O governo do Estado pode assumir a administração do Porto de Imbituba. A concessão com a Companhia Docas de Imbituba encerra no dia 15 de dezembro e não está definido se será realizada licitação.
Na quinta-feira, o governador Raimundo Colombo esteve em Brasília conversando com o ministro-chefe da secretaria Especial de Portos, José Leônidas Menezes Cristino.
Colombo teria apresentado o interesse do Estado em assumir a concessão, como já ocorre com o porto de São Francisco do Sul – cuja concessão deve ser mantida com o Estado. Segundo a assessoria de imprensa do governo do Estado, as tratativas ainda são iniciais e não há nada em definitivo.
Segundo a secretaria de Portos, todos os contratos que estão para vencer ou até mesmo já encerraram estão sendo analisados caso a caso pelo governo federal. As decisões são tomadas em conjunto pela secretaria de Portos, presidência da República, Casa Civil e Ministério do Planejamento, e ainda não há definição com relação ao Porto de Imbituba.
A preocupação com a administração do porto se deve à importância estratégica que o local tem ganhado nos últimos anos, especialmente com as melhorias na infra-estrutura de cais e no aumento do calado. A movimentação de cargas tem sido cada vez maior. No ano passado, foram 192 navios atracados e um total de 2.311.731 toneladas de cargas transportadas, o maior giro econômico em 23 anos.
Pioneiro
O Porto de Imbituba foi construído pelo empresário Henrique Lage em 1922 e ficou sob a administração de sua empresa até 1941, quando foi repassado à Companhia Docas de Imbituba. Neste período de quase 20 anos, o governo reembolsava os investimentos feitos por Lage. Este modelo de gestão do porto é pioneiro no país, sendo Imbituba o único porto marítimo administrado por uma empresa privada.Fonte: Matéria editada pelo Jornal Diário do Sul