sábado, 15 de agosto de 2015

Locutor e colunista do Jornal Diário do Sul insinua que a Globo se vendeu para o PT

Estejam à altura 

Locutor de Jornalismo da rádio cidade e colunista do Jornal Diário do Sul da cidade Tubarão SC, Milton Guimarães Alves, está em uma cruzada contra o Governo Dilma Rousseff.

O Locutor ponta de lança das manifestações convocadas para amanhã(16) exigindo a renúncia de Dilma postou hoje nas redes sociais sua indignação com o Jornal da Globo apresentado em horário nobre.

Escreveu Milton “Eu tô ficando louco ou a GLOBO realmente se vendeu pro governo do PT, heim? Cheio de denúncias contra figurões da corrupção e até agora só noticias ruins pra polícia e pros estrangeiros. Chegaram a botar um economista falando que o Brasil está crescendo. TO COMEÇANDO A FICAR DESCONFIADO”.
“VERGONHA NACIONAL. GLOBO NÃO DEU UMA LINHA SOBRE AS DENUNCIAS DO FIM DE SEMANA E MUITO MENOS SOBRE O MOVIMENTO DE AMANHÃ. ESTÃO COMPRADOS”.
“TEMOS QUE IR PRA RUA MESMO... SÓ NÓS PODEMOS MUDAR ESSA JOÇA”.

Excessos a parte, as manifestações de manhã confirma a vigorante democracia brasileira que depois dos anos de chumbo mostra toda sua plenitude. Torcemos que os manifestantes se comportem com dignidade, responsabilidade e estejam a altura da democracia conquistada.

Laguna - Crise irresponsável na saúde penaliza população

Hospital Laguna-foto histórica

Prefeitura de Laguna não repassa verba ao Hospital de Caridade Bom Jesus e crise no atendimento à população se agrava. Médico Dr. Roger Costa e Silva  divulga vídeo sobre a situação da saúde em Laguna, confira.



Fonte: Jornal Notisul e Redes sociais

Aprendiz de facista

Não siga esse caminho é puro terrorismo

Na região de Tubarão os organizadores das manifestações convocadas para este domingo (Revoltados Online e Vem Pra Rua Movimento Brasil Livre (MBL,) pregam abertamente o ódio e o golpe ao governo democraticamente eleito da presidente Dilma Rousseff.
Uns dos organizadores, líder do Movimento Brasil Livre em Tubarão, Olavo Nunes da Silva, não quer esperar as próximas eleições quer derrubar já. Disse recentemente aos jornais “Nossa principal bandeira é a saída da Dilma”. Esse mesmo cidadão nas redes sociais divulga vídeos fomentando o ódio, a intolerância, e o banditismo aos moldes do Estado Islâmico. Protestar é um direito garantido conquistado pelo povo brasileiro com muita luta, agora liderar protestos fomentando o ódio e a quebra da ordem constitucional não é uma boa companhia para seguir.

Impeachment? A História não se repete: é palhaço quem quer


Estão marcados para o dia 15 deste mês de março, em todo o Brasil, manifestações contra o governo Dilma Rousseff, incluindo o pedido do seu “impeachment”.

Os pais dos jovens que protagonizarão nas ruas tal evento, sem dúvida vivenciaram, há 23 anos, os movimentos populares dos “caras pintadas”, que solicitaram a saída da Presidência da República de Fernando Collor de Mello.

Aqueles hoje cidadãos de meia idade, com certeza vão querer reviver, através dos seus rebentos, a alegria romântica de ajudarem a tirar do poder um(a) governante “corrupto(a)” e “inapto(a)” para comandar os destinos da nação brasileira.

Acontece que não dá para comparar dois momentos históricos. A única coisa que une as duas épocas é o espírito rebelde e aventureiro da juventude, seu arrojo e seu arroubo; seu ímpeto na direção do novo, enfim, sua vontade visceral e, às vezes, precipitada e suicida de traçar o futuro.

Para derrubar o ex-presidente Fernando Collor, embora a causa fosse justa, foi crucial a participação da grande imprensa, arrependida (ou envergonhada?) por o ter apoiado; além de o grosso dos manifestantes pertencerem aos extratos sociais mais altos.
O carro-chefe dos protestos foi a indignação pelo comportamento, no poder, de um jovem que se apresentara na campanha eleitoral de 1989 como um “redentor” após 25 anos sem os brasileiros terem o direito de eleger, pelo voto direto, seu presidente da República.

2015
Agora, em 2015, o quadro é, essencialmente, outro. A juventude brasileira cresceu e teve sua mente formada nos conceitos da corrupção e da violência banalizados, das ideologias falidas, da falta de perspectivas, da inexistência daquele sonho de um mundo melhor e mais justo que os moços dos anos 50, 60 e 70 acalentaram.
Quando faltam horizontes, se escolhe um “judas” para malhar e descarregar desilusões. Paradoxalmente e antagonicamente a todos os preceitos de justiça social num país que nasceu e cresceu sob o fel das desigualdades extremas, recai justamente num agente político que representa mais lidimamente os mais carentes, um turbilhão de mágoas, represadas pelo tempo, por tudo de ruim que vem acontecendo no país. É Dilma Rousseff, pois, o judas a ser malhado; boi-de-piranha, a bucha de canhão dos insensatos.

Collor e Dilma 
A grande diferença entre as eras Collor e Dilma reside na estrutura ideológica dos mesmos, além do tempo maior que o Partido dos Trabalhadores teve para sedimentar nas populações mais desprotegidas suas políticas de inclusão social.

Collor governou durante três anos incompletos e, certamente, sua administração, se mais prolongada, não seria direcionada prioritariamente aos despossuídos. Collor não tinha movimentos sociais o defendendo nas ruas, como terá Dilma.

A tentativa dos grandes agrupamentos econômicos de fazer a atual presidente cair será infrutífera na proporção em que se mostrará pouco inteligente (quando os governos do PT ameaçaram os poderosos?)
Haverá ação e reação, bateu, levou; infelizmente, é assim que funciona na história dos povos.

Quando Collor foi cassado, havia uma chama de esperança de algo melhor no fim do túnel da política nacional: existia a “luzinha” da esquerda que Collor derrotou, materializada principalmente no PT, no PSDB (sim, tucanos e petistas estiveram juntos no segundo turno da eleição de 1989) e no PMDB.

Neste momento, não há opção melhor à vista. Só resta o realismo, o enfrentamento da verdade, sem subterfúgios. Cabe aos jovens que irão às ruas, pelo menos, o equilíbrio para se recusarem a ser, de fato, palhaços. 

Que sejam rebeldes sem causa, mas sérios. Não precisam pintar os rostos, nem colocarem artefatos circenses. Os tempos mudaram: os Caras Pintadas sobrevivem apenas no passado. A História não se repete. Protestem com firmeza, todavia saibam que não é execrando Dilma que estarão fundando um novo Brasil.

Créditos: Pragmatismo político

Campanha nacional de vacinação contra a pólio começa neste sábado

 A partir do próximo sábado (15), o dia D de mobilização, até 31 de agosto, o Ministério da Saúde pretende imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos


A atleta Josilene Alves, 46 anos, foi infectada pela poliomielite aos 8 meses de idade. “Eu tive sequelas nos membros inferiores. Mas, mesmo com a doença, tive uma vida que pode ser considerada normal. Hoje, estudo direito, tive dois filhos e sou atleta paraolímpica de levantamento de peso”, conta. Josilene deixa um recado para quem tem filhos na idade da vacinação. “O cuidado nunca é demais. As pessoas não podem se apoiar na ideia que a doença foi erradicada no Brasil. Vai que aparece um caso? É muito melhor prevenir do que remediar”, disse a atleta

O Ministério da Saúde pretende imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia.
Por isso, paralelamente à campanha, as salas de vacinação promoverão uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos.

Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.As doses atrasadas serão aplicadas e agendadasde acordo com a situação de cada criança. Para isso, pais ou responsáveis devem  levar o cartão de vacinação aos postos de saúde.

A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina.

Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

 POLIOMIELITE
O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem.

Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Quase todo o PP está ligado ao petrolão, indica Youssef


O doleiro Alberto Youssef relatou que as “doações legais” das empreiteiras foram a fórmula criada para esconder a propina

Com as denúncias do doleiro Alberto Youssef afirmando que quase todo PP (Partido Popular) está ligado ao Petrolão levou a legenda buscar alternativas de reafirmação nos Estados e por consequência investir em lideranças novas e nos medalhões que ainda não pesam denúncias de corrupção.

Em Santa Catarina a situação do partido é difícil se não bastasse a acusação de ser beneficiário do Petrolão (com o ex deputado João Pizzolatti enrolado até o pescoço), também embarcou, capitaneada pelo ex-deputado Joares Ponticelli, numa aventura na eleição para governador do ano passado que trouxe muito desgaste.

Segundo lideranças ligadas ao partido popular a tendência é o retorno do Deputado Esperidião Amin ao comando partidário no Estado.
Salvo fatos novos Amim está de volta.


Porto de Imbituba poderá ter novos investimentos


Governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira recebem um grupo de empresários com atuação no setor de Gás Natural Liquefeito (GNL) interessado em investir na região do Porto de Imbituba, no Sul do Estado. Florianópolis, 13/08/2015. Foto: Jaqueline Noceti/SECOM

A proposta envolve representantes dos grupos Gás Porto, Gás Energy e Bolognesi Energia, que já têm investimento confirmado no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, compreendendo píer de atracação, terminal de regaseificação e Usina Termelétrica (UTE). 

Em Santa Catarina, a proposta inicial do grupo é para implantação de um terminal de estocagem e regaseificação dentro do Porto de Imbituba ou em uma área próxima ao porto.

O vice-presidente executivo da Bolognesi, Paulo Cesar Rutzen, explicou que a estrutura seria utilizada pela empresa para redistribuição do GNL, mas poderia também atender a própria SCGás e empresas catarinenses. 

Entre os setores que utilizam o GNL, está a indústria química.
Pelo cronograma do grupo, o início da construção da primeira etapa deverá ser em meados de 2016 para início da operação em 2018.

Os investimentos somam US$ 100 milhões, incluindo a construção de píer, tanques em terra e uma carregadeira de caminhões. Para execução do projeto, os empresários pedem a parceria do Governo do Estado para concessão de terreno com cinco hectares – com uma reserva adicional de mais 10 hectares para construção de uma usina térmica em um segundo momento.

Fonte Secon

Doadores de sangue podem pedir isenção na taxa do Vestibular

 Doadores de sangue podem pedir isenção na taxa do Vestibular de Verão da Udesc até semana que vem

Até 20 de agosto, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá pedidos de doadores de sangue para isenção no pagamento da taxa de inscrição do Vestibular de Verão 2016. As provas serão realizadas em 15 de novembro.
O benefício pode ser pedido por interessados que já tenham finalizado o ensino médio ou estejam em fase de conclusão até a data da matrícula na Udesc. Quem obtiver isenção deverá efetivar a participação no vestibular durante o período geral de inscrições, a partir de setembro.

De acordo com a portaria, essa isenção pode ser requerida pelos candidatos que tenham doado sangue em órgão oficial ou em entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por município, conforme determina a Lei Estadual nº 10.567/1997.
Os interessados devem preencher o formulário e entregá-lo pessoalmente, por representante legal ou pelo correio, via Sedex, à Coordenadoria do Vestibular da Udesc, das 13h às 18h. O setor fica no prédio da Reitoria, em Florianópolis.

Além disso, é necessário apresentar declarações para comprovar que houve, no mínimo, três doações no período de um ano, que precisam ser firmadas pelo hemocentro. A universidade anunciará as solicitações aprovadas na página do vestibular a partir de 28 de agosto.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular pelos telefones (48) 3321-8098 e 8147, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.


Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143  

Fonte: Secon

Declaração de guerra - Vice Prefeita de Laguna Ivete Scopel rompe com Prefeito Everaldo dos Santos

Ivete Scopel, natural de Caxias do Sul (RS), casada com advogado e historiador Adilcio Cadorin, mãe do advogado Lucas Cadorin. Morou no Rio de janeiro. Mudou-se para Laguna em 1988. Formando-se advogada em 2002 pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Exerceu a presidência da Fundação Irmã Vera de 2001 a 2002. Foi secretária de Saúde do município de Laguna (SC) de 2002 a 2004.

CARTA ABERTA AO PREFEITO MUNICIPAL DE LAGUNA

Senhor Prefeito:

Considerando que hierarquicamente o cargo do Vice-Prefeito é o segundo na chefia do Executivo Municipal, sendo eleito através de voto direto com o prefeito, vinculadamente, conforme prevê a 

Constituição Federal Brasileira;
Considerando que o Vice-Prefeito é o substituto do Prefeito Municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento e neste caso tem obrigação constitucional de exercer a função de chefe do executivo;

Considerando que a Lei Orgânica do Município em seu art 64, estabelece, pelo menos, duas funções para o Vice Prefeito: auxiliá-lo sempre que for por ele convocado e substituir o Prefeito no caso de vacância;

Considerando que passados quase três anos de nossa eleição, V. Exa. não solicitou e nem me convidou, na condição de Vice Prefeita, para auxiliá-lo em assuntos relacionados com a administração e o desenvolvimento do Município de Laguna;

Considerando as inúmeras queixas e lamentações que os assessores municipais tem tornado público de que V. Exa. não concede audiências com os mesmos para tratar de assuntos relacionados com suas respectivas pastas, e quando agenda não comparece nas reuniões:

Considerando que a Vice-Prefeita não é convidada e nem informada das raras reuniões e discussões de V. Exa. com seus os secretários e demais assessores municipais sobre temas administrativas que envolvem o interesse de Laguna;
Considerando que os projetos e o Plano de Governo que juntos elaboramos durante nossa campanha eleitoral, não estão sendo cumpridos por V. Exa. e que tem tomado decisões isoladamente;

Considerando que o turismo, a cultura e a pesca, atividades principais de nosso município encontram-se completamente abandonadas por esta gestão, sem a certeza de desenvolvimento futuro e que estas atividades por si só carregam condições estratégicas e potencialidades para distinguirem Laguna num cenário globalmente competitivo;

Considerando que por falta de apoio institucional de sua administração, está havendo gradativo empobrecimento das atividades culturais e turísticas que já integravam nosso calendário de eventos, como é o caso, dentre outros, do carnaval das Escolas de Samba, Moto Laguna e Tomada de Laguna, eventos estes que foram interrompidos e que correm sérios riscos de serem realizados em cidades vizinhas;

Considerando que os diversos grupos organizados de mulheres e idosos, encontram-se abandonados, sem perspectiva de inclusão social como merecem, contrariando nossa promessa durante a campanha eleitoral;
Considerando que foram realizados investimentos de recursos públicos em diversas obras que estão paralisadas apenas por falta de gestão e que se as mesmas estivessem em atividade poderiam estar gerando empregos, rendas, conhecimento e alavancando o desenvolvimento da cidade, como é o caso do Restaurante Escola, que há mais de três anos está concluído e sem atividade, tendo seus equipamentos furtados, ou ainda o Memorial Tordesilhas, que está em situação semelhante e a Reciclagem do Lixo da Vila Vitória, cujo prédio está abandonado, o que tem motivado depredações;

Considerando que a infraestrutura municipal é desanimadora, devido ao caos em que se encontram as ruas da área central, dos bairros e o interior do Município;

Considerando que V.Exa. se comprometeu a pavimentar a Estrada Geral do distrito do Ribeirão Pequeno, e que ao menos seriam pavimentados 3km por cada anos de seu mandato, mas que até o presente momento quando completa três anos de gestão, nem projeto foi elaborado;

Considerando que os funcionários públicos efetivos encontram-se desmotivados devido à falta de valorização, incentivos, cursos de capacitação e treinamento;

Considerando a falta de transparência das contas municipais, o que contraria nosso Plano de Governo, quando V. Exa. se comprometeu, mas não cumpriu a dar ampla publicação das receitas e das despesas mensais da Prefeitura e órgãos vinculados;

Considerando que até o presente momento não houve aplicação, divulgação e nem explicação referente ao destino dos significativos recursos do Imposto Sobre Serviços – ISS, arrecadados nos anos de 2013, 2014 e 2015, oriundos da construção da Ponte Anita Garibaldi, da duplicação da BR 101, e do asfaltamento da SC 100 - estrada do Farol de Santa Marta;

Considerando que não tem sido dada a devida atenção e atendimento básico às creches municipais que enfrentam graves problemas, como a ausência de alimentação suficiente e adequada, além de materiais de higiene e outros equipamentos e insumos necessários para mínima condição de funcionamento;

Considerando que através do Plano de Governo V. Exa. se comprometeu a manter as creches funcionando o ano todo, para as mães poderem trabalhar durante os períodos de maior atividade econômica da cidade, o que não vem acontecendo, já que as creches continuam sendo fechadas nos meses de julho, dezembro e janeiro e nos dias de ponto facultativo no Município;

Considerando que os postos de saúde estão sem remédio, faltam médicos e até sem formulários de receitas há muitos meses, sendo que a população vem sofrendo com a falta deste profissional na rede municipal e que V.Exa. não tem tomado as medidas necessárias para amenizar esta situação;
Considerando a crise deflagrada com atraso dos pagamentos relacionado à emergência e aos plantões médicos hospitalares, motivo que acarretará uma greve geral dos médicos na próxima semana, devido ao descaso e falta de gestão da sua administração para com a instituição hospitalar e seus profissionais;

Considerando que V. Exa. é alvo de mais de uma centena de denúncias sobre as mais diversas irregularidades pela prática de atos ilícitos de sua gestão, e que estão sendo investigados em dezenas de procedimentos abertos pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas do Estado;

Considerando que até o presente momento V. Exa. tem sonegado a remessa de informações sobre a movimentação financeiras e atos administrativos ao Tribunal de Contas do Estado, o que já motivou a abertura de três processos para penalizar V. Exa. pessoalmente por descumprimento desta sua obrigação constitucional;

Considerando que até o presente momento não foi procedida a reforma administrativa prevista em nosso Plano de Governo, que previa a diminuição das secretarias e dos cargos comissionados, e que ao contrário, foram inchados, prejudicando os recursos necessários a investimentos em saúde, educação e infraestrutura;

Considerando a instabilidade administrativa que tem sido gerado com as constantes nomeações, demissões e reconduções para os cargos comissionados, que obedeceram apenas interesses partidários, e que os indicados não possuem qualificação e nem lhes é oportunizado treinamentos para os cargos indicados;
Considerando que a falta de verdade na divulgação dos verdadeiros motivos para a recente demissão de mais de uma centena de detentores de cargos comissionados, que poucos dias após os mesmos cargos foram todos substituídos por pessoas indicadas partidariamente, estabelecendo-se verdadeiro balcão de negócios partidários;

Considerando que na Câmara de Vereadores já foram constituídas comissões especiais para apurar graves denúncias de atos administrativos ilícitos, onde estariam caracterizadas perseguições políticas, abuso de poder, desvios orçamentários, ameaças físicas à funcionários, malversação de recursos públicos, favorecimentos ilícitos, locupletamento, pagamento de produtos e serviços que não teriam sido entregues e fraudes às licitações;

Considerando que até o presente momento a Vice Prefeita não obteve resposta, escrita ou mesmo verbal, de seus diversos memorandos quando solicitou informações a V.Exa. referente às denúncias que foram publicadas sobre as supostas irregularidades;

Considerando que, ao invés de esclarecer e defender-se publicamente destas denúncias, V. Exa. tem utilizado seu cargo de Prefeito para pressionar e coagir os denunciantes a permanecerem calados;

Considerando que sob seu comando tem sido adotadas medidas e ações que contrariam os princípios basilares do regime democrático, que são a moralidade administrativa, a publicidade e a impessoalidade dos atos públicos;

E, finalmente, considerando que, como Vice-Prefeita, por diversas vezes a signatária tentou audiências para dialogar com V.Exa. para solicitar informações, expor-lhe sugestões, elaborar planos, estabelecer metas, efetuar possíveis correções e colocar-se a disposição para colaborar no sentido de cumprir com o vitorioso Plano de Governo de 2013/2016, audiências estas que nunca foram lhe oportunizadas;

Diante de todos estes fatos e considerações, preocupada com os destinos de Laguna, decepcionada com sua gestão administrativa e esgotados os meios e tentativas para auxiliar e emprestar colaboração, a signatária, como forma de prevenir direitos e identificar responsabilidades, utiliza-se desta CARTA ABERTA à V. Exa. para tornar-lhe ciente e informar a população e autoridades de Laguna que:
- fica rompida, unilateralmente, as relações da aliança política que havia sido estabelecida entre o Prefeito Municipal Everaldo dos Santos e a Vice Prefeita Ivete Scopel;
- até 31/12/2016 continuará investida em suas funções constitucionais no cargo de Vice- Prefeita, cargo para o qual foi legitimamente eleita, e até esta data estará a disposição de Laguna, de sua população e dos poderes constitucionais e suas instituições.

Atenciosamente,

IVETE SCOPEL

Vice-Prefeita de Laguna

Laguna, 13 de agosto de 2015

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pescadores de todo Brasil que tiveram os registros anulados poderão ter situação revista




 
Por ordem da Presidenta Dilma  “ Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) abriu prazo de 60 dias para aqueles pescadores que tiveram o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) cancelados em 2014. Os pescadores e Pescadoras podem entrar com recurso administrativo para rever a anulação do documento. O interessado deverá preencher o formulário do recurso e apresentar na Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPAs).


Os critérios
Segundo o  Ministério da Pesca, por meio das SFPAs(Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura), o deferimento do recurso solicitado poderá ser condicionado ao resultado de entrevista pessoal com o interessado para coleta de informações complementares julgadas pertinentes, por servidor, com assinatura do requerente e a identificação do entrevistador e o respectivo parecer conclusivo.
 
Maiores informações vá a Fonte: www.mpa.gov.br/redessociais


Luzes no fim do túnel

 
Em várias cidades de Santa Catarina  vereadores de forma isoladas tomam iniciativas exemplares propondo corte nas abusivas concessões de diárias. Em Concórdia e Itá vereadores propõe corte de diárias a veredores e servidores até o fim do ano e como motivo alegam a crise financeira por que passa o país.
Outros vereadores se posicionam favoráveis a revisão no sistema de pagamentos de diária propondo que o pagamento seja por ressarcimento e não por comprovação de despesas. Alegam que esse sistema reduzirá as diárias em até 70%.
Na cidade de Imbituba o Vereador Anderson Teixeira (PSD) propõe projeto onde disciplina e reduz os valores das diárias pagas pela Câmara de Vereadores. Segundo Anderson “ esse projeto tem a intenção de ressarcir de forma justa e com valores justos despesas com viagens realizadas por servidores ou vereadores quando estão a serviço de interesses públicos”.
O vereador defende seu projeto com consistência, para Anderson Teixeira ” hoje os valores pagos não condizem com a realidade e necessidade de ressarcimento, seguem exemplos claro da disparidade:
- Uma diária para ir a Laguna custa aos cofres públicos R$ 266,00 (só é paga caso o colaborador permaneça por mais de 04Hs)
- Um colaborador ir a Florianópolis protocolar um documento com o carro da câmara custa aos cofres públicos R$ 532,00 mais o gasto com combustível.
O vereadore Anderson Teixeira acende uma “luz no fim do Túneo”, segundo ele as diárias são valores que não condizem com a realidade e nem com o momento que vive nosso país, atravessamos uma grave crise e precisamos dá o exemplo pela base da pirâmide, não adianta nada criticar os políticos em Brasília e não fazer nossa parte por aqui”.
Conheça o Projeto
 
 


Corruptos fora! Em defesa de Dilma e da Democracia


 
Na Câmara e no Senado os Petistas optaram por classificar de “golpista” a oposição – dizem “o PSDB assumiu de vez, e sem qualquer pudor, a camisa do golpismo” já os aliados preferiram demonstrar na nota assinada por oito siglas da base (PT, PMDB, PDT, PROS, PRB, PC do B, PR e PSD) “convicção” nos argumentos do governo sobre as contas de 2014 e reafirmar “respeito à Constituição e seu inarredável compromisso com a vontade popular expressa nas urnas e com a legalidade democrática”.
Em todo o Brasil entidades de classe, movimentos sociais,  estudante, artistas, partidos políticos e cidadãos chamam uma grande manifestação para o dia 20 de agosto em defesa da democracia e contra o retrocesso.
Em Imbituba chama atenção a indiferença da base governista da Presidente Dilma  - PT PMDB, PDT, PROS, PRB, PC do B, PR e PSD.
O PT obteve em Imbituba nas últimas eleições para Prefeito 18% dos votos e aliados outros 30% e não se vê um chamamento sequer na defesa dos 51 milhões de votos que deram vitória a Dilma nas eleições Presidenciais de 2014.

Nas redes sociais partidários do Estado de Direito se manifestam a favor da Presidente Dilma mas o silêncio de algumas lideranças é intrigante.
Uns estão viajando  e outros agarrados nas tetas do governo Federal.
Com certeza isso terá reflexo nas próximas eleições

Enquanto isso os  golpistas avançam.
.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Turismo é fortalecido com projeto


Foto: Notisul
O Sebrae/SC, o governo do estado e municípios assinaram o termo de parceria para a iniciativa que visa um incremento na área turística da região.
Imbituba
O lançamento oficial do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no litoral sul catarinense, de iniciativa do Sebrae/SC, ocorreu neste sábado na Praia do Rosa em Imbituba, com a participação de autoridades políticas, empresariais e ambientais. 
A solenidade, sediada na Fazenda Verde By Neco, teve início com a apresentação de um diagnóstico da situação turística dos três primeiros municípios a serem beneficiados: Laguna, Imbituba e Garopaba. “São muitas as potencialidades identificadas, mas também muitos gargalos. Nossas ações deverão se concentrar em três eixos principais: gestão compartilhada entre os municípios, qualificação dos serviços já existentes e organização de informações ao turista”, avalia a consultora do Sebrae, Tânia Maria Brizolla, responsável pela condução do estudo.
O projeto prevê, ainda, a organização de visitas técnicas aos três primeiros municípios beneficiados para o desenvolvimento de ações efetivas entre este mês e outubro, mas a expectativa macro da diretoria do Sebrae/SC é beneficiar, nos próximos três anos, 300 empreendedores que atuam na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca, entre Paulo Lopes, na região de Florianópolis, e Balneário Rincão, na Amrec.
Capacitação será oferecida
Ao Sebrae/SC, em especial à Regional Sul, caberá a coordenação das mais de 15 mil horas de Consultoria, além de palestras e cursos nas áreas de gestão, marketing, administração, vendas, atendimento, finanças, inovação e tecnologia. “Seremos motivadores do processo, em especial a integração dos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, até o Balneário Rincão, no Sul do estado. A meta é impulsionar cerca de 300 pequenos negócios em três anos de projeto”, afirma o coordenador regional sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.
Na Cidade Juliana, as referências, por exemplo, são a Pedra do Frade, o Farol de Santa Marta, os molhes da Barra, a pesca artesanal com auxílio de botos, a Casa de Anita, o Centro Histórico e a recém-inaugurada ponte sobre a Lagoa Santo Antônio dos Anjos. “Temos que respeitar os órgãos ambientais, já que reflete diretamente na economia dessas três cidades. Laguna está em ação constante neste setor. O turismo está presente e vamos profissionalizá-lo também com moradores e empresários”, garante o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos.

Recursos garantidos
O Sebrae Nacional garantiu R$ 2,4 milhões para o projeto. A contrapartida estadual será de R$ 445 mil. “É um valor muito pequeno para um projeto tão importante. Já assinei a autorização e nesse evento vamos liberar a contrapartida”, garantiu o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Próximas ações
Entre as próximas ações do projeto estão a conclusão de um diagnóstico e plano de ação de marketing, formação de grupos setoriais com as micro e pequenas empresas dos três primeiros municípios beneficiados, além de pesquisa técnica para a regulamentação do turismo embarcado para o avistamento das baleias em alto-mar.
Jornal Notisul

 

Vereador de Jacarezinho (PR) deixa Câmara de camburão após deixar de votar redução salarial

O presidente da câmara de vereadores de Jacarezinho precisou deixar a casa em um camburão da Polícia Militar, devido à revolta dos moradores da cidade. Valdir Maldonado (PDT) se recusou a colocar em discussão, na noite da última segunda-feira (3), um projeto de iniciativa popular que previa a redução dos salários dos parlamentares dos atuais R$ 6,2 mil para apenas um salário mínimo.
A sessão começou tumultuada e com discussões. Os moradores queriam que a votação ocorresse já no primeiro dia de trabalho, após o recesso de julho. No entanto, Maldonado usou o regimento para argumentar que os vereadores têm 90 dias para analisar a proposta. Se aprovada, a redução valerá a partir da próxima legislatura, ou seja, não afeta diretamente os atuais vereadores, a menos que sejam reeleitos.
Os moradores não aceitaram a desculpa de Maldonado e começaram a gritar palavras de ordem contra os vereadores. O presidente, então, saiu do local sob vaias.
A multidão perseguiu Maldonado na rua, por cerca de 100 metros. Devido ao tumulto, ele foi colocado em um camburão da Polícia Militar e conseguiu, enfim, deixar a câmara.
 
EXEMPLO
A iniciativa dos moradores de Jacarezinho lembra a atitude de outros moradores da cidade vizinha, Santo Antônio da Platina. Em junho, um vídeo de uma moradora reclamando da votação em que os vereadores aumentavam os próprios salários viralizou na internet e mobilizou os moradores em torno da causa.
No dia seguinte, quando ocorreria a segunda discussão da proposta, os parlamentares foram surpreendidos com as galerias cheias durante a votação. Devido à pressão popular, os parlamentares acabaram reduzindo os próprios salários para R$ 970. Na proposta inicial, o presidente da câmara teria um aumento de R$ 4 mil para R$ 8,5 mil e os demais vereadores receberiam R$ 7,5 mil. Atualmente, eles ganham R$ 3,7 mil.
Além dos vereadores, a população conseguiu também que o salário do prefeito fosse reduzido de R$ 14 mil para R$ 12 mil. Inicialmente, o valor atual iria subir para R$ 22 mil.
Depois disso, diversas outras câmaras da região têm debatido, seja por iniciativa própria, seja por pressão popular, adotar medidas similares.

Fonte: Folha
DAS AGÊNCIAS


Salário Justo

 
Cláudio Raio X Pres. Câmara Municipal Imbituba sc
Foto:Sarrafo Atômico 

Muita gente está indignada com o crescente aumento que muitas Câmaras de Vereadores tem dado a si, já que são eles mesmos que decidem quanto vão ganhar. Legislam em causa própria.

Houve o caso do Paraná mais precisamente na cidade de Jacarezinho onde moradores revoltados pediam a redução dos salários dos vereadores.

A função dos vereadores é legislar, fiscalizar e administrar a própria Câmara e não fazer assistencialismo com dinheiro do contribuinte.

O assunto gera discursões já que o salário de vereadores giram em torno de 5, 6 mil para participar e legislar pouco.

Não é possível que seus salários continuem neste patamar.

Para que aja revisão deste valores exorbitantes é necessário mobilização e voto consciente nas escolhas de candidatos comprometidos com a comunidade.

Cidadão diga não! aqueles que fazem negociatas criando cargos e aumento de salários. Você acha que os salários e o trabalho dos Vereadores é justo?
Sarrafo Neles!




Tragédia, jogador de 17 anos do Inter de Lages morre após bater a cabeça durante partida

Foto divulgação Inter de Lajes
 
Vários clubes de Santa Catarina, atletas, Jornalistas esportivos e torcedores do Inter de Lages e o Governador do Estado Raimundo Colombo se solidarizam com a família do atleta  Leonardo de Paula Oliveira, 17 anos, que faleceu logo após chocar-se com atleta do Metropolitano de Blumenau, sábado, em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Catarinense de juniores e que terminou com vitória do time da casa por 2 a 1.

Governador

Raimundo Colombo @RaimundoColombo
Desafios da vida: feliz pela vitória do @interlages e lamentando a perda de um jovem e talentoso jogador.

Nota na íntegra do Inter de Lages

É com lancinante tristeza que informamos que hoje o Internacional de Lages e o esporte lageano perderam uma de suas jovens promessas. Leonardo de Paula Oliveira, atleta de nossa equipe sub-17, faleceu em Blumenau, onde nossos times de juvenis e juniores enfrentaram hoje o Metropolitano pelo estadual da base.
Léo, como era conhecido nos gramados, tinha apenas 17 anos e atuava como zagueiro central. Em uma fatalidade que nos fará prantear por um longo tempo, o atleta se sentiu mal após uma disputa de bola. Ele imediatamente foi levado para o Hospital Santa Isabel, e lá veio a falecer no fim da tarde deste sábado. A causa do passamento será apurada na necrópsia e informada assim que o clube for informado sobre elas.
Antes de emitir qualquer comunicado, o clube reuniu-se com a família para dar a ela a triste notícia. Estão com os familiares desde esta tarde o presidente Cristopher Nunes, sua esposa, Joliny Cruz, e o supervisor do clube, Raphael Beza.
O Inter dará todo o suporte à família nesse momento de indizível tristeza. Os familiares também receberão o suporte da Fundação Municipal de Esportes, apoiadora que é dos esportes amadores de nosso município.
Assim que mais notícias tivermos, os senhores serão informados. Com profunda tristeza,
Esporte Clube Internacional - Inter de Lages

Fonte Clik RBS SC

Guarda Municipal pode multar, diz o STF

Os guardas municipais podem aplicar multas sobre qualquer infração de trânsito cometida nas cidades. A confirmação foi feita quinta-feira (6) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi proferida numa ação envolvendo a cidade de Belo Horizonte, mas o entendimento é válido para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida, pela Justiça, de multar. Na ação, o Ministério Público de Minas Gerais, contrário ao poder de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal, argumentava que o órgão não poderia "usurpar" atribuições da Polícia Militar. O ministro Marco Aurélio Mello votou favorável à aplicação seletiva de multas, limitadas à proteção de bens, serviços e instalações municipais. O ministro Luís Roberto Barroso divergiu, de modo a autorizar que a Guarda Municipal aplique qualquer tipo de multa. Apesar de os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia se posicionarem favorável à postura de Marco Aurélio Mello, a maioria dos ministros votou pela autorização das Guardas Municipais poderem aplicar multas. Luiz Fux, Dias Toffoli, Celso de Mello, Edson Fachin e Gilmar Mendes votaram junto com Luís Roberto Barroso.