sexta-feira, 31 de maio de 2019

Imbituba - quatro secretários em 3 anos revela a descontinuidade irresponsável que é tratado o desenvolvimento econômico e turístico


A possível nomeação do vereador Renato Figueiredo (o Ladiada) para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico do Governo Rosenvaldo/Zaga pode gerar a quarta mudança na pasta em quase 3 anos.

A pasta iniciou com o secretário Leandro Ribeiro, Dorli, está com Carina Genovez e pode seguir com Ladiada ou outro convidado que seja importante para o tabuleiro eleitoral que se avizinha.

A secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Imbituba está sendo usada para mexer peças do tabuleiro visando às eleições de 2020 e pelo visto o governo não interessa planejar para que a cidade fortaleça equipamentos e serviços turísticos, infraestrutura de apoio turístico e por consequência gere mais emprego e renda.

Final melancólico para um governo que já se conta nos dedos o seu fim.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Decretado situação de emergência em Imbituba

Prefeito de Imbituba Rosenvaldo Junior (PT) decreta situação de emergência. Segundo o site da prefeitura 80% das vias públicas tiveram algum tipo de estrago causado pelos temporais da última sexta-feira (24).

Rosenvaldo em nota nas redes sociais disse acreditar que o decreto facilite a busca de recursos, por meio dos governos, federal e estadual.

As vias públicas nos quatro cantos da cidade já estavam castigadas antes das chuvas. Nestes dias com os temporais as dificuldades aumentaram e a decretação da emergência pode amenizar o sofrimento da população nos bairros e ruas da cidade.

A previsão para os próximos dias não são boas, portanto esperar de imediato que o decreto seja um salvador da pátria é ingênuo para não dizer irresponsável.

O momento é de fortalecer a força tarefa para atendimento dos bairros e moradores.


Tem uma força tarefa?




Operação da PF contra fraudes em licitações cumpre mandato de busca e apreensão na casa do deputado Júlio Garcia, presidente da Alesc

Entre os locais que foram cumpridos os mandados de busca e apreensão estão o apartamento e o sítio do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia (PSD). A assessoria dele informou que irá se manifestar após ter acesso ao conteúdo da investigação.

A Polícia Federal e a Receita Federal estão realizando desde cedo, a Operação Alcatraz. O objetivo é combater fraudes a licitações e desvios de recursos públicos ligados a contratos de prestação de serviço de mão de obra terceirizada e do ramo de tecnologia firmados com órgãos do Governo do Estado.

A investigação iniciou com a abertura de inquérito policial em fevereiro de 2017, a partir do encaminhamento de documentos pela Receita Federal que indicavam simulações contábeis escrituradas, com a utilização de notas fiscais frias, para encobrir pagamentos suspeitos efetuados por empresas com contratos com órgãos do Executivo estadual.

No curso de procedimento fiscal, um empresário que ainda não teve o nome divulgado, confessou que mantinha uma empresa de publicidade de fachada, a qual simulava a prestação de serviços a grupos empresariais com atuação no ramo de terceirização de mão-de-obra, os quais mantinham contratos com órgãos públicos catarinenses. Segundo esse empresário, tal esquema foi engendrado a fim de possibilitar repasse de valores a políticos.

O aprofundamento da investigação apontou indícios de que, no âmbito da Secretaria da Administração do Estado de Santa Catarina, entre os anos de 2009 e 2018, alguns agentes públicos e servidores, em conluio com empresários, teriam atuado de forma fraudulenta em diversos processos licitatórios, resultando na celebração de contratos públicos superfaturados.

Também segundo a Polícia Federal, um outro empresário, com atuação no ramo de tecnologia, junto a um agente público e um servidor, teria atuado para fraudar processos licitatórios da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI/SC), que tramitaram entre os anos de 2015 e 2017, acarretando outros acordos superfaturados e possíveis pagamentos de vantagens indevidas a agentes públicos.

A investigação apontou um prejuízo aos cofres públicos, em razão dos ajustes fraudulentos, estimado em cerca de R$ 25 milhões quanto à SEA/SC e em cerca de R$ 3 milhões em relação à EPAGRI/SC, ambos em contratos ligados à área de tecnologia.

A operação

Cerca de 180 policias federais, com apoio de 40 servidores da Receita Federal, cumprem 11 mandados de prisão, sendo 7 preventivas e 4 temporárias, e 42 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e residências, localizadas em Florianópolis, São José, Antônio Carlos e Ituporanga, bem como na cidade paulista de Vinhedo. Informação ainda não confirmada oficialmente, é que ainda tem policiais na casa de ex-ocupantes de cargos públicos.

Além disso, também estão sendo cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens e valores dos suspeitos. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis/SC em decorrência de pedido apresentado pela Polícia Federal, o qual contou com manifestação favorável do Ministério Público Federal.

Con informações Marcelo Lula

#PetrobrásFica #PreçosCaem. Não precisamos de empresas estrangeiras comprando a estrutura de produção energética do nosso país

Cuidado com o discurso de que há monopólio! O que há é a tentativa de vender os recursos e infraestrutura de nosso país a preços irrisórios para petrolíferas do exterior.

A Petrobrás é uma empresa com 64 anos de existência, foi projetada para oferecer energia ao país e, ao longo desse período, recebeu uma série de investimentos para atender ao mercado interno. É uma gigante! A maior empresa do Brasil e a 8a (oitava) maior petrolífera do mundo.

Concorrer com ela, realmente, não é fácil. Engana-se quem acredita em restrição a competitividade, ela está aberta há mais de 20 anos quando foi sancionada a Lei do Petróleo! Por ser empresa potente com capacidade, trabalhadores e tecnologia para produção de derivados, consegue produzir combustíveis com preços mais acessíveis do que os importados ou refinados no exterior.

Cuidado com o discurso de que há monopólio! O que há é a tentativa de vender os recursos e infraestrutura de nosso país a preços irrisórios para petrolíferas do exterior.

Não precisamos de combustíveis importados e nem de empresas estrangeiras comprando a estrutura de produção energética do nosso país. Anos de investimento e um patrimônio essencial aos brasileiros não pode ser entregue de bandeja à ganância do lucro.

#PetrobrasFica #PreçosCaem

Com informação: Petróleo dos Brasileiros



PSL quer substituir Paulo Freire por José de Anchieta no patronato da educação brasileira

O Santuário Nacional José de Anchieta responde com esse nocaute irretocável e elegante

Em uma reação rápida a apresentação de projeto de lei que objetiva a substituição de Paulo Freire pelo padre Anchieta como patrono da educação brasileira, no último dia 25, a reitoria do Santuário Nacional São José de Anchieta emitiu nota oficial manifestando sua rejeição à proposta. No texto assinado pelos padres jesuítas Nilson Marostica e Bruno Franguelli, a instituição religiosa afirma que não pode aceitar que o legado do santo católico “seja instrumentalizado para fins meramente ideológicos” e ainda ressalta a importância de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo. (Extra classe).

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Projeto de Lei obriga Companhia de Água a instalar eliminadores de ar nos medidores

Tramita na Câmara de Vereadores de Blumenau um projeto de lei que quer obrigar o Samae (Companhia de Água local )a instalar um equipamento eliminador de ar na tubulação de água das casas, antes do hidrômetro.


Por Redação ClicOeste 

De acordo com o texto proposto pelo vereador Marcos da Rosa (DEM), a autarquia deverá instalar o dispositivo em até 30 dias após a solicitação do consumidor. Caso isso não ocorra, o Samae terá de oferecer um desconto equivalente a 30% do valor da conta de água do mês anterior ao pedido. O desconto virá nas faturas do morador até a realização do serviço.

O parlamentar diz que a ideia de criar a lei surgiu após ouvir inúmeras reclamações e fazer pesquisas sobre o assunto:

“Eu mesmo tive essa experiência na minha casa. Faltou água e, antes dela voltar, o hidrômetro girava muito rápido quando vinha o ar. E se ele gira é porque está marcando como consumo de água. E o consumo de água reflete no valor cobrado do esgoto”, ressalta.

Se a proposta for aprovada como está, o equipamento deverá ser pago pelo Companhia de Água local. Os novos hidrômetros, inclusive, deverão ser instalados já com o eliminador de ar, sem qualquer ônus financeiro ao usuário

***

Quem fiscaliza desperdícios da água, gatos e ar nos hidrômetros em Imbituba?

A carta do Papa à Lula:“No final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira


No texto, o Papa cita as "duras provas" que Lula viveu ultimamente: "Especialmente a perda de alguns entes queridos - sua esposa Marisa Letícia, seu irmão Genival Inácio e, mais recentemente, seu neto Arthur de somente 7 anos"

“Tendo presente as duras provas que o senhor viveu ultimamente, especialmente a perda de alguns entes queridos – sua esposa Marisa Letícia, seu irmão Genival Inácio e, mais recentemente, seu neto Arthur de somente 7 anos -, que lhe manifestar minha proximidade espiritual e lhe encorajar pedindo para não desanimar e continuar confiando em Deus”, diz o Papa.

No texto, provavelmente escrito durante o período da Páscoa, Francisco fala da ressurreição de Jesus Cristo e que o triunfo d’Ele “sobre a morte é a esperança da humanidade”.

“A sua Páscoa, sua passagem da morte à vida, é também a nossa páscoa: graças a Ele, podemos passar da escuridão para a Luz; das escravidões deste mundo para a liberdade da Terra prometida; do pecado que nos separa de Deus e dos irmãos para a amizade que nos une a Ele; da incredulidade e do desespero para a alegria serena e profunda de quem acredita que, no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação”, diz o texto, que é uma resposta a carta de Lula enviada ao líder católico em 29 de março.

 “É uma carta que carrega muitas mensagens, além daquelas de afeto”, disse a advogada Carol Proner à Mônica Bergamo, na edição desta quarta-feira (29) da Folha de S.Paulo. Amiga de Lula, a jurista faz parte de um grupo de estudos no Vaticano e teve acesso à correspondência.

Leia na íntegra:

Com informações Revista Forum


terça-feira, 28 de maio de 2019

Na era Moises inchaço de cargos comissionados no Porto de São Francisco ultrapassa governos anteriores

O fato é que o inchaço de cargos ultrapassa até mesmo a antiga tríplice aliança. Naquela época se chegou a 14 cargos comissionados, número superado pelo atual governo que se elegeu com chapa pura.

Por Marcelo Lula – scempauta

Uma alta fonte ligada a SCPar, informou que foi aprovada em uma reunião do conselho de administração do Porto de São Francisco, uma restruturação do organograma da empresa. A atual gestão aumentou a estrutura de cargos de 8 para 19 no total.
Desses, 8 serão ocupados por servidores de carreira que acumulam experiência. Os demais, de acordo com a fonte, são todos leigos, gente que, a princípio, nunca pisou num porto.

O porto agora conta com 3 diretores, sendo que cada receberá um salário de R$ 19.105,00. Três assessores de diretoria, com um salário de R$ 7.012,00 para cada. Terão mais quatro assessores diversos ligados ao diretor presidente e, mais 9 gerentes que receberão de salário R$ 9.280,00 cada. Com exceção dos 3 diretores, todos os demais recebem adicional de risco na base de 40% sobre o vencimento.

De acordo com a assessoria de imprensa, antes do Porto de São Francisco virar SCPar, foi implantado um programa chamado Novo Porto. No caso, o programa provocou mudanças em toda a estrutura, incluindo no organograma. Quanto aos altos valores dos salários, a assessoria informou que são os mesmos da gestão anterior.

O fato é que o inchaço de cargos ultrapassa até mesmo a antiga tríplice aliança. Naquela época se chegou a 14 cargos comissionados, número superado pelo atual governo que se elegeu com chapa pura.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Bolsonaristas retomam campanha de 2018 com ato em Imbituba

A manifestação da extrema direita Imbitubense perdeu de goleada 7 x 1 para a passeata  de professores, estudantes e populares a favor da educação que reuniu mais de mil pessoas em 15/05.

Bolsonaristas participaram em manifestação na escadaria da Igreja Nossa Senhora da Conceição domingo (26/5) em Imbituba, com a presença de pouco mais de 50 pessoas. O ato foi promovido pelo   movimento de extrema-direita (Direita Conservadora Imbituba) em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, contra o Supremo Tribunal Federal, contra o Congresso Nacional contra a mídia (rede globo), em favor  de Sergio Moro. Os manifestantes fizeram uma carreata com a participação de 52 carros e 11 motos, segundo a organização.

A facção extremista – Direita Conservadora Imbituba – convocou o protesto, que teve o comparecimento de um público nitidamente de classe média e média alta, com boa parte de pessoas de meia idade e  idosas.

O Fato político ficou por conta da participação da ex-senadora Selma Elias que rodou por todos os campos políticos da cidade e agora estacionou na marca bolsonarista a procura de um lugar ao sol.

Manifestação da extrema direita Imbitubense perdeu de goleada

A manifestação da extrema direita Imbitubense perdeu de 7 x 1 para a passeata de professores, estudantes e populares em defensa da educação pública e contra a reforma da previdência do Governo Bolsonaro reunindo mais de mil pessoas no dia 15/05. (vide fotos).


Por conta da goleada as lideranças de extrema direita bolsonarista de Imbituba espalham fake acusando:
“quem marchou naquela quarta-feira contra os cortes na Educação Pública são gente paga e professores que aliciaram estudantes por promessa de nota”.

A lição que fica das últimas manifestações bolsonaristas foi retratada com muita correção pelo economista e ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira: 

As manifestações de hoje da extrema-direita em apoio ao presidente Jair Bolsonaro revelaram que a ameaça de um atentado à democracia não pode ser descartada. Mas deixam também claro que uma tentativa tresloucada nessa direção não terá qualquer possibilidade de sucesso. 
Os alvos dos manifestantes não são mais a centro-esquerda representada por Lula e o PT, mas as instituições nacionais, principalmente o STF e o Congresso, e líderes políticos equilibrados, de centro-direita, como o presidente da Câmara dos Depubados, Rodrigo Maia. Essa gente que hoje esteve nas ruas nunca será maioria no Brasil. A democracia brasileira pode sofrer arranhões, mas a grande maioria do povo e das elites brasileiras a apoia e garante".


domingo, 26 de maio de 2019

Homem tem predisposição genética para ter animais de estimação, diz estudo

Resultado abre a possibilidade de novos estudos sobre os benefícios dessa antiga parceria (foto: Editoria de Arte/CB/DA. Press)

Ter um cão é uma decisão que exige grande responsabilidade. Alimentação, espaço e tempo de dedicação são alguns dos requisitos necessários para quem quer ser  tutor de cachorro. Mas, além desses fatores externos, a genética pode ser um elemento capaz de influenciar essa decisão, segundo cientistas suecos. Ao pesquisar cerca de 30 mil pares de gêmeos, eles concluíram que mais da metade da variação genética de um indivíduo pode motivar a escolha de ter um animal de estimação.

Como os cães foram o primeiro animal domesticado por humanos, a equipe resolveu analisar se essa parceria por vezes tão  afinada seria uma espécie de herança genética. “Nossa pesquisa anterior mostrou que os donos de cães vivem mais, e eu estava curiosa para saber se as pessoas que pegam um cachorro para criar já são ‘diferentes’ antes mesmo de conseguir o animal”, conta ao Correio Tove Fall, principal autora do estudo e professora da Universidade de Uppsala, na Suécia.

A pesquisadora relata que o seu trabalho diário também a motivou a conduzir a investigação científica. “Como veterinária, tenho notado como as atitudes dos donos são diferentes em relação aos animais de estimação. Existem várias teorias sobre como a adaptação genética ajuda a manter alguns animais em contato direto conosco, mas essa foi a primeira evidência quantitativa que apoiou essas teorias”, diz.

A equipe de Fall comparou a composição genética de 35.035 pares de gêmeos usando o Registro Sueco de Gêmeos (o maior do gênero no mundo) com a posse de cães. Estudar gêmeos é um método bem conhecido para desvendar as influências do ambiente e dos genes na biologia e no comportamento humanos, já que esses indivíduos idênticos compartilham o genoma inteiro e os não idênticos têm em comum, em média, metade da variação genética. Dessa forma, é possível realizar análises comparativas confiáveis.

Os pesquisadores descobriram que as taxas de concordância da posse de cães são muito maiores em gêmeos idênticos do que em não idênticos — o que sustenta a visão de que a genética realmente desempenha um papel importante na escolha de ter um cão, segundo Tove Fall. “Ficamos surpresos ao ver que a composição genética de uma pessoa parece ter uma influência significativa no fato de ter um cachorro. Talvez, alguns indivíduos tenham uma propensão inata maior para cuidar de um animal de estimação do que outros.”, cogita a cientista.

Fabrício R. Santos, biólogo e professor de genética e de evolução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destaca que a pesquisa sueca traz dados bastante ricos e de grande ajuda para a compreensão quanto à posse de cães. Segundo o especialista, o trabalho está em concordância com outros sobre o mesmo tema. “É um estudo incrível, com uma grande amostragem, e fornece uma evidência muito interessante sobre a existência de genes relacionados ao comportamento de criação de cachorros em humanos”, frisa.

O especialista acredita que seja possível fazer inferências a partir dessa constatação genética. “Provavelmente, esses genes têm a ver com outras características, como empatia, caridade e solidariedade, porque, há tempos, outros estudos apontam que pessoas que respeitam e gostam de animais, inclusive os selvagens, também têm maior respeito pela vida humana”, justifica.

Edgar Bione, professor do Departamento de Áreas Básicas e Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), também destaca a relevância dos dados da equipe sueca, mas lembra que fatores além da genética precisam ser levados em consideração na análise do tema abordado. “Não podemos ligar o comportamento apenas a informações do DNA, pois temos também outros fatores do meio que influenciam, que definimos como evolução cultural e estão dentro desse comportamento genético. Ou seja, esses dados evolutivos são importantes e são o pontapé inicial da pesquisa, mas não podemos nos limitar a eles. Precisamos ir além”, defende.

Novos passos

Para os autores do estudo, as informações obtidas podem contribuir para uma melhor compreensão da interação entre cão e homem ao longo da história e, embora os cachorros e outros animais de estimação sejam comuns em todo o mundo, ainda se sabe pouco sobre como eles afetam a vida diária dos seus tutores e seu bem-estar. “Os resultados sugerem supostos benefícios para a saúde relacionados a ter um cão, uma questão já relatada em outros estudos. Agora, isso pode ser parcialmente explicado por diferenças genéticas”, diz Tove Fall.

A cientista explica que, com a pesquisa, não se pode dizer quais genes estão envolvidos no apreço por cães. Ainda assim, é a primeira vez que se demonstra que genética e ambiente desempenham papéis iguais na determinação da posse de cães. “O próximo passo óbvio será tentar identificar quais variantes genéticas afetam esse gene”, adianta. “Por meio desses dados, também poderemos entender melhor fatores como traços de personalidade e alergia, entre outros”, complementa Patrik Magnusson, coautor do estudo e pesquisador do Instituto de Pesquisa Karolinska, na Suécia.

Segundo Fabrício R. Santos, a pesquisa é um estudo básico de associação, com uma grande amostragem e boa estatística. Por isso, seus desdobramentos podem ser promissores. “Quando realmente soubermos como o cérebro funciona nos níveis celular e molecular, como são a memória, o raciocínio e a cognição, teremos uma ideia mais clara de qual a real importância dos genes no comportamento, inclusive na adoção de animais de companhia e no respeito pelos domésticos e selvagens”, diz o biólogo brasileiro.

Pesquisas têm demonstrado uma série de benefícios gerados pela relação entre animais de estimação e seres humanos, principalmente os cachorros. Um estudo feito na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, revela que os animais conseguem reduzir o estresse dos tutores, o que faz deles um ótimo artifício para combater distúrbios psicológicos, como a depressão.

Há especialistas da área médica que acreditam que ter um cachorro pode ajudar no emagrecimento, na medida que o animal geralmente faz com que o seu tutor seja mais ativo. Já cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, também nos Estados Unidos, mostraram que ter qualquer tipo de animal de estimação pode ajudar a reduzir as chances de alergias de crianças. Isso porque o contato com os bichanos fortalece o sistema imunológico.

Com informações Correio Brasiliense