terça-feira, 19 de julho de 2016

Advogado tem prisão decretada e é procurado


Deu no Diário do Sul 

Um advogado com escritório em Braço do Norte teve a prisão preventiva decretada. Janor Lunardi é suspeito de aplicar golpes em pelo menos 18 cidades do Estado. Conforme a polícia, ele assumia processos para diminuir juros de financiamentos de carros e recebia as prestações, mas não repassava o dinheiro em juízo. Ele está foragido.

De acordo com o delegado de Laguna, Flávio Gorla, um inquérito policial com mais de 200 páginas sobre o caso foi entregue no Fórum ontem. A investigação, segundo o delegado, é baseada no crime de apropriação indébita. “Foram ouvidas pelo menos 40 vítimas que foram lesadas de alguma forma pelo advogado”, destaca o delegado.

Flávio comenta que foi expedido um mandado de prisão preventiva contra o indiciado pela comarca de Braço do Norte. Entre as cidades da região onde o advogado teria feito vítimas estão Laguna, Braço do Norte e Jaguaruna.

No golpe que o advogado é acusado de aplicar, ele prometia ações para que os juros de financiamentos de veículos fossem retirados. Para tanto, ficava com o dinheiro das parcelas do veículo do cliente, e dizia que depositaria em juízo. Mas não era o que acontecia, e quando o cliente menos esperava o banco dava busca e apreensão no carro. Já o dinheiro, que deveria ir para o banco, ficava com o advogado indiciado.

O caso veio à tona depois que clientes procuraram a polícia. No início do mês, o escritório do advogado foi invadido e depredado por clientes. Papéis foram jogados pelo chão, e móveis, revirados.

Após o pedido de prisão preventiva do advogado, a reportagem do DS tentou contato no escritório, mas ninguém foi localizado.



OAB suspende registro por 90 dias

Além de ter o pedido de prisão preventiva decretado, Janor também não poderá advogar por 90 dias. A decisão da suspensão preventiva do registro do advogado deu-se no dia 8, durante sessão da Câmara do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina.


Neste período, todos os processos disciplinares em nome do advogado têm que ser julgados. A suspensão do registro do advogado está informada no Cadastro Nacional dos Advogados.


Nenhum comentário: