sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Prefeito enrrolão. Até quando o mesmo blá! blá! blá!

Veja entrevista completa 

Praticamente um ano de gestão e o Prefeito Rosenvaldo Junior (PT) continua com a mesma conversa de sempre, ou seja, só se explicando por que não faz isso ou aquilo.

A excelente entrevista do Conexão Nosso Jornal (veja vídeo) desnuda a imagem de enrrolão do Prefeito que tenta se descolar da responsabilidade dos problemas da cidade e para isso coloca a culpa, ora no governo anterior, ora nos funcionários.

Click entrevista completa
https://www.facebook.com/tvnossopovo/videos/899655300186908/

Veja três situações concretas em que legalmente professor muda de função sem perder direitos!


O Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou neste mês de outubro jurisprudência sobre mudança de função de professor sem que o mesmo tenha prejuízos em seus direitos, em particular a prerrogativa de se aposentar 5 anos antes dos demais trabalhadores, isto é, a aposentadoria especial. Garantia jurídica também há para o professor se afastar da sala de aula ou até mesmo se aposentar de forma antecipada sem também sofrer prejuízos salariais ou na carreira.

Veja as três situações:

1.   Professor (a) se afasta da sala de aula para assumir direção de Unidade Escolar. Ainda que um docente passe a maior parte de sua vida laboral como dirigente de escola, eleito ou não, ele permanece com seus mesmos direitos, seja a aposentadoria especial ou outros quaisquer, inclusive os benefícios por ventura adquiridos no exercício de sua função de diretor ou diretora. Jurisprudência do STF.

2.   Professor (a) se afasta da sala de aula para exercer Coordenação e Assessoramento Pedagógico. Tal situação se encaixa na mesma questão anterior. O que importa, neste caso, é que o professor(a) continue a exercer atividade compatível com a docência, como por exemplo elaborar projetos para auxiliar na melhoria do desempenho profissional dos demais educadores, fazer planejamento estratégico da escola, ministrar palestras sobre educação etc. Jurisprudência do STF.


3.   Professor (a) se afasta da sala de aula em virtude de limitação    
que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. É a readaptação. Tal caso é comum, visto que o exercício do magistério é penoso e leva os educadores a contraírem os mais diversos tipos de doenças. Neste caso, professores são readaptados em outras funções dentro da escola, postos como excedentes ou até mesmo aposentados por antecipação. E tudo sem perda de direitos. Legislação federal, estadual e municipal.

Fonte: Dever de Classe

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Demissões superaram as contratações no acumulado do ano em Imbituba

Gestão petista não consegue alavancar o crescimento 

No acumulado do ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta quinta-feira (19), o Estado de Santa Catarina tem saldo positivo de 208.874 empregos, um aumento de 0,5% em relação ao estoque de empregos de 2016.


Na região da Amurel, a maioria dos municípios também apresentaram números positivos, com exceção de Garopaba , Laguna  e Imbituba (Veja quadro abaixo).

Município                 Saldo de janeiro a setembro
Braço do Norte                              598
São Ludgero                                 198
Orleans                                         187
Grão-Pará                                     187
Sangão                                         140
Capivari de Baixo                           109
Tubarão                                          87
Jaguaruna                                      72
Treze de Maio                                 57
Gravatal                                         50
Pedras Grandes                              28
Santa Rosa de Lima                        13
Pescaria Brava                                 4
Rio Fortuna                                      2
Imaruí                                          -32
Laguna                                         -95
Imbituba                                     -201                                                  Garopaba                                    -485

Na contramão do crescimento do emprego no Estado, Imbituba tem resultado negativo de (-201) vagas. A cidade demitiu 5.059 trabalhadores em contrapartida criou somente 4.879 empregos.

Os dados econômicos negativos que a cidade apresenta em 2017  tem muito haver com as constantes divisões, brigas e desencontros da gestão PT/PMDB que chegou no auge com a demissão voluntária e ruidosa do vice prefeito Luiz Gonzaga Carvalho (Zaga).

Apesar da fraca gestão Rosenvaldo Junior (PT), esperamos em 2018, com a força dos Imbitubenses, uma cidade em franco desenvolvimento. 

Brincando com a vida alheia

Tremenda irresponsabilidade da Prefeitura de Imbituba liberando o tráfego de veículos em via pública sem a devida sinalização, conforme diretrizes do código nacional de transito.(Veja abaixo).
 

Chama a atenção que fatos como esse se multiplicam na cidade. Caso mais recente foi a liberação dos dois sentidos no Trevo da Manuchar, da Manoel Florentino Machado  (Foto abaixo) sem que a devida sinalização fosse realizada. No local poderia ter acontecido uma tragédia sem precedentes. 

Grave também foi à patética nota do governo petista, jogando a culpa na empresa que realizou a construção do Acesso Norte de não ter comunicado a realização da atrasada sinalização do Trevo da Manuchar 

O prefeito Rosenvaldo Junior (PT) assume em público a Torre de Batel que é sua gestão.
 Foto: Arenilton Carvalho

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

TSE confirma resultado para prefeito em Pescaria Brava (SC)


Deyvisonn da Silva de Souza (PMDB) é confirmado Prefeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, na sessão desta terça-feira (17), a eleição de Deyvisonn da Silva de Souza (PMDB) a prefeito de Pescaria Brava (SC). Por maioria de votos, os ministros rejeitaram recurso de Antônio Avelino Filho, segundo colocado no pleito, que pedia que fosse feita eleição suplementar na 90ª seção eleitoral do município para a definição do prefeito.

Antônio Avelino informou no recurso ao TSE que a diferença entre Deyvisonn de Souza e ele ficou em apenas um voto na eleição de 2016, no caso 2.751 votos contra 2.750, e que um cidadão teria votado por eleitor falecido justamente na 90ª seção eleitoral da cidade. Diante deste fato, Avelino solicitava uma nova eleição para prefeito somente naquela seção eleitoral.

Com a anulação dos votos daquela seção pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) em outubro de 2016, a diferença entre Deyvisonn e Avelino subiu para 76 votos. Esse foi outro argumento levantado por Avelino para pedir a eleição suplementar na seção. Segundo o candidato, nela ele teria recebido mais votos que Deyvisonn.

Ao apresentar voto-vista na sessão por desprover o recurso, o ministro Gilmar Mendes afirmou que realizar eleição suplementar em apenas uma seção eleitoral seria ferir o princípio da igualdade de votos entre os eleitores que votaram para prefeito de Pescaria Brava e tornar os eleitores da 90ª seção eleitoral “supereleitores”.

Divergiram do voto do ministro Gilmar Mendes os ministros Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Herman Benjamin.


TSE - EM/RC

domingo, 15 de outubro de 2017

Imbituba - Gestão Democrática da Escola não combina com eleição indireta para Diretor

Viva o dia do Professor!

No Brasil, como em tantas outras instâncias na administração pública, a maioria dos diretores de escola municipais ocupa um cargo de confiança.
Assim como desempenho de servidores municipais é responsabilidade direta do Prefeito, a gestão das escolas municipais personificada na figura do diretor é responsabilidade do Secretário de Educação, já que geralmente é indicado, quase sempre sem concurso público. 


Justamente pela falta de critérios sérios e claros, o que se verifica no Brasil e Imbituba não é diferente é a prática das indicações políticas para os cargos de confiança e a escola, é claro, não foge à regra.

Interesses partidários se sobrepõem às necessidades e aos desejos da comunidade escolar que, sem participação efetiva, muitas vezes tem de receber uma pessoa cuja trajetória se desconhece, tampouco os critérios que a conduziram à função. Essa distancia entre professores, pais e alunos podem tornar a gestão impraticável, ou iniciá-la de maneira forçosa.

Para mudar o quadro, somente eleições diretas nas escolas onde a participação da comunidade escolar fomentada é a saída mais consequente de uma gestão que se diz democrática.

A gestão petista da prefeitura de Imbituba tem essa dívida com a comunidade.

Diretas já!