sábado, 14 de setembro de 2019

Não é homônimo: o suspeito de fraude é mesmo Hélio Negão, amigo de Bolsonaro

"Sombra de Bolsonaro", Hélio Negão foi descoberto em envolvimento com crime, porém, há suspeita que a PF, ao comando de Bolsonaro, tenta forjar que trata de outra pessoa. Para salvar a cara do Ministro Sérgio Moro, a Policia Federal resolveu encontrar um bode expiatório, o delegado Leonardo Tavares, da Delegacia de Repressão a Crises Previdenciários do Rio de JaneiroConfira, primeiro, o relatório do Tribunal de Contas sobre a quadrilha.       

Por Luis Nassif - GGN

Ao contrário do que diz Bolsonaro, e mesmo fontes da Polícia Federal, citado pelo líder da quadrilha da fraude do INSS, Hélio Negão é o amigo do presidente, e não um homônimo. As fontes da PF dizem que o nome de Negão foi colocado indevidamente para comprometer o superintendente da PF no Rio de Janeiro.

Não é verdade. É o próprio Hélio Negão.



Consta nos autos que o servidor Luiz Henrique Nunes da Silva foi preso em flagrante no momento em que estava no atendimento na APS Santa Cruz – IPL 382/2009-5/DELEPREV/SR/DPF/RJ (peça 1, p. 64) . Ao ser interrogado perante a Polícia Federal o servidor confirmou as irregularidades ao relatar que (peça 1, p. 91) :

‘ (…) na ocasião da sua prisão confirma que estava processando benefícios sem a presença dos segurados; que isso foi feito por pedido do Sr. HÉLIO NEGÃO, – que HÉLIO NEGÃO era um despachante previdenciário que atuava na APS Santa Cruz; que o declarante o conhecia em virtude da presença do mesmo na APS e de contados (sic) feitos em uma padaria próxima, onde os mesmos tomavam café; que HÉLIO NEGÃO pediu ao declarante para conceder os referido benefícios, independentemente das pessoas estarem presentes; que HÉLIO NEGÃO se dizia candidato ao cargo de vereador no município do Rio de Janeiro e ofereceu ao (sic) uma eventual vaga de emprego para o filho do declarante, caso fosse eleito; que afirma que fez outras concessões a pedido de HÉLIO NEGÃO; que essas concessões eram feitas sem a presença de qualquer segurado (…) ’

Ora, em 2016 Hélio Negão foi candidato a vereador pelo PSC em Nova Iguaçu.

Para salvar a cara do Ministro Sérgio Moro, a Policia Federal resolveu encontrar um bode expiatório, o delegado Leonardo Tavares, da Delegacia de Repressão a Crises Previdenciários do Rio de Janeiro, acusado de

“tentar direcionar uma apuração de crime previdenciário para um alvo chamado Hélio Negão, o mesmo apelido usado pelo deputado Hélio Fernando Barbosa Lopes, amigo do presidente Jair Bolsonaro”.

A possibilidade de inclusão indevida do nome em um inquérito foi o que motivou o ministro da Justiça, Sérgio Moro, a determinar uma apuração sobre o caso na segunda-feira, 9. Ainda não está claro para a Polícia Federal, porém, se o alvo da investigação era o próprio deputado ou um homônimo”.

É evidente que a coincidência entre o nome e a candidatura a vereador atropela qualquer análise de probabilidade.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

UFSC é a 5ª melhor do país; outras 45 universidades estão em ranking mundial

Classificadas na mesma faixa, entre as 601ª e as 800ª posições da listagem internacional, estão às universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC) e de São Paulo (Unifesp) e a PUC-Rio.

Por Ana Paula Lisboa  -  AP

Mais nova edição do Times Higher Education (THE) traz 11 instituições de ensino superior brasileiras a mais. A melhor do Brasil e da América Latina é a USP. Mundialmente, a Universidade Oxford levou a melhor.

A UFSC se classificou entre as posições 601ª e 800ª na listagem internacional e 12ª na América Latina.


Federal University of Santa Catarina
601–800 th
World University Rankings 2020
12 th
Latin America Rankings 2019

Classificaram-se também na mesma faixa da UFSC no THE, as entre as 601ª e as 800ª posições, estão as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo (Unifesp) e a PUC-Rio. 


A digital dos Bolsonaro no projeto que quer mudar a TV paga (e pode afetar o streaming)


Por Afonso Benites - EL PAÍS Brasil  
     
Depois de ver fracassada sua tentativa de pressionar a Agência Nacional de Telecomunicações para que a entidade aprovasse ainda neste ano a compra da Time Warner pela AT&T no Brasil, o Governo Jair Bolsonaro (PSL) aposta agora no Senado uma alternativa que vai beneficiar as duas empresas americanas. 

Na próxima quarta-feira, a Comissão de Ciência e Tecnologia pretende votar o projeto de lei 3.832/2019, que altera as regras da TV paga no país e suspende a proibição de propriedade cruzada, o que permitiria a fusão de quem produz conteúdo (Warner) com quem o distribui (AT&T, a controladora da Sky). 

A defesa do negócio das gigantes americanas no Brasil virou uma bandeira aberta do Planalto e, especialmente, do deputado Eduardo Bolsonaro, em campanha para ser o novo embaixador do Brasil nos EUA.

Beba na FonteEL PAÍS Brasil

Após 65 anos, matemáticos finalmente solucionam ‘enigma da soma dos três cubos’

'Descobrir finalmente a solução para k=42 é muito gratificante; e, em certo sentido, confirma que tudo vai bem no mundo da matemática', afirma Andrew Sutherland, do MIT (Foto: Andrew Sutherland)

Existem três números ao cubo cuja soma seja 42? Depois de mais de seis décadas sem solução, o enigma que intrigava matemáticos e entusiastas da teoria dos números por fim terminou

Beba na Fonte no BBC Brasil>

Regime de milicos, meganhas e milicianos censura filme sobre Chico Buarque no Uruguai


Por Viomundo

‘CÁLICE’


Itamaraty censura filme sobre Chico Buarque no Uruguai


A JBM Producciones do Uruguai comunicou ao diretor Miguel Faria Junior que seu filme “Chico: Artista Brasileiro”, 2015, sobre o grande músico brasileiro, foi censurado pela Embaixada brasileira em Montevideo.
A Embaixada, uma das patrocinadoras do Festival Cine de Brasil 2019, a ser realizada em outubro, avisou aos produtores do evento que o filme, que narra a trajetória musical de Chico nos últimos 50 anos, estava proibido de integrar a mostra.

Leia abaixo a carta enviada pela produtora ao diretor Miguel Faria:

“Querido Miguel

Quiero informar cómo van las cosas camino al estreno, finalmente, de CHICO en Uruguay. Junto a nuestra asociada ENEC quien además de distribuidores son exhibidores, habíamos planificado estrenar el filme en el Festival de Cine de Brasil 2019 que se lleva a cabo en octubre y entre otros es auspiciado por la Embajada de Brasil en Montevideo. Esta mañana recibo un sorpresivo mensaje del exhibidor diciéndome que los llamaron de la embajada para “pedirles” que NO se exhiba el filme de CHICO en ese festival. Si bien es lógico debido a la situación política de Brasil, en Uruguay es muy grave que se censure la exhibición de una película siendo que en este caso JMB Filmes de Uruguay es el distribuidor y este acto afecta nuestros intereses. Adjunto mas abajo copia del mensaje oficial de ENEC (dueños socios de la sala ALFA/BETA) comunicándomelo y un archivo adjunto de audio de la llamada de una señora, suponemos desde Brasil, que avisa a la sala de la desición de la embajda de Brasil en Uruguay.”

PS do Viomundo: A censura está instalada oficialmente no Brasil.

Conselheiro do TCE/RJ, ligado ao MDB, é o mandante do assassinato de Marielle, revela inquérito da Policia Federal. O motivo seria vingança contra Freixo por perda do foro privilegiado

Conselheiro do TCE/RJ e ex-deputado, Brazão é aliado e cúmplice de corruptos do MDB do Rio de Janeiro

Por Noelia Brito

A Revista Veja acaba de publicar matéria assinada por Leandro Resende em que revela que o principal suspeito pelo assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco e de seu motorista, Anderson, de acordo com um relatório da Polícia Federal a que a revista teve acesso, é o ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brazão. Ele teria encomendado a morte de Marielle para se vingar do deputado federal Marcelo Freixo, do PSOL, muito amigo da vereadora.

Segundo essa linha de apuração, diz a Veja, Brazão, que era do MDB, agiu em prol de políticos de seu partido prejudicados pelo fato de Freixo ter conseguido na Justiça lhes tirar o foro especial. O inquérito da PF, que a Polícia Civil afirma nunca ter visto, também cita Brazão como “o principal suspeito de ser o autor intelectual do crime”, mas não descarta outras possibilidades. A VEJA, o conselheiro do TCE diz: “Não tenho nada a ver com isso. Não sei a quem interessa insistir nesse absurdo”. A iniciativa de investigar a morosidade da polícia fluminese veio da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de saída do posto na terça-feira 17. Nos últimos tempos, Dodge vinha se empenhando para retirar das autoridades fluminenses o caso pelo qual todos brigam, mas que ninguém consegue resolver.

A descoberta do envolvimento de Brazão no assassinato de Marielle se deu em inquérito da PF instaurado por ordem de Raquel Dodge para investigar prevaricação da Polícia do Rio na apuração sobre o mandante dos crimes.


Com número de assinaturas suficientes, oposição pede criação de CPI da Vaza Jato

Câmara dos Deputados tem mais de 171 assinaturas, número suficiente para instalação da comissão para investigar Sergio Moro e os procuradores da força-tarefa (Leia também na íntegra o pedido de criação da CPI da Vaza Jato).

Por Jornal GGN

Para fazer o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instrumento legislativo para conduzir uma investigação, a Câmara dos Deputados precisa de 171 assinaturas. Pois esse número já foi ultrapassado para solicitar a instalação da CPI da Vaza Jato.

A CPI deve investigar a conduta do ex-juiz Sérgio Moro e dos procuradores que integram a força-tarefa da Lava Jato. O material que impulsiona o pedido de criação da comissão investigadora são os diálogos revelados pelo site The Intercept.

Leia o pedido de criação da CPI da Vaza Jato a seguir

Concessões de transporte público renovadas sem licitação é Inconstitucional

Decisão do STF pode ter reflexos na renovação da Concessão do transporte público de Imbituba realizada com dispensa de licitação pela Gestão Rosenvaldo/Zaga, em 2017.

Na ação, o Centro de Apoio Operacional de Controle da Constitucionalidade (CECCON) do MPSC sustentou que os artigos 9º e 10 da Lei 3.806/98 e o artigo 15 da Lei 3.877/98, ambas do Município de Joinville, afrontavam a Constituição Estadual de Santa Catarina e a Constituição Federal.

Esse também foi o entendimento do Ministro Alexandre de Morais quando julgou procedente um recurso do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e declarou Inconstitucionais os três artigos de leis municipais de Joinville que autorizavam a prorrogação de concessões do transporte coletivo de passageiros sem a precedência de processo licitatório.


quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Cientistas conseguem reverter envelhecimento pela primeira vez

Voluntários ​​tomaram coquetel de três medicamentos e "perderam", em média, 2,5 anos de suas idades biológicas (Foto: Pixabay)

Por Redação Galileu

Um estudo pioneiro conseguiu retardar e até reverter o envelhecimento pela primeira vez na história. O feito inédito foi publicado por pesquisadores norte-americanos no periódico científico Aging Cell.

Na pesquisa, nove homens saudáveis, com idades entre 51 e 65 anos, tomaram um coquetel de três medicamentos comuns (um tipo de hormônio do crescimento e duas drogas para o tratamento da diabetes) durante um ano. Os resultados surpreenderam a todos, inclusive os cientistas: os participantes da pesquisa "perderam" em média 2,5 anos de suas idades biológicas.

Os cientistas concentraram as análises em marcadores genéticos e perceberam que o sistema imunológico dos voluntários mostrou sinais de rejuvenescimento. "Eu esperava ver a desaceleração do relógio biológico, mas não sua inversão. Isso parece meio futurista”, disse o geneticista Steve Horvath, da Universidade da Califórnia, em comunicado.

Os pesquisadores, contudo, ressaltam que as descobertas são preliminares, já que a análise foi feita com poucas pessoas e não incluiu um grupo de controle, para comparar os efeitos em quem não tomou os medicamentos.

O experimento

Os cientistas conseguiram detectar as alterações genéticas nos voluntários acompanhando modificações químicas em genes específicos. Um dos principais testes realizados analisou se o hormônio do crescimento poderia ser usado na restauração da glândula timo, que tem um papel essencial no sistema imunológico e também no envelhecimento.

É nela onde os linfócitos-T, que compõem o exército de defesa do organismo, se desenvolvem para ajudar o corpo a combater doenças infecciosas e tumores malignos, por exemplo. O problema é que, conforme vamos envelhecendo, essa glândula vai diminuindo e acumulando gordura.

Estudo anteriores a esse indicaram que o hormônio do crescimento estimula a regeneração da timo – só que também pode levar ao diabetes. Daí os participantes da pesquisa terem tomado remédios específicos contra essa doença.

Rejuvenescer a glândula timo poderia ajudar não só a prevenir o envelhecimento, mas também a tratar infecções como a pneumonia, perigosa para idosos com mais de 70 anos. Os autores do estudo pretendem continuar as investigações em grupos maiores, que incluam mulheres e pessoas de diferentes idades e etnias.  

Filme sobre MST e agroecologia ganha prêmio da ONU

Agroflorestas no assentamento Contestado, no Paraná. Foto: Leandro Taques

Vídeo apresenta a produção agroecológica do assentamento Contestado, localizado na Lapa (PR), a 60 quilômetros de Curitiba

Continue lendo no Blog do Nassif

Água anima cientistas sobre possibilidade de vida em planeta a 111 anos-luz da Terra


Em 10 anos, novos telescópios espaciais podem ser capazes determinar se a atmosfera do K2-18b contém gases que podem ser produzidos por organismos vivos.

Continue lendo no BBC Brasil.

Setembro Amarelo: como identificar os sinais de risco de suicídio no cotidiano e nas redes sociais


De acordo com a OMS, quase 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Especialistas apontam sintomas para ficarmos de olho.

Continue lendo no BBC Brasil

Quem é Deltan Dallagnol?



Por Blog do Miro 

Golpe da Previdência e parcialidade da mídia



Os veículos da imprensa tradicional ofereceram apoio decisivo à aprovação da “reforma” da Previdência, que restringe o acesso dos trabalhadores às aposentadorias. Principal medida econômica do governo Bolsonaro, a proposta está em tramitação no Senado.

Estudo elaborado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, a ser divulgado nesta quinta-feira (12), revela que os principais jornais impressos e televisivos do país utilizaram-se de seus editoriais e da escolha de especialistas para silenciar opiniões contrárias. Assim, criaram artificialmente a impressão de que haveria “consenso” sobre a proposta.




Ministérios Públicos estaduais fazem grande operação contra corrupção e lavagem de dinheiro em 10 estados

Em Santa Catarina, foi deflagrada a operação "Negócio Acessível", em Chapecó, e a operação "Embuste", no Sul do Estado.

Uma operação nacional de enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro em 10 estados foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (12) pelos Ministérios Públicos estaduais. As ações acontecem em Santa Catarina, no Amazonas, na Bahia, em Goiás, em Minas Gerais, no Paraná, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, em São Paulo e em Sergipe e são promovidas pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos). Articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), colegiado que reúne os Gaecos do Brasil, a operação nacional cumpre 87 mandados judiciais, dentre busca e apreensão, prisão, afastamento de funções públicas e uso de tornozeleiras eletrônicas.

O objetivo da operação nacional é combater crimes contra a Administração Pública praticados por servidores públicos e particulares, dentre eles crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, peculato eletrônico, participação em organização criminosa, associação criminosa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, falsidade ideológica e material e fraude processual. "Lançamos uma grande ofensiva contra a corrupção e a lavagem de dinheiro, reafirmando o propósito de defesa do patrimônio público e garantindo a punição dos que teimam em confiar na impunidade. A lei vale para todos", afirmou o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, coordenador do GNCOC, sobre a ação nacional.

Confira as ações por estado:

SANTA CATARINA

Em santa catarina foram deflagradas duas operações, como parte da ação nacional.  Em Chapecó, no Oeste catarinense, foi deflagrada a operação "Negócio Acessível", que investiga crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, advocacia administrativa e falsificação de documentos públicos. A operação do GAECO ocorre em apoio à 10ª Promotoria de Justiça da comarca.

A pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Judiciário expediu e já foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de aplicação de medidas cautelares. Os envolvidos estão proibidos de contato com testemunhas ou servidores públicos e de acessar às dependências de órgãos públicos municipais. Também houve a suspensão do exercício do cargo público. As investigações contam com o apoio da Procuradoria do município de Chapecó.

Foi deflagrada também nesta quinta-feira (12/9) a operação "Embuste", que apura crimes de associação criminosa, corrupção passiva e ativa, peculato e fraude processual. A ação é do GAECO, em apoio à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Turvo, no Sul do Estado,

A pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Turvo três mandados de prisão temporária, três afastamentos das funções públicas e três mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nesta tarde por Policiais do GAECO.

A investigação da Promotoria de Justiça iniciou com a instauração de Inquérito Civil e buscou averiguar o efetivo uso de peças adquiridas por meio de empenhos pela Prefeitura Municipal de Ermo/SC para reparos em caminhões usados na coleta do lixo urbano naquele município.

Após reunir elementos que indicaram fraude na aquisição e nos serviços mecânicos, foi instaurado Procedimento de Investigação Criminal que culminou com a identificação de crimes de associação criminosa, corrupção passiva e ativa, peculato e fraude processual.

O esquema criminoso desvendado contava com a participação de servidores públicos municipais, dentre eles, dois secretários municipais, que agiam em conluio com empresários. Os investigados se valiam de manobras dissimuladas e subterfúgios visando não ter a prática dos seus crimes revelada, fato este que motivou o nome da operação.

Na terça-feira, o GAECO catarinense deflagrou uma outra operação, a "Curupira", no Alto Vale do Itajaí, que resultou no cumprimento de  oito mandados de prisão preventiva, sete afastamentos das funções públicas e 28 mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio do Sul, Lontras, Ibirama, Aurora, Ituporanga, Taió e Salete por crimes contra a administração pública e o meio ambiente.

O GAECO de Santa Catarina é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.

AMAZONAS
Foi deflagrada a "Operação Tentáculos", com o objetivo de combater a corrupção dentro do serviço público. Por intermédio do Gaeco, em conjunto com a Polícia Civil do Amazonas, a operação é decorrência da Operação Collusione, deflagrada pelo MPAM em maio de 2019, e tem como objeto apurar a prática dos delitos de tráfico de influência, corrupção ativa, falsidade ideológica e fraude processual no âmbito da secretaria. Há também evidências da prática dos delitos de fraude processual e falsidade ideológica, na medida em que comprovantes de trabalho e de estudo falsos eram utilizados perante a Vara de Execuções Penais para diminuir, de forma indevida e criminosa, a pena dos condenados do regime semiaberto. Atualmente, em Manaus, o regime semiaberto é cumprido por meio de monitoramento eletrônico (tornozeleira), e toda irregularidade no descumprimento da pena deveria ser informada à Vara de Execuções Penais. Porém, essa comunicação não era feita, possivelmente pela interferência de advogados junto a determinados servidores da SEAP, possibilitando que presos condenados por crimes graves não cumprissem efetivamente suas penas.

BAHIA
Na Bahia, foi deflagrada pelo Gaeco a operação "Freio de Arrumação". A ação resulta de investigação do MP sobre a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato eletrônico, falsidade ideológica e material e associação criminosa, perpetrados por um grupo criminoso, formado por particulares e servidores públicos, que atuavam ilicitamente para a suspensão, cancelamento, anulação e/ou baixa de autuações por infrações de trânsito (multas), decisões de recursos administrativos e procedimentos de inclusão de pontuação em Carteiras Nacionais de Habilitação. Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, dois mandados de exibição de documentos públicos e um mandado de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Salvador. Participam da operação 15 promotores de Justiça, 22 servidores do Gaeco, cinco servidores da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do MPBA e de 70 policiais rodoviários federais.

RIO DE JANEIRO
Duas operações contra organizações criminosas são realizadas no Rio de Janeiro pelo Gaeco, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência e da Polícia Civil do Rio. A primeira diz respeito à deflagração da quinta fase da "Operação Open Doors", que combate um grupo, liderado por hackers, que prática crimes patrimoniais, como a subtração de valores de contas bancárias de terceiros por meio de transações fraudulentas. Serão cumpridos 22 mandados de prisão, além de busca e apreensão, em seis cidades do Estado do Rio de Janeiro e em outros quatro estados: Paraná, Goiás e Minas Gerais. A segunda, denominada "Operação Leak", cumpre mandados de busca e apreensão contra dois servidores públicos denunciados por lavagem de dinheiro, cuja origem é a atuação em organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas. O MPRJ obteve ainda a decretação da prisão preventiva de outra pessoa, que já se encontra custodiada na Cadeia Pública Constantino Cokotós, em Niterói, e a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, inclusive com a suspensão da função pública.

RIO GRANDE DO NORTE
Com o objetivo de apurar desvios de pelo menos R$ 339.902,90 da Prefeitura de Santana do Matos, município da região Seridó potiguar, foi deflagrada a "Operação Carcará" no Rio Grande do Norte. Uma ex-prefeita, dois auxiliares dela e 13 empresas e empresários tiveram os bens e contas bancárias bloqueados e sequestrados. A ex-gestora municipal e os auxiliares estão proibidos de manter contato entre si e passam a ser monitorados por meio do uso de tornozeleiras eletrônicas.

A Operação Carcará cumpre mandados de busca e apreensão em 15 locais em sete cidades. Ao todo, 19 promotores de Justiça, 17 servidores do MPRN e ainda 69 policiais militares participaram da ação.

SÃO PAULO
Em São Paulo, a operação tem duas frentes. A primeira resulta de investigação sobre lavagem de dinheiro decorrente de crimes de fraude licitatória e corrupção em dois municípios. O prejuízo aos cofres públicos foi estimado inicialmente em R$ 600 mil. Os alvos investigados, segundo o GAECO, tiveram movimentação financeira em valor superior a R$ 4 milhões em três anos. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão. A segunda ação é relacionada a uma denúncia sobre lavagem de dinheiro decorrente de organização criminosa destinada a peculatos em contratos do DER. Foram identificados pelo Gaeco seis crimes de lavagem de dinheiro - ocultação e dissimulação de bens e valores envolvendo duas empresas e ocultação na propriedade de quatro automóveis.

SERGIPE
Em Sergipe, foi deflagrada a terceira fase da Operação Metástase, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão. A ação acontece em Aracaju e em Nossa Senhora das Dores, e tem como foco principal o aprofundamento de provas de grupo criminoso que atuava na gestão da Fundação Beneficente Hospital de Cirurgia. A operação é realizada pro GAECO em conjunto com o Comando de Operações Especiais (COE) e o Departamento de Combate ao Crime Tributário e Administração Pública (DEOTAP). Segundo o GAECO, por meio de levantamentos de dados e de campo, o ex-gestor do Hospital de Cirurgia utilizou-se de duas construtoras, registradas em nome de "laranjas" - sócios residentes no município de Nossa Senhora das Dores - com a finalidade de desvio de verba pública da saúde e utilizadas na compra de bens e enriquecimento ilícito do gestor à época. A investigação versa sobre crimes contra a Administração Pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa

GOIÁS, MINAS GERAIS E PARANÁ
Operações também estão sendo realizadas em Goiás, Minas Gerais e Paraná para cumprimento de mandados judiciais relacionados à "Operação Open Doors", do MPRJ. Estão sendo cumpridos dois mandados no Paraná, um em Goiás e um em Minas Gerais.

Coletiva de imprensa
Uma coletiva de imprensa sobre a operação nacional foi realizada no auditório da sede do Ministério Público do Estado da Bahia, com a presença do presidente do GNCOC e da coordenadora do grupo temático de enfrentamento à corrupção e lavagem de dinheiro do GNCOC e representantes de órgãos parceiros.

Fonte: Comunicação Social dos MPEs

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Devastação foi denunciada nas redes sociais pela comunidade Guarani e entidades apoiadora



Por Desacato

Fogo criminoso consome Serra do Tabuleiro e ameaça o Território Indígena Morro dos Cavalos, do povo Guarani, em Palhoça, Santa Catarina
Devastação foi denunciada hoje cedo nas redes sociais pela comunidade Guarani e entidades apoiadoras:

“Incêndio criminoso ameaça terra indígena Morro dos Cavalos e a Aldeia Pirá Rupá, ambas Guarani.
Hoje começaram os incêndios aqui próximo a nossa aldeia, em Palhoça, Santa Catarina.

São incêndios criminosos, grileiros de terras articulados com a indústria da construção civil e antindigenas visam roubar nossas terras e erguer condomínios na área do parque Estadual Serra do Tabuleiro.

A omissão proposital do governo federal e do governo estadual, a sensação de impunidade devido ao parcialismo do judiciário causaram perdas irreparáveis na fauna e flora do parque e ameaça os territórios indígenas guarani de Santa Catarina, inclusive nossa aldeia localizada na área do parque.
Precisamos de organização para nos autodefendermos desses inimigos dos povos indígenas.”

Kerexú Yxapyry – líder Guarani do Território Indígena Morro dos Cavalos
Comissão Nhemonguetá
“O incêndio consumiu uma das restingas mais desenvolvidas do sul do Brasil (Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Palhoça/SC). A Amazônia é aqui! #sosmatatlantica

Gato-do-mato-pequeno, mão-pelada, gato morisco, ratão do banhado, cuíca, cutia, cachorro do mato, capivara, tamanduá mirim, saracura, serelepe, tatu galinha, tatu do rabo mole, ouriço, jacaré do papo amarelo, lontra, anta, cobra coral, cobra dágua, cobra cipó, lagarto, cágados, gambá, furão, mais de 200 espécies de aves…Orquideas, bromélias, butiás, jerivás, tarumãs, araçás, pitangas, grumixamas, camarinhas, baga de bomba, ticum, bacuparis, mangue formiga, erva baleeira, vassoura branca, vassoura vermelha (…) dezenas de espécies de abelhas nativas…”

SOS Rio da Madre

Com textos e imagens da Comissão Nhemonguetá e SOS Rio da Madre

terça-feira, 10 de setembro de 2019

O dia em que o mundo dos dinossauros veio abaixo

Impacto de meteoro, segundo cientistas, causou a extinção dos dinossauros (MARK GARLICK/SCIENCE PHOTO LIBRARY Image caption).
Cientistas fazem uma reconstituição dos segundos, minutos e horas após o impacto do asteroide que dizimou os antigos habitantes do planeta.
Por Jonathan Amos

Ele está num trecho de 130 metros de uma rocha retirada do Golfo do México.
Esses são sedimentos depositados logo após um imenso meteoro se chocar com o planeta.

Você deve saber do que estamos falando: do evento que cientistas consideram ter causado a extinção dos dinossauros e a ascensão dos mamíferos.
A rocha que conta essa história foi resgatada por uma equipe liderada por americanos e britânicos, que passaram várias semanas em 2016 cavando na cratera aberta pelo impacto.

Continue lendo na fonte>  BBC Brasil

'CPMF' da era Bolsonaro deve taxar depósitos, saques e operações nos cartões de débito e crédito


Para desonerar a folha das empresas, governo quer colocar a conta nas costas do trabalhador (Marcos Corrêa/PR)

A ideia é taxar cada saque e cada depósito em dinheiro com alíquota inicial de 0,40%. Além disso, cada operação de débito e crédito deve ser submetida a uma alíquota de 0,20%. Para desonerar a folha das empresas, governo quer colocar a conta nas costas do trabalhador. Novo imposto prevê taxação sobre praticamente todas movimentações do brasileiro. Você concorda?

Por Redação Dom Total

A equipe econômica do governo Bolsonaro já tem o modelo da nova Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF) formatado. A ideia, apresentada nesta terça-feira (10) pelo secretário-adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva, é taxar cada saque, cada depósito em dinheiro com alíquota inicial de 0,40%. Além disso, cada operação de débito e crédito deve ser submetida a uma alíquota de 0,20%.

O objetivo a equipe econômica é que o novo imposto substitua de maneira gradual a contribuição patronal sobre salários (folha de pagamentos), a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e, também, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

"É uma alíquota de 0,20% no débito e crédito para poder desonerar parcialmente a folha em algo equivalente a um FGTS [7%]", disse o secretário-adjuntoao final do Fórum Nacional Tributário, organizado pelo Sindifisco Nacional.

Na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou nesta terça-feira (10) que a intenção do governo de criar um novo imposto nos moldes da extinta CPMF deve enfrentar dificuldades no Congresso.

"A CPMF tem muito pouco apoio entre os que conhecem da questão tributária. Não sei se esse é o melhor caminho para resolver o custo da contratação da mão-de-obra. Entendemos qual é a preocupação do governo. O governo Dilma Rousseff fez uma desoneração forte da mão-de-obra e não deu certo. Acabou que brasileiros pagaram a conta. Acho que a intenção está correta, mas não sei se a fórmula é o melhor caminho", disse.

Mais cedo, o secretário adjunto da Receita, Marcelo Silva, confirmou que o governo vai enviar ao Congresso uma proposta de criação da Contribuição sobre Pagamentos (CP) para reduzir gradualmente os impostos que as empresas pagam sobre a folha de salário dos funcionários.

Questionado se a proposta do governo pode ter chance de caminhar na Câmara, Maia pediu calma até que o governo formalize a proposta. "Não vou tratar de um tema difícil e polêmico que tem muita dificuldade de andar nesta Casa sem ela estar no papel", disse.

Maioria dos crimes de abusos sexuais contra criança ocorre dentro de casa

A segunda reportagem da série trata dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes, como os vividos pela jovem Ana. A maioria desses crimes ocorre dentro de casa e são cometidos por alguém responsável pelo cuidado e pela segurança da vítima.(foto: CB/ Da press)

Por Cida Barbosa - CB

Quando entra na sala, Ana (nome fictício) chama a atenção. Bonita, alta, um tanto tímida. Fala, porém, com desenvoltura e transmite uma segurança surpreendente para quem foi impactada pela violência desde muito cedo. “Eu sofri uma violência do meu irmão quando eu tinha uns 6 anos, e isso ficou acontecendo até eu ter uns 11”, conta, ao Correio, a jovem de 18 anos.


segunda-feira, 9 de setembro de 2019

MONSANTO ORQUESTROU O ESFORÇO DO PARTIDO REPUBLICANO PARA INTIMIDAR PESQUISADORES

Documentos sugerem que a Monsanto pressionou pesquisadores para minar estudos sobre o glifosato e seu potencial cancerígeno. (Ilustração; Soohee Cho/The Intercept)

Por Lee Fang no Intercepty Brasil

EM 2015, um dos grupos de pesquisa sobre câncer da OMS, a IARC, classificou o glifosato, um ingrediente ativo do herbicida Roundup, como um “provável carcinógeno”, desencadeando um debate global sobre o herbicida mais popular do mundo.

Nos últimos quatro anos, os congressistas republicanos criticaram e pressionaram para retirar os fundos da IARC, lançando sua defesa sobre o produto químico em uma missão em nome de pequenos fazendeiros norte-americanos. O deputado republicano Frank Lucas, de Oklahoma, escreveu que sua indignação com a pesquisa sobre o câncer é em nome dos “agricultores e fabricantes de alimentos que dependem de métodos agrícolas tradicionais para produzir a comida que abastece a América – e o mundo”.

Mas, de acordo com um conjunto recente de documentos, o ataque político à IARC foi roteirizado em parte pela Monsanto, o conglomerado químico e de sementes de St. Louis que produz o Roundup e cultivos resistentes a ele.

Beba na Fonte: