sábado, 2 de março de 2019

Entenda os 10 piores pontos da reforma da Previdência de Bolsonaro

PEC que altera regras para aposentadoria, encaminhada ao Congresso pela equipe econômica de Bolsonaro, não poupa a grande maioria dos brasileiros que vê cada vez mais distante o sonho de aposentar.

Escrito por: Andre Accarini, Marize Muniz e Tatiana Melin - CUT

A proposta de reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL) pode mudar drasticamente os planos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Para a grande maioria, os que começam a trabalhar mais cedo, ganham menos e ficam grandes períodos sem carteira assinada é pior ainda. Para esses, a reforma representa o fim do sonho da aposentadoria.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/2019) da reforma da Previdência prejudica trabalhadores e trabalhadoras que vão entrar no merc...




Carnaval como forma de protesto político


Por Alexandre Putti, na revista CartaCapital:

“Eu quero é botar meu bloco na rua. Gingar, pra dar e vender.” Quando Sérgio Sampaio compôs essa música, em 1976, com alto teor político embutido, não imaginou que quarenta e três anos depois o Carnaval se tornaria, ele mesmo, um ato político.

Essa transformação da festa popular não surgiu agora. O Carnaval de rua vem ganhando força – não necessariamente política – nos últimos anos, principalmente nas grandes capitais. Em São Paulo, por exemplo, o aumento foi de mais de 60% em relação ao ano passado. Maior crescimento comparado com outras cidades.



Lalo Leal lança 'A mídia descontrolada'



Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

No dia 13 de março de 2019, à partir das 18h30, a unidade da Livraria da Vila situada na Rua Fradique Coutinho (915), em São Paulo, sedia o lançamento do novo livro de Laurindo Leal Filho, o Lalo: "A mídia descontrolada - Episódios da luta contra o pensamento único", lançado pelo selo do Barão de Itararé.

Compareça, adquira a sua cópia e bata um papo com o Lalo. A atividade inaugura o calendário do Barão em 2019 e a entrada é franca.


Com Informações do Blog do Miro

Flama orienta sobre a exigência de autorização ambiental para eventos em áreas de marinha

Para fazer festa de carnaval em terra de marinha dentro do território lagunense é necessário solicitar autorização da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e cumprir uma série de exigências. Leia a seguir:

Fonte: Prefeitura de Laguna

O carnaval está chegando e a responsabilidade do Governo Municipal quanto às ações de controle ambiental são obrigatórias.

Para fazer festa de carnaval dentro do território lagunense é necessário solicitar autorizalçao da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama).

A Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) é responsável por emitir a autorização ambiental de eventos em espaços públicos localizados em áreas de marinha.

De acordo com a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) é responsabilidade do organizador do evento:

*a realização da limpeza do espaço físico do evento após o término;

*além do isolamento e preservação das dunas;

*monitoramento da área de dunas com vigilantes evitando o pisoteio de pessoas nas mesmas durante todo evento;

*instalar lixeiras coletoras de material reciclado ao longo do evento (a cada 100 metros) e não é permitido o tráfego de automóveis ao longo da praia.

Quanto aos efluentes sanitários são exigidos:

*Banheiros químicos: sanitário portátil confeccionado em polietileno;

*Inclusão de papel higiênico;

*Produto Bactericida;

*Sucção diária dos dejetos;

*A empresa responsável pelo banheiro químico deverá dar a destinação correta dos efluentes gerados durante o evento.

O descumprimento de qualquer destes itens poderá ser caracterizado como crime ambiental, com penalidades previstas na lei nº9.605/98.

Conheça a lei:


Escola sem partido terá de valer também para o PSL

Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez. Foto Agência Brasil.

Por Adriana Vasconcelos -  Os Divergentes


A escola sem partido foi uma das bandeiras apresentadas por Bolsonaro durante a campanha presidencial. O eleitor que votou nele, sabia exatamente disso. Até aí, tudo certo.

Mas diante da mensagem encaminhada pelo ministro da Educação, Ricardo Veléz Rodriguez, obrigando as escolas brasileiras a filmar alunos cantando o hino nacional e lendo mensagem política do governo, que repete slogan de campanha de Bolsonaro, a tese da escola sem partido quase caiu por terra.

Os eleitores mais apaixonados de Bolsonaro, assim como os petistas do passado, saíram em defesa do governo sem qualquer reflexão crítica. Alguns, inclusive, entraram em cena para ironizar os críticos à ordem unida do MEC.

“Cantar o hino nacional em escolas não pode! E fumar maconha e bater em professor pode?”, provocaram alguns defensores do governo Bolsonaro. A questão não é cantar ou deixar de cantar o hino nacional em escolas, mas permitir que o slogan da campanha presidencial do PSL, partido do presidente Bolsonaro, seja defendido e repetido nas escolas.

Quase 24 horas depois da ordem dada, o ministro da Educação percebeu o erro e retirou o slogan de campanha do texto encaminhado as escolas.

Ou a escola sem partido vale para todas ideologias ou não vale para nenhuma. Sem essa igualdade de tratamento, o MEC corre o risco de perder o discurso e a bandeira de campanha.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Carlos Bolsonaro tuíta por Jair?


Por Alexandre de Santi, no site The Intercept-Brasil:

Às 20h de quarta-feira, Carlos Bolsonaro disparou um tuíte saudando a nova reforma da previdência. Vinte minutos depois, seu pai, Jair Bolsonaro, publicou uma mensagemidêntica sobre a proposta apresentada naquele dia. Palavra por palavra, emoji por emoji. Não era um retuíte: era o mesmíssimo texto, colado e publicado em outra conta.

O tuíte reforçou a minha desconfiança sobre quem de fato dá a letra em @jairbolsonaro. Carlos ou o pai?


O que os militares querem?



Por Rodrigo Perez Oliveira, no site Jornalistas Livres:

Não é de hoje que os militares representam uma força relevante no plano político nacional. Na história do Brasil , as Forças Armadas foram protagonistas nos momentos de crise institucional, sempre promovendo uma pacificação conservadora, violenta e autoritária.

Isso não quer dizer que nessas experiências históricas os militares tenham tido completo controle da situação, que não tenham negociado ou dividido poder com os políticos civis. Erram os que acreditam que os militares têm poder absoluto. Erram também aqueles que acham que quando atuam na política as Forças Armadas são simples marionetes manipuladas pelas elites políticas civis. Aqui, como acontece quase sempre, o ideal está no meio termo.


Deputados com processos criminais: a lista de Santa Catarina

Nova Câmara: Deputados com processos criminais. (Foto: Rodrigo Sanches/G1).

Fonte G1

Levantamento feito pelo G1 mostra todos os processos criminais e crimes eleitorais aos quais os parlamentares respondem na Justiça. Fábio Schiochet (PSL) é quem responde a processos em SC; ele nega o crime.

Levantamento feito pelo G1 mostra que um deputado federal de Santa Catarina responde hoje a processos criminais na Justiça.

São, ao todo, 50 parlamentares réus no país – o que representa 10% do total de parlamentares na Câmara (513).

É a quarta vez que o G1 realiza esse tipo de levantamento. Em 2015, 38 dos 513 deputados respondiam a algum tipo de ação penal. Em 2011, eram 59. Já em 2007, haviam sido contabilizados 74 processados. Como os critérios usados nos levantamentos foram diferentes, os números não são comparáveis.

O deputado de Santa Catarina:

FÁBIO SCHIOCHET (PSL-SC)
  • Local do processo: 2ª Vara Criminal de Jaraguá do Sul
  • Número do processo: 0900605-71.2017.8.24.0036
  • Crime: Crimes contra a ordem tributária
2º processo

  • Local do processo: 2ª Vara Criminal de Jaraguá do Sul
  • Número do processo: 0005630-70.2017.8.24.0075
  • Crime: Estelionato
O QUE DIZ: O deputado nega as acusações. O advogado Egon Trapp Júnior diz que ele é inocente e que os dois processos a que responde se referem a uma empresa têxtil que tinha o deputado como sócio. Sobre o processo de estelionato, o advogado diz que o que ocorreu foi um desacordo comercial na época em que a empresa estava sendo vendida. “Um cheque foi sustado e colocaram o caso como estelionato”, afirma.

NOVA CÂMARA: DEPUTADOS COM PROCESSOS CRIMINAIS



Governo Moisés: insegurança e instabilidade

(Foto: Felipe Carneiro/Diário Catarinense).

Por Moacir Pereira – NSC Total

O governo de Carlos Moisés da Silva (PSL) está completando o segundo mês com um balanço político a revelar polêmicas, falta de articulação política, frustrações em várias  áreas, decisões e declarações que provocam intranquilidade e insegurança jurídica.

O processo de maior impacto é relacionado ao cancelamento de incentivos fiscais a milhares de produtos e setores da economia, com impacto em toda a sociedade. Todas as manifestações do setor produtivo abriram baterias no maior efeito dos decretos que elevaram alíquotas do ICMS e cortaram incentivos: insegurança jurídica.

Outra polêmica de impacto nos meios sindicais foi provocada pelas decisões do novo presidente da Celesc, Cleicio Martins, promovendo ampla reestruturação na empresa, cancelando agências regionais e adotando postura considerada autoritária.  Os sindicalistas chegam a avaliar que estas mudanças visam à privatização da Celesc.

Na Assembleia Legislativa, uma CPI para investigar as denúncias de “caixa preta” e “contratos de gaveta” de isenções fiscais poderá colocar o governo estadual no centro de crises políticas, rachando o Legislativo.

Para completar o clima de instabilidade, Moisés revelou ao colunista Claudio Loetz, da NSC, que os salários dos servidores estaduais poderão sofrer atraso já em junho. Provoca instabilidade no funcionalismo e cria clima alarmista na população.

Governantes, diz a ciência politica, devem dar só boas noticias

Leia também: 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Papagaios de Pirata - Cordão dos oportunistas cada vez aumenta mais

A foto simboliza deputados oportunistas que tentam colar seus nomes e de seu partido PSL, envolvido no maior laranjal da história do Brasil, na imagem de entrega da ambulância para Imbituba 

Um papagaio incomoda muita gente, assim como o elefante da musiquinha infantil. A expressão “papagaio de pirata” é usada para designar aqueles sujeitos que se posicionam – propositalmente – atrás das entrevistas, inaugurações, entrega de obras e que se encostam à foto de divulgação dos eventos.

O objetivo é um só: aparecer na foto e depois dizer que esteve lá é um político atuante e decidiu alguma. Na verdade isso é um “MICO” ou irresponsabilidade com o fato em si.

Foi assim na entrega de Ambulância segunda feira, 24, para 13 municípios de SC, em especial Imbituba, quando aparecem nas fotos deputados em início de legislatura que não mexeram um dedo para que os municípios recebessem esse importante equipamento de saúde pública, aja visto que a solicitação deste equipamento vem de longa data e possuía dotação orçamentária para a compra.

Grave é que tentam colar na foto da entrega da ambulância seus nomes e de seu partido PSLenvolvido no maior laranjal da história do Brasil.

Tem gente que gosta de ser enganada eu não.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ministério da Saúde entrega novo veículo ao Samu de Imbituba

Cordão dos puxa-saco cada vez aumenta mais! vereadores Humberto da Celesc, Cláudio Raio – X  “agradecendo legislativo e executivo pela aquisição de ambulância” como se tivesse alguma coisa haver com o negócio.

De 295 municípios em Santa Catarina, Imbituba está entre os 13 municípios que receberam do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (25), ambulâncias de UBS (Unidade Básica de Saúde) para a renovação da frota SAMU ( Serviço de atendimento móvel de Urgência).

Cada veículo custou R$ 172 mil, totalizando R$ 2,2 milhões. As cidades contempladas são: Alfredo Wagner, Biguaçu, Bocaina do Sul, Campos Novos, Forquilhinha, Garopaba, Imbituba, Laguna, Quilombo, São Carlos, Sombrio, Turvo e Videira.

Até aí tudo normal se não fosse uso político dos oportunistas e puxa – sacos, vereadores Humberto da Celesc, Cláudio Raio – X na entrega da ambulancia, “agradecendo legislativo e executivo pela aquisição de ambulância” como se tivesse alguma coisa haver com o negócio.

Estamos mal de vereador pé no chão!

Gastança desenfreada e falta de prioridades do governo Rosenvaldo/Zaga


A prefeitura de Imbituba alugou, por dispensa de licitação, imóvel com 3 salas medindo 221m² cada, que pertence ao Srº. Manoel José Carvalho Fernandes, que receberá pelo contrato o valor de R$144.000,00 mil reais.
Para ficar mais estranho impõe que o imóvel contratado seja localizado na Rua Nereu Ramos, impossibilitando concorrências, já que achar imóvel com essa característica somente em uma rua é complicado.

De acordo com publicação da Prefeitura, as 3 salas serão utilizadas pela farmácia básica, farmácia judicial, TFD, cartão do SUS e setor de transporte da secretaria municipal de Saúde. 

Não seria falta de vergonha na cara?

Não é mais cabível tal situação! Não tem dinheiro para os médicos e resolvem alugar um imóvel por 144.000,00 mil reais. Porque não construírem ali na policlínica central?

Cadê o dinheiro que tava aqui?

A gestão  Rosenvaldo/Zaga é uma gastança desnecessária e sem prioridades mostrando a falta de carinho com dinheiro do contribuinte.

A câmara de vereadores afirma que na gestão Ladiada devolveu 100 mil aos cofres do município e de Cáudio 700 mil, a pinguela flutuante temporária custou 1 milhão, mais 800 mil pagos a agencias de comunicação para melhorar a imagem do prefeito e outros. Cadê o dinheiro que tava aqui?

Quem ganha com essa situação?

E nós sofre!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A espada e o Inspetor Clouseau


Ajudante de ordens - Bom dia Inspetor!

- Bom dia, respondeu o Inspetor.

Ajudante de ordens Inspetor, eu li nos jornais que o Estado está comprando uma espada de R$ 14.900,00 reais. É fake news? 

Inspetor - Não, não é. Foi iniciado o processo de compra no governo passado, coisa do pessoal do Eduardo, e agora temos que interromper a licitação. É muita cara. E agora com a liberação para posse de armas, espada não faz mais sentido.
 
Ajudante de ordens - É verdade, Inspetor! Eu li um livro que conta a história de um rei inglês e seus cavaleiros e nem a espada que estava cravada na pedra valia tanto. Foi um sufoco até aparecer um masculino que conseguiu sacá-la!
E não era espada de Camelot!
 

Inspetor - Pois é, veja a importância da espada. A História humana é feita pela espada. Guerras, conquistas e dominação. Esta espada é o nosso primeiro problema real neste início de governo. O segundo é a folha de pagamento e a falta de recursos, ambos herança do Eduardo e do Raimundo.

Ajudante de ordens - E se não for possível evitar a compra da espada?

Inspetor
 - Aí vamos ter que criar um cargo em comissão no governo. O de engolidor de espadas, pois eu não posso deixar uma espada sem uso.
 
Ajudante de ordens - E se repetir a lenda da espada de Dâmocles?
 
Inspetor -
 Boa ideia, manda a sugestão para o Conselho Gestor...

Por Sergio Rubim no CangaBlog