sexta-feira, 26 de novembro de 2021

VÍDEO: MULHER PRODUZ LEITE MATERNO ROSA E VIRALIZA NO TIK TOK

Na plataforma, o vídeo já tem 15 milhões de visualizações e mais de 2 milhões de curtida (crédito: Reprodução/Tik Tok)

Mãe de primeira viagem, a americana Jo Johnson Overby, viralizou no Tik Tok após mostrar as diferentes colorações de seu leite. Um deles bem branquinho e o outro cor-de-rosa...

Beba na fonte>https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2021/11/4966244 

COVID: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul

A variante B.1.1.529 traz um total de 50 mutações, algo nunca visto anteriormente (crédito: Getty Images)

James Gallagher - BBC News

Há a expectativa de que, na sexta-feira (26/11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) batize com um codinome grego uma nova variante do coronavírus que foi registrada pela primeira vez na África do Sul e já é considerada aquela com o maior número de mutações.

Ainda é cedo para dizer o quão transmissível ou perigosa é a variante B.1.1.529. Isto porque ela ainda está restrita a uma Província sul-africana

Entretanto, um pesquisador já a classificou como "horrível", enquanto outro disse à reportagem que ela é a pior já vista...

Beba na fonte> https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2021/11/4966133-covid-o-que-se-sabe-sobre-nova-variante-detectada-na-africa-do-sul.html


 

SENADO APROVA PROJETO QUE AMPLIA ALCANCE DO TESTE DO PEZINHO

O plenário do Senado aprovou o porjeto de lei que amplia o alcance da triagem neonatal conhecida como teste do pezinho(crédito: Edilson Rodrigues)

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei (PL) que amplia o alcance da triagem neonatal conhecida como teste do pezinho. A PL modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir no rol do teste do pezinho doenças como distrofias musculares e outras enfermidades neuromusculares. O texto segue para a Câmara.

Atualmente, a triagem neonatal oferecida pelo SUS é capaz de detectar seis doenças: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; doenças falciformes e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase. Com a versão ampliada, o teste poderá detectar até 53 doenças, inclusive enfermidades consideradas raras e que só podem ser descobertas após exames na rede particular de saúde.

O teste do pezinho é obrigatório e gratuito. Segundo o Ministério da Saúde, a triagem neonatal, também conhecido como teste do pezinho, é um exame que deve ser realizado em todos os recém-nascidos, normalmente a partir do terceiro dia de vida. O teste ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas. Dessa forma, caso seja identificada alguma alteração, o tratamento pode ser iniciado logo em seguida, de forma a evitar complicações e promover a qualidade de vida da criança.

* Com informações da Agência Senado no CB

 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

CGU APONTA QUE 800 MILITARES RECEBERAM SALÁRIOS ACIMA DO TETO

Segundo levantamento da Controladoria pagamento além do limite permitido teve custo de R$ 5,7 milhões em um mês

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que pouco mais de 800 militares ou pensionistas de militares que ocupam cargos públicos civis podem ter recebido salários acima do teto no ano passado. Em apenas um mês, o valor extra chegaria a R$ 5,7 milhões — que podem ter que ser ressarcidos aos cofres públicos.

Beba na fonte> https://www.odiariodemogi.net.br/brasil/cgu-aponta-que-800-militares-receberam-sal%C3%A1rio-acima-do-teto-1.28277


 

CÂMARA APROVA MP DO AUXÍLIO BRASIL E TEXTO SEGUE PARA O SENADO

Medida Provisória precisa ser aprovada pelo Congresso até o dia 7 de dezembro para não perder a validade. Relator fez mudanças no texto do Executivo

Por Israel Medeiros – CB

A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quinta-feira (25/11), o texto-base da Medida Provisória 1061/2021 que regulamenta o Auxílio Brasil. O placar foi de 344 votos a favor e nenhum contra. O resultado foi fruto de um acordo feito pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), com líderes da oposição.

Beba na fonte>https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/11/4965898-camara-aprova-mp-do-auxilio-brasil-e-texto-segue-para-o-senado.html


 

SINTE/SC GARANTE NA JUSTIÇA O 1/3 DE HORA ATIVIDADE PARA TODOS/AS OS/AS PROFESSORES


 Em mais uma vitória histórica do SINTE/SC, depois de uma longa luta jurídica iniciada em 2011 via ação coletiva ingressada pelo Jurídico do Sindicato, finalmente temos assegurado o 1/3 de hora-atividade como direito de todos/as os/as professores/as vinculados à Secretaria de Educação Estadual - SED/SC e à Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC deu ganho de causa em definitivo ao SINTE/SC, reconhecendo “que a disposição do art. 2º, § 4º da Lei 11.738/2008 (o cumprimento de hora-atividade ao percentual mínimo de 1/3 da carga horária de trabalho) é aplicável a todos os professores/as da Rede Estadual de Ensino, seja para qual turno ou série lecionem, em atenção ao princípio da isonomia que deve imperar no caso” (decisão do e. TJSC).

Saiba mais detalhes sobre a conquista:

?? Qual o impacto imediato dessa decisão?

Beba na fonte> https://www.sinte-sc.org.br/Noticia/19708/sintesc-garante-na-justica-o-13-de-horaatividade-para-todosas-osas-professores

FUGA DA DIREITA; FUGA PARA A DIREITA


 Na Folha de hoje, dá-se o roteiro da “fuga preventiva” de Olavo de Carvalho para os Estados Unidos: intimado pela Polícia Federal no dia 9, mandou a mulher comprar passagens de Assunção, para os EUA, fugiu da clínica onde estava internado e viajou de carro para a capital paraguaia, para evitar ter de passar por…

Beba na Fonte> Tijolaço

STF MARCA PARA 3ª FEIRA JULGAMENTO DE FLÁVIO BOLONARO SOBRE “RACHADINHAS”


 Por Poder360 Tiago Angelo

A 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para 3ª feira (30.nov.2021) o julgamento de duas ações envolvendo o suposto caso de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que tem o atual senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) como principal alvo.

Serão analisados um pedido da defesa do congressista para arquivar as investigações e um recurso do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) contra uma decisão da Justiça fluminense que concedeu foro privilegiado a Flávio, retirando as apurações da 1ª Instância do Rio e enviando o caso ao Órgão Especial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

Beba na fonte> Poder 360

SENADO TORNA PAULO FREIRE UM DOS HERÓIS DA PÁTRIA: ENTENDA

Paulo Freire. Foto: Reprodução/YouTube/Meteoro Brasil

Comissão de Educação do Senado Federal aprovou nesta quinta (25) o projeto de lei que inclui Paulo Freire no livro de heróis da pátria. Isso acontece em plena Era Bolsonaro.

Paulo Freire herói no governo Bolsonaro

Segundo o Metrópoles, a proposta, apresentada em 2017 pela ex-senadora Fátima Bezerra (PT-RN), será enviada para análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, colocar o nome de Paulo Freire no livro de heróis confirma o compromisso do Congresso Nacional com um novo horizonte para o país.

”Educador acreditava que a utilização de saberes e valores locais seria capaz de despertar o interesse do cidadão

Beba na Fonte> Diário do Centro do Mundo.


 

MOVIMENTO CONVOCA SOCIEDADE CIVIL PARA PACTO PELA DEMOCRACIA

 Eleições de 2022 colocarão à prova a capacidade da sociedade brasileira de proteger o que há de mais basilar em uma democracia: a garantia de eleições livres e íntegras.

Com o objetivo de zelar pelas eleições de 2022, cerca de 188 organizações, coletivos e movimentos da sociedade civil brasileira reuniram-se e firmaram o Pacto pela Democracia. O movimento lançou um manifesto convocando a sociedade civil para o enfrentamento às estratégias de desinformação, disseminação de mentiras e ataques de ódio, fiscalização pela transparência dos gastos eleitorais e promoção de debates públicos qualificados.

Cidadãos, políticos e organizações podem aderir ao movimento acessando a página do Pacto pela Democracia e realizando um cadastro no qual se compromete a  exercitar o compromisso com o pluralismo, a diversidade, o diálogo e a tolerância no debate e na ação política;  promover os fundamentos democráticos e repudiar a discriminação e a violência e manter a atenção para a origem e veracidade das notícias e informações no dia a dia, zelando para não contribuir com a difusão de informações falsas e de mensagens de ódio, discriminação e intolerância no debate de ideias.

Beba na Fonte>https://www.pactopelademocracia.org.br/blog/eleicoes2022

RACISMO, NEGROFOBIA E MORTE SOCIAL: quando não basta apenas a consciência

O racismo e a condição social do negro não são apenas questões de consciência

Por Durval Muniz de Albuquerque, Prof. Dr. em História -  Pensar Piauí

O último dia 20 de novembro foi o Dia da Consciência Negra, data que convida toda a sociedade brasileira a refletir sobre o racismo estrutural, que marca a sociedade brasileira, relembrar as lutas de resistência dos africanos escravizados e de seus descendentes, pela liberdade, por reconhecimento social, por cidadania, por direitos e explicitar a contribuição dos negros e negras para a construção da sociedade brasileira, para a cultura, a literatura, as artes e o pensamento brasileiros.

No entanto, o racismo e a condição social do negro não são apenas questões de consciência. O racismo e a negrofobia, ou seja, o medo e a rejeição ao corpo, à pele negra, não se passam apenas ao nível do consciente, não podem ser erradicados socialmente apenas a partir de mudanças nas formas de pensamento, não podem ser combatidos apenas com uma argumentação lógica e racional.

 Quando dizemos que o racismo antinegro é estrutural, não apenas no Brasil, mas em grande parte do mundo, é porque ele habita as estruturas do inconsciente individual e coletivo. A rejeição a negritude, ao ser negro, o medo de aproximação com a condição do ser negro, habita, muitas vezes, o próprio inconsciente dos militantes pela causa de combate ao racismo, habita e dilacera internamente os próprios negros.

Beba na fonte> https://pensarpiaui.com/noticia/racismo-negrofobia-e-morte-social-quando-nao-basta-apenas-a-consciencia.html


 

LEI PAULO GUSTAVO: a contragosto do governo, Senado aprova amparo de R$ 3,8 bi para cultura

Setor foi um dos mais afetados economicamente pela pandemia; proposta precisa de aval da Câmara para ser efetivada...

Cristiane Sampaio - Brasil de Fato

O plenário do Senado aprovou nesta quarta (24), por 68 votos a cinco, uma proposta que socorre o setor cultural diante dos estragos causados pela pandemia. Batizada de Lei Paulo Gustavo, a medida destina R$ 3,8 bilhões em recursos que serão canalizados dos cofres públicos federais para estados, municípios e o Distrito Federal.

O texto ainda precisa ser avaliado e aprovado pela Câmara dos Deputados para que seja convertido em lei. Caso a proposta receba aval final do Congresso, o PL prevê que R$ 2,79 bilhões serão repassados para ações no segmento audiovisual, enquanto R$ 1,06 bilhão será aplicado em medidas emergenciais dirigidas ao setor cultural.

Beba na fonte> https://www.brasildefato.com.br/2021/11/25/lei-paulo-gustavo-a-contragosto-do-governo-senado-aprova-amparo-de-r-3-8-bi-para-cultura

 


 

VIDA ALÉM DAS BIG TECHS?

Após dois anos de medidas de distanciamento social necessário devido à pandemia, é verdade que estamos cada vez mais dependentes dos serviços dessas empresas - Dossiê nº 46 do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social

Este restrito grupo controla globalmente não apenas os meios de comunicação

Por Carolina Cruz e Cristiane Ganaka*

A notícia da mudança de nome da empresa Facebook para “Meta” certamente escancarou que as intenções da companhia estão para além do mercado das redes sociais. O metaverso, onde “você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar”, como anunciou Mark Zuckerberg, não passou incólume aos memes que logo lembraram a distópica série Black Mirror.

Beba na Fonte> https://www.brasildefato.com.br/2021/11/24/vida-para-alem-das-big-techs
 

DESEMPREGO E O FIM DO BOLSA FAMÍLIA PODEM DEIXAR MILHÔES NA COMPLETA MISÉRIA

Brasil tem duas vezes mais desempregados do que a média mundial e é a pior taxa entre os 20 países mais ricos - William West/AFP

São quase 14 milhões de pessoas sem trabalho, segundo dados mais recentes do IBGE

Os brasileiros vivem dias de grande incerteza com a atual política econômica do governo Bolsonaro. Levantamento publicado nesta segunda, 22 de novembro, pela agência de classificação de risco Austin Rating, mostra que o desemprego no Brasil é o 4º maior entre os 44 países mais ricos do mundo. O país tem duas vezes mais desempregados do que a média mundial e é a pior taxa entre os 20 países mais ricos.

São quase 14 milhões de pessoas sem trabalho, segundo dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Junto com a falta de trabalho vem uma inflação de quase 11% no acumulado dos últimos 12 meses, com maior impacto para as camadas mais pobres da população.

Beba na Fonte> https://www.brasildefato.com.br/2021/11/24/desemprego-e-fim-do-bolsa-familia-podem-deixar-milhoes-na-completa-miseria


 

LULA, NICARÁGUA E O CINISMO DA FOLHA

Charge: Aroeira

Por Altamiro Borges

A mídia hegemônica brasileira – que foi protagonista do golpe do impeachment contra Dilma Rousseff, que criou o clima para a prisão abusiva do ex-presidente Lula por 580 dias e que chocou o ovo da serpente que levou ao Palácio do Planalto o neofascista Jair Bolsonaro – prepara agora sua artilharia para as eleições presidenciais do próximo ano.

Até outro dia, na busca do candidato ideal da chamada “terceira via”, ela criticava o autoritarismo do “capetão” e fazia de tudo para invisibilizar a principal liderança das forças de esquerda no país. Mesmo com Lula disparado à frente de todas as pesquisas de intenção de voto, jornalões, revistonas e emissoras de rádio e TV evitavam entrevistá-lo e falar dele.

Beba na Fonte>Leia>>


 

SENADO APROVA PISO SALARIAL NACIONAL DE R$ 4.750 PARA ENFERMEIROS



O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (24) projeto de lei que estabelece um piso salarial nacional para enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem. O texto da relatora, Zenaide Maia (Pros-RN), prevê o piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros com uma carga de 30 horas semanais, seja da rede pública ou privada, seja das Santas Casas. Mesmo abaixo do proposto no texto original, R$ 7,3 mil, o novo valor foi bem recebido pelo Conselho Federal de Enfermagem.

Beba na fonte>https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/senado-piso-salarial-enfermagem/


quarta-feira, 24 de novembro de 2021

PSL E PP GARANTEM “PEC DA BENGALA”. VEJA COMO CADA DEPUTADO VOTOU


Por Guilherme Mendes

PSL, partido com que Jair Bolsonaro se elegeu em 2018, se uniu ao PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para aprovar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara uma nova redação da “PEC da Bengala”, texto que quer alterar a Constituição para obrigar a aposentadoria de servidores públicos aos 70 anos, em vez dos atuais 75. Os dois partidos foram os únicos a com a bancada completamente favor da proposta.

O parecer favorável à admissibilidade da PEC 159/2019 foi aprovado na tarde desta terça-feira (23), por 35 votos favoráveis e 24 contrários. O PSL, maior bancada na casa, cedeu sete votos favoráveis ao texto, enquanto o PP contribuiu com quatro votos.

Beba na fonte> https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/psl-e-pp-garantem-pec-da-bengala-veja-como-cada-deputado-votou/

MP-PR DENUNCIA BARROS POR LAVAGEM DE DINHEIRO E PROPINA


Por Carta Capital

O Ministério Público do Paraná denunciou o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), por lavagem de dinheiro e pagamento de propina. O caso remete a 2011 e, segundo o MP, o parlamentar teria recebido mais de 5,1 milhões de reais.

À época, Barros ocupava o posto de secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná. A investigação mira o processo de compra de duas empresas de energia eólica pela Companhia Paranaense de Energia no qual, segundo o MP, Barros teria recebido parte do valor negociado. A informação é do site Poder360.

A peça aponta que as propinas teriam sido pagas durante a campanha eleitoral de 2014, o que leva Barros a ser denunciado também por tráfico de influência e falsidade ideológica eleitoral.

Em nota, o deputado bolsonarista se diz inocente e afirma que o MP-PR pratica “ativismo político”.

“Depósitos citados pelo Ministério Público são lícitos e estão declarados no meu imposto de renda ou das minhas empresas. As aquisições  também estão declaradas”, alega. “A doação eleitoral oficial da Galvão ao diretório nacional do PP foi lícita e espontânea. Os valores foram distribuídos a vários candidatos que concorreram na eleição de 2014. A mim, foi destinado menos de 20 % do valor  como reconhece o próprio MP eleitoral”.

3 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO SE IDENTIFICAM COM SEU SEXO BIOLÓGICO

Eles se distribuem por igual pelos estados, revela análise após ouvir 6 mil pessoas no país. E aponta: é crucial criar políticas públicas para esse grupo, assim como capacitar profissionais para atender esse público

OUTRASAÚDE

por Gabriela Leite -

Um estudo inédito, desenvolvido pela faculdade de medicina da Unesp de Bauru, descobriu que 2% da população brasileira é constituída por pessoas transgêneras e não binárias. Feita com os mesmos recursos de amostragem do Datafolha, a pesquisa ouviu 6 mil pessoas de todo o país, e encontrou proporções parecidas em todos os estados. No total, são 3 milhões de indivíduos que não se identificam com seu sexo biológico. A proporção é similar à de outros países como EUA e Inglaterra.

Beba na fonte> https://outraspalavras.net/outrasaude/3-milhoes-de-brasileiros-nao-se-identificam-com-seu-sexo-biologico/


 

ALEMANHA: EM MAU SINAL PARA BOLSONARO, SCHOLZ ESCOLHE AMBIENTALISTA PARA MINISTRA DAS RELAÇÕES EXTERIORES

Novo governo terá Annalena Baerbock, dos Verdes, como ministra, o que deve aumentar a pressão contra governo brasileiro em relação a desmatamento e mudanças climáticas

Rafael Targino

O futuro premiê alemão, Olaf Scholz (SPD), escolheu, segundo a imprensa alemã, a ambientalista e líder do Partido Verde Annalena Baerbock como ministra das Relações Exteriores do país. Nesta quarta (24/11), Scholz anunciou, junto com os Verdes e o Liberais, o novo acordo de coalizão – o que abre caminho para que ele assuma o cargo de chanceler no dia 6 de dezembro.

A escolha é um mal sinal para o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, já que a tendência é que a pressão contra o desmatamento na Amazônia e outras questões ambientais aumente substancialmente com Baerbock no comando das relações internacionais do país.

Beba na fonte>https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/72245/alemanha-em-mau-sinal-para-bolsonaro-scholz-escolhe-ambientalista-para-ministra-das-relacoes-exteriores
 

BRASIL 247 ANUNCIA DOCUMENTÁRIO SOBRE COMO MORO FICOU MILIONÁRIO NOS ESTADOS UNIDOS


 O jornalista Leonardo Attuch, do portal Brasil 247, anunciou nesta quarta-feira (24/11) um documentário sobre como o ex-juiz suspeito Sergio Moro (Phodemos-PR) supostamente ficou milionário nos Estados Unidos.

O material está sendo produzido pelo jornalista Joaquim de Carvalho, colunista do Brasil 247, que já foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa).

Em fevereiro deste ano, Joaquim Carvalho entrevistou o hacker Walter Delgatti, responsável por invadir celulares de quase 200 autoridades e obter, entre outras informações, as mensagens da Lava Jato.

Recentemente, o jornalista produziu também pelo Brasil 247 um documentário sobre o que ele considera a farsa da facada de Adélio Bispo no então candidato Jair Bolsonaro.

Antes de debruçar-se sobre o documentário sobre Sergio Moro, Joaquim Carvalho está finalizando um trabalho sobre as fake news que alimentam a velha mídia corporativa e a extrema direita brasileira.

Na semana passada, Attuch e Carvalho já haviam comunicado o documentário sobre a vida pregressa do ex-juiz suspeito Sergio Moro.

Confira:

Beba na fonte: https://www.esmaelmorais.com.br/2021/11/brasil-247-anuncia-documentario-sobre-como-sergio-moro-ficou-milionario-nos-estados-unidos/

terça-feira, 23 de novembro de 2021

COMO REDES SOCIAIS DEVASTAM A SAÚDE MENTAL DAS MENINAS

Crescem sensivelmente, nos EUA, casos de depressão, ansiedade e suicídios de adolescentes, relacionados ao uso do Instagram e Facebook. Há sinais de que o mesmo se dá no Brasil. Artigo defende regulamentação pública das redes

Por Gabriela Leite – outraspalavras

A lógica das redes sociais pode estar prejudicando concretamente a saúde mental de milhões de adolescentes, em especial as meninas. Um artigo do psicólogo social norte-americano Jonathan Haidt, publicado na revista The Atlantic, dá novos contornos a esta hipótese grave, suscitada desde o surgimento, há algumas semanas, dos chamados Facebook Papers. O texto baseia-se no fato de que a depressão, a ansiedade e os suicídios – ou tentativas – em adolescentes nos Estados Unidos aumentaram significativamente desde a proliferação das redes sociais, por volta de 2010. Adverte: não é mais possível esperar para que as evidências se tornem mais concretas. É preciso agir já.

Beba na fonte> https://outraspalavras.net/outrasaude/assim-as-redes-sociais-devastam-a-saude-mental-das-meninas/


 

ATIVISTA QUE FICOU CEGA APÓS REPRESSÃO VIRA SENADORA MAIS VOTADA DO CHILE

Fabiola Campillai perdeu a visão dos dois olhos por uma bomba de gás lacrimogêneo atirada diretamente na face, em novembro de 2019, época em que o Chile registrou mais de 600 casos de lesões oculares entre manifestantes.

Victor Farinelli

Em agosto, Fabiola Campillai lançou sua candidatura ao Senado como independente pela região de Santiago, o que a obrigava a ser a mais votada ao menos da capital do país para poder ser eleita, já que não contou com uma coalizão ao seu lado para puxar mais votos.

Foi o que aconteceu: Campillai teve 15,2% dos votos em Santiago, 5% (cerca de 113 mil votos) a mais que o segundo colocado, o conservador Manuel José Ossandón.

Apesar de ser uma candidata independente, sua vitória pode ser considerada como uma vaga para a bancada de esquerda, que aumentou sua representação no Senado, passando a ter 25 cadeiras, somando os assentos que o bloco já possuía. Os partidos de direita também têm 25 vagas. 

Beba na fonte> https://operamundi.uol.com.br/eleicoes-2021-no-chile/72210/ativista-que-ficou-cega-apos-repressao-policial-vira-senadora-mais-votada-do-chile


 

HOLANDA TRANSFERE PACIENTES COM COVID PARA ALEMANHÃ EM HOSPITAIS

Medida foi tomada no momento em que o número de pacientes com covid-19 atingiu a maior taxa desde maio no país

 Por ANSA

Holanda começou a transportar alguns pacientes afetados pela covid-19 pela fronteira para a Alemanha nesta terça-feira (23/11) para aliviar a pressão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de seus hospitais, que estão sobrecarregados em decorrência do aumento no número de novos casos de coronavírus.

A informação foi divulgada pela agência de notícias holandesa Nos, que revelou que um paciente foi transferido de ambulância de Roterdã a um hospital de Bochum, cerca de 240 quilômetros ao leste, nesta manhã, enquanto outro seguirá ainda nesta terça.

Beba na fonte> https://operamundi.uol.com.br/coronavirus/72240/holanda-transfere-pacientes-com-covid-para-alemanha-por-crise-em-hospitais

 


 

DESEMPREGO NO BRASIL: DOBRO DA MÉDIA MUNDIAL

 

Charge: Nani

Por Altamiro Borges

A dupla Bolsonaro-Guedes está desgraçando a vida dos trabalhadores. Ranking divulgado nesta segunda-feira (22) pela agência de classificação de risco Austin Rating comprova que o desemprego no Brasil, d 13,2% no trimestre encerrado em agosto, é mais que o dobro da média internacional, de 6,5%.

O levantamento compara os países que divulgaram dados de desemprego de agosto. Pelo ranking, a taxa de desocupação brasileira é a quarta maior de uma lista de 43 economias. O Brasil só ficou em uma posição melhor do que a da Costa Rica (15,2%), Espanha (14,6%) e Grécia (13,8%).

Beba na fonteLeia>>>

COTIDIANO DIGITAL

Foto: (Divulgação/Vivaz Digital)

Em mais um caso de violação de dados, a empresa de hospedagem de sites GoDaddy disse que endereços de e-mail de até 1,2 milhão de usuários ativos e inativos do WordPress foram expostos. A falha foi descoberta em novembro e aconteceu depois que terceiros acessaram o sistema usando uma senha comprometida. Segundo a empresa, o acesso não autorizado foi bloqueado e uma investigação está em andamento. (Terra)

Agora é lei. Redes sociais são passíveis de indenizar vítimas de perfis invadidos que não recebem apoio ou exclusão destes acessos. A decisão foi do 2º Juizado Especial Cível de Brasília depois de um caso no qual um usuário do Instagram perdeu suas contas após ter sofrido um ataque hacker. Mesmo pedindo à empresa que suas contas fossem excluídas — algo que não ocorreu — , a vítima encontrou outros perfis falsos gerados com seus dados e decidiu entrar em um processo contra a rede social por danos morais. Segundo o juiz, o gesto configura negligência e violação do Código de Defesa do Consumidor por parte da empresa, já que houve descaso e demora com a prestação de serviço. A decisão abre precedente para que outras redes tenham que indenizar perfis invadidos. (Olhar Digital)

E a ByteDance, empresa dona do TikTok, lançou uma nova versão do aplicativo com foco em e-commerce, o TikTok Seller. O app permite criar e gerenciar lojas dentro da rede social. Por enquanto, o recurso está disponível apenas na Ásia. (Canaltech)

A rede social chinesa também anunciou ontem sua chegada às Smart TVs LG e Samsung e outros dispositivos como Google TV nos Estados Unidos e no Canadá. (TechCrunch)


 

CULTURA

Por canal meio
 
Filmados em setembro de 1979, durante a antológica turnê No Nukes, os shows de Bruce Springsteen no Madison Square Garden, em Nova York, ganharam finalmente um tratamento dignoLegendary 1979 No Nukes Concerts traz as 13 canções completas das apresentações, incluindo clássicos como Born To Run Badlands (YouTube), e gravações de bastidores. Lá fora o material já saiu em CD e DVD e logo vai pintar em Blu-ray e vinil. Por aqui, o filme já está na loja do iTunes e seu áudio está para chegar no Spotify. (Estadão)

Passados vinte anos, Carlinhos Brown dá nova leitura a sua polêmica passagem pela terceira edição do Rock In Rio, em 2001. Escalado como segunda atração da noite encerrada por Oasis e Guns N’Roses, ele foi hostilizado (YouTube) pelo público. Carlinhos hoje diz que as vaias e a chuva de garrafas plásticas foram “um dos primeiros cancelamentos” e motivados por racismo. “Tem racismo, preconceito contra o gênero, contra a música”, afirma. E aproveita para se convidar a repetir o show na edição do ano que vem do festival. “Queria fazer um convite, quero fazer aquele show de novo.” (Folha)

Carlinhos estrategicamente esquece que os roqueiros Erasmo Carlos e Paula Toller, em 1985, e Lobão, em 1991, passaram por incidentes idênticos ao serem escalados em dias de rock pesado.

Quem não gostaria de se esticar confortavelmente no sofá de casa, olhar para cima e apreciar um mural, aliás, o único mural do gênio barroco Caravaggio (1571-1610)? É possível, desde que se tenha pelo menos 471 milhões de euros (R$ 2,95 bilhões) de sobra. Este é o lance inicial no leilão da Villa Aurora, uma luxuosa propriedade do século 16 em Roma. Os atuais donos, herdeiros do príncipe Nicolo Boncompagni Ludovisi, dizem não ter condições de manter a propriedade de 2,8 mil metros quadrados. O mural de Caravaggio, representando Júpiter, Netuno e Plutão, está no teto de uma pequena sala, usada originalmente como laboratório de alquimia. (CNN Brasil)


SEM SOLUÇÃO CLARA PARA PRÉVIAS, PSDB RACHA


 Por Canal Meio

Errou feio quem esperava para ontem uma solução pacificando as prévias do PSDB. Após uma reunião que tomou boa parte da manhã, o partido soltou uma nota anunciando que concluirá até domingo a votação para escolha do futuro candidato ao Planalto. E mais, se os problemas no aplicativo que levaram à suspensão das prévias no domingo passado não forem resolvidos até hoje, contratará uma empresa externa. (Globo)

Em vez de acalmar, a nota esquentou os ânimos. O governador Eduardo Leite (RS), único dos candidatos presente na reunião, contestou o acordo, dizendo que “a cada dia que passa esse processo vai perdendo a sua credibilidade”. Já seus adversários, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, elogiaram a decisão do partido. “Qualquer alternativa que não seja a rápida conclusão da votação é um desrespeito à vontade da maioria”, afirmou Doria. (Folha)

O governador paulista não foi à reunião, mas seus representantes jogaram pesado, como revela a Coluna do Estadão. Num dado momento, eles ameaçaram acionar a Polícia Federal para investigar a instabilidade no aplicativo de votação. (Estadão)

Enquanto isso... Embora o aplicativo usado pelo PSDB não tenha qualquer relação com o sistema de urnas eletrônicas do TSE, o presidente Jair Bolsonaro associou o fiasco tucano à falta de votos impressos. “Viu a confusão ontem? Deu uma confusão em São Paulo ontem. É o tal do voto eletrônico, aí”, disse a apoiadores. (Folha)

Malu Gaspar: “Arthur Virgílio diz que, para ele e para João Doria, o deputado Aécio Neves (MG) trabalhou para melar as prévias, para que o PSDB não tenha candidato e possa aderir à campanha de Jair Bolsonaro mais adiante. ‘O que o Aécio quer é um partido dele, com o todo o estilo de um partido do Centrão’, disse Virgílio. ‘Um partido menor, diminuído, para ganhar emendas e cargos’.” (Globo)

Meio em vídeo. Foi um desastre a votação das prévias do PSDB. Mas isso não pode servir de distração para o problema maior dos tucanos: os pré-candidatos do partido não passam dos cinco pontos nas pesquisas. Em 2018 Geraldo Alckmin já havia ficado para trás nos 5%, e ainda assim os tucanos fazem o mesmo discurso que já não atrai mais eleitores. Confira no Ponto de Partida. (YouTube)

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

LULA DISPARA, ULTRAPASSA BOLSONARO E VENCERIA EM TODOS OS CENÁRIOS, APONTA PARANÁ PESQUISA

No levantamento anterior, realizado em junho, instituto mostrava Lula e Bolsonaro em empate técnico

Paulo Motoryn - Brasil de Fato

Único instituto que ainda mostrava Lula (PT) em situação de empate técnico com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa presidencial de 2022, o Paraná Pesquisas divulgou novo estudo nesta segunda-feira (22) com o petista à frente do atual mandatário, com mais de 5 pontos percentuais de vantagem.

O levantamento dos dados foi feito com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal em 164 municípios brasileiros entre os dias 16 e 19 de novembro de 2021. O grau de confiança é de 95%. Leia a íntegra da pesquisa clicando aqui.

Beba na fonte>https://www.brasildefato.com.br/2021/11/22/lula-dispara-ultrapassa-bolsonaro-e-venceria-em-todos-os-cenarios
 

FAB NEGA TER LEVADO OLAVO DE CARVALHO PARA OS ESTADOS UNIDOS

Em nota à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que "repudia e não aceita" a suposição de seu envolvimento no transporte do auto proclamado filósofo...

Por Camilla Germano – CB

Neste domingo (21/11), a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota à imprensa negando ter envolvimento na ida de Olavo de Carvalho para os Estados Unidos. Na noite de ontem, a escritora Daniela Abade, por meio de suas redes sociais, relatou que o ex-guro do presidente Jair Bolsonaro estaria em solo americano após usar voo da FAB que seria utilizado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Beba na fonte>https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/11/4964749-fab-nega-ter-levado-olavo-de-carvalho-para-os-estados-unidos.html