sexta-feira, 27 de julho de 2018

‘BOLSONARO APP’ PROMETE COMBATER FAKE NEWS, MAS ESPIONA FOTOS, CARTÃO DE MEMÓRIA E LOCALIZAÇÃO


Por Tatiana Dias - The Intercept Brasil
COM A PROMESSA de servir de “guia para destruir fake news”, o Bolsonaro APP chegou à Google Play, a loja de aplicativo Android, há um mês. O aplicativo foi propagandeado por youtubers de direita e, divulgado intensamente pelo WhatsApp, teve uma rápida ascensão. Foram mais de 10 mil downloads, número que o fez ficar, em certo momento, entre os dez aplicativos mais baixados na categoria “jornais e revistas” no Android.
A estratégia do aplicativo para “destruir as fake news” é criar canais para divulgar as propostas de Bolsonaro. O visual é simplório e as funcionalidades, pouquíssimas: apenas conteúdo em texto e imagens, carregados de outros sites. Há várias resenhas positivas, mas também um grande número de reclamações por causa dos erros de português. Em resposta, os desenvolvedores avisavam que teriam atualizações constantes.
As funcionalidades simples, no entanto, contrastam com o grande número de permissões que o aplicativo exige do usuário para que seja instalado. Uma vez baixado, o app exige autorização para acessar fotos e arquivos, acessar e alterar o cartão de memória e ter acesso à localização precisa da pessoa, que é calculada combinando informações do GPS e do Wi-Fi. Seriam exigências justificáveis se o aplicativo fosse um editor de imagens ou um navegador tipo o Waze – mas suas funcionalidades nem chegam perto disso.

Tecnicamente, o Bolsonaro APP oferece apenas conteúdo com links para os outros sites, carregando as informações da internet. Além da autorização para o acesso à internet, nenhuma das permissões exigidas eram realmente necessárias para seu funcionamento.

“Se é para informar fake news não é necessário acessar localização”, diz Ana Carolina Da Hora, programadora e pesquisadora que desenvolve aplicativos para celular desde 2013. Só faria sentido se o app exibisse notícias de acordo com a cidade onde o usuário está – o que não é o caso.

Ela explica que, por padrão, os aplicativos não têm acesso à localização e que esses dados podem ter outras requisições por trás. “Pode ser um tanto perigoso ter a sua localização rastreada por um app duvidoso”, ela diz. O mesmo acontece com o acesso a fotos e informações do cartão de memória.

“O Bolsonaro app usa a retórica do combate às fake news para se estabelecer como uma plataforma de disseminação de notícias falsas e discurso do ódio”, diz Joana Varon, pesquisadora de privacidade e fundadora da Coding Rights, organização que atua na defesa de direitos na internet. “É uma espiral de desinformação que se retroalimenta.”
Alexandre Frota e Major Olímpio
O isolamento imposto por todos os partidos rendeu a Jair Bolsonaro exatos oito segundos na televisão durante a campanha. Para contornar o problema, o candidato aposta em métodos alternativos – redes sociais e o WhatsApp, principalmente, para divulgar suas ideias.

O Bolsonaro APP foi descoberto pelo Checazap, projeto de checagem de notícias que apura a veracidade de mensagens enviadas no WhatsApp. Depois de receberem um aviso sobre o aplicativo, os estudantes responsáveis pelas checagens foram atrás de explicações. “O app tem as funções limitadas ao texto – não é possível postar fotos ou vídeos. Não tem sentido. Quem controla o aplicativo pode roubar fotos, mensagens e qualquer coisa no sistema de arquivos do celular”, disse a eles a programadora Erin Pinheiro, do LabHacker. Segundo a apuração, a assessoria de Bolsonaro afirmou que não tem relação com o aplicativo.

Os vídeos de divulgação – todos extra-oficiais – afirmam que o app foi um “presente de fãs” ao candidato. No Google Play, os desenvolvedores do aplicativo se apresentam como Fábrica Mídia18. Ela tem uma atuação recente – cerca de um mês – e também é responsável por três outros aplicativos: o do Alexandre Frota, do Vlog do Lisboa e do Major Olímpio, todos expoentes da direita que apoia Bolsonaro. Major Olímpio é, também, candidato ao Senado e cabo eleitoral do PSL em São Paulo. Em comum, todos os apps têm funcionalidades simples e coletas de dados excessivas.

Não há site da empresa e nem registro de CNPJ. O domínio usado para divulgar o aplicativo usa uma proteção de privacidade, justamente para que quem o registrou não seja identificado.
Tão rápido quanto se popularizou, no entanto, o aplicativo saiu do ar. O Google Brasil diz que não comenta casos específicos, mas explica que remove aplicativos se houver uma infração nos termos de uso da empresa. A avaliação é feita por meio de denúncias. Segundo o Google, um aplicativo pode ser removido por falta de transparência e coleta excessiva de dados, por exemplo. Vale lembrar, no entanto, que para quem o baixou o Bolsonaro APP continua funcionando – e coletando informações. E os outros aplicativos dos mesmos desenvolvedores continuam disponíveis para download.

Imbituba tem primeiro morador morto pelo vírus da gripe H3N2

Em Imbituba, local do primeiro óbito, são três os casos, todos de H3N2

Primeira morte por gripe é registrada na região

Por Notisul

A região registrou o primeiro óbito em decorrência da gripe. Um senhor de 72 anos, de Imbituba, faleceu após contrair o vírus H3N2. De acordo com o gerente regional de Saúde de Tubarão, Everson Barbosa Martins, ele era considerado um paciente que apresentava comorbidades – hipertenso, broncopata, diabético e que possuía insuficiência cardíaca. Segundo ele, o paciente estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Ainda segundo Everson, o óbito ocorreu na semana passada. “Não sei precisar quanto tempo o paciente ficou internado. A informação que recebemos é que ele procurou o hospital, foi diagnosticado com a gripe por H3N2 e foi imediatamente internado. Por se tratar de um paciente com diversas comorbidades, a situação se agravou, ele foi para a UTI e veio a óbito, infelizmente”, conta.

Os números de casos de gripe também aumentaram na região. Agora já são 45, segundo boletim divulgado pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) ontem. Santa Rosa de Lima registou o primeiro caso, de H3N2, e os números cresceram nos demais municípios que já vinham registrando casos de gripe.

Em Tubarão, já são 22 casos, sendo 10 de H1N1 e 12 de H3N2. Laguna é o segundo município da região com mais casos, sete no total, sendo três de H1N1, três de H3N2 e um ainda em análise. Capivari de Baixo registrou até esta semana quatro casos (um de H1N1 e três de H3N2). Em Imbituba, local do primeiro óbito, são três os casos, todos de H3N2. Os demais foram registrados em Jaguaruna (um de H3N2), Pescaria Brava (um de H1N1 e um de H3N2), Sangão (um de H1N1) e São Ludgero (dois de H1N1).

Prevenção e cuidados

Na semana passada, os números totais de casos de gripe pelo Influenza eram 36. “Os números estão subindo e infelizmente tivemos este óbito. Ainda estamos dentro do que pode ser considerado normalidade, mas não deixa de ser preocupante. Por isso alertamos a todos a manterem seus cuidados com higiene, evitar lugares fechados com aglomeração de pessoas, entre outros”, alerta Everson. “Na Regional de Saúde não possuímos mais as doses da vacina contra o Influenza e acredito que dificilmente os postos possuam. Mas quem puder procurar nos postos ou tiver condições de se vacinar na rede particular, é importante tomar todas as precauções”, pontua.

Cenas do estado de exceção

A Polícia Federal arma uma investigação contra o chefe de gabinete do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina porque, em um evento em protesto com a invasão do campus pela PF, ele deu uma entrevista tendo ao fundo um cartaz de críticas à operação

por Luis Nassif no GGN

Cenas do estado de exceção defendido pelo Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF):

1 - A Polícia Federal arma uma investigação contra o chefe de gabinete do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina porque, em um evento em protesto com a invasão do campus pela PF, ele deu uma entrevista tendo ao fundo um cartaz de críticas à operação.

2 - PF da Força Tarefa da Lava Jato montam uma industria da indenização. Qualquer crítica respondem com um processo, julgado por um juiz federal de Curitiba que invariavelmente termina em condenações pecuniárias do crítico.

3 - Um procurador Estadual do Ministério Público do Rio de Janeiro entra no presídio, sem comunicação prévia, vai à cela do ex-governador Sérgio Cabral e dá uma carteirada gratuita, meramente para mostrar poder. O ex-governador reage e é enviado para uma solitária.

4 - Um delegado da PF aparece no Fantástico com a suspeita de ter denunciado uma faxineira por roubo de chocolate. O G1 solta uma matéria informativa. Alguns blogs repetem, Explodem condenações para os blogs indicarem o delegado em quantias superiores a R$ 10 mil.

5 - No interior, espoucam notícias de promotores se comportando como autoridades maiores e promovendo perseguições políticas, como é o caso de São João da Boa Vista.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Santa Catarina deverá manter a maior expectativa de vida até 2060, aponta projeção do IBGE

Mulheres lideram com os valores mais altos de 87,6 anos (Foto O Blumenauense)

Por Jessica Rosso - Engeplus

Santa Catarina (SC), terá a maior expectativa de vida até 2060, sendo que as mulheres lideram com os valores mais altos de 87,6 anos, enquanto os homens seguem atrás com 81,5 anos. A projeção foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A revisão de 2018 estendeu a projeção da população por unidade da federação até 2060. SC hoje já é a que tem a maior esperança de vida ao nascer para ambos os sexos (79,7 anos). No outro extremo, o Piauí deverá ter a menor esperança de vida ao nascer em 2060 (77,0 anos).

Guias do Eleitor e do Candidato das Eleições 2018 já estão disponíveis para consulta


Na última terça (24), o presidente do TRE, desembargador Ricardo Roesler, divulgou a publicação do Guia do Eleitor e do Guia do Candidato, durante a sessão plenária ordinária.

O Guia do Eleitor está na sua 5ª edição e visa esclarecer dúvidas para o eleitorado em geral sobre o funcionamento do processo eleitoral e exercício da democracia.

Já o Guia do Candidato é uma publicação mais técnica, voltada para candidatos e partidos políticos, que contém informações sobre como realizar o registro de candidatura, regras para propaganda eleitoral e prestação de contas.
Juntamente com o Manual e a Cartilha de Propaganda Eleitoral e a Lex Eleitoral, os guias estão disponíveis em plataforma digital para uso dos eleitores, candidatos, partidos e público em geral.

O conteúdo dos guias foi organizado pela Corregedoria Regional Eleitoral, juntamente com a Secretaria de Controle Interno e Auditoria e a Coordenadoria de Eleições. O projeto gráfico foi desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão da Informação, Sessão de Publicações Técnico-eleitorais e Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC.   
                                                                        
Por Ana Sophia Sovernigo / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Enquetes e sondagens estão proibidas nas Eleições 2018

A partir desta sexta feira (20), esse tipo de sondagem de opinião será punido com multa prevista na Lei das Eleições

A realização de enquetes e sondagens sobre as Eleições 2018 está proibida a partir desta sexta-feira (20). A Resolução TSE nº 23.549/2017 define como enquete ou sondagem “a pesquisa de opinião pública que não obedeça às disposições legais e às determinações previstas” na própria norma. Ou seja, são levantamentos que não atendem a requisitos formais e a rigores científicos.

Enquete ou sondagem eleitoral

Enquete ou sondagem eleitoral não corresponde à pesquisa eleitoral. Enquanto a pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, entre outros (Lei nº 9.504/1997, art. 33, I a VII, e § 1°).

Pesquisa eleitoral

As pesquisas sobre as Eleições 2018 podem ser realizadas desde o dia 1º de janeiro. Para tanto, devem ser cadastradas no tribunal eleitoral ao qual compete fazer o registro dos candidatos, com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação.

Acesse a íntegra da Resolução TSE nº 23.549/2017, que dispõe sobre pesquisas eleitorais para as eleições.

Com informações TSE

Decisão do MPSC em Tubarão proíbe que cheques de centenas de pais de alunos enganados sejam compensados

Colégio Energia de Tubarão fechou, às vésperas do início do ano letivo, quebrando o contrato de prestação de serviço firmado com os pais ou responsáveis dos quase 700 alunos matriculados para aquele ano letivo. (Foto Engeplus)

Factoring não pode cobrar cheque pré-datado de cliente que foi enganado

Por MPSC

Escola repassou cheques pré-datados das matrículas a empresas de antecipação de recebíveis e fechou dias antes de iniciar o ano letivo. Decisão obtida pelo MPSC proíbe que cheques sejam compensados.
Uma decisão judicial obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em Tubarão garantiu que centenas de pais de alunos de uma escola particular que recebeu cheques pré-datados pelas matrículas e pouco antes do início do ano letivo fechou as portas sejam cobrados pelo serviço não prestado. Os cheques foram repassados pela escola a empresas financeiras e sendo protestados.

A ação civil pública na qual a sentença foi proferida foi ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tubarão em fevereiro de 2012, logo após o Colégio Energia de Tubarão encerrar as atividades, às vésperas do início do ano letivo, quebrando o contrato de prestação de serviço firmado com os pais ou responsáveis dos quase 700 alunos matriculados para aquele ano letivo.

De acordo com o Promotor de Justiça Sandro Ricardo Souza, as matrículas haviam sido efetivadas mediante a entrega de cheques pré-datados pela quase totalidade dos representantes legais alunos, cheques estes que foram repassados a duas empresas de factoring - instituições financeiras que antecipam créditos a receber mediante a cobrança de juros.

Assim, mesmo não tendo o contrato honrado pela escola, os pais ficaram sujeitos à cobrança por meio dos terceiros que adquiriram o crédito, seja por meio do depósito dos cheques como pelo protesto em cartório.

Porém, quando o Ministério Público ajuizou a ação, requereu liminarmente a proibição de qualquer cobrança, seja pela escola seja por terceiros, medida que foi deferida de imediato pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Tubarão e confirmada em segundo grau, garantindo que até o julgamento do mérito da ação, que ocorreu agora, os direitos dos consumidores fossem preservados.

A sentença, emitida pelo Juízo no dia 3 de maio deste ano, atendeu aos pedidos do Ministério Público e declarou rescindidos os contratos firmados pela escola com os consumidores e declarou a inexistência de relação jurídica de crédito/débito entre alunos e seus pais ou responsáveis e as empresas que tenham negociado os cheques pré-datados - ou boletos eventualmente emitidos pela escola -, proibindo qualquer tipo de cobrança. A decisão é passível de recurso. (ACP n. 0002862-50.2012.8.24.0075)

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Mais de 100 pinguins são encontrados mortos no norte de Florianópolis, fotos

Animais foram recolhidos por duas das cinco instituições que executam o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no estado

POLÊMICA!
"Há oceanógrafo com PhD afirmando que todos os pinguins que migram para cá trazidos da Patagônia pelas fortes correntes marinhas acabam mortos naturalmente por viroses na chegada da primavera, com ou sem as redes de pesca, em um processo orgânico de controle populacional e que resgatá-los é ir contra a Natureza e desperdício de dinheiro público". (Direto da Orla)

Mais de 100 pinguins são encontrados mortos no norte de Florianópolis


Na manhã desta segunda-feira, 23, a equipe de campo da Associação R3 Animal junto ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) encontrou quase 30 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) mortos no Norte da Ilha de Florianópolis. Somente na praia da Cachoeira do Bom Jesus foram 18 animais mortos. Outros 10 foram encontrados na Praia dos Ingleses. Já o monitoramento embarcado feito pelo Instituto Australis/Projeto Baleia Franca na Baía Norte recolheu 80 animais mortos boiando na mesma região.

Ainda não se sabe qual a causa do encalhe em massa, mas existe a hipótese que os animais tenham ficado presos em redes de pesca. Os animais passaram por necropsia nesta terça-feira para saber qual foi a causa da morte.

“Os resultados preliminares indicam como causa de morte asfixia/afogamento provavelmente por captura incidental por rede de pesca”, explica a médica veterinária, Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS, em Florianópolis. Os 28 pinguins resgatados em terra eram todos juvenis.

Mar de pinguins



Enquanto a equipe da R3 Animal recolhia os pinguins nas praias de Florianópolis, a equipe de monitoramento embarcado do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca se deparou com vários animais mortos boiando na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina.

“Foram 80 animais recolhidos pela equipe, que se impressionou com a ocorrência, jamais registrada durante o monitoramento. Foram 4 horas até recolher todos os animais, infelizmente a maioria sem vida. Apenas um foi resgatado ainda com vida”, informa a diretora do Instituto Australis, Karina Groch.

O Instituto Australis é uma das instituições executoras do PMP-BS Fase 1, e fica localizado em Itapirubá Norte (Imbituba, SC) e, além do monitoramento embarcado realizado uma vez por semana na Baía Norte de Florianópolis, é responsável pelo monitoramento diário por terra desde a Praia do Rosa (Imbituba,SC) até a Praia da Pinheira (Palhoça, SC).

Nesta época do ano, é comum pinguins-de-magalhães chegarem às praias da região. Eles saem de colônias na Patagônia, na Argentina, e rumam ao norte em busca de alimento, acompanhando as correntes marinhas.

Caso encontre um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.



Cientistas encontram lago gigantesco em Marte que poderia abrigar vida

Essa é a primeira vez que pesquisadores encontram água em grande quantidade no planeta vermelho: o vasto reservatório está localizado próximo ao polo sul de Marte (MARTE (FOTO: NASA)

Por Revista Galileu

A Agência Espacial Italiana divulgou nesta quarta-feira (25 de julho) uma das mais importantes descobertas sobre Marte nos últimos anos: pesquisadores detectaram a presença de abundante quantidade de água líquida localizada abaixo de uma camada de gelo no polo sul do planeta vermelho. A caracteristica do local seria semelhante a lagos subglaciais que existem na Terra, o que dá esperanças aos cientistas de investigarem a possibilidade da existência de vida.

Até então, os astronômos nunca encontraram um habitat semelhante em Marte. De acordo com especialistas, esse seria o primeiro local onde microrganismos como os que existem na Terra poderiam sobreviver.
Ao investigarem uma região de Marte conhecida como Planum Australe, os cientistas localizaram uma reserva de água líquida com 20 quilômetros de extensão, localizada a 1,5 quilômetro da superfície. Ainda não foi possível verificar a profundidade do lago, mas ele teria mais de 10 centímetros de profundidade.

A descoberta foi possível graças ao radar MARSIS, que está a bordo da sonda Mars Express — lançada em 2003 pela Agência Espacial Europa (ESA) e pela Agência Espacial Italiana. O instrumento é capaz de enviar ondas eletromagnéticas para abaixo da superfície marciana, recebendo informações sobre a densidade de determinada região: ao analisarem os dados recebidos na região de Planum Australe, os cientistas notaram que os pulsos eram semelhantes aos que existem nas porções de água que ficam abaixo das camadas de gelo da Antártida ou da Groenlândia, aqui na Terra.

ILUSTRAÇÃO DO TRABALHO DA SONDA QUE DETECTOU ÁGUA EM MARTE (FOTO: DIVULGAÇÃO/ESA)

Agora, os pesquisadores dedicarão seu trabalho a conhecer as características do lago e investigar se essa ocorrência é única ou há outras porções de água líquida ao longo do subsolo marciano. Em relação à possibilidade da formação de vida extraterrestre, os especialistas afirmam que é necessário realizar análises mais cuidadosas da região. Inicialmente, sabe-se que há uma composição química especial para a água manter-se líquida (como a concentração de elementos como magnésio, cálcio e sódio).

REGISTRO DA SONDA DETECTANDO A PRESENÇA DE ÁGUA (FOTO: DIVULGAÇÃO/ESA)

Há cerca de 4  bilhões de anos, Marte tinha um campo magnético forte, como o da Terra, que o protegia da radiação emitida pelo Sol. Além disso, acredita-se que água corria livremente por Marte. Estas duas condições já são um passo gigantesco para que um planeta seja habitável.


Gradualmente, a atmosfera de Marte foi sendo afetada por fortes e agressivos ventos solares, não suportados pelo campo magnético que protegia o planeta. O resultado do processo, que durou bilhões de anos,  tornou o planeta um deserto gelado e inabitável. Com a descoberta, no entanto, a perspectiva dos cientistas podem mudar em relação à disponibilidade de elementos que possam abrigar possíveis formas de vida.