sexta-feira, 14 de outubro de 2016

EMPRESA DA SUIÇA FARÁ DEMONSTRAÇÃO NA REGIÃO DE TECNOLOGIA DE ASFALTO ECOLÓGICO

Criado em 1960 pelo norte-americano Charles MacDonald, o asfalto-borracha ou asfalto ecológico

A Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) convidou todos os prefeitos eleitos dos municípios associados para participar da demonstração do processo de pavimentação de asfalto ecológico que a empresa suíça Blue Climate AG fará no próximo dia 21 de outubro, no município de São Martinho. O convite feito pela Amurel foi uma solicitação do vice-prefeito de São Martinho Robson Back, prefeito eleito nas eleições deste ano, que intermediou a vinda da empresa a partir de um contato pessoal que possuiu, com a finalidade de buscar alternativas mais baratas e ambientalmente menos poluidoras.

A demonstração está marcada para ocorrer entre 10h e 11h30min, no Salto do Rio Capivaras, na estrada geral de Vargem do Cedro, interior de São Martinho.


Sete pessoas da empresa suíça estarão no local para apresentar a tecnologia utilizada, fazer comparativos com o asfalto convencional e explicar sobre a resistência do material, impermeabilidade, ganhos ecológicos e outras vantagens do processo.

Por Álvaro Dalmagro - Assessoria de Comunicação da Amurel


Asfalto-borracha ou ecológico 

O asfalto-borracha ou asfalto-ecológico pode até parecer uma novidade em pavimentação, mas não é. Usado nos Estados Unidos há mais de 40 anos, ele só começou a ser visto no Brasil por volta do ano 2000, depois que a patente que protegia a tecnologia venceu. Foi o start para que a adição do pó extraído de pneus usados ao ligante asfáltico se tornasse praticável.

Os números são incertos, mas pesquisadores chegam a dizer que há atualmente mais de 8 mil km de estradas pavimentadas com asfalto-borracha no Brasil.

O número é pequeno diante de uma malha asfáltica de 170 mil km, mas a popularização é crescente entre as grandes concessionárias de rodovias: 22% das estradas administradas pelo Grupo EcoRodovias já possuem pavimentação com asfalto-borracha (o equivalente a 1,5 mil km) e o grupo CCR, outro gigante do setor, possui pavimentação do tipo em 15% de suas rodovias.

O material é caracterizado por mistura descontínua com ligante asfáltico modificado por borracha triturada de pneus e compactado a quente. Segundo especialistas, quanto maior o teor de borracha aplicado - 5% pelo método industrial ou até 20% pelo sistema "in situ field blend mais eficiente o pavimento, especialmente no quesito durabilidade. "Em geral, o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional", explica Paulo Rosa, engenheiro-assessor de projetos especiais da Ecovias, empresa do grupo EcoRodovias.

Além da resistência e diminuição de custos de manutenção, a adição da borracha traz outras vantagens.

"O asfalto-borracha tem maior aderência, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva", acrescenta o engenheiro.

Além disso, pode ser utilizado em qualquer rodovia com as mesmas condições da aplicação do asfalto convencional.

A ressalva é que esse tipo de pavimentação é cerca de 30% mais caro.

Vantagens ambientais
Criado em 1960 pelo norte-americano Charles MacDonald, o asfalto-borracha cobre hoje aproximadamente 70% da malha rodoviária do Arizona. Também está presente nos Estados da Califórnia, Flórida e Texas. Fora dos Estados Unidos, a tecnologia pode ser vista na África do Sul e em Portugal, além do Brasil
O uso de pneus descartados (que no Brasil chegam a 30 milhões por ano) na produção de asfalto leva a uma economia de:
- Petróleo (R$ 14 milhões/1.000 km em asfaltos);
-  Pedras (R$ 26 milhões/1.000 km);
- Energia (R$ 10 milhões/1.000 km em transporte);
- Tempo de viagens (25 milhões veículos/ano);
- Aterros sanitários (R$ 8 milhões/1.000 km).

FONTE: Consórcio Univias

Nenhum comentário: