em julho deste ano é que a família conseguiu contato o parente desparecido há 29 anos. A família se organizou e os dois filhos e a ex-esposa foram de avião até Aracaju. Manoel concordou em voltar para Santa Catarina, porém não retornou com os familiares porque não portava nenhum documento, inviabilizando a viagem através de avião.

Manequinha voltou de carona, com um amigo caminhoneiro. Manoel tinha 12 irmãos, sendo dois deles já falecidos.

LEIA TAMBÉM: