segunda-feira, 8 de novembro de 2021

XADREZ DAS RAIZES DO NEGACIONISMO E A VOLTA DA REPÚBLICA VELHA

O desafio da reconstrução terá apenas duas possibilidades viáveis. O Lula de 2002. O Lula de 2022, que poderá ser o mesmo, ou mais atirado.

Por Luis Nassif no GGN

Peça 1 – as crises do capitalismo

Nos Estados Unidos, o pós-trumpismo levou a um presidente medíocre, Joe Biden, ameaçando trazer Donald Trump de volta. Mostra que não basta a visão do horror para devolver a sanidade aos países.

O momento atual repete – alguns degraus acima – a desestruturação política e econômica do final do século 19 e a perda de rumo das primeiras décadas da República. Abordo isso em meu livro “Os Cabeças de Planilha”.

Internacionalmente, viviam-se fenômenos relacionados e que se repetem agora:

1.   Revolução tecnológica, um século atrás representada pela energia elétrica, telégrafo sem fios, motor a vapor, vários serviços urbanos etc. e, agoira, pelo avanço inexorável da digitalização.

2.   Expansão do capitalismo financeiro, que enxerga nas novas invenções uma oportunidade ampla de negócios globalizados.

3.   Na outra ponta, invenções exterminadoras de emprego. No início do século, o fordismo acabou com o emprego – e o poder político – dos artesãos. Agora, a robótica e as plataformas eliminam o emprego formal e enfraquecem o sindicalismo.

4.   Em ambos os momentos, um enfraquecimento da produção, comprometendo fundamentalmente o desenvolvimento nacional, acentuando as disparidades sociais, até explodir em crises políticas...

Beba na fonte>https://jornalggn.com.br/xadrez-2/xadrez-das-raizes-do-negacionismo-e-a-volta-da-republica-velha-


Nenhum comentário: