domingo, 20 de novembro de 2016

Relembrando o sucesso do Chanceler Joseph Cerra em Washington, por Sebastião Nunes


por Sebastião Geraldo Nunes, blog de Cultura no GGN

Repare, ilustre leitor, que esta ilustração de Fausto Prats é de 2014, quando FHC e Aecim imaginavam ganhar o segundo turno da eleição presidencial. Foi usada então e é usada de novo, sem tirar nem pôr, já que em pouco muda este imenso Bananão.
        Pois bem. De volta à praia do Leblon com seus tucanos de estimação, os andarilhos aplaudiam o tremendo sucesso do chanceler Cerra em Washington.
        – Estou mais do que orgulhoso – disse Aecim. – Sem nunca duvidar das virtudes morais, intelectuais e cívicas de nosso companheiro, não esperava tanto.
        – Nem eu – referendou FHC. – Sucesso igual, e eu até diria maior, só lembro o meu nos bons tempos de Paris e adjacências. Estrondoso, sem dúvida alguma.
        – Fizeste bem, ó Mestre, em sugerir o nome dele para ministro das relações extraterrestres, quero dizer, extravagantes, isto é, exteriores.
        – Sei o que faço, meu filho – respondeu FHC que, pela frase seguinte, dá nítidas mostras de destempero intelectual: – Jamais cometi um único erro em toda a minha longa e profícua vida pública.
        E como o céu não lhes caiu na cabeça nem um raio estorricou seus esqueletos, o papo seguiu, nobre e virtuoso como seria de se esperar de tais sumidades.

MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA
        – Só estranhei a opinião dele antes da eleição nos Istates – disse Aecim. – Acho que deveria ter esperando o resultado para falar em “pesadelo”, caso Trump fosse eleito.
        – É, foi uma mancada braba, mas depois ele consertou – disse FHC. – Declarou, com todas as letras e na maior cara de pau, que “a gente só tem pesadelo dormindo”.
        – Isso está me cheirando a remendo, Mestre – argumentou Aecim. – Como é mesmo aquela expressão? Pior o soneto do que a ementa?
        – Não é ementa, meu filho – consertou FHC que, esquecido do pouco que um dia soubera de português, direito, política, filosofia e outras ciências mais ou menos exatas, mesmo assim dava um jeito de ensinar algo do que mal não sabia ao dileto discípulo. – A expressão certa é emenda. E a frase correta é “pior a emenda que o soneto”.
        – E qual é o significado de tão deliciosa figura de linguagem, Mestre? – indagou o iletrado Aecim. – Será que entendi direito?
        – Quer dizer, meu filho, que é melhor esquecer, que não vale a pena levantar a lebre, que é melhor não mexer em bosta pra não feder mais.
        – Ih, ih, ih, Mestre – riu-se Aecim. – Quer dizer que o Cerra andou mexendo com bosta e ficou fedendo?
        FHC suspirou fundo, pensando com seus botões: “Infeliz do país – e do partido – que tem uma besta desse calibre liderando alguma coisa”.

CONTINUANDO A DOUTRINAÇÃO
           Sem outra saída, pois “tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas”, FHC suspirou fundo e resolveu que era melhor manter a calma. Podia mandar Aecim à merda, podia dizer tchau e bença, podia desaparecer na primeira esquina, podia... É, podia fazer muita coisa, mas não valia a pena. Como é aquele outro ditado? Pau que nasce torto... Pois é. O Aecim nasceu tão torto que até eu passo por gênio perto dele. Cruzes! Mon Dieu! Caraca!
        – Não, meu filho – continuou paciente FHC. – Eu quis dizer que o Cerra deveria ter permanecido calado. Tem aquele outro ditado, não sei se já ouviu, em boca fechada não entra mosca. Também serve para o caso.
        – Esse eu não conhecia, Mestre – disse Aecim. – Conheço é aquele outro, que não dá pra usar aqui: Quem tem boca vai a Roma. Ainda se fosse Washington...
       
MAS QUE DIABO É ISSO?
        Sonolentos, os bípedes emplumados seguiam, presos em suas coleiras, os bípedes implumes. De repente, ouvindo tanta leseira, um deles disse para o outro:
        – Vixi Maria, compadre. Veja só onde fomos amarrar o burro. Será que não havia gente mais esperta pra nossos acompanhantes?
        – Infelizmente não, compadre – disse o segundo tucano. – Algum marqueteiro idiota achou de usar nossa imagem como símbolo do partido deles, e deu no que deu.
        – Mas que puta azar, compadre – desanimou o primeiro tucano. – Por que não escolheram a anta, por exemplo? Combinava melhor, não combinava?
        – Combinava, compadre – disse o segundo tucano. – Mas agora Inês é morta.
        – Inês, qual Inês? – espantou-se o primeiro tucano. – Que Inês é essa, e como e por que ela foi morta? Assalto? Sequestro? Tarado estuprador?
        O segundo tucano abriu o enorme bico num imenso bocejo e pensou: “É, acho que o símbolo do PSDB tinha de ser tucano mesmo. O que tenho eu de inteligente tem meu compadre de burro”.
        Calados, contrafeitos, contristados, contrariados, continuaram o passeio.

SERRANDO DE NOVO O CERRA
        – Mas não podemos reclamar, não é mesmo, mestre? – interrogou Aecim, voltando ao diplomata de proveta. – Ter um ministério importante no governo golpista está de bom tamanho, me parece. Melhor que nada.
        – Pois te parece mal, meu filho – remediou FHC. – Esse tal de ministério das relações exteriores é só um cala-boca dos mais manjados. Até eu mesmo... Epa! Cala-te boca, melhor deixar pra lá, desconsertou ele, só murmurando o final.
        Como foi mesmo esse negócio?
        
Enfim, vamos deixar pra lá nós também. O que passou, passou.

        Continuou o bando de desocupados seu agradável passeio: FHC, Aecim, o primeiro tucano e o segundo tucano. O sol se punha no horizonte. E a República do Bananão, deitada eternamente, seguia firme e célere na direção do abismo.

Nenhum comentário: