terça-feira, 23 de novembro de 2021

ATIVISTA QUE FICOU CEGA APÓS REPRESSÃO VIRA SENADORA MAIS VOTADA DO CHILE

Fabiola Campillai perdeu a visão dos dois olhos por uma bomba de gás lacrimogêneo atirada diretamente na face, em novembro de 2019, época em que o Chile registrou mais de 600 casos de lesões oculares entre manifestantes.

Victor Farinelli

Em agosto, Fabiola Campillai lançou sua candidatura ao Senado como independente pela região de Santiago, o que a obrigava a ser a mais votada ao menos da capital do país para poder ser eleita, já que não contou com uma coalizão ao seu lado para puxar mais votos.

Foi o que aconteceu: Campillai teve 15,2% dos votos em Santiago, 5% (cerca de 113 mil votos) a mais que o segundo colocado, o conservador Manuel José Ossandón.

Apesar de ser uma candidata independente, sua vitória pode ser considerada como uma vaga para a bancada de esquerda, que aumentou sua representação no Senado, passando a ter 25 cadeiras, somando os assentos que o bloco já possuía. Os partidos de direita também têm 25 vagas. 

Beba na fonte> https://operamundi.uol.com.br/eleicoes-2021-no-chile/72210/ativista-que-ficou-cega-apos-repressao-policial-vira-senadora-mais-votada-do-chile


 

Nenhum comentário: