domingo, 13 de setembro de 2020

Parte de plataforma de pesca interditada desaba e cinco são resgatados em Balneário Rincão

Acesso à estrutura está proibido desde maio de 2015, mas os pescadores continuam utilizando o local

Por Lariane Cagnini - NSC

Parte da Plataforma de Pesca Entremares, mais conhecida como a Plataforma Sul de Balneário Rincão, desabou na manhã deste domingo (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco homens precisaram ser resgatados com o uso de uma escada, pois não conseguiam descer do local. A construção está interditada desde maio de 2015, por apresentar risco aos usuários. 

Mesmo com a proibição, pescadores ignoram o alerta e utilizam o local. A passarela de acesso foi removida, mas os usuários improvisam maneiras de subir. Os Bombeiros de Içara foram chamados por volta das 6h para retirar os pescadores, e ninguém se feriu.

A plataforma foi inaugurada na década de 1990 e possui 500 metros de extensão. Durante anos, foi mantida por uma associação de pescadores, porém sem os devidos investimentos na manutenção, o local passou a apresentar rachaduras nos pilares e outros problemas estruturais. 

Em 2016, a Justiça determinou a transferência de posse do local para a União, já que a estrutura foi edificada sobre área federal e de preservação permanente, sem autorização ou concessão de licença ambiental para implantação ou operação da associação. 

Beba na fonte> https://www.nsctotal.com.br/noticias/parte-de-plataforma-de-pesca-interditada-desaba-e-cinco-sao-resgatados-em-balneario-rincao?

Nenhum comentário: