sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Morre José Roberto Tournier na madrugada de ontem em Tubarão

Beto Tournier, uma linda história

Por Júlio Cancellier

Beto Tournier será lembrado pela notável capacidade de agregar pessoas, promover o encontro de amigos e ser um grande articulador político - o cientista político, como era chamado.

Fez a politica para os outros, já que nas únicas duas vezes que se candidatou não logrou êxito. Deixou praticamente de lado sua carreira acadêmica e empresarial para se dedicar às campanhas eleitorais e gestões peemedebistas.

Professor universitário, foi diretor do jornal O Estado na década de 1970, empresário do setor de transporte e presidente da ACIT por dois mandatos. Em 1982 candidatou-se a deputado estadual pelo PMDB. Não se elegeu mas iniciava aí um novo tempo com o governo de Miguel Ximenes, do qual Beto participou como secretário de obras ex-presidente da Coudetu.

Em 1988 o grande momento como candidato a prefeito. O vice era Neri Dos Santos. Derrota para Estener Soratto.
Na sequência, Beto exerceu importantes cargos no governo do estado: presidente do Deter e diretor financeiro da CASAN. Eram famosas as confraternizações no hotel Castelmar, onde Beto tinha inclusive um prato no cardápio com seu nome.

De volta a Tubarão, Tournier foi secretário do governo Genesio e depois secretário adjunto da SDR de Tubarão.
O PMDB já não mais reconhecia a contribuição de Beto. Passou a conviver mais com seus amigos mais próximos, nos encontros semanais em seu famoso sítio.

Com imensa tristeza comunico o falecimento na madrugada de hoje em Tubarão do amigo e padrinho de casamento Jose Roberto Cardoso Tournier, marido de Sônia Machado Tournier e pai de Fernando TournierRoberto Tournier e Vítor.


Redes Sociais

Nenhum comentário: