sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Liga que criou a Semana da Pátria completa 100 anos

Pira da Pátria foi construída após proposta da Liga de Defesa Nacional

Entre as entidades e organizações que exaltam o patriotismo e o Dia da Independência do Brasil, uma merece destaque por completar 100 anos no próximo 7 de Setembro: a Liga de Defesa Nacional.

Criada em 1916 pelo poeta Olavo Bilac, a Liga tinha na sua fundação a ideia de apoiar o civismo e devotar culto aos símbolos sagrados da Pátria. A inspiração veio da França, onde havia a Liga da Pátria.

Sem qualquer credo político, religioso ou filosófico, a Liga foi responsável, ao longo desse século, por ajudar a reforçar o significado da data. As ideias de criar a Semana da Pátria e cultuar o Fogo Simbólico da Pátria, por exemplo, são delas. A tradição da chama surgiu em 1937 quando um grupo gaúcho procurava por um símbolo que representasse o ardor patriótico do povo brasileiro. O fogo, que acompanha o homem desde os primórdios da evolução, foi escolhido como símbolo.

A Pira da Pátria, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi criada após uma proposta da Liga. Com o monumento, o Fogo Simbólico da Pátria passou a arder permanentemente. Assim, houve uma mudança na solenidade do Fogo Simbólico: ao invés de ir até Brasília partindo de um ponto histórico, ele passou a ser irradiado simbolicamente da capital para todo o País.

Ainda por iniciativa da Liga, foi incluído nas escolas o ensino de assuntos ligados ao civismo e ao patriotismo, com ênfase para o canto do Hino Nacional, o culto à Bandeira e o conhecimento da história da Pátria.

A Liga será homenageada pelos seus 100 anos em todo o País, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi criada. A Câmara dos Deputados também deve realizar uma Sessão Solene para relembrar a importância da organização.


O Jornal Jornal Notisul, hoje, repercute a abertura da Semana da Pátria na cidade de Laguna a mais antiga do sul de SC com 340 de história.

Leia a matéria

 Militares abrem Semana da Pátria

Militares de Laguna participaram, ontem, de ato alusivo à Semana da Pátria - Foto:Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Laguna
Marinheiros, policiais e bombeiros militares de Laguna abriram, ontem, a Semana da Pátria na cidade mais antiga do sul do estado. São 340 anos de histórias do município no país, que está prestes a completar 194 anos de independência total de Portugal.

A solenidade ocorreu na sede da Guarnição Especial da Polícia Militar de Laguna (Gelg), no bairro Mar Grosso. Uma pequena parcela de estudantes da rede municipal participou do ato, que teve como momento-chave o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.

O comandante da Gelg, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, valoriza o Brasil e o trabalho com a juventude. “Só podemos construir uma nação melhor quando pessoas de bem trabalham com responsabilidade e vontade. Essa lição deve ser passada para cada criança e adolescente, para que no futuro construam um país melhor”, almeja o comandante.

Um cronograma para apresentações e homenagens à pátria já está definido. A partir de hoje, as comemorações são das crianças matriculadas nos centros de educação infantil (CEI) e escolas da rede municipal, na Praça República Juliana, no Centro Histórico. Na segunda-feira, haverá um ato alusivo na Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes.

Na terça, as homenagens ocorrem no CEI Padre Augustinho. No dia 7 de Setembro, feriado nacional, ocorre o tradicional desfile cívico-militar, a partir das 9 horas, na rua Gustavo Richard, no Centro, no mesmo local do ano passado.

Fonte Agencia Brasil e Notisul

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Atitude canalha do PT de Imbituba em se omitir ao fraudulento Impeachment de Dilma se iguala aos golpistas

Ficou provado que Dilma não cometeu o crime que lhe foi imputado na peça infame do impeachment, tanto é que arrumaram um jeitinho para que ela não perdesse seus direitos políticos.

Em Imbituba o PT e seu candidato a Prefeito Rosenvaldo Junior não mexeram uma palha, não emitiram nenhuma nota, não postaram nada em sua página oficial nas redes sociais enfatizando repúdio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e o apoio que se esperava nesse momento difícil da vida da Presidente.

Vale lembrar que o PT Imbitubense está coligado com o PMDB na majoritária e proporcional nas eleições de outubro.

Constrangimento no meio da esquerda na cidade é geral.

Rosenvaldo Junior oportunista e vaidoso se omite e leva seus companheiros  para uma aventura política sem volta, pois, dificilmente elegerá vereadores e tão somente servirá como bucha de canhão para eleger “pesos pesados” do PMDB (algoz de Dilma).

Alguns petistas e simpatizantes acham que o momento é de acumulo de forças já que o partido está desgastado com a roubalheira que suas lideranças patrocinaram.


Outubro será a hora da verdade.

Candidato à Vice Prefeito Edson Firmino (PMDB) de Tubarão é impugnado


Tribunal de Contas de Santa Catarina publicou no Diário Oficial de segunda-feira (15), relação 1040 administradores públicos, entre eles prefeitos, vereadores, titulares de cargos públicos, com contas rejeitadas por aquela corte. Confira a lista aqui.

O jornal Diário do Sul repercute a decisão da justiça

PSDB aguarda decisão do PMDB após impugnação
O cenário das eleições municipais pode ter alterações em Tubarão nos próximos dias. Edson Firmino (PMDB), candidato a vice-prefeito na chapa comandada por Carlos Stüpp (PSDB), da coligação Tubarão Quer Mais, teve seu pedido de registro de candidatura impugnado. Agora o hoje vereador da Cidade Azul e o PMDB precisam decidir se vão apresentar recurso ou definir outro nome para a majoritária.

Ontem, o presidente do PMDB, Luiz César Guimarães Marçal, afirmou que o partido recebeu a notícia da impugnação com surpresa e ainda não tinha uma posição sobre o que será feito. “Se haverá recurso ou não é uma decisão que cabe também ao vereador Edson Firmino. Este é o primeiro impasse que precisamos resolver”, afirma. Uma reunião deve ser realizada hoje, segundo o presidente, para definir qual será a posição do partido.

O recurso de Edson Firmino pode ser apresentado em um prazo de três dias. A outra possibilidade é a substituição do candidato, cujo nome pode ser apresentado até 20 dias antes das eleições. Caso esta seja a opção dos peemedebistas, alguns nomes que aparecem como possibilidade são de Rodrigo Althoff e João Marcelo Fretta Zappelini, o Joma.

Ontem, durante a tarde, Edson Firmino disse à redação do DS que a questão está sendo discutida internamente no PMDB de Tubarão e que não há nenhuma definição sobre o que será feito, até o momento. A previsão é que até quinta-feira já haja uma posição sobre o destino da campanha da coligação. Carlos Stüpp apontou que o PSDB vai aguardar a decisão dele e do partido, mas que a campanha segue normalmente.

O pedido de candidatura foi indeferido pelo juiz eleitoral Eron Pinter Pizzolatti, da 33ª Zona de Tubarão. O pedido de impugnação partiu do Ministério Público (MP), através do promotor Sandro Ricardo Souza, em função de o candidato estar na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) por ter contas julgadas irregulares. Com isso, Edson estaria inelegível.

O problema que levou o nome de Edson para a lista dos inelegíveis, segundo o TCU, é referente a irregularidades de contas prestadas por ele relativas a um convênio firmado com o Fundo Nacional de Saúde (FNS) em 2002


terça-feira, 30 de agosto de 2016

Os candidatos que se dizem bonzinhos


Está na hora do eleitor parar de votar em candidato coitadinho que nunca foi nada, aparece só nas eleições, nunca administrou nada e seu único argumento é história de vida baseado em sua profissão ou pobreza.

De origem pobre ou doutor não é passaporte para ninguém.

O que devia valer é mérito, experiência administrativa, qualidade, competência e conhecimento da cidade.

Em sujeito coitadinho e bonzinho já se votou no passado. E deu no que deu.

TCE de Santa Catarina divulga lista de inelegíveis



Tribunal de Contas de Santa Catarina publicou no Diário Oficial de segunda-feira (15), relação 1040 administradores públicos, entre eles prefeitos, vereadores, titulares de cargos públicos, com contas rejeitadas por aquela corte.

Conforme o TRE, os candidatos nas Eleições 2016 que constarem no documento terão o pedido de registro de candidatura julgado.

Ainda de acordo com o TRE, a lista é referente aos oito anos anteriores às eleições de 2 de outubro. Os 1.040 nomes resultam em 1.269 contas neste documento, pois o mesmo gestor pode ter mais de uma ocorrência. Confira a lista aqui.


Fonte G1

Ranking de Eficiência dos Municípios - Quem entrega mais saúde, educação e saneamento gastando menos


·     
Imbituba (SC)
0,501
Eficiente

Ranking de Eficiência dos Municípios, elaborado pela Folha de São Paulo, para mensurar a qualidade da gestão das prefeituras nas áreas de educação, saúde e saneamento, levando em conta a receita disponível das municipalidades.com base nos dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que entre os 5.281 municípios Brasileiros Imbituba conquistou grau de EFICIÊNCIA.  
·        
·        COMPONENTES DO REM-F

EDUCAÇÃO
0,532
Média do Brasil (0,509)

SAÚDE
0,541
Média do Brasil (0,500)

SANEAMENTO
0,634
Média do Brasil (0,567)

Para ver pesquisa completa www1.folha.uol.com.br/remf/

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PIS - Novo prazo para trabalhador sacar PIS/Pasep termina quarta feira (31)

Abono do Programa de Integração Social (PIS), cerca de 50 mil catarinenses têm um salário a mais para receber, porém nem imaginam.
O Ministério do Trabalho disponibilizou lista com o nome de todos os trabalhadores que ainda não sacaram e têm o direito ao abono salarial ano-base 2014. Após a data, o valor retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Os trabalhadores que não conseguiram sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 terão novo prazo para retirar o benefício. O período de saque começa hoje (28) e termina no dia 31 de agosto, segundo o Ministério do Trabalho.

PIS/Pasep é a sigla do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que são contribuições sociais devida pelas empresas.

A prorrogação para os trabalhadores que perderam o prazo foi anunciada no início do mês pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Na ocasião, ele destacou que mais de 1 milhão de trabalhadores perderam o prazo, encerrado no fim de junho. A expectativa é que mais de R$ 800 milhões sejam injetados na economia em 2016, caso todos os trabalhadores que têm direito ao abono saquem os valores liberados.

Hoje também começa a ser pago o PIS/Pasepe ano-base 2015. Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício neste ano (2016) e os nascidos entre janeiro a junho, no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.


Fonte Agência Brasil