domingo, 15 de outubro de 2017

Imbituba - Gestão Democrática da Escola não combina com eleição indireta para Diretor

Viva o dia do Professor!

No Brasil, como em tantas outras instâncias na administração pública, a maioria dos diretores de escola municipais ocupa um cargo de confiança.
Assim como desempenho de servidores municipais é responsabilidade direta do Prefeito, a gestão das escolas municipais personificada na figura do diretor é responsabilidade do Secretário de Educação, já que geralmente é indicado, quase sempre sem concurso público. 


Justamente pela falta de critérios sérios e claros, o que se verifica no Brasil e Imbituba não é diferente é a prática das indicações políticas para os cargos de confiança e a escola, é claro, não foge à regra.

Interesses partidários se sobrepõem às necessidades e aos desejos da comunidade escolar que, sem participação efetiva, muitas vezes tem de receber uma pessoa cuja trajetória se desconhece, tampouco os critérios que a conduziram à função. Essa distancia entre professores, pais e alunos podem tornar a gestão impraticável, ou iniciá-la de maneira forçosa.

Para mudar o quadro, somente eleições diretas nas escolas onde a participação da comunidade escolar fomentada é a saída mais consequente de uma gestão que se diz democrática.

A gestão petista da prefeitura de Imbituba tem essa dívida com a comunidade.

Diretas já!

Nenhum comentário: